

Relíquia no armário: pratos marrons da Duralex viram objeto de desejo entre colecionadores
PÁGINA 7
AOS 11 ANOS
Prodígio de MS, judoca coleciona medalhas e busca apoio para disputar o Campeonato Brasileiro
8

COLETIVO | PÁGINA 4

Relíquia no armário: pratos marrons da Duralex viram objeto de desejo entre colecionadores
PÁGINA 7
AOS 11 ANOS
Prodígio de MS, judoca coleciona medalhas e busca apoio para disputar o Campeonato Brasileiro
8
COLETIVO | PÁGINA 4
Gestão de Adriane Lopes recorreu para tentar evitar reajuste do passe; multa por descumprimento é de
TAQUARUSSU | PÁGINA 5
Bope é acionado após morador encontrar suposta bomba. Artefato era uma garrafa pet com pedras
INCÊNDIOS | PÁGINA 4
FILIAÇÃO | PÁGINA 3
‘Fortalece
caminhada’,
afirma
Adriane sobre Riedel no PP
Incêndios se espalham pela Capital em dia de baixa umidade e ventos de 55 km/h SEM INVESTIGAÇÃO | PÁGINA 2
Câmara arquiva pedido de CPI da Santa Casa
INAUGURADO | PÁGINA 4 Ministra entrega Centro de Artes no Parque do Lageado
DECISÃO | PÁGINA 5 Juíza manda Dnit reativar radares nas rodovias
‘MAU CHEIRO’ | PÁGINA 2
JBS não propõe acordos em conciliações com moradores
JARDIM AUXILIADORA | PÁGINA 6
Homem é morto em confronto com a polícia
Fábio oruê
Responsável por metade dos processos na Semana da Pauta Verde, que acontece entre segunda (18) e sexta-feira (22), a JBS não ofereceu acordo para tentar resolver o mau cheiro que atormenta os moradores do bairro Nova Campo Grande — o mutirão busca o consenso entre as partes.
As tentativas de conciliação começaram nesta terça-feira (19), mas acabaram infrutíferas, conforme a conciliadora Ângela Hansen, que há 10 anos atua no Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Justiça Restaurativa no Estado).
Segundo ela, a empresa alegou nas audiências que não tem culpa do mau cheiro na região, pois não tem responsabilidade sob uma lagoa que exalaria a podridão sentida pelos moradores — que movem cerca de 200 ações individuais na Justiça contra o frigorífico.
“Não tem possibilidade de
acordo. A JBS está vindo sem proposta para as audiências. Eles alegam que já responderam à contestação e que vão deixar o processo seguir”, afirmou a conciliadora.
Problema antigo
Moradores já convivem com o mau cheiro há mais de uma
década, mas entraram com ação há menos de dois anos para tentar dar um basta no problema crônico. Eles pedem danos morais e materiais, pois enfrentam a desvalorização dos imóveis. Conforme a conciliadora, os moradores acabam “presos” ao bairro, pois não conseguem vender os imóveis — ou precisam
colocar um preço muito abaixo do valor real da residência. As petições trazem pedido para que a JBS resolva o problema. O mesmo pede o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que entrou com ação contra o frigorífico após diversas denúncias e fiscalizações in loco.
Conforme a assessora de Projetos Especiais do Nupemec, Caroline Ascoli, dos 400 processos na Semana Verde, 200 são contra a JBS. Inclusive, 100% das audiências de conciliação marcadas para esta quarta-feira (20), nas 8 salas do Nupemec, são de ações da JBS. Entre 8h e 12h, 96 tentativas de entrar em consenso serão feitas. Os moradores são defendidos pelo advogado Wellington Biava. Na quinta-feira (21), 7 das 8 salas também ficam reservadas para as conciliações entre moradores e JBS. Sem consenso na audiência, os processos continuam. Para Ângela Hansen, não há como prever a próxima “bateria” de ações por vir. A JBS recusou participar de audiências de conciliação durante os trâmites recorrentes das ações. (FO)
SAÚDE
AnnA Gomes
Pedido de CPI para investigar o rombo financeiro da Santa Casa, o maior hospital de Mato Grosso do Sul, foi arquivado pela Câmara Municipal.
A CPI foi solicitada por 14 vereadores, mas há alguns dias teve parecer favorável ao arquivamento pela Procuradoria-Geral da Casa. O propositor da comissão, vereador Rafael Tavares (PL), disse que tentaria buscar outros meios para voltar a co-
locar a proposta na Casa, mas, nesta terça-feira (19), adiantou ao Jornal Midiamax que as razões para o arquivamento giram em torno da legitimidade da investigação.
