Revista Autoestima - Edição Especial MÃES & FILHOS

Page 1




TIVOS

LINHA DE BRINQUEDOS RECREA

Revitalize sua brinquedoteca, espaรงo kids e playground

Tel: (41) 3532-0538 | Cel: (41) 9

9897-7222


www.centraldoplayground.com.br @centraldoplayground

/Central do Playground

E-mail: contato@centraldoplayground.com.br comercial@centraldoplayground.com.br Rua Augusto Stresser, 318, loja 4, Alto da Gloria


Expediente DIREÇÃO Yumi Okamura JORNALISTA RESPONSÁVEL Thirson Silva | thirsonsilva@hotmail.com DEPARTAMENTO COMERCIAL Yumi Okamura | yumi@revistaautoestima.com.br FOTÓGRAFA Mara Lucia Zocolotte REDAÇÃO E REVISÃO DE TEXTO Thirson Silva e Andressa Marques Sousa A revis ta Autoes tima é uma publicação quadrimestral da Editora Yumi Publicidade Ltda. CNPJ 03.914.568/0001-06. REDAÇÃO, PUBLICIDADE E ADMINISTRAÇÃO Rua Presidente Beaurepaire Rohan, 365 Cris to Rei - Curitiba-PR / Brasil / 80.050-340 Fone/Fax: (41) 3319-4559 yumi@revistaautoestima.com.br Assinaturas podem ser obtidas pelo site www.revistaautoestima.com.br RESPONSABILIDADE Os textos assinados ou afirmações contidas nesta revista são de responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião política dos editores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens por qualquer meio sem autorização. DIREÇÃO DE ARTE Mel Yzumi Okamura Kumagai mel.yzumi@gmail.com Crédito de imagens: Shutterstock

REVISTA

AUTOESTIMA


Editorial Mais um ano chegando ao fim e não poderíamos terminar de forma melhor. Assim como no ano passado, vamos encerrar esse ciclo falando de Amor. Nessa segunda edição especial Mães e Filhos da revista AUTOESTIMA, trazemos mais histórias emocionantes e assuntos sérios relacionados a maternidade. Reservamos com muito carinho um conteúdo especial para ser guardado e mostrado aos filhos e netos. Nas próximas páginas dessa edição trazemos mais dicas, experiências com informação e pessoas reais. Descobertas, medos e superações que ensinam e mostram o desafio de cuidar dos filhos. O papel de mãe não é fácil, mas tem compensações que fazem todo o sentido para a vida. Depoimentos emocionantes que vão fazer muitas mamães se identificarem com os relatos do dia a dia de quem ama ser mãe. Mais do que falar, trazemos o Amor em imagens. As fotos produzidas pela equipe da AUTOESTIMA com as Mães e Filhos é o mais puro sentimento de Amor, perfeito para terminar 2018 com bons sentimentos e entrar no ano novo com energia renovada. O visual da revista está muito bonito e moderno. Aliado ao conteúdo impecável que orgulha a todos nós, que fazemos parte desse projeto segmentado da Revista AUTOESTIMA. Espaço que é preenchido com textos e conteúdo escolhidos e revisados pela edição da revista e aprovados pela própria Yumi Okamura, idealizadora e Mãe desse projeto lindo e que nos presenteia há 18 anos com a revista AUTOESTIMA e seus projetos de sucesso. Encerro com o agradecimento de mais um ano que passou e esperança de boas novas e bons tempos. Parabéns AUTOESTIMA.

Aproveitem a leitura!

Thirson Silva Jornalis ta



REVISTA

AUTOESTIMA REVISTA

AUTOESTIMA

Índice A música como expressão da alma A importância da vacinação nos dias de hoje Pais e mães. Espelhos que refletem nossa alma, moldada por eles. Proteção solar para bebês Desconecte seus filhos do mundo virtual e conecte-se a eles Melancolia pós-parto A magia da maternidade está ao seu alcance Filho acaba com a vida da gente sim! Alta Performance Educacional Editorial de Moda Entrevista com a Grazi Gavazzoni Entrevista com a Andrea Soccol Entrevista com a Fernanda Mendes Garzaro Entrevista com a Claudenice G. de Meira Entrevista com a Gabrielle Kaoane Entrevista com a Maria Bibiana B. Grassi Entrevista com a Cassia Vialli Entrevista com a Erika Machado Entrevista com a Karla P. C. Martins Entrevista com a Viviane Scisleski

Capa Mãe: Karla Pereira Coelho Martins Filho: Lorenzo Coelho Martins Priss

10 13 15 16 19 21 22 25 26 29 39 40 43 44 47 48 51 52 55 56

Edição Especial

Fotógrafa responsável Mara Lucia Zocolotte

Editor e jornalista responsável Thirson Silva

MÃES & FILHOS


A música como

expressão da alma

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

A importância de iniciar as crianças no universo musical.

12

Aquele balbuciar dos bebês é como música para os ouvidos dos pais. Sons por vezes parecidos com “gritinhos”, talvez uma melodia de três notas ou até mesmo um “babebibó” que não tem significado. Com sons construímos ao longo de nossas vidas todo vocabulário. Um vocabulário que é aprendido com base na observação. É sensato então utilizar os sons para desenvolver a capacidade das crianças. Precisa de uma boa razão antes de abrir espaço entre o balé, o futebol, o karatê, os escoteiros, o beisebol e o clube de leitura para matricular seu filho em aulas de música? Seguem três razões, entre inúmeras outras, para que desenvolva a inteligência emocional de seus filhos por meio da música:

1. Desenvolver um valioso talento musical Shinichi Suzuki, o “avô” da educação musical infantil e criador do mundialmente famoso “método Suzuki”, defendeu fortemente que as crianças não nascem com talentos musicais, mas podem aprender uma língua nativa com o treinamento na primeira infância. Ao dar aulas de voz a seus filhos, você estará oferecendo o “cantar” de presente e a apreciação da música que se tornará um recurso valorizado por toda a vida como meio de satisfação pessoal e entretenimento. 2. Construir autoestima A atenção individual positiva dada em aulas particulares, em pequenos grupos e sessões práticas com os pais, promove a autoestima dos alunos.


