Issuu on Google+

marketing

comunicação

vendas


marketing

comunicação

vendas

Quem somos Somos uma empresa de direito angolano de Gestão em Marketing, Comunicação e Vendas presente há 8 anos no mercado, desenvolvendo e gerenciando projectos em diversas áreas estratégicas que estimulam os relacionamentos de marca de empresas públicas e privadas de Angola. Nossa sinergia de comunicação permite conhecer as necessidades, o perfil dos públicos de interesse e os objectivos da sua empresa em relação a eles. Tudo isso com uma visão planeada de gestão que integra os públicos prioritários a cada foco específico de mercado.


marketing

comunicação

vendas

Compromisso Pró-actividade, antecipação às demandas de marketing e gestão dos canais de comunicação da sua marca, potencializando os resultados almejados. Tratamento pessoal e diferenciado focado em solucionar cada necessidade mercadológica, seja ela de curto, médio ou longo prazo.


Áreas de Actuação

Marketing • Planeamento Estratégico • Plano de Marketing • Endomarketing • Marketing Directo • Marketing de Retalho • Marketing Promocional • Marketing Político • Apresentações Institucionais

Comunicação • Identidade Visual • Plano de Comunicação • Comunicação Empresarial • Websites • Confecção de Textos • Acompanhamento de Produção Gráfica • Projectos Empresariais • Assessoria de Imprensa • Eventos – Seminários, Palestras, Workshops

Áreas de Actuação

Vendas • Planeamento da Força de Vendas • Objectivos e Estratégia da Força de Vendas • Estrutura da Força de Vendas • Gerenciamento da Força de Vendas • Recrutamento e Selecção da Força de Vendas • Treinamento de Vendedores • Supervisão de Vendedores • Motivação dos Vendedores • Avaliação de Vendedores • Treinamento e Reciclagem de Equipas • Estratégias de Negociação • Marketing de Relacionamento • Apresentações de Vendas


Diferenciais Competitivos Administração inteligente e a inovação prática na gestão pública são os diferenciais competitivos da MARCOV em projectos que influenciam o pensamento estratégico e envolvem as pessoas nas acções com as quais interagem. O compromisso com as organizações e a grande habilidade nas relações interpessoais são fatores essenciais que evidenciam os vários níveis de apoio à Gestão Pública actual.

Projectos Governamentais Os projectos de acção pública nascem primeiramente da espontânea necessidade de propiciar o bem-estar dos cidadãos. Identificar essas necessidades de forma precisa e adequada à realidade de cada região, define a forma como o governo vai agregar valor nos resultados efectivos dos projectos realizados. A MARCOV agrega aos projectos a inteligência em Marketing Político e a estratégia resultantes das seguintes áreas de actuação: GEOMARKETING Trazemos uma experiência globalizada dos nossos consultores para uma visão regionalizada de áreas potenciais à expansão. Dimensionamos uma potencialidade Geográfica, aliando dados secundários do mercado a informações específicas da área de actuação do projecto.


ANÁLISE ESTATÍSTICA, DATAMINING E BANCO DE DADOS Conceituar e estruturar bancos de dados específicos, conhecer o público atingido e, mais ainda, compreender o seu comportamento mediante os benefícios que lhe serão oferecidos garante a pertinência de nossos projectos. Dados do perfil descritivo e comportamental permitem uma inteligência maior para um tratamento diferenciado com a previsão de indicadores de marketing para um planeamento estratégico, fundamental para alavancar os resultados virtuosos de nossos projectos. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Antecipar tendências é uma solução visionária para evitar ameaças e identificar oportunidades.

PESQUISA DE MERCADO O conhecimento de técnicas estatísticas utilizadas em nossos projectos garantem a aplicação dos resultados para direccionar melhor o relacionamento com o público directo e indirecto atingido, adequado aos interesses do segmento ou de investimentos da organização.

PROJECTOS ESPECIAIS Parcerias e consultorias reúnem conhecimentos capazes de diagnosticar necessidades específicas atribuindo soluções ideais para elevar o desempenho de todos os nossos projectos, garantindo sustentabilidade e responsabilidade social para um país muito mais próspero em todas as suas esferas.


