Midiamax Diário | 16 de maio de 2023 | Polícia prende acusado de cometer estupros em série contra mu

Page 1

Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia na Capital termina com 2 atletas do Estado no pódio

PÁGINA 8

DJ Alok se torna ‘padrinho’ de um dos maiores hospitais para tratamento de câncer do Brasil

Polícia prende acusado de cometer estupros em série contra mulheres

Suspeito

INCENDIADA

Jovem é flagrado sem CNH e, ao descobrir que moto seria apreendida, ateia fogo no veículo

COLISÃO E FUGA

NA CÂMARA | PÁGINA 2 Advogada reivindica políticas públicas e amparo para aldeias

INVESTIMENTOS | PÁGINA 3 Em reunião com governador, ministra ‘põe’ Estado em PAC

COLIBRI | PÁGINA 6

Suspeito de assassinar padrasto matou outro homem há dois anos

MATO GROSSO | PÁGINA 6 Motorista avança sinal, bate em carro e passageira morre

Protesto de motoristas deixa corridas mais caras

INFLUENZA | PÁGINA 4

Quartel no Centro vira posto de imunização

DEAM | PÁGINA 5
www.midiamax.com.br | Ano 11 - Edição 2.614 | Distribuição Gratuita Campo Grande, MS Terça-Feira, 16 de Maio de 2023 VENDA PROIBIDA PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS Fala Povo/WhatsApp Lucas Castro/Fundesporte
encontrado no Ramez Tebet é acusado de abusar sexualmente de mulheres em plena rua de madrugada
Fala Povo/WhatsApp
APLICATIVOS | PÁGINA 4
HANS
PÁGINA 5
colide em 2 veículos
foge
local; criança de 4 anos estava
as vítimas LE BLOG MARIA ANTONIA PÁGINA 7
GUNTER
|
Carro invade preferencial,
e
do
entre
PARQUE DO LAGEADO | PÁGINA
5
Divulgação
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

Campo Grande, MS - Terça-Feira, 16 de Maio de 2023

Advogada e ativista dos povos indígenas reivindica políticas e amparo em aldeias durante audiência

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (15) audiência pública sobre a implementação de políticas públicas para as comunidades indígenas. O encontro contou com a presença da advogada Tatiana Ujacow, ativista dos Povos Originários e professora da UFMS.

A audiência abriu espaço a reivindicações para dar mais dignidade aos povos indígenas, principalmente para as aldeias urbanas em Campo Grande, depreciadas por estarem distantes de áreas preservadas e longe da urbanização.

“Pessoas têm a ideia equivocada que o indígena sai da aldeia tradicional e deixa de

PROFESSORES

DA

Prefeitura

Fábio oruê

Reunião entre representantes da Prefeitura de Campo Grande, ACP e vereadores trouxe proposta para os professores da rede municipal da Capital. De acordo com o vereador Professor Juari (PSDB), que participou da reunião, o Executivo municipal propôs pagar o reajuste de 14,95% previsto na Lei 6796/2022 (do piso de 20 horas) de forma escalonada.

“Avançou bastante. Foi um avanço interessante que a gente achou que não iria avançar”, disse o vereador ao Jornal Midiamax. Além dele, o vereador Riverton (PSD) também participou da reunião. Pela prefeitura, participaram o secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, a secretária de Finanças, Márcia Hokama, e sua

ser indígena, mas não perde a cultura e traz a cultura com ele. Eles saem de suas aldeias de origem em busca de melhores condições de vida para eles e seus filhos”, disse Tatiana. “A carência é muito grande e a voz deles nem sempre é ouvida. Eles precisam de representatividade e dignidade. As aldeias urbanas mais afastadas são as que mais sofrem com falta de saneamento e moradia”.

A descrição relata a necessidade da implementação de políticas públicas mais atentas às aldeias urbanizadas. “Eles estão na cidade por falta de oportunidade no lugar de origem e, se for por vontade própria, é um direito como todo cidadão brasileiro. O grande lema do movimento indigenista é ‘posso ser

O que acontece

O debate foi convocado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, composta pelos vereadores Zé da Farmácia (presidente), Silvio Pitu

(vice), Dr. Jamal, Betinho e Prof. André Luís.

“Queremos ouvir o que está acontecendo nas aldeias urbanas de Campo Grande, que tem proporcionalmente a maior a população indígena do Brasil. Queremos ver se as questões indígenas estão sendo contempla-

das conforme a visão dos povos indígenas. A intenção é a valorização”, explicou o vereador André Luís (Rede).

Aguinaldo Terena, do Conselho Municipal de Direito de Defesa dos Povos Indígenas, disse que a principal reivindicação é moradia e representatividade, problemas que compõem as principais dificuldades da etnia.

“O que precisamos é viver de forma digna. Não importa o lugar que vamos morar, nossa cultura permanece conosco. Também é necessário mais representatividade”, disse, cobrando a presença de indígenas em órgãos públicos. “Precisamos de pessoas que são indígenas ocupando espaços e nos representando”.

equipe, e a Chefe de Gabinete da prefeita, Thelma Fernandes.

Conforme Juari, no dia 29 de maio, uma nova reunião deve acontecer, onde o Executivo Municipal apresentará os meses e valores para o escalonamento.

Conforme deliberado em Assembleia Geral no dia 3 de maio, entre as exigências para a repactuação da lei está a retirada do item que traz insegurança para o seu cumprimento e a manutenção da valorização permanente dos profissionais da Educação. A nova proposta da prefeitura deve ser avaliada em assembleia entre os professores.

Reajuste salarial vai até 2024

O reajuste salarial de professores da Reme para o cumprimento do piso nacional é estabelecido pela Lei 6.796/2022, que prevê o reajuste escalona-

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS

Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330

Facebook Messenger: m.me/Midiamax

E-mail: redacao@midiamax.com.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados

CEP 79020-010

do de 67% até 2024. No texto, o escalonamento está previsto da seguinte forma:

10,06% retroativo a fevereiro de 2022, 10,39% em novembro de 2022; 11,67% em maio/2023; 11,67% em outubro/2023; 11,67% em maio/2024; e 11,67% em outubro/2024.

Porém, o reajuste de 10,39% previsto para novembro de 2022 virou pauta de paralisações e greve depois que a prefeitura alegou dificuldades financeiras. Após meses de negociações, foi concedida verba indenizatória temporária por meio da lei 7.002/2023, que previu pagamento de 4% em fevereiro e 6,39% em junho deste ano, totalizando os 10,39%.