Falta de transparência
O requerimento, protocolado em 10 de junho, foi assinado pelos vereadores Leinha (Avante), Wilson (Avante), Ana Portela (PL), André Salineiro (PL), Jean Ferreira (PT), Júnior Coringa (MDB), Maicon Nogueira
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax
E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
(PP), Marquinhos Trad (PSD), Professor Juari (PSDB), Fábio Rocha (União Progressista), Neto Santos (Republicanos), Flávio Cabo Almi (PSDB), Dr. Lívio (União Progressista) e o próprio Rafael Tavares.
A principal alegação dos parlamentares era a falta de transparência da entidade filantrópica, que afirma operar com um déficit de R$ 13 milhões mensais nos atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde).
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
MARCO TURÍSTICO
Representando os processos da aviação, como a decolagem e pouso, os tuiuiús na Praça Brigadeiro Faria Lima foram entregues. O monumento Pantanal Sul, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, retorna como ponto turístico da cidade, após R$ 300 mil em investimento.
O artista plástico Cleir Avila contou que utilizou a memória para reconstruir os gigantes que representam o Pantanal, 25 anos após a primeira
escultura. Ele explicou que haverá necessidade de manutenção a cada quatro meses, pois a estrutura tem menos de dois meses e tende a se abalar, diante da velocidade do vento na região. Houve poucas mudanças na estrutura, como a eliminação do espelho d’água que acumulava focos de mosquitos. Agora, os tuiuiús estão no gramado. Também foi entregue o relógio da Orla do Aeroporto, mantido pelo Sicredi, parceiro da obra. (Karina Campos)
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone
DânDara Genelhú
A prefeita Adriane Lopes (PP) viajou nesta terça-feira (19) para Brasília para participar da filiação de Eduardo Riedel ao Progressistas. A chefe do Executivo de Campo Grande disse que o movimento “fortalece a caminhada” em defesa da Capital.
“Momento muito importante”, disse, sobre a filiação de Eduardo Riedel. Tucano por 20 anos, ele deixou o PSDB após enfraquecimento nacional da sigla e aceitou convite da senadora e presidente do PP-MS, Tereza Cristina, para integrar o grupo de progressistas.
Adriane afirmou que, com a filiação, “seguimos fortalecendo nossa caminhada em defesa de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul”.
Apoio do PP
Em 2022, a senadora do PP intercedeu junto a Jair Bolso-
Tereza Cristina, Eduardo Riedel e Adriane Lopes, durante convenção que confirmou a filiação do governador ao PP
naro para que o ex-presidente se mantivesse neutro no segundo turno das eleições para governador em Mato Grosso do Sul. A intenção era que Bolsonaro não mantivesse o apoio demonstrado no primeiro tur-
no ao outro candidato, Capitão Contar (PRTB).
Em 2024, Riedel gravou vídeo ao lado da senadora Tereza Cristina para demonstrar apoio a Adriane Lopes no segundo turno das eleições em 2024.
A senadora Tereza Cristina (PP) prometeu, em convenção nacional do Progressistas nesta terça-feira (19), fortalecer a bancada federal de Mato Grosso do Sul com candidatos que estejam alinhados às ideias do PP nas Eleições em 2026.
Em evento que confirmou a federação PP-União Brasil, em abril deste ano, a senadora e colegas teceram várias críticas ao Governo Federal, e ela defendeu o que chama de “choque de prosperidade”. A federação foi formalizada na tarde desta terça-feira.
“Defendemos esse choque de prosperidade, mirando um país que busque realização plena do seu grande potencial. Eduardo, você é muito bem-vindo no Progressistas. As próximas eleições serão difíceis, mas o progressista, no meu Estado, eu tenho certeza, presidente Ciro [Nogueira] e colegas, nós faremos uma bancada de deputados federais comprometidos com a ideologia do nosso partido” afirmou Tereza Cristina nesta terça.
A ida de Eduardo Riedel para o Progressista acontece após o convite de Tereza Cristina. Os políticos estiveram alinhados politicamente nas últimas eleições.
O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, disse que o governador “será uma grande estrela do Progressista”. Riedel assume uma vice-presidência do PP.
“Agradeço muito ao meu partido anterior, o PSDB, porque foram 20 anos de conversas e principalmente ações em torno de uma agenda para o Brasil, Tereza. E que o Brasil
Reforço de bancadas
O debate sobre as bancadas federais tem sido ponto de atenção dos partidos, visto que o número de cadeiras no Congresso Nacional define a quantidade de recursos do fundo eleitoral e o tempo de propaganda em rádio e TV, elementos cruciais para uma campanha robusta.
mudou. O Brasil, nesses últimos anos, ele está num momento absolutamente crítico de decisão dos seus rumos, e eu me sinto muito confortável de vir ao PP e encontrar um grupo de lideranças políticas que carrega, dentro dos seus valores, da sua diretriz essencial, os mesmos que eu carrego e que eu aprendi a ter na minha vida pública”, afirmou Riedel.
