Revista GCC - Set/Out/Nov

Page 1

SET/OUT/NOV ANO.2022 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB 274 CULTURA 100 ANOS DE JOSÉ SARAMAGO É CELEBRADO NO GCC COM A PRESENÇA DE SUA FILHA VIOLANTE SARAMAGO
NOVA BIBLIOTECA INFANTIL INCENTIVA A LEITURA, A IMAGINAÇÃO E O RACIOCÍNIO LÓGICO DAS CRIANÇAS SAÚDE CENTRO POLIESPORTIVO ORIENTA ROTINA DE EXERCÍCIOS DIVERTIDOS E DIVERSIFICADOS COM MAIS DE 40 OPÇÕES DE MODALIDADES EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PREMIADO FOTÓGRAFO ZIG KOCH EXPÕE FOTOS NO CLUBE
LITERATURA

São 02 unidade s de atendimento com ambiente s amplos, agradáveis e seguros, com e stacionamento local.

Curso de pós residência. Ensino de alta qualificação em radiologia. Coordenação: Dr. Prof. Arnolfo de Carvalho Neto

EM BREVE Unidade Centro Cívico

Mais sobre o DAPI:

Ressonância Magnética das mamas com alta precisão Coordenação: Dra. Linei Urban
LANÇAMENTO NA COMENDADOR ARAÚJO 2 QUADRAS DO BATEL @bravopr opaganda projetado para o seu suceo VISITE DECORADOS NO SHOWROOM A.YOSHII RUA BISPO DOM JOSÉ, 2058, BATEL 99286.9189 Imagem meramente ilustrativa, incorporação imobiliário no 6° Registro de Imóveis de Curitiba R-9-119.922 em 03 de junho de 2022.

CAROS ASSOCIADOS

Estamos chegando ao final deste ano e o sentimento que trago comigo é de realização. Foi um ano com diversos desafios, porém, com inúmeras vitórias e conquistas. A principal delas foi a superação da fase mais dura da pandemia e a consequente retomada das atividades sociais e esportivas que haviam sido suspensas.

Conseguimos colocar em dia o calendário social e atender à crescente e intensa demanda dos sócios por espaços para suas comemorações pessoais e também por eventos promovidos pelo Clube. Os bailes de debutantes e aniversário foram de grande sucesso e tiveram uma procura muito acima da média, o que mostra o quanto estávamos todos ávidos pela volta dos encontros e confraternizações.

Isso também se refletiu na imensa participação do quadro social no show do músico Gabriel Pensador e na bela e inusitada festa de Halloween que trouxe mais de 1.300 jovens ao Clube sem nenhuma ocorrência grave de tumulto.

O mesmo interesse tem sido registrado na programação cultural que trouxe ao Graciosa grandes nomes do cenário nacional e internacional com a presença em peso do nosso associado.

Temos ainda duas grandes obras a serem entregues aos sócios nos próximos meses. A primeira delas é a reforma do centro administrativo que vai tornar mais acessível o atendimento ao sócio e trará mais conforto e bem-estar aos colaboradores. A arquiteta responsável pela obra, Larissa Pirai, concebeu um ambiente moderno e funcional com salas privativas para reuniões e gerências e um espaço corporativo integrado para o desenvolvimento das funções administrativas, comerciais, financeiras, de marketing e da secretaria geral.

A outra obra é o Terraço, que vai ampliar a área do bar do tênis e da piscina e promete se transformar no novo ponto de encontro para sócios de todas as idades. Os arquitetos Paulo Freitas e Christiane Sell Freitas Santos conceberam o projeto de forma leve e moderna. O bar do tênis passará por mudanças em seu interior e terá sua cobertura ampliada em 11 metros em direção à piscina. No espaço ampliado, está previsto novo mobiliário, além de um cuidado especial quanto aos aspectos luminotécnico e acústico. Grandes portas de correr irão integrar o ambiente às áreas externas. A ideia é que no verão o espaço funcione mais aberto e, no inverno, se transforme num ambiente mais intimista. Enfim, estamos muito animados com todas estas frentes em plena ação e nos preparamos para mais uma temporada de verão com muito movimento em nosso Clube. Contamos um pouco destas e outras novidades nesta edição da revista que ainda mostra um pouco da comemoração dos 95 anos do Graciosa Country Club e do belíssimo trabalho da Comissão de Memória. Boa leitura!

05 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
EDITO RIAL

JORNALISTA RESPONSÁVEL / Camila Almodova > MTB 4832

REDAÇÃO / Brenda Niewiorowski e Camila Almodova

PROJETO GRÁFICO / Alessandra Nogueira

DIAGRAMAÇÃO / Ideale Design

FOTO DE CAPA / Zig Koch

VENDA DE PUBLICIDADE / Saltori Mídia Estratégica > renato@saltori.com.br 41. 99996.9995 / 99265.9995

IMPRESSÃO / Maxigráfica

12 RETRATOS DO MUNDO

20

Força e beleza da natureza são retratadas em fotos de Zig Koch. O premiado fotógrafo faz palestra e exposição na sede social do Clube, com imagens noturnas de diferentes países.

ANIVERSÁRIO

Os 95 anos do Graciosa Country Club são celebrados com muito requinte e show de Daniel Boaventura. Confira os destaques da festa.

A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.

clubinho /68

Literatura é porta de entrada para o mundo da imaginação e do conhecimento. Nova biblioteca infantil do GCC disponibiliza quase 500 obras para os pequenos leitores.

CP/76

Saúde em dia e boa forma. Mesmo com pouco tempo na agenda, é possível se manter em movimento e aproveitar os benefícios dos exercícios físicos.

EXPEDIENTE

GASTRONOMIA

34

64

Culinária de verão. Chefs do Clube ensinam receitas leves, saborosas e fáceis de fazer para os dias mais quentes.

46 CULTURA

Grandes eventos são destaque na agenda cultural. Centenário de José Saramago é comemorado com a vinda de sua filha, Violante Saramago. Mary del Priore ministra palestra sobre Tarsila do Amaral. O pianista indicado ao Grammy Latino Pablo Rossi faz concerto no GCC. A história de Cosme Lockwood Gomm é contada em palestra com o biógrafo Adriano Silva.

raquetes/88

SOLIDARIEDADE

Pequenas atitudes no dia a dia podem ajudar muitas pessoas. Projeto de confecção de bonecas transforma a vida de mulheres na Associação de Moradores Santos Andrade.

Esporte e desenvolvimento infantil caminham juntos. Equipe de Tênis do Graciosa volta a ganhar força e respeito no cenário nacional. Crianças e adolescentes se dedicam com garra nos treinos diários.

golfe/94

Esporte em família. Golfe une diferentes gerações em campo. No Graciosa, a maioria dos jogadores vem de famílias em que o esporte já é tradição.

11 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB SUMÁ
RIO

RETRATOS sob um olhar paranaense

FOTOGRAFIA CAPA
12 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
MUNDO PREMIADO FOTÓGRAFO ZIG KOCH TRAZ EXPOSIÇÃO DE FOTOS DA NATUREZA AO GRACIOSA Pescador na Baía dos Pinheiros, em Guaraqueçaba, pelo olhar do fotógrafo Zig Koch 13 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
DO

as luzes e as cores da natureza ficam ainda mais explícitas sob o olhar de Zig Koch, unanimidade quando o assunto é fotografia de meio ambiente. Há quase quatro décadas, o premiado fotógrafo curitibano viaja pelo Brasil e pelo mundo em busca de novas imagens e experiências.

Formado em Arquitetura em 1982, Koch logo percebeu que sua escolha profissional poderia ser outra. “A foto era uma paixão que me abria horizontes. Via a possibilidade de conhecer pessoas e locais diferentes”, conta o fotógrafo, que teve desde criança inspirações na família, com o pai entusiasta da fotografia e o avô artista plástico. “Sempre tive uma ligação forte com a natureza. Quando pequeno, adorava Jacques Cousteau e sonhava em participar de suas expedições”, relembra, referindo-se ao famoso mergulhador, oceanógrafo e documentarista francês.

Sempre tive uma ligação forte com a natureza. Quando pequeno, adorava Jacques Cousteau e sonhava em participar de suas expedições

14 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
beleza,
FOTOGRAFIA CAPA
a
Taça à noite no Parque Estadual de Vila Velha

O sonho se tornou realidade. Koch já percorreu todos os biomas brasileiros e viajou para vários países, fotografando para as principais revistas brasileiras, para projetos e entidades governamentais, não governamentais, empresas ou viajando por conta própria. Frequentemente as fotografias de Zig Koch são escolhidas para ilustrar campanhas de educação ambiental. Seu trabalho também pode ser encontrado em mais de uma dezena de livros, calendários para empresas e peças publicitárias no Brasil e no exterior.

Céu Estrelado. Via Láctea. Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul

15 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Zig Koch

cuidado com o meio ambiente

O fotógrafo também realiza “vivências fotográficas”, viagens que levam as pessoas a diferentes lugares com foco em dar dicas sobre fotografia. Com essas experiências, ele espera despertar o sentimento de cuidado coletivo em relação à natureza. “Acredito que podemos atuar no meio ambiente e exercer atividades econômicas sem destruí-lo. Nossa simples presença já é impactante. Tenho fotos lindas feitas 30 anos atrás de campos maravilhosos que hoje não existem mais, infelizmente”, lamenta. “Já me emocionei com pessoas gratas pela oportunidade de conhecerem lugares

diferentes após as vivências fotográficas. Algumas até mudaram de vida, saindo da capital, indo viver em locais mais calmos e próximos da natureza”, conta.

Todos esses anos em frente à câmera lhe renderam muitos prêmios, como o “Nature’s Best Photography Windland Smith Rice International Awards”, em 2007, e o prêmio de melhor fotógrafo de vida selvagem do ano pelo Museu de História Natural de Londres, em 2013. No Brasil, suas fotografias integram o acervo permanente do MASP (Museu de Arte de São Paulo) na Coleção Pirelli de Fotografia.

Já me emocionei com pessoas gratas pela oportunidade de conhecerem lugares diferentes após as vivências fotográficas

16 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
FOTOGRAFIA CAPA
17 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
“NATURE’S
TODOS ESSES ANOS EM FRENTE À CÂMERA LHE RENDERAM MUITOS PRÊMIOS, COMO O
BEST
PHOTOGRAPHY WINDLAND SMITH RICE INTERNATIONAL AWARDS” Aurora Boreal em Storekorsnes, Noruega

exposição fotográfica

Mais de 180.000 fotos fazem parte do arquivo de imagens de Koch, que já realizou dezenas de exposições coletivas, individuais e itinerantes, mostrando as belezas naturais de nosso país e divulgando trabalhos voltados para a conservação e educação ambiental. “Por meio das fotos vemos nossa pequenez diante do universo e nossa grandiosidade como seres individuais. Percebemos nossa transitoriedade e que nada é definitivo”, acredita.

No dia 24 de novembro, o fotógrafo estará na sede social do Graciosa, para palestra e exposição fotográfica que reunirá fotos noturnas feitas em viagens para lugares como Noruega, Pantanal, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Rio Grande do Sul e interior do Paraná. As fotos serão expostas em projeção mapeada, de forma dinâmica nas paredes. “A exposição será uma oportunidade para as pessoas desestressarem da rotina e verem que o mundo é muito mais do que o nosso dia a dia”, promete.

18 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
Noite no Pantanal Mato Grosso do Sul
FOTOGRAFIA CAPA
24 DE NOVEMBRO ÀS 19H SEDE SOCIAL SUGESTÃO . doação de 1 kg de alimento não perecível CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NA SECRETARIA GERAL, PELOS TELEFONES 41.3025-1325 E 3025-1385 palestra e exposição fotográfica de zig koch

baile inspirado na década de 1920 marcou

95 ANOS DO CLUBE

No último dia 14 de julho, o Graciosa Country Club comemorou seus 95 anos de fundação. O tradicional baile black tie reuniu centenas de associados para mais um brinde. Desta vez, mais especial, pois marcou o início dos trabalhos que vão festejar o centenário de fundação do Clube.

A festa foi aberta com a protocolar apresentação do presidente do Conselho Deliberativo, Guilherme Teixeira de Freitas, que submeteu à aprovação dos conselheiros a prestação de contas da diretoria e, em seguida, passou a palavra ao presidente Tobias de Macedo que apresentou aos associados o Projeto Memória, as novas ferramentas de comunicação do Clube – perfis do Instagram, revista e o novo app, que está em fase final de testes.

" Aqui estamos para honrar uma história que começou a ser escrita lá atrás e que seguimos escrevendo todos os dias com respeito e responsabilidade. Ao longo deste tempo, a história de vida de muitas pessoas construiu este patrimônio cultural que pertence a todos nós. "

20 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
ANIVERSÁRIO SOCIAL
Midori Kobiyama e Patricia Klemtz Tobias de Macedo (palavras do presidente em seu discurso)
1920
Referência àquela época, uma torre de taças de espumante foi montada no meio do salão para o tradicional brinde

homenagem

O presidente ainda homenageou o conselheiro-nato e presidente do GCC por três gestões Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, que esteve à frente do clube em 1977, 1983 e 1995 e faleceu no dia 29 de junho deste ano.

a festa

A festa teve produção de João Callas e Leo Schmitt e foi inspirada nos anos 1920, década em que o clube foi fundado. Na entrada da festa, grandes painéis de led formaram um corredor por onde passavam todos os convidados. Cada painel trazia imagens de uma das nove décadas de existência do Graciosa Country Club e à medida que o público chegava à entrada do salão o passado dava lugar a imagens do presente, como numa timeline histórica.

O dourado foi a escolha dos produtores para criar a atmosfera da época, com muitas franjas e elementos art deco. Uma torre de taças de espumante foi montada no meio do salão para o tradicional brinde, noutra referência àquela época.

No bar montado junto à pista de dança uma carta de drinks especiais fez menção a personalidades que ajudaram a escrever a história do Clube. Para fechar a noite com chave de ouro, o cantor Daniel Boaventura apresentou um show animadíssimo que lotou a pista de dança por mais de duas horas. Os associados ainda foram brindados na saída com uma vela aromática desenvolvida especialmente para a ocasião.

O animado show do cantor Daniel Boaventura fechou a noite especial com chave de ouro

22 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
ANIVERSÁRIO SOCIAL

O dourado foi a escolha dos produtores para criar a atmosfera da época de fundação do Clube

Drinks especiais faziam menção a personalidades que ajudaram a escrever a história do Graciosa

23 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
estacionamento próprio e gratuito 41 3270 3270 41 3270 3270 www.cetac.com.br CETAC ESPECIALISTA EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Uma nova era para os exames de ressonância magnética. Aparelhos dotados de inteligência artificial. Exames mais rápidos e de melhor qualidade.

