


É com grande alegria que me dirijo a você neste momento especial, em que assumo pela terceira vez a presidência do nosso querido Graciosa. Agradeço profundamente o apoio e a confiança depositados em mim e em nossa diretoria, formada por pessoas altamente qualificadas e comprometidas em dar o seu melhor com responsabilidade e sensibilidade às demandas dos associados com total transparência na condução do clube.
Nesta edição da revista, celebramos com orgulho o nosso tradicional Baile de Aniversário, que marcou os 98 anos de história do clube — uma noite memorável que também foi palco da cerimônia de posse da nova gestão para o biênio 2025-2027.
Apresentamos também as Debutantes de 2025 em um lindo ensaio fotográfico. As imagens capturam não apenas a beleza das nossas jovens associadas, mas também reafirmam a continuidade de uma herança cultural que segue encantando gerações.
As atividades esportivas, sociais e culturais continuam com intensidade e entusiasmo. Estamos preparando novos eventos e ações para o segundo semestre, que promete ser repleto de alegria, integração e momentos especiais para todos.
Receba meu abraço afetuoso e o convite para juntos seguirmos fortalecendo os laços que fazem do Graciosa um espaço de convivência, tradição e bem-estar.
GLAUCIO BLEY FILHO Presidente
3 EDITORIAL
14 SOCIAL
Graciosa celebra 98 anos com festa black tie e posse da Nova Diretoria. Tradicional Festa Junina reúne famílias em um dia repleto de brincadeiras e comidas típicas.
Um editorial cheio de charme apresenta as 37 Debutantes de 2025.
94 CASA DA MÉMORIA
Diretoria entrega espaço dedicado à conservação cultural da história do clube.
98 BIBLIOTECA
Duas palestras movimentaram a Sede Social, com importantes nomes do cenário nacional e internacional.
122 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Conheça as instituições amparadas no período.
128 CLUBINHO DA CRIANÇA
Festividade em comemoração ao Dia das Mães encanta com programação especial.
136 POKER
Confira o que rolou na 3 e 4ª etapa.
140 CP
Associados se destacam no esporte, com resultados expressivos nacional e internacionalmente.
150 GOLFE
Maio e junho marcados por grandes celebrações: torneios emocionantes e muitos hole in one agitaram o período.
164 RAQUETES
Torneios importantes começam a movimentar a temporada 2025 em todas as modalidades de raquetes. Clínica de Tênis com importantes nomes do cenário nacional e internacional movimentam as quadras.
JORNALISTA RESPONSÁVEL / Caroline Nogarolli > MTB 5271 PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO / Ideale Design FOTO DA CAPA / Lucas Lopes VENDA DE PUBLICIDADE / Saltori Mídia Estratégica > renato@saltori.com.br 41. 99996.9995 / 99265.9995 IMPRESSÃO / Maxigráfica
A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.
Somos família, tradição e história
Somos o imenso amor pelo clube
Somos reconstrução, somos irmãos, somos união
Nosso projeto tem forma e propósito
E as ideias, consistência
Nosso trabalho será intenso e o diálogo, aberto
O clube nos inspira, nos impulsiona
Nos traz vida, ideias, projetos
Que sejamos instrumentos para a promoção do bem e da alegria
Celebremos a renovação, a beleza de estarmos juntos
Desejamos que haja sempre
espaço para divergir
E para unir
Que a dedicação ao Graciosa sempre prevaleça
E que honremos a nossa história
Mais conforto, menos espera e uma experiência de diagnóstico com a confiança que você merece.
O DAPI é uma das poucas clínicas no Brasil a oferecer essa combinação de tecnologias avançadas em diagnóstico por imagem.
No dia 16 de junho, foram realizadas na Sede Social as eleições que elegeram a nova gestão para o biênio 2025-2027. O processo eleitoral correu de forma transparente e democrática, onde os associados titulares exerceram seu direito ao voto, refletindo o comprometimento de todos com o futuro.
Ao ser encerrada a votação, a Comissão Eleitoral retirou-se para a contagem de votos, que foi transmitida em circuito interno de TV e finalizada cerca de duas horas depois, elegendo a Chapa União Graciosa. Com expressiva votação, foram eleitos Glaucio Bley Filho para presidente, Gustavo Milani, vice-presidente, Paula Carneiro Bettega, vice-presidente administrativa e Leonardo Gomm Fantin, vice-presidente financeiro.
Em seu discurso logo após a divulgação do resultado, o presidente eleito, Glaucio Bley Filho, ressaltou a diferença que as mulheres e os jovens fizeram na campanha, demonstrando muito empenho e engajamento. Finalizou agradecendo àqueles que apoiaram e conduziram a chapa à vitória
Quais são as estratégias do Graciosa para manter uma gestão financeira saudável, especialmente em tempos de incerteza econômica?
No aspecto financeiro seguiremos com bastante cautela, porém pretendemos evoluir com um olhar cada vez mais voltado para o sócio, sem onerar desnecessariamente.
Devido à regularização de algumas obras – principalmente a do novo estacionamento – teremos um grande gasto junto aos órgãos públicos e junto à prefeitura. Ainda não temos esse levantamento preciso, mas são valores altos e isso inclui a obrigação de reformar nossa Sede Social, que é uma sede histórica e o órgão ligado ao patrimônio histórico exige que seja reformada. Junto a isso estamos considerando, também, a possibilidade de ampliação da Biblioteca, que é um espaço muito procurado pelo sócio.
Como o clube pode melhorar a experiência dos associados nas atividades diárias, seja nas áreas de esportes ou nos eventos sociais?
Vamos retomar as palestras, que foram um importante legado das minhas duas gestões anteriores e também da gestão do Gustavo Milani, atual vice-presidente do clube. Essa iniciativa trouxe ao Graciosa grandes nomes do esporte, da cultura e da sociedade, e queremos dar continuidade a esse trabalho já nos próximos meses.
O que você espera da sua diretoria, nesta gestão?
