

‘Brasileiríssima’ e com parcerias, Havaianas viram protagonistas da moda de verão na Europa
PÁGINA 7

JOSÉ ABRÃO | PÁGINA 5
NO FIM DO TÚNEL? PÁGINA 8
Estudo entregue à Agesul aponta viabilidade de abertura parcial do Estádio Morenão

‘Brasileiríssima’ e com parcerias, Havaianas viram protagonistas da moda de verão na Europa
PÁGINA 7
JOSÉ ABRÃO | PÁGINA 5
NO FIM DO TÚNEL? PÁGINA 8
Estudo entregue à Agesul aponta viabilidade de abertura parcial do Estádio Morenão
Clube estava em processo de adequação quando aconteceu o acidente com morte, segundo o Corpo de Bombeiros
OPERAÇÃO GALENO | PÁGINA 5
Famácia é interditada em operação que apontou falsificação de receitas e venda irregular de medicamentos
CRIME ORGANIZADO | PÁGINA 6
Ex-mulher de líder do PCC é alvo de ação que cumpriu mandados no Octávio Pécora e no Jardim Nhanhá nesta quinta-feira
Moradores e JBS não fecham acordo em ações sobre ‘fedor’ SEM CONCILIAÇÃO | PÁGINA 3
JARDIM PRESIDENTE | PÁGINA 6 MS chega a 17 mortes e 7,8 mil casos de dengue SAÚDE | PÁGINA 4
Homem que matou ex a tiros é condenado
ThaTiana Melo
Foi publicada na manhã desta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, norma regulamentando a atuação de policiais militares como oficiais de Justiça no cumprimento de medidas protetivas. Policiais passaram por formação no Tribunal de Justiça.
O dispositivo “regulamenta a atuação dos policiais militares e civis habilitados na função de oficiais de justiça ad hoc no cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência em regime de plantão aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, por meio da intero-
SUBSTITUIÇÕES
perabilidade entre os sistemas do Poder Judiciário e da Segurança Pública, e dá outras providências”.
Neste mês foi iniciada a segunda turma de policiais em treinamento para atuar na área. De acordo com o TJMS, a capacitação conta com a participação de 88 policiais, é realizada na Ejud-MS e integra ações voltadas ao fortalecimento da atuação interinstitucional no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme acordo assinado pelo presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, e pelo Governo do Estado em maio deste ano.
Karina CaMpos
Cerca de 30 funcionários da Gol que atuam no Aeroporto Internacional de Campo Grande foram surpreendidos com o anúncio de demissão em massa pela companhia. A previsão é que uma equipe terceirizada assuma os cargos em breve.
A equipe foi pega de surpresa com o anúncio da gerência, feito em reunião online. Segundo um funcionário, que prefere anonimato, um dos trabalhadores têm 16 anos de carreira na companhia. Informações são de que apenas a manutenção regional deve continuar operando, enquanto os cargos de agente de supervisores, agente e auxiliar de aeroporto serão desligados.
“Não estamos cumprindo aviso ainda, mas fomos avisados. Porém, a empresa ain-
da não deu nada para assinarmos. Estamos trabalhando com o psicológico abalado depois da notícia. Eles [companhia] deram abertura para transferência para quem quiser ir para fora [de Campo Grande], para outros aeroportos que a Gol ainda opera”, descreveu uma integrante da equipe.
Companhia confirma
A Gol confirmou a demissão em massa de 30 funcionários e citou “transparência” na decisão com os trabalhadores.
A empresa justificou que conduziu o processo de forma “responsável” e “transparente”, sem gerar impacto aos serviços prestados aos passageiros.
Sindicato
A categoria acionou o sindicato, que tenta diálogo com a empresa. “Eles [sindicato] fa-
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330 Facebook Messenger: m.me/Midiamax
E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
Em nota, Gol confirmou demissão em massa de trabalhadores na Capital
lam que é demissão em massa. Então, vão brigar por benefícios por um ano, por exemplo, para que continuem pagando nosso plano de saúde. Terá reunião no dia 22 [de agosto], pedindo uma posição da Gol”, descreveu outra.
A categoria questiona o anúncio da demissão e sem previsão de desligamento. “Estamos numa posição bem conflitante. Estamos trabalhando sabendo que seremos demitidos. Isso pode até refletir na segurança nacional [referência ao trabalho ser executado com abalo psicológico], pois não é só em Campo Grande, há outras bases no Brasil que serão substituídas por terceirizados”. (Com Idaicy Solano)
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
FRONTEIRA
José Odalio Esquivel Maldonado, 26 anos, que tinha mandado de prisão por homicídio, morreu após confronto com a Polícia Nacional do Paraguai no bairro Cerro Memby, em Yby Yaú, Departamento de Concepción. O subtenente Cecilio Henríquez foi ferido e está em estado grave.