“A filiação do governador ao Progressista é uma contribuição fundamental ao fortalecimento do nosso partido no Mato Grosso do Sul e no Brasil”, destacou Tereza Cristina. (TG)
Durante passagem por Mato Grosso do Sul, na segunda-feira (18), o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, discutiu com lideranças regionais os planos para 2026. O ex-governador de Goiás quer manter os deputados federais no ninho tucano no Estado e prometeu apoio para a reeleição.
que Cardoso, vê atualmente o esvaziamento do ninho. A federação entre PSDB e Cidadania rendeu apenas 18 deputados federais e nenhum senador em 2022, o pior desempenho do PSDB.
A ida de Riedel para o PP marca o fim do PSDB à frente de governos estaduais. A sigla contava com três governadores, mas restava apenas Riedel no ninho tucano.
Os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco) migraram para o PSD. O presidente do Partido Social Democrático, Gilberto Kassab, também fez um convite a Riedel para integrar a sigla.
Novos rumos O PSDB procura alianças e pretende se fortalecer nacionalmente, após perder espaço.
A sigla que governou o Brasil entre 1995 e 2002, com a presidência de Fernando Henri-
O Estado é um dos últimos redutos do PSDB no país, que sofreu com a perda de protagonismo nos últimos anos e agora tenta se reestruturar e articular uma possível federação com MDB e Republicanos.
Evento em Brasília na tarde desta terça-feira (19) confirmou a instalação da federação União Progressista (UPb), unindo o PP e o União Brasil. A senadora Tereza Cristina (PP) será a presidente regional em Mato Grosso do Sul.
A direção nacional será compartilhada entre os dirigentes de cada um dos partidos: o senador Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União). Rose Modesto (União) será a vice-presidente regional em Mato Grosso do Sul.
‘Superfederação’
A união das legendas é chamada de “superfederação” já que se torna a maior força política do país, com cerca de 20% do Congresso. No total, as duas siglas somam 109 deputados federais e 15 senadores. Além disso, a UPb tem 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Também ocupa quatro Ministérios: Turismo (Celso Sabino), Integração Nacional (Waldez Góes), Comunicações (Frederico Si-
Tereza presidirá federação em MS
queira) e Esporte (André Fufuca). Contudo, a federação avalia deixar o Governo Lula. No evento, as lideranças da federação reforçaram que irão lançar candidato próprio à Presidência. Ronaldo Caiado, governador de Goiás e pré-candidato ao Palácio do Planalto, estava presente no evento. Ciro Gomes, que já disputou várias eleições a presidente da República, também discursou. No Estado, a UPb ttem três deputados estaduais – Gerson Claro e Londres Machado, do PP, e Roberto Hashioka, do União – e um federal (Luiz Ovando, filiado ao Progressista), além de 17 prefeitos.
Atendendo a pedido do Consórcio Guaicurus, o juiz Marcelo Andrade Campos Silva proferiu despacho concedendo prazo de 15 dias para o município de Campo Grande reajustar de R$ 5,95 para R$ 7,79 a tarifa técnica do transporte coletivo.
A decisão já havia sido proferida em outubro de 2023. No entanto, a Prefeitura de Campo Grande entrou com uma série de recursos para tentar barrar o aumento.
Porém, o TJMS reconheceu a validade da tarifa de R$ 7,79, que já havia sido acordada em TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) entre prefeitura, consórcio e TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).
Os empresários do ônibus acionaram time de advogados para entrar com nova ação, chamada “cumprimento provisório de sentença”, para que a Justiça determine o cumprimento da decisão, sob pena de multa diária de R$ 200 mil.
Multa maior
O magistrado atendeu ao pedido do Consórcio Guaicurus e ameaçou aumentar a multa.
“Intimem-se os executados, via oficial de justiça, através de seus representantes legais, para que, em 15 dias, cumpram a decisão concessiva de tutela de urgência proferida nos autos da ação principal em apenso, no tocante à obrigação de fazer, sob pena de majoração da multa já fixada”, disse o juiz.
A decisão foi proferida na tarde de segunda-feira (18). Já na manhã desta terça-feira (19), o consórcio efetuou o pagamento para o oficial de Justiça in-
Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136
timar a prefeitura. O prazo só começa a contar após a notificação oficial.
Tarifa técnica
A tarifa técnica é o que efetivamente o consórcio recebe por passagem. A diferença de valores entre o passe pago pelo usuário – a tarifa de R$ 4,75, reajustada no início deste ano também após manifestações judiciais das empresas de ônibus – e a tarifa técnica é repassada pelo município, como uma es-
pécie de subsídio para evitar que a tarifa suba ainda mais aos passageiros do transporte coletivo.
O pedido é assinado pelo desembargador aposentado, advogado Claudionor Miguel Abss Duarte, parceiro de escritório do procurador jurídico da Câmara de Campo Grande, Luiz Gustavo Martins Araújo Lazzari, nomeado pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Papy (PSDB).
ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E LAZER
Equipe técnica da Prefeitura certificou auditoria contábil nas planilhas do Consórcio Guaicurus e atestou que a concessionária teve receita de R$ 1.277.051.828,21 de 2012 a 2019. Os técnicos chegaram aos valores a partir de balanços enviados pelas próprias empresas de transporte.
O consórcio será beneficiado com cerca de R$ 64 milhões neste ano, entre subsídios e isenção fiscal do ISS (Imposto sobre Serviço).
Apesar de ter o apoio do presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), para conseguir mais dinheiro público através de subsídios, o consórcio move série de processos na Justiça para obter valores estratosféricos.
Enquanto banca time de advogados para tentar se livrar de indenizações a passageiros que se machucam em ônibus e tentar obter “no tapetão” mais recursos públicos, o Consórcio Guaicurus mantém frota sucateada nas ruas. (GM)
idaicy Solano dândara Genelhú
Após 13 anos de obras paradas, o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Parque do Lageado foi finalmente inaugurado na tarde desta terça-feira (19). A solenidade contou com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande, além da presença da ministra de Cultura, Margareth Menezes.
O espaço vai beneficiar mais de 12 mil pessoas que moram na região do Lageado, Parque do Sol, Dom Antônio e adjacências, oferecendo atividades culturais, esportivas e sociais.
Margareth Menezes destacou que essa é uma das obras paradas que foram retomadas e comentou sobre a intenção de estender o projeto para o interior.
“A gente entende que, quando o equipamento cultural chega numa comunidade, ele transforma a vida das pessoas, principalmente pela oportunidade de estar perto da leitura, da música, do teatro, do esporte. Nesse caso aqui, tem essa integração do Esporte e da Música”.
O Centro ocupa uma área de 7 mil m² e irá abrigar estruturas da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Secult (Secretaria-Executiva de Cultura) e Funesp (Fundação Municipal de Esporte). A estrutura também conta com uma biblioteca com telecentro, teatro com 125 lugares, quadras, pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço para jogos.
Parceria
A vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) destacou a parceria com o Governo Federal e afirmou que o Cras atende mais de cinco mil pessoas na região. Além disso, agradeceu a presença da ministra e ressaltou as benfeitorias que o espaço fará na comunidade.
“São muitas crianças aqui na convivência, além das famílias atendidas, então, quando a gente vê o brilho no olhar de cada uma dessas crianças quando abre um livro, quando está fazendo alguma atividade, para nós é de grande valia”.
O vice-governador José Carlos Barbosa relembrou que a obra, que recebeu recursos do PAC há mais de uma década, no Governo Lula, concretizou-se no mesmo governo.
MEIO AMBIENTE
OsvaldO satO
Campo Grande viveu uma tarde preocupante nesta terça-feira (19), com uma série de incêndios em diferentes regiões. Com baixa umidade do ar, diversos focos foram registrados, mobilizando brigadas particulares e expondo a população e trabalhadores à fumaça tóxica.
No Polo Empresarial Oeste, a agilidade das equipes de brigada de incêndio da Bakof e Petroplus evitou maiores danos à região.
Um incêndio em um terreno baldio vizinho às empresas ameaçava se alastrar, mas as equipes de combate agiram rapidamente e conseguiram controlar as chamas.
Já no Parque do Lageado, a área vizinha a uma empresa de adubo orgânico foi consumida pelas chamas. O combate ao
Incêndio em terreno ao lado da Nipo-Brasileira mobilizou quatro equipes do Corpo de Bombeiros na tarde de ontem
fogo seguia até o início da tarde e uma densa nuvem de fumaça gerada pelo incêndio expôs os trabalhadores da região a riscos à saúde
idaiCy sOlanO
OsvaldO satO
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação na região da Avenida Três Barras na tarde desta terça-feira (19).
As chamas se aproximaram
SUSPEITA
da ciclovia, conforme registro feito por leitor. Além disso, vídeo revela uma grande extensão que já havia sido queimada, mas que no momento parecia estar com os focos contidos. “Já tem mais de uma hora e não apareceu bombeiro ainda”, reclamou o leitor.
João Arinos
Um incêndio de grandes proporções ocorreu na Avenida João Arinos, na saída para Três Lagoas. O fogo tomou conta de
uma área de mata entre a sede campestre da Associação Nipo-Brasileira e a MSGás.
A fumaça e as labaredas puderam ser vistas de longe, cau-
sando preocupação. As chamas, impulsionadas pelo vento forte e pelo tempo seco, se alastraram rapidamente, mobilizando o Corpo de Bombeiros e voluntários na tentativa de conter o fogo. O Corpo de Bombeiros mobilizou 15 militares em quatro equipes. Segundo o tenente BM Gomes, a corporação recebeu 42 solicitações para a ocorrência, o que demonstra a gravidade da situação.
Foram utilizados cerca de 15 mil litros de água, com um caminhão de reserva de 20 mil litros disponível. A operação contou com três caminhões principais e um caminhão-tanque.
