Midiamax Diário | 29 de julho de 2025 | MPMS atinge nota zero em transparência após aumentar benefíc

Page 1


Estadual Sub-20 define os quatro times que brigarão pelo título e por vagas em torneios nacionais

PÁGINA 8

Estrelada por sobrinho do artista, cinebiografia de Michael Jackson sofre com polêmicas e edição

PÁGINA 7

'APAGÃO DE DADOS' | PÁGINA 3

MPMS atinge nota zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Há quase 2 anos, Ministério Público de MS é um dos poucos a não dar informações mínimas para identificar contracheques

SAÚDE | PÁGINA 4

MORTE POR DENGUE

Idoso morre vítima de dengue em Campo Grande. Total de óbitos chega a 17 em MS, que também soma 7.482 casos da doença

NESTA SEMANA | PÁGINA 2 Solurb encerra coleta de grandes geradores

TRÂNSITO | PÁGINA 6

CHOQUE FRONTAL

Toyota Corolla com ‘sacoleiros’ atinge dianteira de caminhão na BR-267. Acidente causou interdição de pista

'TARIFAÇO' | PÁGINA 2

Senadores tentam articular conversa entre Lula e Trump

FALA POVO | PÁGINA 5

‘Midiamax

nos Bairros’ fala da história do Coophasul

CLIMA | PÁGINA 4 Frente fria derruba temperaturas e traz chuva à Capital

SANTA EMÍLIA | PÁGINA 6 Homem tem crânio exposto após agressões

TERENOS | PÁGINA 6

Corpo de mulher é jogado em valeta pelo amante

Henrique Arakaki/Jornal Midiamax
Divulgação

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre tarifas: ‘Passou da hora’

A comissão diplomática de senadores brasileiros nos Estados Unidos tenta articular uma conversa entre os presidentes do Brasil, Lula, e dos EUA, Donald Trump, para tratarem do tarifaço de 50% contra o Brasil. A informação foi anunciada em coletiva na tarde desta segunda-feira (28), após reunião com empresários brasileiros e norte-americanos na Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Chamber of Commerce). No grupo, estão os senadores sul-mato-grossense Tereza Cristina (PP-MS) e Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Trad afirmou que o grupo viajou atrás de um “sim” dos Estados Unidos para abrir uma negociação entre os dois países. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro — que se mudou para os EUA em março — afirmou que trabalha para que o grupo de senadores não

‘GRANDES GERADORES’

encontre diálogo. Trad comentou que buscam uma restauração do relacionamento entre Brasil e Estados Unidos. “A gente não vai entrar batendo boca, até porque isso não agrega a ninguém […] estamos buscando uma pacificação, um estreitamento da relação que esfriou”, comentou Trad.

Conversa

O senador Carlos Viana (Podemos-GO) confirmou que foi proposta uma conversa entre Lula e Trump, até por ligação, para tratarem da sobretaxa que começa a valer a partir de sexta-feira (1.º). A intermediação contaria com o apoio de alguns parlamentares americanos.

Brics se justificou a medida como resposta a uma suposta censura do Brasil às big techs norte-americanas. Na carta, Trump ainda criticou o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Carlos Viana comentou que os Estados Unidos veem como ameaça à geopolítica estadunidense o fortalecimento do Brics no âmbito de satélites e militarismo. O exemplo mencionado foi o estreitamento das negociações entre Brasil e China. “Entendem que gera insegurança”, pontuou.

Essa justificativa se junta às outras já alegadas para impor a taxação contra o Brasil.

Donald Trump anunciou em 9 de julho a taxação de 50% aos produtos enviados pelo Brasil para o país norte-americano.

O presidente estaduniden-

Os congressistas tiveram reuniões na Embaixada do Brasil, em Washington (DC), e na sede da U.S. Chamber of Commerce, onde se encontram com lideranças e representantes do Conselho de Negócios Brasil-EUA. Nesta terça-feira (29), a delegação têm reunião com políticos do partido Republicanos, o mesmo partido de Donald Trump. (TG)

“[Para que] a Câmara possa intermediar encontro entre os dois presidentes […] estamos dispostos a conversar sobre todas as áreas”, afirmou. Nas redes sociais, Tereza Cristina reforçou que o presidente brasileiro deveria ligar para Trump. “O presidente Lula deveria ligar sim para o presidente Trump. Aliás, já passou da hora. O Brasil não pode ser refém do populismo e da vaidade de quem governa”, afirmou.

Solurb vai encerrar coleta de lixo para mais de 300 empresas nesta semana

Mais de 300 estabelecimentos deixarão de ter coleta de resíduos feita pela Solurb a partir de sexta-feira (1.º). A medida atinge grandes geradores – empreendimentos que produzem diariamente grande volume de resíduos sólidos domiciliares.

A empresa ressaltou que a medida não afeta os serviços públicos regularmente prestados de coleta domiciliar, incluindo os condomínios, que continuarão tendo o lixo recolhido pela Solurb.

Conforme o Decreto Municipal 13.653, de 26 de setembro de 2018, grandes geradores são “pessoas físicas ou jurídicas, os proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, terminais rodoviários e aeroportuários, entre outros, exceto residenciais, cujo volume de resíduos sólidos gerados seja superior a 200 (duzentos) litros/dia ou 50 (cinquenta) quilogramas”.

