Midiamax Diário | 28 de abril de 2025 | Emergência na Saúde faz população ‘correr’ para se vacinar c
QUESTÃO AGRÁRIA | PÁGINA 6
SAÍDA VOLUNTÁRIA
Polícia é acionada para acompanhar saída de sem-terras de área particular em Panambi e para liberar rodovia na fronteira
www.midiamax.com.br
SAÚDE | PÁGINAS 4 E 5
BRASILEIRÃO
LE BLOG MARIA ANTONIA PÁGINA 7
Multidão e lideranças globais comparecem à despedida do Papa Francisco no Vaticano
Flamengo domina confronto e Corinthians acaba goleado sob os olhos de Dorival Júnior no Rio PÁGINA 7
Emergência na Saúde faz população ‘correr’ para se vacinar contra a gripe
Decreto é resultado da alta nos casos de SRAG e da falta de vagas em hospitais; busca por vacinas foi alta no domingo
TRANSPORTE COLETIVO | PÁGINA 3
CHUVA NO COLETIVO
Passageiros recorrem a guarda-chuvas para se proteger de goteiras em ônibus. CPI do Transporte inicia tomada de depoimentos
Acordo entre JBS e MP pode enterrar processo sobre fedor MEIO AMBIENTE | PÁGINA 2
Campo Grande, MS
Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025
VENDA PROIBIDA
Acordo entre JBS e Ministério Público pode enterrar ação contra ‘mau cheiro’ na Nova Campo Grande
Gabriel MayMone
Após levar “puxão de orelha” da Corregedoria Nacional, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul entrou com ação civil pública para cobrar medidas da JBS para pôr fim ao mau cheiro exalado pelo frigorífico na região do bairro Nova Campo Grande. E acordo entre as partes em audiência de conciliação pode enterrar o caso. Em 10 de abril, a Justiça intermediou audiência de conciliação e o MPMS, representado pela promotora Luz Marina Borges, aceitou pedido de representantes da indústria.
Antes de ingressar na Justiça, o MPMS conduziu por anos inquérito civil para apurar o caso. Recentemente, a JBS desprezou o procedimento e chegou a re-
cusar se reunir com a promotoria para tentar resolver o caso. Agora, com o caso na Jus-
tiça, os representantes da empresa mudaram de ideia e resolveram colaborar. A questão
gira em torno de medidas que a promotora alega que a JBS não resolveu durante as inves-
tigações, como:
• Executar em até 6 meses projeto para vedar e isolar unidades com maior emissão de gases com maus odores;
• Caso não seja possível a vedação, que a unidade de produção de farinha para ração animal seja instalada no Núcleo Industrial; e
• Pagar indenização por dano ambiental e dano moral coletivo, já que moradores da região sofrem há anos com o mau cheiro. Em 22 de abril, a defesa da JBS informou a Justiça que o MPMS aceitou que a empresa apresente documentação comprovando que teria atendido a todos os pedidos para resolver a questão. Agora, caso a promotora entenda que a documentação é “suficiente”, pode pedir desistir da ação.
Antes de ação cobrar reparações por conta do ‘fedor’, frigorífico rejeitou acordo com o MPMS
A partir das reclamações dos moradores, foi realizada vistoria por instituto competente para verificar se o frigorífico da JBS na Nova Campo Grande cumpria as condições impostas pela licença de operação. O parecer técnico, em 2023, não verificou danos ambientais, concluindo que os odores emitidos seriam intrínsecos à atividade.
No entanto, as informações da autarquia ambiental iam de encontro do teor das frequentes reclamações de vizinhos do empreendimento recebidas pelo Ministério Público.
Visando a detectar possíveis emissões de maus odores, foi elaborado relatório técnico que, ao contrário das constatações da autarquia, constatou vestígios de extravasamento de efluente bruto nas estruturas condutoras, que estavam com diversas partes sem vedação adequada e
mal cobertas –o que causa mau cheiro no local, além de riscos de acidentes com crianças.
Incômodos
Alguns moradores relataram a presença de animais venenosos e vetores de doenças (serpentes, ratos, escorpiões e baratas). Na vistoria, os técnicos registraram que diversas pare-
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
des laterais do frigorífico possuem aberturas, permitindo o escape de gases de mau cheiro. A emissão desses odores, segundo os técnicos, tem causado incômodo à população. A intensidade e o alcance do mau cheiro, bem como o nível de incômodo nos arredores, estariam diretamente associados à direção e à velocidade dos ven-
EXPEDIENTE
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
tos predominantes.
Foi apresentado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com sugestões de melhorias ao frigorífico, que não aceitou as recomendações sob o argumento de que as obrigações já haviam sido cumpridas.
A discussão perdurou até que o órgão fiscalizador ambiental retornou ao local em fevereiro de 2024, emitindo auto de infração. Diante da inércia do frigorífico e das tentativas infrutíferas de formalizar o TAC, a ação civil pública foi apresentada ao Poder Judiciário.
Cobranças e ação judicial
Após meses de cobranças por parte de moradores dos bairros Nova Campo Grande e Jardim Carioca, os mais afetados com mau cheiro, o MPMS entrou com ação na Justiça contra a JBS, em Campo Grande.
Na ação, o órgão pede que a JBS adote todas as providências necessárias para pôr fim ao mau cheiro e ao incômodo causado à população.
