portfolio

Page 1


PORTFÓLIO

mariana bastos

ARQUITETURA URBANISMO

São Paulo - SP marnbastos@gmail.com

www.linkedin.com/in/marnbastos +55 11 98641-2948

mariana bastos Arquiteta e Urbanista

04

Para além do moderno: Reuso adaptativo em edifício na Rua Chile, Salvador.

PROJETO PREMIADO

16

Coliving Armação Edifício Híbrido

22

CCI Anna Nery Centro de Convivência Intergeracional no bairro da Soledade, Salvador.

26 Casa Penhasco Residencial

Vale das Flores Urbanístico
Mesa Leque Design de mobiliário
Curriculum Vitae

para além do moderno:

Reuso adaptativo de edifício na Rua Chile, Salvador.

PROJETO: Edifício híbrido

LOCALIZAÇÃO: Rua Chile, Salvador, Bahia

AUTORIA: Mariana Bastos

PROGRAMAS: Archicad, Sketchup, Autocad, V-Ray

O desenvolvimento deste trabalho parte de uma postura da responsabilidade do ato de construir, tendo em vista a atual lógica de consumo do ramo da construção civil que opera com base em seu crescimento ilimitado. O reuso na arquitetura surge, portanto, como uma forma de romper essa lógica. O contraste entre o crescimento acelerado de novos objetos arquitetônicos sendo levantados nas cidades e da quantidade de edifícios existentes sendo esvaziados nos centros urbanos é a mais direta evidência da necessidade desta ruptura.

É esta a moldura que conduz um olhar para o centro da cidade de Salvador na busca de situações oportunas para a prática de uma proposta que opera com o reuso como possibilidade de transformação do tecido urbano por meio da relação do objeto construído com o lugar. Nesse contexto, o conjunto arquitetônico construído no século XX torna-se especialmente interessante, uma vez que a grande maioria das edificações se encontra em má conservação e em estado de subutilização.

Partindo desse cenário, o trabalho tem como objeto de intervenção o Edifício Martins Catharino, um exemplar da arquitetura moderna situado na Rua Chile, em Salvador, cujos elementos arquitetônicos atualmente se encontram em estado de degradação.

É assim que o projeto arquitetônico se desenvolve por meio da busca de articular o reaproveitamento e ampliação do objeto, explorando o potencial da proposta de implementação de um edifício híbrido que se insere num contexto urbano de transformação.

Lajes de concreto sem vigamentos, espessura de 40cm

Rua Chile
Rua dasVassouras
RuadaAjuda
PROJETO PREMIADO
1° LUGAR INOVAÇÃO ACADEMICA - TFG

CONTEXTO LOCAL

Após o deslocamento da concentração das atividades terciárias, o Centro Antigo de Salvador passou por um processo de esvaziamento resultando em uma infraestrutura urbana subutilizada. Com isso, os imóveis da região atingiram degradações críticas, incluindo o conjunto arquitetônico moderno.

Fazendo um recorte para a Rua Chile, hoje é possível visualizar uma nova conjuntura de nicho econômico que vem sendo instaurada. Após a inauguração de hoteis, a Rua Chile vem se tornando um ponto de atração para incorporação de redes de hotelaria de luxo. Porém, mesmo que a reocupação dos imóveis seja um fator positivo para o reaquecimento da região, é necessário fazer a reflexão acerca a ocupação de áreas e objetos arquitetônicos de importância histórica e cultural, sendo ocupados substancialmente por usos de hotelaria, elegendo o acesso para um público de uma classe social específica.

Nesse contexto, a implementação de um edifício híbrido surge como um meio de articular as diferentes demandas existentes no lugar, sejam elas geradas o déficit de uso habitacional e de serviços complementares.

O sistema viário e de transporte coletivo é outro elemento essencial para o suporte à implementação de novos usos e regeneração do tecido urbano. Se tratando de uma região central, a proximidade com o terminal da Barroquinha e a estação da Lapa permite uma maior acessibilidade para locomoção.

.lançamentos imobiliários recentes

1 Praça Thomé de Souza 2 Praça Castro Alves 3 Elevador Lacerda
Praça da Sé

INCORPORANDO O VAZIO

O edifício tinha como vizinhança imediata um lote que estava vazio por um longo período, que abrigava anteriormente um edifício que fora demolido. Após uma reforma urbana, o lote foi incorporado como parte da calçada, e parte como pista de rolamento para carro, alargando a Rua das Vassouras.

Porém, apesar de aparentar haver uma “melhoria” com o asfaltamento e alargamento da via, a ausência de uma proposição de incorporação do espaço para reestruturação urbana manteve a condição de esvaziamento e subutilização do espaço.

retomada de espaço da rua para configuração de lote, ampliando edifício .potenciais de transformação

PARTIDO ARQUITETONICO

01.

