Midiamax Diário | 13 de agosto de 2025 | Claudinho Serra tenta retirar ação da Tromper de juiz que d

Page 1


Sorteio da CBF define clássicos mineiro e carioca nas quartas de final da Copa do Brasil

PÁGINA 8

3

Ed Sheeran se veste de noiva em bastidor de clipe com Rupert Grint e Nathalie Emmanuel

PÁGINA 7

Claudinho Serra tenta retirar ação da Tromper de juiz que decretou sua prisão

Político do PSDB está preso há 2 meses acusado de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Sidrolândia

INVESTIGAÇÃO | PÁGINA 5

‘RASTRO CIRÚRGICO’

Polícia Federal apreende armamento pesado e até diamantes durante operação contra fraudes na Saúde Pública em Selvíria

APÓS 1 ANO | PÁGINA 2

Servidora apontada como pivô de fraudes no Detran é exonerada

CAMILA JARA | PÁGINA 2

Corregedoria recebe pedido para suspender mandato de deputada

CONFIRMADO | PÁGINA 5

Prefeitura anuncia obra para revitalização do Horto ainda neste ano

NEGADO | PÁGINA 4

Câmara arquiva pedido para instalar a CPI da Santa Casa

SARAMPO | PÁGINA 4

‘DOSE ZERO’ EM MS

Saúde adota ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para bebês de 6 a 11 meses após avanço da doença no Paraguai e na Bolívia LE BLOG

| PÁGINA 6

DEAM
Rodrigo Santos/Jornal Midiamax

Um ano após escândalo, pivô de fraudes é exonerada

Renata Volpe

Yasmin Osório Cabral, apontada como pivô das fraudes envolvendo despachantes e o Detran-MS, foi exonerada do cargo no órgão nesta terça-feira (12), um ano depois de ser presa. Conforme a publicação assinada pelo secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos, Yasmin foi exonerada do cargo em comissão de Direção Executiva e Assessoramento, símbolo CCA-12, na função de Assistente I, no Detran-MS com efeito a partir de 12 de agosto. Em 5 de agosto, Yasmin se livrou da tornozeleira eletrônica após fim da medida cautelar imposta para colocá-la em liberdade. Yasmin saiu da prisão domiciliar em janeiro deste ano, após cerca de cinco meses.

Fraude

De acordo com a polícia, Yasmin Cabral obtinha clandestinamente senhas de ou-

CONFUSÃO NO CONGRESSO

Yasmin (no detalhe) atuava na Corregedoria do Detran-MS e foi acusada de participar de fraude dentro do órgão

O monitoramento eletrônico tinha prazo de 180 dias, ou seja, chegou ao fim no começo de julho.

tros servidores, acessava o sistema e identificava caminhões com restrições. Então, passava informações ao despachante David Cloky Hoffmam Chita,

Prisão e condicional

A servidora, que chegou a se fantasiar de Supergirl em ação do Detran-MS, ficou dois meses

que exigia o pagamento de R$ 10 mil dos proprietários para liberar os veículos.

Ao receber os valores, a servidora liberava as restrições no

detida no presídio Irmã Irma Zorzi, mas teve a prisão convertida em domiciliar após descobrir uma gravidez no ano passado.

sistema e o despachante baixava a documentação. Ao menos 200 veículos liberados irregularmente pelo grupo estão identificados.

Para revogar a preventiva, a Justiça considerou que não há mais requisitos que justificassem a medida cautelar. “O crime, em tese praticado, não é daquele cometido com violência ou grave ameaça à pessoa. A segregação cautelar até o momento mostra-se suficiente a desestimular conduta semelhante, sobretudo ante a sua natureza”, diz trecho da decisão.

A Justiça também determinou que ela não acesse prédios do Detran-MS e não tenha contato com servidores do órgão ou com testemunhas do processo. Qualquer descumprimento desses itens pode acarretar nova prisão preventiva.

Lotada na corregedoria, Yasmin recebia salário de R$ 5.069,51 e estava em licença-maternidade. O benefício foi prorrogado em maio de 2025.

Ficou constatado nas investigações que Yasmin recebia presentes de David, como um iPhone 15 Pro Max, joia e valores no Pix. (RV)

Corregedoria da Câmara confirma pedido de suspensão de Camila Jara

A Corregedoria da Câmara dos Deputados recebeu pedido de suspensão do mandato da deputada federal sul-mato-grossense Camila Jara (PT). O documento foi entregue por lideranças do PL e do Novo após o empurra-empurra entre a congressista e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em 6 de agosto, durante o “motim” promovido por políticos da oposição no plenário da Casa de Leis.

Além dela, outros 14 deputados — incluindo Marcos Pollon (PL) — são alvo de representação, que vão de suspensão a cassação de mandatos. O corregedor, deputado federal Diego Coronel (PSD-BA), terá 48 horas para se pronunciar sobre cada caso.

No caso de Jara, o pedido foi entregue diretamente à Corregedoria Parlamentar e não pelo presidente da Mesa Diretora, Hugo Motta (Republicanos-PB). Devido a isso, o pedido contra a deputada não estava

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330

Facebook Messenger: m.me/Midiamax

E-mail: redacao@midiamax.com.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010

na relação inicial de denúncias a serem analisadas pelo órgão.