MÃES & FILHOS: CURIOSIDADES

Por Andressa Marques Sousa Jornalista

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

3. Aumentar Inteligência Estudos mostraram que crianças que fazem aulas particulares de piano ou voz desenvolvem escores de QI mais elevados do que aquelas que não o fazem. (Forbes) Procure informar-se sobre as demais diversas vantagens em inserir seus filhos no mundo da música. Que é universal e promove a união. Pois, segundo Aristóteles: “A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.”

13


Uma nova proposta de atividades fĂ­sicas para a famĂ­lia.

(41) 3015-8525

/crosskidsbrasil


MÃES & FILHOS: SAÚDE

A importância da vacinação

nos dias de hoje Prevenir doenças. Em resumo esta é a função das vacinas.

Vacinar é um ato de amor e também de respeito. Não há evidências que provem que este mecanismo de prevenção cause sequelas. Porém o contrário, sim. A falta de vacinação pode causar sérios danos ao futuro das crianças.

Diante do movimento contrário à prevenção muitas escolas passarão, a partir de 2019, a exigir a carteira de vacinação para matrícula tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino. É essencial procurar sempre a orientação médica. A vacinação deve estar em dia tanto para crianças como para adultos, inclusive na ocasião de viagens para áreas consideradas de risco para determinadas doenças.

Por Isabelle Fiedler Rodrigues Editora do Guia da Mamãe

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Oferecido na rede pública de saúde e também em clínicas particulares, este mecanismo eficaz na defesa do organismo humano, surgiu em 1776 e prevenia contra o vírus da varíola, hoje erradicado. Agora, passados mais de 200 anos do surgimento da primeira vacina, este assunto voltou a tomar conta dos noticiários que versam sobre saúde, especialmente a das crianças. Há famílias optando por não vacinarem seus filhos com base em hipóteses e nas chamadas fake news que se espalham rapidamente através de aplicativos na web. Com isso, muitas doenças consideradas erradicadas como o sarampo e a poliomielite voltaram a aparecer em escalas preocupantes. O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus Morbillivirus e pode causar a morte. Já a poliomielite pode ser contraída por ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Ambas podem e devem ser prevenidas por meio da vacinação, ato de responsabilidade dos pais para com seus filhos e com a sociedade.

15



MÃES & FILHOS: COMPORTAMENTO

Pais e mães. Espelhos que

refletem na nossa alma, moldada por eles.

As vivências em família são a principal referência para a vida em sociedade.

Quanto mais positivo for o relacionamento, mais as crianças verão e entenderão como é um relacionamento colaborativo de trabalho e romântico.

Quando os pais trabalham como uma equipe que funciona bem, as crianças aprendem a resolver as coisas. É natural que os casais discutam. O principal é garantir que ambos modelem uma atitude respeitosa durante os desacordos, para que seus filhos aprendam a resolver os conflitos de maneira saudável. Quando o filho se torna pai, tem-no como referência. O pai para a filha pode ter um impacto enorme na autoestima e em como se transforma em mulher. Há também entrevistas e autobiografias de Hillary Clinton, Madeline

Albright e muitas mulheres cientistas proeminentes que enfatizam a influência do pai nas meninas. Portanto fique contente se você, pai ou mãe, independente da forma como sua família é constituída, consegue lidar com todas as fases da criação de seus filhos de forma sensata, contribuindo para a formação de uma personalidade forte. Crianças cuidadas com inteligência emocional e muito carinho tornar-se-ão adultos competitivos, equilibrados e de sucesso. “Muitos vivas” aos pais e mães de todo mundo que se esforçam para proporcionar o melhor a seus filhos! Por Andressa Marques Sousa Jornalista

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

É no aconchego do lar com nossos pais que desde a tenra idade aprendemos a lidar com as emoções e a sermos mais educados e preparados para o mundo. O olhar materno e paterno nos torna mais fortes. Essa força que construímos é baseada no modelo, no exemplo que nossos pais demonstram. Muitos tiveram como exemplo só o pai ou só a mãe, mas mesmo assim puderam crescer com toda sabedoria e felicidade.

17


Proteção solar

para bebês

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Basta os bebês crescerem um pouquinho e logo os pais ficam ansiosos para os levarem à praia e ver como vão reagir à brincadeira na areia e na água.

18

Mas muitas mamães ficam com dúvidas sobre como proteger seus filhos adequadamente do sol. Então, seguem as dicas dadas pela pediatra dos meus filhos. Até os seis meses, bebês não podem usar nenhum tipo de proteção química, ou seja, os protetores solares. A pele é muito sensível ainda e pode haver irritação. Nesta fase, a única proteção é a barreira física, ou seja, roupas de proteção ultra violeta (à venda em lojas de produtos para bebê em geral ou lojas de produtos esportivos), óculos (procure um de qualidade, para não prejudicar os olhos) e chapéu

com abas largas. E claro, sempre na sombra, debaixo de um guarda-sol ou de uma árvore. Após os seis meses, deve-se usar protetor solar com no mínimo FPS 30. Evite os protetores ligados às marcas de hidratantes, por exemplo, e prefira as marcas específicas de proteção solar. Para crianças com pele muito branquinha, pode-se até pensar em FPS 50 ou 60. Mas se a criança não for tão clara, o fator 30 já é ideal, visto que os FPS mais altos são mais caros e a porcentagem de proteção a mais não é tão alta assim, como se imagina.


MÃES & FILHOS: SAÚDE

Por Giselle Ulbrich

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Pode, inclusive, ser o mesmo protetor usado pelos adultos. Não há necessidade de ser só o infantil. Evite os produtos com perfume ou cor, pois estes aditivos podem causar irritação em peles sensíveis.