Mapeamento de imóveis e lotes com potencial de transformação

03.malha em grid

04.composição formal

Edf. Martins Catharino Lançamentos imobiliários recentes

O PROGRAMA

Inserida na Rua Chile, local de grande movimentação cultural, a Residência Artística surge no intuito de contribuir para o reaquecimento da região articulando diferentes usos da instituição de acesso público e privado com usos comerciais e de serviços. A hibridização do edifício entra em contraste com o conceito de monofuncionalidade da arquitetura moderna, abrindo debate, portanto, para a necessidade de uma arquitetura mais contextual.

O programa se distribui de modo a criar uma atmosfera convidativa ao público externo da instituição, com usos abertos à usuários externos à Residência, como áreas expositivas da galeria e terraços como extensão de espaço público, além de fornecer usos de apoio à região, como lavanderia, academia, restaurante e café.

A Residência Artística, enquanto uma instituição privada, é retroalimentada por meio dos usuários residentes e também por meio destes outros usuários externos que também podem usufruir dos espaços e dos serviços.

Considerando a proximidade com o acesso a diferentes modais de transporte, além do intuito de priorizar o pedestrrianismo, o projeto dispensa estacionamento. Há disponibilidade de uma vaga no térreo dimensionada para Carga e Descarga.

DIRETRIZES

O projeto tem como premissa democratizar o acesso por meio a interlocução de usos de esfera pública. Nesse sentido, o edifício mantém a conexão entre os usuários dos diferentes usos.

O projeto também tem como intuito promover espaços flexíveis de modo a atender a flexibilidade de usos proposta no programa do projeto. Desse modo, a estrutura utilizada é pensada para que possa ser modificada de acordo com as necessidades de usos que possam vir a surgir.

CIRCULAÇÕES

Tendo em vista a atual inadequação normativa da circulação existente do edifício, o desenho do projeto se inicia com a alocação de novos blocos de circulação.

No intuito de maximizar a flexibilidade dos espaços, são aglutinados ao blocos de circulação os blocos de usos de serviço do edifício, além dos usos de apoio como sanitários. Estes usos são subdivididos em 2 blocos de concreto que se repetem em todos os pavimentos e marcam as fachadas.

Serviços

Loja

Restaurante + Coworking

Salas de aula

Estúdio de música

Salas de ensaio

Salas de dança

Academia

Lavanderia

Mediateca

Auditório

Galeria/ Área expositiva

Salas multiuso

Administração

Habitação

01.atual

02.proposta

FUNCIONAMENTO

O edifício consta com disponibilidade de usos de rotina, no intuito de fornecer um maior apoio ao bairro. Desse modo, o projeto dispõe de uma Lavanderia e de uma Academia, além de Café no terraço intermediário e um Restaurante no último pavimento.

Rede de usos de apoio

Sistema de acesso seguro (andares de apt. com senha no elevador)

Estúdios/ apartamentos de residentes flexíveis para aluguel

PAV.

TÉRREO
COBERTURA

CORTE PERSPECTIVADO

Terraço / Área de uso comum

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Sala de ensaio Sala de aula

Sala de dança

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Apartamento

ESPAÇOS FLEXÍVEIS: DIFERENTES FORMAS DE OCUPAÇÃO

01. arquibancada desmontável

02. palco central
03. salão de eventos

SOLUÇÕES ESTRUTURAIS

laje de concreto existente e = 40cm

viga secundária perfil w310

junta de dilatação mestique

viga primária perfil w460

perfil tubular quadrado 40x40cm

laje steel deck e=14cm

viga primária perfil w460

laje de concreto existente e = 40cm

ELEMENTOS DE FACHADA

jardineiras

chapa metálica de tela expandida de correr

estrutura de chapas metálicas fixada na fa-

chapas com dobradiças e perfil com corrediça Metal Screen Hunter

PLANTA BAIXA - 3° PAVIMENTO
PLANTA BAIXA - 5° PAVIMENTO
PLANTA BAIXA - 7° PAVIMENTO
PLANTA BAIXA - PAVIMENTO TIPO (8° AO 11°)

PORTFÓLIO | TRABALHOS SELECIONADOS 2021

coliving armação

PROJETO: Edifício híbrido

LOCALIZAÇÃO: Jardim Armação, Salvador, Bahia

AUTORIA: Mariana Bastos, Esther Medrado

PROGRAMAS: Sketchup, Autocad, V-Ray

A proposta consiste no projeto de um edifício residencial/misto que tem como premissa se distanciar das tipologias frequentes no bairro Jardim Armação, localização onde o terreno está inserido. Sendo assim, a concepção do partido arquitetonico se deu através de formas, disposiçõa de planta e programa que fugisse do tipológico arquetonico frequente no bairro. A circulação vertical se concentra num volumme marcado que se diferencia em materialidade e estrutura do restante do edifício. A planta se configura a partir de uma malha que, por sua vez, corforma a estrutura em mídulos no intuito de reduzir custos de execução.

