An abraciclo 2013

Page 90

Segurança | Safety

Promovida pelo governo, campanha visa conscientizar os personagens do trânsito sobre os riscos de acidentes

Mudando conceitos

O

Código de Trânsito Brasileiro é incisivo. O capítulo III, artigo 29 aponta: “(...) em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”. Infelizmente, não é o que vemos na prática. O estresse do dia a dia, somado ao desrespeito, acaba prejudicando o próprio condutor. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 117 pessoas morrem por dia no Brasil, quase 5 mortes por hora, vítimas de acidentes nas ruas e estradas. O país ocupa o quinto lugar entre os países recordistas em acidentes de trânsito, atrás da Índia, China, Rússia e Estados Unidos.

88

Anuário da Indústria Brasileira de Duas Rodas

|

As peças publicitárias que promovem ações de conscientização sobre a convivência no trânsito, compostas por medidas educativas e de mobilização dos agentes públicos e da sociedade civil, são grandes aliadas à segurança e ao bem-estar nas ruas. Diante dessa realidade, em setembro de 2012, durante a Semana Nacional de Trânsito, a presidente da República, Dilma Rousseff, lançou uma nova campanha do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada). Intitulada, “Pare, Pense, Mude”, a empreitada, que conta com o apoio da Abraciclo, representante do setor Duas Rodas no Brasil, está enquadrada no acordo firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU) pela “Década de Ação pelo Trânsito Seguro”. Com o conceito “O trânsito só muda quando a gente muda”, a ação tem como principal objetivo consTwo Wheels Brazilian Industry Yearbook 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.