Neste ano a Prefeitura ainda precisa arcar com o reajuste de 11,67% de maio e 11,67% de outubro deste ano.

EXPEDIENTE

Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele

O prazo para os servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul participarem do Censo Previdenciário 2023 foi prorrogado até 31 de maio. De acordo com o Governo do Estado, 16% dos trabalhadores não fizeram a atualização cadastral, o que levou a Ageprev a estender o prazo.

No total, cerca de 10 mil servidores públicos estaduais não responderam ao Censo Previdenciário até o fim de abril. Balanço da última terça-feira (9), da Ageprev, apontava que 9.109 segurados não tinham respondido ao questionário.

Devem participar do Censo Previdenciário segurados ativos, aposentados e pensionistas vin-

culados ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do Estado e os militares estaduais ativos, reformados, da reserva remunerada e pensionistas do SPSM-MS (Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado do Mato Grosso do Sul).

O governo disponibilizou o Censo Domiciliar para pessoas que têm dificuldades para responder o questionário. O agendamento pode ser feito pelo telefone (67) 4042-1007 ou pelo WhatsApp (67) 9-9630-7481.

“Seria interessante que não deixassem para os últimos dias, pois, devido ao número elevado de inadimplentes, poderá ocorrer congestionamento”, comentou o diretor de Gestão da Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira.

Editor-Chefe: Éser Cáceres. Editores: Aliny Mary Dias, Gabriel Maymone, Evelin Cáceres e Guilherme Cavalcante. Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques. Subeditoria de Política: Reportagem: Adriel Mattos, Dândara Genelhú, Mariane Chianezi, Gabriel Neves e Kleber Clajus. Subeditora de Cotidiano: Priscilla Peres | Reportagem: Clayton Neves, Fábio Oruê, Karina Campos, Monique Faria, Nathália Rabelo e Thalya Godoy. Subeditora do MidiaMAIS: Graziela Rezende | Reportagem: João Ramos e Cássia Modena. Subeditora de Polícia: Thatiana Mello | Reportagem: Anna Gomes, Danielle Errobidarte, Mirian Machado e Renata Portela. Subeditor de Imagem: Marcos Ermínio | Repórteres: Henrique Arakaki, Kísie Ainoã e Nathalia Alcântara. Analista de Redes Sociais: Letícia Marquine. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Maria Eduarda Livramento e Júlia Rodrigues. Chargista: Milton César Ornellas. Motoristas da Redação: Fernando Baziquetto, João Carlos e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial

Departamento Comercial: 3324-7003 - comercialgerencia@midiamax.com.br - Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345 - Jardim dos Estados - 79.020-010 - Campo Grande/MS - Brasil

midiamax.com.br 2
DEBATE
POLÍTICA/COTIDIANO
Anna Gomes/Jornal Midiamax Tatiana (à esquerda) destacou busca de indígenas por melhor condição de vida
propõe à ACP reajuste de 14,95% escalonado
Mais de 9 mil servidores correm risco de ter salários bloqueados REME
CENSO PREVIDENCIÁRIO
o que você é sem deixar de ser quem sou’”, pontuou.

Em reunião com Riedel, ministra ‘sinaliza’ MS no PAC

Em agenda nesta segunda-feira (15) em Campo Grande, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), ouviu demandas sobre meio ambiente e infraestrutura, além de revelar que o Estado pode integrar o novo Programa de Aceleração do Crescimento de Lula.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) pontou outras discussões em pauta. “A ministra veio ouvir as demandas que o Estado tem em relação a diversos assuntos na área de meio ambiente, infraestrutura, PPPs, na área social. Uma discussão importante que envolve Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos. Uma discussão também é a indígena. Uma relação direta com o Governo Federal que a ministra está muito atenta”, disse o governador.

Questionada sobre os proje-

EvElin CáCErEs

AnnA GomEs

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) garantiu nesta segunda-feira (15) que está em Campo Grande para selar o apoio regional entre MDB e PSDB. “Sou madrinha e vim para selar esse acordo em nome do MDB nacional. Essa é uma conversa que existe em nível regional. Eu não tenho o costume de me envolver. Sempre respeitei a executiva do MDB e PSDB”.

Dirigentes do MDB afirmaram após evento do partido em abril que a ideia é lançar um candidato próprio em 2024 para Campo Grande, maior colégio eleitoral do Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 2022, Renan Contar (PRTB) teve 130.972 votos em Campo Grande. O ex-governador e ex-prefeito da Capital, André Puccinelli (MDB), teve a segunda maior votação, com 107.260.

Na ocasião, Puccinelli disse que não tem o desejo de ele mesmo ser o candidato, mas que seguirá a vontade do partido.

“Sempre fui partidário. Se o partido me escalar, eu me can-

Agendas nacionais

Sobre o arcabouço fiscal, que substitui o teto de gastos em vigor, Simone Tebet disse ser uma medida fundamental.

Simone e Riedel, em encontro nesta segunda-feira: inclusão de MS no PAC tos em Mato Grosso do Sul, a ministra apontou para a Saúde.

“Uma das demandas é a Saúde, a demanda reprimida dos municípios. Deixamos exames, consultas e cirurgias represadas por conta da pandemia. Esta é uma necessidade. Na infraestrutura estamos aguardando um novo PAC que vai mostrar o que será feito no governo federal com investimento público, o que será parceria público privada, as chamadas PPS e o que será concessionado”, afirmou.

Ela pontuou que muitos projetos já estão orçados e que PAC será lançado após agenda internacional de Lula.

“As questões dependem do lançamento do PAC que será lançado após a viagem do Lula do Japão. Pode ser em 3 semanas ou em 1 mês. A coordenação está por conta da Casa Civil. Muita coisa já está orçada. O orçamento vai ser liberado até o final do ano na questão de infraestrutura e logística outras dependem do anúncio do PPA”.

“O dever de casa que estamos fazendo pra dentro. Cuidando das contas públicas. Ninguém pode gastar mais do que arrecada. O arcabouço fiscal é um divisor de águas que vamos ter claramente aprovado pelo Congresso Nacional. Nesta semana sai o relatório da Câmara dos Deputados. O compromisso do presidente [da Câmara] é de votar até semana que vem e no Senado até o final de junho. Aí saberemos o que teremos de investimento público para o ano que vem e do outro lado a reforma tributária pra fazer o Brasil crescer pela primeira vez. Nos últimos 30 anos o Brasil cresceu em média 1%”, finaliza.

Campo

A ministra afirmou que é preciso de paz no campo e na cidade.