A vítima é cidadão paraguaio e teria atirado contra os policiais durante buscas. Maldonado era apontado como autor do assassinato do policial Cesar Arzamendia Ocampos, 26, domingo (17).
O criminoso teria assassinado o policial por ciúmes da ex, que mantinha relacionamento com Ocampos e enviado fotos para a namorada da vítima. (Marcos Morandi)
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você
Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para
comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou
Fábio oruê
Após lotar o mutirão da Semana Pauta Verde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com 200 ações pelo mau cheiro no bairro Nova Campo Grande, a JBS não levou proposta para tentar resolver o problema em diálogo com representante dos moradores.
A quinta-feira (21) marcou o último dia da leva de processos que moradores da região movem contra a empresa frigorífica no mutirão. Sete das oito salas de audiências foram palcos de tentativas de conciliação. Na quarta-feira (20), 100% delas foram preenchidas pelos casos “Moradores versus JBS”.
“Encerramos há pouco as audiências. A JBS não trouxe proposta para nenhum proces-
Moradores da região da Nova Campo Grande já convivem com o mau cheiro há 15 anos, mas entraram com ação há menos de dois para tentar uma solução do pro -
so, alegando que se faz necessário levantamento de provas, perícia, entre outros”, disse uma
blema crônico da região. Eles pedem danos morais e materiais, pois enfrentam a desvalorização dos imóveis.
Conforme a conciliadora Angela Hansen, os moradores acabam “presos” ao bairro, pois tentam vender os imóveis, mas não
das conciliadoras responsáveis pelas ações, Angela Hansen, ao Jornal Midiamax
conseguem — ou ainda precisam colocar um preço de venda muito abaixo do valor real da residência.
As petições trazem pedido para que a JBS resolva o problema. O mesmo pede o MPMS (Ministério Público de Mato Gros-
Fases iniciais
Os advogados alegam que as ações ainda se encontram nas
so do Sul), que entrou com ação contra o frigorífico após diversas denúncias e fiscalizações in loco.
A JBS recusou participar de audiências de conciliação durante os trâmites recorrentes das ações.
A piscina pública do Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo) ganhou sistema de aquecimento para garantir conforto durante as atividades desenvolvidas no local. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (21), junto com a entrega do novo uniforme dos atletas contemplados pelo programa Auxílio-Atleta, que agora traz a bandeira da cidade no peito. A cerimônia foi realizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), e fez parte da programação em celebração aos 126 anos da Capital. A iniciativa de aquecimento da piscina foi viabilizada por meio de uma parceria com as Federações de Judô e Basquete.
O sistema garante a continuidade das atividades aquáticas durante todo o ano, mesmo em dias frios. Atualmente, o Cemte conta com seis turmas de hidroginástica, atendendo 190 alunos, e 12 turmas de natação, com 170 inscritos, incluindo uma turma destinada a PCDs. São
18 oficinas aquáticas em funcionamento, que atendem cerca de 360 pessoas por semana.
Mais equipamentos
O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, ressaltou que o próximo desafio será levar os equipamentos de aquecimen-
fases iniciais, com pendências como provas, perícias e outros documentos associados a processos.
As tentativas de conciliação com a JBS começaram na terça-feira (19), no Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Justiça Restaurativa).
Segundo Hansen, a empresa alega que não tem culpa do mau cheiro na região, pois não tem responsabilidade sobre a lagoa que exalaria a podridão sentida pelos moradores — que movem cerca de 200 ações individuais na Justiça contra o frigorífico.
Os moradores são defendidos pelo advogado Wellington Biava. Sem consenso na audiência, os processos seguem os trâmites judiciais na 15.ª Vara Cível de Campo Grande.
Conforme a assessora de Projetos Especiais do Nupemec, Caroline Ascoli, dos 400 processos que entraram na pauta da Semana Verde, 200 eram contra a JBS. Ou seja, a empresa acabou lotando as audiências. (FO)
VILA MORUMBI
to para as piscinas dos demais parques da Capital. Ele também parabenizou os atletas e os pais pelo incentivo.
“É a primeira vez que entregamos para os atletas uma camiseta com as cores da nossa cidade. Representem a gente e levem a nossa bandeira ao pódio. Aos pais dos atletas, parabéns por incentivarem seus filhos no esporte”, frisou.