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330

Facebook Messenger: m.me/Midiamax

E-mail: redacao@midiamax.com.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010

A medida é resultado de acordo no âmbito de ação entre a empresa, prefeitura e MPMS. A suspensão trata dos contratos privados firmados entre a Solurb e os grandes geradores. Esse serviço é prestado pela Solurb para cerca de 300 clientes. Contudo, o número de empreendimentos nesta categoria deve ser maior, já que outras empresas prestam o serviço. No caso da concessionária, 95% desses contratos já foram encerrados. Todos os clientes

EXPEDIENTE

Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele

receberam uma notificação sobre a interrupção da coleta com 60 dias de antecedência. Assim, restam cerca de 15 estabelecimentos que têm até esta semana para formalizar a rescisão do contrato e procurar outra empresa que preste o serviço.

Acordo

Em 6 de junho, o MPMS informou que a Solurb teria 180 dias para encerrar a coleta de lixo de grandes geradores. A medida faz parte de um acor-

do celebrado entre a concessionária, a Prefeitura de Campo Grande, a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e o MPMS. Trata-se de resultado de uma ação civil pública movida pela 31.ª Promotoria de Justiça. O processo questionava a legalidade da Solurb em prestar o serviço, não previsto no contrato de concessão de 2012. A Justiça homologou a decisão. Logo, encerrou a ação com resolução de mérito. (TG)

Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial

Comissão de senadores brasileiros tentar negociar fim do ‘tarifaço’ nos EUA
Ana Paula Fernandes/PMCG

Apagão de dados: transparência do MPMS atinge zero após aumento nos benefícios do alto escalão

O Ministério de Público de Mato Grosso do Sul foi um dos únicos do país a atingir a nota zero em transparência sobre os salários de servidores do alto escalão, como promotores e procuradores. Há um ano e nove meses, o órgão ministerial não disponibiliza dados suficientes que possam indicar com clareza quanto cada membro recebe com dinheiro público.

A informação é do DadosJusBR, projeto da Transparência Brasil que monitora informações e gastos do poder público.

O nível de transparência do MPMS zerou em 2024, mas já tinha apresentado queda em 2023, o mesmo ano em que saltou em cerca de 50% o paga-

mento de benefícios — como diárias, gratificações, remuneração por função de confiança, benefícios pessoais ou eventuais, e os auxílios alimentação, saúde, escolar, etc.

Nos cinco anos anteriores, o valor médio de benefícios brutos

Índice zero em transparência pública

O monitoramento de transparência iniciou em 2018 e o resultado é a média harmônica das dimensões “facilidade” (nível de dificuldade aos dados) e “completude” (disponibilidade dos dados), que recebem notas de 0 a 1. Cada dimensão tem até seis critérios em cada prestação de contas, realizadas mensalmente. Os dados apontam que o

MPMS manteve nota máxima de completude por quatro anos, mas com um nível mediano de acesso às informações, levando a uma média de 0,67 de transparência nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022. Em 2019, não foram divulgadas informações em um mês, o que levou a nota de transparência a 0,57.

A analista sênior de transparência e integridade da Transpa-

pagos aos membros do MPMS ficou abaixo de R$ 30 mil, enquanto em 2023 saltou para R$ 45,9 mil. O monitoramento em 2023 não conta com informações dos meses de novembro e dezembro, o que poderia diminuir ou elevar esse dado.

rência Brasil, Bianca Berti, afirma que o MPMS não cumpre nem o básico para dar clareza sobre essas despesas. A especialista aponta que, para atingir um nível mínimo, o MPMS precisaria publicar os nomes dos respectivos membros em seus contracheques.

“Para alcançar o nível ideal de transparência, contudo, é necessário que as informações estejam disponibilizadas em formato aberto, tabular e

Só dois

Apenas os Ministérios Públicos de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina têm uma estrutura de dados que não permite a individualização dos contracheques.

Outros 15 Ministérios Públicos não possibilitam o monitoramento automático e os dados são obtidos manualmente a cada seis meses.

No caso do MPMS, desde novembro de 2023, sob a gestão do ex-procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, não há informações mínimas sobre os membros, como nomes e matrículas.

Já o órgão catarinense tem uma estrutura das planilhas que sofre mudanças frequentes mês a mês. O “apagão de dados”

estruturado de maneira consistente ao longo do tempo, e/ ou de forma a possibilitar a coleta automatizada de informações”, explicou.

Acesso à Informação

A LAI (Lei de Acesso à Informação), por meio do Decreto 11.527/2023, estabelece que é obrigação dos órgãos públicos disponibilizar nos sites as informações que tratam da remuneração e subsídios recebidos

que iniciou na gestão do ex-PGJ de Mato Grosso do Sul vigora até o mandato do atual chefe do MPMS, Romão Avila Milhan Junior. Já 107 órgãos monitorados — como Tribunais de Justiça, Eleitoral e do Trabalho — facilitam o fornecimento de informações dos contracheques mensalmente de forma automatizada por meio de robôs. Apesar da falta de transparência, o salário da elite do MPMS virou alvo de denúncia e chegou ao Conselho Nacional do MP — órgão regulador dos Ministérios Públicos. Com membros ganhando até R$ 152.427,29, o órgão respondeu a processo por pagamento de auxílios que turbinam salários de promotores e procuradores de Justiça.

por ocupante de cargo, posto, graduação, função e emprego público, incluídos os auxílios, as ajudas de custo, os jetons e outras vantagens pecuniárias, além dos proventos de aposentadoria e das pensões daqueles servidores e empregados públicos que estiverem na ativa, de maneira individualizada, conforme estabelecido em ato do Ministro de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. (TG)

Salário líquido médio no MPMS chegou a quase R$ 70 mil, aponta Transparência Brasil

O DadosJusBr aponta média de remuneração líquida de R$ 68,3 mil no MPMS em 2023. No ano anterior, o valor foi de R$ 32,3 mil.