A estrutura predominante utilizada é em MLC e CLT. A fundação e caixa de circulação vertical e reservatório foram esecificados em concreto armado. A vedações foram especificadas em steel frame com a combinação de placa OSB e isolamento termoacústico. Além disso, esse conjunto de estrutura modular permite modificações futuras, possibilitando novas configurações de planta baixa de acordo com as novas necessidades que possam vir a surgir.

PORTFÓLIO

SITUAÇÃO

SITUAÇÃO

DETALHES

DETALHES

pilar de madeira laminada colada

madeira laminada colada

PROGRAMA

RUAGEN.BRÁULIOGUIMARÃES RUA GILBERTO AMADO

RUAGEN.BRÁULIOGUIMARÃES RUA GILBERTO AMADO

RUARODRIGUESDÓREA

tipo THICK STUB para junção pilares

ferragem tipo THICK STUB para junção entre pilares

PROGRAMA pilar /

PARTIDO

PARTIDO

01. pilar / viga

pilar em MLC

RUARODRIGUESDÓREA pilar laje

estrutura modular em MLC

estrutura modular em MLC

bloco de ciruclação vertical em concreto armado

bloco de ciruclação vertical concreto armado

ferragem tipo THICK STUB junção viga

ferragem tipo THICK STUB para junção entre pilar x viga

madeira laminada colada

viga de madeira laminada colada

ferragem tipo THICK STUB para junção entre pilares

THICK STUB junção entre

perfuração na laje prevista em fábrica

viga em MLC

02. pilar / laje

pilar em MLC

pilar em MLC em MLC laje em fábrica MLC

ferragem de fixação do concreto

ferragem de fixação do pilar na fundação de concreto

sapata de concreto armado

sapata de concreto armado

forro em madeira painel madeira cruzada

forro em madeira laje painel em madeira lamidana cruzada

03. / 04. fachada

03. pilar / fundação 04. elemento de fachada

calha

calha metálica rufo metálico

cobertura policarbonato

cobertura em policarbonato perfil metalon

calha metálica

calha

cobertura em policarbonato

cobertura policarbonato

viga

viga em MLC

forro ripado

forro ripado

painel de correr

painel de correr

guarda-corpo

guarda-corpo

PORTFÓLIO | TRABALHOS SELECIONADOS

CCI Anna Nery:

Centro de Convivencia Intergeracional no bairro da Soledade.

PROJETO: Reuso adaptativo

LOCALIZAÇÃO: Soledade, Salvador, Bahia

AUTORIA: Mariana Bastos, Amanda Lopes

PROGRAMAS: Revit, Autocad, Sketchup, V-Ray

O CCI Anna Nery consiste no projeto de restauração e ampliação de uma edificação existente no Largo da Soledade, Salvador, para a implantação de um centro de convivencia intergeracional.

A edificação pré-existente se encontra em situação de abandono, com grande parte de sua estrutura comprometida e descaracterizada. Desse modo, a intervenção tem como finalidade a reabilitação arquitetonica e readequação ao novo uso, de modo que o objeto possa ser reintegrado socialmente.

O objetivo é criar um local que promova a interação e a colaboração entre jovens, adultos e idosos, fomentando a troca de experiencias, aprendizado mútuo e o fortalecimento de laços comunitários proporcionanto medidas preventivas de proteção social contra risco de vulnerabilidade.

Este projeto busca oferecer uma infraestrutura adaptada as necessidades e preferencias de cada faixa etária, proporcionando um ambiente inclusivo e estimulante para todos, com a disponibilização de espaços com ações integradas, como atividades corporais, recreativas, teatro, música, contação de histórias, artesanato, oficinas de brinquedo, fotografia e atendimento especializado em Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicologia.