Além de detectar e reparar possíveis avarias no sistema de exaustão, o MPMS pediu que, em até 60 dias, a JBS providencie o plantio de cortina arbórea em todo perímetro do terreno. Os pedidos foram solicitados liminarmente para que providências sejam implementadas em curto prazo.
Outra frente da ação civil pública proposta pelo MPMS requer a condenação da JBS, no mérito, a apresentar, em até 4 meses, projeto técnico para cobrir, vedar e isolar as unidades com maior emissão de gases com maus odores.
Após aprovação do projeto pelo Imasul, ele deverá ser executado em até 6 meses. (GM)
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Revisão de Textos: Bianca Iglesias. Subeditoras de Política e Transparência: Dândara Genelhú e Mariane Chianezi | Reportagem: Fábio Oruê, Marcus Moura e Thalya Godoy. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Ari Theodoro, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Polícia: Thatiana Mello | Reportagem: Carol Leite, Layane Costa, Lívia Bezerra, Miriam Machado. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Imagem e Técnica: Marcos Ermínio | Produtor: Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Nathália Alcântara | Editores de Vídeo: Sidney Manga e Samanta Vitória. Redes Sociais: Letícia Marquine. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes, Giovana Gabrielle e Gustavo Hern. Chargista: Milton César Ornellas. Motoristas da Redação: Fernando Baziquetto, João Ferreira, Rafael Gomes e Valdenir de Souza Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial Departamento Comercial:
Lagoa de efluentes da unidade industrial seria uma das fontes do ‘fedor’
Reprodução
Unidade da JBS na Avenida Duque de Caxias é apontada como fonte do mau-cheiro que se espalha pela região
MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Segurança Pública de MS com empresa do Sigo
Gabriel MayMone
O Ministério Público de Mato
Grosso do Sul reforçou à Justiça pedido para acatar recurso que pede a suspensão imediata do contrato de R$ 59 milhões do Governo do Estado com a Compnet Tecnologia Ltda., responsável pelo Sistema SIGO, utilizado pela Segurança Pública.
O contrato é alvo da ação por suspeita de direcionamento e superfaturamento. Reportagens do Jornal Midiamax denunciam irregularidades e mostram que o Estado paga até 42 vezes mais que outros pelo serviço.
Em documento de 14 de abril, assinado pela procuradora Ariadne de Fátima Cantú
da Silva, o MP reforça pedido para a Justiça atender pedido liminar e obrigar o Estado a suspender imediatamente o contrato. Caso o pedido seja atendido, a multa para não cumprimento seria de R$ 100 mil por dia.
A procuradora reforça que investigações do MP apontam que o contrato tem “graves vícios de nulidade e revela-se altamente lesivo ao erário, havendo comprovada fraude ao caráter competitivo e à própria licitude do procedimento licitatório, com vantagens patrimoniais indevidas e lesão ao erário diante de contrato superfaturado”. Para o MP, a suspensão evitará rombo maior nos cofres públicos até decisão definitiva.
Juiz ouvirá testemunhas em julho Controladoria multou Compnet
No processo principal, o juiz Marcelo Ivo de Oliveira marcou para julho audiência para ouvir testemunhas sobre supostas irregularidades no contrato. Para o magistrado, antes de decidir sobre a nulidade do contrato, é necessário que todas as partes tenham produzido as provas necessárias para responder a questões controvesas.
Ao negar a liminar para suspender o contrato, o juiz determinou que as partes informem quais provas desejam produzir. O Ministério Público já afirmou que indicará testemunhas que devem reforçar a denúncia de que o contrato foi firmado sob
CÂMARA MUNICIPAL
licitação fraudulenta. Por outro lado, a Compnet indicou o titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira, e servidores da pasta para serem ouvidos.
Além disso, informou que deseja que seja realizada perícia e auditoria técnica para “demonstrar efetivamente as entregas, diferencial da empresa que a coloca no plano de ter reconhecida sua inexigibilidade e todos os demais aspectos que são trazidos a dúvida pelas ilações perpetradas pelo MPE”.
O Estado informou que não deseja produzir provas e reforçou posicionamento pela manutenção do contrato. (GM)
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de 29 de julho, a Controladoria-Geral do Estado multou a Compnet em R$ 11.382.146,67 por fraude em contrato –autuação baseada na Lei Anticorrupção, especificamente a alínea “d” do inciso IV do art. 5.º, que trata de fraude em contratos com a administração pública. A multa é calculada de acordo com o inciso I do art. 6.º da mesma lei: “multa, no valor de 0,1% (um décimo por cento) a 20% (vinte por cento) do faturamento bruto do último exercício anterior ao da instauração do processo administrativo, excluídos os tri-
Primeira oitiva da CPI do Transporte será realizada hoje
As primeiras oitivas da CPI do Transporte Coletivo, promovida pela Câmara de Campo Grande, estão marcadas para esta semana. Especialistas em mobilidade urbana serão os primeiros a serem ouvidos, seguidos pelo diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Público) –pasta responsável pelo contrato. O trabalho da Casa de Leis pode evidenciar o péssimo serviço prestado à população da Capital, que é obrigada a pagar caro em ônibus sucateados, com
itinerários atrasados ou “fantasmas”, goteiras e calorão. Dirigentes do grupo de empresas responsáveis pela concessão e outros envolvidos no contrato serão intimados para prestar esclarecimentos sobre o serviço de transporte público. Serão 8 dias de oitivas, com depoimentos que vão de especialistas a ex-funcionários.