‘Não ficará impune’

A informação foi confirmada pela Corregedoria pelo portal Poder 360. Na sexta-feira (8), o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmou a entrega representação e disse que a “agressão covarde contra o deputado Nikolas Ferreira não ficará impune”.

Camila Jara nega confissão de agressão – baseada em ví-

EXPEDIENTE

Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele

deo com fala da parlamentar sul-mato-grossense.

A movimentação na Câmara Federal foi decorrente da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprisse prisão domiciliar por desobedecer às medidas cautelares e usar as redes sociais de terceiros — como dos filhos e de apoiadores — para participar virtualmente das manifestações em 5 de agosto, incluindo em Dourados.

Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também

Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para

comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67)

pode falar com o Jornal
assuntos
thalya Godoy
Camila Jara nega agressões Henrique Arakaki/Jornal Midiamax/Arquivo

Claudinho Serra quer tirar juiz que decretou sua prisão de processo sobre esquema de corrupção

Preso pela segunda vez durante investigações do Gaeco sobre esquema de corrupção em Sidrolândia, Claudinho Serra (PSDB) tenta tirar o caso das mãos do juiz Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva, o mesmo que decretou a prisão do político.

Ele, o assessor Carmo Name Júnior e o empreiteiro Cleiton Nonato Correia (GC Obras) foram presos no dia 5 de junho, após o Gaeco deflagrar a 4.ª fase da Operação Tromper. Nesta nova etapa das investigações, eles e outras 11 pessoas se tornaram réus por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O advogado Tiago Bunning pede que seja declarada a incompetência do Juízo de Sidrolân-

Anulação

O advogado Tiago Bunning tentar a absolvição de Claudinho Serra, alegando que a delação premiada do ex-servidor Tiago Basso e do empresário

dia para julgar o caso. O pedido tenta explorar “brecha” no regimento do Tribunal de Justiça do Estado que determina

Milton Matheus devem ser desconsideradas. Para isso, o advogado diz que “verificou-se que a colaboração premiada feita por Tiago Basso não satisfaz os requisitos necessários para sua homologação e validade”.

uma das seis Varas Criminais de Campo Grande para julgar pedidos de natureza cautelar — como a prisão preventiva —

Ele argumentou que fundamentação para tirar Basso da prisão logo após sua delação premiada é mantida a “sete chaves” pelo MPMS.

Por fim, a defesa de Claudinho diz que Basso e Matheus

feitos por órgãos de combate às organizações criminosas, como o Gaeco e Gecoc.

Caso o pedido seja acata-

não teriam comprovado as acusações que fizeram. “Em seu inteiro teor é possível verificar que a única prova juntada são 4 termos de depoimentos assinados pelo delator (fls. 13/20), acompanhado das mídias con-

do, o caso pode sofrer reviravolta. Um novo juiz assumiria o processo e ficaria responsável por reanalisar todas as medidas cautelares, inclusive a prisão de Serra, apontado como o chefe do esquema que desviou milhões de Sidrolândia.

A defesa do ex-secretário de finanças de Sidrolândia tenta “esvaziar” o processo, pedindo anulação de provas. “Assim sendo, não há outro caminho senão o desentranhamento das provas ilícitas obtidas nas quebras de sigilo e busca e apreensão, bem como as provas que delas porventura derivam, como os relatórios de investigação, oitivas de investigados e os atos decisórios posteriores do juízo, como o próprio recebimento da denúncia”, citou trecho do documento.

tendo a gravação audiovisual de suas declarações (fls. 27). Não existe qualquer outra prova encartada nos autos que tenha sido apresentada com o fim de confirmar as declarações do delator”. (GM)

Para desembargadores, tornozeleira é insuficiente para impedir continuidade dos crimes

Ao negar habeas corpus e manter Claudinho Serra preso, desembargadores da 2.ª Câmara Criminal do TJMS entenderam que nem mesmo a tornozeleira seria suficiente para impedir o político de praticar os crimes pelos quais é acusado – como corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Conforme acórdão, o relator, desembargador José Ale Ahmad Netto, considerou que Serra deve ficar preso para “garantia da ordem pública”.

Ele desconsiderou a hipótese de o ex-vereador de Campo Grande voltar a usar tornozeleira — utilizada de 26 de abril a 5 de junho, quando foi preso novamente.

“Inexistindo justificativa também na substituição por qualquer outra forma mais branda ou por medidas cautelares diversas previstas no art. 319 do

Fotos:

CPP, até porque, nesse último aspecto, restou demonstrado que seriam insuficientes para coibir a perpetuação de condutas tais como as sob apuração”, diz trecho do voto do relator, seguido por unanimidade pelo colegiado.

Por fim, ressaltou que as investigações da Tromper revelaram mais detalhes de como o

esquema criminoso funcionava. Por exemplo, Claudinho usava a família para receber propina. Inclusive, o pai e a esposa do político se tornaram réus na quarta fase da operação. Na mesma sessão, o TJMS também negou liberdade ao assessor de Claudinho, Carmo Name Júnior, e ao empreiteiro Cleiton Nonato Correia.