O CETAC oferece para você e sua família

módulo de inteligência artificial equipamentos de última geração imagens mais precisas equipes especializadas aparelho dedicado às crianças exames mais rápidos laudos online resultados rápidos

salas de exame humanizadas

Diretor técnico: Dr Guilberto Minguetti CRM 3124

MEMÓ RIAS de um século do

Ao longo da vida colecionamos muitas histórias. Reunimos imagens, acumulamos encontros, juntamos emoções. Em seus 95 anos, o Graciosa coleciona as histórias de milhares de associados. Parte dessas lembranças tem sido reunidas pelo Projeto Memória, uma iniciativa para ampliar e registrar o acervo de documentos, filmes, fotografias, objetos e fatos marcantes desse quase um século do Clube.

No hotsite do projeto (www.95anos.graciosa.com. br), há uma linha do tempo com os principais acontecimentos, fotos de visitas ilustres que já estiveram no Graciosa, depoimentos em vídeo de presidentes e personalidades, e ainda um espaço dedicado a recordações dos sócios, que podem fazer o upload de fotos e relatos. É um espaço para reviver bons momentos graciosanos e nos inspirar para os próximos que virão.

26 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO 95 ANOS DE CLUBE HISTÓRIA
Lucas Lopes, acervo do GCC e acervo pessoal
CENTENÁRIAS FAZEM PARTE
HISTÓRIA
ASSOCIADAS
DA
DE 95 ANOS DO CLUBE

centenárias

Em meio à memorável história do Graciosa e entre todos os sócios atuais, alguns vivem a tradição do Clube há mais tempo. A comissão do Projeto Memória presta nesta edição da revista uma homenagem às centenárias Benedicta Miranda Obladen, Ingeborg Sippel Camargo e Lia Xavier de Miranda Bley.

O que acontecia no Clube nas décadas em que nossas homenageadas se tornaram sócias

BENEDICTA MIRANDA OBLADEN nasceu em 25 de setembro de 1922, em Campos do Jordão. Em Curitiba, dedicou-se a cuidar da casa e da família. Associada ao Graciosa desde 1966, Benedicta sempre frequentou muito o Clube, fazendo ginástica, yoga e utilizando as piscinas com seus filhos e netos. Uma de suas filhas, Edilise Miranda Obladen Lima, foi debutante no ano de 1976.

1951 1955 1959

O clube conta então com 816 sócios e uma área de 226 mil metros quadrados

É assinada a escritura de mais terrenos adquiridos pelo patrimônio do Clube.

O Country Bar, ou Ninety Hole, é instalado no Clube, como passagem obrigatória para o vestiário. Demolido anos depois, ressurgiu em 2017 no térreo do complexo do golfe.

27 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB

Nascida em 23 de dezembro de 1920, na Alemanha, INGEBORG SIPPEL CAMARGO veio ainda criança para o Brasil e viveu em Florianópolis com a família. Após o casamento, mudou-se para Curitiba. Associada desde 1952 ao Graciosa, participou na cidade de muitas festas e eventos sociais. Seu marido, Omar Camargo Filho, dedicavase à bolsa de valores. Após seu falecimento, em 1960, foi ela quem se dedicou a trabalhar pela família. Foi aprendendo e se desafiando que nossa sócia se tornou a primeira mulher a atuar na bolsa de valores do Brasil.

LIA XAVIER DE MIRANDA BLEY nasceu em 25 de maio de 1922, em Curitiba. Durante muitos anos foi professora. Primeiro trabalhou com sua mãe, que tinha uma escola em casa, e mais tarde lecionou em uma escola pública. Depois de casada, passou a dedicar-se exclusivamente à família. Associada ao Clube desde 1952, Lia participou de muitos eventos sociais, festas e bailes. Também frequentou o campo de golfe por um curto período e as piscinas durante a infância de seus filhos.

1963 1959

Nasce o Grêmio Flamingo. As festas, gincanas e shows promovidos pelo grêmio ao longo dos anos marcaram época e aproximaram os jovens do Clube.

A sauna é instalada no Clube, funcionando inicialmente com forno a lenha.

1964

ACESSE O HOTSITE DOS 95 ANOS DO GRACIOSA

O Clube passa a contar com barbearia e salão de beleza.

28 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
seu momento. seu tempo. 41 3077-0611 Rua Del. Leopoldo Belczak,213 Cristo Rei - Curitiba contato@adventuriboats.com.br @adventuriboats /adventuriboatspr adventuriboats.com.br Revenda autorizada 200-225hp 200hp 100hp 150hp 175hp ProXS 250-300hp 300hp V8 ProXS CONHEÇA A LINHA DE MOTORES MERCURY.

novos espaços

A modernização do Clube é uma das premissas da gestão atual, pensando no bem-estar dos associados e na agilidade do dia a dia no Graciosa. Além de novos processos administrativos, softwares de controle e gestão, aplicativo e outras mudanças internas, a renovação de alguns ambientes no Clube também são prioridade. Uma obra já foi concluída e outras duas estão em andamento.

obra entregue

PONTE NO CAMPO DE GOLFE

Em 8 de julho foi inaugurado um novo cartão postal no campo de golfe: a ponte num dos lagos do campo de golfe feita com cinco toneladas de aço estrutural e revestimento de pedras. A obra começou a ser construída na gestão 2019/2021 e foi finalizada na atual diretoria.

Marino Garofani, sócio do Clube e diretor presidente da Brafer, patrocinadora da obra, diz que fazer uma ponte metálica com aparência de pedras foi um desafio que deu certo. “Agora nosso campo está mais bonito e poderemos aproveitar por muito tempo. Foi um presente para todos nós”, comemora.

30 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
NOVIDADE
OBRAS QUE TRAZEM BELEZA, CONFORTO E COMODIDADE

em construção

NOVO ESPAÇO ADMINISTRATIVO

No mês de agosto foi iniciada uma grande reforma no espaço administrativo do Clube. Os funcionários da secretaria geral, tesouraria, dos departamentos comercial, de marketing, eventos e gastronomia foram realocados em um local provisório, criado especialmente para funcionar como escritório até a conclusão da obra, prevista para o início de 2023. “Quando falamos em ambientes de trabalho, precisamos pensar em produtividade, e para isso é necessário que o bem-estar seja respeitado. Com inspiração e referências mundiais, o projeto foi criado a partir do crescimento da demanda de trabalho interno

nos setores, da necessidade de melhor atender os sócios e do desejo de modernizar a estrutura do Clube”, explica a arquiteta responsável pela obra, Larissa Pirai.

Neste novo espaço corporativo, o ambiente será mais moderno e terá sala privativa para sócios, sala de reuniões e de gerências, conforme explica o diretor de sede, Luiz Affonso Borrelli Costacurta. “O recinto administrativo do Clube estava defasado e o espaço de atendimento ao sócio não estava muito bom. Foi pensando neste cuidado que a reforma começou”, afirma.

Com a restauração para um espaço corporativo, as funções administrativas, comerciais, financeiras, de marketing e da secretaria geral atuarão integradas. “O ambiente terá estilo contemporâneo, layout funcional e elegância”, garante a arquiteta.

31 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Projeto arquitetônico de Larissa Pirai

em construção

TERRAÇOUM ACONCHEGANTE ESPAÇO DA PISCINA E DO BAR DO TÊNIS

Um novo ponto de encontro para sócios de todas as idades está sendo construído. De forma leve e moderna, o bar do tênis passará por mudanças em seu interior e terá sua cobertura ampliada em 11 metros em direção à piscina.

No espaço ampliado, está previsto novo mobiliário, além de um cuidado especial quanto aos projetos luminotécnico e acústico. Grandes portas de correr integram o ambiente às áreas externas, e os espaços e iluminação se adaptam a cada horário do dia.

O arquiteto Paulo Freitas, responsável pela obra ao lado de Christiane Sell Freitas Santos, pontua as vantagens do bom aproveitamento da área, que é de grande circulação de pessoas. “No verão, será um espaço mais aberto, com comidas para levar. No inverno, será um ambiente mais intimista e menos frio, que convida os sócios

a aproveitarem o tempo naquele lugar”, afirma, trazendo lembranças felizes à conversa. “Lembramos com saudades das domingueiras do Bar da Sede, sentados na mureta do terraço, antes dele ser coberto. Este novo espaço remete às nossas memórias afetivas, pois será um espaço para convívio diário. Identificamos essa área quase ociosa, porém em um dos lugares mais bonitos do Graciosa. E agora poderemos vivê-lo todos os dias, como se fosse a sala de estar da nossa casa”, comemora.

Já para o bar do tênis, um estilo mais aconchegante está sendo preparado no design dos ambientes, na decoração e nos tecidos a serem utilizados, com um importante trabalho voltado para ajustes na iluminação e na acústica do local, tudo de acordo com a vontade dos tenistas, que compartilharam com os profissionais responsáveis suas opiniões e solicitações de melhorias.

A conclusão da obra está prevista para dezembro.

As obras do novo espaço administrativo e do terraço estão sendo administradas pelo Clube, sob gerência dos diretores e assessoramento dos gestores de áreas, contribuindo para a redução de custos.

32 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
NOVIDADE
Espaço ampliado, novo mobiliário e projetos acústico e luminotécnico

LEVES e nutritivas

SABOROSAS RECEITAS PARA DIAS MAIS QUENTES

Ofinal do ano está se aproximando, as temperaturas voltam a subir e, para aproveitar melhor os dias, as pessoas buscam mais atividades ao ar livre. Nesses momentos, alimentos leves e hidratação extra são fundamentais para o bem-estar. “Uma consequência desta época é que, com o clima quente, suamos mais e perdemos mais líquido e minerais. Portanto, precisamos aumentar a quantidade de água ingerida”, recomenda a nutricionista Paula Castilho, que explica também como diminuir os inchaços. “No verão, essa reclamação é comum. Uma saída é tomar cuidado com o sódio, muito presente nos industrializados, e beber chás gelados, pois são diuréticos e auxiliam na eliminação desse mineral”, comenta.

Quanto à alimentação, saladas e frutas são sempre bem-vindas. “Não precisamos mudar muito a rotina alimentar, apenas tentar ingerir alimentos mais leves e cuidar com exageros de doces, frituras e refrigerantes”, afirma a nutricionista. Confira as receitas e aproveite.

01SALADA GRÃOS DA FELICIDADE

INGREDIENTES

50 g de grão de bico 30 g de cevada 30 g de trigo grão 30 g de lentilha 30 g de ervilha seca 30 g de semente de girassol 50 g de soja 100 ml de azeite de oliva Sal e orégano

MODO DE PREPARO

Cozinhe todos os grãos separadamente. Misture-os, temperando com bastante azeite de oliva, sal, pimenta e orégano.

34 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO GASTRONOMIA
Lucas Lopes

TORTA INTEGRAL DE BANANA

INGREDIENTES

200 g de aveia

100 g de farinha de trigo integral 50 g de chia

50 g de linhaça dourada

150 g de açúcar mascavo

Canela em pó a gosto

200 ml de óleo de coco

6 bananas

MODO DE PREPARO

Faça uma farofa com aveia, chia, linhaça e farinha. Misture com óleo de coco, açúcar mascavo e canela pó. Corte as bananas em rodelas e colocar no micro-ondas por dois minutos. Em forminhas individuais, forre o fundo com a farofa, acrescente uma camada de banana cozida e finalize com mais uma camada de farofa. Leve ao forno por 10 minutos.

35 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
02
IZABELA CORREIA RAVI CAFÉ

CAMARÃO PICANTE COM LIMÃO E MANJERICÃO 03

INGREDIENTES

50 g de risoni

5 colheres de sopa de azeite extra virgem suco de 1/2 limão

1/2 xícara de manjericão fresco, picado 2 kg de camarão cru, descascado e limpo 2 colheres de chá de tempero cajun Sal e pimenta preta 1 colher de sopa de manteiga com sal 1 pimentão vermelho picado

3 dentes de alho picados finamente 2 colheres de sopa de folhas de tomilho fresco 1/2 xícara de vinho branco seco Sauvignon Blanc

1 xícara de creme de leite fresco 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Ferva uma panela grande com água salgada. Cozinhe o risoni al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e adicione-o de volta à panela quente. Adicione duas colheres de sopa de azeite, 1/4 xícara de manjericão, suco de limão e tempere com sal. Enquanto isso, misture o camarão com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de tempero cajun. Em uma frigideira grande em fogo médio-alto, adicione uma colher de sopa de azeite. Adicione o camarão e cozinhe em ambos os lados até dourar, cerca de 2-3 minutos de cada lado. Adicione a manteiga e, em seguida, retire os camarões da panela. Adicione uma colher de sopa restante de azeite, pimentão, alho e tomilho. Cozinhe mais dois minutos. Reduza o fogo para médio-baixo e despeje o vinho. Cozinhe em fogo médio por 2-3 minutos. Em seguida, adicione o creme de leite, o parmesão e duas colheres de chá de tempero cajun. Tempere com sal e pimenta. Deslize o camarão no molho, cozinhe por cinco minutos até o molho engrossar um pouco. Retire do fogo e misture um punhado de manjericão. Coloque o risoni em pratos e, em seguida, coloque o camarão e o molho sobre o risoni. Cubra com manjericão fresco e aprecie.

36 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO

PANNA COTTA DE IOGURTE NATURAL COM GELATINA E FRUTAS VERMELHAS

INGREDIENTES

1 copo e meio de iogurte natural 125 ml de leite 50 g de nata fresca 5 g de gelatina sem sabor 20 ml de água 50 g de açúcar

INGREDIENTES PARA A GELATINA

1 gelatina sabor frutas vermelhas 50 g de blueberry 50 g de amora 50 g de framboesa 6 morangos

MODO DE PREPARO

Hidrate a gelatina com a água e derreta em banho maria ou micro-ondas. Misture a gelatina derretida com o açúcar, iogurte e a nata até adquirir um creme uniforme. Distribua em taças de vinho e leve à geladeira durante duas horas. Se preferir, coloque um suporte embaixo das taças inclinadas em um ângulo de 45°. Derreta a gelatina de frutas vermelhas conforme instruções da embalagem, espere até esfriar e distribua nas taças até a metade. Leve de volta à geladeira por mais duas horas. Depois, finalize com as frutas frescas e sirva em seguida.

37 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
04
MARZIA LORENZETTI BUFFET MARZIA LORENZETTI

05

TRÍADE DE QUINUA COM FRANGO TERIAKY

INGREDIENTES

200 g de frango 60 ml de molho tarê 20 ml de azeite 50 g de quinua branca 50 g de quinua preta 50 g de quinua vermelha 100 g de shitake

1 avocado

Alho, cebola, sal, pimenta e gergelim

MODO DE PREPARO

Cozinhe as quinuas separadas. Em uma panela, refogue o alho, a cebola e a quinua enquanto doura. Adicione água, deixe cozinhar até a água secar e depois reserve. Tempere o frango e o corte em tiras. Em uma frigideira, adicione azeite, refogue o frango e acrescente molho tarê. Na mesma frigideira, refogue o shitake. Com o auxílio de um aro, monte as quinuas, com o cogumelo e o avocado ao lado, e despeje o frango.

