

Em busca da primeira vitória, Comercial espera ter o apoio da torcida na estreia em casa
PÁGINA 8
Bruce Willis tem dificuldades na fala com avanço da demência, afirma esposa em entrevista
PÁGINA 7

SUCATEAMENTO | PÁGINA 3
Em busca da primeira vitória, Comercial espera ter o apoio da torcida na estreia em casa
PÁGINA 8
Bruce Willis tem dificuldades na fala com avanço da demência, afirma esposa em entrevista
PÁGINA 7
SUCATEAMENTO | PÁGINA 3
Média de idade dos ônibus é de 6,5 anos no país; veículos com 10 anos circulam na cidade
CLIMA | PÁGINA 4
Em dia de baixa umidade do ar, área ao lado de condomínio no Seminário volta a queimar. Frente fria pode trazer tempestades a MS
VIOLÊNCIA | PÁGINA 5
Mulher ‘pede táxi’ a policial e é resgatada
SUPREMO | PÁGINA 2
Bolsonaro volta a ser julgado no STF na 3.ª-feira
TRANSPORTE COLETIVO | PÁGINA 3
Ônibus ‘some’ pelo terceiro dia seguido
DOURADOS | PÁGINA 6
Pastor que abusou de fiéis é condenado
OsvaldO satO
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados pela suposta trama golpista para reverter o resultado das Eleições de 2022 avançou no STF (Supremo Tribunal Federal). O caso, analisado pela Primeira Turma da Corte, entra em nova fase, com o início da votação após a apresentação das defesas dos réus.
A sessão, que começou na terça-feira (2), foi suspensa nesta quarta (3) e será retomada na terça (9), quando o relator, ministro Alexandre de Moraes, deverá apresentar seu voto.
O processo apura a articulação de um plano de “golpe de Estado” e “abolição violenta do Estado Democrático de Direito” após as Eleições de 2022. A denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) aponta que os réus integravam um grupo que buscava subverter a ordem democrática para manter Jair Bolsonaro no poder.
O caso ganhou mais evidência com a prisão de envolvidos
IMPRENSA
Julgamento no STF de Bolsonaro e de outros acusados de tentativa de golpe de Estado avançou nesta quarta-feira
e a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que forneceu informações importantes para a investigação.
Acusações
Os réus são acusados dos crimes de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democráti-
co de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e ameaça grave; e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento ocorre na Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros: Alexandre de Moraes (relator); Flávio Dino; Luiz Fux; Cármen Lúcia; e Cristiano Zanin.
A decisão será tomada por
maioria simples, ou seja, com pelo menos três votos pela condenação ou absolvição de cada um dos réus.
Quem já foi ouvido
As duas primeiras sessões foram dedicadas às sustentações orais. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou a acusação, defendendo que
os fatos configuram um plano criminoso com o objetivo de dar um golpe de Estado. Em seguida, foram ouvidos os advogados de defesa dos oito réus. A defesa de Mauro Cid, peça-chave da acusação, foi a primeira a ser ouvida. No segundo dia, os advogados de Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto e outros dois generais apresentaram seus argumentos, com a defesa de Bolsonaro sustentando que não houve violência ou ameaça grave, elementos necessários para a configuração da tentativa de golpe de Estado. Os oito réus que estão sendo julgados são: Jair Bolsonaro (ex-presidente); Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin); Almir Garnier (ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça); Augusto Heleno (ex-ministro do GSI); Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro); Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa); e Walter Braga Netto (ex-ministro e ex-candidato a vice-presidente)
As agro girls continuam reinando, agora com um novo pódio: o 12.° Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação ocorreu na terça-feira (2), no Sebrae-MS. Três jornalistas do Jornal Midiamax foram selecionados: Graziela Rezende, Thalya Godoy e Murilo Medeiros.
O prêmio foi lançado em abril e divulgou o resultado da etapa regional, após palestra do jornalista Márcio Gomes. Ao todo, 96 reportagens foram selecionadas nas categorias principais, além da categoria especial Jornalismo Universitário.
As matérias tinham como foco empreendedorismo, bioeconomia, pequenos negócios e COP 30, além de inovação e startups e transformação digital, entre outros temas.
“Esses momentos de reconhecimento são importantes para celebrar a importância do jornalismo para a sociedade”, disse Medeiros, da editoria de Cotidiano. Thalya, da editoria de Política, disse esperar que “de alguma forma, essas histórias possam inspirar outras em nosso Estado”.
Graziela, repórter especial
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax
E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
do Jornal Midiamax, comentou que “Relatar a história destas mulheres, que são fontes de inspiração, derrubam barreiras e reinventam o papel da liderança no campo, realmente é muito especial”. Use a câmera de seu smartphone no QR Code que acompanha esta matéria e confira a reportagem premiada.