Penas de 111 anos

Sete réus foram condenados a penas que somam mais de 111 anos de prisão. O empresário Ueverton da Silva Macedo, o Frescura, foi punido com maior condenação: 37 anos, 10 meses e 8 dias de prisão. Ricardo Rocamora foi sentenciado a 28 anos, 3 meses e 20 dias de prisão. Roberto

Fraudes

Com as primeiras fases, a Tromper identificou organização criminosa voltada para fraudes em licitações e contratos da Prefeitura de Sidrolândia.

O MPMS aponta que o grupo agia para fraudar e direcionar licitações. Com isso, desviava valores para os investigados. Claudinho Serra, então secretá-

Valençuela, a 11 anos e 6 meses de prisão. Odinei Romero de Oliveira a 4 anos, 9 meses e 18 dias de prisão; e Everton Luiz de Souza Luscero, a 15 anos e 9 meses de prisão. O servidor Flávio Trajano dos Santos, a 8 anos e 4 meses de prisão. E César Augusto dos Santos Bertoldo, também servidor, a 5 anos, 6 meses e 20 dias de prisão. (GM)

rio de Fazenda, seria mentor e teria cooptado outros servidores. A nova investida contra o esquema de corrupção atingiu o núcleo familiar do político. O pai, Cláudio Jordão Serra, e a esposa de Claudinho, Mariana Camilo de Almeida Serra — filha da ex-prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo —, estão entre os indiciados. (GM)

Claudinho Serra é apontado como ‘chefe’ de esquema corrupção em Sidrolândia, investigado na Operação Tromper
Fotos: Jornal Midiamax/Arquivo
Mulher de Claudinho, Mariana, e pai do ex-vereador foram indiciados

Sarampo preocupa na fronteira e Saúde de MS inclui ‘dose zero’ da vacina para bebês de 6 a 11 meses

Crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias agora precisarão tomar a “dose zero” da vacina contra sarampo. A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, visa a combater a doença, que tem avançado em países vizinhos como Paraguai e Bolívia. Mato Grosso do Sul não registra casos de sarampo desde 2020.

A dose zero é uma proteção adicional, que não substitui as vacinas previstas no calendário de rotina (aos 12 e 15 meses) e não é contabilizada na cobertura vacinal.

A orientação do Ministério da Saúde se estende para outros 11 Estados do Brasil – como Mato Grosso, Pará, Acre, São Paulo e Santa Catarina. Em

SES/Divulgação

Mato Grosso do Sul, a indicação vale para todos os municípios do Estado.

“A inclusão da dose zero é uma estratégia fundamental para criar uma barreira imunológica

antes mesmo da idade prevista no calendário de rotina. Isso nos dá mais segurança para prote-

ger bebês que estão em fase de maior vulnerabilidade, especialmente em um cenário de risco aumentado pela proximidade com áreas onde há circulação do vírus”, explicou Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Reforço na imunização Mato Grosso do Sul deve reforçar a imunização de adolescentes, jovens e adultos e manter ações como bloqueios vacinais. Desde os primeiros casos confirmados na Bolívia, a SES considera que há risco real de reintrodução do vírus no Estado e intensificou a prevenção.

A pasta foca principalmente em Corumbá e Ladário, reforçando campanhas de vacinação, buscas ativas de sintomáticos e ações educativas.

Últimos casos no Estado foram registrados há 10 anos Infecção pode matar pacientes

Mato Grosso do Sul registrou os últimos casos de sarampo em 2020, quando Campo Grande teve dez contaminações. Em 2019, foram dois casos em Três Lagoas e dois na Capital.

A meta de cobertura vacinal do Ministério da Saúde é de 95%

do público-alvo (crianças de 1 ano) com a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A cobertura atual no Estado é de 87,64% com a primeira dose e 70,25% com a segunda, segundo o painel de monitoramento nacional.

Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.

Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.

Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.

Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.

Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136

O Estado está abaixo da média do país, que tem 90,38% (1.ª dose) e 72,44% (2.ª dose) de cobertura.

A Tríplice Viral está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde. (Murilo Medeiros)

PARECER CONTRÁRIO

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que provoca febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas. A transmissão ocorre por vias respiratórias, por meio da fala, espirros ou tosse de pessoas infectadas.

Câmara arquiva CPI da Santa Casa

A CPI proposta por 14 vereadores da Câmara de Campo Grande para investigar o rombo financeiro da Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul gerido por entidade beneficente que recebe recursos públicos, teve parecer pelo arquivamento na Procuradoria-Geral da Casa. O anúncio foi antecipado ao Jornal Midiamax nesta terça-feira (12) e será oficializado nesta semana. Presidente da Câmara, Papy disse que as razões para o arquivamento giram em torno da legitimidade da investigação. Os detalhes do parecer jurídico devem ser divulgados até quinta-feira (14).

O propositor da CPI, Rafael

Tavares (PL), foi surpreendido com a notícia. Ele afirmou que iria buscar mais informações sobre a decisão para definir quais caminhos seguir.