Em 2018, o valor era de R$ 49 mil, o que representa alta de 39,38% no intervalo. Em cinco anos, a quantidade de membros do MPMS se manteve estável, oscilando entre 216 e 221.

O índice de transparência do MPMS caiu em 2023, mesmo ano em que o valor dos benefícios saltou. A última divulgação dos salários, em outubro de 2023, apontava média de remuneração líquida de R$ 61,7 mil por membro do MPMS. O valor dos benefícios foi superior ao do salário-base em todos os

DadosJusBR/Reprodução

Alta da remuneração líquida média no MPMS foi de quase 40% em 5 anos

meses daquele ano. Enquanto a remuneração bruta saiu de R$ 33,4 mil para R$ 35,5 mil ao longo de 2023, o valor dos benefícios oscilou de R$ 37,6 mil (maio) a R$ 55 mil (julho).

Importância

Bianca Berti explica que os dados abertos ajudam a compreender quais recursos estão sendo utilizados para alcançar finalidades e objetivos.

“Isso é fundamental para entendermos se as políticas públicas estão funcionando como deveriam, ou se as decisões de alocação desses recursos são orientadas por interesses diversos ao interesse público e aos princípios democráticos, resultando em baixa eficiência e qualidade do gasto”, apontou.

Bianca explicou que o MPMS passou a ocultar os nomes dos agentes públicos dos contracheques com a intenção de dificultar a raspagem de dados, proteger a segurança dos membros e cumprir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Porém, a justificativa do órgão para esconder informações de interesse público é contesta-

da pela especialista em transparência.

“O princípio da publicidade e a transparência sobre as informações de interesse público deveriam prevalecer neste caso, não sendo admissível que órgãos públicos ocultem os nomes dos contracheques de seus servidores sob pretexto de proteção a dados pessoais, uma vez que isso efetivamente significa deixar de prestar contas à sociedade sobre o dispêndio de recursos públicos”, contestou a especialista.

O Jornal Midiamax pediu ao MPMS uma nota sobre o assunto, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem. (TG)

Transparência Brasil criticou MPMS pela divulgação deficiente de dados

SAÚDE

Dengue mata idoso de 78 anos em Campo Grande

A Secretaria de Estado de Saúde registrou mais uma morte por dengue em Mato Grosso do Sul. A vítima é um homem de 78 anos que morava em Campo Grande. O óbito consta no boletim epidemiológico referente à semana 29 de monitoramento, divulgado nesta segunda-feira (28).

Conforme o registro, a vítima tinha diabetes, hepatopatias e hipertensão. O homem começou a apresentar os sintomas em 10 de março e morreu três dias depois. A causa da morte foi confirmada no dia 25 de julho.

O levantamento mostra que, desde janeiro, foram 7.482 casos confirmados de dengue no Estado, incluindo 17 óbitos, sendo o último divulgado nesta segun-

CLIMA

Combate a focos do Aedes aegypti é uma estratégia de combate à dengue. MS soma 7.482 casos neste ano

da-feira. Outras 7 mortes estão sob investigação.

As mortes foram registradas em Inocência, Três Lagoas,

Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara (2), Miranda (2),

Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e, agora, Campo Grande. O boletim revela que 48 dos

Vacinação

Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. Até o momento, 167.101 pessoas foram vacinadas em todo o Estado, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde.

O esquema vacinal abrange duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. (Aline Machado)

79 municípios de Mato Grosso do Sul estão na linha vermelha, que indica alta incidência de casos de dengue.

Frente fria chega e Capital registra pancadas de chuva e queda de temperatura

Conforme previsto, pancadas de chuva acompanharam a queda da temperatura em Campo Grande na tarde desta segunda-feira (28). Precipitação foi registrada em diversos bairros. A cidade seguiu sob alerta de tempestade, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até as 21h.

Com chegada da frente fria a Mato Grosso do Sul, conforme o Climatempo, Campo Grande viu a mínima oscilar entre 11 °C e 15 °C e a máxima entre 21 °C e 25 °C até quarta-feira (30). Já na quinta (31), a temperatura volta a subir, com máximas de 30 °C a 34 °C.

RESOLUÇÃO DO CFM

Declínio de temperatura

O aviso do declínio de temperatura dura até as 10h desta terça-feira (29), com queda de 3 °C a 5 °C nos termômetros em todo o Estado. Já o alerta

de tempestade abrange 62 cidades, com exceção do extremo norte do Estado. Dois voos da companhia Latam, partindo de Campo Grande para São Paulo, sofreram atrasos

Médico não pode aplicar anestesia para tatuagens

O Conselho Federal de Medicina publicou nesta segunda-feira (28) resolução que proíbe médicos de realizarem sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos para a realização de tatuagens estéticas.

