

Conheça Yilan Hua: chinesa é o principal rosto em geração de modelos que ‘foge dos padrões’
PÁGINA 7
SUL-MATO-GROSSENSE
Operário vence o Ivinhema fora de casa e sai em vantagem na briga por vaga nas semifinais
PÁGINA 8

CAIÇARA | PÁGINA 5

Conheça Yilan Hua: chinesa é o principal rosto em geração de modelos que ‘foge dos padrões’
PÁGINA 7
SUL-MATO-GROSSENSE
Operário vence o Ivinhema fora de casa e sai em vantagem na briga por vaga nas semifinais
PÁGINA 8
CAIÇARA | PÁGINA 5
João Matheus Pinheiro Duarte Gomes, 20 anos, foi surpreendido ao deixar local; vizinhos criticam estabelecimento
PROBLEMA RECORRENTE | PÁGINA 4
Morador constrói ‘lombada’ na entrada de casa para conter alagamentos no Estrela Dalva
‘WOLBITOS’ | PÁGINA 3
TRÂNSITO | PÁGINA 2
Acidentes envolvendo ônibus, dois deles do transporte coletivo, deixam 3 mortos nas ruas de Campo Grande
Estudo pode levar à queda dos casos de dengue na Capital
LOS ANGELES | PÁGINA 6
Corpo é encontrado carbonizado em carro
INFLUENZA | PÁGINA 4
Vacinação contra a gripe é antecipada para este mês
Gabriel Neves
lucas caxito
Três acidentes envolvendo veículos do transporte coletivo resultaram em 2 mortes no sábado (16). No fim da tarde, um motociclista precisou ser socorrido em estado grave após se envolver em acidente no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Bahia.
Na noite de quinta-feira (14), uma criança morreu após ser atropelada por um ônibus. Com isso, em 4 dias, acidentes envolvendo o transporte coletivo deixaram 3 mortos na Capital.
Por volta das 5h de sábado, motociclista identificado como “Geovane”, de 25 anos, morreu após ser atingido por ônibus do transporte coletivo no cruzamento das Ruas 25 de Dezem-
bro e Antônio Maria Coelho. Relato de testemunhas é de que a vítima estaria na contramão.
Após a batida, o corpo foi lançado a 19 metros. A moto foi arrastada e ficou presa embaixo do ônibus. Geovane morreu no local, antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Horas depois, Victor Hugo
Rozembergue Machado, 20, morreu após ser atingido por ônibus do transporte coletivo que saía do Terminal Júlio de Castilho. A suspeita é de que um dos envolvidos no acidente tenha avançado sinal vermelho. Informações repassadas pela polícia são de que a colisão aconteceu momentos após o ônibus
Ladrão morre em chaminé ao tentar invadir boate
lívia bezerra
O homem encontrado morto dentro da chaminé de uma boate abandonada no Cabreúva no início da manhã deste domingo (17) foi empurrado por um comparsa durante o furto de fiação no estabelecimento.
Ele tinha 40 anos e não havia sido identificado pela polícia até a veiculação desta matéria.
O caso aconteceu no cruzamento da Rua Feliciana Carolina com a Avenida Ernesto Geisel. Na madrugada, a Polícia Militar foi acionada por um vigilante. Ele contou que havia uma pessoa presa na chaminé.
Uma equipe se deslocou ao estabelecimento, chamou e insistiu, mas por não escutar nenhum barulho e estar de madrugada na rua sem iluminação, foi embora. Depois, o comparsa do suspeito apareceu e disse ao vigilante que estava furtan-
Ladrão foi empurrado por comparsa ao tentar invadir prédio pela chaminé do fios quando os dois resolveram adentrar o imóvel por uma das chaminés da churrasqueira.
Empurrado por baixo
Ao entrar na chaminé, o homem ficou preso e foi empurrado para baixo pelo comparsa para ver se descia, mas a situação piorou e ele acabou morrendo asfixiado. O comparsa fugiu do local após relatar os fatos, segundo boletim de ocorrência.
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
Os militares foram acionados novamente e se deslocaram até a boate para acessar o telhado e entrar na chaminé onde estava o suspeito. Moradores viram a movimentação e chamaram os proprietários, que foram ao estabelecimento e abriram a porta da frente para facilitar a entrada.
Ao adentrar o imóvel, a PM encontrou o homem morto na churrasqueira, preso pela cintura.
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
A Semed disse que Ysaac Messias Rodrigues Santos, 10 anos, era muito querido por amigos e professores e um menino alegre. Ysaac morreu após passar a preferencial na Rua Lise Rose, de bicicleta, e ser atingido por um ônibus no Danúbio Azul.
sair da plataforma e acessar a avenida. Já a moto trafegava no sentido contrário, foi arrastada por alguns metros e ficou presa nas rodas traseiras do ônibus.
Victor chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Sobre o terceiro acidente, informações preliminares são de que o ônibus seguia pela Aveni-
Renato Henrique Fernandes Siqueira foi condenado a 30 anos de reclusão por matar a mulher, Alexsandra Galvão de Arruda, em 13 de novembro de 2022, no Jardim Centro-Oeste. Em júri na sexta-feira (13), o réu foi condenado pelo feminicídio com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, bem como o estupro.
A vítima foi encontrada seminua, de blusa levantada e o short abaixo do tornozelo, sem roupas íntimas e quase degolada.