Falta de transparência

A principal alegação dos parlamentares que defendem a investigação é a falta de transparência da entidade filantrópica, que afirma operar com déficit de R$ 13 milhões mensais nos atendimentos via SUS.

“Precisamos saber o porquê do colapso. Temos que entender o que está sendo gasto com folha de pagamento, insumos, quais as contas fixas, quais são as variáveis. É como se fosse uma empresa, e uma empresa que gasta mais do que arrecada, quebra”, disse Tavares na época.

A doença pode desencadear complicações graves como pneumonia, infecções no ouvido e diarreias, sendo especialmente perigosa para crianças pequenas e pessoas com imunidade baixa, e pode levar à morte. (Murilo Medeiros)

CIRCUITO DA SAÚDE

Sesau fará ação no Aero Rancho

A Secretaria Municipal de Saúde promove uma ação especial de saúde nesta quarta-feira (13) na USF Aero Rancho IV, na Rua Leonor Garcia Pires, 285, das 7h às 17h.

A ação faz parte do Circuito da Saúde e acontece em comemoração aos 126 anos de Campo Grande. Os atendimentos vão percorrer as sete regiões da Capital.

Os serviços incluem consultas; vacinação; testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C; avaliação multiprofissional do desenvolvimento infantil; coleta de preventivo; avaliação de mamas; inserção de DIU; auriculoterapia; atendimento psicológico; triagem para saúde bucal; e vacinação de cães e gatos. (Liana Feitosa)

Surgimento de casos de sarampo no Paraguai e na Bolívia levou a Saúde a instituir dose extra de vacina

PARCERIA

Prefeitura anuncia revitalização do Horto neste ano

IdaIcy

Parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Sistema Comércio-MS deve garantir a revitalização e reabertura do Horto Florestal ainda no segundo semestre deste ano. A oficialização da parceria, bem como a divulgação do projeto de revitalização, será realizada durante o lançamento do “Centro em Ação”, na sexta-feira (15). Coordenado pela Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), o projeto prevê renovação na infraestrutura, manejo responsável da vegetação e ações de educação ambiental. Além disso, deve ser feita a implantação de um jardim com herbáceas e arbustos do Cerrado.

PMCG/Divulgação

Revitalização e reabertura do Horto Florestal devem ser entregues no segundo semestre de 2025, prevê Prefeitura

Parceria

O projeto ainda inclui a realização do inventário arbóreo completo, identificando as espé-

cies existentes e avaliando quais serão replantadas. A escolha seguirá critérios técnicos que priorizam o aumento da bio-

diversidade, os serviços ecossistêmicos e a localização estratégica para cada plantio. O prazo para execução dos servi-

ços será de 90 dias, a partir da assinatura do acordo,

A prefeitura será responsável por todo o manejo arbóreo, além da requalificação completa do gradil. Já a Comércio-MS fará a reforma das infraestruturas internas e do calçamento, além da manutenção futura do espaço.

Conforme o presidente do Sistema Comércio-MS, Edison Araújo, o intuito da parceria é devolver à população um local repleto de atividades. “O Horto Florestal é um patrimônio de todos os campo-grandenses e merece voltar a ser um espaço vivo e acolhedor. O Horto é um lugar da família, do esporte, da arte e do aprendizado. Estamos muito felizes e certos de que vamos devolver o Horto à população, cheio de atividades”.

‘RASTRO CIRÚRGICO’

Alvo de operação da PF contra fraudes na

Saúde tinha diamantes de R$ 340 mil em casa

FábIo oruê

ThaTIana Melo

A Polícia Federal apreendeu diamantes lapidados que podem chegar a R$ 340 mil durante a Operação Rastro Cirúrgico, deflagrada nesta terça-feira (12). Os policiais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão em Selvíria, Aparecida do Taboado e São José do Rio Preto (SP).

A polícia apreendeu três diamantes lapidados e várias turmalinas negras brutas. A operação mirou fraudes no SUS na Prefeitura de Selvíria. Dos seis investigados da cidade, um deles é o secretário Municipal de Saúde, Edgar Barbosa dos Santos.

A polícia fez apreensões — inclusive de armamento pesado, vários relógios e carros e motos de luxo.

Cerca de 20 armas, como rifles, espingardas, revólveres e pistolas semiautomáticas, acabaram apreendidas pela PF em um dos locais de cumprimento dos mandados. Munições, cartuchos e apetrechos de armas, como lanternas e miras, também ficaram sob poder da PF.

DPF/Divulgação

Fotos:

PF apreendeu diamantes e turmalinas brutas na casa de investigado

Operação Rastro Cirúrgico

A operação visa a reprimir crimes de peculato, desvio de recursos públicos e fraude em licitações envolvendo verbas do SUS. O secretário de Saúde e outros servidores implicados acabaram afastados dos cargos.

A PF pediu o bloqueio e sequestro de R$ 5 milhões em bens de cada um. A ação começou após a notícia de irregularidades no CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Selvíria.

A Polícia Federal identificou indícios de inexecução contratual, assim como superfaturamento na Ata de Registro de Preço e contratos administrativos e ausência de comprova-

ção de realização de procedimentos cirúrgicos pagos pela prefeitura.