Primeiras oitivas
O primeiro dia de oitiva será nesta segunda-feira (28), com 2 especialistas. A arquiteta e urbanista e professora de geografia da Uems, Maria Lúcia Torre-
cilla, contribuirá com conhecimentos técnicos e científicos sobre o planejamento e mobilidade urbanos.
No mesmo dia, prestará depoimento o especialista em mobilidade, Gabriel Santos da Silva. O encontro será às 13h30. Na quarta-feira (30), será ouvido o diretor-presidente da Agereg, José Mario Antunes. “Faremos as oitivas dos atuais para os antigos. Tanto da Agereg quanto da Agetran. Divulgaremos as próximas oitivas no decorrer dos dias”, explicou o presidente da CPI, o vereador Dr. Lívio (União Brasil).
butos, a qual nunca será inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação”.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a CGE-MS teria identificado irregularidades na composição dos preços pagos pelo Estado em relação aos serviços prestados pela Compnet.
O processo administrativo foi aberto após o MPMS enviar denúncia à CGE. O contrato da Compnet com o Governo do Estado é alvo de ação de improbidade administrativa.
A reportagem enviou e-mail para o endereço oficial da Compnet registrado na Receita Federal para solicitar posicionamento
sobre a decisão, mas não obteve resposta até esta publicação.
Processo se arrasta na Justiça
O MPMS ingressou com a ação em agosto de 2021. Somente em agosto de 2024 –3 anos depois–saiu uma decisão sobre pedido de liminar. Um dos pontos que a Procuradoria de Assuntos Administrativos questiona é a contratação com inexigibilidade de licitação de dois objetos: o software e a locação de bloqueadores de celular. Isso, segundo o MPMS, inviabilizaria a concorrência e a obtenção de melhores propostas. (GM)
no ônibus Imagens enviadas ao Jornal Midiamax mostram 2 passageiras se protegendo de goteiras com guarda-chuvas em um ônibus na sexta-feira (25) no Aero
disse uma passageira. (Com Diego Alves)
Tela do sistema Sigo, utilizado pela Segurança Pública Estadual. Contratação é alvo de denúncia do MPMS
Passageiras recorreram a guarda-chuvas para se proteger de goteiras
Chuva
Rancho. “Tinha outras goteiras e a porta não fechava direito. Um absurdo, em horário de pico e cheio de idosos, falta de respeito”,
Thalya Godoy
Frente fria avança em MS e mínimas poderão atingir 12 °C nesta semana
leThycia anjos
Uma nova frente fria promete derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul nesta semana. O frio deve vir acompanhado de tempestades, após uma semana com altos volumes de chuva. Em Campo Grande, a chuva superou a média prevista para todo o mês e gerou inúmeros estragos pela cidade.
Nesta segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical reforça as instabilidades no estado, estendendo a possibilidade de chuvas e ventania. Já na terça (29) e quarta-feira (30), com o avanço de uma massa de ar mais frio na retaguarda da frente fria, deve ocorrer uma queda acentuada nas temperaturas, principalmente na metade sul de Mato Grosso do Sul, com valores que podem ficar entre 12 °C e 14 °C.
DIA DO TRABALHADOR
No feriado de 1.° de maio e no fim de semana estão previstas mínimas entre 18 °C e 21 °C. As máximas ficam entre 26 °C e 28 °C nas regiões sul, Cone Sul e Grande Dourados. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 22 °C e 23 °C e máximas entre 25 °C e 28 °C ao longo dos 3 dias.
Chuva continua
Conforme o Cemtec, com a continuidade das precipitações, existe o risco de mais chuva e alagamentos. A condição resulta da combinação de diversos fatores, como o transporte de umidade, uma área de baixa pressão sobre o norte da Argentina e o Paraguai, a presença de um cavado em médios níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria no litoral da região Sul do Brasil.
Comércio não abrirá no 1.º de Maio
A Câmara dos Dirigentes Lojistas anunciou que o comércio da Capital não poderá abrir no feriado do Dia do Trabalhador, em 1.° de maio, em cumprimento à Convenção Coletiva de Trabalho. Caso haja descumprimento, poderá acarretar mul-
tas. A medida prevê descanso aos trabalhadores e reforça o cumprimento de direitos estabelecidos entre entidades patronais e laborais.
O mesmo ocorre no Natal, Ano Novo, Sexta-Feira Santa e Finados. (Jennifer Ribeiro)
Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @intituto vozes (67) 9 9840-1136
Capital tem 206 pessoas à espera de leitos em hospitais
Campo Grande tinha 206 pessoas que aguardavam por vaga em hospital no sábado (26). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, são 48 crianças e 158 adultos que esperavam transferência para um leito hospitalar. Campo Grande tem um déficit aproximado de 1 mil leitos hospitalares.
A Prefeitura de Campo Grande decretou estado de emergência na saúde por 90 dias, na manhã de sábado, diante do aumento de casos de síndrome respiratória, superlotação nos atendimentos e déficit de leitos disponíveis.
Entre as medidas adotadas, estão a liberação da vacinação para todos os públicos a partir de domingo (26). O Pronto
Casos disparam
Na mesma semana em que Campo Grande decretou situação de emergência de saúde foram registrados 1.048 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), sendo quase metade (45,99%) em crianças pequenas, abaixo dos quatro anos.