A faca utilizada no crime foi localizada em um forno sobre a pia da cozinha. O autor confessou aos policiais e a parentes ter matado a companheira. Porém, não soube explicar o motivo de Alexsandra estar seminua. (Gabriel Maymone)
Ele e um amigo seguiam pela Rua West Point, que é uma descida, quando Ysaac perdeu o freio da bicicleta e foi atingido pelo ônibus. Ele ainda foi levado ao CRS Nova Bahia, mas não resistiu.
O motorista de 45 anos disse que tentou desviar. O ônibus trazia trabalhadores de Ribas do Rio Pardo. (Diego Alves)
da Afonso Pena, sentido Centro, quando atingiu o motociclista e uma pessoa que estava na garupa.
O impacto fez o motociclista ser arremessado a 7 metros. Ele precisou ser entubado e foi socorrido em estado grave para a Santa Casa. Não se sabe quem teria provocado o acidente.
Irmãos são feridos a tiros após discussão em conveniência
Dois irmãos, de 33 e 34 anos, foram feridos a tiros na manhã de sábado (16) após discutirem com o autor em uma conveniência na Avenida Júlio de Castilho.
Os irmãos se envolveram em briga com outro indivíduo, que sacou uma arma e efetuou vários disparos. Eles foram atingidos na cabeça, abdômen e braço.
Em seguida, foram à UPA Vila Almeida, mas após atendimentos fugiram. Em casa, os familiares acionaram o Samu.
À polícia, a dupla disse que não conhece o autor e que ele fugiu em um carro preto.
A polícia constatou que um dos irmãos tinha mandado de prisão em aberto. Como eles foram encaminhados para a Santa Casa, uma equipe da PM fez a custódia dele no hospital. (Mirian Machado)
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Aliny Mary Dias e Gabriel Maymone. Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante. Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Revisão de Textos: Bianca Iglesias. Editora de Política e Transparência: Evelin Cáceres | Núcleo Editorial: Anna Gomes, Dândara Genelhú, Mariane Chianezi, Karine Alencar, e Renata Portela. Subeditora de Cotidiano: Priscilla Peres | Núcleo Editorial: Clayton Neves, Fábio Oruê, Gabriel Neves, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Lucas Caxito e Thalya Godoy. Repórter Especial: Graziela Rezende. MidiaMAIS: Reportagem: Jennifer Ribeiro, João Ramos e Monique Faria. Subeditora de Polícia: Thatiana Mello | Núcleo Editorial: Aline Machado, Lívia Bezerra e Mirian Machado. Subeditor de Jornalismo Multimídia: Marcos Ermínio | Núcleo Editorial: Alicce Rodrigues, Ana Laura Menegat, Ari Theodoro, Bianca Tobin, Bruno Marcondes, Henrique Arakaki, Júlia Rodrigues, Nathalia Alcântara, Rafael Palácios e Sidney Manga. Analista de Redes Sociais: Letícia Marquine. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Giovana Gabrielle (UCDB) e Maria Eduarda Livramento (UCDB). Chargista: Milton César Ornellas. Motoristas da Redação: Fernando Baziquetto, Pedro Bitencourt e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial Departamento Comercial: 3324-7003 - comercialgerencia@midiamax.com.br - Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345 - Jardim dos Estados - 79.020-010Campo Grande/MS - Brasil
Priscilla Peres
Wolbachia, uma bactéria que pode fazer com que o Aedes aegypti não contraia os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre-amarela. O micro-organismo é inserido nos ovos de Aedes, criando uma geração de mosquitos –os wolbitos– incapazes de transmitir as arboviroses, tornando-os inofensivos.
Em Campo Grande, graças a uma frente internacional em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), eles já são 102 milhões e a expectativa é que frutos positivos da pesquisa sejam colhidos já neste ano, com diminuição significativa dos casos de dengue, por exemplo.
Foi o que aconteceu em Ni-
Subcom-MS/Divulgação
Mosquitos com Wolbachia foram soltos na Capital em tentativa de impedir a transmissão de doenças como a dengue
terói (RJ), uma das 5 cidades brasileiras que receberam o projeto desenvolvido pelo World Mosquito Program, uma fren-
te internacional e sem fins lucrativos que atua para proteger o planeta contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
No ano passado, o município fluminense tornou-se o primeiro no Brasil com 100% do território coberto pelo método
e teve redução gradativa nos casos positivos desde o início do projeto.
Três anos
É o que se espera que ocorra em Campo Grande, onde os wolbitos foram liberados em 2020. A Fiocruz contabiliza que, nos últimos 3 anos, cerca de 102 milhões de Wolbitos foram liberados em todos os bairros da Capital.
Em fase de análise, o projeto acompanha a população de Aedes aegypti com Wolbachia e espera resultados significativos na redução dos casos de dengue. Além de Campo Grande e Niterói, wolbitos foram liberados pela Fiocruz em Belo Horizonte (MG), Petrolina (PE) e no Rio de Janeiro (RJ).
Equipe faz monitoramento dos ‘wolbitos’; Saúde aponta que casos de dengue seguem em baixa
Após a soltura dos wolbitos em todos os bairros de Campo Grande, a fase agora é de monitoramento. Líder de operações WMP Brasil, Gabriel Sylvestre explicou que a equipe atua para entender se a Wolbachia vai se manter no território –e em que nível– e faz o monitoramento epidemiológico.
“A partir de agora vamos entender como vai ser a transmissão no território, mas serão 2 anos de análise para começarmos a ter indicadores sobre redução da dengue em Campo Grande. Mesmo com o método, acredito que nunca pode-
mos ficar tranquilos em relação à dengue, que é um problema complexo e envolve um esforço coletivo de proteção”, explicou.