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso
Motoristas da
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo
(67) 9-9207-4330. Se preferir,
Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento
comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial
DânDara Genelhú
Os ônibus sucateados que atendem os usuários de Campo Grande são mais velhos que a média da frotas no país. Enquanto a média é de 6,5 anos no Brasil, o Consórcio Guaicurus mantém quase 100 ônibus com mais de 10 anos circulando. O dado é de estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. A idade ultrapassada dos veículos é facilmente percebida pelos usuários, que enfrentam superlotação, veículos quebrados e até roda pegando fogo. A realidade foi confirmada em oitivas da CPI que investiga o transporte público na Câmara Municipal e pela concessionária. Um dos diretores das empresas que comandam o transpor-
Em Campo Grande, os ônibus possuem média geral de oito anos. É o que apontou o diretor de operações do Consórcio Guaicurus em oitiva da CPI do Transporte em 9 de junho.
Isso ferem a idade média limite da concessão prevista em contrato, de cinco anos, conforme o próprio diretor.
“Idade média de cinco anos, idade máxima de 10 anos para convencional e 15 anos para articulados”, detalhou Paulo
te público na cidade confirmou a idade dos ônibus sucateados.
“Temos, acima dos 10 anos, 97
Vitor Brito de Oliveira.
“Os prejuízos decorrentes da pandemia resultaram no desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, o que afetou o calendário de renovação da frota estabelecido a partir dos parâmetros de idade média e de vida útil definidos pelos editais de licitação”, informou em documento.
Além dos apontamentos da Associação, o consórcio defende que a chegada de aplicativos de transporte acarretou prejuízo às empresas.
carros”, disse o diretor de operações do consórcio, Paulo Vitor Brito de Oliveira.
Oitivas da CPI caminharam para a mesma conclusão: a frota velha mantida pelas empresas nas ruas ajuda no aumento da tarifa e defasagem dos usuários. Diretores econômicos da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços) prestaram depoimento e esclareceram a questão.
Questionado se a qualidade da frota impacta no preço da passagem, o diretor de Estudos Econômico-Financeiros da Agereg, Luciano Assis Silva, admitiu: “indiretamente sim”. (DG)
Cidades maiores
A edição de 2024-2025 do anuário da NTU (Associação
Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) analisou mais de 30 mil ônibus que consistem na frota total de nove cidades.
As frotas examinadas são de São Paulo (municipal), Rio de Janeiro (municipal), Fortaleza (municipal), Salvador (municipal), Belo Horizonte (municipal), Curitiba (municipal), Recife (municipal e intermunicipal metropolitano), Goiânia (municipal e intermunicipal metropolitano) e Porto Alegre (municipal).
Todas as cidades têm população maior que Campo Grande, a 15.ª no ranking das capitais mais populosas do país. Considerando as cidades analisadas, a idade média é de 6 anos e 5 meses. A Associação aponta que se trata da maior idade média registrada em 30 anos.
Equipe técnica da Prefeitura da Capital certificou auditoria contábil nas planilhas do Consórcio Guaicurus e atestou que a concessionária teve receita de R$ 1.277.051.828,21 de 2012 a 2019, os oito primeiros anos do contrato. Os técnicos chegaram aos valores a partir de balanços enviados pelas próprias empresas de transporte. O consórcio será beneficiado com cerca de R$ 64 milhões, somente neste ano, entre sub-
sídios e isenção fiscal do ISS. Apesar de ter o apoio do presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), para conseguir mais dinheiro público por meio de subsídios, o consórcio move série de processos para obter valores estratosféricos. Enquanto banca time de advogados para tentar se livrar de indenizações a passageiros que se machucam em ônibus e obter “no tapetão” mais recursos públicos, o consórcio mantém frota sucateada nas ruas. (DG)
Murilo MeDeiros
Funcionária pública há 33 anos, Cleonice da Silva Ferreira sempre foi pontual, mas se atrasou todos os dias desta semana. O ônibus do Consórcio Guaicurus, linha 242-B (Parque dos Poderes), que deveria passar às 6h55 pela Praça Ary Coelho, desde segunda-feira só chega às 7h45 e gera atrasos para todos os passageiros.
“Cheguei 6h50 e nada dele. Meu horário de entrar no trabalho é às 7h30, mas estou chegando às 8h10”, lamentou. Segundo ela, o problema afeta outros trabalhadores do Parque dos
Poderes, que também chegaram tarde nos últimos três dias por culpa do atraso do ônibus. Com a demora de mais de uma hora, ela perdeu o tempo da integração e precisou pagar outro passe. Quando pergunta o motivo do atraso, sempre houve uma explicação diferente. “Um dia, o freio do ônibus não estava funcionando. No outro, o veículo não tinha força suficiente para subir a Avenida Mato Grosso”.
Na manhã desta quarta-feira (3), Cleonice entrou em contato com o SAC do consórcio e registrou reclamação.
O Jornal Midiamax questio-
nou o consórcio sobre os atrasos recorrentes na linha do Parque dos Poderes, mas não recebeu resposta.
Relatório da CPI adiado
Enquanto isso, usuários de transporte público aguardam o relatório final da CPI do Trans-
porte, na Câmara Municipal. Nesta quarta-feira, a Casa publicou no Diário Oficial do Legislativo que vai adiar por 30 dias a apresentação do documento.
A CPI coletou elementos que podem indicar irregularidades no serviço prestado ao cidadão.