A informação consta no Decreto 16.246/2025, publicado na edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), de sábado. A situação de emergência na saúde foi implantada após o aumento de casos de influenza, do VSR (Ví-
Atendimento Infantil irá se tornar referência na internação de crianças, devido à infraestrutura mais especializada, quando não houver leitos disponíveis nos hospitais. Casos menos graves de internação serão encaminhados para as UPAs Universitário e Coronel Antonino.
Déficit de leitos
Em nota, a Sesau informou que Campo Grande tem atualmente déficit aproximado de 1 mil leitos hospitalares para atender a população, que ultrapassa 900 mil habitantes.
A cidade conta com uma média de 1,5 leitos públicos para cada mil habitantes, abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 3 a 5 leitos a cada mil habitantes.
rus Sincicial Respiratório) e da SRAG. A alta demanda tem causado superlotação e déficit de leitos hospitalares, especialmente pediátricos.
Campo Grande enfrentou as mesmas dificuldades na saúde pública em 2024, quando também foi decretado estado de emergência na saúde devido ao aumento de casos de SRAG. No fim de abril do ano passado, 29 crianças estavam na fila por UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Na atual semana epidemiológica 17, foram registrados 1.048 casos de SRAG em Campo Grande, sendo 482 casos em menores de quatro anos. Foi registrado
“A Prefeitura de Campo Grande, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está monitorando a situação de forma contínua e adotando medidas emergenciais, incluindo a ampliação da vacinação contra a Influenza para toda a população a partir de seis meses e a reativação do Centro de Operações de Emergência (COE), visando conter o avanço das doenças respiratórias e garantir atendimento adequado à população”, informou a Secretaria.
A pasta ainda relatou que busca apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para a ampliar a rede de leitos, especialmente para aliviar a demanda de Campo Grande e do interior que acaba sendo enviada para a Capital.
aumento do uso de oxigênio em crianças nas unidades de saúde.
O COE (Centro de Operações de Emergência) para Doenças Respiratórias e Arboviroses foi instaurado em 2 de abril. Relatório de Atendimentos do COE apontou que nos prontos atendimentos das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Centro Regional de Saúde) o número chegou a 3 mil atendimentos diários nas semanas epidemiológicas 15, 16 e 17. O cenário é de alta de 125% dos casos respiratórios em abril em comparação ao mês de fevereiro. (TG)
Reunião na manhã de sábado discutiu detalhes sobre o decreto de emergência na Saúde Pública da Capital
Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax EMERGÊNCIA
Thalya Godoy
Centenas de pessoas formam filas no primeiro dia da vacinação geral contra a gripe em igreja da Capital
Lethycia anjos caroL Leite
Em meio ao surto de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), Campo Grande ampliou o público-alvo da vacinação contra a gripe para toda a população. A imunização, prevista para começar às 8h deste domingo (27), teve cerca de uma hora de atraso, o que gerou filas entre os mais de 400 moradores que acordarem cedo para ir até o local.
Das 200 mil doses enviadas à Capital, apenas 56 mil haviam sido aplicadas até a última semana, o que indica que apenas um terço do público prioritário
Conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso do Sul registrou 1.940 hospitalizações por SRAG neste ano e 27 mortes. Em meio a esse cenário, a vendedora Danielly de Sá, 30, compareceu à vacinação acompanhada dos pais e dos 3 filhos, de 2, 4 e 9 anos. A decisão de ir ao mutirão neste domingo veio após todos os filhos e a mãe dela contraírem influenza. A filha mais nova, de 2 anos, chegou a precisar
foi imunizado desde o início da campanha, em 12 de abril. Apesar da ampliação, a recomendação das autoridades de Saúde é que os grupos prioritários procurem as unidades de Saúde para garantir a proteção.
A vacinação ocorreu na Igreja Universal, na Avenida Mato Grosso. Estudantes de Fisioterapia da Uniderp ofereceram aferição de pressão arterial, testes de força muscular e oxigenação. Voluntários da Cruz Vermelha ajudaram no atendimento.
A aposentada Benedita Ribeiro, 80 anos, foi a primeira a se vacinar. “A gente precisa se proteger, porque a situação nos hospitais está feia”, disse.
de observação hospitalar por ter bronquite.
“Meus 3 filhos já pegaram Influenza. Por isso chegamos cedo para garantir a vacina, está em falta nos postos. Imagina se aqui não acaba também, com tanta gente vindo procurar a vacinação de gripe”, relatou.
“Está esse surto todo, Campo Grande inteiro na expectativa. Falaram que eram só 200 mil doses, então imagina, muita gente para se vacinar. Se a gente esperasse para segunda-fei-
Vacinação nos postos de Saúde
ra e chegasse lá e não tivesse vacina, ia ser pior. Preferimos vir agora, garantir logo e ficar protegidos”.
Além da vacina contra a gripe, quem comparecer ao local pode atualizar a caderneta de vacinação com outros imunizantes do calendário municipal, como Hepatite, Tríplice Viral, DTP, Influenza e Covid-19, entre outros. Doses que seguem calendários específicos, como a vacina contra o HPV, não estavam disponíveis. (LA e CL)
A partir desta segunda-feira (28), a vacinação contra a gripe também ocorrerá nas 74 unidades de Saúde e em outros 5 pontos estratégicos ainda não anunciados pela prefeitura.