A norma foi anunciada no Diário Oficial da União, por meio da Resolução 2.436/2025, e foi aprovada durante a 22.ª

Sessão Plenária Extraordinária do CFM, em 10 de julho.

A proibição vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem e tem o objetivo de evitar o uso indevido de práticas médicas em procedimentos que não têm respaldo científico ou indicação clínica.

A única exceção é para casos em que a tatuagem possui

indicação médica e finalidade reparadora, como reconstrução de aréola mamária. tais casos devem ser respaldados pela literatura médica.

Em janeiro deste ano, o influenciador e empresário Ricardo Maciel Preto de Godoi, 46, morreu após anestesia geral, aplicada para ele fazer uma tatuagem em Itapema (SC). (LF)

Granizo

Cerca de dois meses após diversas cidades não registrarem chuva, o clima seco deu uma trégua em cidades do centro-sul. Rio Brilhante registrou chuva de granizo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (28). Aral Moreira, Ponta Porã, Angélica, Itaquiraí, Mundo Novo

devido às condições climáticas do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde a frente fria também provocou chuvas nesta segunda-feira.

e Amambai tiveram mais de 20 milímetros de chuva acumulada, segundo o Cemtec. Com o menor índice de precipitação acumulada estão os muncípios de Iguatemi, Sete Quedas, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Ivinhema, Jardim e Fátima do Sul (no distrito de Culturama). A chuva nessas localidades variou entre 8,6 mm e 19 mm. (LF)

A frente fria derrubou temperaturas em diversas cidades do Estado nesta segunda-feira. A região sul registrou mínima de 10 °C nas primeiras horas desta segunda-feira. (Com Liana Feitosa)

FUNCIONALISMO
Estado pagará salários no sábado

Jennifer ribeiro

Os servidores públicos estaduais receberão o pagamento referente ao mês de julho de 2025 no sábado (2).

A informação foi confirmada pela Diretoria Executivas do Sindifiscal-MS (Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso

do Sul), na tarde desta segunda-feira (28).

Serão pagos mais de 86 mil servidores, entre ativos e inativos, em Mato Grosso do Sul.

A medida segue o cronograma que garante aos servidores pagamentos dentro do prazo estabelecido pelo Governo do Estado, que prevê depósito até o quinto dia útil de cada mês.

Bairros da Capital registraram chuva na tarde desta segunda-feira
Madu Livramento/Jornal Midiamax

‘Casas-fazenda’ e muitos idosos são o espelho da vida tranquila para moradores do Coophasul

Graziela rezende

O poeirão do qual muita dona de casa ainda se incomoda era real: ruas de terra, homens montados em cavalos passando na porta e fazendas, com direito a tomar leite cru (direto da teta da vaca) na vizinhança. A realidade do Coophasul — antes chamado “Cooperativa Habitacional do Sul” — é de uma região que abriga muitos idosos, que viram nascer o bairro na década de 1970.

Assim como Campo Grande, cresceu de forma planejada, e mantém a vida pacata que os moradores tanto gostam.

Esta é a primeira de uma

série de reportagens do novo projeto do Jornal Midiamax, o Fala Povo: Midiamax nos Bairros, que contará as histórias dos bairros.

No site do Jornal Midiamax, no Midiamax Diário e na TVC Midiamax (canal 4 da Net), serão exibidas histórias de moradores, curiosidades, pontos gastronômicos, segurança, o que sonham para o futuro, entre diversos assuntos pitorescos e que envolvem o cotidiano da população local.

Por fim, teremos uma edição do Fala Povo: Midiamax nos Bairros transmitida ao vivo da região, no dia 2 de agosto (sábado).

‘Cooperativa

Bairro nasceu em meio a ‘boom’ de moradias populares

Em busca de moradia popular, nasceu o Coophasul, em três de dezembro de 1976, uma sexta-feira de muito trabalho para a empresa Planoeste, liderada por Sebastião Caneca, o qual atuava na implementação de conjuntos habitacionais na região norte da cidade.

O período era de intenso crescimento populacional, impulsionado pela divisão do Estado de Mato Grosso e a criação do Mato Grosso do Sul. Com as moradias acessíveis, muita gente migrou para lá. É o caso da aposentada Juraci Fogaça, de 67 anos.

Noiva nos anos 1970, disse que, logo após o casamento, o

companheiro adquiriu uma casa e ela saiu do Centro, onde morava com os pais, para se instalar na Rua Atílio Banducci, no Coophasul. Em seguida, ficou grávida.

“Era tudo terra aqui. Não tinha telefone, asfalto, nada, só uma mercearia e as casas originais das vilas, mesmo, que eram quatro cômodos, sem muros e cerca; então, vi tudo sendo transformando aqui. Vi o início de tudo: asfalto, praça, casas sendo modificadas e até as reformas. Eu cheguei no final de 1978. Como disse antes, minha primeira casa foi na Atílio Banducci, aqui perto”, ressaltou a aposentada.

Mudança

Juraci ficou dois anos casada e, em seguida, foi morar na mesma rua onde está até os dias de hoje. “Aqui eu criei um casal de filhos e agora estou criando meu neto”, contou.