As denúncias miram especialmente a precariedade da frota. A CPI contratou assessorias contábeis e jurídicas, por R$ 140 mil, para devassa nas contas da companhia, que já passou por pente-fino em outras ocasiões e volta a ser alvo de perícia, a fim de verificar se, de fato, está em desconformidade ao que entrega na prestação do serviço.
Karina Campos
Os próximos dias podem amenizar o calorão em Mato Grosso do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu avisos de tempestade e declínio de temperatura. O cenário é favorecido pela aproximação de uma nova frente fria.
De acordo com o instituto, a partir desta quinta-feira (4), a região pantaneira, o sudoeste e o sul do Estado podem registrar tempestades, com chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros ao dia.
As chuvas podem vir acompanhadas de ventos de 40 km/h a 60 km/h e queda de granizo.
Grande parte do Estado pode registrar quedas de 3 a 5 °C nas temperaturas máximas, exceto o norte e Bolsão. O aviso vale a partir da 0h de sexta-feira (5).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que a quinta-feira
(4) ainda será de sol e aumento gradual de nebulosidade, com mudanças nas condições atmosféricas ao longo do dia. São previstas chuvas de intensidade fraca a moderada, com possibilidade de tempestades com raios, rajadas de vento e leve queda nas temperaturas, principalmente nas regiões sul,
Jennifer ribeiro Graziela rezende
Na tarde desta quarta-feira (3), incêndio voltou a atingir uma área de vegetação ao lado de um condomínio residencial no Jardim Seminário. Este é o mesmo local que registrou incêndio intenso no domingo (31), deixando diversos moradores isolados em casa. O Corpo de Bombeiros foi ao local para conter as chamas, inclusive, com uso de aeronave.
Segundo um morador, a situação é recorrente. “De novo, fogo neste terreno. E lá no fundo, há outro incêndio. Todo ano ocorre incêndio nestes terrenos”.
Situações como esta se tornam frequentes com o tempo seco, característico desta época do ano. Reportagem do Jornal Midiamax aponta que duas cidades de Mato Grosso do Sul registraram umidade relativa do ar de 15% nesta quarta-feira, muito abaixo da média in-
dicada pela Organização Mundial da Saúde, de 50% e 60%.
Aquidauana e Sidrolândia aparecem na lista das cidades com menor umidade do ar do Brasil.
Aquidauana também está na lista dos municípios mais quentes do país, tendo registra-
REQUERIMENTO
O&M METAL INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS METALURGICOS LTDA torna público que requereu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – SEMADUR a Licença Ambiental Modalidade OPERAÇÃO para atividade Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente localizada Rua Aquidauana,221, Centro, município Campo Grande – MS.
AVISO DE LEILÃO DE BENS MÓVEIS Nº 04/2025: A Leiloeira Pública Oficial, a Sr.ª PATRICIA PIMENTEL GROCOSKI COSTA, matriculada na JUCEMS sob nº 72, autorizado por força do Contrato Nº 072/2024/MS pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, com sede na Esplanada dos Ministérios, CEP 70.064-900, em Brasília/DF, inscrito no CNPJ/MF nº 00.394.494/0013-70, por intermédio da SENAD - SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS E GESTÃO DE ATIVOS, nos termos da Lei nº 11.343/2006, com a redação dada pela Lei nº 13.886/2019, Lei nº 8.666/93 e legislação vigente, que realizar-se-á o Leilão Público autorizado pelo Processo SEI de Nº 08129.013453/2024-47, apenas na modalidade “on-line” na plataforma https://www.pimentelleiloes.com.br, dos bens móveis descritos no Edital. Débitos, Ônus, Lances no Leilão e Condições da Arrematação: vide edital no site https://www.pimentelleiloes.com. br Data do Leilão: 1ª Hasta: 25/09/2025, a partir das 09:00h (horário do Mato Grosso do Sul). Caso os lotes 32 a 34 não sejam vendidos, haverá a 2ª Hasta em 26/09/2025, às 09:00h (horário do Mato Grosso do Sul). Observações: Os bens serão vendidos no estado em que se encontram, sem qualquer garantia, constituindo ônus do interessado verificar suas condições antes da data do leilão, podendo ser visitados nos Pátios indicados nos Anexos I, II, III e IV do Edital, no horário a ser agendado previamente, da repartição ali indicada. Demais informações: Telefones: (69) 99302-3330
E-mail: contato@pimentelleiloes.com.br
do 38,6 ºC. Na mesma região, a fazenda Nhumirim, em Corumbá, marcou 38,4 °C.
Os dados colocam os municípios sul-mato-grossenses como a terceira e quarta cidades mais quentes do país. Rosário do Oeste (MT) teve 39,2
°C, e São José do Rio Claro (MT), 38,9 °C. Queimadas urbanas são consideradas crime ambiental, sujeitas a penalidades. A legislação brasileira prevê multas e até detenção. (Com Osvaldo Sato)
O Teatro Municipal José Octávio Guizzo, modernizado e pronto para receber produções culturais, será reaberto nesta quinta-feira (4).