Gomes explicou que as condições climáticas foram o principal fator para a propagação rápida do fogo. “O tempo seco e o vento forte são ideais para a disseminação das chamas”, afirmou. (Com Aline Machado)
O cenário desta terça-feira se agravou devido à umidade relativa do ar, que despencou para apenas 19%, um nível considerado de alerta pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e que facilita a rápida propagação do fogo. Além disso, a cidade registrou ven-
Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) detonaram, na manhã desta terça-feira (19), uma suposta granada encontrada por um morador na Rua Brigadeiro Tobias, na Vila Taquarussu.
Os policiais foram acionados por volta das 6h, após morador informar sobre o artefato. A rua foi fechada. Os policiais usaram um robô para ajudar na identificação do artefato, que foi detonado.
Descobriu-se que, na realidade, tratava-se de uma garrafa pet cheia de pedras. Não há informações de quem teria a deixado. A garrafa estava envolta em fita isolante, o que pode ter gerado a confusão.
“Começamos o procedimento como se fosse um artefato explosivo. Começamos o procedimento utilizando um robô, fizemos uma detonação controlada e constatamos que não se tratava de um artefato explosivo”, disse o tenente PM André Arinos.
O tenente disse que a detonação foi de forma controlada. “É como se fosse um artefato explosivo. Por isso, o isolamento da área, utilização de equipamentos especializados, de robôs e a detonação no final, controlada”, ressaltou.
tos durante quase todo o dia, que chegaram a 55 km/h segundo o meteorologista Natálio Abrão, o que ajuda a espalhar as chamas.
Atear fogo em terrenos configura crime ambiental e pode gerar multa entre R$ 3.091,50 e R$ 12.366,00, de acordo com a
TRÂNSITO
área afetada, em Campo Grande. De acordo com a Semadur, o proprietário é o responsável pela limpeza do terreno e o município deve fiscalizar em caso de irregularidade. Só neste ano, a pasta multou 60 pessoas pela falta de zelo com a propriedade. (OS com Humberto Marques)
Juíza manda Governo Federal reativar radares em rodovias
agênCia Brasil
A juíza substituta Diana Wanderlei, da 5.ª Vara Federal de Brasília, determinou, na noite de segunda-feira (18), que o governo mantenha “em pleno funcionamento” os radares de velocidade que pararam de operar devido à falta de recursos para manutenção. Cabe recurso.
Pela decisão, o Dnit tem 24 horas para notificar todas as concessionárias de radares de rodovias federais a manter os equipamentos em operação.
A magistrada estipulou multa diária de R$ 50 mil por radar que não estiver em pleno funcionamento, a ser aplicada sobre a empresa responsá-
vel pela manutenção dos equipamentos. O mesmo valor de multa deve ser aplicado ao Dnit, caso demore a notificar as concessionárias.
A decisão foi proferida em ação popular aberta em 2019 contra o governo do então presidente Jair Bolsonaro, que, à época, havia ameaçado desligar milhares de radares.
Na ocasião, o governo firmou o Acordo Nacional de Radares, comprometendo-se a manter em operação 100% dos equipamentos em locais com níveis de criticidade médio, alto e altíssimo. Neste ano, contudo, o Dnit informou à Justiça Federal a suspensão dos contratos, por falta de previsão de recursos na Lei Orçamentária.
Layane Costa thatiana MeLo
Sandro Lugues foi morto em confronto com policiais da Força Tática da 6.ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Jardim Auxiliadora, na manhã desta terça-feira (19). O homem já era conhecido pela polícia: em 2013, ele teria assassinado um desafeto a golpes de machado.
O confronto ocorreu após Sandro esfaquear o próprio irmão e bater no pai.
A família disse que Sandro era usuário de drogas e sempre chegava agressivo em casa. Assim, pela manhã, chegou alterado e passou a agredir o pai com socos no rosto. Posteriormente, desferiu uma facada no irmão.
Homem de 27 anos foi preso na segunda-feira (18) após tentar furtar um comércio na Vila Nova, em Naviraí. Ele tem 46 passagens policiais. O proprietário viu o suspeito, que fugiu. Em perseguição, foi baleado duas vezes e acabou cercado por moradores. (Adriel Mattos)
Após o crime, Sandro correu com a faca para uma área de mata, próximo a um córrego. Com isso, os policiais deram ordens para ele soltar a faca, mas, alterado, ele não acatou e investiu contra os policiais.
Passagens pela polícia
Após ser ferido com o disparo, o homem foi socorrido e encaminhado para a UPA Universitário, mas não resistiu.
Sandro Lugues tinha diversas passagens pela polícia, por crimes como lesão corporal dolosa, homicídio simples, vias de fato no âmbito da violência
doméstica e furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo.