Até o momento os resultados são promissores, com a Wolbachia presente em todos os territórios em índices satisfatórios.
Bons resultados em Niterói
No Brasil, o Método Wolbachia chegou primeiro a Niterói, Rio de Janeiro, onde a ação ocorre desde 2015. Dados de 2021 mostram redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas de inter-
Audiência pública debaterá impacto de novas moradias no Autonomista
A prefeitura fará audiência pública no dia 22 de abril para debater impactos da construção de unidades habitacionais no Jardim Autonomista, referente a empreendimento com 108 unidades a ser implantado pela Northern Ltda. nos lotes 60 e 57Y da Rua das Garças.
Quem deseja participar pode comparecer no Auditório Nilo Javari Barem, na sede da Planurb, ou acessar o canal do You-
Tube da Educação Ambiental da Planurb, em https://www. youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987.
A sociedade civil poderá encaminhar contribuições e sugestões acerca do Estudo de Impacto de Vizinhança à sede da Agência, em horário comercial das 7h30 às 11h e 13h às 17h30, ou enviadas para o e-mail: sugestaoeiv@planurb.campogrande.ms.gov.br. O período para o envio das contribuições vai até 2 de abril de 2024.
venção. Naquele período, 75% do território estava coberto. Em 2022, o trabalho recomeçou.
Casos em baixa Coincidência ou não, os casos de dengue em Campo Gran-
de, em 2024, estão abaixo do registrado em 2023 enquanto o projeto envolvendo o Wolbachia segue em desenvolvimento.
Dados do Painel de Arboviroses do Ministério de Saúde mostram 545 casos prováveis
de dengue em Campo Grande neste ano.
Chama a atenção o registro semana a semana. Só em uma os casos se igualaram ao número do ano passado. Nas outras está abaixo.
Na semana 7 foram registrados 127 casos prováveis de dengue, contra 400 no mesmo período de 2023. Na 8, foram 70 casos contra 437. E na 9 são 83, contra 526 no ano passado.
O método Wolbachia começou a ser implementado apenas em Campo Grande. Mato Grosso do Sul soma 7.460 casos de dengue, com 4 mortes. (PP)
Com o recebimento da primeira remessa de vacina contra Influenza, com 108 mil doses, Mato Grosso do Sul deve antecipar a campanha de vacinação, iniciada anteriormente em abril, para março.
O motivo é o aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, o objetivo desta 26.ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus na população.
Os imunizantes chegaram à Coordenadoria de Imunização da SES no final da tarde e, a partir desta segunda-feira (18), as doses estarão liberadas para a retirada pelos 79 municípios.
“O Ministério coloca que a campanha seja iniciada no dia 25 de março, porém, assim que o Estado receber as doses, nós
já daremos início à campanha de vacinação, talvez apenas o tempo do município se organizar, porque precisamos liberar as vacinas, os insumos, que são seringas e agulhas. Lembrando que cada município tem a sua prioridade, então dará o início de acordo com o que consegue executar dentro do seu território”, afirma Goldfinger.
Trivalente
A vacina é trivalente, ou seja, é eficaz contra três tipos de cepas de vírus –Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria). A vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Em Mato Grosso do Sul, o público-alvo é composto por 1.148.407 pessoas.
Após seu início, a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado. O Dia D está previsto para 15 de abril.
CLIMA ESTRELA DALVAMS está na rota de tempestades e das altas temperaturasthalya GOdOy
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu quatro alertas para o Estado, sendo dois para onda de calor e dois para tempestades, todos vigentes até esta segunda-feira (18).
O alerta mais grave é o que indica grande perigo para a saúde, para onda de calor de 5 ºC acima da média. O calorão deve atingir 70 cidades das regiões centro-norte, leste e sudoeste –incluindo Campo Grande. A recomendação é que as pessoas tomem água e evitem o sol nos horários mais quentes.
Tempestades
Já os alertas de tempestades preveem chuvas de até 50 ou 100 mm a depender da região do Estado. Também estão previstos ventos intensos e queda de granizo.
No leste e sudoeste do Estado, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Vacinação contra a gripe, que estava prevista para começar em abril, deve ser realizada a partir de 25 de março
• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
• Trabalhadores da Saúde;
• Gestantes e puérperas;
• Professores dos ensinos básico e superior;
• Povos indígenas;
• Idosos com 60 anos ou mais;
• Pessoas em situação de rua;
• Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
• Membros das Forças Armadas;
• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Caminhoneiros e trabalhado-
res do transporte rodoviário coletivo e portuário;
• Funcionários do sistema de privação de liberdade;
• População privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. Crianças que vão receber o imunizante pela 1.ª vez tomarão 2 doses em 30 dias. (OS)
lucas caxitO
Moradores da Rua Simões, no Estrela Dalva, enfrentam “dores de cabeça” com alagamentos constantes. Segundo vizinhos, o problema começou em 2009, ano em que a via recebeu pavimentação. Eles afirmam que as Ruas Pinhão e Panônia (do entorno) ficaram com a altura do asfalto elevada, o que, após alguns minutos de chuva, provoca cheias na Simões.
O motorista de aplicativo Mateus Barbosa, 23 anos, relata que os moradores são obrigados a construir lombadas na frente de casa para evitar que a água invada as residências. “Tive que construir esse tampão de quase um metro para evitar um prejuízo ainda maior. Antes da lombada, a água chegou a invadir todo o terreno. Perdemos geladeira, sofá, cama, armário, perdemos tudo. Foi um estrago de R$ 8 mil em móveis”, disse.