No Paço Municipal, o teatro foi inaugurado em 1971 e rebatizado em 1990 em homenagem ao artista. O local voltará a ser palco de apresentações artísticas após deixar de exercer sua função original para ocupar atividades administrativas e eventos pontuais.
As alterações incluem 150 assentos novos, camarins e sistema de sonorização e iluminação. Além do espaço principal,
pantaneira e sudoeste do Estado. Essa situação ocorre devido à aproximação e ao avanço de uma frente fria, aliada à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Junto a estes sistemas, o transporte de calor e umidade e o avanço de cavados devem favorecer a formação de instabilidades.
Domingo (7), Campo Grande receberá mais um tradicional desfile cívico-militar em celebração à Independência do Brasil. A programação terá mais de duas horas de duração.
Segundo o CMO, as tropas estarão no local – a Rua 13 de Maio– às 6h30. As entidades civis abrem o evento a partir das 9h. Arquibancadas e palanque oficial ficam na Avenida Afonso Pena, entre a Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa. A 13 de Maio será interditada entre Rua Dom Aquino e Rua 15 de Novembro.
Segundo a Agetran, as interdições em vias começam às 15h de sábado (6), na esquina das Avenidas Afonso Pena e Calógeras e Ruas 14 de Julho e Rui Barbosa. Também estará interditada a 13 de Maio entre as Ruas Dom Aquino e Barão do Rio Branco.
Interdições
o anexo passou por reformas e poderá receber eventos culturais. A modernização do teatro ocorreu sob gestão da Fundação Municipal de Cultura.
No dia do desfile, as interdições em outros trechos começam às 5h. A Rua 14 de Julho terá trechos fechados da Rua Eça de Queiroz até a Avenida Fernando Corrêa da Costa. Também haverá interdições nas Ruas 13 de Maio, Rui Barbosa, Antônio Maria Coelho, 15 de Novembro, 7 de Setembro, Dom Aquino, Maracaju e 26 de Agosto e nas Avenidas Mato Grosso, Calógeras e Afonso Pena.
A Agetran orienta que os condutores prossigam por rotas alternativas, como a Eça de Queiroz e Avenidas Ernesto Geisel e Fernando Corrêa da Costa no sentido centro/ bairro; Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa. (KC)
Layane Costa
Simulando uma corrida de táxi, uma mulher de 25 anos, vítima de violência doméstica, ligou para um tenente-coronel do 15.º Batalhão da Polícia Militar de Maracaju pedindo socorro. O caso ocorreu na manhã de terça-feira (2) em uma fazenda na área rural da cidade.
“Preciso de um táxi”, assim disse a mulher, ao ligar no telefone particular do tenente-coronel Nelson Tolotti.
Ao Jornal Midiamax, o militar contou que a vítima estava sendo agredida e sofrendo ameaças com um martelo e uma faca. Ela já tinha medida protetiva contra o agressor, de 23 anos, de ocorrência em fevereiro deste ano.
“Ela [vítima] ligou no tele-
fone pedindo táxi, reportei que era um policial, mas ela insistiu, disse: ‘sim, preciso de um táxi”,
comentou. Durante a ligação, havia uma voz masculina ao fundo, gritando para colocar o telefone no viva voz.
“Entendi que seria algo ligado a violência doméstica. Depois desse momento, comecei a conversar como se fosse um taxista mesmo”, disse.
Conversa no WhatsApp
Por se tratar de uma área rural, foi necessário obter a localização para o empenho mais rápido da equipe. Assim, eles iniciaram uma conversa via WhatsApp. “Foi empenhada uma viatura mais próxima, do distrito de Vista Alegre”, explicou.
Após 15 minutos da ligação, uma equipe chegou ao local e resgatou a vítima. O autor foi preso em flagrante.
Membro de facção, Mago tinha laboratório de drogas e ‘vida de luxo’ em penitenciária
thatiana MeLo
O detento Lyferson Barbosa da Silva, conhecido como “Mago”, que atuava como “chaveiro” e está detido no Presídio Federal da Capital desde 2024, tinha vida luxuosa quando encarcerado em penitenciária de Pernambuco. A operação Sintonia Fina, deflagrada nesta quarta-feira (3), é um desdobramento da Operação La Catedral, de 2024.
Foram cumpridos mandados em Campo Grande e em mais 10 cidades de Pernambuco e São Paulo. Quando detido no presídio de Igarassu, em Recife, tanto “Mago” como outros detentos tinham acesso a garotas de programa, comidas por delivery e festas regadas com uísque, cerveja e pagode.
Da penitenciária, Mago gerenciava um laboratório de crack. Ele atuava como líder do grupo criminoso. O investigado foi condenado em 2016 por participação no homicídio do médico Artur Eugênio de Azevedo, pois teria sido contratado para executá-lo.
A facção de Mago movimen-
A La Catedral ocorreu em várias cidades de Pernambuco. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, dois afastamentos de função e sequestro de bens.
Foi descoberto um diálogo no qual Lyferson Silva teria ordenado a um comparsa ataques ao Detran, escolas e
tou mais de R$ 328 milhões. Além de detentos, o grupo era composto por policiais penais e promovia crimes dentro do presídio, como corrupção e tráfico de drogas.