Em 2013, ele teria matado com golpes de machado um indivíduo.
thatiana MeLo
A ex-mulher do foragido baleado por policiais do Garras no Vilas Boas, no fim da tarde de terça-feira (18), contou sobre o terror que passou e o alívio por saber que o autor foi preso. Ele foi internado na Santa Casa, sob escolta policial.
Para o Jornal Midiamax, a mulher contou que teve um relacionamento por cerca 3 meses e que terminou após perceber o ciúme obsessivo dele. A vítima disse que já registrou cinco
boletins de ocorrência contra o ex e já tem três medidas protetivas, após sofrer ameaças por ele em julho do ano passado.
“Eu não fui a primeira vítima dele, mas espero ser a última”, disse a mulher, que falou ter medo de o ex-namorado fugir do hospital onde está internado, após ser baleado em confronto com os policiais.
Ela contou sobre os momentos de terror quando o ex-namorado invadiu sua casa e a esganou, fazendo-a desmaiar; logo em seguida, ele estuprou sua fi-
lha de 14 anos e a ela também. “Minha filha vive com medo. Ela ficou traumatizada”, disse a vítima.
“Não desejo o que passei nem para meu pior inimigo.”, falou a mulher, que espera agora que o ex-namorado fique preso.
Embate com policiais
Os policiais do Garras estavam com mandado de prisão contra o autor, pelos estupros da enteada, de 14 anos, e da ex-mulher. Segundo informações, dias atrás, ele teria adquirido
armas e passado a ameaçar a ex, mandando fotos intimidadoras pelo WhatsApp, dizendo: “De hoje você não passa”.
Durante as diligências, os policiais encontraram o homem em um bar da região. Porém, ele tentou fugir ao avistar a viatura e entrou em confronto com os policiais.
Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre .38. Além disso, o homem já cumpria pena, após ter assassinado o atual de outra ex-esposa com 15 facadas.
Homem de 31 anos foi preso por tentar matar a tiros outra pessoa, de 29, na região do Polo Empresarial, em Chapadão do Sul, na noite de domingo (17). A motivação do crime não foi divulgada. O autor atirou contra o peito da vítima, que foi levada para o Hospital Municipal. (Adriel Mattos)
Mulher de 30 anos foi presa em Costa Rica depois de esfaquear a irmã, de 35. A vítima foi levada para um hospital. O crime ocorreu no domingo (18) por volta das 5h, na MS316, na Vila Santana. Não há informações sobre os motivos do crime ou sobre o estado de saúde da vítima. (TM)
A Polícia do Paraguai apura o desaparecimento de três adolescentes em Pedro Juan Caballero. Os casos foram denunciados na segunda-feira (18). Tratam-se de três meninas com idades de 12 a 14 anos, que sumiram entre 15 e 18 de agosto. (Marcos Morandi)
Mulher de 44 anos obteve medidas protetivas contra o ex-marido, de 34, após uma série de ameaças em Campo Grande. No domingo (17), o suspeito pichou o muro da casa da vítima e atirou no portão do imóvel. Os dois foram casados por 15 anos e têm um filho de 9 anos.
No dia dos crimes, a mulher saiu de casa e viu o muro pichado com ofensas: “p..., noiada, me paga”.
Ameaças
“A gente sempre esperava algo do tipo, mas nunca acredita que vai chegar a esse ponto. E eu em hipótese alguma vou deixar ela ser mais uma notícia de feminicídio”. Ex-marido
Na noite de domingo, tiros foram disparados contra a residência. Com medo, a vítima solicitou medidas protetivas de urgência contra o autor. O caso foi registrado como injúria no contexto de violência doméstica.
Parente da vítima disse ao Jornal Midiamax que as ameaças começaram há um ano e meio, com o processo de divórcio. A atual companheira dele teria participado do crime.
“Ele não quer dividir os bens. Porque quando ele estava com ela, já estava mexendo, passando para terceiros. Daí ele viu que
não vai ser do jeito que achou e está ameaçando ela”, contou. A testemunha disse que já esperava essa atitude e luta para que ela não seja morta.
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Le BLog Maria antonia
O prato marrom da sua avó pode valer mais do que você imagina! O clássico prato da Duralex, presente em tantas cozinhas brasileiras ao longo das décadas, deixou de ser um item do dia a dia para se tornar objeto de desejo entre colecionadores.
Produzido em larga escala, o modelo ficou conhecido pela resistência e design marcante, tornando-se parte da memória afetiva de muitas famílias. Com a descontinuação, os pratos se tornaram raros e valiosos.
A alta procura, impulsionada pela nostalgia e pelo charme retrô, elevou os preços
de forma impressionante. Em sites de colecionadores e marketplaces, peças avulsas podem alcançar centenas de reais, e conjuntos completos valores ainda mais expressivos.
Antes associado a heranças de família, símbolos de status ou à estética de chefes da máfia, o anel de dedinho surge repaginado e conquista espaço nas mãos de mulheres influentes. Hoje, representa autonomia, elegância e um apurado senso de estilo.