19



MÃES & FILHOS: COMPORTAMENTO

Desconecte seus filhos do

mundo virtual e

conecte-se a eles

Tudo mudará para melhor! A tecnologia touch-screen torna muito fácil até mesmo para os bebês usarem tablets. Os médicos estão preocupados sobre como o uso da tela afeta os cérebros, em desenvolvimento, das crianças. Pode ser difícil desconectar seu filho e recomeçar a brincar com atividades lúdicas. Mas é só colocar em mente essa tarefa e agir. As crianças se adaptam facilmente as novas atividades.

O choro pode durar o dia todo pois estarão longe das telinhas mas logo irão perceber que existe um mundo muito atraente e colorido aguardando-os na vida real.

Com os sorrisos, brincadeiras com amiguinhos, com a natureza e novas experiências. Por Andressa Marques Sousa Jornalista

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Vejo um bebê no carrinho passeando no parque com sua mãe e percebo que essa criança não está olhando ao seu redor. Está sim com os olhos fixos em uma tela brilhante que parece aprisioná-la. São segundos de uma vida que está em desenvolvimento, segundos preciosos que poderiam ser utilizados pela criança para observar as árvores, o lago, o céu e as outras crianças. Talvez essa nova forma de viver pode não estar sendo favorável. Essas crianças serão parte de uma geração até mais informada porém carente de inteligência emocional, apática e dispersiva. Segundo pediatras do Royal College of Pediatrics and Child Health, as crianças são expostas a telas por períodos mais longos do que o permitido. O amplo acesso a smartphones, tablets, consoles de jogos, TVs e laptops está causando preocupação entre os médicos, internacionalmente.

21


22

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial


MÃES & FILHOS: COMPORTAMENTO

Melancolia

pós-parto Eu não vou iniciar falando sobre a maravilhosa experiência que é ser mãe, porque isso é o tempo inteiro mencionado.

Hoje, passado um mês, consegui compreender que eu também era uma mãe recémnascida e não precisava ser perfeita, pois apesar de ser transformador e maravilhoso, não há nenhum manual de instruções ou curso que lhe ensine a ser mãe.

E ser mãe dói bastante!

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Eu vou falar sobre o que ninguém conta. Ninguém fala sobre puerpério, por exemplo. Que é uma espécie de melancolia pós-parto, devido a uma explosão hormonal que lhe faz chorar sem motivo aparente e que você se sente um fracasso. Eu passei por essa experiência e posso afirmar que é uma das piores sensações do mundo. Eu chorava todos os dias em que meu marido se despedia de mim para ir trabalhar, aliás, eu chorava até quando ele precisava sair para ir à farmácia ou buscar comida. Eu não conseguia pegar na minha filha, sequer acalmá-la. Mesmo explodindo de amor e felicidade por dentro, a confusão mental desse período é horrível. Outra coisa que ninguém lhe conta é sobre o quanto amamentar dói. Falam sobre as fraldas para trocar, o sono interrompido e o cansaço eterno que você sentirá! Mas, ninguém conta que seus mamilos racharão, sangrarão e você tem que alimentar o neném mesmo assim, pois “o leite materno é a melhor coisa para o seu filho”. Por isso, durante esse um mês, muitas vezes, amamentei chorando de dor. O que contribuía para a melancolia que estava sentido. A minha filha chorava de fome, o que me dava calafrios e muita vontade de não alimentá-la. Outra sensação que fazia com que eu me sentisse um fracasso como ser humano e principalmente como mãe!

Por Dayane Sottomaior Nadalini 23


A magia da maternidade está

ao seu alcance

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Mesmo que seja difícil, pode ainda acontecer!

24

A natureza é sábia e prepara as mulheres para a fase da vida mais bela e mágica. A maternidade. Você que está lendo essa matéria e ainda não teve filhos naturalmente, se está na faixa dos 40 anos e se imagina com filhos, deve estar sempre com aquele sentimento materno pulsando em suas veias. A maternidade tardia pode ser alcançada e é perfeitamente possível devido à medicina avançada. Muitos são os tratamentos empregados para realizar esse feito. Conheça as opções mais utilizadas:

• Fertilização in vitro: a Fertilização in Vitro (FIV), é uma técnica de reprodução assistida que ajuda os casais a engravidarem. O tratamento consiste em fertilizar os óvulos em laboratório especializado para posteriormente transferir os embriões para o útero materno. • Inseminação artificial: consiste em escolher os melhores espermatozoides para serem colocados no útero da mulher, próximo ao dia da ovulação. Para quem a Inseminação artificial é indicada? É indicada para os casais em que o ho-


MÃES & FILHOS: GRAVIDEZ

físicas. As doações são feitas sem que ocorra uma relação comercial. Com todas essas informações e se o que planejou, por ventura, não ocorrer, ainda dá tempo de se tornar mãe. A “mãe do coração”. Suas emoções serão acalentadas com o mais puro carinho e elo de alma com aquela criança que será escolhida e irá lhe escolher.

A adoção sempre é muito bem aceita e o carinho é muito especial. A vida tem seus segredos e nesses segredos está a magia do primeiro encontro da criança com seus pais.

Que vai emocionar e fechar com “chave de ouro” a mágica do amor fraternal.

Por Andressa Marques Sousa Jornalista

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

mem apresente alterações leves, pois precisa ter um número mínimo de espermatozoides com boa movimentação. Também aconselhada para mulheres com alterações na ovulação. • Indução da ovulação: para quando a mulher apresenta anovulação, ou seja, quando não ovula adequadamente. Nesse caso, o ginecologista pode receitar medicamentos que estimulam a ovulação e facilitam a fecundação. Esses medicamentos são encontrados em farmácias e podem ser administrados via oral ou em sua versão injetável. • Gravidez com gametas ou embriões doados: os casais que não tem a possibilidade de gerar um embrião próprio podem recorrer à doação de material para conseguirem engravidar. Doação de óvulos, sêmen ou de embriões congelados. O casal receptor não pode conhecer o doador, mas, sim escolher suas características

25



MÃES & FILHOS: COMPORTAMENTO

Filho acaba com a vida

da gente sim! Vejo muitas pessoas falarem para as mães que filhos não acabam com nossas vidas e eu gostaria de dizer que elas estão erradas.