Atividade intensa Nesta quarta-feira, foram cumpridos 21 mandados de prisão preventiva, 31 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de valores e sequestro de bens dos investigados, nas cidades pernambucanas de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e
EBDOX
MarCos Morandi
Organização que movimentou mais de R$ 1 bilhão atuava em Dourados, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Uma professora é investigada, mas não foi presa. Segundo a Polícia Civil, ela atuava na captação de interessados em investimentos em moeda digital.
Agentes do SIG apreenderam um notebook, dois telefones celulares e diversos cartões.
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal, em ação conjunta com a 17.ª DP e a DRCC.
O objetivo da Operação Policial EBDOX é desarticular uma organização dedicada a estelionatos na modalidade do golpe do falso investimento.
A operação investiga um esquema de pirâmide finan-
ceira disfarçado de investimentos online, que causou prejuízos milionários em todo o país. Os golpistas, liderados por indivíduos de nacionalidade chinesa, cooptavam brasileiros para atrair investidores para a plataforma EBDOX, que prometia altos retornos. Quando as vítimas tentavam sacar o dinheiro, eram surpreendidas com taxas e bloqueios, até que a plataforma desaparecia.
Uma das empresas movimentou mais de R$ 1 bilhão no ano passado. Os valores eram lavados via compra de criptomoedas, créditos de carbono e a exportação de alimentos de Boa Vista (RR) para a Venezuela. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão nas cidades de São Paulo, Guarujá (SP), Boa Vista, Curitiba (PR), Dourados e Entre Rios (BA)
um hospital. A ordem era de que veículos fossem incendiados e pessoas inocentes assassinadas.
Os criminosos estariam insatisfeitos com decisões da Segurança Pública.
A investigação teve início após identificação de um detento que comandava atividades ilícitas na unidade com o apoio de servidores do sistema prisional. (TM)
Lima, Itaquitinga, Paudalho, Tacaimbó e Caruaru, em Campo Grande e Itanhaém (SP). As investigações começaram em 2024, e revelaram que o grupo investigado mantinha intensa atividade criminosa violenta na capital, região metropolitana e interior do Estado de Pernambuco, e também possibilitaram a identificação da estrutura de comando e das conexões da organização criminosa com diversas práticas ilícitas, inclusive, após a prisão do seu principal líder, custodiado em um presídio federal.
thatiana MeLo Lívia Bezerra
Aluna de aproximadamente 14 anos foi contida na manhã desta quarta-feira (3) após tentar esfaquear uma colega, em uma escola estadual na região do Rouxinóis. A menina teria Transtorno do Espectro Autista. Informações indicam que a aluna teria prometido matar a colega após briga entre alunos que começou em um grupo de WhatsApp, onde estão apenas adolescentes, sem pais e professores. Não há informações sobre a razão da briga. Na manhã desta quarta, a adolescente, com a faca, tentou agredir a colega e foi contida por professores. O Corpo de Bombeiros levou a aluna, que estava em surto, para uma unidade de saúde.
Ninguém ficou ferido. Alunos disseram que a escola já foi palco deste tipo de ocorrência. Há três anos, um aluno ameaçou um diretor com um simulacro. Equipes da Deaij estiveram no local.
Ao Jornal Midiamax, foi
informado que o caso ocorreu na hora do intervalo dos alunos, quando viram a adolescente com a faca. Nesse momento, professores mandaram os alunos entrarem nas salas na tentativa de imobilizar a aluna. ‘Incidente isolado’ Os alunos começaram a mandar mensagens para os pais que, em pânico, foram até a unidade buscar os filhos.
A Secretaria Estadual de Educação informou que o fato se trata de “incidente isolado, rapidamente controlado, envolvendo uma estudante que tentou agredir outras duas adolescentes” na unidade escolar.
Use a câmera de seu smartphone no QR Code ao lado e confira vídeo do incidente.
OsvaldO satO
Um pastor de 53 anos foi condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão em Dourados em caso de violação sexual mediante fraude e importunação sexual, praticado contra fiéis da igreja onde atuava. Ele alegava “cura espiritual” para cometer os abusos.
O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (3), na 3.ª Vara Criminal da comarca, após investigações da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).
As investigações, que começaram em agosto de 2024, revelaram que o pastor se apro-
veitava de sua posição de líder religioso para abusar de membros da igreja. O réu utilizava momentos de oração para co-
Quatro casos sível “grande castigo de Deus” para manipular a vítima a consentir os atos. Por este crime, o pastor foi condenado a 2 anos e 8 meses de reclusão.
No caso mais grave, o pastor se aproveitou da fragilidade da vítima, que tinha o desejo de engravidar. Assim, convenceu-a a manter relações sexuais, alegando que seria uma forma de “troca de energia vital” para a sua cura. Ele usava a figura de autoridade religiosa e ameaças sobre um pos -
Depois deste, denúncias apontaram outros três casos de importunação sexual, sendo que o réu foi condenado a 1 ano e 4 meses de reclusão por cada um.
Em um deles, durante “oração particular” no estabelecimento
meter os atos, inclusive em locais isolados.