A minha diretoria conta com total apoio da presidência, tanto da minha parte quanto dos vice-presidentes. Nosso objetivo é que cada diretor tenha as condições ideais para desenvolver seu setor da melhor forma possível. Para isso, garantiremos autonomia na condução dos trabalhos, sempre com responsabilidade e alinhamento à diretoria geral.
Queremos que cada associado se sinta à vontade para perguntar, opinar e contribuir. Nosso objetivo é construir um clube verdadeiramente participativo.
Não acreditamos em decisões tomadas a portas fechadas, restritas apenas ao presidente ou aos vice-presidentes. Valorizamos a opinião de toda a diretoria, dos conselheiros e, principalmente, dos associados. Estamos abertos a sugestões, críticas construtivas e novas ideias; todas serão sempre muito bem-vindas
No golfe, estamos programando uma revisão significativa do campo, novamente com a consultoria do arquiteto Dan Blankenship, responsável pelo redesenho do campo durante minha gestão anterior. Oito anos depois, entendemos que é o momento ideal para avaliarmos, com base na experiência acumulada, possíveis ajustes e melhorias. O olhar técnico e sensível do Dan será fundamental para propor adaptações que o tempo naturalmente revela e garantir a excelência do nosso campo para os próximos anos.
Algumas decisões estratégicas serão debatidas e votadas em conjunto, como é natural em uma gestão colegiada, mas confiamos plenamente na competência e no comprometimento de cada diretor.
Qual a mensagem que o novo presidente do clube gostaria de enviar para os associados do Graciosa?
Que acreditem na nossa gestão. A votação expressiva que recebemos demonstra o forte apoio da maioria dos associados, e isso nos motiva ainda mais a trabalhar com transparência e diálogo.
Queremos que cada associado se sinta à vontade para perguntar, opinar e contribuir. Nosso objetivo é construir um clube verdadeiramente participativo. Não acreditamos em decisões tomadas a portas fechadas, restritas apenas ao presidente ou aos vice-presidentes.
Valorizamos a opinião de toda a diretoria, dos conselheiros e, principalmente, dos associados. Estamos abertos a sugestões, críticas construtivas e novas ideias; todas serão sempre muito bem-vindas.
O mais importante é que o Graciosa cresça com a união de todos, com os sócios participando de forma efetiva no dia a dia do clube.
Com uma sofisticada festa black tie, foram comemorados os 98 anos do clube em uma noite inesquecível, marcada pela posse da nova gestão para o biênio 2025-2027, no dia 12 de julho, na Sede Social.
A cerimônia de comemoração iniciou com discurso de agradecimento e despedida do vice-presidente administrativo Gustavo Tacla (2023-2025), que passou o comando para o presidente eleito Glaucio Bley Filho. Em seu discurso, Bley citou alguns pilares que nortearão seu mandato, como a união e o trabalho em equipe, falou da preocupação em preparar o clube para as gerações futuras - na ocasião representada pelo seu
neto Guilherme Bley Merlin, que com orgulho recebeu a missão de representar também seu primo Gustavo Bley Pimenta, (que não pôde estar presente), simbolizando a união e o respeito pela família. Encerrada a solenidade, a celebração continuou com requintado jantar e o tradicional parabéns com icônico brinde da diretoria.
A noite seguiu com música ao vivo com o cantor Mauricio Manieri, que reproduziu clássicos nacionais e internacionais, o que deu o tom perfeito para uma animada e festiva pista de dança, onde os convidados puderam celebrar e desfrutar da noite em grande estilo.
ODia das Mães foi comemorado com muita emoção, carinho e gastronomia especial no tradicional almoço de domingo, que reuniu famílias inteiras para celebrar esta data tão especial do nosso calendário no dia 11 de maio.
A Sede Social foi decorada com delicados arranjos com flores brancas e hortênsias sobre as mesas. Ao chegarem, as mães recebiam uma rosa vermelha em singela homenagem. O evento teve patrocínio da construtora Embraed, que realizou o sorteio de três bolsas da grife Armani entre as associadas presentes. As vencedoras foram Luciana Hepp, Luciane Rincoski e Soraya Skard.
Recheada de gostosuras, looks modernos e alegria, a edição de maio do tradicional
Chá da Tarde lotou o salão da Sede Social na última quarta-feira do mês, dia 28.
Além do buffet de salgados, tortas, doces e bolos, o evento contou com o desfile da Dilla’s Moda Casual, que teve nossas belas associadas como modelos.
Já para o tão esperado sorteio de brindes, as marcas Ideli Oui, de cosméticos, e a Clínica Besser de estética contribuíram, destinando produtos para a ação.
Na noite do dia 12 de junho, sócios e convidados foram recebidos à luz de velas para um romântico jantar em celebração à data. Cada detalhe foi pensado com carinho, e a Sede Social foi delicadamente decorada em tons vermelhos. A trilha sonora que embalou a noite ficou a cargo do artista Gui Tosin, acompanhado de violão e violoncelo.
Um dos eventos mais aguardados por todos, a Festa Junina reuniu famílias inteiras que trouxeram seus filhos para brincar e se divertir no dia 28 de junho na nova área do PUB. Com muita comida típica e banda com música caipira, a festa marca o encontro de velhos amigos e propicia a integração para novas amizades e confraternização entre gerações. Diversão garantida para todas as idades!
Os pequenos puderam se deliciar com a variedade de atividades oferecidas a eles, e toda animação das recreações – teve touro mecânico, guerra de
cotonetes, tobogã inflável, pula-pula, piscina de bolinhas, pescaria, argola, futebol inflável, camarim de pintura com o Clubinho da Criança e o tradicional desfile de trajes típicos, reunindo a criançada na passarela.
A apresentação de Quadrilha ficou por conta das Debutantes de 2025 e seus pares, que fizeram bonito. A coreografia ficou a carga do professor Mike, do Centro Poliesportivo.
O evento contou com o apoio da empresa VAPZA, que forneceu as canjicas e arroz para o delicioso arroz doce.