06POKE COM COUVE E ATUM

INGREDIENTES

250 g de arroz

150 g de atum

50 g de cebola roxa 70 g de manga 70 g de pepino 50 g de avocado 1 folha de couve 1 alga

MODO DE PREPARO

Cozinhe o arroz com o auxílio de uma panela elétrica, tempere-o a gosto e reserve. Separadamente, corte o atum, a manga e o avocado em cubos. Em outro recipiente, coloque a cebola e a couve cortadas em tiras, para reservá-las. Para o prato final, monte uma cama de arroz em um bowl e distribua os demais ingredientes na tigela, de forma harmonizada com o prato.

38 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
CESAR MONTEIRO CESAR MONTEIRO BUFFET

Fundada em 2011 por Marcel Malczewski, cofundador da Bematech, a gestora cresceu nos últimos dez anos com foco em ativos de tecnologia e alcançou o posto de maior empresa de investimentos em Venture Capital do sul do Brasil

A área de Real Estate, o braço de investimentos imobiliários da TM3 Capital, vem trazendo novidades e oportunidades para os investidores mais antenados ao mercado.

Focados em projetos inovadores, modernos, sustentáveis e com grandes assimetrias de riscoretorno, os fundos buscam trazer acesso a investimentos diferenciados e com elevado potencial de retorno no longo prazo.

Com a expertise de profissionais os empreendimentos e projetos são analisados em todos os estágios de desenvolvimento, e assim estruturando produtos que atendam múltiplas estratégias de investimentos.

diferente você também nos fundos da TM3

Invista
tm3.capital www tm3 capital TM3 Capital TM3 Capital
O portfólio conta com uma gama diversificada de produtos divididos nas estratégias de:
Fique por dentro das novidades e oportunidades! R$500 milhões +50 operações +R$1 bilhão de ativos sob gestão realizadas em Venture Capital de VGV em investimentos imobiliários Venture Capital Multimercado Long Biased Ações Small Caps Real Estate Private Equity Fundo Global em REITs relacionamento@tm3.capital +55 41 99245-0988 | +55 41 3121-0800 Neo Corporate - Sala 801 foto: Theo Marques uma gestora especializada em investimentos disruptivos
Acesse nosso QR Code para saber mais VISITE OS PLANTÕES DE VENDAS VILA IZABEL/ÁGUA VERDE RUA PROFESSOR GUIDO STRAUBE, N0 75 98786-2656 • 98786-1454 ESPAÇOS 34 A 390M2 PRIV. COMERCIAIS DE VISITE DECORADO PRONTO PARA TRABALHAR

PRONTO PARA MORAR

www.terrasse.com.br 3 DORMS (SUÍTE) 94 A 97M 2 PRIV. VAGAS PARA 2 CARROS VISITE DECORADO

o espírito aventureiro da

42 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO VINHOS CULTURA
VIÑA MO RANDÉ PREMIADA COM O MELHOR VINHO DO CHILE E ELEITA A VINÍCOLA DO ANO DE 2022

Exemplo de pioneirismo, com uma busca incansável pelo novo, seja explorando novos vales, novas técnicas ou resgatando a história do vinho chileno, a Viña Morandé mostra em suas taças o porquê de ter sido eleita a “vinícola do ano” pelo Guia Descorchados em 2022. Com uma diversidade de vinhos surpreendente, a Morandé conta com vinhedos no Vale de Maipo, Vale de Maule e Vale de Casablanca, com sua estrutura de vinificação localizada no Vale de Rapel.

A Viña Morandé tem um papel muito importante na história recente do vinho

chileno. O enólogo Pablo Morandé, seu fundador, é figura respeitadíssima no Chile vitivinícola por ser um visionário. Foi ele o responsável por descobrir todo o potencial de produção do Vale de Casablanca, em meados da década de 80. Anos atrás, muitos questionaram a descoberta de Pablo, mas hoje, inúmeras vinícolas se espalham pelas colinas da região produzindo vinhos incríveis. Outro feito creditado a Pablo foi a ideia um tanto inovadora de elaborar vinhos com uvas do Mediterrâneo, como a Carignan, Cinsault e Grenache, que

mostraram em solos chilenos um novo expoente no Novo Mundo. Além disso, é dele o pioneirismo de apostar em vinhos de vinhas velhas elaboradas com a variedade Carignan, no Vale de Maule, que resultou no inovador projeto VIGNO (Vignadores de Carignan).

Pelas palavras de Keli Bergamo, embaixadora da Vinícola Morandé no Brasil, “a vinícola está sempre um passo a frente e isso nos orgulha e nos mantém fiéis ao legado de Pablo Morandé!”.

43 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Vista aérea do Vale de Casablanca, no Chile Freepik

melhor vinho do chile

À eleição de House of Morandé 2019 como Melhor Vinho Tinto do Chile no ano passado, soma-se o reconhecimento da Viña Morandé como Vinícola do Ano de 2022, prêmio que pela primeira vez o Guia Descorchados em sua história concede a uma vinícola chilena, consolidando uma participação espetacular no mais prestigiado guia de vinhos chileno.

Viña Morandé foi amplamente reconhecida pelo prestigiado guia Descorchados. O respeitado jornalista Patricio Tapia nomeou Viña Morandé como Vinícola do Ano 2022, destacando o espírito dinâmico, aventureiro e disruptivo da vinícola ao longo de sua história de 25 anos, distinguindo sua visão de futuro e dinamismo, observando que Viña Morandé é "um determinante vinícola na história recente do vinho chileno".

Este importante reconhecimento se soma à eleição de House of Morandé 2019 como o Melhor Tinto do Chile, Melhor Tinto Blend e Melhor Vinho de Maipo Andes e consolida o compromisso que a vinícola assumiu em mostrar a grande diversidade de terroirs do Chile e a riqueza de variedades presentes no país.

house of morandé 2019

Elaborado com as variedades Cabernet Sauvignon 79%, Cabernet Franc 16%, Carignan 3% e Syrah, estagiando 12 meses em barrica de carvalho francês e seis meses em foudres de carvalho francês de 2 e 4 mil litros. É um vinho intenso e marcante. No nariz, exibe aromas florais, de frutas negras, além de especiarias.

Na boca é encorpado, equilibrado, intenso, com taninos estruturados e uma acidez vibrante.

Um vinho ótimo para beber, mas com um incrível potencial de guarda, se sua paciência permitir. Álcool 13,5%. Preço médio: R$ 699.

44 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO VINHOS CULTURA
Elis Cabanilhas Glaser Jornalista, especialista em vinhos e associada do GCC
Divulgação
Viña
Morandé foi amplamente reconhecida pelo prestigiado guia Descorchados
ALÉM DE SER UM ÓTIMO VINHO PARA BEBER, HOUSE OF MORANDÉ TEM UM INCRÍVEL POTENCIAL DE GUARDA
C M Y CM MY CY CMY K

SARA MAGO: 100 anos de josé

O centenário de José Saramago, comemorado em 16 de novembro deste ano, vem sendo celebrado em Portugal, país de origem do escritor, e no mundo inteiro. O autor de prosa, poesia e teatro é considerado um reinventor da literatura do século XX. Sua vasta obra lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura, a mais famosa premiação literária internacional, em 1998, doze anos antes de sua morte. Na agenda de comemorações pelos seus 100 anos estão encontros literários com Violante Saramago, filha única do escritor que vem ao Brasil especialmente para os eventos. Ela esteve no Graciosa Country Club no dia 20 de outubro, na Sede Social, quando aconteceu o lançamento do livro “Saramagos: 100 anos de José”, organizado por Liana Leão e Érico Vital Brazil.

Lançamento do livro "Saramagos: 100 anos de José" aconteceu no dia 20 de outubro no Graciosa Country Club

46 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO LITERATURA CULTURA

Na entrevista a seguir, Violante conta um pouco sobre sua história e de seu pai

revista GCC : Como foi sua infância?

Violante Saramago: Meus pais vieram de famílias muito simples. Meu avô materno era estivador no porto de Lisboa. Meus avós paternos eram de origem muito mais simples, não sabiam ler nem escrever, eram agricultores. A diferença do chão de terra do quintal e do chão da casa de meus avós paternos eram apenas alguns degraus e a porta. Nada mais.

Meu pai conheceu a minha mãe aos 20 e poucos anos e se casaram. Quando eu nasci, em 1947, eles estavam com 25 anos. Sou filha única. Eu não me lembro de terem me batido, mas lembro que no jantar ele falava de livros e ela de pintura. Foi neste ambiente familiar que eu cresci. Em minha casa havia livros nas estantes e reproduções de quadros nas paredes, pois não tínhamos dinheiro para ter originais. Portanto eu não consigo viver numa casa que não tenha pintura ou escultura e livros. São os genes...

GCC: A senhora acompanhou seu pai a Estocolmo para receber o Nobel. O que nos diz sobre o significado do prêmio?

VS: O Nobel não era um prêmio do meu pai, era do país e da língua portuguesa, de todos os escritores.

GCC: No livro “O ano da Morte de Ricardo Reis”, Saramago escreve que “nove meses chegam para esquecer”. Como a senhora entende isso em relação ao seu pai?

VS: Para ele não foi verdade. Já se vão 12 anos que ele se foi, mas parece que continua aqui e assim se está a celebrar o seu centenário. Tudo isto é tão presente e às vezes, algumas realizações e ações que acontecem neste centenário, fazem parecer que ele está vivo.

47 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO ÚNICO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA ACONTECEU NO GRACIOSA Violante Saramago esteve no Brasil para os eventos de comemoração dos 100 anos de seu pai, José Saramago

ENSAIO ESCRITO PARA O LIVRO “SARAMAGOS: 100 ANOS DE JOSÉ”

saramagos

Habitados por memórias: os

“Vivemos com nossa memória. Melhor dizendo, somos nossa própria memória”, escreveu José Saramago. Aos 75 anos, Violante Saramago Matos, filha única do escritor, abre seu álbum de família, revisitando as memórias que hoje a habitam e dando-nos a conhecer, não o grande escritor, mas simplesmente o pai.

Pois este aqui é um álbum afetivo, que traz fotografias dos pais e avós de José, camponeses sem terra, descendentes de camponeses sem terra da província do Ribatejo. Gente pobre conhecida na região como “os saramagos” porque se alimentavam, nas épocas de fome, de folhas de saramago, planta nativa da região. Quando nasce o segundo filho de José de Sousa (o pai do futuro grande escritor), o funcionário do Registro Civil faz um desaforo à família, acrescentando ao sobrenome “de Sousa” a palavra “saramago”, como se a dizer: “esses são os pobres desgraçados, comedores de folhas”.

E disso ninguém se dá conta até o menino entrar para a escola e descobrir que se chamava Saramago - “de alma partida, gostava tanto de Sousa, mais fino”. José de Sousa precisa abrir um processo legal para que reconheçam “que ele também se chamava Saramago e que aquele menino era seu filho. Caso único em que o filho é que deu o nome ao pai.” Um filho que não prometia ser escritor, pois nascido numa casa sem livros e de chão batido. Um filho que, a despeito de todas as dificuldades, conseguiria transformar o “saramago” depreciativo em verdadeiro pedigree literário.

Neste álbum afetivo, vamos conhecer mais um pouco dos primeiros Saramagos, uma família pequena de apenas dois meninos, o mais velho vindo a morrer ainda criança:

"Meu irmão morreu quando eu tinha dois anos. Minha mãe dizia que era um menino bonito, que tinha bochechas coradas, que era cheio de vida. Quando me contavam isso, doía-me porque sempre fui pálido. Sentia como se minha mãe estivesse me comparando com ele.

Talvez isso explique sua secura no trato e essa atitude estranha que sempre tinha comigo, algo que por muito tempo não entendi… porque eu, como todos os meninos, lhe pedia um beijo. “Dáme um beijo”, eu dizia. Mas nada. Ela não dava… Ela-não-me-dava.

E eu insistia. Insistia. Por fim, acabava me dando um beijo seco. E isso me doía muito. Com o tempo, pensei que ela havia perdido um filho e estava se defendendo como podia da possibilidade de perder outro."

Talvez marcado pela morte do irmão ou pelo beijo seco da mãe sofrida, Saramago formará, ele também, uma família bem pequena. Casase, em 1944, com a então datilógrafa Ilda Reis (que se tornaria uma importante artista plástica). O casal tem uma única filha. Em 8 de novembro de 1947, nasce Violante, que teve o nome escolhido pelo pai, “medievalmente”, como ele costumava dizer. Violante, nome talvez oriundo do poema de Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622):

Antes que o Sol se levante, vai Vilante ver seu gado, mas não vê Sol levantado quem vê primeiro a Vilante.

Mas se Violante Saramago não vai cuidar do gado, como a Vilante do poema, escolhe caminho parecido, abraçando a biologia.

O fruto não cai mesmo muito longe da árvore, pois a natureza e os animais foram sempre preocupações de seu pai: "Minha aldeia era rodeada de olivais, com oliveiras antigas de troncos enormes. Se um sapo me aparecia, eu ficava a vê-lo,

Na página ao lado, algumas das obras do grande escritor. A Viagem do Elefante, Cadernos de Lanzarote, Claraboia e Ensaio sobre a Lucidez

48 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO LITERATURA CULTURA
S A
R A

quieto, a observá-lo atentamente como o maior tesouro do mundo. Convivi muito com animais: bois, porcos, carneiros, cabras. Convivi com seus cheiros e com essa espécie de vida nada sofisticada que os animais levam. Eu gostava de estar com a natureza sem abstrair dela nada mais do que ela é". (José Saramago)

Também na política, Violante herda os interesses paternos: se Saramago permanece militante de esquerda até o fim, pautando sua vida por um humanismo profundo, a filha torna-se ativista e dirigente da luta estudantil contra a ditadura e a guerra colonial. Detida na manifestação de 1º de Maio de 1973 na praça da Figueira, em Lisboa, cumpre 3 meses de prisão. Juntos pai e mãe a visitam, embora há três anos divorciados. Violante conta que, na primeira visita, o pai lhe pergunta: “Queres que paguemos a caução?”. Ela recusa. Ele, então, aconselha: “Tens que ir buscar forças, nem

que seja ao dedo grande do pé!”. Uma lição que ela aprende para toda a vida.

Nesta época, o pai lhe escreve uma carta que ela nunca recebeu e de cuja existência apenas há pouco tempo ficou ciente. Guardada hoje na Torre do Tombo, a carta integra esta publicação e diz muito sobre a relação pai e filha.