A prefeita Adriane Lopes (PP) ressaltou os avanços da cidade na área esportiva. Em relação ao uniforme, ela reforçou o orgulho da cidade.
“Queremos que as nossas crianças levem a nossa bandeira no peito. Queremos que vocês atletas amem a nossa Capital e nos representem por onde forem no Brasil e fora do país”, destacou.
Sábado (23), das 9h às 13h, a Clínica Bem Estar Animal e a protetora independente Jaqueline Cabanhas promovem uma Feira de Adoção de Cães e Gatos na Rua Spipe Calarge, 2.301, Vila Morumbi. Esta é uma oportunidade única para conhecer e adotar um dos 16 cães que Jaqueline resgatou de abandono e maus-tratos. A feira também terá gatos à espera de uma família. Os interessados devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência. Ao adotar, a família assinará um termo de responsabilidade. Todos os animais disponíveis foram avaliados e estão castrados ou têm a garantia de castração gratuita. (Osvaldo Sato)
SAÚDE
Aline MAchAdo
Desde o início de 2025, Mato Grosso do Sul registrou 7.865 casos de dengue, 17 mortes e 13.361 suspeitas de infecção pela doença. Os dados constam no boletim epidemiológico referente à semana 33 de monitoramento, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (21).
Conforme a SES, as informações consideram levantamentos registrados até 16 de agosto. A Secretaria de Estado de Saúde informa que outros sete óbitos permanecem em investigação e podem ter sido em decorrência da doença.
Até o momento, há registros de mortes por dengue em Água Clara e Miranda (dois óbitos em cada cidade), e em Aquidauana, Aparecida do Tabo -
SES/Divulgação
Combate aos focos do Aedes aegypti continua a ser a estratégia mais eficaz no enfrentamento à dengue
ado, Campo Grande, Coxim, Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Nova Andradina, Paranhos, Ponta Porã, Ri-
bas do Rio Pardo e Três Lagoas (um por município).
O último óbito por dengue foi registrado em Ribas do Rio
Pardo no dia 22 de junho. A paciente tinha 12 anos e não apresentava histórico de comorbidades.
Com 575 confirmações da doença, Ivinhema é a cidade com maior número de casos de dengue em 2025.
Campo Grande aparece no quarto lugar da lista, com 451 diagnósticos positivos para a doença.
Vacinação
Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde um total de 241.030 doses do imunizante. Até o momento, 181.578 pessoas foram imunizadas. O esquema vacinal abrange duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue dentro do grupo de 6 a 16 anos.
Bairros de Campo Grande registraram chuva na manhã desta quinta-feira (21) pelo segundo dia. A previsão indica queda nas temperaturas na próxima semana, pela influência de uma frente fria, aliviando o “veranico”.
Segundo o Cemtec, até o fim de semana, Campo Grande e cidades do sul do Estado podem registrar chuvas e tempestades acompanhadas de raios, devido ao avanço de uma frente fria.
São previstos acumulados de chuvas que podem superar
Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros).
Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136
os 30 milímetros em 24 horas, principalmente na metade sul do Estado. Após a passagem deste sistema meteorológico, haverá queda acentuada nas temperaturas, com valores entre 8 e 10 °C. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo dos 8 °C.
EM APURAÇÃO
De acordo com o Climatempo, podem ocorrer temporais com granizo. A chuva pode cair forte, com risco de temporais e fortes rajadas de vento em cidades do extremo sul do Estado. A previsão indica que, no domingo (24), a chuva deve se
Uma aluna da Reme teria borrifado spray de pimenta nos colegas durante a saída das aulas. A situação foi denunciada por pais de estudantes que estavam no local.
O fato aconteceu na terça-feira (19). Os estudantes saíam da escola quando uma colega do 8.° ano teria borrifado o spray de pimenta no corredor de acesso à saída. Os alunos teriam entrado em pânico e os que foram atingidos ficaram com o rosto vermelho. “Não chamaram a polícia. Muitas crianças foram atingidas porque isso aconteceu no corredor, dentro da escola, na hora da saída. A escola estava um caos. As crianças estavam com o rosto vermelho. Ficou
todo mundo revoltado”, afirmou a mãe de um dos alunos.
A Secretaria Municipal de Educação informou que “um aluno da Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz borrifou spray de pimenta no corredor da unidade”, afirmou.
Em nota, a Secretaria diz que faz o “levantamento das informações e adotando as providências cabíveis, em conformidade com o regimento escolar e as normativas da Rede Municipal de Ensino”.