A aposentada finaliza relembrando a entrada do bairro, na Rua Cotegipe, que se tornou a principal. “Não tinha nenhuma fazenda, só umas chácaras pequenas, tudo muito humilde. Via pouco gado, bem na entrada mesmo tinha uma criação. É o início de tudo o que se tornou hoje. Tinha até um cemitério, me lembro bem”, comentou. (GR)

Morre vítima acidente com terceirizada da Motiva

ThaTiana Melo

Miguel Paredes, 53 anos, morreu neste fim de semana em Campo Grande, após acidente na BR-163, na quinta-feira (24). Ele trabalhava como motociclista de aplicativo e estava com uma mulher na garupa.

O filho de Miguel contou ao Jornal Midiamax que o pai teve oito paradas cardíacas e, no fim de semana, houve a morte cerebral. O acidente ocorreu no

km 480 da rodovia, quando a motocicleta e uma Fiat Strada seguiam no sentido saída para São Paulo.

O carro era de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Motiva MSVia, concessionária que administra a BR-163.

O motorista da Strada relatou ao Corpo de Bombeiros que realizou o retorno e parou no acostamento. Ao descer do veículo, a motocicleta teria co-

lidido contra ele.

No entanto, um caminhoneiro contou outra versão. Ele explicou que o motorista do carro ainda estava fazendo o retorno quando houve a colisão.

O motociclista sofreu uma parada cardiorrespiratória, enquanto a garupa ficou inconsciente, desorientada e com várias escoriações pelo corpo. Eles foram encaminhados em estado grave para a Santa Casa.

Planejamento e vida cultural

A metragem do Coophasul é de 297 mil m², conforme a prefeitura. Na Mapoteca, a imagem é de um bairro bem planejado e definido. “É realmente um bairro muito Bonito e bem definido arquitetonicamente, com ruas divididas, arborizado […], mas o que mais me chama atenção, quando vou lá, é a parte cultural do bairro”, afirmou o historiador Eronildo Barbosa. Eronildo ressalta que sempre visita o Coophasul. “Lá tem uma dinâmica cultural muito ativa, com rodas de samba, quadrilhas, além da vida política do bairro; considero a associação muito bem organiza-

da, instalada na rua principal. É um pouco distante do Centro, só que ali se resolve tudo, então, foi construído com essa concepção, de algo moderno e alegre, já que mantém a parte gastronômica bem organizada”. Aponte a câmera de seu celular para o QR Code e leia a íntegra da matéria. (GR)

Ventania deixou bairro sem luz

João raMos

Moradores do Aero Rancho foram afetados pela falta de energia no domingo (27). Por algumas horas, alguns deles ficaram sem saber por que o serviço havia sido interrompido. De acordo com a Energisa, ventos fortes teriam provocado a queda do fornecimento de energia. A ocorrência teve início às 17h39, quando

a ventania danificou parte da rede elétrica da região. Equipes técnicas foram mobilizadas para restabelecer o fornecimento da luz, que demorou cerca de quatro horas para voltar por completo.

Segundo nota da Energisa, o serviço só foi 100% restabelecido às 21h, com todas as unidades atendidas dentro do plano de contingência para esse tipo de situação.

Habitacional do Sul’ originou a Coophasul, primeira região a receber o Fala Povo: Midiamax nos Bairros
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax
BR-163
AERO RANCHO

TERENOS

Amante dirigiu duas horas com corpo de mulher no carro antes de jogá-lo em vala RONDA

Carol leite thatiana Melo

O amante de “Raquel”, encontrada morta em uma valeta no domingo (27), dirigiu por duas horas com o corpo da vítima no carro. Ele “desovou” o cadáver na zona rural de Terenos. Segundo o homem, ela sofreu um infarto.

Em entrevista ao Jornal Mi-

NOVA ALVORADA DO SUL

diamax, o delegado Gabriel Desterro disse que o amante buscou Raquel em sua residência na madrugada de domingo. Eles seguiram em direção à MS-355. Durante depoimento, o homem afirmou que estacionou o veículo na beira da rodovia para ter relação sexual com Raquel. No entanto, a vítima começou a passar mal e ele teria dirigido em direção ao hospital.

Vala

Ele percorreu duas horas com o corpo no veículo e, próximo a um frigorífico, jogou Raquel em uma valeta. O homem nega ter agredido a mulher e disse que ela morreu devido a um infarto. No corpo da vítima, havia um ferimento na região do olho e, conforme o delegado, essa lesão foi causada com Raquel ainda viva. A polícia investiga

se o amante feriu a mulher ou se ela se machucou ao ser jogada na valeta, possivelmente ainda viva.

Além disso, a polícia realizou a perícia no veículo e não localizou vestígios de luta corporal. A polícia ainda procura pelo celular da vítima.

O homem deve responder por homicídio culposo – quando não há intenção de matar.

Carro fica atravessado na pista após acidente com carreta

Um Toyota Corolla ficou atravessado na BR-267, em Nova Alvorada do Sul, após acidente com uma carreta na manhã desta segunda-feira (28). No carro, estariam alguns “sacoleiros”, que foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

Não havia informações sobre a dinâmica do acidente, mas o Corolla atingiu a frente da carreta e ficou atravessado na rodovia.

Devido ao acidente, a Polícia Militar foi acionada e a BR267 foi parcialmente interditada. Como chovia e o carro ficou atravessado na pista, o trânsito ficou lento e apenas meia pista ficou liberada. (Lívia Bezerra)

FOI SOCORRIDA

Esfaqueada várias vezes no Lageado

Uma jovem de 22 anos foi esfaqueada na manhã desta segunda-feira (28), no Parque do Lageado, e encaminhada para a Santa Casa. A jovem bebia com um grupo antes do crime.