Este é mesmo um álbum afetivo, que traz algumas palavras do genro Danilo; dos netos, Ana e Tiago; e uma fotografia do único bisneto, o saramaguinho da família, o pequeno Ari. Fica na imagem documentado o exato momento em que o pequeno de quatro anos identifica, pela primeira vez, apontando com o dedinho, o rosto do bisavô.

Aqui temos fotografias de família e de lugares da infância, e tão mais importantes porque são aquelas, justamente aquelas que foram guardadas pela única filha, aquelas que ficaram dentro

dela, e que todas as imagens, pessoas, lugares que vêm depois não conseguem apagar. Algumas dessas fotografias vêm acompanhadas de comentários da própria Violante, que conta que o pai “nunca me ofereceu um vestido ou uma caixa de bombons. A primeira grande oferta que me fez foi um livro”. O pai, com quem “nunca tive grandes conversas, tinha era uma enorme cumplicidade com ele. Falávamos com o olhar, com o toque. Era uma relação muito forte, muito próxima."

É preciso haver uma filha para reunir estes retratos do passado, um passado que forma e depura um homem, e do qual o escritor é consequência. Só Violante Saramago, singela como a flor de saramago, poderia nos oferecer este álbum verdadeiramente afetivo.

49 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
M A
Liana de Camargo Leão Diretora de Cultura do GCC
G O

SARA MAGO: 100 anos de josé

DEPOIMENTOS DE ARTISTAS SOBRE O ESCRITOR, CONCEDIDOS À LIANA LEÃO

" Como mestre amoroso, Saramago nos conduz pela mão e faz olhar para nós mesmos com lucidez e encanto ao mesmo tempo. Coisa de bruxaria, como não poderia deixar de ser, posto que já veio ao mundo trazendo o mago no próprio nome. Nele todos os tempos, todas as idades, todas as compreensões. Nós mesmos, a humanidade inteira esculpida em palavras."

" José Saramago foi imenso. Ainda o é. Estar ao lado dele pessoalmente era se deixar impactar por sua imensidão, que sua obra e literatura sempre despertam em nós. Saramago ecoa."

" Sou sua profunda admiradora. Em 2002, participei como Maria Madalena da montagem teatral de ‘Evangelho segundo Jesus Cristo’, romance de Saramago. Lidar com a potência de suas palavras é um convite para despertar a nossa consciência. É uma provocação ao pensamento crítico, com a sensibilidade e beleza da poesia. José Saramago é uma referência de qualidade e transcendência em sua linguagem literária, pois ele iluminou com excelência temas universais da maior relevância."

" A grande obra de Saramago é a prova do nosso falar luso eterno e sublime."

Fernanda Montenegro

50 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
LITERATURA CULTURA Marcelo Buainain Acervo pessoal Violante Saramago
R. Alferes Ângelo Sampaio, 1816, Batel, Curitiba. (41) 99212-1816 (41) 3223-1109 ESTACIONAMENTO CONVENIADO @freezerpoint www.fre L I S T A D E C H Á D E P A N E L A F R E E Z E R P O I N T V E S T E A C O Z I N H A D O S S E U S S O N H O S ! UTENSÍLIOS PARA COZINHA

CELEBRAÇÃO À CULTURA BRASILEIRA

TARSILA DO AMARAL É TEMA DE LIVRO E PALESTRA DE MARY DEL PRIORE NO GRACIOSA

Tarsila do Amaral, uma mulher à frente de seu tempo e que eternizou o país por meio da arte, ganha agora um retrato biográfico assinado por ninguém menos que a historiadora Mary del Priore. Nesta biografia, fruto de pesquisa em inúmeros jornais e revistas, Mary aborda aspectos ainda desconhecidos da artista.

A pesquisa já foi publicada em formato de audiobook, com três horas de duração, e agora está sendo lançada em versão impressa. Para comemorar o lançamento do livro e contar detalhes de suas investigações e da obra, a autora virá ao Graciosa Country Club com a palestra que leva o mesmo nome do livro: “Tarsila, uma vida doce-amarga”. “Hoje, nos tempos difíceis que estamos vivendo, a história de vida de Tarsila é uma superação, pois ela teve uma vida impactante. O título do livro não é ficcional. A vida dela foi mais amarga do que doce, e eu mostro isso nas páginas”, afirma Mary.

O livro é cheio de detalhes da vida da pintora, muitas páginas contadas em um texto de tom poético. “Eu trago muita novidade, pois pesquisei notícias sobre a vida de Tarsila em mais de 20 jornais.

Abaporu talvez seja o quadro mais famoso pintado por Tarsila. Criado em 1928, a tela foi um presente oferecido por ela para o então marido, o escritor Oswald de Andrade. A tela promove uma exaltação da cultura nacional e é bastante representativa da fase antropofágica da pintora, ocorrida entre 1928 e 1930. O quadro atualmente faz parte do acervo do Museu de Arte LatinoAmericana de Buenos Aires.

Sobretudo, o livro mostra como foi a recepção das suas obras. "Quem era a mulher por trás das telas, dos pincéis?" Acho que se conhecia pouco sobre ela, e consegui reconstituir essa figura”, explica a autora.

52 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
CICLO DE PALESTRAS CULTURA

TARSILA, UMA ARTISTA BRILHANTE

Nascida em 1886 no interior de São Paulo, Tarsila é considerada uma das principais artistas modernistas latino-americanas. Fez parte do Movimento Modernista e Cubista e foi considerada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil, recebendo o Prêmio de Pintura Nacional na I Bienal de São Paulo, em 1951. É de autoria da artista a pintura mais cara feita por um brasileiro, a tela Abaporu, leiloada em 1995, em Nova York, por 1,5 milhão de dólares. Um de seus quadros mais famosos é o ‘Operários’, que mostra a industrialização do Brasil no início do século 20. A obra já serviu de inspiração para peças de teatro, minissérie de TV, exposições e também para um site oficial.

MARY, UMA HISTORIADORA RENOMADA

Doutora em História do Brasil, Mary del Priore escreveu e organizou inúmeras publicações. Laureada com o Prêmio Casa Grande & Senzala e o Prêmio Jabuti, é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e ocupa a Cadeira 39 da Academia Paulista de Letras. É uma das mais importantes historiadoras brasileiras, reconhecida internacionalmente por seu trabalho.

A EXPOSIÇÃO DE TARSILA DO AMARAL NO PALACE HOTEL, NO RIO DE JANEIRO (1929), FOI DESTAQUE NA IMPRENSA:

" Tarsila do Amaral, a grande pintora modernista de S. Paulo, escolheu o Rio de Janeiro para realizar a sua primeira exposição no Brasil. Essa exposição deverá ser inaugurada amanhã, sábado, no Palace Hotel, e de certo atrairá a atenção do nosso meio artístico."

" Manuel Bandeira: nunca vi boniteza tão brasileira como a da pessoa e dos quadros de Tarsila."

53 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB

TARSILA, UMA VIDA DOCE-AMARGA

CITAÇÕES DO LIVRO TARSILA, UMA VIDA DOCE-AMARGA

" Da menina que brincava com gatos e galinhas na fazenda São Bernardo, Tarsila botou corpo e passou a menina-moça. Abandonou os enormes laços de fita, as botinas e os vestidos de babados. Nas famílias tradicionais, isso significava que era mais do que hora de se pensar em casamento."

" Quanto à recepção na imprensa, o Correio Paulistano saudou: ‘Dona de um temperamento original, com uma visão própria do mundo, rica de sensibilidade, Tarsila soube compreender a nossa terra (...). Há nos seus quadros uma invenção admirável e, sobretudo, uma inigualável força plástica. Desse ponto de vista, ela é, fora de qualquer dúvida, o maior pintor brasileiro’."

" Quem era a mulher que encantou o rapaz? Tarsila inspirava a ‘adoração carinhosa’, segundo o amigo Mário. Tinha um ‘sorriso bom e acolhedor’, segundo Pagu. Era descrita como alguém doce e serena. Uma mulher madura que inspirava cordialidade, uma artista conhecida e respeitada por sua obra. Era extremamente modesta, o que acentuava sua feminilidade "

54 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO CICLO DE PALESTRAS
com Mary del Priore 17 DE NOVEMBRO I 19H I SEDE SOCIAL SUGESTÃO . doação de 1 kg de alimento não perecível ou 25 reais CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NA SECRETARIA GERAL, PELOS TELEFONES 41.3025-1325 E 3025-1385
del Priore
PALESTRA
Mary
CULTURA

CRIOFREQUÊNCIA OU CRIOLIPÓLISE?

criofrequência

Tecnologia que interage frio de -10 graus somado a 1.050 watts de potência que causam por conversão um calor de até 60 graus. Produz milhões de choques térmicos aos tecidos, desestabilizando o metabolismo e contraindo o colágeno desde a derme até a hipoderme. Tamanha energia mobiliza não só o colágeno, mas também a quebra da gordura, Totalmente indolor, indicado para flacidez facial, corporal e gordura localizada.

criolipólise

Terapia que utiliza somente o frio, através de uma ponteira com sucção e uma manta anti-congelante para proteger a pele. Com esse congelamento, os lipídios sofrem uma mudança estrutural, assumindo um formato conhecido como fractal. Devido a esta mudança, o organismo não reconhece mais os lipídios e a gordura é completamente eliminada. A resposta ocorre em até 90 dias, sendo o inverno a época ideal para iniciar o tratamento. Indicado para tratar gordura localizada.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO PELO 41. 99146 8620 BISPO DOM JOSÉ . 2061 . BATEL ESTÉTICA PERSONALIZADA
A união das duas terapias resulta em excelentes resultados.

faz recital de piano

PABLO ROSSI O

O PIANISTA É INDICADO AO GRAMMY LATINO E JÁ SOLOU COM GRANDES ORQUESTRAS DO MUNDO

indicado ao Grammy Latino Pablo Rossi se apresentará no dia 29 de outubro na sede social do Graciosa. A indicação ao grande prêmio, que será entregue no dia 17 de novembro, em Las Vegas, é na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, pelo álbum “Villa-Lobos: Complete Violin Sonatas”, gravado em dupla com o violinista Emmanuele Baldini.

Aos 33 anos, Rossi acumula premiações desde os sete anos, quando venceu o primeiro concurso e depois conquistou mais de dez prêmios nacionais e internacionais, entre eles o 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros de 2003 e o Concurso Internacional de Piano Ciutat de Carlet, na Espanha.

O pianista atuou como solista à frente de grandes orquestras, como a de Câmara do Kremlin, de Câmara de Auvergne, Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP), Filarmônica da Ucrânia, entre outras. Como membro da fundação inglesa "The Keyboard Trust", apresentou nos últimos anos mais de 100 recitais em importantes salas de concertos, como Carnegie Hall, em Nova York, e Parco della Musica, em Roma.

56 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO RECITAL
Pablo Rossi
CULTURA

A SEGUIR, ROSSI CONTA UM POUCO SOBRE SUA HISTÓRIA E SOBRE O RECITAL QUE FARÁ NO GRACIOSA, EM ENTREVISTA CONCEDIDA À LENITA IZIQUE E LUCIA DURÃES

Graciosa Country Club : Quando você iniciou os estudos de piano e quais foram os seus professores?

Pablo Rossi: Iniciei aos seis anos de idade. A partir dos 11 anos passei a estudar com a professora Olga Kiun, em Curitiba. Depois fui a Moscou, onde me formei na classe da concertista Elisso Virsaladze, com o diploma vermelho do Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Mais recentemente terminei o meu mestrado na Mannes School of Music em Nova York, com o professor Jerome Rose.

GCC: Como foi o começo de sua carreira?

Pablo: Desde os sete anos me apresento em público. Fiz meu primeiro recital solo em Curitiba, aos dez anos. Com 13 anos tive a minha estreia nacional, solando à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, que me possibilitou desenvolver uma intensa carreira nos principais teatros do Brasil e América Latina, como os Teatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, Sala São Paulo, Sala Cecília Meireles, Teatro Guaíra e Teatro Solís, em Montevideu.

GCC: Quais as mais importantes apresentações nesse período?

Pablo: No período de seis anos que residi em Moscou, pude expandir a minha carreira internacional, que me levou a importantes palcos da Europa e dos Estados Unidos, como Laeiszhallle, em Hamburgo, Steinway Hall, em Londres, Sala Maffeiana, em Verona, Auditorium Parco della Musica, em Roma e Palau de la Musica, em Barcelona. Nos Estados Unidos apresentei concertos no celebrado Carnegie Hall e Lang Recital Hall, em Nova York, e no Kravis Center, em Palm Beach.

GCC: Conte sobre o programa que será apresentado no Graciosa Country Club.

Pablo: Procurei construir um programa musical variado e dinâmico, variando entre obras de formas mais complexas, como a Sonata de Beethoven, até peças mais curtas ou ditas miniaturas, do período romântico e impressionista. Tematicamente, as escolhas das obras orbitam em torno da atmosfera "fantástica", não só com obras do gênero "Fantasia", mas também obras que foram inspiradas em textos ou figuras do mundo do imaginário, como a transcrição de Liszt da canção "Rei Elfo" de Schubert. Esse é o programa do recital, chamado Quasi una Fantasia:

LUDWIG VAN BEETHOVEN Sonata Quasi una Fantasia op. 27

• No. 2 "Ao Luar"

CLAUDE DEBUSSY Clair de Lune /"Clarão da Lua"

SCHUBERT/LISZT: Erlköning /"O Rei Elfo"

HEITOR VILLA-LOBOS "A Bruxa" e "O Polichinelo"

FRÉDERIC CHOPIN Fantasia - Improviso em Dó sustenido menor FRÉDERIC CHOPIN 4 Estudos Op.10

LOUIS MOREAU GOTTSCHALK Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro

com Pablo Rossi 29 DE OUTUBRO I 18H I SEDE SOCIAL

Na entrada do evento, os participantes poderão fazer a doação de 1Kg de alimento à oficia Bom Jesus, da Associação de Caridade Santa Rita de Cássia

57 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
RECITAL DE PIANO

O primeiro curso de graduação do sul do país que prepara pro ssionais para atuar de forma humanizada na gestão de ecossistemas de saúde.

A EXCELÊNCIA EM BUSINESS DO MELHOR CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARANÁ APLICADA AO CURSO MAIS INOVADOR NA ÁREA.

Possibilidade de dupla diplomação com Administração.

Possibilidade de tripla diplomação com instituições internacionais , parceiras da FAE.

Uso de data science para análise de dados e tomada de decisão.

Imersão nacional e internacional em instituições renomadas do setor da saúde.

