Midiamax Diário | 16 de julho de 2025 | MS suspende abates de bovinos para os EUA após Trump anuncia
EM MAU MOMENTO
Muito desfalcado, Corinthians vai ao Ceará com ‘encostados’ e garotos para compor o ataque
PÁGINA 8
LE BLOG MARIA ANTONIA
‘Festa da Bastilha’ na Torre Eiffel, em Paris, tem show de luzes e belas homenagens ao Brasil
TRANSPORTES | PÁGINA 5
MELHORIA À VISTA?
ANTT autoriza Motiva, sucessora da MSVia, a realizar obras de duplicação em trecho da BR-163 entre Campo Grande e Anhanduí
PÁGINA 7 GUERRA COMERCIAL | PÁGINA 4
MS suspende abates de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação
Pedido partiu de importadores diante de ‘incerteza’ com tarifa. Outros países e mercado interno devem receber produtos
APÓS AJUSTE | PÁGINA 3
Capital espera verba para pavimentação dentro de 3 meses
DESCONTO INDEVIDO | PÁGINA 2
Aposentados têm até dia 21 para adesão a plano de devolução
PARA DEPENDENTES QUÍMICOS | PÁGINA 2
Garota teria agonizado até a morte em clínica de MS
‘ALTA PERICULOSIDADE’ | PÁGINA 6 Criminoso morre durante confronto no Sayonara
Divulgação
Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes químicos no interior
Celso Bejarano
ThaTiana Melo
Garota de 16 anos morreu na Hazeiden, Clínica de Tratamento para Dependentes em Fátima do Sul. Pelo que foi narrado no boletim de ocorrência policial, ao qual o Jornal Midiamax teve acesso, ela pode ter agonizado até a morte, em 30 de junho. E o pior: sem adequado atendimento médico.
Depois do óbito, a clínica foi interditada por meio de determinação judicial a pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
Conforme o documento, uma das monitoras da clínica conversou com a polícia, relatando que trabalha há seis meses no local. Ela contou que assumiu o plantão por volta das 19h e viu a paciente “bem agitada”, na enfermaria, “pois já tinha
DESCONTOS INDEVIDOS
uma situação anterior que ela não soube informar”.
A monitora diz que “como declarante estava fazendo ronda no local e toda hora era chama-
da [pela garota] e ia [a monitora] até o local onde ela estava e dizia para ela [a paciente] se acalmar que já amanheceria, para ela tentar dormir”.
Depois de “um tempo”, disse a monitora, percebeu que a paciente “não fazia mais barulho”. Ela foi à enfermaria ver a paciente, e notou que, apesar
dos sinais vitais, não reagia. Ela acionou a enfermeira de plantão e o terapêutico “que, devido às condições da paciente, acionaram o bombeiro e não teve mais contato”.
Defensoria
A monitora confirmou que chamou a enfermeira de plantão. O boletim de ocorrência relata que “no local não foi constatado sinais de agressão, somente arranhões no braço, que segundo os funcionários [da clínica] a mesma se automutilava. Que a princípio não foi possível determinar a causa da morte”.
A Defensoria Pública, ao pedir a interdição da clínica, informou que havia informado que a paciente não poderia ficar no local e, sim, num hospital psiquiátrico. A reportagem tentou conversar com a direção da clínica, sem sucesso.
Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução da Previdência
agênCia Brasil
Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos por entidades associativas têm até segunda-feira (21) para aderir ao acordo de devolução dos recursos oferecido pelo Governo Federal.
O beneficiário que aderir à proposta do Ministério da Previdência Social vai receber o pagamento dos valores descontados na semana do dia 24 de julho.
O acordo diz respeito aos valores descontados entre março de 2020 e março de 2025. Assim, o beneficiário não precisa recorrer à Justiça. Para tanto,
aqueles que foram lesados podem acessar ao aplicativo Meu INSS ou ir a uma agência dos Correios. A adesão é gratuita e não exige envio de documentos.
Os recursos serão pagos aos pensionistas e aposentados que já questionaram os valores transferidos pelas associações e, após o prazo de 15 dias úteis, não receberam retorno das entidades.
3,8 milhões de contestações
O INSS recebeu cerca de 3,8 milhões de contestações, sendo que três milhões delas não receberam respostas das entidades.
Os valores serão depositados na mesma conta onde o apo-
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax
E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
sentado ou pensionista já recebe normalmente seu benefício.
A partir do dia 24, serão processados diversos lotes diários
EXPEDIENTE
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
de recursos com os repasses de modo que todos aqueles prejudicados sejam ressarcidos.
Os pensionistas e aposenta-
dos que ainda não contestaram os descontos podem fazê-lo no aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135, do Ministério da Previdência Social, ou nas agências dos Correios.