A Semed diz que “medidas de prevenção e orientação continuarão sendo realizadas para garantir um ambiente seguro e de aprendizagem para todos os alunos”. (Aline Machado)
aproximar da região sul. Entretanto, os termômetros devem permanecer altos na maior parte do Estado, principalmente na região pantaneira e norte. No domingo, a máxima deve chegar a 30 °C em Campo Grande. (Karina Campos)
FIOCRUZ
Casos de SRAG estão em queda
Dados do boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgados nesta quinta-feira (21), apontam que o número de casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) continua em queda em Mato Grosso do Sul.
A análise, que compreende o período de 10 a 16 de agosto, coloca Mato Grosso do Sul em um grupo de 18 Estados com incidência de SRAG em níveis de alerta, mas sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
O boletim não identificou um aumento significativo de SRAG em Mato Grosso do Sul ou em Campo Grande. No Centro-Oeste, apenas Mato Grosso e Cuiabá tiveram aumento. (Osvaldo Sato)
JOSÉ ABRÃO
ThaTiana Melo
O clube na Avenida Dom Antônio Barbosa, no José Abrão, onde um adolescente de 15 anos se afogou e morreu na Santa Casa nesta quarta-feira (20), foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.
O jovem estava acompanhado do tio e de dois amigos, quando ocorreu o incidente.
Conforme informações dos bombeiros, o clube estava em processo de adequação. Sobre o salva-vidas, as normas são regidas, segundo os bombeiros, pela Norma Técnica 44, na qual é recomendado que os clubes possuam um salva-vidas a cada 1.250 m² de lâmina de água.
Quando o campo visual estiver obstruído, o deslocamento for comprometido por barreiras físicas, ou a distância entre as piscinas for maior do que 30 metros, outro socorrista deve-
rá ser acionado para atender à demanda do espaço.
Afogamento O jovem estava sedado no hospital após o afogamento, mas não resistiu. O pai do menino
disse ao Jornal Midiamax, um dia após o afogamento, que registraria boletim de ocorrência contra o local, já que não havia ninguém para salvar o filho dele quando o adolescente se afogou.
A polícia investiga se médicos estariam envolvidos no esquema de venda de medicamentos proibidos com falsificação de receitas em Campo Grande. O dono de uma farmácia nas Moreninhas acabou preso na manhã desta quinta-feira (21), durante a Operação Galeno.
Ele relatou que o garoto foi com o tio e os primos para o clube e pagou para entrar no local.
Os banhistas Jean Souza da Silva, de 42 anos, e Carlos Eduardo Ramalho, de 22, entraram na piscina para salvá-lo. Segun-
do os clientes, não havia salva-vidas no local.
Outro cliente, que se identificou como médico, iniciou a reanimação, fazendo massagem cardíaca no adolescente. O Corpo de Bombeiros encaminhou o jovem para a Santa Casa.
Protocolos
O clube informou mudar os protocolos de segurança e o acesso às áreas do clube após o afogamento do adolescente. “O Tênis Clube de Campo Grande, vem a público manifestar sua profunda consternação pelo acidente ocorrido em suas dependências no último domingo (17)”, informou em nota. “Como medida imediata, a diretoria determinou reforço nos protocolos de segurança e revisão dos procedimentos de acesso às áreas de lazer, visando garantir a integridade de todos os frequentadores”, prosseguiu o comunicado.
ção. As buscas foram feitas em farmácias, distribuidoras e associações filantrópicas.
Além da apreensão de medicamentos proibidos, foram flagrados comércios sem alvarás e medicamentos armazenados inadequadamente.
A polícia contabiliza a quantidade de medicamentos apreendidos, entre anabolizantes e comprimidos de Ozempic. Três celulares também foram apreendidos durante a opera-
Conforme informações, a venda de medicamentos era feita na rua, para qualquer pessoa, sem necessidade de receita. Na farmácia das Moreninhas, os policiais encontraram anabolizantes e alimentos vencidos. Tudo foi apreendido.
Grupo com 500 membros Um grupo de WhatsApp com cerca de 500 membros foi monitorado por cerca de 1 ano pela polícia. Nele, foi descoberto que os integrantes faziam livre comércio de medicamentos, tanto restritos sem receita quanto aqueles providos de receituário. (TM)
Dupla de ladrões de motocicletas, denunciada pelo Jornal Midiamax na tarde de quarta-feira (20), fez mais uma vítima em Campo Grande. Conforme apurado, eles furtaram três motocicletas em menos de duas horas.