SABER, FAZER E SER. FORMAÇÃO QUE VALE POR MUITAS. VESTIBULAR

COSME LOCKWOOD GOMM

um dos maiores aviadores militares brasileiros de todos os tempos

Meu tio avô Cosme Lockwood Gomm, filho de Harry Herbert Gomm e Isabel Withers Gomm, nasceu em Curitiba no dia 15 de novembro de 1913. Passou sua infância ao lado de seus pais e irmãos Harry Blas (meu avô), Consuelo, Patricia (Patty), Winston (Winnie) e Percival, na Casa Gomm, então cercada de jardins e bosques, em cujo terreno hoje situa-se o Shopping Pátio Batel. A residência, à época, foi palco de vários eventos que muito contribuíram para a internacionalização de Curitiba. Nela também residiu, por quase meio século, D. Luiza Bueno Gomm (cunhada de Cosme), a primeira mulher a tirar o brevet no Paraná.

Em 1933, Cosme foi estudar em Oxford e alistou-se na Royal Air Force, fato este que viria a esculpir a sua bela e curta passagem na Terra. Ao longo dos anos 30, promoveu inúmeras missões humanitárias na África e Oriente Médio, e, quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, sua missão, já como Wing Commander, foi no front militar até ter sua vida abruptamente ceifada em agosto de 1943, nos céus da Normandia de uma França ocupada.

Para o biógrafo Adriano Baumgartem, autor de obra composta por três volumes sobre a vida e obra de Cosme Lockwood Gomm, trata-se

PARA GANHAR UMA GUERRA, O ESFORÇO DE CADA UM É NECESSÁRIO E O SACRIFÍCIO DE MUITOS É DETERMINANTE

quiçá do maior aviador militar brasileiro de todos os tempos. Todavia, pouco dele se sabe ou se conhece no Brasil; em especial, na sua terra natal Curitiba, ao contrário da Inglaterra e França onde é reconhecido e saudado pelos seus emblemáticos e memoráveis feitos. Em 1941, recebeu a condecoração de D.F.C. (Distinguished Service Cross) das mãos do rei George VI, pai da rainha Elizabeth II e, em 1943, a honraria D.S.O (Distinguished Service Order).

Em julho de 2019, na companhia de familiares provenientes de várias regiões do Brasil, Suíça e Inglaterra, fui a Normandia para uma série de homenagens orgulhosamente preparada pelo governo francês ao Wing Commander Cosme Lockwood Gomm, cujo avião foi abatido em agosto de 1943 naquela que veio a ser sua última missão (de tantas) para ajudar a libertar o mundo do jugo nazifascista.

60 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO LANÇAMENTO CULTURA
61
DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
REVISTA
Gomm no Canadá, com aviões Fairey Battle Mark 1 ao fundo, com os quais ele voou como instrutor de voo Aeronaves Fairey Gordon Mak II, em algum lugar da Transjordânia, em meados de 1937

Ao testemunhar – ao vivo e a cores – o respeito e reverência do povo francês ao “seu herói brasileiro”, acabei vivendo três dos mais surreais dias da minha vida, na pequena cidade de Chuisnes, onde foram encontrados os destroços do avião. Com a participação de representantes dos governos brasileiro, francês e inglês, a família vivenciou emocionantes momentos e imponentes discursos reveladores de perene gratidão ao Comandante Gomm pelos serviços prestados.

Em 15 de agosto de 1943, sua mãe (minha bisavó Isabel) recebera, no dia de seu aniversário, o telegrama com a notícia oficial do governo inglês acerca da morte de seu filho. Dentre outras atividades filantrópicas e assistenciais, Isabel (fundadora da Cruz Vermelha no Paraná) não hesitou em abrir mão da pensão vitalícia a que tinha direito

PALESTRA

O Graciosa receberá o historiador e biógrafo Adriano Silva Baumgartner, para palestra sobre o livro de sua autoria, “Gomm, DSO, DFC - Um Tributo”. A obra conta a história do curitibano Cosme Lockwood Gomm, um dos maiores aviadores militares brasileiros de todos os tempos, morto heroicamente em combate, na França, em 1943.

3 DE NOVEMBRO ÀS 19H I SEDE SOCIAL

Após a palestra, haverá um batepapo mediado por Mauricio Gomm F. dos Santos, sobrinho-neto do piloto da RAF.

do governo inglês (em decorrência do falecimento do filho em combate), em prol de uma Inglaterra dilacerada social e economicamente no day-after da Segunda Grande Guerra.

A forma como Cosme Lockwood Gomm morreu merece especial registro. Atingido o avião Lancaster, prefixo ED998 PO-Y pela flak (artilharia antiaérea alemã), na qualidade de comandante, teve tempo de ceder seu paraquedas ao Sargento James Lee, tripulante mais jovem do voo, que viria a ser o único sobrevivente. Nas celebrações na França em 2019, a família teve um touching encontro com a filha e neta do sargento Lee. O abraço apertado que delas recebi e as lágrimas escorridas dispensavam quaisquer palavras de recíproca apresentação. Deparava-me ali com pessoas até então desconhecidas; mas, ao mesmo tempo, com um mágico e enorme bond (ligação) com a família para todo o sempre. Os restos mortais do comandante Gomm descansam no cemitério britânico de Saint-Désir em Lisieux, nas proximidades de Chartres. Em sua lápide, lê-se: “The great adventure now begins. Not dead, but gone. His name shall live evermore.” (A grande aventura começa agora. Não morto, mas ausente. Seu nome viverá para sempre).

41.3025-1385 E 3025-1325

62 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
Maurício Gomm Ferreira dos Santos Advogado no Paraná e em Nova Iorque
DE PRESENÇA
SECRETARIA
PELOS TELEFONES
LANÇAMENTO CULTURA
CONFIRMAÇÃO
NA
GERAL,
RESPONSABILIDADE SOCIAL SOLIDARIEDADE SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO 64
Ana Camargo e Debora Barboza com as alunas de confecção de bonecas

NO DIA A DIA FAZEM A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITAS PESSOAS

contribuição social

Mais de 15 anos atrás, quando fazia parte da diretoria do Clube, a designer e artista plástica Ana Camargo realizou o primeiro Bazar de Natal do Graciosa, durante a gestão do então presidente João Carlos Ribeiro. “Na época, inventamos várias modas e esse projeto segue até hoje. Foi ampliado, é grande e importante”, conta.

Anualmente, o bazar vende a colaboradores do Clube e à comunidade externa itens doados pelos associados, como roupas, sapatos, brinquedos e objetos para casa. Toda a renda arrecadada é revertida para atender as demandas emergenciais dos funcionários e de instituições amparadas pelo serviço de responsabilidade social do Graciosa.

Da época do início do bazar para cá, Ana seguiu realizando outros trabalhos sociais. No ano passado ela conheceu a Associação de Moradores Santos Andrade, no bairro Campo Comprido, em Curitiba, espaço que ajuda de

diversas formas os moradores da comunidade. Ela começou fazendo doações, acabou passando mais tempo na associação e decidiu ajudar de outra forma: dando aulas e auxiliando mulheres a conquistarem sua própria renda. Desde julho, contribui com dois projetos para aulas semanais: a sala de informática, que foi totalmente estruturada com doações, e a classe das bonecas de pano. Todas as quintas-feiras, nas aulas de confecção de bonecas, as linhas transpassadas na agulha vão unindo os tecidos e a criação vai tomando forma. Por meio do artesanato, as alunas têm a oportunidade de gerar dinheiro de forma prazerosa.

A ideia da turma surgiu da vontade da designer de ensinar algo que as alunas pudessem fazer manualmente e que envolvesse afeto. “Pensei em um item prático e vendável, mas que não remetesse a trabalho. Com a boneca, você coloca toda a sua arte em algo com o qual crianças e adultos vão brincar. É lindo”, afirma Ana.

65 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
COMO AJUDAR A SOCIEDADE COM NOSSAS AÇÕES PEQUENAS ATITUDES Elias
Marcelo

Debora Luisa Moreira Barboza, arquiteta e pedagoga, também é professora voluntária e viaja cerca de uma hora para chegar até o local e ajudar nas aulas. “Fazemos bonecos acolhedores, confidentes, com detalhes que tocam as pessoas”, explica. É a relação humana que a motiva. “É uma maneira de movimentar essa comunidade, um pretexto para unir mulheres que estão com dificuldades sociais, que precisam se fortalecer. Elas não precisam sofrer sozinhas e podem se capacitar aqui. Isso é ser comunidade de verdade”, enfatiza.

Tatiana Reis trabalha há anos com artesanato e participa do curso desde o início. Além de receber os ensinamentos, ela também partilha o que sabe com as colegas e é considerada a melhor aluna.

“Já estou com encomendas de bonecas. Levo para fazer em casa e volto com elas prontas. As aulas são tão interessantes que algumas pessoas vêm porque é um momento que nos ajuda na saúde mental”, conta a artesã.

e há três semanas começou a aprender a fazer bonecas para vender. Ela mora no bairro Santa Quitéria e para chegar à sala de aula anda com sua muleta por cerca de 30 minutos, mesmo debaixo de chuva, como no dia da reportagem. “Estar aqui é uma bênção, é muito especial, pois nós já formamos uma família”, elogia.

No final do ano será realizado um bazar no qual as artesãs venderão tudo que produziram. A maior quantia do valor arrecadado será para elas e parte será destinado para pagar a infraestrutura da instituição.

Para Ana Camargo, o projeto representa um horário de ânimo, por conta da conversa que ela tem com as alunas. “. “É muito prazeroso para mim. Não é porque tenho um pouco mais de condição e consigo ter uma estrutura que sou diferente. Todo mundo é igual, somos seres humanos. E aqui uma ajuda a outra, conta histórias de vida e nos damos força”, reflete a designer.

COMO FAZER O BEM?

" Todo mundo pode ajudar um pouco e ser voluntário de alguma forma. Seja dando uma hora de seu trabalho, oferecendo um carinho, uma conversa. Pode ser uma doação ou um serviço. Por exemplo: se você fizer dois bolos, doe um. Leve para um vizinho ou para quem precisa. A oportunidade para realizar uma doação pode estar ao seu lado. E muitas vezes não é que a pessoa precise de algo, mas é um carinho que faz bem. Quem é que não quer um carinho?"

66 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO SOLIDARIEDADE
Uma nova aluna é Ironi Aparecida dos Santos, que faz crochê Tatiana Reis, que trabalha há anos com artesanato, é considerada a melhor aluna da turma Ana Camargo
RESPONSABILIDADE
Ironi Aparecida dos Santos
SOCIAL
BOM JESUS, 928 | JUVEVÊ *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. OS MATERIAIS DE ACABAMENTOS SERÃO ENTREGUES DE ACORDO COM MEMORIAL DESCRITIVO, À DISPOSIÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS. REGISTRO DE INCORPORAÇÃO R-1-87.752 – PROTOCOLO 359.585. ENGENHEIRO RESPONSÁVEL: RAFAEL LUIZ DE MEDEIROS CREA PR 83.501/D. (41) 3411.1042 PIEMONTE.COM.BR

o mundo maravilhoso

DA LITERATURA INFANTIL

68 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
LEITURA CLUBINHO

Os olhinhos de Mariah e Helena brilham ao manusearem os livros espalhados pelo espaço de brincar que têm em casa. Fábulas, contos de fadas, histórias de princesas e da bíblia tomam conta do ambiente e prendem a atenção das meninas, de 5 e 3 anos, que manuseiam as obras narrando o que veem e contando detalhes, mesmo ainda sem saberem ler. Desde que eram bem pequenas, as irmãs se acostumaram a ouvir as histórias contadas pela mãe, Renata Pereira Chede, e o pai, João Chede Neto, em uma rotina diária. “Todas as noites, no quarto antes de dormir, lemos para a Mariah, fazemos uma oração e apagamos as luzes. Como a Helena é menor e já vai para a cama com bastante sono, costumamos ler os livros durante o dia”, conta Renata, acrescentando que a caçula adora brincar de escolinha e fazer o papel de professora, lendo os livrinhos. “Mesmo que as crianças não sejam ainda alfabetizadas, é importante que tenham a cultura da leitura, pois incentiva na formação do raciocínio lógico. As meninas conseguem inventar histórias e contá-las com começo, meio e fim”.

Milena Ribeiro Martins, professora de Literatura na UFPR, mestre e doutora em Teoria e História Literária e pós-doutora, também acredita que o contato com materiais escritos pode e deve ser feito antes dos pequenos aprenderem a ler, pois, segundo ela, é por meio deste hábito que se desenvolve a linguagem escrita, que é diferente da falada. “Conversar com as crianças é bom, mas não basta para o desenvolvimento completo”, afirma.

Com acesso a diferentes histórias, criatividade é o que não falta na família Chede. João e as filhas costumam se balançar na rede de casa, enquanto o pai simula um barco e conta a história de Moana, personagem da Disney que, com muita coragem, enfrenta ondas gigantes. “A leitura é uma maneira tradicional de alimentarmos a imaginação e o conhecimento, nessa época em que o computador e a internet são tão utilizados”, pontua João.

69 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
CONTATO COM OS LIVROS MESMO ANTES DA ALFABETIZAÇÃO ALIMENTA IMAGINAÇÃO, CONHECIMENTO E RACIOCÍNIO LÓGICO
Marcelo Elias e Lucas Lopes Renata e João Chede Neto cultivam o hábito da leitura com as filhas Mariah e Helena

CLUBINHO

pequenos grandes leitores

Qual criança não gosta de fantasiar com mundos imaginários? Quanto mais lúdica e divertida for a história, melhor. O gosto pela leitura é bem aparente nessa faixa etária, a que mais lê, de acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, feita em 2019 pelo IBOPE em parceria com o Itaú Cultural e o Instituto Pró-Livro. O estudo mostrou que 71% das crianças de 5 a 10 anos leem, e na faixa etária de 11 a 13 anos, o número sobe para 81%. Já na faixa etária dos adultos, a maior porcentagem de leitores está entre os 25 e 29 anos, somando 59% das pessoas entrevistadas.

Para os pais que quererem auxiliar os pequenos a criar uma rotina de leitura, a dica da professora Milena é que eles estejam abertos para os livros e que não sejam feitas muitas imposições. “Temos que introduzir a leitura de forma agradável e, para isso, é preciso que o ato de ler seja importante para os adultos. Eles precisam acreditar na história que estão lendo, pois são modelos. Caso contrário, não irão inspirar as crianças a lerem também”, explica.

A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” mostrou também que a principal motivação das crianças para ler um livro é o gosto pela leitura, diferente dos adultos, que leem tanto por gosto quanto visando ao crescimento pessoal e por motivos religiosos. Para estimular o aprendizado e a leitura dos filhos, Michelle Manzoni Mueller leu para os seus desde os dois anos. “É uma maneira de ir descansando a mente, de diminuir o ritmo no dia a dia”, afirma.