Policiais foram acionados por volta das 6h para resguardar a integridade física da equipe médica. A vítima foi atingida por múltiplos golpes de faca, em ambos os braços e na escápula esquerda, e teve um ferimento na cabeça.

Testemunhas disseram que estavam ingerindo bebidas alcoólicas com a vítima, a qual teria se afastado, sendo encontrada ferida. O autor não foi localizado. (Thatiana Melo)

Homem tem o crânio exposto após ser agredido por casal

thatiana Melo lívia Bezerra

Moradores do Jardim Santa Emília relataram ao Jornal Midiamax na manhã desta segunda-feira (28) que ouviram gritos de socorro do homem de 40 anos socorrido com o crânio exposto, após ser espancado por um casal na noite de domingo (27). Moradores se assustaram ao ver como a vítima estava machucada. O crime ocorreu por volta das 18h, quando policiais e o Corpo de Bombeiros foram acionados nas proximidades da Rua Carcará. O homem

foi localizado ensanguentado com vários ferimentos, sendo três cortes profundos na cabeça com exposição de crânio e uma facada no braço. Um casal seria o autor do crime, porque a vítima estaria devendo dinheiro relacionado a drogas. Os suspeitos fugiram em um veículo que seria um Chevrolet Corsa Classic prata. Populares informaram que a vítima teria passado por um ponto de venda de drogas, em frente ao portão de uma creche, onde, segundo relatos, as agressões teriam se iniciado. A vítima foi levada para a Santa Casa.

Idoso morre em acidente na 163

José Antônio Gomes Filho, 68, morreu no domingo (27) em acidente na BR-163, no Jardim Itamaracá. Segundo a Polícia Civil, o acidente teria sido provocado pelo idoso, envolvendo uma carreta e uma motocicleta. (Thatiana Melo e Lívia Bezerra)

Assassinado com facada no peito

Alex da Cruz Lima, 27 anos, foi morto com facada no peito na noite de domingo (27) no bairro Alto, em Camapuã. Ele usava tornozeleira eletrônica. Alex respondia por ameaça e descumprimento de medida protetiva no âmbito da violência doméstica. O autor fugiu. (Carol Leite)

Arremessado após capotagem

Um motorista, não identificado até a veiculação desta nota, ficou ferido após capotar a caminhonete que dirigia na MS-324, em Água Clara. Ele foi arremessado após perder o controle do veículo, sair da pista e capotar. O homem foi encaminhado para o hospital da cidade. (Adriel Mattos)

Executado por dupla em moto

Edeilson Cardoso dos Santos, 40 anos, o “Delci”, foi encontrado morto a tiros na noite de sábado (26) em Coxim. O homem foi morto com, pelo menos, um tiro disparado por uma dupla em uma motocicleta. O pai de Delci contou que ouviu a moto e um disparo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima já estava morta. A perícia encontrou duas munições calibre 9mm, sendo uma intacta e uma deflagrada. Delci teria envolvimento com o tráfico de drogas e tinha inimigos em facções, conforme a família. (Adriel Mattos)

Morre empresário vítima de acidente

Morreu, no sábado (26), o empresário José Roberto Ferreira, 46 anos, vítima de acidente na BR-163, entre São Gabriel do Oeste e Rio Verde. Um caminhão, que não se envolveu no acidente, teria forçado ultrapassagem. (Adriel Mattos e Liana Feitosa)

Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima

Toyota Corolla era ocupado por ‘sacoleiros’, que foram socorridos após colisão contra caminhão na BR-267
Alvorada Informa
SANTA EMÍLIA COXIM

VARIEDADES

Polêmicas e edição complicada adiam a cinebiografia de Michael Jackson

A aguardada cinebiografia “Michael”, que promete retratar a vida do rei do pop Michael Jackson, foi adiada novamente. De acordo com o site Deadline, o lançamento do longa está agora previsto para 24 de maio de 2026, cerca de dois meses após o encerramento das filmagens.

A produção tem enfrentado desafios consideráveis. Um dos principais motivos para o novo adiamento foi a extensa duração do primeiro corte, que ultrapassava 3 horas e 30 minutos de filme. A equipe de edição precisou trabalhar intensamente para adaptar a obra a um formato mais viável para o circuito comercial.

Caso de abuso

Outro ponto delicado envolve Jordan Chandler, jovem que acusou Michael Jackson de abuso sexual nos anos 1990 e chegou a um acordo judicial de US$ 20 milhões com o cantor.

A história de Chandler estava incluída no roteiro aprovado pela família de Michael, assinado por John Logan. No entanto, um novo acordo exigiu que qualquer menção ao caso fosse removida, o que forçou os produtores a revisitarem o processo de edi-

NOVELAS

Jaques avisa a Tânia e Vanderson que todos estão sob vigilância até que ele assuma a presidência da Boaz. Chega o dia da festa da Boaz. Vanderson chega para buscar Sofia, e Abel garante à menina que ela voltará para casa. Breno anuncia um problema com as peças do desfile, e Abel afirma que irá resolver.

HORÓSCOPO

• Áries

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Trabalhar (o relógio)

ção para reestruturar o longa.