FORMAÇÃO PROFISSIONAL

INCLUSÃO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

CIDADANIA

Cacusso

Esporte

Gente Culta é gente que lê.

Agricultura e Pesca

Cultura

Responsabilidade Social

Jovens Talentos

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

INCLUSÃO SOCIAL

Educar para a Inclusão Social

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

CIDADANIA


VALORIZAÇÃO CULTURAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

BEM-ESTAR SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA

Saúde

Educação

Indústria

Meio Ambiente

Ministério Ministério do Ambiente do Ambiente

VALORIZAÇÃO CULTURAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

BEM-ESTAR SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA


CASOS DE SUCESSO EM

ANGOLA marketing

comunicação

vendas


Relacionamento com os públicos hospitalares A saúde é um dos mais graves problemas sociais de Angola. Levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde (MINSA) até 2004 registaram níveis calamitosos de tuberculose, pólio, sífilis, malária e HIV. A partir de uma análise detalhada das informações disponíveis sobre a saúde no país, a MARCOV criou, junto ao MINSA e às diversas lideranças do sistema hospitalar, o Gabinete do Utente. Um canal de comunicação directo entre o governo e a população, onde o cidadão participa activamente das melhorias na saúde com elogios, sugestões, reclamações ou opiniões sobre os serviços recebidos. Dessa forma, não só o utente (usuário dos serviços hospitalares), mas como todo o público interno dos hospitais se sentiu valorizado, tornando-se uma grande ferramenta de endomarketing e ao mesmo tempo de pesquisa onde o diálogo entre os diversos públicos ajuda no desenvolvimento dos serviços prestados.


Cacusso

Nutrição e sustentabilidade Dados estatísticos revelaram que cerca de 50% da população angolana enfrenta dificuldades alimentares e má nutrição; as produções agrária, pecuária e pesqueira ainda encontram-se abaixo das necessidades da população. 50% dos alimentos ainda são importados, inclusive os peixes, em detrimento do forte potencial pesqueiro do país; o nível de preço praticado actualmente afastou o pescado da mesa do angolano e consequentemente de uma das suas principais fontes de proteínas. A MARCOV, em parceria com a Tilápia Piscicultura de Angola e em consonância com os esforços do governo para combater a desnutrição, criou um amplo projecto de sustentabilidade chamado Cacusso Fixe, onde através de cooperativas de criação de Cacusso (peixe típico de Angola), será possível criar novos postos de trabalho, capacitar a população, evitar o êxodo rural e, sobretudo, assegurar uma importante fonte de nutrição ao cidadão angolano.


Mais saúde às comunidades Ainda no âmbito da urgência em se implementar programas de saúde que trouxessem melhorias concretas para a população angolana, a MARCOV criou o projecto Activistas da Saúde. Um programa de saúde nas comunidades que conta com a participação de agentes dentro das próprias comunidades fazendo um trabalho de consciencialização e acompanhamento contínuo dos moradores da região. A divulgação através do boca-a-boca e através do material de apoio, como cartilhas de saúde, panfletos, banners e cartazes, corroboram para a estratégia de formar formadores, criando um ciclo de capacitação e disseminação da informação intermitente, que tem como objectivo principal baixar vertiginosamente os níveis de mortalidade, principalmente entre crianças e jovens, causados muitas vezes pela falta de higiene e cuidados básicos.


Registo e memória A preservação da memória de uma instituição governamental é um dos seus maiores activos. Seja para seguir os exemplos de sucesso anteriores ou apenas para lembrar das pessoas que fizeram a instituição ser o que ela é hoje, se configura como um forte instrumento de endomarketing para o incentivo de actuais e novos colaboradores. O INEFOP, Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional de Angola, precisava desenvolver um material institucional que retratasse o seu esforço em capacitar e recolocar a população no mercado de trabalho ao longo dos anos. A partir desta necessidade, a MARCOV criou um livro e um vídeo institucional que contam a história, apresentam a estrutura e os principais projectos da Instituição em Angola e ainda cuidou da logística envolvida no envio e embalo do material para os Ministérios do Governo de Angola.