Sem garagem
O motorista conta que, com o risco de alagamento a qualquer momento, moradores deixam os veículos nas esquinas à
Alagamentos são recorrentes na Rua Simões por conta da drenagem ruim
noite e correm o risco de furtos.
“Eu coloco ele lá na esquina porque eu já tive um prejuízo muito grande. Deixei o carro aqui à noite, choveu e, ao
acordar no outro dia cedo para ir trabalhar, tinha água dentro do carro. Tive que mandar fazer higienização, limpeza e gastei água limpando a calçada”.
Aterro
O administrador Fred Alexandre, 42, mora na Rua Simões há 14 anos. Ele reiterou que o problema começou após a instalação do asfalto. Ao adquirir o terreno em 2010, precisou aterrar os fundos para evitar que a água entrasse.
“Eu moro aqui desde 2010. Quando eu comprei, eu mesmo tive que aterrar aqui. Só de aterro dá 1,60 metro de diferença no fundo do terreno, por isso, nunca entrou água dentro da minha casa”.
O administrador avalia que falta um sistema eficiente de captação de água da chuva. “Tanto a Rua Panônia quanto a Rua Pinhão são mais altas, e elas são descidas. Deixaram a nossa [rua] aqui uma bacia e não colocaram captação de água fluvial, entendeu? Só tem bueiro na ponta da rua”, disse.
O Jornal Midiamax entrou em contato com a prefeitura para saber se há conhecimento da situação e quais as medidas necessárias para resolver o problema. No entanto, até o momento da publicação da reportagem, não obteve resposta.
ThaTiana Melo
João Matheus Pinheiro Duarte Gomes, 20 anos, foi executado com 18 tiros perto de uma tabacaria no Caiçara na madrugada deste domingo (17).
A vítima saiu da tabacaria para urinar na rua, sendo surpreendido pelos atiradores. João foi assassinado com pelo menos 18 disparos, a maioria na cabeça. Informações não confirmadas pela polícia são de que ele possa ter sido assassinado por engano.
A família do jovem teria conversado com os moradores após
o crime. Eles acreditam que os criminosos possam ter confundido o alvo porque haveria ou-
tro jovem na tabacaria com as mesmas características da vítima e roupas parecidas.
‘É um caos’
Casal que mora no Caiçara há 6 anos disse ao Jornal Midiamax que, “é um caos há muito tempo essa tabacaria”. “Já fizemos um monte de coisa para tentar retirar. Para nós não incomoda tanto, é mais quem mora na esquina. Mas ontem cheguei 23h30 e estava um caos isso aqui. Já pensamos em mudar por causa disso”, disse.
Outra moradora, de 43 anos, disse que o local “é sempre uma baderna. Direto dão tiro nos vidros, aí na segunda amanhece com tudo arrumado. Cortei as árvores porque urinavam aqui.
Não dá certo essa tabacaria aqui. Eles ficam rodando com a moto aqui, fazendo manobras. Já fizemos reclamação no bombeiro e polícia. Aqui era calmo, muito calmo, essa tabacaria que estragou. Sexta e sábado são os piores dias, as ruas ficam cheias”.
“Muito barulho dessa tabacaria, ninguém dorme… é difícil. Os vizinhos retiraram as árvores porque o pessoal fazia de tudo nessas árvores. Pedi para meu marido tirar essa aqui da frente, mas não podemos tirar, porque é nossa sombra, né?!”, disse a moradora da casa em cuja frente o jovem foi executado.
Thalya Godoy lívia Bezerra
Luiz Vitor Santos Amorim, 26 anos, morto na madrugada deste domingo (17), teria sido vítima de disparos efetuados por uma dupla em uma moto.
CORONEL ANTONINOInicialmente foi divulgado que Luiz Vitor poderia ser o suspeito de executar João Matheus no Caiçara e estar envolvido em troca de tiros com um policial de folga. Contudo, a ideia foi descartada pela Polícia Civil, já que Luiz teria dado
Suspeito de assaltar trabalhador e roubar posto morre ao tentar atirar
Mirian Machado
ThaTiana Melo
Um homem, não identificado oficialmente, morreu em confronto com a Polícia Militar na noite de sexta-feira (15) no Coronel Antonino. Ele é suspeito de vários furtos e roubos.
A polícia fazia rondas pelo bairro Isabel Garden quando avistou motocicleta tomada em assalto na terça (12), sem placa. Os policiais sabiam dos crimes cometidos com a moto e fizeram tentativa de abordagem na Rua Neide Alves de Andrade.
O irmão do piloto disse que havia emprestado o veículo. Eles afirmaram saber que a moto era roubada e a pegaram com um rapaz chamado “Vinicius” –que seria o autor do roubo. Disseram que o autor estava em uma casa abandonada em uma área de invasão no Indubrasil.
Abrigo e comida
O rapaz disse que o autor do roubo chegou pedindo comida e lugar para dormir, deixando que ele dormisse na casa abandonada. A polícia foi até
Na terça-feira (12), o homem cometeu um assalto. Armado, fugiu com a motocicleta da vítima. Imagens de monitoramento mostraram a ação. No dia seguinte, o assaltante abasteceu a motocicleta em um posto de combustível e fugiu sem pagar. Câmeras flagraram que ele estava com as roupas usadas no assalto anterior. (Mirian Machado e TM)
o local, onde o homem estaria escondido há 2 dias Ele estava armado, atrás de uma telha.
Ao conversar com o suspeito para tentar abordagem, os policiais escutaram o barulho do gatilho da arma do autor. Diante do risco, efetuaram um disparo.