Quando nasce um bebê, morre a velha mulher e nasce junto uma nova mãe. Nasce alguém com um amor indescritível. Nos tornamos menos egoístas e mais recíprocas, menos gatinhas e mais leoas e crescemos muito em pouco tempo.

Se você for mãe e seu filho não acabar com a sua vida, desculpe, mas volte e tente de novo.

Por Manoela Costetti Blog Minha Vida de Mãe

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Principalmente quando se trata de mães que criam seus filhos sozinhas. Sim, filhos acabam com nossas vidas. Acabam com as noites de sono, com o nosso momento de comer em paz e com o nosso banho relaxante depois de um dia de estresse. Filhos acabam com tudo. Eu tenho apenas uma, imagina quem tem mais?! Eu não saio mais com as minhas amigas. Se querem me ver tem que ser aqui em casa. Eu não entro mais nas antigas roupas e não tenho dinheiro para comprar novas. Eu não como saudável porque isso gasta muito dinheiro e todo o meu dinheiro vai em fraldas. Namorar não muda nossa vida, casar também não muda nada, mas ser mãe sim. Filho detona com tudo o que a gente era, acaba com todas as nossas certezas e faz um estrago enorme em nossas vidas. Mas filho só faz isso porque vem nos dar vida nova. Uma nova vida em que não comemos, não dormimos, estamos sempre cansadas e desengonçadas, mas é essa vida que nos faz plenamente feliz. É essa a tal da vida dos sonhos, até porque toda mãe fica nas nuvens ao reparar em seu bebê dormindo.

27


Alta performance

educacional

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Certo dia um casal engravida. Gestam durante 9 meses seu filho, preocupandose com todos os detalhes, da saúde da mãe até o quartinho e roupinhas no armário!

28

O bem mais precioso chega, mudanças ainda maiores acontecem, desde os horários, hábitos e, principalmente, prioridades. E, a partir desse momento, ocorre o retorno as atividades, por necessidade, principalmente, de prover o sustento da casa, agora com mais uma “pessoinha”! E aí? Como voltar a trabalhar, cuidar dos afazeres, de casa e trabalho, cuidar de si, e ainda conseguir proporcionar o melhor para alguém que não só necessita fisicamente, mas muitíssimo emocionalmente de você? E, percebendo que não há manual de instruções, inicia-se esse novo ciclo de adaptações. Com certeza, há muito amor!!! Mas, com certeza, há uma “repetição de padrão” do que vivemos por meio do modo como fomos con-

duzidos, pelos nossos pais, na infância. Afinal, é de onde vêm nossas referências. E a pergunta é o quanto esse “padrão” é adaptável a vida atual. A modernidade? A era digital? Ainda, eu tenho o mesmo tempo para estar presente na vida dos meus, assim como meus pais tinham? Portanto, como não haver conflito? Até onde nossas crianças entendem nossa linguagem e nossa comunicação de amor? Os reflexos são inevitáveis. Números mostram o quanto cresce a utilização de drogas e a fuga através do suicídio. Obviamente que existem patologias que podem estar por trás de muitos fatores disfuncionais no ambiente familiar. Porém, tirando isso, é exatamente a relação disfuncional


MÃES & FILHOS: EDUCAÇÃO

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

familiar que traz os conflitos para as crianças e tantas frustrações! Embora as frustrações sejam positivas na infância, através delas é que amadurecemos e nos preparamos para enfrentar os desafios do futuro. Quando essas frustrações são “rejeitadas” nessa fase, muitos problemas podem ocorrer na idade adulta. E não só isso. O quanto a criança sente-se amada, protegida, apoiada, ouvida dos 0 aos 7 anos, 12 anos, definirá quais resultados terá na vida adulta. O “processo de Coaching integral sistêmico” com “análise de perfil comportamental”, promove “alta performance educacional” através da reprogramação mental com inteligência emocional, resultando no alinhamento dos nossos padrões as necessidades atuais dos nossos filhos. Treinamento de Inteligência Emocional para pais e filhos resulta em um lar harmônico e alianças de sucesso para o futuro das nossas crianças.

Assim, é preciso olhar com cuidado nossos filhos, buscar apoio e entendimento sobre nossas próprias limitações, para que alinhemos uma educação funcional e assertiva.

Por Michele Farhat 29


(41) 98883-1435 eventos@popcreamsorvetes.com.br

www.popcreamsorvetes.com.br

30


EDITORIAL

Moda de

Mãe: Andrea Thomaz Soccol Filha: Julia Soccol Scholz (6 anos) Filha: Emanuele Soccol Scholz (4 anos) Local: Parque Municipal de São José dos Pinhais Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


Nome: Claudenice Gonçalves de Meira Filhos: Victor Hugo Gonçalves (11 anos) e Arthur Gonçalves Schimmelpfeng (4 anos) Local: Museu Oscar Niemeyer Cabelo: Luís Fruehwirth Maquiagem: Valdeir Felicio Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


Mãe: Maria Bibiana Bartolomei Grassi Filho: Francisco Jacob Grassi Neto (15 anos) Filha: Manuela Bartolomei Grassi (8 anos) Filho: Lucca Bartolomei Grassi (4 anos) Produção: Made in USA Maquiagem: Bianka Siqueira (Casa DONAIRE) Local: Sua residência Fotógrafa: Maria Lucia Zocolotte


Mãe: Graziele Thomaz Gavazzoni Filha: Grabriella Thomaz Gavazzoni Idade: 8 anos Maquiagem: Camila Costa Produção: Espaço Lapelle Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

35

Mãe: Fernanda Mendes Garzaro Filha: Antonella Garzaro Idade: 4 anos Maquiagem: Carol Levicz Cabelo: Daniel Camargo Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


Mãe: Gabrielle Kaoane Filha: Isis Catarina Idade: 2 anos Cabeleireiro: Leonardo Guedes (Casa W) Maquiagem: Kami Arnold (Casa W) Produção: Seguindo seus passos Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


Mãe: Erika Machado Filha: Maria Luiza Machado (8 anos) Produção: Bebê e Zara Local: Sua residência Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