As novas contestações deverão ser aceitas, pelo menos, até 14 de novembro deste ano.
O acordo de devolução dos valores foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal, resultado de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advogacia-Geral da União, o Ministério Público Federal e o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial
Clínica para tratamento de dependentes químicos acabou interditada pela Justiça a pedido da Defensoria Pública
Divulgação
INSS receberá novas adesões a acordos de devolução até segunda-feira
José Cruz/Agência Brasil
Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses depois do ajuste fiscal
EvElin CáCErEs
A Prefeitura de Campo Grande espera começar a receber o aporte fiscal para obras estruturantes em até três meses após a entrega do PEF (Projeto de Equilíbrio Fiscal) à STN (Secretaria do Tesouro Nacional). Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a prefeita Adriane Lopes (PP) entregará na quinta-feira (17) os projetos aprovados pela Câmara Municipal.
A medida visa a controlar despesas públicas, garantir acesso a financiamentos e abrir caminho para novos investimentos em obras estruturantes. O plano impõe limitações, centraliza o caixa do município e autoriza ações inéditas, como leilões de pagamento.
A medida objetiva viabilizar a liberação de empréstimo de R$ 541 milhões junto à Caixa Econômica Federal para levar asfalto e drenagem a 24 bairros.
der Executivo a aderir ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, ambos previstos na Lei Complementar 178, de 13 de janeiro de 2021, da Presidência da República.
Corte de gastos
Entre as medidas está a Lei 7.441/2025, que autoriza o Po-
A expectativa é que as obras iniciem em 2026. Os bairros contemplados são: Vila Nossa Senhora Aparecida, Bosque da Saúde, Jardim Noroeste, Nova Tiradentes, Jardim Vitória, Anhembi, Vilas Boas, Jardim Auxiliadora, Jardim Itamaracá, Moreninha IV, Moreninha III, Jardim Los Angeles, Residencial Lisboa, Porto Galo, Aero Rancho, Vila Nogueira, Vila Amapá, Jardim das Nações, Guanandi II, Jardim Tarumã, Coophavila II, Jardim Batistão, Jardim Santa Emília e Jardim São Conrado.
Com isso, a prefeitura poderá pleitear novos financiamentos com garantia da União, desde que cumpra metas e compromissos definidos em conjunto com o Tesouro Nacional. Outra proposta aprovada é a realização de leilões de pagamento para dívidas inscritas em restos a pagar ou inadimplentes. A Prefeitura da Capital vai priorizar pagamentos com base no maior desconto oferecido por fornecedores ou prestadores de serviço.
Além disso, será possível parcelar esses pagamentos, o que pode aliviar o caixa no curto prazo e alongar dívidas com o setor privado.
Nova regra limita crescimento das despesas da prefeitura ao IPCA
A proposta da prefeitura também quer limitar o crescimento anual da despesa primária à inflação, conforme diz a Lei 7.443/2025. O teto de gastos será limitado à variação do IPCA. Isso significa que o orçamento da prefeitura só poderá crescer conforme a inflação oficial do país, congelando na prática o aumento real dos gastos públicos durante a vigência do plano. Ficam fora do limite as despesas com Saúde, Educação, convênios, operações de crédito, precatórios, recursos vinculados por lei e transferências obrigatórias.
Também foi sancionada a Lei 7.442/2025, que centraliza a gestão financeira e institui o Sistema Financeiro de Conta Única. A gestão de todo o dinheiro público do município, incluindo órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas, será feita pela Secretaria Municipal da Fazenda.
A medida institui a Conta Única, concentrando recursos em uma única conta no banco oficial, como determina a Constituição. A centralização visa a controlar melhor o fluxo financeiro, garantir liquidez e buscar melhores rendimentos.
Outros detalhes
Os projetos preveem outras medidas para tentar equilibrar as contas, como a transferência de superávit ao Tesouro. Neste caso, sobras financeiras de autarquias e fundações ao final do exercício fiscal serão obrigatoriamente transferidas ao Tesouro Municipal.
Apenas recursos de convênios, operações de crédito e do Regime Próprio de Previdência ficarão de fora dessa nova medida.
A adesão ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e ao próprio Pla-
Capag
Após promover economias que superam R$ 30 milhões ao caixa da administração municipal, Adriane Lopes determinou o conjunto de medidas. Segundo a administração municipal, essas mudanças são avaliadas pela Secretaria do Tesouro Nacional e impactam diretamente na Capag (Capa-
no de Equilíbrio Fiscal do Governo Federal exige que Campo Grande envie regularmente da-
cidade de Pagamento) do município, um indicador que funciona como um “score fiscal” das cidades.