LINE UP 2025
Na noite do dia 07 de maio a diretoria social recebeu no Restaurante do Golfe as Debutantes e familiares para apresentar o Line up 2025 em um delicioso jantar. Nele foram apresentadas algumas das atividades que farão parte da extensa agenda, entre elas o ensaio fotográfico que nesta edição estará apresentando as 37 meninas. Esse é um dos momentos mais aguardados, pois as fotos produzidas nele irão materializar a essência da passagem dos 15 anos.
AUTOMAQUIAGEM TORRITON
Aula de automaquiagem com os profissionais do Torriton do Pátio Batel. Durante a dinâmica, elas aprenderam a preparar a pele e técnicas para realçar a beleza individual de cada menina.
ORQUIDARIA ROSITA
Em visita à Orquidaria Rosita, no São Lourenço, elas puderam aproveitar um tempo junto à natureza, apreciar e conhecer exemplares da flora da Mata Atlântica.
Durante o momento, desfrutaram de um delicioso lanche e muito bate-papo. Ao final, em parceria com a diretoria de Sustentabilidade, elas receberam pacotes de adubo orgânico, produzido pelo clube.
Na visita guiada pelo museu, as debutantes conheceram a história e exposição Re-Selvagem, da artista francesa Eva Jospin, e um pouco mais de seu trabalho em uma aula especial. Durante o passeio também puderam conhecer um pouco sobre o funcionamento deste importante espaço do cenário nacional, que recebe artistas do mundo todo.
DO ENCONTRO ENTRE
DUAS FAMÍLIAS, NASCE
UM ÍCONE INTERNACIONAL
UMA CELEBRAÇÃO SENSÍVEL, AFETIVA E FEITA A MUITAS MÃOS
Inspirado nos tradicionais mercados sazonais europeus, o Mother’s Vintage Souq transformou a Sede Social em um espaço de afeto, beleza e memória. Em sua terceira edição, celebrou o amor das mães com tons outonais e o charme das folhas que caem das árvores no outono, compondo uma decoração delicada e cheia de significado.
Um dos detalhes mais especiais foi a escolha por usar folhas verdadeiras, recolhidas cuidadosamente no campo de golfe do clube, trazendo ao ambiente um toque de poesia e um olhar para a sustentabilidade. Nada foi por acaso: cada elemento do espaço ajudou a contar uma história afetiva e consciente.
A curadoria do ambiente foi assinada pela arquiteta Ângela Chinasso, que trouxe leveza, texturas naturais e uma composição visual encantadora.
A produção, realizada por Naty Fogaça, garantiu
a fluidez e o cuidado na execução de cada detalhe — do mobiliário às experiências sensoriais.
O design gráfico e o marketing do evento ficaram sob responsabilidade de Bettina Martinelli, que traduziu o conceito do souq em uma identidade visual, elegante e alinhada à proposta do evento.
A comunicação integrou de forma harmoniosa marcas autorais, expositores e o público do clube, criando uma conexão verdadeira entre todos.
Com o apoio da então diretora de Qualidade Gracia Iatauro Céspedes, o Vintage Souq reafirmou seu propósito de ser mais do que uma feira: uma verdadeira experiência de conexão entre gerações, histórias e emoções.
“Ver o clube ganhar vida com esses eventos, ver as famílias graciosanas caminhando, sorrindo e se emocionando é, sem dúvida, a maior recompensa”.
NOSSO AGRADECIMENTO ESPECIAL AO NOSSO PATROCINADOR E APOIADORES:
TODESCHINI GETÚLIO VARGAS
Patrocinadora do Mother’s Vintage Souq, que trouxe ao nosso mercadinho o charme e a elegância de ambientes planejados de alto padrão. Com seu olhar único para transformar espaços em sonhos realizados, a Todeschini encantou com propostas apaixonantes e personalizadas — a perfeita sintonia entre design, funcionalidade e afeto.
ME MOVELARIA E GARBO LOCAÇÕES
Trouxeram charme e elegância com mobiliários que valorizaram cada cantinho do nosso mercadinho.
LABONNI VELAS
Encantou com suas velas cheias de afeto e significado, iluminando a nossa atmosfera.
LAPLANTA STUDIO
Trouxe vida ao evento com um paisagismo que combinava perfeitamente com o outono.
SPOT GASTRONOMIA
Fez tudo ainda mais especial com seus sabores únicos e apresentação impecável na nossa mesa de degustação.
KAYU HOME E TEIA CONCEITO
Trouxeram o charme e o aconchego dos seus móveis autorais, que deram o tom e o mood do nosso mercadinho, transformando cada cantinho em um cenário cheio de personalidade.
CLÍNICA NAUTILUS
Completou a experiência com muito cuidado e beleza, presenteando nossas convidadas com mimos estéticos pensados para realçar o que elas têm de mais bonito
PATROCÍNIO
No dia 07 de junho, após 10 meses de obras, o Graciosa celebrou a entrega do novo Complexo de Estacionamento, Quadras de Padel e Futebol. A inauguração aconteceu em um evento festivo, marcado pelo descerramento da placa oficial pelo então presidente João Carlos Ribeiro, acompanhado pela diretoria, que deu início às atividades esportivas no novo espaço. Com 5.952 m² de área construída, o local foi planejado para atender
aos desejos de muitos associados, especialmente quanto à ampliação das vagas de estacionamento. A estrutura conta com um elevador exclusivo, facilitando a circulação entre os ambientes e a acessibilidade, facilitando também o aceso a outras áreas do clube como o Centro Poliesportivo, Clubinho da Criança, Golfe e SPA. A obra representa mais do que uma expansão física: é um avanço significativo na experiência de quem vive o Graciosa no dia a dia.
Dav Pilkey
Jeff Kinney
Kyla May
POR RENATA BARROZO BAGLIOLI
O romance “Laços”, do escritor napolitano Domenico Starnone, ganhador do Prêmio Strega de 2001, me surpreendeu no decorrer da linha narrativa. O escritor inicia o enredo na voz da esposa que se vê traída pelo marido, o qual se aproxima após um longo período em busca de reconciliação (ou seria perdão!?).