Identificou, igualmente, a existência de múltiplos contratos administrativos, alguns deles sem publicação nos sites de transparência, contendo objetos idênticos, vigência simultânea e mesmas partes contratantes.

Desse modo, ocorria a multiplicidade de pagamentos por um mesmo procedimento cirúrgico e serviço médico contratado. A PF também verificou que uma das clínicas médicas contratadas não existia de fato. As penas pelos crimes podem chegar a 33 anos.

MASCARENHAS DE MORAES

Ônibus a gás se envolve em acidente e passageira fica ferida

alIne Machado rodrIgo SanToS

Uma passageira ficou ferida durante colisão na tarde desta terça-feira (12), na Avenida Mascarenhas de Moraes. A vítima estava no único ônibus a gás em circulação na Capital.

Conforme informações divulgadas por um leitor do Jornal Midiamax, o acidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua 2 de Outubro, perto do Pontilhão da Avenida Ernesto Geisel. O ônibus a gás – em fase de testes desde 17 de julho – colidiu com um Fiat Palio Weekend. A frente dos veículos

foi danificada. Ao menos uma das passageiras do ônibus ficou ferida. A reportagem acionou o Consórcio Guaicurus, mas até o fechamento deste texto não obteve resposta.

Ônibus a gás

O veículo em testes foi fabricado há 7 anos e já rodou por, pelo menos, outras sete cidades do Brasil: Ponta Grossa (PR), Recife (PE), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Senador Canedo (GO), Londrina (PR) e Rio de Janeiro (RJ), quando realizou viagens intermunicipais. Em outubro de 2024 o mesmo ônibus foi fotografado na frente ao Bioparque Pantanal. Ele teria circulado na linha 082.

Veículo em teste na Capital se envolveu em colisão com Palio Weekend
DPF/Divulgação

Pai alega que estava em surto no momento em que matou Vanessa e filha de 10 meses

“Entrou em surto”. Assim, João Augusto de Almeida justificou o duplo feminicídio da ex-esposa Vanessa Eugênia Medeiros, 23 anos, e da filha Sophie Eugenia Borges, de 10 meses. O réu foi ouvido na primeira audiência de instrução e julgamento do caso, na tarde desta terça-feira (10), onde disse estar arrependido e alegou que estaria em um suposto surto naquele 26 de maio.

No primeiro depoimento ao delegado Rodolfo Daltro, da DHPP (Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa), João disse que não pagaria pensão para duas mulheres. Contudo, nesta tarde, ele negou que o crime tenha sido motivado por isso.

Mesmo orientado pela defesa a não falar, João disse que matou a esposa e a filha durante um surto. Ele teria ido ao supermercado comprar alguns

itens e, diante da falta de algumas coisas, o casal teve uma discussão e Vanessa teria dado um tapa em seu rosto.

Foi nesse momento que ele revelou que entrou em uma espécie de surto — mesmo não tendo nenhum problema psiquiátrico constatado.

Diante da situação, matou primeiro a esposa e posteriormente a filha. Em relação à carbonização dos corpos, confessou que foi para “se livrar”.

‘Orientado a não falar’ Após a audiência na .2ª Vara do Tribunal do Juri, a advogada de defesa do acusado, Maryane dos Santos Cruz, informou que o crime não foi cometido devido ao pagamento de pensão. “Desde o início, ele alegou que seria um surto que ele teve. Foi uma briga, no momento da discussão ele acabou realizando os fatos. O motivo não foi por pensão, ele falou em primeiro momento isso. Foi mesmo na

Acusado ofereceu carro para adolescente cometer os assassinatos

Uma das primeiras testemunhas de acusação a ser ouvida foi um adolescente, de 17 anos, que trabalhava com o acusado em uma distribuidora de bebidas. No depoimento, ele solicitou para o réu sair da sala. Então, contou que João de Almeida chegou a oferecer

o seu veículo como pagamento para ele ajudar a ocultar os corpos de Vanessa e Sophie.

“Uns quatro dias antes da morte, ele chegou a oferecer o carro como pagamento para eu ajudá-lo a queimar os corpos”, disse o adolescente.

A testemunha disse que che -

Estuprada na saída de academia

A Deam divulgou imagens de um criminoso que estuprou uma jovem de 21 anos, na saída de uma academia, em Campo Grande. A polícia pediu ajuda para encontrar o autor. O crime ocorreu no dia 22 de julho, no Jardim Batistão. Pelas imagens, é possível ver a vítima sendo surpreendida pelo autor, armado com um canivete, enquanto caminhava para casa após sair da academia.

Qualquer informação que auxilie na identificação do suspei-

to deve ser repassada ao Setor de Crimes Sexuais, pelo telefone: (67) 9-9199-0726. Use a câmera de seu smartphone no QR Code desta matéria e confira o vídeo.

gou a aceitar a proposta. “Aceitei o carro no primeiro momento, mas depois, quando vi que era sério, desisti. Ele me ligou várias vezes para eu ajudá-lo, mas eu não atendi”, relembrou. João, dias antes de cometer o crime brutal, que chocou até os delegados mais expe -

OPERAÇÃO IMPOSTOR

hora da raiva e fúria”, reforçou a advogada.