Conforme a polícia identificou na época, o pastor dizia que
comercial de uma das vítimas, o pastor se debruçou sobre ela, tentando tirar sua blusa. A vítima conseguiu impedi-lo. Ele tentou justificar seus atos dizendo que um “anjo” pedia que a relação sexual ocorresse.
Em outro, durante retiro da igreja, abordou a vítima durante oração, encostando o nariz no dela e assoprando em sua boca, para em seguida dar um
o abuso seria uma forma de “troca de energia vital para a cura espiritual”. Ele também manipulava vítimas, ameaçando-as com “um grande castigo de Deus” caso não consentissem ou contassem a alguém.
A condenação considerou as quatro vítimas, totalizando uma pena de 6 anos e 8 meses de reclusão. O cumprimento ocorre em regime inicial semiaberto.
A decisão do juiz Pedro Henrique Freitas de Paula reclassificou e somou as penas de cada crime. O concurso material de crimes permitiu a cumulação das penas.
beijo tipo “selinho”. No terceiro caso, durante uma oração na construção do templo, o pastor deitou a vítima no chão e ficou alisando sua barriga por cima da blusa, enquanto falava em “outras línguas”. Além disso, o documento relata que ele colocava a mão nos seios das vítimas durante as orações. (OS)
layane COsta thatiana MelO
O jornalista e assessor de imprensa Renan Lopes Gonzaga, 36 anos, foi identificado como o autor do estupro de um adolescente de 11 anos. O suspeito é acusado de oferecer bebidas, comidas, jogos de videogame e piscina para “conquistar” os menores de idade.
O caso veio à tona, após o
CHAPADÃO DO SUL
adolescente “desaparecer” na tarde de segunda-feira (1.º). A mãe procurou a polícia para comunicar o sumiço do menor, entretanto, após ele retornar para a casa, afirmou que esteve no apartamento do suspeito.
A vítima contou que, no apartamento de Renan, eles teriam consumido bebidas alcoólicas, energéticos e ouvido música. Em dado momento, teria praticado atos libidinosos com o jornalista.
No apartamento do suspeito, a equipe policial apreendeu equipamentos eletrônicos como notebooks, tablets, celulares e câmeras de vigilância. Todos esses materiais passarão por perícia. Diante da situação, caracterizada como estupro de vulnerável, Renan foi preso em flagrante. O delegado plantonista da Depac Cepol representou pela conversão do flagrante em
prisão preventiva. Ele passará por audiência de custódia nesta quinta-feira (4).
Renan Gonzaga atuava como coordenador do Núcleo de Comunicação de um hospital de Campo Grande, mas estaria de férias até 16 de setembro.
A reportagem acionou a instituição e a defesa do acuado, mas até o fechamento deste material não obteve retorno.
thatiana MelO
Adolescente de 15 anos foi executado na noite de terça-feira (2) em Chapadão do Sul, quando ia comprar remédios. Ele foi morto com tiros na cabeça na
Jovem de 27 anos foi esfaqueada por volta das 18h de terça-feira (2) em uma aldeia de Amambai, após briga com uma mulher que a teria flagrado com seu marido. A autora foi presa. A vítima, ferida na cabeça, foi encaminhada ao hospital. (TM)
Homem de 46 anos foi preso na terça-feira (2) após agredir a companheira, abusar dela e mantê-la em cárcere em uma fazenda de Coxim. A família perdeu o contato com a vítima após ela viajar em 29 de agosto. Ferida, ela contatou a filha por videochamada e pediu socorro. (Adriel Mattos)
O paraguaio Humberto Gayoso, 47, foi encontrado morto na noite de terça-feira (2) no porta-malas de um Chevrolet Tracker com placas do Paraguai na região do Rancho do Laço, em Ponta Porã. Gayoso já havia sido preso por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. (Marcos Morandi)
Duas pessoas ficaram feridas após baterem a motocicleta que ocupavam em uma vaca na MS-450, próximo ao distrito de Piraputanga, na noite de terça-feira (2). Ambos sofreram escoriações e foram encaminhados para o pronto-socorro. (Lívia Bezerra)
esquina da Avenida 33 com a P-15, no bairro Planalto.
O adolescente estava saindo de casa quando começou perseguição a um suspeito escondido em um terreno baldio. Foram quatro tiros na cabeça e na testa do adolescente, que morreu no local.
Amigos da vítima afirmaram que ele estava a menos de uma semana na cidade a serviço. Ele ainda tentou correr, descendo pela avenida, mas acabou
atingido pelos tiros de calibre .380. Um veículo desceu pela 33 e deu fuga ao assassino. Há informações de que o crime pode estar ligado à guerra entre o PCC e o Comando Vermelho.
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Pouco mais de três anos após revelar o diagnóstico de afasia e de DFT (demência frontotemporal), a saúde física de Bruce Willis segue boa, mas os impactos neurológicos da doença estão cada vez mais evidentes.