Jaques afirma a Tânia que o casamento dos dois não tem mais volta. Jaques humilha Leo, que é apoiada por Samuel. Nina repreende Jaques ao vê-lo oferecendo bebida alcoólica a Filipa. Ricardo revela a Tânia o vídeo que fez de Jaques. Tânia tenta resgatar o vídeo de Jaques no celular de Ricardo.
HORÓSCOPO
• Áries
www.coquetel.com.br
Locais que lotam na alta temporada
A melhor produção de um autor
Encosta no porto (navio)
Ingrid Bergman, atriz
Aplicar; empregar
Engrandecer; exaltar
Consoantes de "pique"
Metal precioso
Canto a duas vozes
Seja como peça carregada de valor afetivo, criação autoral ou joia com apelo genderless, o acessório se afirma como o grande statement do momento, provando que tradição e contemporaneidade podem andar lado a lado.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
Celso acode Estela e Anabela. Cunegundes confronta Quinzinho e Francine se irrita. Sabiá investiga sobre o ocorrido na noite em que foi dopado. Simbá afirma às crianças que ele manda na casa de Zulma. Cunegundes garante se separar de Quinzinho. Zulma inventa para Dita que está namorando Candinho.
Odete finge surpresa ao ser avisada pela Polícia Federal que Ivan foi preso. Maria de Fátima conta a César que conseguiu apressar o exame de DNA subornando uma funcionária do laboratório, e que o resultado confirma a paternidade do amante. Sardinha sugere que Solange conte o que descobriu sobre Maria de Fátima a Afonso.
Quando você pensou que tinha tudo descoberto e planejado, outro obstáculo aparece. A raiva não vai ajudar. Planeje o que puder, ciente de que, muitas vezes, forças desconhecidas atuam contra seus objetivos.
• Touro
O fogo dentro de você pode estar queimando intensamente, mas infelizmente não há combustível disponível para mantê-lo aceso. Este pode não ser o melhor dia para implementar mudanças e promover ideias.
• Gêmeos
Não sinta que você precisa inventar todos os detalhes e resoluções. Trabalhe com aqueles que também têm algo a contribuir para a situação. Uma abordagem silenciosa e disciplinada é necessária neste momento.
• Câncer
Em vez de enfrentar muitas tarefas diferentes, hoje é melhor gastar energia a concentrando em uma missão. Chegue à raiz do problema e muitas das questões relacionadas simplesmente se dissolverão.
• Leão
Este é um bom momento para realizar muitas das tarefas exigentes que exigem sua atenção. Esteja ciente do fato de que há limites de tempo e restrições para algumas das coisas em que você está trabalhando.
• Virgem
Talvez você precise ajustar sua maneira de pensar para corresponder às situações ao redor. Há uma forte resistência pedindo que você seja cauteloso e estável. Seja pioneiro, mas também não seja imprudente.
Consoantes de "boro"
O tijolo que dispensa revestimento
Carne de assados Memória de PCs
Refeição pomposa para convidados
Simples; comum
De tamanho inferior (?) Batista, locutor
Editores (abrev.)
Rasgado; esfarrapado
Via natural da respiração
Saciada
Seu símbolo é C (Quím.)
Parte da enxada
brasileira (sigla)
Tratar uma superfície de maneira a que não deixe passar a água Sílaba de "ímpar" Em qual lugar?
Fase; período
Descerre (a porta)
Acolchoar
As duas primeiras vogais
Significado do "A", de RAF (?) hereditárias: divisões do Brasil
Arma indígena
De (?): na vertical
Flexão do verbo ser
Forma
Tecido do jeans
Neste lugar
"Let (?) Be", sucesso dos Beatles
Outra, em espanhol
• Libra
Um plano de ataque bem pensado é aquele que obtém aprovação. Você sabe a melhor maneira de proceder e agora precisa de confiança para levar adiante suas ideias. Começar as coisas deve ser mais fácil para você hoje.
• Escorpião
Sua preocupação com os outros reflete um nobre senso de empatia que você deve desenvolver com mais regularidade. Somos tão fortes quanto o elo mais fraco. Faça a sua parte para fortalecer a corrente.
• Sagitário
Um senso de disciplina surge dentro de você, lembrando-o de adicionar um toque de conservadorismo a tudo o que você tem em mente. Faça tarefas que exigem que você seja reservado e recolhido.
• Capricórnio
Sua abordagem extravagante pode não receber tanta atenção quanto você gostaria. Não se esforce para conseguir algo que não está funcionando. Uma abordagem ponderada, consciente e reservada vencerá.
• Aquário
Você tem exatamente a quantidade certa de disciplina e senso de dever para realizar bastante coisa. Seu pensamento deve ser claro. Seu senso de tempo e restrição trabalha a seu favor para ajudá-lo nos desafios.