70 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
LEITURA Anna Catharina Körner Ditzel empresta seu primeiro livro na biblioteca do Clube

As pequenas Mariah e Helena se divertem com os livros

Dos dois filhos de Michelle, foi Caio Manzoni Mueller, o filho mais novo, de onze anos, que adquiriu o gosto pela leitura e agora lê sozinho. Além deste momento na escola, ele também empresta livros da biblioteca infantil do Clube.

A professora Milena Ribeiro afirma que é com as páginas escritas que se pode também fortalecer nossa percepção do mundo. “Diferentes histórias fazem as crianças aprenderem melhor sobre as emoções, e com a arte da escrita, elas começam a se sentir pertencentes a uma comunidade. Além de proporcionar conteúdos para momentos de diálogos com familiares, fortalecendo os vínculos”. A mãe de Caio vivencia esta regalia. “Meu filho chega em casa e começa a contar as histórias que leu na sala de aula, então isso também nos aproxima e nos faz ter mais contato e interação”, conta.

Milena Ribeiro Martins

Professora de Literatura na UFPR, mestre e doutora em Teoria e História Literária e pós-doutora

71 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
" Os estímulos do mundo são muitos, então é importante que as crianças tenham tempo com silêncio para tentarem ler. "

Nova biblioteca do Clube conta com quase 500 livros

paixão pelas palavras

A descoberta pelo mundo dos livros foi diferente para Ângela Duarte, que começou a emprestar por conta própria obras na escola onde estudava, desde que aprendeu a ler. “As bibliotecas são espaços maravilhosos para descobertas de novidades, para receber sugestões das bibliotecárias e também para trocar ideias com outros leitores”, acredita. Atualmente, em parceira com Jô Bibas, ela mantém a ONG Freguesia do Livro, que espalha livros pela cidade. Com todo esse contato com diferentes histórias, adverte: “A literatura é um mundo sem fronteiras, e quando você entra nele, não tem mais volta”, brinca. Jô Bibas, escritora de livros infantis, afirma que com páginas escritas temos a possibilidade de formar e encantar pequenos leitores. Foi ainda criança que seu amor pelos livros começou, persistindo até os dias de hoje. “A literatura infantil é a porta de entrada para muito além do gosto pela leitura. Ler não é fácil, exige aprendizagem, dedicação e concentração. Mas continua a ser e será sempre fundamental, pois não há dúvidas de que crianças, jovens e adultos leitores apresentam melhores desempenhos em muitas áreas”, declara.

Com a grande quantidade de livros e produtos infantis à disposição, é importante que os pais, professores ou responsáveis verifiquem a qualidade de cada conteúdo, antes da leitura das crianças. A professora Milena afirma que em Curitiba temos ótimas bibliotecas e livrarias, e que é fácil ter grandes repertórios sem gastar muito e sem ir tão longe. “Só devemos cuidar com a seleção das obras, pois a quantidade de produtos ruins é grande”, pondera.

Apesar disso, por vezes é difícil fazer com que os livros pareçam atrativos, tendo em vista todos os brinquedos atuais. “Os estímulos do mundo são muitos, então é importante que as crianças tenham tempo com silêncio para tentarem ler”, conta a professora, explicando que ler durante a noite não deve ser uma obrigação, e sim uma das possibilidades.

A estudiosa afirma, ainda, que podemos aproveitar diversos momentos para a leitura. “Ler é possível o tempo todo e em vários lugares. Tenha um livro na bolsa e você poderá aproveitar os 30, 15 minutos vagos, fazendo das esperas algo agradável”, opina.

biblioteca infantil

A biblioteca infantil é um espaço colorido e lúdico, com quase 500 obras infantis, no Graciosa Country Club. Localizada próxima ao Clubinho da Criança, foi inaugurada no mês de setembro e oferece um ambiente criado especialmente para os pequenos. Além de emprestar livros e gibis, as crianças também podem usar o ambiente para ler e estudar. Anna Catharina Körner Ditzel, de 11 anos, aproveitou para pegar seu primeiro livro na biblioteca quando estava a caminho de sua aula de piano, no Clube.

72 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
LEITURA CLUBINHO

o tempo para a leitura

“Possivelmente a ausência do livro na vida das crianças seja um reflexo direto da ausência do livro na vida dos pais. Se indagados sobre isso, os pais se desculpam e falam de falta de tempo para leitura. Certo. Ler requer tempo, requer disponibilidade, mental e emocional. E tempo é questão de prioridade.

[...] Desenvolver a empatia e aprender o caminho entre emoção e intelecto são dois dos efeitos colaterais mais importantes da leitura. É a leitura, e mais essencialmente, a linguagem, que permite que comparemos nossas experiências de vida; nesse sentido a leitura é fundamental para que desde cedo a criança compreenda que experiências como crescer, se apaixonar como Julieta e Romeu, enfrentar dificuldades, enfim, são compartilhadas por todos que respiram”.

Liana Leão professora e escritora

Para ler o artigo completo “O tempo para a leitura: subjetividade e literatura infantil”, acesse o QrCode

dicas de leitura da escritora Liana Leão

Leiam, inicialmente, o que lhes dá prazer. Busquem sempre novos sabores. Não busquem as dificuldades e os desafios da leitura, com o tempo, eles virão naturalmente.

73 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
BIBLIOTECA INFANTIL HORÁRIOS SEGUNDA A SEXTA - FEIRA das 9h30 às 12h das 13h às 18h30 SÁBADO das 9h30 à 13h30

sugestão de livros

sugestão

de podcasts

CONTA PRA MIM?

Um podcast para aqueles que amam contações de histórias. Nele, você pode ouvir clássicos da literatura e se encantar imaginando os contos.

PROGRAMA MARITACA

Uma miscelânia de músicas, brincadeiras, conversas, contações de histórias e dicas de livros. Os episódios têm cerca de 20 minutos e fazem as crianças se divertirem.

sugestão de série

QUE CORPO É ESSE?

Canal Futura

É uma série para o público infantil, que faz parte do “Projeto Crescer sem violência”, em parceria com o Unicef e Childhood. Ela ajuda a enfrentar as violências sexuais contra crianças e adolescentes.

sugestão de filme

O PEQUENO PRÍNCIPE 2015

74 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
A PARTE QUE FALTA Shel Silverstein A CANTINA DE DONA CALABRESA Liana de Camargo Leão A COCEIRA DE BARTOLOMEU Josiane Mayr Bibas DIOGO E A MENINA COLORIDA Renata Barrozo Baglioli O MENINO, A TOUPEIRA, A RAPOSA E O CAVALO Charlie Mackes
EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DAS CRIANÇAS, TEMOS RECOMENDAÇÕES DE LIVROS, SÉRIES, FILMES E PODCASTS. PARA VOCÊ E SEUS PEQUENOS!
A associada e escritora Jô Bibas conta histórias na inauguração da biblioteca infantil

mexa-se fazendo o que

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter um estilo de vida saudável, e isso não é novidade. Mas é comum que as pessoas se sintam desmotivadas a se exercitar, sintam que têm pouco tempo na agenda ou, ainda, estejam cansadas do mesmo tipo de treino na musculação ou das mesmas aulas. A boa notícia é que, com pouco tempo e com orientação profissional, é possível ter uma rotina com exercícios diversificados e divertidos, de acordo com as preferências pessoais.

“Existem três perguntas fundamentais a serem respondidas: do que você gosta, o que você precisa e quanto tempo você tem? Por meio de uma avaliação física ou uma conversa com um professor, essas questões são esclarecidas e dentro disso indicamos as atividades mais apropriadas”, explica a gerente do Centro Poliesportivo do Graciosa, Juliana Staub. Ela dá dicas bem interessantes para que todos se exercitem com prazer. “Se você precisa de fortalecimento, mas não gosta de musculação, pode fazer aula de funcional, trei-

namento suspenso, body pump ou localizada. Se não gosta de esteira, tem as opções de spinning, dança, hiit, aula de corrida ou muay thai. Se precisa alongar, pode fazer aula de alinhamento, yoga ou até LPF”, exemplifica.

E opções é o que não faltam no Centro Poliesportivo. Mais de 40 modalidades e 555 aulas semanais são oferecidas aos associados, que, em alguns planos, podem participar de quantas quiserem pagando um só valor. Esse é o caso dos três planos “combos”: musculação e grade de ginástica; musculação e atividades aquáticas; e musculação, ginástica e atividades aquáticas.

“Se você tem uma hora para se exercitar, mesmo que seja uma vez por semana, vá! Podemos adaptar o treino à realidade de cada um, montando, por exemplo, 30 minutos de exercícios que fortaleça, mais 20 minutos de treino cardiorrespiratório com alta intensidade se possível, e finalizar com 10 minutos de alongamento. Tudo isso utilizando todas as possibilidades que temos no CP”, incentiva Juliana.

76 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
MODALIDADES CP
Marcelo Elias CENTRO POLIESPORTIVO OFERECE MAIS DE 40 MODALIDADES E 555 AULAS SEMANAIS
44
77 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
MODALIDADES YOGA RESTAURATIVA
78 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO MUAY THAY MODALIDADES CP ABDOMINAL ALINHAMENTO ALONGAMENTO BODY PUMP FUNCIONAL FUNCIONAL TEENS GLÚTEOS GRUPO DE CORRIDA HATHA YOGA HIIT LOCAL LPF MUAY THAI RITMOS RUNNING GRACIOSA SPINNING TEENS TREINAMENTO SUSPENSO TREINAMENTO SUSPENSO YOGA RESTAURATIVA confira tudo que o CP oferece

555 AULAS SEMANAIS

79 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
TREINAMENTO SUSPENSO
80 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO MODALIDADES CP
BALLET BASQUETE CAPOEIRA FUTSAL - FUTEBOL GINÁSTICA RÍTMICA JAZZ JIU - JITSU JUDÔ KARATÊ SURF VÔLEI
AULA DE VÔLEI
81 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB EXERCITE -SE AVALIAÇÃO FÍSICA ESTÚDIO DE FUNCIONAL ESTÚDIO DE PILATES DE APARELHOS HIDROGINÁSTICA MUSCULAÇÃO NATAÇÃO NATAÇÃO INFANTIL PERSONAL TRAINER TRIATHLON ADULTO WATER RUNNING MAIS INFORMAÇÕES NO CENTRO POLIESPORTIVO OU PELOS TELEFONES (41) 3015-5005 OU 3025-1338 Pense no que você gosta Consulte um professor para verificar suas necessidades Avalie quanto tempo você tem e aproveite-o Exercitar-se pouco é melhor do que nada Dê o primeiro passo e comece! dicas
O GRANDE SUCESSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE CURITIBA ESPERA POR VOCÊ. APARTAMENTOS DE 1 A 4 QUARTOS ALTO PADRÃO INTEGRADO A NATUREZA VISTA DEFINITIVA PARA O LAGO DO PARQUE BARIGUI

LAN Ç AMENT O

A S U A N A TU R E Z A .

O Reserva Barigui está fazendo história. A grande estrela de 2022 não para de vender e os motivos não param de aumentar. Conheça o projeto e conecte-se também com a sua natureza.

R E S E R V A B A R IGU I . C O M A c e s s e e c o n heç a .

poker pelo mundo

sorte é o que menos importa durante um jogo de poker, mas pode ser fator decisivo em algumas situações. Foi assim que José Renato Duarte conquistou o 4º lugar, com uma “mão” improvável – combinação de cartas difícil de ser vitoriosa –, em um torneio do WPT (Tour do Poker Mundial) em Miami, nos Estados Unidos. José pratica o esporte há mais de 10 anos e há quase o mesmo tempo se aventura apostando fora do Brasil.

O jogador já participou de cinco grandes torneios internacionais, dois BSOP — Brazilian Series of Poker — e alguns outros torneios pequenos. Entre todas estas disputas, foi no evento do WPT em 2019 que ganhou um grande prêmio. O torneio de três dias contou com a participação de 3200 pessoas, com um aporte de 600 dólares cada.

84 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO INTERNACIONAL POKER
A BRASILEIROS SE DESTACAM NO CENÁRIO INTERNACIONAL DO ESPORTE

“Estava com uma ´mão´ muito curiosa: dois 7. Não tinha pretensão de ganhar e estava quase indo embora”, afirma José, que jogou all win, ou seja, apostou todas as suas fichas restantes no pote. Foi quando o dealer colocou as últimas cartas na mesa, dois 7, que completaram a jogada do brasileiro.

“Foi uma avalanche quando as cartas viraram. Tudo muito rápido, uma surpresa. Os outros jogadores estavam com pares de A e de K, muito mais valiosos. Mas eu tinha feito uma quadra de 7, uma mão muito especial, de sorte”, relembra. Naquele torneio, um acordo foi feito com os seis melhores jogadores e cada um recebeu uma quantia proporcional às suas fichas. Assim, Duarte saiu com 120 mil dólares de prêmio Existe algo que leva o jogador às suas vitórias: o aprendizado. Ele conta que sempre gostou de estudar. “É curioso, pois eu sempre estudo poker mais do que jogo. Isso é um hobby para mim”.

mundial de poker

Na última Série Mundial de Poker (WSOP), que aconteceu em Las Vegas nos meses de maio e junho deste ano, o Brasil ficou entre os dez melhores em meio aos mais de 120 países participantes, em relação aos valores ganhos e ao número de braceletes conquistados – troféus para os ganhadores. Na série de 2022, os brasileiros receberam a quantia total de R$6.594.283,00 e dois braceletes.

O diretor da BSOP - Brazilian Series of Poker, Devanir Campos, acredita que vivemos em um bom momento do poker nacional, com muitos brasileiros bem colocados no exterior. “Aqui o esporte é novo e demorou para surgir, mas agora está crescendo. É fácil de aprender, gostoso de brincar e podemos jogar em diversas situações”, elogia.

O presidente da Associação Brasileira de Texas Hold’em, Geraldo Campelo, joga poker há mais de 15 anos e reitera que o Brasil está com força no cenário mundial. “Existem muitos times de poker no país, as pessoas têm estudado muito e se aprimorado. Os eventos ajudam a difundir o esporte para o público em

geral e consequentemente os prêmios aumentam, pois há mais participantes”, explica. Campelo também ganhou apostas no exterior. Em 2012 ficou em segundo lugar em um torneio de quatro dias do WSOP, em Las Vegas. Com um aporte de mil dólares, ganhou no final do jogo 300 mil dólares. “Foi algo inesquecível e indescritível. Fui com cerca de 35 amigos e familiares. E claro, os brasileiros sempre fazem muita festa”, relembra. Depois desta e de outras vitórias, Campelo acredita que o poker é um esporte democrático, que possibilita a qualquer pessoa chegar a finais os torneios, com dedicação e estudo.

85 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB Lucas
Lopes
O jogador José Renato conquistou o 4º lugar em um torneio do WPT, em
... o poker é um esporte democrático, que possibilita a qualquer pessoa chegar a finais os torneios, com dedicação e estudo

curiosidades

TORNEIO MAIS LONGO DO MUNDO

De 13 a 15 de dezembro de 2013 aconteceu nas Filipinas o torneio que durou 48 horas, 55 minutos e 58 segundos. O prêmio total era de $71 mil.