A vacina disponibilizada pelo SUS protege contra 3 cepas de vírus da gripe: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, A/Thailand/8/2022 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa 261, de 25 de outubro de 2023, da
Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Medidas
A Sesau informou que nenhum hospital da rede privada dispõe ou tem capacidade de ampliar leitos para atender a demanda do SUS, especialmente para UTI pediátrica. A decretação de situação de emergência permitirá que o Executivo adote estratégias operacionais para melhorar o atendimento à população. (LA e CL)
Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias, diz secretária
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, a medida emergencial busca conter a circulação do vírus e proteger principalmente os públicos mais vulneráveis.
Rosana afirma que as mudanças climáticas têm impactado o padrão de circulação dos vírus respiratórios. Se antes os surtos se concentravam no inverno, agora o aumento de casos têm sido antecipado para abril.
“Essa alteração climática afeta diretamente a saúde humana. A sazonalidade não é mais tão previsível. Por isso, antecipamos a campanha e teremos o Dia D de vacinação em maio”, explicou em entrevista na manhã deste domingo.
Mato Grosso do Sul registrou 5 óbitos em menores de um ano, o que inclui de bebês com menos de 1 mês de vida, além
de 7 casos em crianças de 1 a 9 anos, todos por SRAG. Por isso, a secretaria alerta para a importância da vacinação e dos cuidados básicos.
Entre as recomendações está o uso de máscara em caso de sintomas gripais, lavagem frequente das mãos e etiqueta respiratória.
“O vírus se transmite pelas gotículas da fala e da tosse, mas também pode permanecer em superfícies. A vacinação é uma forma essencial de prevenção. Ela não impede que a pessoa contraia a gripe, mas reduz a gravidade dos casos e evita muitas internações”, explicou a secretária.
Estratégia
Com a ampliação da vacinação, esta passa a incluir pessoas fora dos grupos inicialmente elegíveis (crianças, idosos e gestantes). A estratégia visa a diminuir a transmissibilidade da doença, já que pessoas vacinadas tendem a apresentar sintomas mais leves e a transmitir o vírus por menos tempo.
“O objetivo é proteger não apenas quem se vacina, mas principalmente crianças e idosos que são mais suscetíveis às formas graves”, pontuou. Além disso, a secretária destacou a vacinação nas Emeis e escolas e parcerias com o governo estadual, que estão sendo costuradas para ampliar os pontos de vacinação. A vacinação também segue nas 74 unidades de Saúde e em ações nos finais de semana.
Vacinação contra a gripe
Ainda segundo a secretária, os casos de síndromes respiratórias estão mais severos desde 2021, principalmente em crianças pequenas. Atualmente, a internação pode durar de 5 a até 14 dias, dependendo da gravidade. Além da influenza, a cidade enfrenta alta circulação do Vírus Sincicial Respiratório, que acomete principalmente crianças menores de 2 anos, levando a quadros graves e co-infecções.
“Na última semana, observamos um aumento expressivo de casos por influenza A, especialmente o subtipo H1N1, que é mais virulento e causa maior gravidade. Eu mesma tive H1N1 recentemente e senti falta de ar. Essa é uma realidade que exige atenção e reforça a necessidade de ampliar a vacinação”, concluiu. (LA e CL)
Sede da Igreja Universal na Avenida Mato Grosso serviu como ponto de vacinação contra a gripe neste domingo
Helder
Sesau distribuiu vacinas em ação de imunização, que seguirá nos postos
Homem tenta fugir de abordagem e é morto a tiros em confronto com a polícia
ThaTiana Melo
João Antônio Garcez Mendes, 24 anos, morreu na madrugada de sábado (26) em confronto com a Polícia Militar no bairro Nossa Senhora Perpétuo Socorro. Conforme informações, policiais em patrulhamento pela região se depararam com um homem (Garcez), que estava sentado na varanda da
DOURADOS
Choque
layane CosTa
casa, ouvindo música no aparelho celular e limpando um objeto que tinha características de uma arma de fogo. Foi dado sinal de abordagem, o que deixou João nervoso. Ele correu para dentro da casa com a arma na mão. Os policiais militares desceram da viatura para realizarem a abordagem. Em seguida, deu voz de abordagem ao
autor mandando que soltasse a arma e saísse com as mãos na cabeça, mas ele não obedeceu à ordem. Quando os policiais entraram na residência, João teria dito: “se entrar vão tomar”. Os militares fizeram a aproximação do cômodo pela única porta de acesso, onde o autor estava escondido. Em ato contínuo, foi dada voz de abordagem pela
segunda vez para o autor sair com as mãos na cabeça, o que não foi acatado. Foi visto, pelo policial, o autor com a arma em punho em direção ao militar, sendo feito um disparo para conter a agressão do autor. Ao ser atingido, o suspeito caiu sobre a cama, sendo levado para UPA do Universitário, mas não resistiu e morreu.
remove sem-terras de área invadida e atua em rodovia
DânDara Genelhú MarCos MoranDi
Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar atuaram na manhã deste domingo (27) na desocupação de uma área particular invadida por sem terras às margens da MS-379, no distrito de Panambi, em Dourados.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, mais de 100 policiais foram empenhados na desocupação de área invadida no sábado (26) por cerca de 300 pessoas. A propriedade é da empresa JBS de aves.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, explicou que a atuação das equipes no local ocorreu mediante a saída voluntária.