“Mais de 33 milhões de brasileiros não têm o que comer. O Brasil voltou para o mapa da fome. A paz no campo é uma necessidade, principalmente em Mato Grosso do Sul, com duas questões: primeiro, o agronegócio não confronta com a agricultura familiar e nem contra a reforma agrária”.

Ainda segundo Simone Tebet, “o governo [federal] tem áreas adquiridas com condições de assentar essas famílias que estão na fila sem precisar de outras. Se precisar tem muitas áreas improdutivas que produtor quer vender. E o governo vai deixar dinheiro pra isso. A reforma agrária anunciada não trata de áreas produtivas”, afirmou. (EC, AG e MC)

com quem me procura’, afirma Puccinelli em visita ao Jornal Midiamax

didato. Pretensão eu não tenho, mas como partidário eu cumpro as missões que um partido determina”, explicou o dirigente emedebista.

Puccinelli segue cogitado pelo alto escalão do partido. De acordo com o presidente do MDB em Mato Grosso do Sul, deputado estadual Junior Mochi, o ex-governador, ao lado do vereador Dr. Jamal, são fortes nomes do partido para o Executivo da Capital nas eleições do ano que vem.

Almoço entre lideranças

A ideia, segundo Junior Mochi, era estreitar relações com o PSDB durante o encontro desta segunda-feira.

“É um almoço feito a convite do secretário Eduardo Rocha para todos sentarem e conversarem”, esclareceu o deputado estadual.

Mochi admite ainda que há aproximação do MDB com o PSDB desde que Rocha assumiu a secretaria de Governo e Gestão Estratégica na gestão de Reinaldo Azambuja. Atualmente, o marido da ex-senadora Simone Tebet está na Secretaria da Casa Civil.

EsEr CáCErEs

O ex-governador André Puccinelli (MDB) comentou as especulações sobre reuniões com lideranças políticas de outros partidos durante visita ao Jornal Midiamax nesta segunda-feira (15). “Eu converso com quem me procura para conversar”, minimizou o presidente de honra do MDB do Estado. Puccinelli foi um dos convidados para almoço na manhã desta segunda-feira (15) na casa da ministra do Planejamento e Orçamento do Governo Lula, Simone Tebet (MDB). O evento teve a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), primeiro a chegar, além do atual governador, Eduardo Riedel (PSDB), e secretários estaduais. Puccinelli avisou que acha “muito cedo” para discutir temas políticos como alianças.

Revisão no ‘Uninho vermelho’

André conversou com o sócio-fundador do Jornal Midiamax, Carlos Naegele, sobre 2024 e até sobre a manutenção do famoso Fiat Uno vermelho, que sempre usa nas campanhas eleitorais.

“Não estou com ele agora só porque estou fazendo uma revisão bem feita. Tem que arrumar a suspensão”, disse.

A suspensão dos carros dos campo-grandenses, inclusive, é um dos itens que mais sofrem pelas ruas esburacadas. O problema é uma das maiores reclamações dos eleitores, que tentam cobrar da prefeitura a reparação dos prejuízos causados pela pavimentação precária.

Apesar da referência ao carro que tradicionalmente usa durante as campanhas, André Puccinelli disse que está cedo para decisões sobre a disputa pela prefeitura da Capital no ano que vem.

Densidade eleitoral

Puccinelli foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos e continua concentrando no maior colégio eleitoral do Estado sua densidade eleitoral.

No primeiro turno das últimas eleições, quando terminou em terceiro para o Governo do Estado, teve 247.093 votos. Destes, 107.260 eleitores são de Campo Grande. Por outro lado, o governador eleito no segundo turno, Eduardo Riedel, teve 72.077 na Capital no 1. turno.

Puccinelli ainda divertiu-se com rumores que antecipariam até termos de acordos. “Política se faz conversando e a boataria faz parte”, concluiu.

midiamax.com.br 3 Campo Grande, MS - Terça-Feira, 16 de Maio de 2023 POLÍTICA ENCONTRO LOCAL
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax
Simone Tebet diz ser ‘madrinha’ de acordo entre MDB e PSDB no Estado
‘Converso
Marcos Ermínio/Jornal Midiamax Puccinelli em visita ao sócio-fundador do Jornal Midiamax, Carlos Naegele

Protesto paralisa 30% dos motoristas de aplicativos e ‘freelancers’ aproveitam as corridas mais caras

Motoristas de aplicativos aderiram à paralisação nacional “silenciosa” nesta segunda-feira (15). A mobilização foi feita com desligamento dos aplicativos e recusa de corridas. Com isso, trabalhadores freelancers, que não aderiram ao movimento, aceitaram os chamados e faturaram mais em Campo Grande. O protesto fez o valor das corridas disparar na Capital.

De acordo com presidente da Applic-MS (Associação de Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motorista Autônomo de Mato Grosso do Sul), Paulo Pinheiro, cerca de 30% dos motoristas cadastrados pararam no Estado.

Na manhã de ontem, a reportagem teve acesso ao aplicativo de um motorista da Uber e constatou aumento de até R$ 10 em trechos de várias regiões. O preço dinâmico, taxa extra quando há pouco motorista para a demanda, foi aplicado em corridas por toda a cidade.

Reivindicações

Na pauta da categoria está o valor repassado pelas plataformas aos motoristas.

Conforme Paulo Pinheiro, o desconto cobrado por corrida é de 25%, porém, pode chegar a 37% em alguns casos, como nos preços dinâmicos em dias de chuva.

Na avaliação do presidente da associação, o valor é abusivo, já que não é reajustado desde 2016, diferente dos custos de manutenção do carro –que cresceram no mesmo período.

“Não tem como trabalhar com

Até R$ 10 acima

Em dia de paralisação anunciada por parte dos motoristas de aplicativo de Campo Grande, as corridas se mantiveram até R$ 10 mais caras que o normal na área central. Mesmo em horário de pico, o tempo de espera indicado girava a partir de 3 minutos.

despesas de locação de aluguel, que é alto. Hoje temos carros particulares que cobram caução mais o valor da semana, então, para começar o motorista precisa desembolsar R$ 1,2 mil. Perderam totalmente a noção sobre o que é trabalhar com o transporte de passageiros”.

O alto valor cobrado pelas locadoras de automóveis é outro ponto da pauta de reivindicações dos motoristas. “É surreal pagar R$ 3 mil para andar 5 mil quilômetros por mês”, observou.