A expectativa é de que, com o avanço das reformas, Campo Grande destrave recursos para obras em todas as regiões da cidade, incluindo o extenso programa de pavimentação e recuperação de vias. (Evelin Cáceres)
dos contábeis, fiscais e patrimoniais à Secretaria do Tesouro Nacional. (Evelin Cáceres)
Prefeitura e Governo anunciam em 4 de agosto pacote alusivo aos 126 anos do município
viniCios ArAujo
EvElin CáCErEs
A prefeita Adriane Lopes (PP) participou de agenda na noite de segunda-feira (14) com chefes do Poder Executivo e Legislativo estadual buscando discutir o anúncio de investimentos nos 126 anos de Campo Gran-
de. O Jornal Midiamax apurou que os líderes vão anunciar o pacote no dia 4 de agosto, em agenda pública.
Entre as obras, estão mais de R$ 100 milhões de investimentos em asfalto, além da conclusão do acesso às Moreninhas.
A reunião fechada contou com a presença do governador
Eduardo Riedel (PSDB), do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), além de secretários.
Como o Jornal Midiamax já antecipou, o encontro debateu estratégias de alinhamento para anúncio do pacote de projetos e investimentos para a Capital, que já vem passando por intenso
movimento de gestão administrativa para assegurar execução de obras e serviços, enquanto enxuga as contas públicas em mais de R$ 20 milhões ao mês desde que iniciou o plano de austeridade no início do ano.
Em junho, a administração municipal já havia anunciado uma programação especial para
celebrar o aniversário da Capital. Entre as ações, estão: reabertura da Morada dos Baís, retorno da Noite da Seresta, reinauguração do Teatro José Otávio Guizzo, mais de 100 praças revitalizadas, revitalização do Cras Guanandi e inauguração do Cras Dom Antônio e Complexo de Serviços.
Adriane Lopes deve encaminhar na quinta-feira à STN os projetos que tratam do ajuste fiscal na prefeitura
Jornal
Midiamax/Arquivo
Frigoríficos suspendem produção de carne para os EUA e preço do produto pode cair no Estado
Jennifer ribeiro
Após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar taxas de 50% sobre produtos brasileiros, frigoríficos sul-mato-grossenses habilitados para exportação suspenderam a produção de carne destinada aos Estados Unidos.
Conforme o vice-presidente do Sincadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul), Alberto Sérgio Capucci, o pedido partiu dos importadores norte-americanos, que solicitaram a suspensão dos embarques devido às incertezas no comércio exterior.
“Ainda é muito incerto, por isso os compradores pediram para suspender os embarques. Qualquer mercadoria que em-
Queda no preço?
Até o redirecionamento das exportações de carne antes previstas para os EUA ser realizado, haverá impacto no mercado, e o preço deve recuar.
“A produção leva 30 dias
barcar hoje chegará após 1.º de agosto [data em que deve começar a tributação extra nos
para chegar até os Estados Unidos depois que embarca. As regras não estão claras, os compradores não sabem se eles serão taxados quando o produto sair daqui ou chegar lá. Se eles tivessem a garantia de que a taxação ocorreria ao sair daqui,
Mercado interno vira alternativa
tão preocupante esse tarifaço”, explicou Verruck.
De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, uma das alternativas seria vender essa carne bovina no mercado interno, o que poderia aliviar o preço – e o bolso dos sul-mato-grossenses. Outro ponto seria o tempo de demora para conseguir exportar parte da produção para outros países.
“A gente não consegue colocar esse produto rapidamente em outro mercado internacional. A consequência seria colocar esse produto no mercado interno sul-mato-grossense e nacional, o que obviamente pode haver um aumento de oferta e também uma redução de preço e, na sequência, até uma redução de preço da arroba do boi aos produtores. Por isso que é
15% exportado Verrruck aponta que 7% da produção sul-mato-grossense é enviada aos EUA. No caso da carne bovina, o total sobe para 15%. “Temos uma série de frigoríficos habilitados à exportação. É o mercado que paga bem por nossos produtos”, disse. Para ele, a medida ideal seria adiar a taxação.
“Hoje [ontem] foi publicada a Norma de Reciprocidade, quer dizer, o Brasil poderia também taxar produtos norte-americanos que entram no Brasil. Mas a ideia é que coloque isso na mesa para negociação. O ideal seria uma prorrogação dessa medida, em vez de ela entrar em vigor no 1.º de agosto”, complementou o secretário.
EUA]”, disse Capucci. “No entanto, é importante ressaltar que os frigoríficos não
poderíamos mandar nestes dias que antecedem a taxação, mas, considerando que o produto sairá daqui e só chegará lá em agosto, eles não vão arriscar”, disse Alberto Capucci.