“Não tinha mandado de reintegração de posse porque não precisa, eles entraram ontem e a gente tirou durante o período de flagrante, mediante a mediação de saída voluntária”, disse.
Maquinário da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) esteve presente para a retirada dos barracos haviam sido montados no local.
Em nota, o MST-MS (Movimento dos Trabalhadores Ru-
rais Sem Terra) afirmou que a invasão é uma reivindicação pela destinação da área para a produção de alimentos.
“Na manhã deste sábado (26), cerca de 300 trabalhadores rurais ocuparam o latifúndio no município de Dourados, próximo ao Distrito de Panambi, reivindicando a destinação da área para a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. O acampamento Esperança, em si, já é produtivo, pedagógico e formativo, havendo produção de viveiros, visando, com
maestria, a Agroecologia”, diz trecho da nota.
Bloqueio da MS-164
Além da ocupação da área às margens da MS-379, o Movimento dos Trabalhadores realizou o bloqueio da MS-164, na região do Assentamento Itamarati, na manhã deste domingo. Nas redes oficiais, o grupo informou o bloqueio. “Frente ao avanço da violência contra famílias do acampamento esperança, o acampamento Alexandre Sabala está mobilizado
fechando a BR”, registraram.
Antônio Carlos Videira apontou os encaminhamentos para a situação. O superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, e a secretária-executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Marina Godoi, seguiam para a região.
Equipes da PMR (Polícia Militar Rodoviária) foram ao local sinalizar a região. Equipes do Choque eram aguardadas para atuar no trecho.
RONDA
Agredido ao cobrar dívida de R$ 20
Homem de 31 anos foi encontrado ensanguentado sábado (26) no Jardim Anache. A vítima sofreu um ferimento na cabeça e foi socorrida. Mulher contou que o filho disse ter sido agredido com golpes de tijolo e madeira após cobrar R$ 20 que havia emprestado. O autor fugiu. (Layane Costa)
Baleado 3 vezes por desafeto
Rapaz de 18 anos foi atingido por 3 tiros na madrugada deste domingo (27) em frente a um condomínio no bairro Santa Luzia, em Três Lagoas. Dois tiros atingiram as costas e um a mão esquerda da vítima que foi socorrida. A vítima identificou o suspeito e disse que o motivo do ataque seria um desentendimento. (LC)
Autor de homicídio a facadas é preso
Um homem de 27 anos foi preso em flagrante como autor das facadas que vitimaram Giovani da Costa Coelho, 24, na madrugada de sábado (26) no bairro Cravo Vermelho, em Corumbá. A motivação do crime teria sido uma briga anterior. Um irmão da vítima foi ferido com uma facada no olho. (LC)
Pecuarista morre durante corrida
Sábado (26), o pecuarista e piloto de automobilismo Neto Coelho morreu na Driver Cup 2025. O empresário de 48 anos, que morava em Campo Grande, sofreu um acidente no aeródromo da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Ele pilotava uma BMW e atingiu dois veículos –os pilotos tiveram ferimentos leves. (AT)
Após perseguição policial, motorista de caminhonete roubada é preso
No sábado (26), motorista em uma caminhonete roubada que seria usada para o tráfico de drogas foi preso, acusado de vários outros crimes. Durante a fuga, ele bateu e causou estragos em um Hyundai HB20.
Ele tentou fugir do Batalhão de Choque no Aero Rancho, mas acabou detido em uma casa com maconha escondida.
Os militares realizam rondas nas imediações da Coophavila 2 quando avistaram uma Toyota
Hilux com placas de outro Estado. Ao ver a equipe, o motorista fez manobras arriscadas. Houve tentativa de abordagem, mas o motorista fugiu, dando início à perseguição em alta velocidade.
Na Avenida Campestre, ele acabou detido. A Hilux foi roubada em Minas Gerais. O homem deveria carregar a caminhonete com drogas que estavam na sua casa, no Tarumã. (Ari Theodoro)
mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Veja
Equipes do Choque foram mobilizadas para ação mas, conforme Videira, desocupação ocorreu voluntariamente
AERO RANCHO
VARIEDADES
Vaticano acolheu multidão e líderes
na despedida do Papa Francisco
Le BLog Maria antonia
No sábado (26), a Praça de São Pedro, no Vaticano, acolheu representantes das Casas Reais da Europa que compareceram à cerimônia de despedida do Papa Francisco, falecido em 21 de abril, aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.
Entre os presentes estavam os reis Felipe VI e Letizia da Espanha; o príncipe William, do Reino Unido; o rei Abdullah II e a rainha Rania, da Jordânia; o rei Carlos Gustavo e a rainha Sílvia, da Suécia; além do grão-duque Henrique e da grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo; e o príncipe herdeiro Haakon e a princesa Mette-Marit da Noruega. Além da presença da realeza europeia e de outras partes do mundo, o funeral do Santo Padre foi marcado pela participação de líderes e representantes de 130 países e organizações. Entre eles, destacaram-se Donald e Melania Trump, Emmanuel e Brigitte Macron, Volodymyr Zelenskyy, Joe e Jill Biden, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni e Lula –250 mil fiéis estavam presentes!