Mãe: Cassia Vialli Filho: Ryan Vialli (10 anos) Filha: Helena Vialli (5 anos) Produção: Loja Camina Conella moda feminina Maquiagem: Amanda Fernandes Make-up Unha decorada: Danielle Fiorese Produção filha: Nuvem Mágica Vestidos Produção filho: Marely Modas Vila izabel Acessórios: Boné e Laço rosa. Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


Mãe: Karla Pereira Coelho Martins Filho: Lorenzo Coelho Martins Priss (1 ano e 8 meses) Produção: Gianni Cocchieri, Infinity Jóias e Meraki Calçados Cabelo: Douglas Levinsk e equipe (Salão Casa W) Maquiagem: Marcos Duarte (Salão Casa W) Local: Salão Casa W Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


Mãe: Viviane Scisleski Filho: Vicenzo Otto Dotto Haupt (9 anos) Cabelo: Roberta Oliveira - Espaço 897 Maquiagem: Francielle Silva - Espaço 897 Produção: Cinq Store e DS Joias Fotógrafa: Mara Lucia Zocolotte


MÃES & FILHOS: PERFIL

Entrevista com a

Grazi Gavazzoni Proprietária da loja Space Store – Moda Fitnes e Casual, Grazi formou-se em administração de empresas, trabalhou por anos no mercado financeiro, mas descobriu nas roupas sua verdadeira paixão e hoje empreende na Consultoria de Imagem Pessoal, buscando a vestimenta adequada para cada tipo de mulher. Na vida pessoal desempenha com muito amor o papel de ser mãe da Gabriella Thomaz Gavazzoni, 8 anos, e conta que tem o desejo de ter mais filho no futuro. A família passou por um susto há 2 anos quando Grazi foi diagnosticada com câncer: Leucemia Aguda, permanecendo em coma por 12 dias. Desenganada por médicos, foram dias difíceis e conturbados e Grazi conta que, para vencer, teve o auxílio da fé inabalável de sua mãe e orações dos familiares e amigos. “A junção da medicina, oração e fé, foi fundamental para minha CURA, agradeço a JESUS todos os dias”. Enfatiza, Grazi, emocionada. Hoje ela vive mais leve e com menos cobrança.

O mundo nos traz alguns fardos desnecessários, algumas imposições, seja na moda ou até mesmo comportamental, mas depois que descobrimos que não é mais apenas um dia de vida e sim um dia a menos, começamos a dar maior valor ao que é real, verdadeiro, que é o AMOR como UM TODO. O amor vindo de Deus, da família e dos amigos.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Graziele Thomaz Gavazzoni, 32 anos, foi capa capa da Revista AutoEstima 2016. É casada com Jackson Luiz Gavazzoni, empresário do ramo alimentício.

41


Entrevista com a

Andrea Soccol

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Dra. Andrea Soccol é médica, PhD em Biotecnologia da Saúde, professora Universitária e Escritora.

42

A ciência vem de berço, pois seus pais são cientistas mundialmente reconhecidos. Este ano, seu pai, o prof. Dr. Carlos Ricardo Soccol, recebeu o título de Comendador, do Presidente Michel Temer, como mérito científico de mais alto grau. Com toda essa bagagem, a médica desenvolveu, em sua tese de doutorado, cremes e loções biotecnológicas para melhorar a face e cabelo das pacientes, tudo baseado em biotecnologia. A Dra. Andrea Soccol é autora de um livro que lançou este ano, nominado A Cura Física. O livro autobiográfico revela como a física quântica elucidou a sua vida e permitiu que tivesse uma visão quântica do universo. Todos nós somos co-criadores da nossa realidade, revela a médica, e, segundo ela, todos os pensamentos e sentimentos geram realidade. “Ao entender isso iniciei um profundo despertar de consciência que me colocou em alinhamento com meu propósito e minha missão de vida,


MÃES & FILHOS: PERFIL

que sempre foi a de ajudar ao próximo. Entretanto, nesse meu peregrinar, havia esquecido de alguém muito importante. Havia esquecido de mim mesma. Nós mulheres estamos tão ocupadas com os afazeres diários que esquecemos de respirar e nos afastamos do que realmente gostamos.

E quem seriam os atores principais disso? Minha linda família.” Comenta a Dra. Andrea Soccol. Andrea Soccol é casada há 11 anos com o também médico e empresário, Dr. Marcos Scholz. Ambos são proprietários de uma Day Clinic que utiliza Medicina Integrativa, visando avaliar a integralidade do ser. É a Clínica Vida, localizada no Município de Itaiópolis. O casal tambem é sócio de uma rede de lojas de artigos de festas, chamada Mega Festa, localizada na Avenida Toaldo Tulio. Andrea e Marcos são pais de duas menininhas encantadoras, Júlia e Emanuele. Júlia tem 6 anos e Emanuele 4. “O nascimento das minhas filhas foi um grande divisor de água em minha vida. Pude compreender o amor ágape, o amor incondicional. Percebo que minhas fi-

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Segundo a mitologia Egípcia, ao chegar aos céus, a última pergunta para ascender é: você foi capaz de se amar? E ao estudar isso percebi um profundo sentimento de gratidão, pois eu poderia focar em uma frequência maior, mais elevada. O amor.

lhas são grandes mestras na minha vida. Ensinam-me a paciência, a compaixão, o amor, a doação, o carinho, a amizade. São crianças cristais de extrema luz e paz que fazem de todos os meus dias, uma alegria. E no amor de minha família eu tenho a minha base. Segundo Albert Einstein, só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre. Assim vivo meus dias com leveza, amor e gratidão.” Comenta a cientista, Dra. Andrea Soccol.

43



MÃES & FILHOS: PERFIL

Entrevista com a

Fernanda M. Garzaro

Fernanda Mendes Garzaro, do signo de touro, é uma pessoa muito ativa, esperta e determinada.