Após a audiência, a irmã de Vanessa conversou com a imprensa e disse esperar que a justiça seja feita.

“A Vanessa não precisava de pensão, a gente como família ajudava. Ele não ia precisar pagar pensão. Que ele seja mantido preso, que ele pague pelos crimes que ele fez, pessoas que ele falava que amava”, afirmou a irmã.

rientes de Mato Grosso do Sul, chegou a perguntar se o adolescente conhecia alguém que poderia assassinar mãe e filha.

“Ele chegou em mim e falou se conhecia alguém que fazia ‘corre’. Perguntei do quê? Ele disse para matar pessoa. Falei que não”, contou o adolescente. (LC e RS)

RONDA

Ambulância levava 600 kg de maconha

A PRF apreendeu na noite de segunda-feira (11) mais de 600 kg de maconha em uma ambulância na BR-262, em Água Clara. Durante fiscalização, o motorista recebeu ordem de parada, mas fugiu e abandonou o veículo. Ele não foi localizado. (Adriel Mattos)

Espancado por 10 na área central

Estudante de teatro de 23 anos foi espancado por 10 pessoas na madrugada de sábado (9), em frente ao Armazém Cultural. Ele teve a motocicleta danificada e contou acreditar que foi espancado por dar um beijo em outro homem e que foi a bares na Rua 14 de Julho. (Thatiana Melo)

Frentistas detêm assaltante em posto

Suspeito de tentativa de assalto a um posto de combustível em Ponta Porã foi detido por frentistas nesta terça-feira (12). O suspeito chegou ao local na garupa de uma moto. O piloto permaneceu. Um dos frentistas foi baleado na mão. O comparsa fugiu. (Aline Machado e Marcos Morandi)

Preso por praticar zoofilia em MS

Falso auditor é preso por extorsão

Agente de portaria se passava ilegalmente por auditor fiscal ou analista tributário e cobrava em média R$ 1 mil por motoristas de ônibus clandestinos na BR-262, entre Corumbá e São Paulo. O servidor foi alvo da Operação Impostor deflagrada nesta terça-feira (12) pela Polícia Federal. Segundo informações apuradas pelo Jornal Midiamax, o alvo é servidor há mais de 20 anos e estaria se passando ilegalmente por auditor fiscal ou analista tributário para extorquir motoristas de ônibus

clandestinos. Na maioria das vezes os ônibus estavam transportando bolivianos. Ainda não se sabe há quanto tempo ele estaria extorquindo motoristas. O valor cobrado em média era de R$ 1 mil por ônibus. Ele receberia os valores por meio de conta bancária de uma pessoa próxima. Na residência do alvo, foram encontrados um colete utilizado somente por quem trabalha na repressão da Receita Federal e aparelhos eletrônicos. (Layane Costa e Thatiana Melo)

Um homem foi preso por suspeita de maus-tratos contra um cachorro em Anaurilândia. Circulou nas redes sociais vídeo em que uma pessoa aparece cometendo zoofilia. Os policiais identificaram o autor. (Adriel Mattos)

Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima

Vanessa e Sophia foram assassinadas e tiveram os corpos queimados
João Augusto prestou depoimento
Rodrigo Santos/Jornal Midiamax

VARIEDADES

Ed Sheeran veste traje de noiva em bastidores de clipe com Rupert Grint

Le BLog Maria antonia

Ed Sheeran surpreendeu os fãs ao compartilhar vídeo dos bastidores do clipe de “A Little More”. Ele aparece vestido de noiva, ao lado de Rupert Grint (o Ron Weasley de “Harry Potter”), seu amigo de longa data, e a atriz Nathalie Emmanuel (a Missandei de “Game of Thrones”).

“Dia muito surreal filmando isso. Eu me senti jovem, selvagem e livre”, escreveu ele. Sheeran,

Cruise e Ana de Armas são vistos de mãos dadas

Os rumores de um possível romance entre os atores Tom Cruise e Ana de Armas (na foto ao lado) ganharam força após os dois serem flagrados de mãos dadas durante um passeio pelas ruas de Vermont, nos Estados Unidos. As imagens têm movimentado os fãs nas redes sociais.

De acordo com o site americano TMZ, antes de aterrissarem nos EUA, os atores estiveram em Londres, onde curtiram juntos um show da banda Oasis.

Em Vermont, ambos aproveitaram o tempo livre para passear juntos por um parque, fazer compras e até dividir um sorvete, tudo isso com muitos sorrisos e clima de descontração.

NOVELAS

Nina pede ajuda a Jaques para resgatar Filipa no bar de Everaldo. Durval ameaça Ryan, e exige que Jeff lhe passe o contato do rapaz. Tânia reprova a atitude de Jaques para que Samuel não desconfie do golpe dos dois. Jeff vê quando Ryan se encontra com Durval, e alerta Lucas. Jaques se insinua para Filipa.

HORÓSCOPO

• Áries

www.coquetel.com.br

Tipo de recipiente retornável (pl.)