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
NOVELAS
Ellen interrompe o casamento e implora que Abel cuide de sua filha, Sofia. Passam-se 7 anos. Sofia prega peças nas aspirantes a babá. Marlon e Leo relembram o passado. Marlon ouve o pedido de ajuda de Leo e corre para ajudá-la. Bárbara e outras mulheres acusam Leo de fraudar a venda das rifas.
HORÓSCOPO
• Áries
A batata frita, para o bife (Cul.) Conversar (bras.) Apara o pelo do animal Deteriorar; estragar
Casta; inocente Marcha de manobras
Mateus se afasta de dupla
Mateus, da dupla Jorge & Mateus, precisará se afastar temporariamente dos palcos após uma cirurgia de emergência no joelho. O procedimento ocorreu na quinta-feira (24), conforme comunicado oficial publicado nas redes sociais da dupla.
Durante a recuperação do cantor, Jorge seguirá com a agenda de shows já confirmada e assumirá as próximas apresentações sozinho.
A equipe da dupla tranquilizou os fãs e agradeceu o carinho e compreensão neste momento delicado. Ainda não há previsão oficial para o retorno de Mateus aos palcos.
Clarice diz a Juliano que descobriu a verdade. Maristela pressiona Juliano para resolver a situação de Clarice. Raimundo teme que Beatriz não possa ser sua garota-propaganda. Topete recupera a carta e a lambreta de Guto das mãos de Rodolfo. Juliano inventa para Clarice que foi ela quem tirou a vida de Valéria.
Celina tenta tranquilizar Heleninha, que se abala ao saber da chegada de Odete ao Brasil. Maria de Fátima diz a César que se tornará triatleta para se aproximar de Afonso. Fernanda não aceita o convite de André para jantar. Lucimar ameaça colocar Vasco na Justiça para pagar a pensão de Jorginho. Odete chega à casa de Celina.
Seja honesto e direto com os colegas. Se alguém não estiver se esforçando, diga isso a essa pessoa. Do contrário, isso continuará te consumindo. Não tenha medo do confronto. A tensão agora levará à paz.
• Touro
Prepare-se para estresse emocional e tensão de todos os ângulos. Você não está se sentindo forte ou eficaz. Não se pressione para alcançar grandes objetivos. Ao fazer isso, estará se preparando para a decepção.
• Gêmeos
Você está a todo vapor, então, não pare agora. Outras pessoas podem ficar para trás –não tente ajudá-las e carregar o peso delas. Isso só vai te atrasar. Você precisa se concentrar nas suas tarefas e em progredir.
• Câncer De muitas maneiras, o dia será uma continuação direta das dificuldades de ontem. Isso será inevitável. Tudo o que ficou inacabado deve ser concluído para que possa seguir em frente. Não é hora de desistir. Persevere.
• Leão
Você tem uma noção preconcebida de como as coisas são, baseada na sua própria perspectiva limitada. Isso coloca você em desvantagem quando se trata de comunicação e dinâmica geral. Abra os olhos.
• Virgem Você está ansioso para que o clima melhore, já que ontem estava pesado. Infelizmente, você não está livre de problemas. Seja paciente e compreensivo com as mudanças de humor dos outros, incluindo o seu.
"As (?) Ninjas", filme Colaborado; auxiliado
Vala Porção de fios enrolados
Item primordial do churrasco
(abrev.)
(abrev.)
Jogada do vôlei O 7o planeta (Astr.)
Bico de mamadeira (bras.) Sem ânimo
Empresa de Correios (sigla)
Defeito que faz o motor parar
Curar (?) Pires, atriz brasileira
Veículo de corridas Táxi, em inglês
Contudo; entretanto Sílaba de "raiva"
(?) preta: muito dinheiro
Citação (abrev.) Aí está (pop.)
Imposto de Renda (sigla) Televisão (red.) (?) das Cruzes, cidade paulista
Fruto verde usado em vitaminas
Que se comprometeu a casar
• Libra
Aproveite a fraqueza de outra pessoa. Alguém está se debatendo. Ele ou ela tem dificuldade para concluir uma tarefa ou se comunicar com outra pessoa. É a sua hora de intervir e mostrar que consegue compensar.
• Escorpião Você está ficando frustrado por não receber o reconhecimento que acha que merece. É provável que fique deprimido por isso. Tenha cuidado. Você não deve deixar sua autoestima depender dos outros.
• Sagitário
Você encontra um nicho maravilhoso para si mesmo. Ao analisar seus pontos fortes e capitalizá-los, poderá se colocar em uma posição vantajosa para o futuro. Pesquise mais e se aprofunde. Siga seus instintos.
• Capricórnio Trabalhe com paixão. Este não é o momento para hesitar. Não perca tempo e energia tentando tomar uma decisão: apenas tome uma e vá em frente. Abrace as tarefas com convicção e será recompensado.
• Aquário
As pessoas seguem sua liderança. Elas estão ouvindo porque sabem que você tem algo a dizer e que o que diz é a verdade. Certifique-se de que a direção seja sólida e que esteja dando conselhos e informações honestos.
• Peixes
Você precisa desistir para ganhar. Faça concessões para progredir em outras áreas. É hora de otimizar
o
Via urbana Pelica muito fina (pl.)