POKER NA UNIVERSIDADE

Desde 2013 existe uma disciplina sobre os fundamentos do esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. No curso, os alunos aprendem estratégias que podem ser utilizadas no esporte, nos negócios e na vida.

RECORDE

A maior quantia acumulada foi de $4.5 milhões, no torneio da 31ª Série Mundial de Poker, em 15 de maio de 2000, em Las Vegas.

MUITO DINHEIRO

O valor distribuído nas mesas finais de 2022 da série mundial de poker somou R$ 147.950.675,00 e foi dividido em dez jogadores, sendo três dos Estados Unidos e dois da Inglaterra.

CIRCUITO DE POKER DO GRACIOSA

A expectativa para descobrir o grande vencedor do Circuito de Poker do Graciosa aumenta na medida em que as últimas etapas do ano vêm se aproximando. Luiz Carlos Hauer foi o vencedor da 1ª etapa, em março; José Maderna Ribas sagrou-se campeão na 2ª, no mês de abril; Germano Paciornik venceu a 3ª etapa em maio e José Maderna Ribas foi o campeão da 4ª, no mês de junho. Na 5ª etapa, Germano Paciornik foi novamente o vencedor. Na 6ª etapa do torneio interno do Clube, que aconteceu no mês de agosto, o vencedor foi José Renato Duarte. Na 7ª etapa, do mês de setembro, o premiado foi Juliano Scherman. Os jogadores, que participam da disputa sempre no último domingo de cada mês, na Casa de Festas, ainda competirão nas etapas de outubro e novembro.

86 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO INTERNACIONAL POKER
RAM.COM.BR CAC 0800 730 7060 facebook.com/ramdobrasil Ram ® é marca registrada da Stellantis-FCA US LLC. Juntos salvamos vidas. MOTOR 5.7L V8 HEMI® COM 400 CV RODAS DE LIGA LEVE DE 20” PARTIDA REMOTA E KEYLESS ENTER’N GO BANCOS DIANTEIROS VENTILADOS E AQUECIDOS SOM PREMIUM ALPINE COM 9 ALTO-FALANTES + SUBWOOFER UCONNECT DE 8.4” COM APPLE CARPLAY E ANDROID AUTO S I N T A A F O R Ç A D E U M L E G A D O R E S E R V E A S U A N A D I V E S A PODER INIGUALÁVEL Ou adicione nosso número (41) 9 9225 - 3080 Aponte a câmera para o QR Code e fale conosco via WhatsApp.

RAQUETES TÊNIS

88 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO

ESPORTE

UM GRANDE ALIADO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

EQUIPE DE TÊNIS GRACIOSA VOLTA A GANHAR FORÇA E RESPEITO NO CENÁRIO NACIONAL

Eles têm de 8 a 16 anos e uma rotina bem determinada: acordam cedo, vão para a escola e treinam nas quadras durante duas a quatro horas diariamente. São meninos e meninas da equipe Graciosa de tênis, apaixonados pelo esporte, muitos com o sonho de se tornarem atletas profissionais.

Suzana Faucz é uma delas. Aos 16 anos, tem um currículo extenso na área esportiva, incluindo treinos desde os 6 anos. Ela é uma das atletas do Clube que têm se destacado no circuito nacional. “O esporte me motiva. Viajo por todo o Brasil. Às vezes é cansativo, mas muito bom”, comenta, já com foco num futuro próximo. “Quero tentar uma bolsa de estudos para fazer faculdade nos Estados Unidos, estudar e jogar tênis”, almeja.

Maturidade e determinação são características marcantes nas crianças e nos adolescentes que assumem um compromisso com os esportes.

“Há muitos ganhos com a prática das atividades físicas. As crianças vivenciam situações que as fazem amadurecer emocionalmente e ter objetivos. É um aprendizado espetacular para a vida”, afirma a doutora em Psicologia e especialista em performance para atletas e executivos, Cristiana Tieppo Scala. “Em ambientes de treino saudáveis, os pequenos se tornam mais fortes e têm a autoestima elevada, pois recebem feedbacks continuamente dos técnicos e dos pais, o que os ajuda a formarem suas identidades”, explica.

89 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Marcelo Elias

RAQUETES

FORMAÇÃO E VALORES

A socialização é outro fator importante quando se fala em esportes. José Melhem, de 11 anos, diz que conhecer novas pessoas dá ainda mais ânimo na hora das competições. “Gosto muito de jogar e de fazer amizades. Quero ser um profissional um dia”, planeja. Lidar com as diferenças, com perdas e ganhos e saber que, sem adversário, não há jogo, é algo rotineiro nas quadras. A prática do esporte oferece muitas oportunidades de relações e aprendizagem social, já que as crianças interagem com outras crianças e também com adultos.

O ex-jogador profissional de tênis e atual treinador da equipe principal juvenil do Graciosa, Eduardo Portal enxerga o tênis como um alicerce para formação de caráter, valores e êxito em outros projetos. “O esporte atua como uma ferramenta educacional. Os jovens aprendem não só como ser melhores esportistas, mas também como utilizar melhor o tempo e ter uma rotina mais proveitosa. Quando os desafios acadêmicos e profissionais chegam, eles estão mais maduros”, enfatiza.

O head coach da equipe de tênis Valter Tacashi Mori Filho acredita na meritocracia do esporte. “O tênis é um esporte muito justo. Premia valores como comprometimento, disciplina e honestidade. Quem treina bem, é reconhecido”, garante.

E disciplina é o que não falta nas quadras. Bruno Milani, de 13 anos, treina tênis todos os dias e faz três treinamentos físicos por semana. Praticando o esporte desde os 4 anos de idade, o adolescente sabe bem o que quer. “Tenho que me esforçar e ser disciplinado, para continuar melhorando e um dia ser profissional”, diz, determinado. “Meus pais me incentivam e nunca me forçaram a nada. Escolhi continuar no tênis porque, para mim, é o esporte mais legal que existe”, afirma, sorrindo.

90 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
José Melhem
"
O tênis é um esporte muito justo. Premia valores como comprometimento, disciplina e honestidade. Quem treina bem, é reconhecido. "
Valter Tacashi Mori Filho Head coach da equipe de tênis
TÊNIS

EQUIPE GRACIOSA

Há cinco anos, a equipe Graciosa de tênis contava com apenas 11 tenistas. Hoje são 40, de 8 a 16 anos, e sete profissionais, entre coordenação, auxílio técnico e preparação física.

Os atletas usufruem de um Projeto Federal de Lei de Incentivo ao Esporte, aprovado e captado, permitindo o custeio de materiais de treino, passagens, hospedagens e alimentação para torneios estaduais e nacionais. Uma equipe para lá de competente que vem conquistando excelentes resultados. Suzana Faucz e Júlia Machado, na categoria 16 anos, Augusto Scheidt, Nicholas Meinerz e Bruno Milani, na categoria 12 anos, foram campeões de pelo menos uma etapa do circuito nacional 2022, sendo que Augusto Scheidt é o atual número 4 e José Melhem o número 21 do Brasil na categoria de 12 anos. Ainda, Nicholas Meinerz, que hoje tem 11 anos, na transição do ranking para 2023 passará a assumir o top 10.

Em etapas estaduais, o Graciosa tem dez tenistas que venceram pelo menos um título no ano de 2022. “Para o ano de 2023, o plano é aumentar o grupo de atletas na Equipe, com os pequenos jogadores que estavam na Escolinha do Clube, melhorando cada vez mais esta transição”, planeja o treinador Portal.

91 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Bruno Milani Suzana Faucz

GOLFE para todas as gerações

Durante uma viagem com seus filhos ao Havaí, Guido Murilo do Amaral Garcia viu uma família descendo de uma van para jogar golfe em um campo deslumbrante. Jovens e adultos de diferentes idades estavam sorridentes e animados. Nesse momento, Garcia, que acompanhava um pouco o esporte em clubes e na TV e já tinha vontade de aprender decidiu que, ao se aposentar, se dedicaria ao golfe também. E não tardou para que ele realizasse seu desejo, cerca de 20 anos atrás. “Gostava muito da natureza e o golfe parecia ser muito gostoso. Agora, se tornou melhor do que pensei, pois o esporte me conecta com meus familiares e com o mundo todo”, diz.

Buscando a companhia da família, Guido começou a chamar seus quatro filhos para jogar, na medida em que iam crescendo. Dois deles, Alexandre Murilo Costa Garcia e Cassiano Murilo Costa Garcia seguiram no esporte, mas iniciaram de diferentes maneiras. Alexandre aceitou o convite de seu pai e começou a participar dos treinos aos 12 anos. Logo no início, em 1999, participou de um Campeonato de Iniciantes do Paraná e foi vencedor em seu primeiro torneio. Apesar da vitória, o vestibular o fez pausar o treino. “Com o pretexto do estudo, fiquei 11 anos parado. Mas meu pai novamente me incentivou a voltar”, conta, feliz por conseguir ter momentos saudáveis em família, geralmente nos finais de semana. “Às vezes, o trabalho e a vida são estressantes, então a natureza, a calmaria e a companhia por quatro horas é o que eu procuro”.

A história do irmão de Alexandre foi diferente. Em 2001, Cassiano estava se preparando para casar, mas tinha dúvidas sobre seu futuro profissional. Buscou então seu pai, esperando conselhos. A resposta de Guido foi sagaz: “Tenho quatro horas disponíveis para conversar com você todas as terças e quintas-feiras, no campo de golfe”.

94 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
PRÁTICA ESPORTIVA UNE FAMÍLIAS NOS CAMPOS
TRADIÇÃO GOLFE
Às vezes, o trabalho e a vida são estressantes, então a natureza, a calmaria e a companhia por quatro horas é o que eu procuro
Marcelo Elias e acervo

Não deu outra: Cassiano começou a acompanhá-lo durante os jogos, até que pensou: em vez de ficar só caminhando, é melhor aprender. Quando começou a fazer aulas, se apaixonou pelo esporte. “Até hoje não largo”, brinca, contando que apresentou o golfe também para suas filhas, Bruna e Lívia de Oliveira Franco Garcia. “Comecei a brincar com elas todos os finais de semana, depois que terminava de jogar. Logo começaram as escolinhas, me animei e inscrevi as duas. Como pai, o mais legal de tudo é trazer as meninas para jogar”.

Livia aprendeu, mas parou recentemente. Já Bruna começou a jogar diariamente e se envolveu com o Projeto Juvenil do Clube. “No começo eu não gostava, porque não jogava bem e achava o esporte muito parado. Mas comecei a treinar com meu pai e fui melhorando. Gosto de passar tempo com ele e sem usar o celular”, comenta. Aos 11 anos, Bruna treina diariamente, alguns dias no campo do Clube e outros no simulador que tem em casa. O pai, Cassiano, a leva em muitas competições e aproveita para também jogar, em sua categoria.

95 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Bruna de Oliveira Franco Garcia jogando em Biltmore, Coral Gables, na Flórida Alexandre, Lívia, Bruna e Cassiano Garcia: família reunida em campo

valores e viagens

Para muitos praticantes de golfe, o legado do esporte representa uma oportunidade de compartilhar valores. Para Guido, que conseguiu reunir a família nos campos, esse é uma das poucas atividade físicas que propiciam esse convívio. “O golfe nos permite uma interação social, é algo muito prazeroso, que traz qualidade de vida”, comemora.

Cassiano concorda com o pai, e acrescenta que o esporte também auxilia na educação de suas filhas. “Este ambiente é muito importante para elas, pois aprendem desde cedo como se comportar e ter atitudes desportivas”, diz. O golfista também acredita que o incentivo da atual diretoria

para que os mais novos joguem é importante para que as diferentes gerações estejam no campo. “Isso induz os mais novos a terem um interesse, a treinarem por um objetivo”, afirma.

As viagens com foco nas competições também são uma realidade para a família, que aproveita as férias para conhecer os diferentes campos ao redor do mundo. Eles já foram juntos para Sea Island, na Geórgia, Stramsong, The Boca Raton, The Brakers e Disney, na Flórida, além de todos os campos do Rio de Janeiro. “Meu pai fazia muita questão de que a gente jogasse e conseguiu o que queria: jogar com os filhos, com as netas, inclusive em viagens. Para ele é uma realização muito grande”, afirma Alexandre.

96 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
TRADIÇÃO GOLFE
Guido Garcia e a neta Bruna em viagem aos Estados Unidos

diferenças e equivalência

No extenso e verde gramado do Graciosa Country Club, membros da mesma família disputam entre si, mesmo com diferentes habilidades. No golfe, diferentemente da maioria dos esportes, pessoas inexperientes podem competir com os mais experientes – inclusive com profissionais, de maneira igual e com chances reais de vencer para ambos os lados.

Isso acontece graças ao handicap, uma avaliação do nível dos jogadores. Funciona como uma bonificação: o valor do handicap de cada jogador é descontado do valor do resultado final da partida. Então, na medida em que os jogadores ganham mais experiência e têm melhor desempenho, o valor do handicap baixa. Dessa forma, passa a haver uma equivalência entre níveis e resultados, e os iniciantes têm a possibilidade de cometer erros e mesmo assim ter bons resultados.

Assim, jogadores de diferentes gerações podem desfrutar momentos de disputa entre si, pois sempre haverá paridade entre os jogadores.

Dos inscritos do último Aberto, 64% pertenciam a famílias de golfistas

Com estes momentos de prática em grupo, a paixão pelo esporte vai sendo repassada de geração em geração. No Graciosa Country Club, grande parte dos jogadores começou a praticar a modalidade pela tradição familiar. No último Aberto de Golfe, 64% dos sócios inscritos pertenciam a famílias de golfistas.

“É um prazer jogar com três gerações da família, se concentrando e conversando. São oportunidades ímpares. É ótimo ter tempo de convívio, ainda mais em uma época em que as pessoas ficam muito no celular”, afirma a capitã de golfe Angela Ninno Leite, que vem de uma família que pratica o esporte há quatro gerações.

97 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Pablo Vaz

serviço ambiental do

98 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO ÁREAS VERDES

campo de golfe

CAMPO DE GOLFE DO GCC NO CICLO DAS ÁGUAS DE CURITIBA

Quando chegamos no Clube, observamos a beleza do nosso campo de golfe. Aquele gramado verde sem fim, circundado e entremeado por árvores e canteiros de flores, além dos espelhos de água onde pássaros se banham – um espaço único. Mas você sabia que além de uma função estética e esportiva, o campo de golfe também tem uma função ambiental? Áreas permeáveis são fundamentais para a manutenção do ciclo da água.