A narração em segunda pessoa é de uma fidedignidade elogiável para um escritor, visto que consegue incorporar os sentimentos do universo feminino com naturalidade. Nas páginas seguintes, usamos as lentes do marido e dos filhos do casal, e podemos acompanhar os traumas e imperfeições que os acompanham por suas vidas a partir das escolhas que fizeram ou de que foram vítimas. Um laço os une, e isso fica ecoando ao longo do romance.
Dúvidas pairam se a esposa do escritor, Anita Raja, estaria por trás do pseudônimo de Elena Ferrante (misteriosa autora da tetralogia “Duas Amigas”), dadas algumas coincidências sobre os personagens e tramas dos livros recentemente publicados por ambos.
Emma Yarlett
Julia Donaldson
*Renata Barrozo Baglioli, ex-diretora das Bibliotecas e membro da Academia Feminina de Letras do Paraná e da Academia de Letras do Brasil - Seccional Paraná
biblioteca
No dia 11 de junho, o Graciosa recebeu o jornalista e cientista político Fernando Luis Schüler, um dos grandes filósofos contemporâneos, para falar sobre o tema “Democracia e Liberdade”. O evento foi realizado pela Diretoria de Biblioteca e contou com o apoio da Galápagos Capital, representada pelo diretor e associado Marcelo Coppla, que conduziu um bate-papo após a escuta atenta da palestra pelo grande público presente.
Schüler falou sobre a importância de se manter a harmonia e independência entre os poderes, conforme assegurado constitucionalmente, e destacou a necessidade de desenvolvermos, cada vez mais, o senso
crítico, ainda mais no momento delicado em que vivemos de restrição da liberdade de expressão. O palestrante frisou, ainda, a importância de identificarmos notícias falsas e sugeriu a leitura da obra “A Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt, disponível para empréstimo na Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto.
Essa palestra encerrou um ciclo de mais de 18 eventos realizados, incluindo temas diversos: Viagem, Literatura, Filosofia, Economia e Política. O importante é seguirmos lendo, uns aos outros, lendo o mundo. Segundo Winston Churchill “Todas as grandes coisas são simples, e muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade, justiça, honra, dever, piedade, esperança.”
SOBRE O PALESTRANTE: Ganhador do Troféu Liberdade de Imprensa, em 2017, é colunista da Veja e curador do projeto Fronteiras do Pensamento, que promove debates sobre temas contemporâneos.
Em meio a debates acalorados sobre as mudanças climáticas, a preservação do meio ambiente e a exploração das riquezas naturais, há políticos e entusiastas hasteando a bandeira pela exploração sustentável da Amazônia. Para tratar deste tema, a Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto convidou o jornalista e escritor alagoano José Aldo Rebelo Figueiredo, ex-ministro de quatro pastas do Governo nas últimas duas décadas, grande conhecedor do território brasileiro. Como escritor, o político Aldo tem diversos livros publicados, sendo os mais recentes “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada” (2021) e “Amazônia: A Maldição de
Tordesilhas - 500 anos de cobiça internacional” (2024). Nesta obra, tratada na palestra que reuniu mais de 150 associados, Rebelo discorre sobre a presença da Amazônia na geopolítica internacional, abordando questões históricas e desafios da atualidade para se manter essa região rica em biodiversidade em meio a um cenário de mudanças climáticas e ganância internacional. Na entrada do salão principal, na Sede Social, os presentes puderam conhecer uma pequena amostra da Exposição Amazônia Mundi, trazida ao clube pelo Departamento de Sustentabilidade, contando com uma canoa amazônica, artefatos e livros relativos à região.
HOMENAGEM
No final de semana em que se comemorou o Dia das Mães, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato homenageou as mães com muita música e cartinhas de amor escritas pelos pequenos leitores. A oficina de musicalização ficou por conta da musicista e professora Taís Schäfer, que embalou as crianças nos diversos instrumentos musicais - alguns, inclusive, inusitados, como os canos e materiais de sopro. Os presentes puderam aproveitar um mini café da manhã servido no local ao som de saxofone e da música: “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.
Nos últimos 12 meses, mais precisamente no período de 02/05/2024 até 23/06/2025, foi observado um aumento expressivo no movimento da biblioteca infantil, com 13.923 atendimentos registrados e 3.805 empréstimos de livros.
As informações não representam apenas números e sim um passo importante no desenvolvimento intelectual e emocional das novas gerações, com uma mudança de hábitos extremamente benéfica ao desenvolvimento de novas habilidades como vocabulário, concentração, empatia e senso crítico.
POR DRA. ESTELA FRANZON Fisioterapeuta Dermatofuncional
Aadolescência é um território de descobertas. O corpo muda, os pensamentos se multiplicam, as emoções se intensificam e, com tudo isso, nasce um novo olhar para si mesma. É uma fase em que a construção da identidade passa pelo espelho – e não apenas por vaidade, mas por um desejo legítimo de se reconhecer e se cuidar.
Entre tantas transformações, a pele se torna um espelho fiel do que se passa por dentro. Os hormônios oscilam, a oleosidade aumenta, a acne pode surgir e, muitas vezes, tudo isso vem acompanhado de inseguranças e dúvidas. É comum que as adolescentes busquem soluções rápidas ou que repitam rotinas vistas nas redes sociais, sem saber se aquilo realmente é indicado para elas.
Por isso, mais do que falar em estética, é preciso falar em educação para o autocuidado. A pele jovem, por sua vitalidade e estrutura ainda em formação, não precisa de intervenções complexas. O que ela mais se beneficia é de uma rotina simples, equilibrada e gentil. Limpeza adequada, hidratação leve, proteção solar e, acima de tudo, consistência. São esses pequenos gestos, repetidos ao longo do tempo, que constroem uma base saudável para o futuro.
Também vale lembrar que o cuidado com a pele não se resume a produtos ou tratamentos. Ele começa com
o conhecimento do próprio corpo, passa pela alimentação, pela qualidade do sono, pelo gerenciamento do estresse e até pelas relações sociais. Adolescência é sinônimo de intensidade, e isso reflete diretamente na saúde da pele.