Entre os custos que os mo-

CLIMA INFLUENZA

No aplicativo Uber, mensagem anexada pela empresa indica “preços um pouco mais altos que o normal”, situação comum no horário de fecha-

toristas de aplicativos precisam arcar estão IPVA, plano de dados móveis de internet, manutenção do carro e gasolina.

Diante disso, a categoria reivindica que o desconto aos motoristas de Campo Grande seja reduzido para 12% a 15% por corrida.

A APPLIC também reivindi-

mento do comércio e de saída de grande parte dos trabalhadores. Ainda assim, os valores de ontem aparecem um pouco mais salgados que o comum.

Em testes feitos pelo Jornal Midiamax, viagem cujo valor normal varia de R$ 18 a R$ 20 saía por R$ 29,94. Em outra, normalmente entre R$ 23 e R$ 24, a Uber passou a cobrar R$ 34,90.

Nos arredores, carros próximos, com distância a partir de 3 minutos, sugeriam que a adesão ao protesto perdeu força no decorrer do dia.

ca da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) a instalação de mais pontos de embarques e desembarques para evitar multas aos motoristas.

Por fim, a categoria pede a colocação de pontos fixos em rodoviárias de todo país para “acabar com a briga” com os taxistas.

Nariz seco, maior dificuldade para respirar e garganta arranhando. Esses são alguns sintomas que anunciam que o período de estiagem chegou a Mato Grosso do Sul. Oficialmente, é época de ligar o umidificador e beber ainda mais água.

A baixa umidade relativa do ar é característica do outono e inverno. Nesta segunda-feira (15), todo o Mato Grosso do Sul esteve sob alerta de baixa umidade, entre 30% e 20%. Nessa época também que aumentam drasticamente os casos de queimadas urbanas e rurais.

Previsão do Cemtec-MS aponta para dias mais secos e quentes a partir dessa semana em todo o Estado. As temperaturas mais baixas devem se manter apenas nas manhãs e noites.

Meteorologista do Cemtec-MS, Vinicius Sperling explicou que a partir da segunda quinzena de maio começam a reduzir os índices de chuva. A

situação é histórica no Estado, sendo julho e agosto os meses mais críticos.

“As categorias de seca ficaram menos intensas devido aos excessos de chuva entre janeiro e abril. Mas os modelos apontam um inverno de temperaturas acima da média”, disse.

Durante a semana

A previsão indica alta gradativa das temperaturas ao longo da semana.

Até quinta-feira (18) a previsão é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. As condições favorecem as amplitudes térmicas acentuadas, ou seja, a sensação de frio na madrugada e amanhecer com elevação do calor durante o dia.

Em Campo Grande, as mínimas ficam entre 13 e 15 °C e a máxima em 29 °C. Todo o Estado vê a passagem de frente fria. O calor gradativo continua na quarta (17), com máximas entre 26 °C e 32 °C. (Com Karina Campos)

Monique Faria Karina caMPos

Foi aberto nesta segunda-feira (15) um novo ponto de vacinação contra a Influenza no Quartel Central do Corpo de Bombeiros da esquina das Ruas Sete de Setembro e 14 de Julho, no Centro. A estratégia é imunizar moradores acima dos 6 meses que passam pela área central.

O movimento era tímido nas primeiras horas da manhã de ontem, entretanto, a expectativa era abordar trabalhadores da região, consumidores e pessoas que passam pelo local.

Jonatan Menon do Nascimento aproveitou para vacinar o avô, Pessoa do Nascimento, 89. “Foi bem rápido, não pensava que era tão fácil assim, tomava no posto, mas meu neto estava aqui e vim aproveitar”, disse. “Tem que cuidar”.

Quartel dos Bombeiros no Centro é ponto de vacinação contra a Influenza Como funciona?

A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Rezende Goldfinger, explica que não será necessário comparecer ao posto com documentos: basta relatar a idade e se faz parte de algum grupo prioritário. A expectativa é aumentar de 30% para 90% a cobertura vacinal na cidade.

O ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Aos sábados, a vacinação acontece na unidade do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar na Avenida do Poeta, s/n, no Parque dos Poderes, das 8h às 17h.

O último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (12) pontua a baixa cobertura no público-alvo, de 22,11%, que representa 74,9 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

midiamax.com.br 4 Campo Grande, MS - Terça-Feira, 16 de Maio de 2023 COTIDIANO MOBILIDADE URBANA
Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax Motoristas de aplicativos deixaram de trabalhar na manhã desta segunda Priscilla Peres
Começa a ‘época mais seca do ano’
Ponto de vacinação no Centro é estratégia para imunização de quem vive ‘na correria’
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

PELO MENOS 3 VÍTIMAS

Estuprador em série é preso no Jardim das Macaúbas

Uma idosa está entre as vítimas do estuprador em série preso na manhã desta segunda-feira (15) por equipes da Deam. O estuprador de 23 anos foi encontrado no Ramez Tebet.

Informações das delegadas Elaine Benicasa e Analu Lacerda são de que o estuprador sempre atacava as mulheres por volta

PORTO BELLO

das 5h, quando estava escuro e as ruas, desertas. Ele aproveitava o momento em que as mulheres saíam para trabalhar.

Conforme as delegadas, o autor é agressivo e torturou as mulheres. As vítimas eram escolhidas de forma aleatória. Três foram abusadas, mas a polícia acredita que ele fez mais vítimas.

O último estupro ocorreu na segunda-feira (8), quando uma mulher foi surpreendida

Preso ex-marido que colocou fogo na casa de jovem após ameaças

O ex-marido que ateou fogo na casa de uma jovem no Loteamento Porto Bello entre a noite de sábado (13) e madrugada de domingo (14) foi preso por equipes do Batalhão de Choque e levado para a delegacia.

O autor foi encontrado na casa da mãe. Imagens de populares mostraram o incêndio na residência, que ficou destruída.

As imagens mostram várias viaturas do Corpo de Bombeiros durante o combate às cha-

APÓS DENÚNCIA

mas, além da nuvem de fumaça que saía do local e era vista de longe. Segundo informações, a mãe da jovem relatou que o ex-genro apareceu à procura da filha por volta das 21h30 fazendo várias ameaças, mas a jovem não estava. Ele, então, disse que colocaria fogo na residência.

Câmeras de segurança de um condomínio registraram o momento em que o homem colocou fogo na casa. A jovem disse na delegacia que, horas antes do incêndio, o ex-marido fez ameaças pelo WhatsApp.

pelas costas e estuprada na rua. Ele abusaria das vítimas sem as levar para matagais ou obras.