O homem caiu e tentou efetuar novos disparos, quando os policiais revidaram. Ele foi e socorrido até a UPA Vila Almeida, onde morreu. Segundo a Perícia, o revólver “parou com o cão travado à retaguarda”.
entrada no Hospital Regional às 3h26, enquanto a troca de tiros ocorreu por volta das 4h10.
Um popular relatou que o apelido de Luiz Victor seria “Vitinho” e que ele se desentendeu com outro rapaz, conhecido como “Corumbá”. Os dois
Rafael Maciel Valadão, o “Grafite”, de 34 anos, foi um dos autores de assalto na noite de quinta-feira (14) no Portal Caiobá. Ele acabou morto pelo Batalhão de Choque.
De acordo com o tenente-coronel Rocha, Grafite tinha passagens por contrabando, associação criminosa e violência doméstica. A morte aconteceu após o roubo de contrabando.
Um homem foi surpreendido por ladrões em frente a sua casa no Jardim Los Angeles. Segundo a vítima, um dos homens possuía uma arma cromada.
Ele ainda foi golpeado com a coronha na cabeça quando tentou olhar para o homem armado.
Os criminosos vasculharam a residência buscando objetos de valor e outro indivíduo, de 27 anos, chegou de carro ao local.
O assaltantes roubaram o veículo, um Chevrolet Celta, e agrediram o condutor. As vítimas perseguiram os autores por cerca de 15 km, mas foram notados pelos bandidos, que fizeram disparos de arma de fogo.
As vítimas procuraram a base da Polícia Militar para pedir so-
teriam brigado na região, o que acabou gerando a perseguição.
Segundo moradores, Luiz Victor estaria em um carro e teria perdido o controle da direção enquanto era perseguido por uma dupla em uma moto.
O veículo colidiu na calçada de
um comércio na esquina das Ruas Adelaide Maia Figueiredo e Lúcia do Santos, no bairro Parque do Lageado.
Um morador contou que ouviu os disparos em casa. Ele entregou à polícia uma munição 9mm que encontrou na calçada.
corro. Equipe do Batalhão de Choque encontrou um veículo em uma casa no Portal Caiobá que batia com a descrição.
Os ocupantes do imóvel correram para os fundos. O Choque entrou no quintal e, nos fundos da casa, viram um dos indivíduos armado em cima do muro.
O autor apontou a arma de fogo para a equipe, que disparou contra o criminoso.
Mesmo atingido e tendo caído do muro, ele tentou novamente investir contra a guarnição, sendo baleado pela segunda vez. Rafael foi socorrido para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, mas não resistiu aos ferimentos.
Contrabando
O Choque apurou que o veículo roubado aparentava ser usado no transporte de materiais contrabandeados do Paraguai, pois, além de não conter bancos traseiros, possuía mais características que indicavam a suspeita.
Foram encontradas no quintal da residência 5 caixas de cigarros, duas com óculos e 3 pneus.
Questionado, o proprietário do veículo afirmou que, momentos antes do roubo, havia chegado em Campo Grande com produtos contrabandeados. Assim, ele e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia.
Homem é espancado por traficantes e diz ter dívida de droga
Homem de 30 anos foi espancado em suposta cobrança de dívida de drogas. A dupla suspeita não foi localizada. O fato aconteceu na madrugada deste domingo (17), no Amambaí.
Policiais encontraram a vítima ferida. O homem contou que foi agredido por uma dupla após dizer não ter dinheiro para pagar a dívida de drogas.
Os autores não foram localizados. A vítima teve ferimentos na cabeça e no corpo. O homem foi socorrido pelos Bombeiros e levado à UPA Coronel Antonino. (Anna Gomes)
VILA POPULAR
é agredido com mangueira de narguilé
Idoso de 60 anos foi agredido com uma mangueira de narguilé. O suspeito é neto da esposa da vítima. O fato aconteceu por volta das 23h de sábado (16) na Vila Popular.
A vítima contou que o suspeito estava a passeio em sua casa. O idoso pediu para o homem tirar o carro da frente do portão, mas o suposto autor não teria gostado.
A vítima teria sido agredida com um cabo de mangueira de narguilé. O idoso foi atingido na cabeça e precisou de atendimento médico. (AG)
MUNDO NOVO
Leandro Luciano Antunes de Lima, 27 anos, foi assassinado a facadas em Mundo Novo na madrugada deste domingo (17). A polícia foi chamada por volta das 4h30, quando o corpo foi localizado ao lado de uma borracharia na estrada conhecida como “Mandioquinha”.
O dono de uma tabacaria contou aos policiais que, horas antes, “Milão”, como era conhecido, estava embriagado e causando tumulto. A vítima ainda teria sido levada para o hospital por estar passando mal pelo Corpo de Bombeiros. (TM)
O VW Gol vermelho, encontrado queimado em uma estrada vicinal na região do Jardim Los Angeles no sábado (16) com um corpo dentro do porta-malas, foi furtado 5 dias antes em frente a uma faculdade.
Alicce
O dono do carro, um acadêmico de Medicina, havia estacionado em frente a universidade por volta das 17h. Quando saiu horas depois, não encontrou mais o veículo.
O corpo encontrado dentro do porta-malas ainda não foi identificado. O carro foi encaminhado para a Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos). Vídeo feito por moradores mostram o automóvel
SONORA
Corpo estava no porta-malas de um Gol furtado em frente de faculdade
já consumido pelo fogo. “É um corpo aqui dentro. Achei que era só o carro pegando fogo, mas tem um cara aqui atrás”, comenta o morador que fez as imagens. Por conta do avanço do incêndio, não foi possível
identificar se a vítima trata-se de homem ou mulher. A estrada fica aos fundos do Jardim Uirapuru e dá acesso a Los Angeles e a uma rodovia. Não há informações sobre suspeitos do crime.