Tenho 43 anos e não vim nesta vida a passeio, nunca aceitei aquela vida simples do passado e hoje desfruto dos resultados obtidos graças à minha luta constante no trabalho que faço com muito amor e carinho.

as pioneiras. Donas de uma criatividade aguçada criaram a própria técnica de aplicação. Hoje são empresárias de sucesso, reconhecidas internacionalmente devido a qualidade que aplicam em cabelos, com acabamento impecável. Elas já “fizeram a cabeça” de mais de 30 mil mulheres de todo Brasil e é incrível o resultado do antes e depois, pois as clientes chegam de um jeito e saem com a autoestima alta. O Centro de Mega hair Versátil localiza-se no Batel, bairro nobre de Curitiba. Com certeza irão adorar conhecer!

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Graças a sua teimosia, faz as coisas acontecerem, com garra, determinação e por isso é uma empresária de sucesso. Sua irmã e parceira foi uma aliada forte em tudo que conquistou. Casada há 10 anos com o empresário Fábio Garzaro, um parceiro e tanto, ambos aproveitam bem a vida. Sempre que podem fazem viagens, passeios e programam diversos lazeres. Fernanda é mãe de uma princesa chamada Antonella Garzaro. Com 4 aninhos é muito esperta, alegre e sonha ser bailarina um dia. Muito graciosa, por onde passa, ela conquista com sua simpatia. É a maior razão na vida de Fernanda e de Fábio, pois sempre sonharam com a chegada de um filho e Deus trouxe essa linda menina para completar a felicidade do casal. Como uma taurina nata, gosta de uma vida estável e confortável. Há 20 anos, ela e sua irmã Noemi Kuzma, entraram no mundo do mega hair. Foram

45


Entrevista com a

Claudenice G. de Meira

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Claudenice Gonçalves de Meira, curitibana, 30 anos, é modelo, atriz e apresentadora de TV, filha de Elza e Domingos, agricultores.

46

Morou em Barra do Turvo interior de São Paulo na sua adolescência e aos 17 anos retornou para a capital paranaense a fim de concluir seus estudos. Porém, como a vida reserva surpresas, em 2010 precisou trancar a faculdade para poder cuidar do seu primogênito Victor. Logo em seguida começou a fazer pequenos trabalhos como modelo para poder sustentar o filho. Após inúmeros trabalhos apareceram oportunidades de gravar comerciais que consequentemente abriram as portas para interpretar “Clarinha” em uma novelinha de humor que era exibida todo sábado no programa Marco Brasil na TV Record e também para apresentar o programa “Agrocampo” na Rede WEB. “Nas horas vagas gosto de reunir as amigas, jogar futebol, viajar com os filhos, sou muito carismática e extrovertida. Considero-me uma super mãe, extremamente dedicada a eles, sou daquelas leoas mesmo, carinhosa, brincalhona, protetora e um pouco brava.


MÃES & FILHOS: PERFIL

Sou muito abençoada por Deus, por Ele ter me presenteado em vida com esses dois meninos lindos que são o motivo da minha alegria, luta, e felicidade todos os dias. Às vezes olho para eles e me bate um desespero só por ver o quanto estão crescendo e querendo ficar independentes. Às vezes peço para o tempo ir um pouco mais devagar, para que eu possa curti-los um pouco mais.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Sou muito sonhadora, ainda quero conhecer o mundo com meus filhos e estou aqui para realizar todos os sonhos deles. Faço tudo pra ver o sorriso no rosto dos meus filhos e a alegria nos olhares. Hoje me sinto realizada por ser mãe Apesar de ter sido mãe muito nova, o Victor me ensinou tudo o que eu precisava: ser mãe, pai, amiga, dona de casa e até hoje tem sido uma experiência gratificante. Victor com 11 anos, é muito companheiro, divertido e bagunceiro. Já o Arthur de 4 anos é carinhoso, sapeca, ciumento e muito esperto.

47



MÃES & FILHOS: PERFIL

Entrevista com a

Gabrielle Kaoane

Com apenas 24 anos trabalha em diversos segmentos. Capricorniana e natural de Curitiba é uma menina mulher dinâmica e determinada. Formou-se em Magistério pela E.E.B Virgílio Várzea, situada em Itaiópolis - SC e depois de formada voltou à Curitiba onde atuou como Educadora Infantil. Muito dedicada aos estudos, formou-se também em Secretariado Executivo e Instrumentação Cirúrgica. Há 4 anos decidiu correr atrás de seus sonhos e se tornar uma empresária de sucesso. Gabi se sente realizada por exercer suas habilidades em diferentes ramos e mesmo assim ter tempo para cuidar de si, da filha, família, do noivo, da casa, dos “filhos de 4 patas” e dos amigos, pois todos têm um papel de suma importância para a vida dela.

Gabrielle é mamãe de Isis Catarina de 2 aninhos. O significado do seu nome é “deusa suprema”. Isis Catarina é uma menina linda e encantadora, super simpática, que tem um brilho único, sorri com os olhos, e é uma bênção na vida de Gabrielle. É o amuleto da sorte que a motiva e dá forças para que continue sua jornada. Brinca que o apelido da filha é “furacão Katrina”, pois desde que nasceu, por ser escorpiana, tem muita energia e personalidade forte. Faz ballet e capoeira na escola e é muito amorosa. Há 3 anos e meio Gabrielle Kaoane conheceu as terapias holísticas, ramo pelo qual se encantou, e é coordenadora do espaço “A Energia Tantra”. O segundo ramo de atuação é prestar consultoria na área da plástica e dar todo suporte necessário para que as pessoas recuperem a autoestima. Trabalha com o renomado Dr. Romão Youssef com o qual iniciou instrumentando e migrou para a consultoria. O terceiro ramo, não menos importante, é administração na Transportadora “Transmandi” de cargas de farelos. Em meio a esses empreendimentos também é apresentadora e modelo fotográfica. Considera-se uma mulher extremamente abençoada, guerreira e muito responsável, pois sempre acreditou no seu sucesso. Hoje, como homenageada entre as 10 mães, acredita que tudo só foi possível graças à Deus e ao incentivo das pessoas presentes em sua vida.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Gabrielle Kaoane é uma empresária que possui vários dons.