Esta vítima relatou que o autor a observou no sábado (13), quando saía, e na segunda a atacou. O autor tinha passagens por estupro de vulnerável e usava tornozeleira eletrônica.

Quando preso, ele negou os crimes, mas confessou ao ver vídeos de câmeras de segurança dos locais dos ataques.

PARQUE DO LAGEADO

Flagrado sem CNH ateia fogo na própria motocicleta

danielle errobidarTe

Um jovem de 24 anos foi preso na noite de domingo (14) ao colocar fogo na própria motocicleta ao saber que o veículo seria guinchado por estar sem os retrovisores e ele não possuir CNH. O fato ocorreu no Parque do Lageado. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado e o motociclista tentou fugir dos policiais, mas escorregou em um monte de areia.

Os militares foram acionados para atender ao piloto, que havia caído de uma motocicleta. O veículo estava com o licenciamento vencido e foi acionado o guincho. Enquanto os policiais esperavam o guincho chegar, abordaram mais dois motociclistas que apresentavam irregularidades e seriam guin-

chadas. Um dos abordados, de 24 anos, estava com sua Honda CG 150 com os pneus sem ranhuras, sem retrovisores e não possuía habilitação.

Quando os policiais informaram que a moto seria encaminhada para o pátio do Detran, ele acendeu um isqueiro e um cigarro, puxou a mangueira do

tanque de combustível e ateou fogo na própria moto. Em seguida, ele saiu correndo e só foi alcançado cerca de 50 metros depois, ao escorregar em um monte de areia. O motociclista foi preso pelo Batalhão de Trânsito da PM e fez o teste do bafômetro, que acusou 0,26 mg/L.

Cliente de supermercado de Campo Grande foi ameaçada de diversas formas pelo dono do estabelecimento após notar que a carne vendida pelo local estava estragada, além de encontrar produtos com o prazo de validade vencido. O fato aconteceu em março, mas só foi denunciado à polícia no último sábado (13) após novas ameaças.

A vítima relatou que, ao retirar a carne da embalagem, percebeu um mau cheiro. Ela decidiu olhar a validade do iogurte e descobriu que o laticínio estava vencido. A consumidora tentou realizar a troca no mercado. Ao conversar com açougueiro, ele acionou o proprietário, que não quis realizar a troca.

O dono ainda pegou a nota fiscal e não a devolveu mais. A vítima acionou a Vigilância Sa-

nitária e relatou o acontecido.

A Vigilância foi ao mercado no dia 28 de março e encontrou vários produtos vencidos e impróprios para consumo.

Ameaça e pedrada

A mulher relatou que passou a receber ameaças do proprietário do local, que disse que se ela acionasse a Decon ou a Vigilância ele iria entrar em sua residência e “meter bala”.

Conforme o registro policial, o dono do mercado disse à vítima que sabe onde o filho dela estuda e que ela deveria “pensar bem” antes de acionar a Vigilância, pois o garoto poderia sumir da escola. Por fim, teria dito que se a Vigilância Sanitária ficar em “seu pé”, iria retirá-la da residência à força.

A vítima informou que jogaram uma pedra na madrugada de sábado (13) na sua casa.

Autor de acidente foge sem socorrer criança de 4 anos

clayTon neves

Depois de fazer conversão irregular e provocar batida entre 2 carros, motorista fugiu ileso e sem prestar socorro às vítimas –entre elas, uma criança de 4 anos. Vídeo de câmera de segurança flagrou o acidente no fim da noite de sábado (13) na Avenida Gunter Hans.

Imagens mostram um Fiat Uno saindo da Avenida Panambi Vera e entrando na Gunter Hans. Logo atrás, é possível notar o carro prata do suspeito, que entrou repentinamente na avenida ignorando a preferencial.

Na sequência, um Fiat Palio na Gunter tenta desviar e bate na traseira do Uno. Com o impacto, o Palio rodou na pista e

Um dos carros rodou na pista e o outro invadiu o canteiro central da avenida perdeu uma das rodas. Já o Uno invadiu o canteiro da avenida.

“Eu estava no Uno branco com minha esposa e uma bebê de 4 anos, vínhamos da apresentação para as mães na escolinha da bebê”, comenta Marcos Smoliak, 53 anos.

Fala Povo

O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330 Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões com total sigilo garantido pela lei.

midiamax.com.br 5 Campo Grande, MS - Terça-Feira, 16 de Maio de 2023 POLÍCIA
Nathália Alcântara/Jornal Midiamax Autor de pelo menos três estupros foi preso pela Deam nesta segunda-feira Fala Povo/WhatsApp Motociclista acendeu isqueiro e cigarro para colocar fogo no seu veículo ThaTiana Melo
Povo/WhatsApp
Fala
João raMos
Dono de mercado ameaça sumir com filho e ‘meter bala’ em cliente
GUNTER HANS

Suspeito de assassinar o padrasto a tiros já matou homem no mesmo bairro há 2 anos

ThaTiana Melo

Mirian Machado

Jovem de 22 anos suspeito de matar a tiros o padrasto José Ricardo Ferreira, 48 anos, conhecido como “Dedé”, na noite de domingo (14), no Jardim Colibri II, já havia assassinado outro homem no mesmo bairro em 2021.

NAMORADA DO CONDUTOR

José foi atingido com um tiro na cabeça após briga, quando ingeria bebida alcoólica com amigos. A motivação do confronto ainda não foi esclarecida.

José foi socorrido pelos vizinhos e levado a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Além disso, a companheira de Dedé teria quebrado o braço na confusão.

Assassinato há dois anos

Em 7 de fevereiro de 2021, Marcelo Aparecido Crispim, 38, foi morto a tiros após discutir com um vizinho. A vítima havia se mudado há 3 dias. Após desentendimento por causa de uma terceira pessoa, o rapaz teria saído do local para buscar a arma de fogo, um revólver calibre 32. Ao encontrar

Ciclista morre 2 dias após ser internado

Marcelo sentado em um banco de madeira, na frente de casa, ele atirou na testa da vítima. Marcelo caiu e o autor do crime ainda atirou mais 5 vezes, fugindo em seguida. Ele permaneceu escondido até se apresentar na delegacia e entregar a arma de fogo. O rapaz assumiu o crime e foi indiciado por homicídio.

Motorista avança sinal, bate em carro e passageira morre na Mato Grosso

ThaTiana Melo

Acidente na noite de domingo (14) na Avenida Mato Grosso acabou na morte de Angela Maria dos Santos Vieira, de 27 anos. Outras três pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para unidades de saúde.