Algumas técnicas suaves podem ser bem-vindas, desde que orientadas por profissionais e com foco na prevenção e na saúde. Uma limpeza de pele criteriosa, o uso de máscaras calmantes em momentos de sobrecarga ou procedimentos que promovem luminosidade sem agressão são exemplos disso. Mas o mais importante é que qualquer escolha venha acompanhada de informação e consciência – nunca de imposição ou pressão estética.
Cuidar da pele, nessa fase, pode ser um convite ao equilíbrio. Um jeito de aprender, desde cedo, que a beleza não é perfeição, mas presença. Que o autocuidado não é vaidade, mas respeito. E que sentir-se bem na própria pele é um processo que começa dentro, com acolhimento e tempo.
Adolescência é transformação – e o cuidado com a pele pode ser parte disso, não como correção, mas como conexão.
E nunca esqueça, tão importante quanto o cuidado é um profissional qualificado para orientações, cuidado e acompanhamento.
CPOR ELIS CABANILHAS
Jornalista especialista em vinhos
hegou recentemente ao Brasil o champagne
Veuve Clicquot La Grande Dame 2018, a expressão máxima em borbulhas da maison com a Pinot Noir. A La Grande Dame 2018, vigésima quinta safra da cuvée, é a expressão de um savoirfaire centenário e de um ano sem precedentes, que ofereceu uma maturidade das uvas próxima da perfeição.
O ano de 2018 foi marcado por condições climáticas contrastantes. Após um inverno particularmente chuvoso, o verão foi longo, quente e ensolarado. Essas condições resultaram em uma colheita excepcional, generosa e de alta qualidade. Essa qualidade beneficiou amplamente as Pinot Noirs, acentuando sua profundidade e precisão, revelando um equilíbrio harmonioso entre frescor e complexidade aromática. O resultado é um vinho com alma luminosa. Sua cor brilhante, seu estilo profundo e preciso é marcado por uma finesse sutil e fresca, expressas por meio de uma revigorante salinidade. Aromas intensos emergem em uma fragrância delicada de cítricos, com lembranças de limão, lima, combinados a frutas brancas, realçadas por notas florais.
La Grande Dame personifica a paixão de Madame Clicquot pela Pinot Noir. Ela descrevia essa variedade como “a única capaz de produzir vinhos de finesse e frescor inigualáveis”. Madame Clicquot foi pioneira na produção dessa uva, como comprovam os arquivos da Maison. Já na década de 1820, cartas e registros contábeis revelam que ela produzia vinhos brancos a partir de uvas tintas de Bouzy.
Barbe-Nicole Clicquot-Ponsardin, também conhecida como “a Grande Dama de Champagne” ou mais comumente Viúva Clicquot, sempre enfatizou a importância da delicadeza e da precisão ao prensar as uvas tintas para obter vinhos de qualidade. Convencida do potencial único da Pinot Noir, ela a colocou no centro da identidade enológica da Veuve Clicquot, adquirindo dez dos doze vinhedos icônicos da Maison. Essa escolha ousada continua a moldar a alma das cuvées. Esses vinhedos históricos estão localizados principalmente na Montagne de Reims, berço da melhor Pinot Noir de Champagne.
O champagne chega ao Brasil com o valor sugerido de R$ 1.600,00.
Recebemos no dia 15 de maio um cenário da exposição Amazônia Mundi, uma experiência imersiva que convida o público a mergulhar na riqueza da maior floresta tropical do mundo. Mais do que uma mostra artística, foi um chamado à conscientização. Esta exposição pretende se instalar no Jardim Botânico em novembro deste ano e a escolha do período não é casual: neste período o Brasil sediará a COP30 em Belém, colocando a Amazônia no centro das discussões globais sobre clima. Esta exposição chega para preparar o terreno, mostrando por que a floresta é insubstituível — não apenas para o Norte do país, mas para o equilíbrio ambiental do Brasil e do mundo.
A Amazônia é muito mais que árvores e biodiversidade. Ela funciona como um gigantesco regulador climático, bombeando umidade para a atmosfera e alimentando os chamados rios voadores — correntes de ar carregadas de vapor que viajam milhares de quilômetros e garantem chuvas no Sul, Sudeste e até em países vizinhos.
Sem essa umidade, regiões como o Paraná enfrentariam secas mais severas, prejudicando a agricultura e o abastecimento de água. No entanto, o desmatamento descontrolado está interrompendo esse serviço ambiental vital. Dados recentes mostram que a Amazônia já perdeu mais de 20% de sua cobertura original, e cada hectare destruído afeta diretamente o clima, intensificando eventos extremos, como estiagens prolongadas e tempestades devastadoras, com impactos catastróficos para a economia e a vida das pessoas. Entre as ameaças à floresta, o garimpo ilegal se destaca como uma das mais devastadoras. Milhares de garimpeiros invadem terras indígenas e unidades de conservação, contaminando rios com mercúrio, destruindo margens de cursos d’água e deixando um rastro de pobreza e doença. Só na Terra Yanomami, uma das áreas mais afetadas, estima-se que 30 mil garimpeiros operam ilegalmente, intoxicando comunidades inteiras e dizimando a vida aquática.
O mercúrio usado no garimpo não fica restrito à Amazônia - ele entra na cadeia alimentar e pode chegar até nossa mesa através de peixes contaminados.
A Amazônia Mundi não apenas alerta sobre esta destruição, mas também celebra a floresta como um patrimônio cultural e científico. Mais de 180 povos indígenas desenvolveram saberes profundos sobre as plantas, os animais e os ciclos naturaisconhecimentos que hoje inspiram desde a medicina moderna até soluções sustentáveis de manejo florestal. A mostra traz artefatos, biojoias e cerâmicas que contam histórias milenares, além de revelar como a ciência contemporânea está descobrindo na Amazônia potenciais curas para doenças, novos alimentos e princípios ativos revolucionários.
Em um momento em que o mundo debate como frear a crise climática, a mostra surge como um convite: entender a Amazônia é o primeiro passo para protegê-la. Saiba como apoiar a exposição através do email contato@funabi.org.br
VOCÊ SABIA?