Todos lembramos do ciclo da água, mas nem sempre estamos atentos a nossa paisagem diária e como ela influência neste processo. Para rememorar, a água que está na atmosfera condensa e precipita. Uma vez na superfície, ela tem dois caminhos para seguir – o superficial ou o subterrâneo. Assim, o campo de golfe, por ser uma área permeável, permite que a água infiltre e abasteça o lençol freático – aquela água contida no solo, sendo área de recarga de aquíferos rasos e profundos.

O campo de golfe é ainda mais emblemático para o ciclo da água pois, em função do seu relevo junto com a grande área de infiltração, possui uma pequena nascente que drena suas águas para o córrego Juvevê – afluente direto do rio Belém. Algumas pessoas já presenciaram, inclusive, que em dias de chuvas torrenciais forma-se um verdadeiro rio que desce do campo de golfe em direção à portaria secundária e que “deságua” no baixio da rua Clóvis Bevilaqua.

99 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Lucas Lopes O

VERDES

Faz pouco tempo, a prefeitura terminou as obras de aumento das galerias pluviais do córrego Juvevê, evitando enchentes na região. Enchentes são causadas principalmente pela ocupação humana na área de várzea dos rios, que é sujeita a inundações periódicas e naturais, somada a impermeabilização do solo por esta ocupação que impede a infiltração, aumentando o escoamento superficial em eventos de chuva forte. Com o aumento da vazão das galerias pluviais, toda a água que não infiltrou é direcionada para áreas onde o rio pode receber este fluxo. Deste modo, as águas que precipitam em grandes chuvas sobre o campo de golfe e não conseguem ser absorvidas, seguem para estas galerias e correm sem interferência até o rio Belém.

Portanto, o campo de golfe presta um serviço ambiental de relevância para o córrego Juvevê e sua bacia hidrográfica, contribuindo ambientalmente para toda a região.

No verde sem fim, o campo de golfe guarda também outras paisagens

100 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO ÁREAS
Geóloga, Doutora em Análises Ambientais, Diretora da Fundação J. J. Bigarella para a Estudo e Conservação da Natureza e da Gaia Ciência consultoria em Geociências. Maria Carolina Stellfeld
102 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO PRÓXIMOS EVENTOS AGENDE-SE 3. PALESTRA SOBRE O LIVRO “GOMM, DSO, DFC –UM TRIBUTO Sede Social 5. TORNEIO DE POKER –8ª ETAPA Casa de Festas 5. TAÇA MENSAL DE GOLFE Campo de Golfe 5. TROCA DE FIGURINHAS DA COPA Biblioteca Infantil 9. RODA DE LEITURA Biblioteca 9. TAÇA OLDBENA Campo de golfe 10. CIRCUITO BEST GOLF FEMININO Campo de golfe OVEMBRO N 12. FESTIVAL DAS ESCOLINHAS DE TÊNIS 4ª ETAPA PUB 12. TROCA DE FIGURINHAS DA COPA Biblioteca Infantil 17. PALESTRA COM MARY DEL PRIORE Sede Social 20. MARATONA DE CURITIBA –ESTRUTURA DO CP NA PROVA 23. RODA DE LEITURA Biblioteca 24. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E PALESTRA COM ZIG KOCH Sede Social 27. TORNEIO DE POKER –9ª ETAPA Casa de Festas 30. TEA TIME Sede Social
103 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB 1 a 23. TENNIS CAMP PUB 3. FESTA DO ESPORTE/ABERTURA DO VERÃO 7. RODA DE LEITURA Biblioteca 12 a 23. COLÔNIA DE FÉRIAS Clubinho da Criança 10. FESTA DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO ESCOLINHA DE TÊNIS PUB 10. FIELD DAY DE GOLF Campo de Golfe 11. TORNEIO DE POKER –10ª ETAPA Casa de Festas 24/9 a 17/12. XLIV TORNEIO DE NATAL DE TÊNIS Quadras de Tênis PRÓXIMOS EVENTOS EZEMBRO D CHEGADA DO PAPAI NOEL CLUBINHO DA CRIANÇA O Natal está chegando e um evento especial está sendo preparado para comemorar a data. No dia 10 de
acontecerá a tão
chegada do Papai Noel no Clubinho.
de contar
a presença do bom velhinho, as
participar de uma sessão de cinema com pipoca no gramado, a partir das 18 horas. 10 / 12 31. RÉVEILLON Sede Social
dezembro
esperada
Além
com
crianças poderão

dê manoel de barros de presente

Ofim de ano está acenando ali da esquina. Nos próximos meses ainda seremos convidados para muitos aniversários e demais festividades, além do Natal, é claro.

Eu sou alguém que gosta de dar livros de presente. Minha enteada diz que “livro sozinho não é presente”. Não serei bobo de discordar dela. E vou aproveitar a deixa para recomendar a combinação livros mais um bom vinho, caixa de chocolates, flores e outras possibilidades mais.

Também me permitam uma sugestão especial. Na hora de escolher, presenteie alguém com livros do Manoel de Barros. Caso ainda não tenha lido este poeta magnífico, compre um exemplar para você também. Estou certo de que nas agradáveis e charmosas livrarias da Vila e Arte & Letras você encontra os títulos dele.

Uma rápida nota biográfica: Manoel de Barros passou a infância no Pantanal e a adolescência no Rio de Janeiro.

No começo da vida adulta, exerceu a profissão de advogado e foi sócio de uma corretora de imóveis. Esteve em Nova Iorque e na Europa, onde viu de perto o que na época de mais moderno e vanguardista se produzia em arte.

Já casado, foi morar na fazenda da família. Por anos, dedicou-se mais à labuta no campo do que à escrita. É no Pantanal, entretanto, que a linguagem de Manoel encontra sua fonte primeva e se define estilisticamente.

Ele diz em um dos seus poemas: “as coisas que não têm nome são mais pronunciadas por crianças”. De fato, ao se apropriar da linguagem infantil, a sua poesia acaba por “criançar” nosso idiota. Para isso, ele erra propositalmente a norma culta, entorta, modifica semântica e sintaxe, faz verbo virar substantivo e vice-versa, abusa

(que bom) de neologismos. Mesmo sendo tão ousada, sua obra nunca soa inacessível ou obscura.

Manoel de Barros se dedicava à escrita pela manhã, religiosamente, das sete às onze. E adorava uma bebidinha ao cair da tarde. No seu livro Memórias Inventadas, escreveu: “sempre compreendo o que eu faço depois que já fiz. O que sempre faço nem seja uma aplicação de estudos. É sempre uma descoberta”.

Fica o meu convite para esta descoberta.

104 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO CRÔNICA
do GCC
Escritor
e associado
Luiz Felipe Leprevost Kraw Penas
* Ilustração
livro
do
"Exercícios de Ser Criança"
DESCUBRA UMA PAUSA NA ROTINA E SURPREENDA-SE. PATIOBATEL

2021 . 2023

PRESIDENTE

Tobias de Macedo

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Roberta Alencar Comodo

VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO Nelson Luiz Velloso Filho

DIRETOR DE BIBLIOTECA Adalberto Scherer Filho

CAPITÃO DO GOLFE Alvaro de Quadros Neto

DIRETORA DE TÊNIS E BEACH TENNIS

Ana Victoria Sperandio Santos

CAPITÃ DO GOLFE Angela Ninno Leite

DIRETOR DE SUSTENTABILIDADE Aristides de Athayde Bisneto

DIRETOR JURÍDICO

Carlos Alberto Farracha de Castro

DIRETOR JURÍDICO ADJUNTO Carlos Eduardo Maranhão Santana

DIRETOR DE INFORMÁTICA Carlos Henrique Hupe Schwabe

DIRETOR OUVIDOR Claudio Calluf

DIRETOR DE TÊNIS Cosme Bueno Gomm Filho

DIRETOR SECRETÁRIO Eduardo de Oliveira Franco

DIRETOR DE SAUNA Guilherme Godinho Zornig

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO Isabela Cabral França Vidal

DIRETOR DE ESPORTES AQUÁTICOS João Ricardo T. Von Borell du Vernay

DIRETOR DE OBRAS José Maria de Pedrosa Junior DIRETOR DE PADEL Leonardo Costa Hauer

DIRETORA CULTURAL Liana de Camargo Leão DIRETOR DE SEDE Luiz Affonso Borrelli Costacurta DIRETOR MÉDICO

Luiz Eduardo de Aguiar Marques DIRETOR DE SEGURANÇA Marco Demeterco

DIRETOR DE GASTRONOMIA Marcos Natel Muller

DIRETORA DE PADEL

Mariana Vieira Buffara Volpi

DIRETOR DE GOVERNANÇA Mauro Leitner Guimarães Filho

DIRETOR DE PATRIMÔNIO Nagib Georges Fattouch

DIRETORA DO CLUBINHO DA CRIANÇA Nicole Molteni Lopes

DIRETOR DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nobile Scandelari Junior

DIRETOR DE PLANEJAMENTO

Octavio Augusto de Leão Buchi

DIRETOR DE POKER

Oscar Dias Pimpão Junior DIRETORA DO CENTRO POLIESPORTIVO

Rafaela de Oliveira Castro Correa

DIRETOR DE SQUASH

Roberto Teixeira de Freitas

DIRETOR DO CENTRO POLIESPORTIVO

Roger Wolf Pedroso

DIRETOR DE OPERAÇÕES Saulo Bertoldo

COORDENADORA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Sueli Marlene Steffen Gossling

CONSELHO DELIBERATIVO

PRESIDENTE . Guilherme Jacques Teixeira de Freitas

VICE-PRESIDENTE .

Tarcisio Araújo Kroetz 1º SECRETÁRIO .

Angela Negrão Torres Gomes 2º SECRETÁRIO .

José Eduardo Moraes Sarmento

MEMBROS NATOS

Fernando Antonio Miranda, Geroldo Augusto Hauer, Rubens Pinho, João Carlos Ribeiro, Nelson Menicucci Rezende, João Manoel de Oliveira Franco, Glaucio Fernando Bley Filho, Gustavo Mussi Milani, Antonio Alves de Araújo Filho, Gerson de Sá Tavares Filho, Jorge Nacli Neto, João Candido da Cunha Pereira, Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas, Cleverson Marinho Teixeira, José Candido Muricy, Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk

CONSELHEIROS ELEITOS

Abdon Jorge Uadi, Alberto Accioly Veiga Filho, Alexandre Nelson Ferraz, Ana Luiza Demeterco Santos, Andre Diniz Affonso da Costa, Carlos Alberto Santos Pinho, Carlos Andre Monks Schwabe, Carlos Eduardo de Leão Rosenmann, Cassio Fernando de B. Prestes, Cosme Bueno Gomm, Freddy Jacques S. Lima Kesselring, Gilberto Guimarães Monastier, José Aristeu Pereira Neto, José Eduardo Moraes Sarmento, José Hillani, Juliana Vellozo Almeida Vosnika, Laudálio Veiga Filho, Luiz Afonso Coelho Hauer, Maria Amélia de C. Kastrup Richter, Omar Camargo Filho, Paula Carneiro Bettega, Paulo Henrique Braz Tha, Renato Wolf Pedroso, Ricardo José Iglesias Teixeira, Ricardo Müeller e Rubens Curi

CONSELHO FISCAL

Alexei Affonso Schrappe Antoniuk, André Luiz Malucelli e João Lucas Odebrecht

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Aureliano Pernetta Caron, Bernardo Luiz Duarte e Juliano Allegretti Zanoni

GRACIOSA COUNTRY CLUB / Av. Munhoz da Rocha, 1146 tel. 41 3015.5005

SECRETARIA GERAL

De segunda a sexta, das 9h às 19h. RAMAIS: 1325, 1385 e 1367

CLUBINHO DA CRIANÇA Segunda das 8h40 às 12h50.

De terça a sábado das 8h40 às 18h20. Domingo e feriados das 8h40 às 17h20.

RAMAL: 1383

SECRETARIA DO TÊNIS

De segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábado, das 8h às 15h. Domingo e feriados das 8h às 14h. RAMAIS: 1337 e 1348

SECRETARIA DO GOLF

De segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 8h às 16h20. Domingo, abre apenas em dias de torneio. RAMAIS: 1361, 1380 e 1387

STARTER

De terça a domingo, das 7h às 9h. RAMAL: 1360

SEC. DO CENTRO POLIESPORTIVO

De segunda a sexta, das 7h às 20h. Sábado, das 9h às 13h. Domingo e feriados, fechado. RAMAIS: 1352 e 1338

RAVI CAFÉ

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas. Sábado das 9h às 14h. Domingo e feriados, fechado. RAMAL: 1354

SAUNA MASCULINA

De segunda a sexta, das 14h às 21h45. Sábado e feriados, das 14h às 21h45. Domingo, fechado. RAMAIS: 1353 e 1375

BARBEARIA

De segunda a sábado, das 15h30 às 22h. Domingo, fechado. RAMAL: 1324

SAUNA FEMININA Segunda, das 13h às 19h. De terça a sábado, das 10h às 19h. Domingo, fechado. RAMAL: 1457

ACQUA SPA E SALÃO DE BELEZA Segunda das 13h às 19h. De terça a sábado das 9h às 20h. Domingo, fechado. RAMAL: 1378

BIBLIOTECA De segunda a sexta, das 9h às 18h30. Sábado das 9h30 às 13h. Domingo, fechado. RAMAL: 1335

RESTAURANTE E BAR DA SEDE De segunda a sábado, das 18h às 22h (exceto terças-feiras). Terça-feira, das 19h às 22h. Domingo, das 11h30 às 17h. RAMAL: 1322

RESTAURANTE DO GOLF De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15 horas. Sábado, das 12 às 16 horas. Domingo, fechado. RAMAIS: 1336 e 1330

BAR DE PASSAGEM

Aos sábados buffet de café das manhã das 7h às 9h. De terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábado das 9h às 21h. Domingo das 11h às 19h. RAMAL: 1347

RESTAURANTE DO TÊNIS

Segunda-feira, das 12h às 20h. Terça a sábado, das 8h às 20h. Domingo, das 8h às 19h. RAMAL: 1373

CASA DE FESTAS

De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. RAMAL: 1333

106 SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO
GESTÃO
DIRETORIA
JUNTOS SALVAMOS VIDAS. Um serviço que não deixa sua vida parar. Conheça nossos benefícios e produtos. LE LAC (41) 3330-2500 Rua Des. Westphalen, 3790 LE PARC (41) 3331-6500 Rua General Mário Tourinho, 1424 LE LAC PEUGEOT 3008 MAIS POTÊNCIA, CONFORTO E TECNOLOGIA Motor Turbo THP de 165 cv Painel Digital de 12,3'' com GPS integrado Central Multimídia de 10'' Bancos em couro com massageador e aquecimento Sistemas de segurança Aponte seu smartphone para o QR e saiba mais. AGENDE SEU EMOTION DRIVE.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.