Objeto para afinar o lápis

Em (?) de: em favor de Dígrafo de "barro"

Colidiu (o automóvel Propriedade do ímã

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:

• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele

• instagram.com/leblogmariantonia

• facebook.com/leblogmariantonia

Dirce se irrita ao perceber que as crianças fugiram da escola. Lauro alerta Estela sobre a possibilidade de Anabela precisar de cirurgia. Zulma planeja conquistar Candinho, e Medeia alerta Asdrúbal. Dirce cancela as aulas para as crianças do orfanato. Celso inventa para Samir que Candinho desconfia do menino.

Celina fica desesperada com o sumiço de Heleninha. César e Odete passam a noite juntos. Tiago encontra Heleninha na rua e toma uma atitude para dar uma lição na mãe. Heleninha diz a Celina que Tiago sumiu. Tiago é abordado por três jovens e acaba sendo agredido e roubado. Maria de Fátima nota que César não passou a noite em casa.

Mesmo sendo muito metódico e com um plano bem elaborado, você enfrentará alguns obstáculos nas próximas semanas. Problemas de comunicação dificultarão sua atuação eficaz no trabalho. Dê o seu melhor.

• Touro

Não deixe que os outros te convençam a aceitar algo sobre o que você é cético. Você sabe no que acredita, então, não tenha medo de expressar suas opiniões. A independência é importante para você.

• Gêmeos

Se você sabe que prejudicou alguém, admita imediatamente. As pessoas costumam ser rápidas em apontar os erros dos outros, mas é raro o indivíduo que aponta os próprios. A integridade o levará longe na vida.

• Câncer

Você pode sentir uma grande vontade de mergulhar de cabeça em um projeto – ou vários. Apenas tome muito cuidado para não começar muitas atividades diferentes ao mesmo tempo e deixá-las todas inacabadas.

• Leão

A conexão entre seus pensamentos e palavras está forte. Se houver algo importante a ser dito, você não hesitará em dizer. Você está fazendo um favor às pessoas ao permitir que compartilhem sua sabedoria.

• Virgem

Suas palavras fluirão suavemente, e certamente não lhe faltará o que dizer. Você pode ser mais agressivo na hora de expressar sua opinião, mas isso é bom. É importante que expresse sua posição para os outros.

Quinta nota musical Lusitano

Exerce atividade Sucede ao "M"

Sílaba de "urnas"

Curar (?)-mail, correio da internet

Propor

Homenagens a soldados por atos de bravura Com a ponta para cima (o nariz)

Pelado; despido Fonte de oxigênio

Épocas

históricas

Post-(?), adesivo

Primeira pessoa do plural (Gram.)

Produto da transpiração

Fita (?): durex

Forma do decote pronunciado

Fala para que outro escreva Relativo à Pátria

Satisfazer a pergunta Cobertura de circos

Capital da Áustria

Perdoei Unidades da Informática

Bolo recheado

A tampa do motor

Outro nome da anta Proibição; suspensão

Oficial (abrev.)

Difamação; calúnia

• Libra

Se alguém disser algo que você discorda ou desaprova, fale abertamente. A pessoa pode presumir que você concorda, a menos que diga algo. Não aja de forma condescendente. Isso tornará a dinâmica difícil.

• Escorpião É provável que você esteja ainda mais rápido na assimilação do que o normal. A conversa será rápida e animada. Você é capaz de entender e acompanhar todas as diferentes harmonias, mantendo seu próprio ritmo.

• Sagitário

A principal vantagem que você tem sobre seus oponentes é seu aguçado poder de observação. Ele permite que você capte a energia ao redor. Você será capaz de evitar que questões explosivas saiam do controle.

• Capricórnio

Quando você começa a falar sobre um determinado assunto, pode ser difícil parar, especialmente se o assunto for você ou uma de suas atividades. Outras pessoas também vão querer falar – respire fundo e permita.

Consoantes de "lata" Fixo a pontaria

Remo, em inglês Liga; junta (?) Ben, cartão-postal Tecla de televisores

Rádio (símbolo)

Dudu Nobre, cantor

• Aquário

Sua atividade mental está mais intensa do que o normal. Pode ser difícil conter a enxurrada de pensamentos em sua cabeça. Seus pensamentos ficarão mais claros se reservar um tempo para desacelerar.

• Peixes

As ideias estão intrigantes. Novos conceitos te atraem – e você adora cada minuto. Deixe-se levar! Sua mente está explorando novos mundos, e

deve

e

Rupert e Nathalie nos bastidores do clipe

Copa do Brasil terá clássicos mineiro e carioca nas quartas

Gustavo Henn

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu, nesta terça-feira (12), os duelos das quartas de final da Copa do Brasil 2025.

Os oito times classificados estavam no mesmo pote e, portanto, poderiam se enfrentar sem restrições. O destaque é a presença de dois clássicos, um mineiro e outro carioca.

Por meio de sorteio, os confrontos foram definidos da seguinte maneira:

• Atlético-MG x Cruzeiro

• Athletico-PR x Corinthians

• Vasco x Botafogo

• Bahia x Fluminense

As primeiras equipes de cada confronto farão o jogo inicial em casa.