Os rios voadores da Amazônia são responsáveis por até 70% das chuvas no Sul e Sudeste brasileiro.
PROTEGER A AMAZÔNIA
NÃO É SÓ SALVAR ÁRVORES
DISTANTES – É GARANTIR
ÁGUA NA SUA TORNEIRA
Odepartamento de Sustentabilidade promoveu no dia 09 de maio uma atividade de manejo das colmeias das abelhas sem-ferrão, que ficam no jardim do Centro Administrativo. Durante a dinâmica, ministrada pela veterinária e especialista em abelhas sem-ferrão, Débora Pacheco, associados puderam conhecer como funciona uma colmeia por dentro. e entenderam a importância dessas abelhas para o meio ambiente e aprenderam como cuidar de um jardim de abelhas. Após, puderam degustar o delicioso mel produzido por elas.
Meu nome é Fagner Antonio Braga de Brito, tenho 35 anos de idade, sou casado há 15 anos e tenho 2 filhos. Sou natural de Eldorado/MS. Morávamos numa fazenda e aos meus 4 anos meus pais vieram para Curitiba em busca de melhores condições de vida e de estudo para meu irmão.
Com 11 anos de idade comecei a trabalhar, entregando panfletos de mercado no bairro onde eu morava, em Colombo.
A minha história com o clube teve início em 2005, quando eu tinha 15 anos. Um amigo me falou que tinha uma oportunidade para trabalhar como boleiro, no tênis. Permaneci por dois anos e meio sendo boleiro da professora Claudia Surugi. Essa oportunidade abriu as portas para meu futuro. Nessa época os meus pais se separaram e eu passei ajudar financeiramente a minha mãe. Após esse período, surgiu uma oportunidade de atendente no vestiário masculino do tênis, pois o antigo colaborador, “Seu Estevão”, havia se aposentado. Agarrei a oportunidade e lá trabalhei por mais dois anos. Nessa época aprendi a me relacionar com os sócios, melhorar minha comunicação e ampliar minha visão sobre o Graciosa.
Em 2009 surgiu uma vaga no Almoxarifado: participei do processo interno de recrutamento e seleção e fui aprovado. Iniciei como auxiliar de almoxarifado e em 2012 fui promovido ao cargo de almoxarife, no qual permaneci até 2022. Foram 12 anos trabalhando neste setor, onde aprendi o lado operacional do clube, os controles, balanços anuais e inventários mensais. Atuei diretamente com o quadro funcional, atendendo todos os setores do Graciosa.
a competência de negociação, a qual continuo evoluindo e exercendo com afinco até hoje.
No período de 2023 a 2024 foi a vez de aprimorar meu desempenho profissional. Participei da 1ª turma do PLG – Programa Liderar Graciosa, treinamento que me possibilitou desenvolver a liderança, comunicação, controle emocional, ou seja, me preparou para os desafios da gestão de pessoas.
Como responsável pelo setor de suprimentos eu participo de reuniões com a diretoria e gestores, recebo auditorias nos setores que coordeno e realizo grandes negociações para o clube, sempre com o objetivo de conseguir o melhor preço e a melhor qualidade.
Em 2022 participei novamente de um recrutamento interno e fui atuar como assistente de compras. Nesse setor passei a atender tanto a diretoria quanto os funcionários.
Em 2023 fui novamente reconhecido pelo clube e recebi a promoção ao cargo de supervisor de suprimentos, função que responde pelo almoxarifado e compras. Neste novo desafio tive que aprimorar
Neste ano de 2025 ministrei minha primeira palestra para o Programa Capacita Aí, que prepara e desenvolve os jovens aprendizes do clube para o mercado de trabalho. O objetivo da palestra foi mostrar minha história profissional e apresentar as competências necessárias para atuar como supervisor de suprimentos em uma organização. Finalizei minha palestra reforçando que não basta querer ser, tem que ser o mais correto possível, pois o profissional de suprimentos não está lidando com o que é seu e sim, cuidando do patrimônio da empresa.
Meus valores são: honestidade, retidão de caráter, ética, hombridade. Esses são os princípios básicos que meus pais me ensinaram desde cedo. Esses valores foram, são e sempre serão fundamentais para a minha profissão e minha vida.
A partir do momento que você assume um compromisso, ele deve ser honrado com ética e sabedoria. Esse é o meu lema, é o que eu passo diariamente para minha equipe e para meus filhos. Hoje posso falar de cabeça erguida que, devido à educação dos meus pais e as oportunidades que eu tive no clube, pude escolher e seguir um caminho correto e de vitórias! Sou grato ao Graciosa! As minhas conquistas foram graças à valorização e reconhecimento que o clube me proporcionou.
No dia 12 de maio foi realizado mais um processo seletivo de Jovens Aprendizes. Com a finalidade de “escolher/selecionar” o candidato mais adequado, ele tem o objetivo social de “ensinar” o jovem profissional a participar de um processo seletivo, mostrar o que deve conter o currículo, vivenciar uma dinâmica de grupo, elaborar uma redação, falar em público, ou seja, é uma imersão/treinamento para sua carreira profissional. Temos a certeza de que todos os jovens que participam do processo seletivo, mesmo os que não foram aprovados, sairão desta seleção com maior conhecimento sobre o mercado de trabalho. É importante ressaltar que 80% dos jovens aprendizes do clube são efetivados após o programa de aprendizagem. E, também, que o GCC é “case” de sucesso no CIEE/PR, sempre sendo convidado a fazer apresentações sobre a gestão diferenciada e positiva do programa.
No dia 27 de maio foi iniciada a implantação do Programa de Avaliação de Desempenho.
A então diretora de DHO, Carla Virmond Mello, ministrou o primeiro treinamento aos gestores e responsáveis por áreas do clube.
OBJETIVO / A avaliação de desempenho visa fornecer feedback construtivo, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
BENEFÍCIO / A avaliação de desempenho contribui para a tomada de decisões sobre promoção, realocação, treinamentos e desenvolvimento profissional.
IMPORTÂNCIA / A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para a gestão de pessoas e para o desenvolvimento da cultura organizacional.