O acidente aconteceu por volta das 22h entre um VW Jetta e um Chevrolet Tracker. No Jetta estavam Angela no banco do passageiro dianteiro, o motorista de 25 anos, que era seu namorado, e um passageiro no banco traseiro. Eles seguiam pela Mato Grosso quando, no cruzamento com a Rua Dr. Pau-

SANTA LUZIA

lo Machado, o motorista teria avançado o sinal vermelho.

Ao passar, o motorista bateu na Tracker, que era conduzida por uma mulher de 27 anos que quebrou o braço.

Após a batida, o Jetta foi lançado sobre o canteiro, subindo na calçada e batendo no muro de um estabelecimento comercial. Já o outro veículo rodou na pista, ficando no meio da rua.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local e tentaram a reanimação de Angela, mas ela não resistiu e morreu no local.

O motorista do Jetta apresentava sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do ba-

Apontou arma para a ex-mulher

Proprietário de uma lanchonete foi preso na manhã desta segunda-feira (15) por porte ilegal de arma de fogo e ameaça no Santa Luzia. Segundo a Polícia Militar, ele teria apontado a arma e feito ameaças ao atual namorado de sua ex-esposa.

O casal disse que o empresário teria apontado a arma quando os dois foram buscar o filho, já que a mulher e o ex têm guar-

FÁTIMA DO SUL

da compartilhada. O suspeito entregou a aerma e disse já ter registrado dois boletins de ocorrência de ameaça contra o atual companheiro da ex.

Ele alegou que, quando a ex e o atual chegaram, teriam buzinado sem parar e ele teria se irritado. Já o atual alegou que o empresário saiu com a arma e a apontado para sua cabeça.

Cadáver é encontrado mumificado

Cadáver parcialmente mumificado foi identificado no domingo (15) por peritos de Fátima do Sul. O corpo foi encontrado no início da semana passada e pode ser de um homem que havia desaparecido na cidade de Vicentina há cerca de 20 dias.

Segundo o delegado Cristiano

André Hein, “a vítima tinha desaparecido em abril e havia saído de casa a pé ou de bicicleta, mas o que aconteceu até o momento em que foi achado será levantado”. O corpo estava envolto em argila. (DE)

fômetro. No carro foram encontradas várias garrafas de cerveja. Ele confessou que estava em um bar junto dos passageiros desde as 17h30, quando resol-

FIANÇA DE R$ 2 MIL

veram ir embora. Ele foi preso em flagrante.

As outras vítimas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para unidades de saúde.

Homem é preso por policial de folga ao atirar na Euclides da Cunha

O homem preso por um policial de folga neste fim de semana na Rua Euclides da Cunha após fazer disparos para o alto teve fiança arbitrada em R$ 2 mil.

Ele afirmou em depoimento que comprou a arma de seu tio há 8 anos. Além disso, revelou às autoridades que adquiriu o armamento para se defender.

Quando preso pelo policial de folga, foram encontradas com ele a pistola e 10 munições, além de um carregador.

O autor já tem passagens por violência doméstica e embriaguez ao volante.

Apontando a arma

Segundo o cabo Leandro Silva, do BPtran (Batalhão de Polícia de Trânsito), que abordou o criminoso, o homem estava

Ciclista não identificado morreu domingo (14) na Santa Casa. Ele foi levado ao hospital na sexta-feira (12), após ser encontrado caído em um matagal ao lado da bicicleta na Rua Marçal de Souza, na Vila Popular. Ele sofreu traumatismo craniano e foi socorrido pelos Bombeiros. (TM)

Idoso se fere com disparo na perna

Idoso de 73 anos foi levado a um hospital de Jardim após atingir sua perna com um tiro quando limpava um revólver calibre 38. Ele alegou que encontrou a arma há 6 anos quando pescava e não tinha registro. Eele pegou o revólver para limpar, tropeçou e desequilibrou. Ao bater no chão, ocorreu o disparo. (DE)

Carga de telefones é apreendida na 487

Carga de 140 celulares foi apreendida na manhã de domingo (14) em Itaquiraí. Os aparelhos de origem estrangeira e sem nota estavam na carroceria de uma Fiat Strada. A abordagem aconteceu na BR487. Durante vistoria no veículo com placas de Uberlândia (MG), foi constatado o material ilegal. (Marcos Morandi)

em um automóvel VW Gol com uma arma de fogo em punho e apontava para pessoas da conveniência.

Percebendo a situação, o policial militar se aproximou de forma cautelosa, fingindo que estava caminhando pela Euclides da Cunha, e abordou o homem armado.

Leandro contou que o homem estava com o automóvel ligado enquanto manuseava a arma de fogo.

Ao ser abordado, o homem tentou fugir, mas um segundo policial que estava na região deu apoio e conseguiu parar o carro ao puxar o freio de mão do automóvel.

Em seguida, a Polícia Militar foi acionada para providenciar a prisão. (TM)

Confusão termina com 2 baleados

Briga generalizada entre 2 famílias no bairro Cervejaria, em Corumbá, no domingo (14) acabou com 2 homens, de 33 e 53 anos, baleados. Cinco autores foram detidos. A PM foi recebida a tiros e usou armas não letais. Os autores foram localizados em uma vila de casas. Não foi revelado o motivo da briga. (TM)

Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima

POLÍCIA midiamax.com.br 6 Campo Grande, MS - Terça-Feira, 16 de Maio de 2023
JARDIM COLIBRI II RONDA
Arquivo pessoal/Reprodução
Angela era namorada do condutor do Jetta, preso após acidente na avenida

DJ Alok se torna padrinho de um dos maiores hospitais oncológicos do país

Divulgação

Le BLog Maria antonia

O DJ goiano Alok será padrinho da ala de atendimento pediátrico do Cora (Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás). A novidade foi divulgada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), após reunião com o advogado do artista.

O DJ terá papel importante na divulgação nas redes sociais, o que auxilia na obtenção de mais recursos para a causa As obras foram lançadas no dia 13 de fevereiro deste ano. Contudo, a ala pediátrica está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2024. A implantação do Cora é feita pela Fundação Pio XII, que gere o Hospital do Amor. A unidade no interior de São Paulo é referência no tratamento de câncer no país.

Susan Sarandon é presa em protesto nos EUA

A atriz Susan Sarandon foi detida durante manifestação no Capitólio do Estado de Nova York, em Albany. Ela estava com ativistas da campanha “One Fair Wage” (Salário mínimo justo). Susan foi levada sob custódia, porém, liberada em seguida.