Velório de Francisco reuniu multidão no Vaticano
BRASILEIRÃO
Corinthians expõe falhas a Dorival e é goleado pelo Fla
AgênciA EstAdo
O Corinthians foi dominado pelo Flamengo em duelo pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Dorival Júnior, novo técnico corintiano, observou as falhas do time na derrota por 4 a 0 para os flamenguistas. O placar refletiu bem o contraste entre uma equipe consolidada e outra que roga por orientação.
Com a derrota, o time paulista continua na zona intermediária da tabela e se distancia do pelotão de frente, enquanto o Flamengo mantém a briga pela liderança contra o Palmeiras.
Com menos de um minuto, o Corinthians já era pressionado. Um Flamengo avassalador abriu o placar com 4 minutos jogados. Everton foi para cima de Matheuzinho. Havia muito espaço entre o lateral e os meias
CRF/Divulgação
Everton abriu o placar e Pedro anotou outros 2 gols na vitória sobre o Timão
corintianos. Foi ali que o atacante flamenguista infiltrou e bateu, ainda de fora da área, no canto esquerdo de Hugo Souza.
Goleada
O contraste entre os times indicava um placar maior por vir. Pedro atingiu a trave após
cobrança de escanteio. Do outro lado, somente aos 15min, Yuri Alberto deu o primeiro toque na bola. A confiança do Flamengo era sólida, enquanto o Corinthians se mostrou instável. Eram os cariocas que decidiam quando a bola iria acelerar ou não. Foi assim que Pulgar
BRASILEIRÃO A3
passou para Pedro, que encontrou Arrascaeta na entrada da área. O uruguaio não precisou de força para finalizar no canto direito de Hugo e ampliar no Maracanã.
Raniele recuou para Gustavo Henrique, que voltou para Hugo. O goleiro foi buscar o volante, mas entregou a bola para Pedro. O camisa 9 finalizou para um gol vazio e fez o terceiro. Após o gol, Memphis Depay saiu alegando dores na coxa após dividida com Léo Ortiz.
E o tom continuou no segundo tempo. Arrascaeta foi derrubado na área após driblar Coronado. O lance seguiu, mas Ramon Abatti Abel foi ao VAR para checar o contato e apontou pênalti. Pedro soltou uma bomba para transformar o placar em goleada.
Feminino do Operário vence de virada
osvAldo sAto gustAvo HEnn
Em uma partida emocionante e repleta de reviravoltas, o Operário estreou com o pé direito no Campeonato Brasileiro Série A3 Feminino, ao vencer o Operário de Várzea Grande (MT) pelo placar de 5 a 4. O confronto deste domingo (27), no Estádio Jacques da Luz, teve de tudo: expulsão, 2 viradas no placar e a marcação de 3 pênaltis, além de reclamação quanto à arbitragem.
O Galo começou a todo vapor, abrindo o marcador aos 7min com Brenda. No entanto, o time sul-mato-grossense viu o homônimo virar ainda na primeira etapa. Aos 18, Sara aproveitou escanteio para igualar o placar, e Victoria, aos 34, converteu uma penalidade máxima.
Na volta do segundo tempo, o Operário de Várzea Grande
ampliou aos 12, com Janiely. Com a vantagem no placar, o time de Mato Grosso recuou e viu, aos 24min, o panorama da partida começar a mudar, principalmente depois da expulsão de uma jogadora.
Vitória
Aissa converteu pênalti aos 29 e, aos 45, Ale deixou tudo igual Quando a torcida ainda comemorava o empate, os visitantes marcaram com um belíssimo gol de Janiely na saída de bola. No mesmo lance, a autora do gol se lesionou e o protocolo de concussão foi acionado.
Após o reinício, a emoção continuou. Aos 59 minutos, a árbitra assinalou outro pênalti para o Operário, desta vez por um toque de mão na área. Brenda, com frieza, converteu a cobrança. No abafa final, aos 62 minutos, Aissa garantiu a virada para o Galo da Capital.
Papo com Dorival Interino na goleada, o técnico Orlando Ribeiro revelou que conversou com Dorival Júnior antes e depois do jogo, mas não detalhou o teor do encontro. “Tivemos uma conversa natural falando sobre o jogo e até coisas nossas”, completou. Dorival Júnior será anunciado pelo Corinthians nesta segunda-feira, deve começar a trabalhar no dia seguinte e fazer sua estreia na quarta-feira (30), contra o Novorizontino, fora de casa, pela Copa do Brasil. Entregar o time ao novo técnico após uma goleada fez Ribeiro pedir desculpas, mas ele prevê uma recuperação rápida. “O Corinthians é muito grande. Temos que seguir agora com o professor Dorival, e tenho certeza que vão se recuperar o mais rápido possível”.
SÉRIE D
Galo só empata com o Monte Azul
O Operário não conseguiu sair com a vitória diante de sua torcida na segunda partida pela Série D do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo melhor que o Monte Azul, a equipe do interior paulista buscou o empate no segundo tempo na noite de sábado (26), no Jacques da Luz.
Kanela, de cabeça, abriu o placar no primeiro tempo, após rebote do escanteio cedido por “cera” do goleiro, que ficou mais de 8 segundos com a bola na mão, aos 30min. Mateus Bidick teve duas chances claras de gol na etapa final, mas não marcou.
O Operário sofreu o gol em chute de fora da área. Tagarela marcou aos 22 do segundo tempo. No segundo tempo, o Monte Azul controlou mais a partida, apesar dos contra-ataques do Operário. (Ari Theodoro e Gustavo Henn)