A avaliação acontecerá anualmente e todos os colaboradores serão avaliados pelos seus líderes.
Nos dias 09 e 10 de junho foi realizada a Blitz de Segurança do Trabalho nas dependências do clube.
Esta foi uma ação da CIPA+A (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho) gestão 2024-2025, juntamente com o setor de DHO, com foco na observação e avaliação das práticas de segurança no local de trabalho. O principal objetivo foi identificar potenciais riscos, verificar o cumprimento
das normas e promover a conscientização sobre segurança entre os colaboradores. Com ações desta natureza, fortaleceremos cada vez mais a cultura da segurança no trabalho e conscientização de todos sobre a importância do uso, higienização e armazenamento correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Os meses de maio e junho foram movimentados no departamento de Responsabilidade Social, que conseguiu atender a diversas instituições com as mais variadas demandas emergenciais.
Atua na modalidade de abrigo institucional para crianças até 02 anos de idade, que foram afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva. Doação de 120 latas de leite, roupas infantis e fraldas descartáveis. responsabilidade social
COMPLEXO DE SAÚDE
PEQUENO COTOLENGO
Faz acolhimento de longa permanência de mais de 200 pessoas com múltiplas deficiências, em risco social. Atendendo pedido emergencial da Instituição, foram doados 500 litros de leite.
LAR O BOM CAMINHO
INSTITUTO
PARANAENSE DE CEGOS
Trabalha há quase 80 anos para possibilitar o desenvolvimento integral e a inclusão social das pessoas com deficiência visual. Recebeu 367 kg de alimentos e 145 litros de leite.
Ajuda animais em emergência a encontrar um novo lar, através da criação de conexões com ongs, abrigos e tutores de animais. Foram doados 462,6 kg de ração animal e 150 litros de material de limpeza.
A entidade presta assistência a 470 pessoas, em todo o estado, que sofrem com fibrose cística, doença genética que afeta a parte respiratória e digestiva. Foram doados materiais de escritório, produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos.
Serviço de convivência na Vila Torres que atende crianças até 14 anos, possibilitando que tenham seus direitos garantidos e se desenvolvam de maneira segura e acolhedora. Recebeu 460 kg de alimentos e roupas infantis.
Distribui refeições para pessoas que se encontram em situação de rua. Combate a fome através da solidariedade. Recebeu 300 kg de alimentos, 300 litros de leite, 100 kg de ração animal e cobertores.
E AMIGOS DOS SURDOS (APAS)
Atende aproximadamente 100 pessoas surdas e seus familiares, orientando na educação, saúde, assistência social, acessibilidade e ingresso no mercado de trabalho. Foram doados 185 kg de alimentos, 236 kg de material de limpeza e mais 2.124 itens de material de higiene.
LAR DONA VERA
Presta atendimento a crianças encaminhadas pelo Poder Judiciário sob medida de proteção, por estarem em situação de risco pessoal e social.
A pedido, foram doadas 70 latas de leite NAN 1 de 800g e 200 litros de leite integral.
Atende 300 crianças em vulnerabilidade e suas famílias na Comunidade Nova Tiradentes, na CIC, ao lado do aterro sanitário. Recebeu 100 cobertores, roupas infantis e 650 itens de higiene pessoal.
Organização comunitária que atende crianças e adolescentes de comunidades carentes em situação de vulnerabilidade, em Almirante Tamandaré. Foram doadas roupas infantis e 437kg de alimentos.
Atende crianças com AME (Atrofia Muscular Espinhal). Recebeu uma máscara de oxigênio infantil para G.A.C. de 5 anos e um andador Nimbo com cinto pélvico para N.D.P de 02 anos.
Presta todo o acompanhamento e apoio a mulheres que estejam enfrentando a doença. Foi atendida com 100 chinelos, 500 produtos de higiene pessoal (sabonete, creme hidratante, fio dental, escova e pasta de dente, papel higiênico) e alimentos.
Ainda no mês de junho também foram doadas: 358 cestas básicas para as instituições: Asilo Recanto do Tarumã, Patronato Santo Antônio, Cantinho da Misericórdia, Associação Sonhar, Associação Curitibana de Apoio Integral ao Excepcional, Associação Solar Ita Wegman, Projeto Rango de Rua, Lar Iracy Dantas de Andrade, Projeto Taquari e Casa Pró-Vida Mãe Imaculada.
5.305 fraldas para as instituições: Lar Moisés, Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, Asilo Recanto do Tarumã, Projeto Enxoval Bebê Solidário e Lar Hermínia Scheleder.
750 kg de ração animal para Instituto Arcanimal e protetores independentes.
60 latas de leite em pó para o Serviço de Hematologia e Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas.
POR DRA. FERNANDA CABRAL BONATO 1 e BRUNA GUND 2
1 Doutorada em Psicologia pela UFPR
2 Estudante de Psicologia pela UFPR e Especialista em Terapia Cognitivo Sexual
“Por que o pipi do papai é maior que o meu?”
“Pra que serve a camisinha?”
“Por que a mamãe sangra todo mês?”
Essas são perguntas reais, feitas por crianças pequenas, e que costumam deixar adultos desconcertados (e não é por acaso).
Muitos de nós crescemos em contextos em que o corpo, o prazer e a sexualidade eram envoltos em tabu, medo e silêncio. Por isso, é natural que ao escutar esse tipo de pergunta, o primeiro impulso seja fugir do assunto. Mas o que talvez nem todos saibam é que essas perguntas não são sobre sexo... pelo menos, não no sentido adulto que aprendemos a dar a essa palavra!
De forma geral, essas perguntas expressam uma curiosidade natural, um desejo genuíno de entender o mundo, os corpos e os afetos que nos cercam. São alguns dos primeiros sinais de que uma criança está, de maneira espontânea e saudável, vivendo a sua sexualidade - de forma totalmente diferente dos adultos.
Quando falamos de sexualidade na infância, estamos falando, por exemplo, sobre autocuidado, percepção corporal, busca por afeto, limites, construção da identidade e dos vínculos. Por isso, responder com silêncio, vergonha ou mentiras gera na criança um sentimento de que o assunto é proibido, perigoso ou vergonhoso, o que pode gerar não só culpa, mas também desinformação.