Em vídeo gravado por câmera de segurança, é possível ver
duas motocicletas estacionadas na calçada de um comércio. A dupla chega e o garupa vai em direção aos veículos.
O homem tenta ligar uma motocicleta, mas não consegue. Então, tenta a que está ao lado. A ação dura menos de um minuto.
Conforme uma das vítimas, que preferiu não se identificar, após o furto, ela começou a rece-
ber ligações de um número desconhecido, pedindo um resgate de R$ 2.000 pelo seu veículo.
Caso anterior
A ação dos autores teve início no Jardim Parati, por volta das 11h30, quando a dupla furtou uma motocicleta Yamaha Fazer azul. As imagens das câmeras de segurança mostram os criminosos agindo de forma coordenada.
Primeiro, eles foram flagrados circulando pela região do Jardim Antártica – na região do Jardim Leblon – em uma Honda Fan preta, que seria usada no furto seguinte. Depois, ambos reaparecem, cada um em uma motocicleta diferente, sendo que a Fazer já se encontrava posse da dupla de criminosos.
Pouco depois
Já o segundo crime ocorreu pouco mais de uma hora depois, por volta das 12h30, no Jardim Antártica. Câmeras de segurança flagraram a mesma dupla, com as mesmas roupas e capacetes, levando a Fan preta que haviam usado no primeiro crime, assim como um Fan vermelha, que estava estacionada na calçada.
Claudinei Aparecido da Silva, 29 anos, foi condenado a 37 anos de prisão pelo feminicídio da ex-esposa, Lucilene Freitas dos Santos, de 33, no Jardim Presidente. O acusado foi a júri popular na manhã desta quinta-feira (21), na 1.ª Vara do Tribunal do Júri.
A mulher foi assassinada na noite de 10 de outubro do ano passado, com um tiro na cabeça, após um churrasco que celebrava o aniversário de um dos filhos do casal. Em plenário, Claudinei disse que a arma disparou acidentalmente.
“Ela [revólver] disparou e acertou minha esposa. Quando vi, ela tava caída no chão”. No entanto, o acusado não soube explicar como a arma teria sido disparada.
O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e autoria dos delitos de feminicídio consumado, com a incidência da causa de aumento de pena por ter sido o crime praticado na presença física de descendentes
JARDIM NHANHÁ
da vítima; além do porte ilegal de arma de fogo. Ele afastou as teses defensivas, de modo que o acusado foi condenado por feminicídio consumado e porte ilegal de arma de fogo.
Durante o júri presidiado pelo juiz Carlos Alberto Garcete, o réu Claudinei foi condenado a 37 anos de prisão, em regime fechado.
Três dias foragido Claudinei Aparecido da Silva foi preso no dia 13 de outubro de 2024 por policiais do Batalhão de Choque. Ele foi preso na casa de um primo, de 26, no Estrela Dalva. Com eles, foram apreendidos um revólver Colt calibre .32, uma munição de mesmo calibre e dois aparelhos celulares.
Aos policiais, quando foi preso, ele contou que era casado há 14 anos com a vítima. Disse ainda que o disparo foi acidental.
Depois do crime, ele teria fugido para a casa do pai, no Campo Belo, e pediu abrigo para o primo, na Vila Bosque da Esperança, onde os dois foram presos.
Jaqueline Maria Afonso Amaral, ex-esposa do líder do PCC e braço direito de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi alvo da Polícia Federal durante a Operação Fruto Envenenado, na manhã desta quinta-feira (21). Foram cumpridos mandados no Jardim Nhanhá e no Octávio Pécora.
Jaqueline é ex-esposa de Júlio Guedes, o “Julinho Carambola”. Investigações apontam que Jaqueline teria recebido quase
R$ 3 milhões entre 2018 e 2022 para sustentar uma vida de luxo.
Para ocultar a origem ilícita dos bens, foram utilizadas contas bancárias e nomes de parentes e amigos próximos.
Foram apreendidos celulares, cerca de 60 munições e veículos de luxo, como um Jeep Compass e uma BMW. Uma residência na esquina das Ruas Antônio Bittencourt Filho e Novo Horizonte foi alvo dos agentes federais. (Thatiana Melo)
cumpriu mandados no Jardim Nhanhá e no Octávio Pécora
O comandante da PMA de Amambai, preso em operação da Polícia Federal na quarta-feira (20), foi apontado como uma espécie de “contador” do grupo criminoso.