Desenvolvimento regional A concentração populacional é um dos graves problemas que assolam Luanda, que inicialmente foi projectada para uma população de 500 mil habitantes e hoje abriga mais de 5 milhões de pessoas. Toda essa densidade sobrecarrega a infra-estrutura da cidade gerando problemas em áreas essenciais, como de falta luz, água e falta de saneamento básico.

Partindo desse panorama, o projecto Bwé Futuro visa a capacitação de jovens oferecendo-lhes cursos voltados aos segmentos da economia já existentes em suas regiões, porém, ampliando a sua visão de negócios com o apoio técnico de professores treinados, desenvolvimento prático e a implantação de incubadoras para a formação de novas empresas. Dessa forma, a intenção é evitar o êxodo para as grandes cidades, como Luanda, e desenvolver o comércio e a indústria local, investindo no futuro dos jovens e das províncias através da qualificação da mão-de-obra.


Qualificação profissional Uma pesquisa realizada pelo Instituto Superior Profissional Politécnico de Angola - ISPAN revelou que os jovens angolanos sentiam-se envergonhados por seus pais serem operários. A partir desse cenário, e de reuniões periódicas com educadores e o Ministério da Educação, foi criado um projecto chamado Construindo Talentos.

Focado em jovens do 1° Ciclo do Ensino Secundário, o projecto criou um vínculo entre as disciplinas básicas e as profissões de nível técnico visando despertar o interesse e destacar a sua importância para a reconstrução do país. Além de ensinar os jovens participantes habilidades específicas e prestar orientação vocacional, o projecto também trouxe noções de cidadania, empregabilidade e mercado de trabalho, valorizando a auto-estima de milhares de jovens angolanos.


Reinserção social Partindo-se da informação de que 70% dos casos de reincidência criminal são causados pelo preconceito social e pelas inúmeras dificuldades de reinserção social enfrentadas pelos ex-penitenciários, principalmente no mercado de trabalho, a MARCOV, em uma grande parceria com o ISPAN, desenvolveu o Programa Um Novo Homem para uma Nova Angola. A partir da formação para o trabalho autónomo, este projecto atende aos reclusos e lhes proporciona condições de reabilitação e permanência em suas zonas de origem, resgatando sua auto-estima e o reconhecimento social da cidadania, mediante a qualificação de competências adequadas, inseridas na sociedade produtiva. Desta forma o programa constitui-se como uma referência fundamental na construção de uma política pública integrada e cooperativa, tanto no âmbito da educação de adultos, quanto no âmbito da administração penitenciária.


Marketing educacional Através de um suporte técnico de qualidade, capaz de viabilizar as actividades de ensino, pesquisa e de extensão, o Instituto Superior Profissional Politécnico de Angola – ISPAN visa capacitar a força de trabalho angolana. Neste sentido, o ISPAN cria importantes parcerias com instituições públicas e privadas de Angola e instituições de ensino globalizado, a apresentar e desenvolver projectos que contribuam para o marco real de um ecfetivo crescimento integrado aos aspectos profissionais, pessoais e sociais dos trabalhadores de Angola. A MARCOV trabalha constantemente com o ISPAN na elaboração dos projectos citados acima, prestando serviços de marketing e planeamento, bem como, utilizando-se das ferramentas relacionadas aos mesmos: design, comunicação, promoção, web, etc.


Jovens Talentos

Talentos do garimpo Em mais uma promissora parceria com o ISPAN, a MARCOV criou o Projecto Jovens Talentos, um programa de formação de jovens que se encontram na actividade ilegal do garimpo, a fim de capacitá-los para o trabalho autónomo e atender às necessidades de adaptação e reintegração social através da Formação de Competências Produtivas. Neste sentido, apresenta-se como um conjunto de acções coordenadas que, a partir das metodologias de formação que despertam o civismo e redescobrem cidadãos produtivos no labor legalizado, no zelo da identidade nacional e na preservação da cultura angolana. Dessa forma, cria condições para os jovens desenvolverem condignamente seus próprios talentos e viabiliza uma estratégia geopolítica de fixação do jovem em sua terra natal, transformando-os em importantes agentes no processo de desenvolvimento nacional.