Segundo a Famasul, só em 2024, Mato Grosso do Sul ex-
estão parados. Nenhuma empresa parou o abate, apenas suspenderam a produção da carne
portou para os EUA 785,2 mil toneladas em produtos, no valor de US$ 669,5 milhões. Em carne bovina foram US$ 235,4 milhões; em celulose, US$ 213,4 milhões; e US$ 46,1 milhões em sebo bovino.
Os EUA representam um par-
exportada para os Estados Unidos. Vale considerar também que nem todos os frigoríficos são habilitados para exportar para os Estados Unidos, então, alguns nem são afetados nesse sentido”, prosseguiu.
Possibilidades
A decisão implicará algumas mudanças na rota de exportação. Segundo Capucci, cada empresa avaliará novas possibilidades e poderá redirecionar a produção para outros países.
“Cada grupo tem suas habilitações de exportação, então alguns poderão exportar para o Chile, a China e o Egito, por exemplo. Além disso, parte será direcionada ao mercado interno. Cada um vai avaliar como melhor destinar essa produção”, explicou.
ceiro estratégico para o Brasil e Mato Grosso do Sul. A decisão do governo norte-americano pode impactar também no aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras. (Jennifer Ribeiro)
Lei da Reciprocidade é resposta a ‘tarifaço’ de Trump
fábio oruê
O presidente Lula regulamentou a Lei da Reciprocidade Comercial (ou Econômica), em publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (15). A senadora Tereza Cristina (PP) relatou o texto. O decreto 12.551 vem no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, impõe tarifas de 50% ao Brasil de forma unilateral. A regulamentação surge como resposta e baseia futuras decisões com outras economias mundiais. A lei permite a suspensão de “concessões comerciais, de investimentos e obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a ações unilaterais de países ou blocos econômicos que afetem negativamente a sua competitividade internacional”.
Tratamento igual Pela norma, o governo brasileiro pode oferecer a cidadãos e outros países o mesmo tratamento que conferem ao Brasil. No pacote entram questões comerciais, vistos e relações econômicas ou diplomáticas. Qualquer medida pode ser alterada ou revogada, conforme negociações e mudanças no cenário.
O decreto cria o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A comissão fica responsável discutir contramedidas, assim como acompanhar negociações com as outras potências para superar desacordos em nome da competitividade internacional. O grupo também pode, opcionalmente, ouvir representantes do setor privado e outros órgãos antes de deliberar. E pode haver “contra-ataques imediatos”. Essa proposta de contramedida, obrigatoriamente, passará por consulta pública, com prazo de até 30 dias, para que a sociedade e os setores interessados se manifestem. Após consulta pública, a proposta vai para o comitê interministerial, que decide sobre sua adoção.
Tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA pode aumentar a disponibilidade de carne no mercado interno
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax/Arquivo
Thalya Godoy
Tereza Cristina relatou a proposta
ANTT libera obras em trecho da 163
Fábio oruê
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou o início das obras de duplicação da BR-163, na saída para Anhanduí, em Campo Grande, em publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (15).
A duplicação com rotatória alongada e regularização de acessos fica entre os km 454,5 e 460. As obras ficam a cargo da Motiva, antiga CCR MSVia, que venceu a licitação para administrar a BR-163 em Mato Grosso do Sul.
A obra faz parte da ampliação do PER (Programa de Exploração da Rodovia) do Contrato de Concessão e possui previsão de conclusão até o 1.º ano de concessão.
Apesar da mudança de nome, a empresa está à frente da rodovia há, pelo menos, 11 anos e segue com a concessão bilionária em Mato Grosso do Sul.
ANTT/Divulgação
A CCR foi a única interessada na concessão da estrada federal de 845,9 quilômetros que corta o Estado de norte a sul.
Conforme sessão do leilão, a proposta da Motiva foi de R$ 0,07521 por km para a tarifa de pedágio.
O valor é o mínimo previsto no edital da ANTT. Com o leilão, a rodovia terá menos duplicações: serão mais 203 quilômetros. Também há previsão de 147 km de faixas adicionais,
28,8 km de contornos, 55 obras de artes especiais e 23 km de marginais.
Duplicação
A BR-163 em Mato Grosso do Sul, segundo estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), está em bom estado. Contudo, possui trechos regulares perto da divisa com o Paraná.
A pesquisa não considera nenhum dos pontos da rodo-
via como “ótimo” na classificação.
Mais de 80% da estrada não é duplicada no Estado. Ao longo dos 11 anos de concessão, a CCR MSVia duplicou 150,4 km dos 845,9 km de extensão; ou seja, apenas 17% da rodovia.
As duplicações pararam em 2018. Foram 86,3 km duplicados em 2015, outros 13,5 km em 2016, mais 38,8 km em 2017 e outros 11,6 km em 2018. A maior entrega aconteceu em 2015, quando a concessionária buscava regularização para início das operações comerciais. Isso porque tinha obrigação da entrega de 10% do total de duplicações previstas no Programa de Exploração da Rodovia.