Segundo a Polícia Federal, o comandante foi preso em fla-
grante porque, na casa dele, foi encontrado um quilo de maconha. Além da droga, foram apreendidas uma motocicleta Harley-Davidson e uma caminhonete Toyota SW4.
Conforme a PF, o militar é suspeito de movimentar dinheiro
do grupo criminoso. O comandante recebia os valores e fazia pagamentos ligados ao tráfico. Um empresário do ramo de piscinas também foi alvo da ação. Os agentes apreenderam uma caminhonete Cherokee blindada e um Chevrolet Ônix.
Jovem de 28 anos foi presa na noite de quarta-feira (20) por tentativa de feminicídio contra a mãe, de 48, em Ponta Porã. A mulher lavava roupas quando recebeu choques de um taser. A autora ainda esfaqueou a mãe no peito. A vítima foi socorrida. (TM)
Homem de 40 anos foi preso na quarta-feira (20), em Aparecida do Taboado, por maus-tratos contra um cachorro. Uma vizinha fez a denúncia à polícia. O homem, com um canivete e sem material ou cuidado cirúrgico, castrou o animal após se irritar com latidos. O cão foi resgatado. (TM)
A Polícia Militar apreendeu uma carga de folhas de coca em um ônibus em Bataguassu. O veículo saiu de São Paulo (SP) com destino a Corumbá. No bagageiro, policiais encontraram sacolas sem etiquetas de identificação com a planta. O material totalizou 300 kg de folhas. (Adriel Mattos)
Policiais do DOF apreenderam, na terça-feira (19), em Santa Rita do Pardo, 2,7 toneladas de maconha em um caminhão com ovos. Dois homens foram presos. O DOF recebeu denúncia pelo telefone 0800647-6300. (Marcos Morandi)
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e bloqueados bens avaliados em R$ 263 milhões. A operação decorre de grandes apreensões de cocaína realizadas nos anos de 2022 e 2023, em Dourados. (TM)
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Le BLog Maria antonia
As Havaianas estão realmente fazendo sucesso na Europa durante o verão, tornando-se um acessório de moda bastante popular e desejado.
A marca, conhecida por sua identidade brasileira, tem investido em colaborações com marcas de luxo e iniciativas como a “House of Havaianas”, que reforçam sua presença e atraem a atenção de influenciadores e celebridades.
As Havaianas se tornaram um item de destaque nas passarelas de moda como a de Dolce & Gabbana, Zara e Guimagas.
A marca brasileira, conhecida inicialmente por seus chinelos de praia, foi elevada ao patamar de item de luxo e desejo fashion.
Escolha de personalidades
Ícone global de moda e influência, Kylie Jenner foi flagrada com as amigas usando diversos modelos da Havaianas durante o verão europeu, reforçando a marca como referência global de tendência que marcou as passarelas das semanas de moda.
Inclusive, nos últimos dias, a marca foi alvo da influenciadora Hailey Bieber, que adicionou no kit de verão da sua marca Rhode um par de Havaianas amarelas, compondo o mood da estação.
Leo enfrenta Jaques. Jaques sonha com Olívia. Sofia arma para Jaques. Samuel comenta com Rosa as atitudes de Jaques na fábrica. Danilo alerta Jaques sobre a movimentação das funcionárias da Boaz. Com a ajuda de Filipa, Leo, Sofia e Denise, Rosa organiza um baile. Rosa confunde Jaques com Josef.
HORÓSCOPO
• Áries
Fotos: Divulgação
Recentemente, a filha da modelo Kate Moss, Lila Grace Moss, também foi flagrada usando seu par de Havaianas em viagem com a mãe.
Além disso, nomes como Leandra Medine e Anastasia Karanikolaou publicaram em suas redes sociais fotos usando chinelos da marca enquanto viajam pela Europa.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
Araújo e Celso enfrentam uma multidão revoltada com os biscoitos de má qualidade.
Zulma ameaça mandar Simbá para o reformatório. Zé dos Porcos e Maria Divina perdem as esmeraldas, que são comidas pelos porcos. Alarico alerta Candinho sobre a farinha usada por Celso e Araújo nos biscoitos.
Afonso expulsa Maria de Fátima de casa e termina a relação com ela. Odete tem embate com Maria de Fátima, que conta que Celina é sócia de Raquel. Marco Aurélio manda Freitas demitir César. Ivan é liberado da cadeia. Odete ameaça contar sobre a sociedade de Celina e Raquel se a irmã não vender a parte dela na Paladar.