Os protestos ocor-

NOVELAS

Lui confronta Wilma. Ben questiona Bruna sobre Sol. Clara se assusta com o comportamento de Theo ao falar de Sol. Guiga reclama de Emílio para Lumiar. Jenifer questiona o Pastor Miguel sobre Hugo. Vitinho descobre que Ivy entregou Wilma a Anthony e Érika. Lui impede Sol de pagar a multa.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Enlouquecer (gíria) (?) Mercury, cantora baiana

A palavra de duas sílabas

De uso exclusivo de alguém Inverte

Eventos sediados em Paris, em 2024

Bruce (?), ator O número como o 3

reram após a aprovação do aumento do salário-mínimo (para US$ 17 a hora, pouco mais de R$ 80) no país, que excluiu trabalhadores de restaurantes. Em 2016, o piso mais baixo nos EUA subiu para US$ 15 a hora, não incluiu o setor porque as gorjetas eram consideradas parte do salário.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:

• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele

• instagram.com/leblogmariantonia

• facebook.com/leblogmariantonia

Nome; reputação

Quitada (a dívida) Declamar poesia

Cosmético para hidratar a pele

Competidores como

Fabiana

Murer

Que se realiza a cada 90 dias

Gilda e Júlio ficam intrigados ao saber que uma mulher procurou por Orlando. Lucília pressiona Orlando a cobrar a dívida com a família de Marê. Marê conhece Lucília e Orlando pede à prima para guardar segredo sobre a história das famílias. Ione conta a Lucília sobre a rixa entre Gilda e Marê. Lucília procura Gilda.

Caio diz a Daniel que quis ajudar Aline, consertando uma injustiça cometida por Antônio. Antônio manda Ramiro pegar a escritura das terras de Aline no cartório. Aline reage quando a funcionária do cartório lhe diz que não há nenhum registro de terras em nome de Samuel. Antônio ateia fogo à escritura das terras de Aline. Aline procura Caio.

HORÓSCOPO

• Áries Comunicações podem chegar. Você se sente especialmente afetuoso agora, principalmente em relação às pessoas mais próximas. Pode não ser má ideia pegar o telefone e falar com pessoas que não vê há tempos.

• Touro

Você gosta bastante da ideia de ser arrebatado por alguém diferente. O aspecto de hoje indica a possibilidade de tal encontro. Existe o potencial de se conectar em um nível profundo. Mantenha a mente aberta.

• Gêmeos Pode achar difícil entender o comportamento de seu parceiro. Você está acostumado a tê-lo ao seu redor continuamente e pode entrar em pânico quando ele parece muito feliz em sair e fazer as coisas sozinho.

• Câncer

Suas habilidades psíquicas estão operando em um nível muito alto. Você encara as outras pessoas com um profundo amor espiritual. Eles vão devolver! Anote seus pensamentos ou desenhe-os. É importante ter um registro.

• Leão

O aspecto atual lhe dá a coragem que precisa para fazer uma declaração sem ser solicitado. Seu parceiro ficará muito impressionado e tocado por você ter ousado ir tão longe a ponto de se tornar vulnerável.

• Virgem Você é naturalmente gentil e compassivo. Hoje, é provável que seus sentimentos se concentrem não apenas nas pessoas próximas. Um sentimento de unidade que nunca conheceu pode dominá-lo agora.

Dicionário (abrev.)

Tratamento dado a cavaleiros britânicos

Proteção para a mão

Legitimidade O habitat do pirarucu

(?) de trabalho: "desktop" (Inform.)

(?) do outro mundo: fantasma

(?)campeão: o segundo lugar

O "sangue" das plantas

Afonso Arinos, jurista Tio (?), apelido dos EUA

Objeto de estudo do Direito

Enfermidade Divisão do alho

Museu de Arte Moderna (sigla)

Ave de campos e cerrados

Pronome demonstrativo feminino (pl.)

Faixa de rádio Fertilizar (a terra)

Ausência de conflito Operação bancária

Obra que liga rios ou mares

Biscoito coberto de açúcar

Banho a vapor

Ponto de saque Bianca (?), atriz Consoantes de "voto"

• Libra Alguém parece estar preparando você para um desastre no início da semana. Não deixe essa pessoa se safar. Lute! Convoque seu fogo interior e demonstre aos outros que não será pressionado. Seja forte.

• Escorpião

A configuração planetária traz um pouco de luz à sua vida amorosa e garante que tudo está bem entre você e seu interesse amoroso.

Você ficará feliz em compartilhar alguns de seus sentimentos mais profundos.

• Sagitário Ótimo momento para formar ou fortalecer relacionamentos românticos.

Se não estiver envolvido, é provável que conheça alguém. Se estiver, espere que seu relacionamento desenvolva um novo vínculo espiritual.

• Capricórnio

Tons agressivos permearão as conversas. Cuidado com as pessoas que têm uma atitude passivo-agressiva em relação a você. Aborde essas pessoas direta e honestamente. Você não deveria ter que tolerar isso.

• Aquário

Sua natureza naturalmente amorosa recebe um impulso hoje. Você pode parecer especialmente atraente, então não se surpreenda se atrair olhares de admiração. Tente agendar um tempo com sua pessoa especial.

As coisas certamente não sairão como planejado com o aspecto em jogo hoje. Para começar, seus sentimentos podem parecer que não estão sob seu controle. Isso não vai durar, mas pode dar aos outros o que pensar.

midiamax.com.br 7 Campo Grande, MS - Terça-Feira, 16 de Maio de 2023
VARIEDADES
© Revistas COQUETEL
27 PD V DI SS IL ABA PA RT IC UL AR NA RV IC E VI RA SA DI A EL EE AA OL IM PI ADA S AMA VE MA PM AL AM Z E R AD AP AZ CR EME DO C IN SA UN A AT L TE AS BI N AE C AVACA TR IM ESTR AL F
Solução www.coquetel.com.br
BANCO
3/ace — doc — sir. 5/seiva. 6/cavaca. DIVIRTA-SE
PERSONALIDADES
Alok: parceiro do Hospital do Amor Susan Sarandon Divulgação

Atletas de MS conquistam pódios nas areias da Capital

Fábio oruê

Mato Grosso do Sul marcou presença no pódio da etapa de Campo Grande do CBVP (Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia). A competição terminou no domingo (14), quando foram conhecidos os campeões do torneio Top 12.