Mirian Machado
Segundo a Polícia Civil, o professor Jair Ferreira Jara, 49 anos, e o pintor de obras João Vitor Oliveira de Souza, 21, executados a tiros no Ginásio Municipal de Sonora, eram inocentes. Seis pessoas foram presas envolvidas nos assassinatos.
João Vitor trabalhava como pintor e teria ido ao ginásio fazer um orçamento para pintura do local, quando duas pessoas chegaram de moto procurando outro jovem. Os atiradores teriam confundido João e começaram os disparos.
O irmão de João Vitor disse à Rádio REC FM que, antes do crime, João mandou mensagem e ligou para familiares porque estava feliz por realizar o sonho
ANGÉLICA
Lindinalva Pereira Ribeiro, 63 anos, morreu ao ser atropelada por um carro na noite de sábado (16) na MS-475, em Novo Horizonte do Sul. A baixa visibilidade teria sido uma das causas do acidente. O motorista de um VW Gol não teria conseguido ver a idosa. Ele ainda acionou o socorro. (AG)
Homem de 27 anos foi preso com um revólver neste domingo (17), suspeito de atirar contra um rapaz no Portal da Lagoa. A vítima contou que sofreu tentativa de homicídio, mas conseguiu se esconder e acionar a polícia. O suspeito estava com a ex-companheira da vítima e não tinha registro do revólver. (AG)
À polícia, testemunhas relataram que os criminosos estavam em uma motocicleta e já entraram no ginásio atirando. O local estava cheio de crianças e adultos.
Segundo investigações, João foi atingido pelo pelo garupa. Apavorado e ferido, o jovem tentou buscar refúgio no ginásio, mas foi perseguido e
de ser pai. “Meu irmão não tinha nada a ver com isso. Foi morto no lugar de outro. Estamos em choque e revoltados”.
Jair dava aulas de futsal no ginásio, que fica ao lado de uma creche. Ele teria tentado prote-
morto pelo atirador, que ainda atirou em Jair.
Os acusados descarregaram dois revólveres calibre 38, atirando em direção das pessoas que estavam no ginásio, inclusive das crianças.
Ao lado do corpo das vítimas, os criminosos deixaram recado escrito à mão, indicando que a autoria do crime seria de membros de facção contra outra. (Mirian Machado)
ger as crianças, indo até a entrada do ginásio, e foi baleado. Jair também era conhecido como “Cabeludo” e foi candidato a vereador em 2020. Recebeu 228 votos e ficou como suplente.
Gilvano Almeida Bucão, 29 anos, foi morto a pauladas em Angélica na madrugada deste domingo (17). O crime ocorreu na Avenida Padre Aquilino, em frente ao bairro Nações.
Um vizinho teria acionado a polícia por volta das 6h comunicando uma briga na rua
aos fundos de casa. A vítima foi encontrada já sem pulso na via e com uma lesão na cabeça.
A Polícia Militar encontrou dois homens com ferimentos no corpo e rosto caídos no chão a alguns metros do corpo. A dupla teria confessado o crime.
Os dois relataram que teriam brigado com a vítima em uma festa. Na saída do local, eles se-
guiram o homem e começaram as agressões. Os dois apresentavam visível estado de embriaguez e “possivelmente” estavam alucinados por uso de drogas. Segundo familiares ouvidos pelos policiais, Gilvano comemorava o aniversário em casa e saiu para buscar bebidas. Eles não souberam dizer o motivo do desentendimento.
Alcir Barbosa Leal, 58 anos, morreu carbonizado na manhã deste domingo (17) em Guia Lopes da Laguna. Ele tinha problemas de locomoção e dormia quando as chamas começaram na casa. Uma cuidadora estava na residência, mas não viu o fogo. Curto-circuito em um ventilador pode ter causado o incêndio. (TM)
Discussão por causa de uma obra terminou com um morto na sexta-feira (15) em Ponta Porã, na região do Marambaia. O dono da casa, de 47 anos, teria discutido com o pedreiro que contratou para uma reforma. Ele contou que o pedreiro partiu para cima dele com um facão e, para se defender, atirou. (Marcos Morandi)
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Le BLog Maria antonia
Aos 24 anos, Yilan Hua é o principal rosto de uma nova geração de modelos chinesas populares –que inclui He Cong, Chu Wong e Ying Ouyana–, apesar de uma morte na família nesta temporada que a manteve fora das passarelas por grande parte da Semana de Moda de Paris.
Yilan Hua faz parte de um grupo de modelos que fogem dos padrões tradicionais de beleza da etnia Han, que predominaram na China por séculos. Zhang destaca a versatilidade de Hua, que consegue se adaptar a diferentes estilos e conceitos, sem ser limitada a um único padrão estético.
A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada na cidade de Atenas, em 1896.
Em 2024 será a primeira vez que teremos o mesmo número de mulheres e homens competindo. Foram necessários 128 anos...
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
Plutão e Vênus assustam Júpiter e Andrômeda. Electra vai embora impactada com a descoberta. Lupita se ilumina ao saber que Júpiter será seu vizinho. Murilo consola Electra. Vênus recebe uma ligação ameaçadora, mas não dá importância. Vênus sofre um atentado, e Tom se desespera.