Formação de gestores Com o intuito de oferecer melhor qualificação ao setor público-administrativo, o Governo de Angola criou em 1994 o Instituto Nacional de Administração Pública – INAP. Entretanto, com o passar do tempo, o INAP necessitou de uma dimensão institucional mais ampla e com inquestionável competência para a qualificação de gestores. Dentro desse contexto e a partir de um Plano de Comunicação e Marketing elaborado pela MARCOV em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o ISPAN, nasceu a Escola Nacional de Administração (ENAD), que tem a função de fornecer ensino de qualidade para os altos quadros funcionais dos setores públicos e privados de Angola. Na área táctica a MARCOV ainda produziu a editoração do conteúdo das apostilas, criação da identidade visual, papelaria, campanha de lançamento, vídeo institucional, brindes e os eventos de formatura ao final de cada curso.


Educar para a Inclusão Social

Educar para transformar Em uma iniciativa grandiosa, o Instituto Superior Profissional Politécnico de Angola, ISPAN, criou conjuntamente com a MARCOV um amplo projecto que visa envolver e educar o menor através da interação social com actividades culturais, desportivas, de lazer e artísticas, como complemento de aulas teóricas sobre ética, cidadania, moral e cívica. A Nova Malta consiste em um mergulho intenso de crianças e jovens de 12 a 15 anos em Unidades Educativas onde os conteúdos, valores e princípios dissertados possam incentivar, de forma lúdica, o menor a se exprimir e, desta forma, facilitar-lhe a apreensão de conhecimentos. Com isso, o programa tem como objectivos principais consciencializar o menor de sua cidadania e importância para o futuro, educando-o para enfrentar situações éticas, morais e sociais.


O lúdico na educação infantil A Malta da Paz e da Alegria é um projecto infantil voltado para as famílias que traz à cena personagens culturais repletas de histórias e diversão, unidas com importantes conteúdos das áreas da educação, cultura, ética, cidadania, saúde e preservação do ambiente. Tendo como objectivo educar e contribuir para a valorização da cultura através de projectos sociais que utilizam uma linguagem lúdica, a Malta da Paz e da Alegria foi pioneira em Angola ao criar personagens que se identificassem com a população. A partir dessa premissa e de um material de apoio focado, como cartilhas, filmes, camisas, revistinhas de colorir, lápis de cera e apresentações com temas específicos, a comunicação e a interação com o público-alvo foi ampliada, resultando em projectos mais integrados às diversas áreas de actuação no país.


Ministério Ministério do Ambiente do Ambiente

Consciência ambiental Diante do aumento dos problemas climáticos globais e tendo em vista que Angola é um país com uma economia baseada principalmente na extração de petróleo e diamantes, o Governo de Angola decidiu que, entre outras pastas, o ambiente seria uma das prioridades em 2009. Dada esta situação, a MARCOV, em parceria com uma empresa de consultoria ambiental, desenvolveu uma proposta que inicialmente passava pelo branding da marca do Ministério do Ambiente angolano para dar mais visibilidade e criar empatia com a população. Para isso, foram utilizados personagens 3D que passavam as mensagens de forma lúdica e divertida, mostrando a importância de se preservar o ambiente sem ser cansativo. Dessa forma, o Ministério poderia criar um vínculo emocional com os cidadãos, divulgar suas metas e a consciencializar a população em relação à preservação do Ambiente.


Inclusão social através do desporto Diante do longo período da guerra civil e da consequente criação de uma cultura educacional severa, crianças, adolescentes e jovens de Angola acabaram crescendo com certos valores e actitudes equivocados. Observando casos de sucesso em países como China, Cuba e EUA, a MARCOV e o ISPAN criaram um projecto onde o aumento da permanência dos alunos nas escolas, mediante a prática desportiva, pudesse reverter esse quadro. Dessa forma, através da educação, qualificação e ampliação do acesso ao desporto e ao lazer, o projecto aumenta o interesse das crianças e dos adolescentes na escola, identifica e forma novos talentos e fomenta a prática do desporto como forma de inclusão social, ampliando o bem-estar das famílias nas comunidades a partir de um meio de vida mais saudável.