Então, acelerou a duplicação dos 86,3 quilômetros entregues em janeiro de 2015. Em setembro daquele mesmo ano, começou a cobrar pedágio.
Polícia apreende 90 toneladas de drogas em 6 meses
Adriel MAttos
Nos primeiros seis meses de 2025, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul apreendeu 90 toneladas de drogas. Conforme balanço da corporação, foram 4.756 ocorrências com prisões em flagrante. Além disso, a PM ainda cumpriu 1.856 mandados judiciais. De janeiro a junho, 679 veículos foram recuperados e 476 armas de fogo foram recuperadas.
Policiamento aumentou
O investimento em policiamento em Mato Grosso do Sul aumentou 240% entre 2022 e 2023, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. Os gastos passaram de R$ 342,7 milhões para R$ 1,1 bilhão, conforme o levantamento do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).
Trecho da via que será duplicado fica entre Campo Grande e Anhanduí
Morto em confronto com equipe da Derf era considerado ‘de alta periculosidade’ RONDA
Costa
Luiz César Santos, 65 anos, morreu em confronto com policiais da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) na manhã desta terça-feira (15), na região do Jardim Sayonara. Ele era considerado de alta periculosidade, sendo condenado a mais de 120 anos de prisão. O suspeito já era conhecido pela polícia por possuir exten-
so “currículo criminoso”, com crimes ocorridos na década de 1980. Ele tinha passagens por roubo, porte ilegal de arma de fogo e latrocínio. Ele havia sido condenado a mais de 120 anos de prisão somando-se as 190 ações penais.
Anteriormente, Luiz já havia sido preso por investigadores da Derf após intensa troca de tiros. Depois da prisão, ele conseguiu fugir do Instituto Penal – ele estava armado e ren-
deu os agentes penitenciários e o juiz corregedor à época.
Campana
Em tentativa de captura, policiais montaram uma espécie de campana na região do Sayonara pela manhã. Luiz foi visto saindo de uma residência em uma bicicleta. Após isso, foi seguido por alguns metros e abordado. Durante a abordagem, segundo o boletim de ocorrência, Luiz teria jogado a bicicleta
no chão e dito aos policiais: “Para lá [presídio], eu não volto mais”. Ainda, teria tentado sacar uma arma, momento em que ocorreu o confronto.
O suspeito foi atingido e levado ainda com vida para a Santa Casa, mas não resistiu. A companheira de Luiz foi presa devido a condenação por tráfico de drogas em Rondônia. Ela foi conduzida à sede da Derf, mas seria transferida para a unidade prisional.
Morto em tiroteio era sobrinho de fornecedor de drogas
Lívia Bezerra
Alexi Javier Escurra Rodríguez, 25 anos, um dos homens mortos durante tiroteio em Capitán Bado, na fronteira com Coronel Sapucaia, na manhã desta terça-feira (15), era sobrinho de um grande fornecedor de maconha para o Brasil. Além de Alexi, Sebastian Gonzalez Espínola, 37, morreu no tiroteio.
Alexi seria sobrinho de Felipe “Barón” Escurra, traficante conhecido em Capitán Bado. Em agosto de 2016, o Jornal Midiamax noticiou a prisão de Barón no Paraguai. No dia 19 de agosto daquele ano, Barón era considerado o chefe do tráfico de drogas no departamen-
‘PRIMO OCULTO’
PF faz ação contra o tráfico em MS
Organização criminosa foi alvo da Operação Primo Oculto, da Polícia Federal, em Maracaju na segunda-feira (14). Os investigados tiveram R$ 1 milhão bloqueado e duas carretas apreendidas.
Os criminosos passaram a ser investigados após apreensão de 771,4 kg de maconha em fevereiro. Também foram apreendidos agrotóxicos, cigarros e um veículo.
O possível mentor do grupo criminoso foi identificado – ele é conhecido como “Primo”. (LB)
veículos com placas brasileiras foram incendiados no tiroteio
to de Amambay. Ele foi preso pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai com, pelo menos, cinco fuzis, uma escopeta e munições após confronto em Capitán Bado. Também, naquela época, Ba-
PEDRO JUAN CABALLERO
rón acumulava passagens por sequestro e homicídio. Junto dele, foram presos Rony Daniel Escurra, Eder Rafael Escurra, Washington Fernando Caetano e Bartolo Rolón. Atualmente, Barón está foragido.
Extensa ficha criminal O sobrinho de Barón acumulava extensa ficha criminal. Alexi tinha passagens por homicídio doloso, em 2021, e crimes de extorsão e tráfico de drogas, no ano de 2022.
Sebastian também estava foragido do regime semiaberto. Ele estava com mandados de prisão em aberto por homicídio, extorsão e tráfico de drogas.