• Peixes
Tentar escapar de tarefas e obrigações não é a melhor maneira de ganhar amigos. É um momento para se preparar e assumir a responsabilidade por suas ações. Seja compreensivo e receptivo aos objetivos dos outros.
JOVEM CAMPEÃ
Gustavo Henn
A campo-grandense Alexia Martins Bittencourt, de 11 anos, vem colecionando diversas conquistas em sua curta carreira no judô. Há pouco mais de um ano no esporte, a atleta já teve grandes feitos, como a conquista do bronze no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13, em Ji-Paraná (RO), em março deste ano; e a prata na Copa Minas, em julho.
Agora, a jovem busca ajuda financeira para disputar outro campeonato nacional: mais uma etapa do Brasileiro de Judô Sub-
ELIMINATÓRIAS
Alexia Martins Bittencourt busca apoio para disputar o Brasileiro de Judô
13, organizado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), em João Pessoa (PB), entre 2
e 5 de outubro. O título do torneio vale vaga para o campeonato internacional, no México.
Alexia conseguiu a classificação após bom desempenho em campeonatos regionais e estaduais, nos quais faturou medalhas. Com as vitórias, ela conquistou pontos suficientes para a classificação no nacional. Sua mãe, Andreia Martins, está promovendo uma “vaquinha” online para auxiliar nos custos da viagem.
“Ela luta bem, mas a gente não tem nenhum patrocínio, e eu estou meio que num desespero. As passagens estão ficando muito caras. E ela está treinando muito, orando, pedindo a Deus”, contou a mãe. Para
aGência estado
Carlo Ancelotti divulgará na segunda-feira (25) sua segunda lista de convocados na seleção brasileira para as Eliminatórias da Copa, em setembro. Antes, a CBF informará aos clubes quais jogadores estão na pré-lista, que deve ser enviada à Fifa antes do anúncio – caso seja necessária troca de última hora por lesão, por exemplo.
Enviada aos clubes nesta semana, a pré-lista tem Neymar como principal destaque. O atacante do Santos aparece na pré-convocação de Ancelotti depois de o treinador afirmar publicamente que contava com o camisa 10 assim que ele estivesse recuperado de lesão. Além dele, Rodrygo e Éder Militão retornam à pré-lista, segundo o jornal espanhol Marca. Nomes de confiança do técnico
italiano no período em que ele esteve no Real Madrid, o atacante e o zagueiro não estiveram presentes na primeira convocação de Ancelotti, em maio.
Experiências
Com a seleção já classificada à Copa do Mundo, a tendência é de que o técnico experimente novas peças no time – em especial dos clubes brasileiros. O Estadão apurou que
SANTOS
ajudar, é possível doar qualquer valor pela chave Pix 5676353@ vakinha.com.br, ou diretamente pelo site da vaquinha – use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo e acesse o endereço.
o Corinthians teve jogadores selecionados para a pré-lista.
Na última, o goleiro Hugo Souza esteve entre os selecionados para as partidas contra Equador e Paraguai.
Marcos Antônio (São Paulo), Kaio Jorge (Cruzeiro), Danilo e Vitinho (Botafogo) são outros nomes que, segundo o site GE, estão na relação. A tendência é que outros nomes do Brasileirão estejam nesta lista.
Dupla do Real Madrid fora Duas ausências podem ser confirmadas: Endrick e Vini Jr., dupla de atacantes do Real, não foram relacionados na lista enviada aos clubes.
A reportagem apurou que o jovem ex-Palmeiras se recupera de lesão muscular e não foi relacionado, enquanto o camisa 7, suspenso da próxima partida das Eliminatórias, deve ser preservado.
evelyn Mendes
Dois dias após a histórica goleada sofrida para o Vasco, o Santos foi alvo de uma invasão de torcedores no Centro de Treinamento Rei Pelé, nesta terça-feira (19). Acompanhados de rojões e gritaria, dezenas de torcedores entraram no estacionamento do local por volta das 15h. A Polícia Militar chegou rapidamente no CT. A invasão aconteceu pouco depois que alguns jogadores chegaram para treinar, na reapresentação após a derrota por 6 a 0 para o Vasco, no domingo (17), no MorumBis. O resultado marcou o maior revés já sofrido por Neymar em sua carreira e ajudou a deixar o time perto da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Após invadirem o CT, os membros da organizada per-
maneceram no estacionamento.
Eles portavam cartazes e faixas e proferiram cânticos de protesto. As faixas portavam mensagens como “Elenco de Finados”, “Luto” e cifrões, em referência à folha salarial santista. Neymar era um dos jogadores que estava no estacionamento do CT no momento do protesto. O Santos voltou aos treinos
sem um treinador. Cléber Xavier não resistiu à goleada do fim de semana e foi demitido. Os treinos foram comandados por Matheus Bachi, filho do técnico Tite e que pertencia à comissão de Xavier.
O Santos tem a semana livre para se preparar para o duelo com o Bahia, no domingo, pelo Brasileirão.