A informação foi dada por sua esposa, Emma Heming Willis, à ABC News, no especial “Emma & Bruce Willis: The Unexpected Journey”. Segundo ela, a família precisou encontrar formas de se comunicar com o astro. “Bruce se movimenta muito bem. Sua saúde em geral está ótima”, disse. “Mas o seu cérebro está falhando… A fala também está com dificuldades, e nós aprendemos a nos adaptar. Temos uma maneira de nos comunicarmos com ele, é uma maneira diferente”.
Longe dos holofotes, o ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, 93 anos, voltou a chamar a atenção ao surgir no Instagram. A imagem foi compartilhada pelo cabeleireiro Jassa Santos, figura conhecida por ter sido o responsá-
Leo e sua família comemoram a liberdade de Ryan. Samuel leva Sofia para passar uma temporada na casa de Leo, mas se incomoda ao saber que Ryan está no local. Jaques presenteia Davi e afirma querer ter um filho como ele. Samuel decide deixar Sofia na casa de Ayla e Gisele. Jaques flagra Leo na fábrica.
• Áries
vel pelo visual de Silvio Santos (1930–2024) durante mais de quatro décadas. O registro de Jassa, que tem cerca de 150 mil seguidores, mostra Maluf em momento descontraído, durante corte de cabelo. A aparição surpreendeu, já que o político tem mantido uma vida reservada.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
Dita procura Candinho, mas Manoela impede a aproximação dos dois. Zé dos Porcos chega a São Paulo. Tobias pede para conversar com Sônia sobre Lauro. Ernesto ameaça Tamires. Samir encontra Candinho e Policarpo. Celso conhece Marilda e Aderbal.
Heleninha pede desculpas a Ana Clara pelo comportamento de Odete. Odete chega com enfermeiros na casa de Ana Clara para levar Leonardo, e a jovem implora uma chance. Marco Aurélio promete ressarcir Odete da quantia de dinheiro desviada da TCA. Dr. Fernando comunica a Solange que Afonso precisará de um transplante de medula.
Não exagere. O arrependimento pode se instalar e fazer com que se sinta culpado pelas coisas que disse ou fez. Pense nas coisas antes de falar ou agir. Você tem o poder de impactar as pessoas. Use-o com sabedoria.
• Touro
As pessoas podem tentar se comunicar, mas você pode não estar ciente disso porque está envolvido em suas dificuldades. Você está tão preocupado em correr que não vê outros carros. Pare, solte o freio e dirija.
• Gêmeos
Pode sentir que não está recebendo a atenção que precisa ou merece. Por causa disso, pode se ressentir. É provável que isso torne as pessoas menos propensas a vir em seu socorro. Foque em sua própria cura.
• Câncer
Tente não afastar as pessoas que estão lá para ajudá-lo. Reconheça os sentimentos desconfortáveis, mas não sobrecarregue os outros com eles. Você se sentirá muito melhor se cuidar do seu próprio desconforto.
• Leão
Seus poderes adaptativos são úteis porque lhe dão tolerância. Às vezes, porém, essa característica pode não lhe servir de forma eficaz. Você pode acabar em um relacionamento difícil. A vida é curta. Seja proativo.
• Virgem Você pode se sentir solitário e isolado, como se não houvesse ninguém com quem pudesse falar. Talvez você sinta que está falando sozinho e ninguém está ouvindo. É só uma fase. Não fique preso a isso.
www.coquetel.com.br
Damas e xadrez A terceira letra
Colchão portátil
Dar a volta a
(?) Stewart, cantor britânico
Serviço de Atendimento ao Cliente (sigla)
Tipo de dor de cabeça
De novo; outra vez Está + aí Navio da esquadra de Cabral
Produto da lâmpada
Sucede ao "K" Escritoras de jornal
Cosmético para lustrar o cabelo
Leitura rápida (fam.) Orlando Rangel, químico Suspensão aquosa usada como laxante Objeto para
Gorila, em inglês Órgão do olfato
Bate-papo virtual Consoantes de "coro"
1, em romanos Fonte de oxigênio
"Getúlio", em FGV A ciência da moral
Duque de (?): patrono do Exército
Cor das listras da zebra
Descrente em Deus De tamanho reduzido
Sinal com os dedos indicando vitória
Recusada; rejeitada
Interjeição gaúcha Membros das aves
Sódio (símbolo) Apelido de Tatiane A base da redação Decoro; enfeito
551, em algarismos romanos Liga de
Fruta de polpa doce (pl.) Felinos domésticos
9 3/ape — nba — rod. 4/adam
• Libra Não caia na armadilha da autopiedade. Você pode ter uma tendência a ficar deprimido até que alguém perceba. Se ninguém fizer isso, pode ficar com raiva e sentir que não tem amigos. Cuidado com esta ladeira.
• Escorpião Pode sentir que alguém está prejudicando seus sentimentos. Talvez não sinta que pode se expressar da maneira que deseja. O problema pode ter mais a ver com sua turbulência interna do que com outras.
• Sagitário
Cuidado para não deixar o mau humor estragar seu dia. Seu humor pode não ser um reflexo da realidade, mesmo que, na maior parte do tempo, seu mundo esteja centrado em seu humor e nas mudanças dele.