Testemunhas relataram que, pelo menos, dez homens armados chegaram ao local e efetuaram os disparos. Alexi e Sebastian ainda tentaram fugir.
Além da morte dos criminosos, dois veículos com placas brasileiras foram incendiados durante o tiroteio.
Grávida de 6 meses foi queimada viva em construção
Lúcia Carolina Escobar Ortiz, 36 anos, encontrada carbonizada neste fim de semana em Pedro Juan Caballero, foi queimada viva. A vítima estava em uma casa abandonada. Lúcia estava grávida de 6 meses, era dependente química e tinha passagens por roubo e furto. O marido dela está preso, mas, segundo o jornal ABC Color, ele não é descartado como suspeito pelo crime. Informações são de que o homem havia dito que, se Lúcia fosse vista com outra pessoa, era para queimar os dois. Outra linha de investigação é
de que o crime teria
Atacou mulher com arma de choque
Uma mulher fugiu após ser atacada pelo marido, domingo (13), em Angélica. O suspeito usou uma arma de choque e uma foice no crime. A mulher relatou ter sido atingida no peito pelo aparelho elétrico e pediu ajuda à polícia. O suspeito não foi localizado. (Anna Gomes)
Abandonada em hospital de MS
Na madrugada desta terça-feira (15), mulher de 37 anos foi agredida e abandonada no hospital de Santa Rita do Pardo. O suspeito é o companheiro da vítima, que teria a deixado desmaiada e ferida e fugido. A vítima teria discutido com ele por motivos fúteis. (Layane Costa)
Nutricionista morre após bater moto
Acidente vitimou o treinador e nutricionista Manoel Mello, 33 anos, na segunda-feira (15), na Avenida Pedro Manvailer, em Amambai. Ele conduzia uma moto Honda CBR 1000RR, quando foi surpreendido por um caminhão caçamba que cruzou a via – sua motocicleta derrapou. (LC)
Ferida enquanto segurava bebê
No final da tarde de segunda-feira (14), mulher de 24 anos foi agredida pelo companheiro, de 16, em uma retomada indígena em Dourados. O adolescente perseguiu a mulher, que carregava um bebê de 4 meses. O agressor foi apreendido. (Marcos Morandi)
O corpo foi encontrado em uma obra no loteamento El Mangal. (Thatiana Melo)
Veja mais
policiais
Layane
thatiana MeLo
Dois
JARDIM
Corpo de Lúcia, grávida de 6 meses, foi encontrado dentro de obra
Divulgação
sido cometido em retaliação a algum roubo ou furto cometido por Lúcia.
VARIEDADES
Paris homenageia Brasil em evento com mil drones e luzes na Torre Eiffel
Le BLog Maria antonia
Milhares de pessoas lotaram as margens do Rio Sena, em Paris, na segunda-feira (14), para acompanhar a celebração da Queda da Bastilha. O tradicional espetáculo de fogos de artifício ganhou um toque especial em 2025, com a homenagem inédita ao Brasil, parte da Temporada Cultural Brasil-França.
Com mil drones iluminando o céu, o público foi presenteado com imagens da Amazônia, de Belém e frases como “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e “Acordo de Paris”, lembrando os dez anos do tratado
climático. A Torre Eiffel se vestiu de verde e amarelo para marcar os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França.
Gusttavo Lima dá ‘desconto’ para Éder Militão
NOVELAS
O casamento luxuoso do jogador Éder Militão com Tainá Castro, em 18 de julho, terá uma apresentação especial de Gusttavo Lima. Segundo o jornal Extra, o sertanejo cobrou cachê de R$ 1 milhão para cantar – abaixo do que costuma
Sofia apoia Rosa. Ryan teme que a mercadoria de Vespa seja descoberta por Fabiana. Rebeca avisa a Abel que Vanderson visitará Sofia. Vanderson flagra Tânia e Ricardo tramando contra Jaques. Nina chantageia Danilo. Tânia usa Sofia para manipular Leo e atacar Jaques.
HORÓSCOPO
• Áries
receber em eventos particulares (até R$ 2 milhões). Gusttavo teria dado um “desconto de celebridade” ao casal, tornando o momento ainda mais exclusivo.
A festa, que promete reunir nomes do futebol e do mundo dos famosos, está entre os eventos mais comentados do mês.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
Candinho entrega o dinheiro do resgate no local combinado e Ernesto foge com sua parte.
Zenaide é obrigada a levar Simbá até Candinho. Candinho fica radiante com a volta de seu filho. Asdrúbal crê que Candinho esteja sendo vítima de um golpe. Celso pede que Simbá mostre sua marca de nascença.