Os mandos de campo também foram decididos por sorteios, posteriores aos confrontos. Agora, as próximas fases são definidas pelo chaveamento. O vencedor de Cruzeiro x Atlético-MG encara o de Athletico x Corinthians; do outro lado, quem passar de Vasco x Botafogo pega o vitorioso de Bahia x Fluminense.

As primeiras partidas estão previstas para 27 e 28 de agos-

to, enquanto os jogos de volta devem ser disputados em 10 e 11 de setembro. Já as semifinais

têm data para 5 e 19 de outubro, e a grande final nos dias 2 e 9 de novembro.

Premiações

Quem avançar para as semifinais da Copa do Brasil garante mais uma boa grana: a premiação é de pouco mais de R$ 9,9 milhões.

Os times que chegarem à decisão embolsam, ao menos, mais R$ 33 milhões, prêmio para o vice-colocado, enquanto a equipe que se sagrar a campeã garante R$ 77 milhões. A Copa é o torneio nacional com as maiores premiações. (GH)

Fifa proíbe Corinthians de registrar reforços por dívida referente à compra de Félix Torres

aGência estado

O Corinthians foi punido pela Fifa com transfer ban e está impedido de registrar novos jogadores. A decisão foi publicada pela entidade nesta terça-feira (12), como punição ao clube por não ter quitado a dívida de US$ 6,145 milhões (R$ 33,47 milhões na cotação atual) referente à compra de Félix Torres junto ao Santos Laguna.

O clube tinha até as 23h59 desta segunda-feira (11) para pagar os mexicanos ou renegociar o pagamento. Dirigentes corintianos e representantes do clube do México mantiveram contato, sem desfecho positivo ao lado brasileiro.

Como não teve sucesso nas negociações, a agremiação do Parque São Jorge fica impedida de registrar novos jogadores por três janelas de transfe-

rências. Se pagar ou costurar um acordo, derruba a punição. Mais cedo, na segunda, o atacante Vitinho foi anunciado como novo reforço e apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF por volta às 12h13, portanto, não haverá impacto do transfer ban neste caso.

Sem sucesso

O departamento jurídico do Corinthians tentava reverter a

GINÁSTICA

decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas o recurso foi negado em 4 de agosto, quando foi dado o prazo final para pagamento. O clube mexicano alega que recebeu apenas a primeira parcela da compra, no valor de US$ 2 milhões, de um total de US$ 6,5 milhões a serem pagos. A segunda parcela venceu em maio de 2024, e a diretoria do Santos Laguna acionou a Fifa para co-

brar todas as parcelas restantes. Além do montante de prestações, que totalizam US$ 4,5 milhões (R$ 24,8 milhões), a decisão prevê pagamento de US$ 675 mil (R$ 3,7 milhões) de multa pelo atraso e mais 18% de juros anuais, de maio de 2024 até a data do pagamento efetivo, que acrescentariam US$ 810 mil (R$ 4,4 milhões) ao total. Há também US$ 30 mil (R$ 165 mil) de multa à Fifa.

Rebeca Andrade abandona as competições no solo

A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil, anunciou nesta terça-feira, em palestra na Rio Innovation Week que não vai mais competir no solo. A atleta explicou que a modalidade é a que tem maior impacto e que ela precisa poupar seu corpo para garantir uma carreira mais longeva.

“Eu não vou mais fazer solo; o solo é o que causa mais impacto”, afirmou a ginasta. “Tem 21 anos que faço ginástica, é muito impacto. Foram cinco cirurgias no joelho, uma em cada pé. [Parar de fazer solo] vai me fazer continuar treinando por mais tempo. Eu sei que vocês amam quando eu faço solo, mas ainda posso mostrar muito nos outros aparelhos.”

Rebeca explicou que, embora pretenda competir no

Mundial de Ginástica Artística deste ano, em outubro, em Jacarta, na Indonésia, o foco maior da sua preparação é para os mundiais 2026 e 2027, sobretudo este último, que vale vaga para as Olimpíadas de 2028, em Los Angeles.

“Este ano, estou cuidando mais da minha saúde física e mental, não estou treinando tão

forte”, explicou a atleta. “Isso é crucial para os próximos anos, temos pelo menos mais uma Olimpíada pela frente.”

Joelho em condições

Ela garantiu que o seu joelho estará em ótimas condições para a competição em Los Angeles. “Tá agourando meu joelho?”, brincou com o jornalista que perguntou sobre as próximas Olimpíadas. “Ele vai estar inteiro”.

Rebeca relembrou o pódio nas Olimpíadas de Paris, no ano passado, formado apenas por mulheres negras, que compartilhou com Simone Biles e Jordan Chiles. As três competiram no solo e levaram, respectivamente, medalha de ouro, prata e bronze. As americanas Biles e Chiles, cientes do esforço da brasileira, fizeram reverência a ela no pódio. (AE)

Oito clubes seguem na luta por premiação que pode chegar a R$ 77 milhões
CBF/Divulgação
Rebeca descarta disputa no solo
Wander
Roberto/COB/Arquivo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Midiamax Diário | 13 de agosto de 2025 | Claudinho Serra tenta retirar ação da Tromper de juiz que d by Jornal Midiamax - Issuu