Intercâmbio cultural Apesar da distância física, Brasil e Angola se assemelham em inúmeros aspectos, entre eles, o clima, alguns hábitos e a cultura local. Esse facto explica-se por Angola compartilhar a mesma linha imaginária do Brasil no mapa e porque grande parte dos negros vindos da África para o Brasil serem provenientes de regiões angolanas. Pensando nessa semelhança e ao mesmo na diversidade que ambos ainda tem a conhecer um do outro, a MARCOV criou um projecto que tem o objectivo de apresenta o melhor das culturas dos dois países através de uma série de shows itinerantes com diferentes grupos musicais e diversas exposições artísticas voltadas para população em geral. Dessa forma, a iniciativa visa promover o amplo intercâmbio cultural entre os dois países, trazendo mais informação, cultura e entretenimento para os públicos atingidos.


Gente Culta é gente que lê.

Livro para todos Com a prévia experiência no segmento educativo e após pesquisas de campo focada em jovens universitários, a MARCOV identificou uma grande necesidade de livros e publicações não atendida pelo mercado editorial angolano. Após essa constatação e o fechamento de algumas parcerias estratégicas, planeou e implementou a livraria Gente Culta, que tem o intuito de aumentar o acesso aos livros que antes eram difíceis de serem encontrados e fomentar a leitura como fonte de conhecimento e transformação de jovens e adultos angolanos. Hoje, a livraria que está localizada em quiosques e lojas espalhadas em locais de grande acesso, além das vendas pela loja online, é reconhecida como uma boa opção para a compra de livros antes inimagináveis no país.


Capacitação da mão-de-obra Dado o crescimento acentuado do País, o governo de Angola tem se esforçado em capacitar a mão-de-obra nacional para suprir a elevada demanda pública e privada de empregos. Neste sentido, foi criado um decreto-lei onde todas as empresas que operam no país têm que ter uma porcentagem de angolanos nos seus quadros funcionais. A chamada “Angolanização.” Após identificar a demanda do Pólo Industrial do Município de Viana, a MARCOV criou um projecto de capacitação da mão-de-obra prevendo a cooperação interministerial e internacional, onde diversas lideranças contribuem para o desenvolvimento sustentável do país através da formação dos mais variados níveis de especialização necessários para garantir os anseios do governo.


PUBLICIDADE

ANÚNCIOS


PUBLICIDADE

CARTAZ - GABINETE DO UTENTE


PUBLICIDADE

ANÚNCIO 1/2 PÁGINA PARA JORNAL - ENAD


CARTAZ - IPANEMA NEWS

PUBLICIDADE

CUPOM-DESCONTO - GENTE CULTA


PUBLICIDADE

CAMPANHAS DE PREVENÇÃO PÚBLICA


PUBLICIDADE

CARTAZES - GABINETE DO UTENTE


PUBLICIDADE

CARTAZ - IMPORELECTRÓNICA


PUBLICIDADE

CARTAZES - IMPORELECTRÓNICA


PUBLICIDADE

LIVRO - A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ANGOLA (CINFOTEC)


FOLDER - INFORSEFE

PUBLICIDADE

MARCADOR DE LIVROS - GENTE CULTA


IMOBILIÁRIO

BOOK DE APRESENTAÇÃO - OCEAN VIEW


IMOBILIÁRIO

BOOK DE APRESENTAÇÃO - OLYMPUS


ISPAN

www.ispan.co.ao

MCV MARKETING

WEB

http://www.mcvmarketing.com

AFRICARTE

www.africarte.com


IMPORELECTRÓNICA

www.impor-electronica.com

PIATTO RESTAURANTE

IPANEMA NEWS

www.ipanemanews.com.br

WEB

www.piattorestaurante.com


Gente Culta é gente que lê.

LOGOS

Cacusso


LOGOS


marketing

comunicação

vendas

Nos colocamos à disposição para desenvolver e apresentar soluções inovadoras para qualquer necessidade que a sua empresa tenha nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas. Claudio Santos Director Executivo


marketing

comunicação

vendas

Av. Pedro de Castro Van-Dunem Loy, s/nº Morro Bento • Luanda • Angola Fixo: + 244 222 009 434 www.marcov.co.ao


Macov File Atualizado