Seja gentil com seus colegas e, principalmente, consigo mesmo. Você tenderá a ser muito crítico em relação ao seu trabalho, algo que é autodestrutivo. Dê um tempo a si mesmo e perceba que é aceitável cometer erros.
• Touro
Sua força de vontade geralmente é útil para obter fatos e chegar ao cerne de qualquer situação. Hoje, porém, você precisa adotar uma abordagem relaxada. Seja gentil em vez de invasivo para obter informações.
• Gêmeos
A semana termina muito bem para você. A energia flui de todas as direções. Acontecimentos sincrônicos não ocorrem “por acidente” São sinais de que algo deveria existir. Não existe coincidência.
• Câncer
A semana caminha para terminar devagar e é provável que você fique atolado com problemas emocionais. Faça o possível para se concentrar no presente, em vez de se deixar levar pelo passado ou por fantasias.
• Leão
Insights psíquicos repentinos podem surgir, mas você pode ficar confuso sobre o significado deles. Às vezes, registrar suas ideias pode trazer à luz o significado de um insight. Se isso não ajudar, guarde suas anotações.
• Virgem É difícil elaborar um plano sólido quando o ambiente está em constante mudança. Muitas informações chegam, mas algumas entram em conflito com o que outras pessoas dizem. Não tire conclusões precipitadas.
www.coquetel.com.br
Colocado em fuga
Premiada atriz do filme "Ainda Estou Aqui"
Desportista como Conor McGregor
Exercício para o corpo
Bosque; floresta Admite apenas dois divisores (Mat.)
Rotular (o frasco) Sílaba de "rancho"
Pavimentos de um prédio Massa (símbolo)
Grupo como a Cruz Vermelha
Técnica de descida no montanhismo
Que têm preços altos
Proporção de álcool na bebida
Traje das taitianas Divisão da idade
Situação da loja que voltou a funcionar
Terminação da 2a conjugação (Gram.)
"A Tarde É (?)", programa da TV (?)-graduação, grau acadêmico
Moradores do zoológico
Banho a vapor Título (abrev.)
Caixa de madeira (?) Rosa, compositor Rato, em francês Malvado; perverso 502, em romanos Agendar
e do Som (sigla)
1a vogal Ácido da
A centésima parte do metro Oswaldo de Oliveira,
Mem de (?), figura histórica
Mateus (?), ator brasileiro
riedade Um, em inglês Por (?): por enquanto
3/one — ong — rat. 5/pareô. 9/etiquetar. 11/número primo.
• Libra Procure colocar um aquário ou uma minifonte perto da sua mesa, caso não tenha uma. Ter água por perto será relaxante para você. Você ficará mais calmo, focado e eficiente em tudo aquilo que precisa realizar.
• Escorpião Independentemente do seu gênero, confie na “intuição feminina”. Se você é mulher, ouça sua voz interior. Isso o guiará na direção certa. Se é homem, ouça atentamente o que as mulheres ao seu redor estão dizendo.
• Sagitário
Não repita os mesmos erros duas vezes. Olhe em sua memória e pense em quando você lutou batalhas semelhantes. Você está muito mais sábio agora. Ajuste o curso para evitar uma armadilha que você já viu antes.
• Capricórnio
Não gaste tanto tempo se preparando a ponto de se atrasar. Uma aparência ligeiramente desgrenhada é melhor do que nenhuma aparência. Engula seu orgulho. Você já parece melhor do que quase todo mundo.
• Aquário
A boa sorte o acompanhará. Se alguém oferecer uma mão amiga, não seja cético. Seja confiável. Isso faz parte da boa sorte que você merece. Você ganhou essa mão amiga graças a todas as que deu aos outros.
• Peixes
Termine a semana devagar. Não é hora de tomar medidas repentinas ou decisões importantes. Você pode estar com um humor preguiçoso. Controle
OsvaldO satO
Anseio da comunidade esportiva local, a reabertura do Estádio Pedro Pedrossian, o “Morenão”, ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (21) com a entrega do estudo preliminar da Agesul (Agência de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).
Originalmente, o estádio possuía capacidade para mais de 44 mil torcedores. Uma das possibilidades previstas no estudo é a reabertura parcial, com capacidade limitada a 16 mil espectadores. Outras formas de reabertura também serão avaliadas.