• Áries
Giovanni acusa Cris de querer lhe aplicar um golpe. Jonas finge cumplicidade com Fagundes. Érica e Polvilho incentivam Renée a abrir uma loja. Giovanni decide deixar a mansão. Roberto descobre que está sendo vigiado. Rico questiona o amor de Taís por Átila. Cris confessa que nunca esteve grávida.
Lu encoraja Zinha a dar uma aula sobre jupará. João Pedro e Sandra se sentem atraídos. Eriberto não conta a Venâncio que está namorando Eliana. Dona Patroa fica horrorizada com as palavras de Sandra, que joga umas verdades para a mãe. José Inocêncio repreende Zé Bento pela falta de interesse nos negócios e só aparecer para vender a produção.
Você tem evitado um confronto há um bom tempo. Você não quer ser pego em uma batalha e, portanto, desempenha o papel de “bom moço” ou “boa garota”. Não tenha medo de ser agressivo. Cabe a você fazer isso.
• Touro
A viagem na montanha-russa nunca termina, não importa o quanto tente sair. Não importa o que faça, o drama e as flutuações extremas sempre parecem segui-lo. Aceite isso e aproveite, em vez de tentar lutar contra.
• Gêmeos
É provável que receba um tapinha nas costas de alguém que aprecia seu trabalho árduo. Você está no topo e, por isso, não é um mau momento para pedir um aumento ou promoção. Outros sabem que você merece.
• Câncer
Você sentirá raiva e agressão vindas de outras pessoas e até de você mesmo. Você pode ser seu pior inimigo graças aos altos padrões que estabelece. Vá com calma consigo mesmo –até porque os outros não o fazem.
• Leão
Só porque outras pessoas não concordam com você não significa que suas ideias estejam erradas. Deixe as pessoas fazerem as coisas do seu jeito e, ao mesmo tempo, sintam-se confiantes para fazer do seu.
• Virgem Trabalhar sozinho e aproveitar sua independência é a chave para o seu sucesso. As energias de outras pessoas apenas irão confundi-lo e distraí-lo do seu propósito. Você realizará mais quando confiar em si mesmo.
www.coquetel.com.br
Sequência entre milhar e unidade
Que se pode esticar
Procedimento précirúrgico
Dá baixa nos itens de uma relação
O antigo mercador ambulante Norma
Cansativo; fatigante A ti (Gram.)
Símbolo químico do cobalto
Tipo de penteado O sinal "
Instalação da Marinha que serve como porto
Notre-(?), catedral parisiense
Coloca na balança A marca do Zorro (HQ)
Órgãos que sustentam o corpo (?) Bonaparte, imperador francês
Criar asas
(?) Sam: os EUA Museu carioca
Pata de boi (bras.)
Tempero do churrasco
Direção (abrev.)
Ferramenta para cavar
Matériaprima da manteiga A 2a letra 3/and. 4/dame. 6/mocotó. 7/mascate. 9/estafante.
Tem conhecimento Gemido; lamento
E, em inglês
Obediente; manso
Machucado (inf.) Perfume; fragrância
Mensagem do navio em perigo
• Libra
A semana começou bem. Você não apenas se sente emocionalmente confiante e seguro, mas também é otimista e aberto a novas ideias e conceitos. Sua perspectiva é ampla e você está disposto a aprender.
• Escorpião
Você deseja novos estímulos em seu trabalho, precisa de um novo desafio ou algum impulso criativo. A velha rotina não é satisfatória. Tome medidas para introduzir algo novo. É importante se manter atualizado.
• Sagitário
Alguém tenta te controlar. Ele ou ela quer te levar para o outro lado. Cuidado com os motivos dessa pessoa. Você está aberto a experimentar novas ideias, mas certifique-se de que é do seu interesse fazê-lo.
• Capricórnio
Sua sorte começa a decolar quando você é capaz de combinar soluções práticas com um toque picante para o dramático. Não tenha medo de buzinar hoje para que outra pessoa perceba todo o seu trabalho.
Transporte do extraterrestre (pl.)
Libido dos animais Hiato de "doação"
Sons agradáveis aos ouvidos
Parte flexível do chapéu
Formato do brinco da cigana
Sílaba de "tonto" Letra do plural
• Aquário
No momento, parece que você está fazendo o mínimo para sobreviver. Você não está colocando esforço adicional em seu trabalho e, portanto, não progride como gostaria. Se você quiser se destacar, precisa fazer mais.
Você está se esforçando para servir aos outros e garantir que tudo corra bem. Mas também está realmente fazendo o suficiente para servir a si mesmo? Certifique-se de atender também às suas próprias necessidades.
Diego Alves
O Operário o Ivinhema por 1 a 0 no Estádio Saraivão, casa do adversário, e saiu na frente no primeiro duelo das quartas de final do Sul-Mato-Grossense, na tarde deste domingo (17). Durante a partida houve uma forte ventania no primeiro tempo e chuva na segunda etapa.
Com maior volume de jogo no início, o Ivinhema quase saiu na frente aos 7min, após o camisa 6 do Operário, Bruno Boca, chutar contra a própria meta em um corte errado –ele tentava afastar a bola após cruzamento da esquerda. No reflexo, o goleiro Elissom do Galo
‘SURPRESA’ NO MARACANÃ
fez uma bela defesa.
O Alvinegro de Campo Grande marcou o único gol da partida com o zagueiro-artilheiro
Fell, aos 26min, em cobrança de falta. A bola desviou na barreira e enganou o arqueiro Zé Augusto.
