
5 minute read
3 Instalação e inauguração do painel
foram levados para a queima na Cerâmica Artística Real de Barão Geraldo, sem que ocorresse qualquer perda por quebra ou trinca, o que mais uma vez comprovava que o trabalho da equipe do Ateliê fora extremamente eficiente.
19
Advertisement
Capítulo 3
Instalação e inauguração do painel
No seu manucristo de Sílvia descrevia de que modo se fez o acordo para instalação do painel na parede frontal da Galeria Páttaro.
Em dezembro (1993) fui fazer umas compras na Galeria Páttaro. Em conversa com a Rita, dona de uma das lojas, vi que nela haviam vários quadros pintados por ela. Aproveitei para falar da nossa ideia. Ela achou ótima e me mostrou uma parede que poderia ser utilizada. Fiquei de fazer uma maquete e depois conversar com os outros donos de lojas. Passadas as férias, com a maquete em cerâmica pronta, fui com Walma falar com o diretor da associação dos donos de lojas da Galeria. Gostou logo da ideia e a apresentou em uma reunião com os outros. Depois de um mes, mais ou menos, recebemos a notícia da aprovação. Todos os alunos e eu ficamos muito contentes.
Começou então uma nova etapa. O tamanho da maquete teve que ser ampliado pois a parede que nos indicaram, situada na frente da galeria, exigia um painel maior.
Em setembro de 1994, com todas as peças prontas e estocadas no anexo do Ateliê, Sílvia procurou a Galeria Páttaro para tratar da colocação do painel na parede a ele destinado. Conforme fora combinado em janeiro de 1994, seria necessário pintar o lado externo da prédio, uma vez que a cor que lá estava não combinava com a cerâmica. Ficou claro para Sílvia que o dono da Galeria não estava mais disposto a cumprir essa promessa. A impressão era que não estava querendo fazer mais gastos, nem com pintura,
20
nem com os trabalhos de instalação do painel. Sílvia achou melhor desistir do acordo que fizera e não instalar o painel naquele local.
As placas prontas para a montagem do painel, estocadas nas prateleiras do anexo ao Ateliê, iriam permanecer ali por algum tempo. Isso todavia não impediu que fossem montadas no chão do Ateliê para um fotografia. Esta mostraria o aspecto futuro do painel, mesmo estando deitado no solo e à sombra de uma cobertura...
Retornemos aos comentários de Maria Laura:
...uma delas é “onde instalar o painel?” O pessoal, que tinha prometido instalá-lo na parede de uma galeria de lojas em Barão Geraldo, roeu a corda. O painel ficou morando, por um ano, mas prateleiras do quartinho. Sílvia andando a cata de quem dispusesse a bancar sua instalação. Chegamos a pensar em construir uma parede especial para ele no próprio ateliê ... mas, aí nossa homenagem a Barão Geraldo ficaria restrita a poucos olhares.
Foi bom quando o pessoal do Lake House se interessou. Melhor lugar não poderia haver! Para mim, então, como docente do Instituto de Estudos
21
da Linguagem na UNICAMP, é como se tivessem instalado o painel no meu quintal ... E, desculpem a falta de modéstia, mas nosso painel, nossa homenagem a Barão Geraldo, NOSSO PEDIDO DE RESPEITO, está lindo à beira do lago da UNICAMP!
O dono do Lake House Restaurant, Roberto Moya, que na época ocupava o espaço da Casa do Lago na UNICAMP, resolveu apoiar a ideia e mandar construir uma parede em frente ao seu espaço, onde o painel seria colocado. Não só se responsabilizou por todos os custos da obra, como deu o dinheiro correspondente aos gastos com a compra de argila que a Galeria Páttaro contribuíra anteriormente.
Aqui está a cópia do documento que certifica a devolução dos valores àquela galeria.
A seguir vamos apresentar uma série de fotos que mostram o processo de colocação das peças de argila na parede construída na

22
frente da Casa do Lago. Durante todo essa fase, Sílvia acompanhou tudo de perto, para ter certeza que as placas todas fossem colocadas em seus lugares certos.
Os nomes dos participantes do projeto foram colocados em uma placa de argila colocada à frente do monumento, perto do passeio. Os trabalhadores, que construíram e montaram o painel, seguindo um pedido de Sílvia, colocaram na base do monumento suas assinaturas e a data da conclusão.
Depois de todo o trabalho de colocação das placas, demonstrado parciamente pelas fotos acima, o aspecto final do painel, visto em conjunto com o prédio da Casa do Lago, aparece na






23
fotografia da próxima página.
Vamos observar a imagem acima e notar um casamento das linhas do prédio com as linhas do Painel. A curvatura do teto se harmoniza perfeitamente com os arcos que aparecem no painel, enquanto as estruturas retangulares e quadradas de concreto, que enquadram os vidros e a entrada de luz externa ao prédio, fazem um contraponto interessante com as divisões quadradas das placas no painel. Uma outra coincidência, não programada, é claro, provém do fato do painel estar próximo ao lago e ter aquele pingo, próximo ao canto esquerdo inferior, dando origem às ondas da vida em expansão.
A inauguração oficial do Painel Vida em Expansão foi realizada no dia 20 de outubro de 1995, uma sexta-feira, às 17:30 horas. Esse evento foi noticiado pelos jornais locais com fotos, descrição do projeto realizado pelo Ateliê de Criatividade Sílvia Matos, enfatizando a participação dos alunos-artistas do mesmo, cujas idades variavam de 8 a 80 anos. Além disso todos os jornais falavam que a obra fora inspirada pela situação que a sociedade brasileira estava observando, durante os útimos anos, de falta de respeito aos valores democráticos, à natureza e ao bom uso do dinheiro público. Tratava de fazer um apelo a todos para que, cada um fazendo a sua parte, estaria, como um pingo de água numa

24
superfície de um lago, espalhando ondas de influências positivas para toda a sociedade.
A foto abaixo foi publicada pelo Jornal Integração de Barão Geraldo, em novembro de 1995.
Na imagem seguinte o texto dessa notícia.
O Correio Popular publicou a notícia a seguir no dia 20 de outubro de 1995.


25