49


Entrevista com a

Maria Bibiana B. Grassi

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Maria Bibiana Bartolomei Grassi é curitibana, cirurgiã dentista, muito estudiosa e dedicada à profissão, e professora de Harmonização Estética Facial.

50

Com um currículo impecável, seu profissionalismo ultrapassou fronteiras e chegou aos EUA onde ministra cursos de estética facial, na cidade de Orlando, para profissionais brasileiros e estrangeiros. Dra. Bibiana também traz profissionais da área da saúde, no exterior, para fazerem seus cursos aqui em Curitiba. Aquariana e com visão futurista, sempre acreditou em seu potencial, porém nunca imaginou que conseguiria chegar tão longe, ainda mais sendo mãe de três filhos. Mesmo depois de anos de profissão, especializações e mestrado na área de periodontia, ainda continua estudando. Ingressou em uma nova especialização na faculdade de Medicina na cidade de SP, na área de fisiologia do envelhecimento saudável. No início de 2019 irá realizar um grande sonho, a inauguração de sua nova clínica multiprofissional, onde seus pacientes contarão com tratamentos funcionais e estéticos na área da odontologia, medicina, nutrição, estética facial, corporal, além de cuidados com a saúde. A clínica conta com profissionais que atuam na prevenção do envelhecimento e qualidade de vida, por meio da saúde integrativa.

Em 2000 casou-se com Francisco Jacob Grassi Filho com quem teve 3 filhos. Francisco é seu primeiro filho, hoje com 15 anos. Muito inteligente, adora línguas, possui dom incrível para música, toca e compõe no violão com muita facilidade.


MÃES & FILHOS: PERFIL

Comenta Bibiana, que sempre acreditou nos seus sonhos. Para ela, a vida não deve ser passada em vão. É preciso fazer a própria história e contribuir para um mundo melhor.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Em 2010 nasceu Manuela Bartolomei Grassi, uma menina linda, comunicativa e carinhosa. Manuela é muito criativa, adora viajar, dançar e cantar. Cheia de energia, leva alegria por onde passa. Por último, em 2014, nasce Lucca Bartolomei Grassi, um menino meigo e carismático. Presta atenção em tudo em sua volta, adora atividades que envolvem concentração e desde pequeno buscou independência para fazer suas atividades diárias por conta própria. Lucca é o “grudinho” da mamãe, larga tudo para ficar ao lado dela, mesmo que a atividade seja ir ao consultório trabalhar. Maria Bibiana, apesar de sua vida profissional agitada, tem que ficar dias em cidades diversas ministrando seus cursos, porém não abre mão de bons momentos com seus filhos. Como toda boa mãe, a maior felicidade de Bibiana é ver seus filhos felizes. Ela acredita que a maternidade transforma qualquer mulher. Torna a mulher forte, com um olhar diferente para o mundo e mais bondosa. Segundo suas crenças, o mundo seria bem melhor se não perdêssemos a inocência e a bondade de uma criança. Bibiana é muito otimista e acredita que sempre temos a agradecer por tudo o que acontece na vida. Procura não se entregar aos momentos ruins, tirando lições para crescer e dos momentos bons desfruta cada minuto.

A felicidade está em trabalhar com o que lhe traz motivação diária e estar junto a pessoas que levam alegria para sua vida. Devese viver cada dia como se não houvesse amanhã, pois a vida passa muito rápido para se preocupar com o que não vale a pena.

51



MÃES & FILHOS: PERFIL

Entrevista com a

Cassia Vialli

Cassia Vialli, natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é sagitariana, mãe de um casal e há 25 anos é casada com o empresário Ricardo Zanello. conseguiu mais parar. Até hoje vai todos os dias à academia e além da musculação, uma das suas maiores paixões é ser fotografada.

Sou privilegiada pela família abençoada que tenho, pois meus maiores tesouros e melhores amigos. Agradeço a Deus, todos os dias, por essa dádiva, que é a de ser mãe dos meus filhos.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Dessa união, teve Ryan, o filho mais velho que tem 10 anos e é um pequeno príncipe, muito carinhoso, atencioso e inteligente que ama fazer aula de robótica, inglês e adora esportes, e dentre tudo que faz, futsal é uma das paixões dele. Já a filha Helena de 5 anos, é uma menina muito meiga, atenciosa, carismática e que possui grande amor pelos animais. Diz que quando crescer irá cuidar de todos os animais do planeta. Cassia Vialli é empresária, sócia de um hotel fazenda e atua na área administrativa há 6 anos e é modelo comercial há 3 anos. No Hotel Fazenda Haras Cartel, em Tijucas do Sul, faz contratações, fechamentos de eventos e atendimento ao cliente. Muito responsável, carinhosa, meiga, tem o hábito de seguir uma alimentação saudável. Mora em Curitiba desde 2011, com seu marido Ricardo, curitibano há 10 anos, são muito amigos, companheiros e amam passar a maior parte do tempo em família. Ricardo sempre apoiou seu trabalho no ramo de modelo, com 3 anos de experiência como modelo fotográfica, fez trabalhos como modelo fitness, modelo comercial e pretende investir na carreira. Mãe muito jovem, sempre teve uma grande responsabilidade para com seus pequenos e é muito protetora, amiga e brincalhona. A paixão de Cassia pela musculação iniciou logo quando teve sua filha Helena e não

53


Entrevista com a

Erika Machado

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Erika Machado, 34 anos, é atriz comercial, estilista e empresária no ramo da moda infantil.

54

Uma típica leonina muito comunicativa, extrovertida, que adora viajar e por ter suas raízes no Noroeste do Paraná, prefere campo à praia. Nascida em Umuarama, PR, chegou com os pais em Curitiba aos 5 anos de idade. Atriz de diversos comerciais de TV e internet, filha de mãe modelista e costureira a quem tem muito orgulho, Erika formou-se em Design de moda em 2013. Possui muito bom gosto e estilo, contendo em seu guarda-roupas peças monocromáticas sendo a cor preferida o preto. Erika Machado brinca: “prefiro o preto e roupas monocromáticas mas minha alma é colorida”. Ao mesmo tempo que é sempre muito animada e ativa, não gosta de ir em academias ou fazer dietas e mantem a boa forma com uma alimentação equilibrada. Em 2014 resolveu empreender no ramo de moda infantil focado em casamentos e abriu o Ateliê Espaço Menina, hoje o mais conceituado ateliê para damas de honra da cidade.