Apesar dos contratempos, a expectativa em torno de “Michael” continua alta, principalmente por se tratar de uma produção oficial aprovada pela família Jackson e estrelada por Jaafar Jackson, sobrinho do cantor, no papel principal.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:

• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele

• instagram.com/leblogmariantonia

• facebook.com/leblogmariantonia

Ernesto foge. Felícia e Samir pedem ajuda a Estela em nome de Zulma. Zé dos Porcos alerta Candinho sobre a tentativa de golpe de Cunegundes. Margarida fala com Lúcio e consegue uma chance na rádio para Dita. Olga aconselha Araújo a aceitar a proposta de Celso de desviar dinheiro de Candinho.

Odete não gosta da atitude de Ivan, ao saber da separação da filha. Tiago sai magoado da casa de Ivan. Odete faz questão de lembrar Ivan de uma das cláusulas do contrato de casamento. Heleninha foge de casa para beber e arruma confusão em um bar. Odete, Ivan, Tiago, Afonso e Celina ficam abalados ao ver o estado de Heleninha.

Mesmo que parte do seu trabalho seja nos bastidores, há dias em que você anseia por holofotes e reconhecimento. Lembre gentilmente as pessoas de seu trabalho. Faça isso sem parecer chorão ou mesquinho.

• Touro

Ideias que você achava sensacionais, de repente, não parecem inteligentes. Alguém surge com uma nova perspectiva que faz você repensar seu ponto de vista. Não tenha medo de mudanças de última hora.

• Gêmeos

Planeje um evento ou reunião para mostrar seus talentos. Não tenha medo de se gabar. Muitas vezes, seu trabalho se perde na multidão atrás de outros que são mais arrogantes. Você também merece elogios.

• Câncer É sua chance de progredir. Seu humor geral está forte, dando-lhe a confiança emocional necessária para colocar suas ideias em prática e garantir que elas se concretizem. Você pode realizar qualquer coisa.

• Leão

Outros estão mais à frente, mas você está cético em relação à ideia de chegar ao nível deles. Sua metodologia é ir com calma e ser reservado em situações de risco. Isso é ótimo. Não tenha vergonha dessa abordagem.

• Virgem

Você tem mais influência sobre as pessoas do que pensa. Na maioria das vezes, você não utiliza esse poder porque está apenas seguindo o fluxo. Agora é um momento para se impor e trazer os outros para o seu lado.

Coleção da moda com peças para o frio Eu e eles

"(?) do Agreste", livro

A pessoa que perdoa os erros de outra "(?) Simpsons", desenho animado Tirar pedaço, mordendo

Traje de pósbanho

Cicatriz; sinal Tubulação de esgoto

Alvo dos mimos dos avós Enfeite da roupa do pierrô

A água boa para beber

56, em algarismos romanos "(?) Cara Sou Eu", sucesso do Rei (?) Garrido, ator e cantor

Língua indígena

Pegar (?): surfar

É respeitado pela pessoa pontual

A garupa do cavalo Ato de vir ao mundo

Interjeição de silêncio

Saciada; empanturrada Uma das causas de morte de pacientes

A pessoa que não sorri

Significa "Nacional", em Inpe

Sílaba de "censo" Em + as (Gram.)

Viagem de avião Filho de Eva (Bíblia)

O Fenômeno (fut.) Ditongo de "caixa" (?) Garibaldi, heroína brasileira

A (?): sem rumo

Haste que sustenta o picolé

Antes de Cristo (abrev.)

Interjeição telefônica As Nações Unidas

Do-(?), terapia oriental

Que não podem ser divididos

• Libra

Só porque seu humor não está tão bom não significa que deva recuar e deixar outra pessoa assumir a liderança de algo para o qual você sabe que é mais qualificado. Continue com seu forte papel de liderança.

• Escorpião Você será apreciado e reconhecido. Os elogios virão de todos os lados, e isso certamente será uma sensação boa. Você mereceu essa aclamação, então, aproveite os holofotes. Deixe que os outros façam o trabalho.

• Sagitário

Sorrir ajudará a animar os outros e a criar um ambiente fantástico. No geral, as pessoas estarão de bom humor. Elogios serão mais bem recebidos do que críticas, então, guarde os pensamentos negativos para si.

• Capricórnio

Em vez de se esforçar para atender às necessidades dos outros, deixe que eles girem ao seu redor, para variar. Assuma uma posição firme, mas faça isso com um sorriso. Você conquistou o direito de receber favores.

• Aquário

A cartatrunfo de vários jogos

Disputas sobre quem tem mais poder serão evidentes. Mesmo que a pessoa no comando carregue o título de “chefe”, ela pode não ter total controle sobre o que realmente acontece. Provavelmente, você sabe mais.

• Peixes Sinta-se à vontade para tomar decisões importantes, mesmo que não seja necessariamente o seu papel. Seu julgamento é sensato e você é querido e respeitado pelas pessoas. Use isso a seu favor e será recompensado.

Depois de
Raio (abrev.)
Sobrinho de Michael Jackson interpretará o cantor
Divulgação

Estadual Sub-20 define seus quatro semifinalistas

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Sub-20 conheceu seus quatro semifinalistas no sábado (26), com a definição dos classificados após as vitórias de Ivinhema e Grêmio Real.

