Portfolio Académico - Trabalhos de Comunicação - Miguel Oliveira

Page 35

Concurso Marketing de Guerrilha

O Buzzle é um puzzle que gera buzz. Um puzzle que gera murmurinho. Como murmurinho é algo que acontece sempre com alguma frequência neste tipo de eventos, contamos que boa parte desse murmurinho seja relativa ao Buzzle. O Buzzle tem como tema a "Percepção". A percepção que as pessoas têm acerca dos novos territórios da comunicação. A escolha deste tema reflecte-se na necessidade de contextualização da acção de guerrilha. Esta acção engloba, entre outros métodos e produtos de comunicação, o ambient media, as redes sociais, word-of-mouth e, em última instância, a interacção física/neuronal/psicológica do público com a comunicação. Uma interacção em que o público é parte activa da comunicação, em que o público é o criador de conteúdos, construindo o seu próprio objecto de usufruto comunicacional. O Buzzle é uma mistura ecléctica e metafórica de vários tipos de comunicação, enquadrada numa acção de guerrilha. IDEIA E PLANO DE CONCRETIZAÇÃO O Buzzle é uma acção de guerrilha que cria um efeito teasing, revestido de uma leve ansiedade camuflada, que gera um conjunto de emoções no público-alvo. A ideia consiste em colocar cada um dos participantes das Jornadas num lugar activo na construção de uma mensagem. Cada pessoa terá uma peça de um puzzle que será montado ao longo do dia. A ideia é percebermos que cada um de nós constrói os novos territórios da Publicidade, que cada um de nós é um elemento essencial na construção dos novos "todos comunicativos". A questão é: "Como se desbravam os novos territórios da Publicidade?" A resposta será dada no puzzle. Vamos tentar encontrar respostas criativas generalizando esta questão. Quando montado o puzzle, uma possível resposta surgirá do conjunto criativo de respostas. Mas como podemos inquirir os participantes? Como podemos abordar as suas opiniões? Como podemos pôr cerca de 240 pessoas a responder, individualmente, a esta pergunta?

Buzzle: 1 – À entrada do auditório será dado um "convite" em formato de peça de puzzle com um neurónio desenhado. Mais nada será dito entretanto. No convite constará a seguinte questão: "Como desbravarias um novo território?", com um espaço para resposta. Como incentivo à participação, no convite deverá também estar escrito: "Não sejas o neurónio que falta". O tom informal é propositado, fazendo parte da linguagem guerrilheira. 2 – Dentro do auditório será colocado um ecrã a filmar um espaço no exterior do auditório. Um


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.