Exatamente no Dia das Mães, Arthur Mariano presenteou a sua com o título nas areias do Parque das Nações Indígenas. Ao lado de Adrielson (PR), o sul-mato-grossense sagrou-se campeão da quarta etapa do Top 12, ao vencer na final a dupla cearense Mateus/Adelmo, por 2 sets a 1 (parciais de 21×19, 12×21 e 15×7).

Arthur e Adrielson vinham

APÓS MAJESTOSO

AgênciA

EstAdo

O Corinthians será denunciado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa do canto homofóbico entoado por parte de seus torcedores no domingo (15), durante o empate por 1 a 1 no clássico com o São Paulo, na Neo Química Arena. Com isso, o clu-

de dois vices nas etapas anteriores do CBVP, além de uma eliminação nas quartas de final na última. Com o apoio da torcida e dos familiares presentes na arena, Arthur comemorou a vitória, conquistada com emoção

até o fim, no tie-break.

“É mais especial ainda vencer em casa, a gente precisava disso depois de bater na trave nas outras etapas. A torcida inteira comemorando, torcendo por mim, é muito especial, só te-

nho a agradecer Campo Grande, que sempre me acolheu muito bem”, destacou Arthur.

Nas arquibancadas, dona Letícia, mãe de Arthur, vibrou ponto a ponto com o filho.

“É uma honra poder jogar perto da minha família, da minha mãe. É muito difícil morar longe deles, é muito sacrificante passar longe várias datas comemorativas. Às vezes, só pelo celular não dá para saber realmente o que a pessoa está sentindo realmente. Então, foi muito gratificante ganhar aqui”, completou Arthur.

Dupla feminina

Quem também chegou à final do Top 12 foi a sul-mato-grossense Victoria Lopes, for-

mando parceria com a cearense Taina. A dupla acabou derrotada na decisão por Duda e Ana Patrícia (SE/MG), pelo placar de 2 sets a 0 (21×18 e 21×15).

No feminino, Taiana e Hege (CE) ficaram com o bronze e, no masculino, Evandro e Arthur (RJ/PR) fecharam em terceiro. Além do Top 12, a Capital de Mato Grosso do Sul também sediou etapas do Sub-19 e Aberto.

Para receber as três etapas do CBVP na Cidade Morena, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte e Setescc, firmou compromisso com a FVMS (Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul), com repasse de R$ 449 mil. O recurso é oriundo do Fundo de Investimentos Esportivos.

de perder pontos

be corre o risco até de perder pontos no Brasileirão, conforme o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que pune casos de discriminação de grande número de pessoas ligadas a uma mesma entidade.

Também há punições previstas no RGC (Regulamento Geral de Competições) da CBF, que promete sanções severas.

Corintianos nas arquibancadas cantaram, aos 18 minutos do clássico, as palavras: “Vamos! Vamos, Corinthians! Dessas bichas teremos que ganhar”. A melodia é executada frequentemente no estádio, mas com a frase “esse jogo teremos que ganhar”. Quando é contra rivais, contudo, a letra é alterada. Ao ouvir o cântico ofensivo,

CONTRATAÇÃO?

A possibilidade de ter Alexandre Pato como reforço no São Paulo é tratada com muita paciência pelo treinador Dorival Júnior. O atacante de 33 anos está usando o CT do clube para se recuperar de uma cirurgia no joelho direito e mantém conversas com a diretoria para fechar um contrato, mas tal desfecho, segundo Dorival, não está tão perto de acontecer.

“Nós estamos acompanhando a evolução. Não podemos ter pressa, a diretoria está atenta ao mercado. Sabe das condições do Pato, sabemos do momento certo para poder iniciar um diálogo. Está muito bem administrado tudo isso. Como atleta, temos quase que um contato diário com ele, a gente vai acompanhando a evolução. Ainda é muito cedo”, disse o técnico são-paulino. (AE)

o árbitro Bruno Arleu de Araújo paralisou a partida. Além disso, o clube exibiu no telão uma mensagem pedindo que parassem de cantar: “Atenção. É proibido emitir cantos discriminatórios, racistas, homofóbicos ou xenófobos”. O episódio foi relatado na súmula da partida.

No caso de ato discriminatório praticado por grandes gru-

ESQUEMA DE APOSTAS Jogador rescinde com o América-MG

Citado em algumas planilhas do esquema de apostas investigado pela Operação Penalidade Máxima II, do Ministério Público de Goiás, o lateral Nino Paraíba pediu demissão do América-MG. O clube aceitou e rescindiu o contrato com o atleta nesta segunda-feira (15).

O lateral já havia sido afastado preventivamente no dia 9, antes da partida contra o Red Bull Bragantino, Brasileirão.

Ele aparece em prints em conversas com apostadores que estão sendo investigados pelo MP-GO. Na época, o lateral estava no Ceará. Até o momento, Nino Paraíba não está sendo investigado na operação. Nino Paraíba chegou no América nesta temporada e disputou 19 jogos, com duas assistências. O lateral, de 37 anos, conquistou o vice-campeonato mineiro. (AE)

pos de torcedores, é prevista punição ao clube, com multa de até R$ 100 mil e “perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente”. Ou seja, mesmo tendo empatado, o Corinthians perderia 3 pontos. Na reincidência, a pena dobra.

ESTÁ INTERNADO

Ex-jogador Valdívia sofre crise nervosa

Jorge Valdívia, ídolo do Palmeiras e ex-jogador da seleção chilena, está internado desde sexta-feira (12) em uma unidade psiquiátrica da Clínica da Universidade Católica, em Santiago, no Chile. As informações são do jornal La Hora.

Valdívia, 39 anos, deu entrada sozinho, agitado e com sintomas de crise de pânico. A publicação relembrou que o ex-jogador passa por problemas pessoais. No final do ano passado, terminou o seu relacionamento com Daniela Aránguiz, com quem estava junto há 16 anos. O término contou com desavenças públicas. Nos últimos meses, estaria em relacionamento com a deputada Maite Orsini, que teria atuado para o liberar depois de ele ser detido pela polícia por dirigir sem os documentos do veículo. (AE)

ESPORTES midiamax.com.br 8 Campo Grande, MS - Terça-Feira, 16 de Maio de 2023
VÔLEI DE PRAIA
Lucas Castro/Fundesporte
Pódio masculino e feminino do CBVP Top 12, disputado em Campo Grande
‘É muito cedo’, diz Dorival sobre Pato
Corinthians será denunciado no STJD por canto homofóbico e corre risco até

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.