Heleninha defende Ivan de Celina. Aldeíde chega ao Brasil. Maria de Fátima tenta fazer as pazes com Raquel. Bartolomeu convida Raquel e Poliana para jantar em sua casa, a fim de comemorar o sucesso da Paladar. Ivan se surpreende ao ver Raquel na casa de seu pai. Heleninha vê a localização de Ivan em seu celular e resolve ir atrás dele.
Este é um excelente dia para dizer às pessoas exatamente como você se sente. Suas emoções estão mais estáveis do que o normal, então, fale com o coração. Ouça. O que você aprender será valioso para o futuro.
• Touro
Se as coisas não parecem dar certo, não insista. É melhor esperar por um momento em que se sinta mais confiante sobre quem você é e para onde está indo. Liberar o estresse pode direcionar energia para outras coisas.
• Gêmeos
Você tem muito a agradecer. Orgulhe-se de tudo o que conquistou e compartilhe sua alegria com os outros. Solte as rédeas e relaxe por um tempo. Você trabalhou duro por um motivo: para aproveitar a vida.
• Câncer
Este pode ser um daqueles dias em que você não sabe para onde ir. Você não consegue tomar uma decisão e fica dando voltas. Pare e descanse. Espere até sua mente clarear antes de dar o próximo passo importante.
• Leão
Você tem uma forte conexão com suas emoções. Confie em seus instintos e deixe seu coração assumir o controle. Seja realista sobre seus relacionamentos, mas ultrapasse limites depois que forem estabelecidos.
• Virgem
Suas emoções podem estar reservadas. Este é um bom momento para relaxar e receber. Não faça movimentos bruscos. Quanto mais se aproximar da sua natureza interior, mais próxima se tornará de um parceiro.
Aquele que presta assistência financeira Perdão de crimes políticos Dois tipos de fios para prender
Palco dos vencedores Período de 30 dias
Antônimo de "oriental"
A base da sabedoria popular
(?) Alves, atriz e cantora
Complexo de regras Deixar curioso
Leito para criança de colo É proibida em documentos
Ânsia de vômito Rondônia (sigla)
Cálculo (?): causa dificuldade ao urinar
Confere; corrige Tipo de verbo (pl.)
(?) Regina: a Pimentinha (MPB)
Forte; malhada (gíria)
Andei por cima de
Motivo; razão Feitos do artilheiro
Principado europeu Gesto de despedidas Parte do cotonete Peça do revólver
Cão preto e banco Tempero marinho
Lavrar (a terra) Alexandre Borges, ator
Pães arredondados de milho
5/berço — haste.
• Libra Fale com o coração e diga aos familiares o quanto significam para você. Não sinta que precisa fazer grandes progressos agora. É mais um momento para você aproveitar o que conquistou com muito esforço.
• Escorpião
Algo pode instigá-lo a agir, mas você quer se manter discreto. Há um próximo passo importante que precisa dar. Pense bem na situação antes de agir. Este dia seria melhor aproveitado reunindo dados sobre o assunto.
• Sagitário
Suas emoções estão estáveis, deixando seu coração livre para voar. Sonhe acordado. Pode ser um bom momento para fazer planos. Consolide seu relacionamento e confirme o compromisso mútuo.
• Capricórnio
Há um clima conservador neste dia que pede que você o leve a sério e cuide dos seus negócios. Talvez isso não seja uma má ideia. Tente ouvir mais do que falar. Transforme seus sonhos em realidade.
• Aquário Há um aspecto conflitante que pode deixá-lo inseguro. Por um lado, você pode sentir vontade de planejar as coisas e estabilizar suas emoções. Por outro, algo pode te puxar para as nuvens. Ache um meio-termo.
• Peixes
Termine suas tarefas com antecedência para ter tempo de se divertir. Deixe sua imaginação te levar a
"O Tronco do (?)", livro
Show de luzes na Torre Eiffel teve homenagem ao Brasil
Fotos: Divulgação
Divulgação
Tainá Castro e Militão
FALTA DE OPÇÕES
Corinthians pode ter ‘encostados’ e molecada no Ceará
AgênciA EstAdo
O Corinthians necessita superar o Ceará nesta quarta-feira (16) para colocar fim à sequência de cinco jogos sem vencer, sendo quatro no Brasileirão –três empates e uma derrota. A missão dos comandados de Dorival Júnior, contudo, não é fácil, já que o time não terá seus principais atacantes com o veto de Yuri Alberto e a suspensão de Memphis Depay e Romero. Havia a expectativa que Yuri Alberto fosse relacionado para a viagem ao Nordeste após longo tempo tratando de uma fratura na vértebra. Ocorre que o clube vem tomando todo o cuidado com seu artilheiro e o
DESFALQUE
SCCP/Divulgação
Talles Magno deve ficar com uma das vagas no ataque do Corinthians retorno deve ocorrer no clássico com o São Paulo, no sábado (19) à noite, no MorumBis. Sem Yuri Alberto e com as ausências de Depay e Romero,
Dorival tem um grande quebra-cabeça para montar, já que suas opções não vinham jogando e estavam sem prestígio no elenco ou são jovens recém-promo-
vidos da base. Mesmo atuando pouco sob o novo comando, Talles Magno deve ser um dos escolhidos. Resta saber quem estará a seu lado.