• Capricórnio
Relacionamentos podem ser difíceis. Não force gentilezas se não forem naturais. Talvez isso o deixe sem palavras, mas tudo bem. Se precisa passar o dia sozinho, que assim seja. Não seja sociável se não lhe agradar.
• Aquário
Existe um equilíbrio entre ser egoísta e ser altruísta. É importante que você não pense apenas em si mesmo sem considerar como suas ações afetarão os outros. Isso só levará ao ressentimento e o deixará esgotado.
• Peixes
Pode ser divertido escapar dos seus problemas entrando na vida de outra pessoa, mas logo descobrirá que esse peso extra não resolverá suas questões. Talvez precise dizer “não”. É
que considere suas necessidades.
layane
COsta ROdRigO santOs
Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem teve o veículo roubado e foi agredido por um trio de criminosos, na tarde desta quarta-feira (3), na Rua Generoso Leite, na Vila Nasser. Além de agredir a vítima, um dos criminosos realizou disparos de arma de fogo.
Nas imagens, é possível ver a vítima em um estabelecimento comercial comprando sorvete.
Na sequência, ao chegar próximo do seu veículo, foi surpreendido pelo trio. Um dos cri-
minosos desferiu um soco na boca da vítima.
Na tentativa de impedir o roubo, o motorista foi para cima de um dos criminosos, que estava armado e realizou dois disparos, segundo informações apuradas pelo Jornal Midiamax Um falhou e o outro não atingiu a vítima, mas sim o vidro do veículo.
O trio, composto por dois homens e uma mulher, foi flagrado andando pelas ruas do bairro momentos antes.
Rondas foram feitas, entretanto, não havia informações sobre a captura do trio até a veiculação desta matéria.
CONTRA O CR AQUIDAUANA
OsvaldO satO
Na segunda rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série B, o Comercial jogará em casa, no Estádio Jacques da Luz, e busca a primeira vitória na competição.
O adversário é o Clube de Regatas Aquidauana. A partida acontece neste domingo, 7 de setembro, às 16h.
O Colorado estreou fora de casa contra o Bataguassu e conquistou um ponto, após empate sem gols.
Agora, a equipe conta com o apoio da torcida para faturar a primeira vitória.
Os ingressos custam R$ 20
(inteira) e estão disponíveis em três pontos de venda – R7 Esportes (Avenida Júlio de Castilho, 1.669), Lotérica Real (Rua Rui Barbosa, 848) e Imobiliária
Casa X (Avenida Afonso Pena, 4.211). A meia-entrada, no valor de R$ 10, será vendida apenas no dia do jogo, na bilheteria do estádio.
ATENTADO diegO alves OsvaldO satO
Um motociclista atirou nove vezes contra um casal em um VW Gol no Aero Rancho, na tarde desta quarta-feira (3). Ninguém ficou ferido. O caso aconteceu na Rua Filipinas.
No VW Gol estava um homem, que utiliza tornozeleira eletrônica e sua companheira, de 35 anos. O carro estava estacionado, momento em que o autor chegou em uma moto, efetuou os tiros e fugiu.
A mulher ficou no local para prestar esclarecimentos.
FUTEBOL FEMININO
gustavO Henn
A quinta edição do Troféu Maria Aparecida Pedrossian, torneio amador de futebol feminino, ocorre no dia 14 (domingo), no Rádio Clube de Campo Grande, a partir de 8h.
O campeonato é destinado a mulheres que praticam ou se interessam pelo esporte, tendo o objetivo de incentivar e fomentar a prática da modalidade na Capital.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio do WhatsApp, com o organizador do torneio, Bruno Nóbrega, no número (67) 9-9146-0990. Já há sete equipes confirmadas, com a expectativa de chegar a 14. Atletas que não possuem time, mas têm interesse em competir, também podem
Equipe da
participar.
Bruno reforçou que a proposta do Troféu Maria Aparecida Pedrossian é fortalecer o futebol feminino no Estado. “Existe uma projeção de que o futebol feminino, até 2030, vai estar entre as cinco modalidades que as mulheres mais
estarão fazendo, que mais estará crescendo no mundo. Então, a gente tem que acompanhar esse crescimento aqui na Capital também”, afirmou. Os jogos acontecerão na sede de campo do Rádio Clube, na Avenida Toros Puxian, 477, Vila Morumbi.
Às vésperas de enfrentar o Chile em jogo válido pela 17.ª rodada das Eliminatórias da América do Sul, o atacante Neymar foi o assunto da coletiva concedida nesta quarta-feira (3) pelo treinador Carlo Ancelotti. Questionado sobre as declarações do atleta por sua não convocação, o italia-
no disse que a sua ausência “foi uma decisão técnica”.
“É uma decisão técnica que se baseia em muitas coisas. Do que o jogador está fazendo, o que tem feito. E também o problema que ele teve. Quando eu falo do critério físico, é um critério que toda a comissão acha muito importante. Ninguém pode
discutir o Neymar a nível técnico. O que estamos olhando e avaliando é sua condição física, mas não só dele, de todos os jogadores que estão aqui”, afirmou o treinador.
“Acreditamos que temos 70 jogadores que podem estar na Copa do Mundo”, afirmou o treinador. (Agência Estado)