AgênciA estADo
O Vasco está fora das decisões do Campeonato Carioca. Na tarde deste domingo (17), no jogo de volta da semifinal, encarou o Nova Iguaçu no Maracanã e foi derrotado por 1 a 0. Na ida houve o empate por 1 a 1, o que forçava a vitória vascaína para ir à final.
O time da Baixada Fluminense entrou na disputa em vanta-
gem por ter melhor campanha e comemorou muito o feito inédito, ao chegar pela primeira vez à final do Estadual.
O Nova Iguaçu já tinha vencido o Vasco na Taça Guanabara por 2 a 0. Agora, vai decidir o título contra o Flamengo, que eliminou o Fluminense na outra semifinal. Serão dois jogos.
A derrota foi vista por quase 60 mil vascaínos que foram ao Maracanã. Ao final do jogo, o
Em disputas com vários cartões amarelos, jogadores do Operário reclamaram de pelo menos duas faltas com cotoveladas por parte de atletas do Azulão do Vale, porém, nenhum cartão vermelho foi dado pelo árbitro Everton Moreira Prates.
Etapa final
No segundo tempo, o time da casa teve novamente maior posse da bola, principalmente no campo do Operário. Aos 31, Elissom fez teve que se esticar para afastar um cruzamento da direita que foi em direção ao gol. Agora as duas equipes voltam a se enfrentar no domingo (24), no Estádio Jacques da
Luz, nas Moreninhas.
O adversário de Operário ou Ivinhema na semifinal sairá da outra quarta de final, entre Portuguesa e Aquidauanense –que empataram em 2 a 2 no Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia na tarde deste domingo (17). A decisão ficou para Aquidauana no próximo final de semana.
Sábado (16), o Corumbaense ganhou do Coxim por 4 a 2 em casa, no Estádio Arthur Marinho. Desta quarta de final sai a equipe que fará semifinal com Costa Rica ou Dourados Atlético Clube, que jogaram ontem no Laertão, em Costa Rica. A partida não havia sido encerrada até o fechamento desta edição.
decisão do Carioca com o Flamengo
meia francês Payet, já ídolo no clube, deu a volta olímpica caminhando e aplaudindo os torcedores. Um ato que amenizou os gritos de “time sem vergonha”. O Vasco agora se prepara para a terceira fase da Copa do Brasil e para o Brasileirão, que começa em abril.
O jogo
O Vasco não entrou em campo mostrando que faria de tudo
Confirmando seu favoritismo, o Red Bull Bragantino garantiu sua vaga nas semifinais do Campeonato Paulista. Com dois gols do uruguaio Thiago Borbas e um de Vitinho, o time de Bragança Paulista superou a Inter de Limeira por 3 a 0, neste domingo (15), no Nabi Abi Chedid, em jogo único das quartas de finais.
O adversário do Red Bull Bragantino, que vinha de eliminação na Pré-Libertadores para o Botafogo, ainda depende dos resultados de São Paulo e Novorizontino e Santos e Portuguesa, que jogaram neste domingo o confronto entre Peixe e Lusa prosseguia até o fechamento desta edição.
O outro classificado para as semifinais foi o Palmeiras, que eliminou a Ponte Preta no sábado, por 5 a 1. (AE)
para conquistar a classificação. Enrolado na saída de bola, começou sem objetividade. Payet e Vegetti sofreram com a falta de força na hora da definição e chegaram só em chutes de longe.
Na volta para o segundo tempo, o Vasco seguiu tentando pressionar, mas novamente lento, e sem objetividade. Depois de muito tentar, o time de Ramón Díaz chegou com perigo apenas aos 26, quando Sfor-
São Paulo e Novorizontino fizeram um bom jogo no MorumBis neste domingo (17), com o classificado sendo conhecido apenas na disputa de pênaltis após empate por 1 a 1. Melhor para o time de Novo Horizonte, mais eficiente nas cobranças, que venceu por 5 a 4 e garantiu vaga na semifinal do Paulista. Michel Araújo e Diego Costa isolaram seus pênaltis.
Willean Lepo cruzou para Rômulo abrir o placar para o Novorizontino. Depois, Ferreirinha recebeu lindo passe de Lucas e finalizar no ângulo. A impaciência dos tricolores foi tomando forma. Os são-paulinos queriam James Rodríguez em campo. O técnico Thiago Carpini demorou bastante para atender. O colombiano pouco fez nos seus 18 minutos em campo. (AE)
za, de cabeça, parou em Fabrício. E no lance seguinte, em contra-ataque, Carlinhos serviu Bill, que tocou na saída de Léo Jardim e abriu o placar para o Nova Iguaçu.
O Nova Iguaçu, eliminado da Copa do Brasil na última semana pelo Internacional, agora aguarda a definição da FERJ para saber quando jogará a partida de ida da final diante do Flamengo, no Maracanã.
O Costa Rica, único time sul-mato-grossense que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro 2024, já sabe o grupo em que foi sorteado. Ao todo, 64 clubes vão participar da competição nacional.
A CBF divulgou os grupos na sexta-feira (15). Serão 8, regionalizados, com 8 clubes cada. A competição começa no dia 28 de abril.
O Grupo A7 conta com Costa Rica; Pouso Alegre e Patrocinense, de Minas Gerais; Maringá (PR); e Água Santa, Inter de Limeira, Santo André e São José, todos de São Paulo.
Quatro clubes de cada grupo se classificam para o mata-mata, que segue até o final da competição. O quatro semifinalistas da competição garantem vaga na Série C de 2025. (Gabriel Neves)