As duas equipes se juntam a Naviraiense e Grêmio Santo Antônio, que já haviam garantido a vaga antecipadamente.

Agora as equipes miram fechar o campeonato regional com foco total para conseguir vagas nos torneios nacionais.

Entre os semifinalistas, apenas Naviraiense e Ivinhema disputam competições profissionais, o que os credencia a serem os indicados do Estado para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, conforme os critérios estabelecidos pela FPF

MANCHESTER CITY

(Federação Paulista de Futebol), organizadora do torneio.

A vaga é destinada ao campeão estadual ou, em caso de não cumprimento dos requisitos, ao clube melhor classificado que esteja ativo em torneios profissionais.

A segunda vaga costuma ser concedida como cortesia da FPF

Guardiola prepara pausa na carreira

Pep Guardiola vai se afastar da função de treinador quando seu contrato com o Manchester City, válido até junho de 2027, terminar. “Isto com certeza, está decidido, mais do que decidi-

do”, disse em entrevista à revista GQ Hype. “Vou sair depois desta etapa com o City, porque preciso parar e me concentrar em mim mesmo, no meu corpo”, afirmou. (AE)

à FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), que nos últimos dez anos tem indicado o vice-campeão.

Além da disputa por uma vaga na Copa São Paulo, os quatro semifinalistas ainda brigam pela classificação à Copa do Brasil Sub-20 de 2026, que é reservada ao campeão estadual. Nes-

CORINTHIANS

te caso, todos os classificados à semifinal estão aptos a participar dessa disputa.

Encerramento da primeira fase

Pelo Grupo A, o Ivinhema aplicou uma goleada sobre o União-AC, de Nova Alvorada do Sul, vencendo por 7 a 0 no Estádio Saraivão.

Os gols foram marcados por Pedro Henrique, José Victor, Vanderlei, Caca, João Pedro e dois de Anildo. Com o resultado, o Azulão do Vale encerrou a fase em segundo lugar, com 11 pontos, atrás apenas do Naviraiense, líder com 13.

O Campo Grande EC ficou com 10 pontos e foi eliminado, assim como o União, que terminou sem pontuar.

No Grupo B, a disputa pela segunda vaga foi acirrada. O São Gabriel venceu o Grêmio

Santo Antônio por 2 a 1, com gols de Eduardo e Charles. Vitor Rafael descontou para os campo-grandenses.

Apesar da vitória, o time não avançou. No mesmo horário, o Grêmio Real venceu o Coxim de virada por 2 a 1 no Olho do Furacão. Lucas abriu o placar para os visitantes, mas Beluga, com dois gols no segundo tempo, garantiu a classificação do Real, que terminou com 10 pontos.

O Grêmio Santo Antônio avançou com nove. São Gabriel e Coxim, com oito e quatro pontos, respectivamente, estão eliminados.

Na quarta-feira (30), Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam às 18h30, no Estádio Jacques da Luz, para definir o primeiro colocado do Grupo B.

Stábile nega mudar contrato de Depay, mas afirma ser preciso ‘cortar na carne’

O presidente interino do Corinthians, Osmar Stábile, fez nesta segunda-feira (28), um balanço dos seus primeiros 60 dias à frente do clube. Em entrevista, ele negou movimentos para renegociar o contrato de Memphis Depay, reforço internacional que, segundo ele, tem vínculo regular com o clube, apesar do custo ser considerado elevado.

“O Corinthians não estuda, não tratou desse assunto até o momento. Se vazaram informações, elas não são verdadeiras. Tudo o que foi conversado com o atleta é que o contrato será mantido. Ele cumpriu a parte dele, o Corinthians cumpriu a sua, e ponto”, disse Stábile.

O atacante holandês havia notificado o clube cobrando cerca de R$ 6 milhões em valores atrasados. Segundo o dirigente, o montante está sendo pago dentro de um cronograma acordado entre as partes. “Quitamos salários, direitos de imagem, e a premiação foi parcelada em três vezes. A primeira já foi paga.

Estamos em dia e vamos cumprir o restante”, afirmou. Apesar da receita superior a R$ 1 bilhão no último ano, o Corinthians enfrenta dificuldades para equilibrar o caixa, com uma dívida estimada em R$ 2,5 bilhões. Stábile revelou, por exemplo, atraso de aproximadamente R$ 3 milhões na premiação do Brasileirão, além de valores pendentes com o futebol feminino – que também estão sendo pagos em parcelas.

Reforços

O dirigente admitiu que a busca por reforços continua, mas o cenário é complicado. “Estamos procurando opções

boas e baratas no mercado, o que não é fácil”, comentou. Stábile avaliou de forma positiva o início de sua gestão e deixou claro o desejo de continuar no cargo, caso o afastamento de Augusto Melo seja confirmado na assembleia de sócios marcada para 9 de agosto.

“Estamos organizando o clube de baixo para cima, com método e disciplina. O Corinthians é uma caixa d’água com vários furos, e estamos tampando esses furos. Precisamos de tempo. Não existe salvador da pátria. Precisamos de ajuda. Vamos cortar na carne. Mudanças terão que ser feitas. Não dá mais para errar”, concluiu.

Ivinhema goleou o União-AC e confirmou a segunda vaga do Grupo A
Edcarlos Calado/Divulgação
AgênciA EstAdo
Memphis Depay foi apresentado por Fabinho Soldado e Augusto Melo
Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.