LIBERTADORES
Área interna do Morenão está interditada. Salas são utilizadas pela UFMS
O documento faz parte dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento da Reforma do Estádio, liderada pelo deputado
O sonho do bicampeonato da Copa Libertadores acabou para o Botafogo. Na noite desta quinta-feira (21), o time carioca foi até o estádio Rodrigo Paz Delgado para encarar a LDU, pelo segundo e decisivo duelo das oitavas de final, e acabou derrotado por 2 a 0, gols de Villamíl e Alzugaray, sendo eliminado do torneio continental. O time de Quito será o ri-
val do São Paulo nas quartas. Após vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o time carioca precisava apenas de um empate, mas foi dominado. A LDU chegou a uma invencibilidade de 27 jogos em casa e agora se prepara para encarar o São Paulo nas quartas de final, com a decisão da vaga sendo disputada na capital paulista. (Agência Estado)
Pedrossian Neto (PSD), e detalha as intervenções necessárias para que o estádio volte a receber jogos de futebol.
Durante reunião nesta quinta-feira, representantes do governo e o deputado se encontraram com o coronel Claudiney Quintana, do Corpo de Bombeiros, para discutir os requisitos de segurança. Entre as exigências, estão obras de acessibilidade, instalação de corrimãos, adequação das saídas de emergência; melhorias na parte elétrica; e implantação de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
Apoio da CBF Na reunião, apresentou-se ainda previsão de entrega de um estudo mais detalhado, que
deve ser apresentado no início de setembro.
Na semana passada, o deputado também se reuniu com o presidente da Federação de Futebol do Estado, Estévão Petrallás, que sinalizou que a CBF se disponibilizou a ajudar com eventuais recursos para uma reforma inicial.
“O Mato Grosso do Sul é o único Estado que não tem estádio, os outros 26 têm. Estamos em pleno 2025 com o Estádio Morenão completamente abandonado. Para gente poder voltar a ter o nosso futebol brilhando, a gente precisa reabrir”, conclui o deputado.
Um sonho se tornou realidade para o jovem atleta Luiz Villar. Aos 14 anos, o campo-grandense foi convocado para o Time Brasil BRB de Beach Tennis (a seleção brasileira), que disputará o ITF Beach Tennis Pan-American Championship entre os dias 25 e 28 de setembro, em Caraguatatuba (SP). Ele é o primeiro atleta de Mato Grosso do Sul a ser chamado para a seleção da modalidade.
Villar, que compete na categoria Sub-14, é uma das apostas do capitão Marcus Ferreira para o torneio. A convocação é o resultado de uma trajetória de dedicação e esforço que, em pouco tempo, levou-o para a seleção brasileira.
A história de Luiz no beach tennis começou de forma inesperada. Em abril de 2023, um professor de vôlei de areia e beach tennis, que o conhecia do condomínio, fez um convite para que ele treinasse a fim de compor uma equipe de Sub-14. Na época, Luiz, era jogador de futsal.
Em maio do mesmo ano, com 12 anos, disputou seu primeiro torneio e, a partir daí, se apaixonou pelas competições. Ele intensificou os treinos e participou de torneios, culminando no título sul-mato-grossense em 2024, que o levou à Copa das Federações.
Mudança para São Paulo
Em 2025, a carreira de Luiz decolou. Ele participou de uma seletiva em Campinas (SP) e, entre mais de 30 inscritos, foi o único selecionado para um ano de treinamento e patrocínio. Diante da oportunidade, a família tomou uma decisão crucial: o pai, Luiz Fernando, mudou-se com o filho para Campinas (SP), para dar todo o suporte necessário aos treinos.
“Eu e Melissa [mãe] sempre acreditamos no seu potencial e, por isso, tomamos uma grande decisão: mudar para Campinas, a fim de que ele pudesse treinar em alto nível,” conta o pai. “O resultado dessa disciplina e determinação está aí: a convocação para defender o Brasil no Pan-Americano. E a jornada não para por aqui — agora, o foco é claro: lutar por uma medalha de ouro.”
Em seis meses, Luiz Villar saltou do 10.º para o 3.º lugar no ranking da Confederação Brasileira de Tênis no Sub-14.
Torcida da família
Seu irmão, Matheus Pagliari Villar, comemorou a convocação e reforça a torcida pelo garoto. “Eu fico imensamente feliz com essa conquista almejada pelo meu irmão. Ele se dedicou muito, treinou, praticamente morou na arena; batalhou por cada lance nos games; jogou a energia lá em cima quando estava mal no jogo e voltou mais forte,” diz Matheus.
“No beach tennis, ele ama o que faz, joga até contra adultos na categoria A e na B, sempre indo pra cima. Eu torço muito para que ele continue sempre encarando de frente seus oponentes de quadra e desafios da vida”, completou. (OS)