DETALHES

placa em gesso acartonado

estrutura em madeira

manta de impermeabilização

acabamento externo em telha metálica

01. bloco de vestiários sistema blocos de concreto estruturais
chapa OSB
chapa OSB

02. vedações gerais

guarda-corpo em chapa metálica perfurada

estrutura de vigas e pilares em V em MLC ferragem de fixação do pilar na fundação de concreto

estrutura MLC - PASSARELA

chapa metálica perfurada

perfis metálicos para estruturação e fixação de chapas metálicas

estrutura em MLC

ferragem

ferragem de fixação para pilares em V treliças em MLC para suporte de cobertura em sheds

laje em madeira laminada cruzada

04. estrutura MLC QUADRA POLIESPORTIVA

casa penhasco

PROJETO: Residencial

LOCALIZAÇÃO: Rio Vermelho, Salvador, Bahia

AUTORIA: Mariana Bastos

PROGRAMAS: Sketchup, Autocad, V-Ray

vale das flores

PROJETO: Intervenção Urbanística

LOCALIZAÇÃO: Vale das Flores, Salvador, Bahia

AUTORIA: Mariana Bastos

PROGRAMAS: Sketchup, Autocad, V-Ray

A proposta considete numa intervenção pontual no bairro Vale das Flores em Salvador. A área de projeto abrange um espaço subutilizado dentro do bairro, atualmente composto por um grande estacionamento aberto. Nesse sentido, a concepção projeto parte da inversão de usos do local, na medida em que o espaço que é ocupado para vagas de automóveis passa a ser utilizado por pedestres e moradores do bairro.

O projeto desenvolvido propõe um pátio com oferta de serviços, áreas livres e arborizadas, além de um banheiro público para atender as demandas do usuários. Os sanitários foram detalhados de modo a ter em suas coberturas um sistema de aproveitamento de água da chuva por meio de um teto verde, no intuito de reduzir o consumo de água destinados a descargas.

PORTFÓLIO

Design de mobiliário PORTFÓLIO

mesa leque

mesa leque

Design de mobiliário

2020 - 2024 Graduada em Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal da Bahia

2017 - 2020 Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal da Bahia

experiência profissional

Hoje

2025 ago.

São Paulo - SP

2025 jun.

2025 fev.

Salvador - BA

2025 fev.

2023 jun.

Salvador - BA

2023 mai.

2022 mai.

Salvador - BA

2022 jan.

2020 dez.

Salvador - BA

Arquiteta Júnior

Studio Papaya

Desenvolvimento de projetos arquitetônicos, desde o processo de concepção ao projeto executivo, detalhamentos construtivos, maquete 3D, renderização, cadastros e levantamentos. Atuação em projetos residenciais, comerciais e de mobiliários.

Arquiteta Júnior

Rose&Fritz Arquitetos e Associados

Desenvolvimento de projetos arquitetônicos, desde o processo de concepção ao projeto executivo, detalhamentos construtivos, maquete 3D, renderização, cadastros e levantamentos. Atuação em projetos residenciais, comerciais. Acompanhamento de obras.

Estagiária de arquitetura

Rose&Fritz Arquitetos e Associados

Desenvolvimento de projetos arquitetônicos, desde o processo de concepção ao projeto executivo, detalhamentos construtivos, maquete 3D, renderização, cadastros e levantamentos. Atuação em projetos residenciais, comerciais.

Estagiária de arquitetura hospitalar

Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Desenvolvimento de projetos com ênfase de atuação na área de arquitetura hospitalar, e patrimonial. Prática de levantamentos, cadastros, projetos arquitetônicos, executivos, complementares e detalhes construtivos. Adequação as normas vigentes para estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).

Estagiária de arquitetura

ESPRESSA OFICINA

Desenvolvimento de projetos, desde o processo de concepção ao projeto executivo, detalhamentos construtivos, maquete 3D, renderização, cadastros e levantamentos. Atuação em projetos residenciais, comerciais e estudo de incorporação.

habilidades

Archicad

Autocad

Sketchup

Revit

V-Ray

Enscape

Photoshop

InDesign

Pacote Office

extensão

2023 Monitora - Programa Amigos Voluntários do MAM

Museu de Arte Moderna da Bahia

2019

2018

Monitora - Geometria Descritiva

Universidade Federal da Bahia

PesquisadoraQUALISalvador

Universidade Federal da Bahia

experiências complementares

2025 Curso CURA - Archicad

2023 Curso - Arte e espaço público no Brasil Pincacoteca de São Paulo

2020 Curso - Archicad 24 Essencial Betta School - Marina Moreira

2019 Curso - Laboratório de Fotografia UFBA

premiações

2025 1° Lugar Inovação Academica 28° Premio Ademi-BA

Projeto TFG: Para além do moderno: Reuso adaptativo e ampliação de edifício na Rua Chile, Salvador.

idiomas

Português Língua nativa

Inglês Intermediário

Espanhol

Básico

Nacionalidade Brasileira

Nascimento 06/06/1999

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
portfolio by mariana bastos - Issuu