MÃES & FILHOS: PERFIL

Já fui uma pessoa que achava que todos ao meu redor eram amigos. Hoje sou bem mais seletiva. As pessoas com quem convivo são amigos para a vida e sabem que podem contar comigo para tudo. Sei que posso contar com eles também. Hoje digo que me sinto realizada em todas as áreas da minha vida. Tenho uma família maravilhosa que me apoia, um trabalho em que posso desenvolver meu lado criativo e amigos que sempre estão ao meu lado.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Casada com o empresário Mauricio Xuxa, proprietário da Mx Sound Light Designer, juntos têm uma linda filha, a Maria Luiza Machado, de 8 anos, também leonina e é a modelo oficial da marca infantil da mamãe. Erika conheceu o marido na “balada”, um “amor de balada” que dura 11 anos. A filha Maria Luiza estuda em tempo integral em escola bilíngue e participa do Projeto Broadway onde aprende a atuar, cantar e dançar. “Ela é muito inteligente, é nosso orgulho, nossa parceira. Uma menina muito carinhosa, meiga, minha fonte de inspiração todos os dias. Somos muito amigas.” Comenta, encantada. Erika ama os animais. Em casa são 3 cachorrinhos, um para cada membro da familia: um golden retriver macho, uma fêmea e um maltês. Na amizade se diz seletiva:

55



MÃES & FILHOS: PERFIL

Entrevista com a

Karla P. C. Martins

Mas o ápice de sua realização pessoal aconteceu após a união com Rodrigo Priss e o nascimento do Lorenzo, um garotinho lindo, carismático e cheio de energia, que é carinhosamente chamado pela mamãe de “meu furacãozinho”.

Ainda vivo sob efeito da experiência surreal de gerar um ser humano.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Karla Pereira Coelho Martins é uma libriana de 39 anos, cheia de alegria, criatividade e muita energia. Ama organizar festas e viajar. Sua família é a maior realização. Natural de Curitiba, Karla é filha dos empresários Aramis Novaes Coelho Martins e Maria Cecília Pereira Coelho Martins. Formada em Direito e Pós-Graduada em Gestão de Trânsito, Mobilidade Urbana e Saúde Pública. Faz questão de frisar que a família é a base de sua vida. Orgulha-se muito da trajetória fantástica de seus pais e irmãos no ramo de Centro de Formação de Condutores. A paixão pelo tema só aumentava. Então iniciou uma incansável luta por um trânsito mais humano, seguro e se tornou uma das principais fontes de referências no assunto para vários meios de comunicação. Alguns anos depois assumiu a Direção de Marketing de dois dos maiores Centros de Formação de Condutores de Curitiba: Auto Escola Bello e Auto Escola Ella, sendo, esta última, a primeira auto escola exclusivamente feminina do Brasil, idealizada por seu pai. O trabalho primoroso na área de marketing foi reconhecido por inúmeras premiações conferidas às empresas, como o 1º e 3º lugares, respectivamente, do prêmio Top of Mind Universitário, por sete anos consecutivos . Este ano estreou como apresentadora do Programa Girl Power, transmitido pela RIC Mais e Jovem Pan Curitiba, ao lado de duas grandes amigas, no qual abordam o Universo Feminino e Empreendedorismo.

57


Entrevista com a

Viviane Scisleski

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Viviane Scisleski, filha de Joares A. Scisleski e Terezinha Scisleski, é natural de Erechim/RS. Tem uma irmã caçula a quem considera como sua melhor amiga e parceira.

58

Desde crianças foram companheiras em tudo que faziam e muitas lembranças boas guardam até hoje. Viviane sempre foi muito apegada a sua família pela qual tem um carinho muito especial e, sempre que pode, está em contato. Casada com o médico Gustavo Otto Dotto Haupt desde 2011. Gustavo é especialista em longevidade, emagrecimento e performance e é muito requisitado pelos pacientes que buscam qualidade de vida. Um parceiro presente em todas as horas e por meio desse relacionamento, tiveram um filho maravilhoso, o Vicenzo, que a acompanha em boa parte das atividades. Sempre alegre e espontâneo, assim como ela e seu pai, é também muito ligado em música, faz aulas de surf, circo, capoeira e ama muito os animais, especialmente cães e cavalos, da mesma forma que sua mãe. Viviane sempre foi apaixonada por animais e por ballet clássico, ao qual se dedicou por anos e ainda procura praticar sempre que pode.


MÃES & FILHOS: PERFIL

Eu me considero muito realizada com a minha família e profissão, tenho no meu esposo um grande companheiro e incentivador, e procuro ser o mesmo para ele.

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial

Mudou com sua família, pais e a irmã para Curitiba na adolescência onde cursou Medicina Veterinária na UTP PR. É sócia proprietária do Pet Shop La Vie Pet Care, onde ten seu consultório. Fez especializações em dermatologia, acupuntura e fisioterapia veterinária. Também profissionalizou-se em outro ramo distinto, o da fotografia, pela escola Omicrom. Ama muito uma praia e pratica stand up paddle em Balneário Camboriú e na Represa do Passaúna. Geralmente leva seu filho Vicenzo que completou recentemente 6 anos e muitas vezes leva também uma das cachorras da família, uma border collie de quase 2 anos. Viviane Scisleski faz aulas de circo com o professor Tiago Catossi (Lambão), que também dá aulas de circo na PUC, procurando conciliar suas atividades de mãe, esposa e profissional com suas atividades de lazer preferidas, pois é muito agitada e precisa desta válvula de escape para desestressar e se divertir.

59


60

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial


61

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial


62

REVISTA AUTOESTIMA Edição Especial


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.