Garotos
Cortado do banco diante do Red Bull Bragantino por carência técnica, o centroavante espanhol Héctor Hernández, em jejum há quase três meses, está relacionado. É o único jogador experiente além de Talles Magno para o setor ofensivo. Do mais, Dorival está levando três meninos: Gui Negão (entrou mal contra o Bragantino), Kayke (ficou um ano sem jogar e quase deixou o clube no começo do ano) e Dieguinho.
São Paulo confirma ruptura de ligamento e lesão no menisco
O São Paulo informou, nesta terça-feira (15), que o atacante Ryan Francisco sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco do joelho esquerdo durante o treino realizado no Centro de Treinamento da Barra Funda. O jovem, de 18 anos, passará por cirurgia nos próximos dias.
A lesão ocorreu na parte final da atividade, após um entorse no joelho. Ryan foi imediatamente encaminhado ao Hospital Albert Einstein, onde realizou uma ressonância magnética. O exame confirmou as duas lesões e apontou a necessidade de procedimento cirúrgico para correção.
A expectativa é de um período de recuperação de, no mínimo, nove meses, o que praticamente tira o jogador de toda a temporada. Seu retorno deve acontecer apenas em 2026. Artilheiro e eleito melhor jogador da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025, com dez gols, Ryan foi promovido
REFORÇO
Não está descartada a possibilidade de Garro ser deslocado para a frente, com Dorival povoando o meio de campo com quatro jogadores, como já fizera em clássico com o Santos no Paulistão. O treinador terá a volta dos volantes Breno Bidon – cumpriu suspensão – e Maycon, que sentiu um desconforto antes do jogo de domingo, aumentando suas possibilidades de reforçar o setor. Na defesa, André Ramalho cumpriu suspensão e pode aparecer na equipe titular com a ausência de Gustavo Henrique, poupado da viagem por causa de desgaste muscular. Ele briga com o equatoriano Felix Torres por vaga ao lado de Cacá.
e Ryan Francisco só volta em 2026
ao elenco profissional logo após a conquista. Pelo time principal, já disputou 16 partidas e marcou três gols.
Lamento Nas redes sociais, o atacante se manifestou de forma discreta, publicando um emoji triste em referência ao diagnóstico.
Em meio à má notícia, o São Paulo continua se preparando para enfrentar o Red Bull Bragantino, em duelo marcado para esta quarta-feira (16), às 20h30, no estádio Cícero de Souza Marques, pela 14.ª rodada do Brasileirão.
O time tricolor é o 15.º colocado, com 12 pontos. (AE)
Atlético de Madrid tira Thiago Almada do Botafogo
O Atlético de Madrid acertou nesta terça-feira (15) a contratação de Thiago Almada, meia argentino de 24 anos. A negociação, que depende da aprovação nos exames médicos para ser oficializada, marca um novo passo na carreira do atleta, que chega ao time colchonero após passagens por Botafogo e Lyon, e com o aval direto de Diego Simeone, técnico do clube espanhol.
A operação gira em torno de 40 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões), valor que consolida Almada como uma das principais movimentações do mercado europeu nesta janela. O Atlético superou a concorrência pesada do Benfica e do Zenit, e contou com a influência decisiva de Simeone, que convenceu o compatriota a optar pelo projeto madrilenho.
Revelado pelo Vélez Sarsfield, Almada foi adquirido pelo Botafogo junto ao Atlanta United, da MLS, por cerca de 20 milhões de euros. A contratação foi articulada por John Textor, dono do clube carioca e também do Lyon. Pelo Alvinegro, teve passagem meteórica: em seis meses, foi decisivo nas
conquistas inéditas da Libertadores e do Brasileirão de 2024, tornando-se ídolo da torcida. No início de 2025, foi emprestado ao Lyon, onde manteve o bom nível técnico e chamou atenção de scouts europeus.
Substituição
O acerto com o Atlético não é apenas um salto técnico, mas também simbólico. Almada chega para preencher a lacuna deixada por Ángel Correa, outro argentino que marcou época em Madrid e se transferiu para o Tigres, do México. Almada tem passagens pela seleção argentina. Fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo de 2022 e da Copa América de 2024, e tem presença regular nas convocações da equipe argentina desde então, inclusive nas Eliminatórias para o Mundial de 2026. (AE)