Por outro lado, quando abrimos espaço para o diálogo, estamos mostrando que perguntar é seguro, que o corpo não deve ser motivo de medo, e que crescer com respeito por si e pelos outros é um direito de todas as pessoas, desde cedo. Inclusive, você sabia que esse é um dos motivos que fundamentam o uso do termo “educação em sexualidade” e não “educação sexual”?
Realizar um processo de educação em sexualidade não é ensinar (somente) sobre sexo, mas sim ensinar uma pessoa a conhecer o próprio corpo, nomear sensações, colocar limites e, ainda, respeitar o tempo do outro. É falar de afeto, vínculos, cuidado, empatia e desenvolver um processo de conhecimento que envolve a saúde física, emocional e relacional.
Um ponto importante, e muitas vezes negligenciado, é que a sexualidade não começa na adolescência. Ela acompanha a pessoa desde o nascimento e se expressa na forma como nos relacionamos com o próprio corpo e com o outro, como desenvolvemos autoestima, respeito e empatia. É por isso que uma criança que se toca não está “se masturbando” como um adulto; ela está apenas descobrindo seu corpo, percebendo que algumas partes provocam sensações diferentes. E a resposta, aqui, não deve ser o susto nem o silêncio. Deve ser o diálogo, como por exemplo: “Filho/a, sei que você está sentindo algo bom, mas isso é algo que a gente faz quando está sozinho. Se quiser, pode ir para o seu quarto.” Isso é um exemplo de educação em sexualidade: oferecer palavras que nomeiam sentimentos, ao mesmo tempo em que acolhem, orientam e cuidam. Além disso, essa é uma orientação que pode ser integrada com muita naturalidade do mesmo modo que instruímos sobre privacidade em outros contextos, por exemplo: “Sabe quando a mamãe vai ao banheiro e fecha porta porque não gosta que as pessoas fiquem olhando ou conversando com ela? É a mesma coisa!”. Embora seja esperado que essa abordagem desperte dúvidas em um primeiro momento, ela facilita a integração da educação em sexualidade nas demais áreas da vida desta família.
Desenvolver um processo de educação em sexualidade é também oferecer proteção de verdade, pois ensina uma criança que “seu corpo é seu”, que “há carinhos bons e carinhos maus”, ou ainda,
que “segredos que doem devem ser contados”. A educação em sexualidade é uma das formas mais eficazes de prevenir violências sexuais e promover autonomia e segurança emocional. Afinal de contas, se uma criança não aprende que não há problemas em ter curiosidade e cuidado com todas as partes do seu corpo, como podemos esperar que ela se desenvolva, quando jovem ou adulta em uma relação respeitosa, segura e (sim!) prazerosa com quem ama?
Pode ser difícil, mas adotar uma postura de interesse e curiosidade sobre a perspectiva da criança em relação às descobertas sobre o seu corpo ajuda a deixar esse processo mais leve.
Da mesma forma que é comum se interessar pelas pequenas histórias do cotidiano, como o que ela aprendeu na escola ou com quem brincou, também é possível ser receptivo a mais esse assunto. Essa abertura constante comunica, na prática, que ela conta com uma rede segura e disponível. E é justamente esse vínculo que vai fazer diferença quando ela crescer.
vira base para decisões mais sérias, como sobre se relacionar com responsabilidade, respeitar os próprios limites e os dos outros, fazer escolhas com consciência e buscar relações que sejam seguras e afetuosas.
O
silêncio,
ao contrário do que
muitos imaginam, não protege; ele desinforma, isola e, por vezes, adoece. Por isso, a educação em sexualidade precisa começar em casa, com escuta atenta, respostas honestas e afeto
Ao chegar na adolescência, ela vai começar a viver situações mais complexas, com emoções novas, desejos, dúvidas, escolhas. E se ela já entendeu, desde pequena, que você está por perto não só para corrigir, mas também para escutar e acolher, é a você que ela vai recorrer quando tiver medo, quando tiver curiosidade, quando errar e precisar de ajuda.
É aí que entra a importância de continuar presente - mesmo que o assunto mude, mesmo que o corpo mude, mesmo que a forma como ela se expressa também mude. A educação em sexualidade na adolescência é, na verdade, uma continuação do que já vinha sendo feito lá atrás, quando foi ensinado que não se toma à força um brinquedo do coleguinha, que o “não” do papai e da mamãe deve ser respeitado, que é preciso cuidar de si e dos outros, pedir desculpa, nomear os sentimentos. Tudo isso, que parecia coisa de criança, agora
É natural que esse momento traga receios, especialmente porque, na adolescência, a sexualidade começa a se manifestar de formas mais parecidas com a da fase adulta. Mas isso não significa que os pais devem sair de cena. Pelo contrário: é agora que o/a adolescente mais precisa saber que pode contar com a sua família. Isso não quer dizer abrir mão dos seus valores ou aceitar tudo que esse/a adolescente faça. Quer dizer manter o canal aberto, escutar sem julgamento, sustentar conversas que transmitam cuidado e proteção, e, ao mesmo tempo, reconhecer que ele/a está se tornando uma pessoa com opiniões próprias, desejos e projetos. Negar ou silenciar esse processo não o/a impede de acontecer - só o faz acontecer às escondidas, com mais riscos e menos apoio. Por isso, participar é a melhor forma de proteger.
Para terminar, perceba que falar de sexualidade exige preparo, escuta, tempo e orientação. Quando deixamos de abordar a sexualidade no desenvolvimento infanto juvenil, deixamos crianças e adolescentes à mercê de informações distorcidas, muitas vezes vindas da internet, da pornografia, de colegas da sua idade que também não entendem muito bem sobre o assunto ou de discursos violentos e descontextualizados. O silêncio, ao contrário do que muitos imaginam, não protege; ele desinforma, isola e, por vezes, adoece. Por isso, a educação em sexualidade precisa começar em casa, com escuta atenta, respostas honestas e afeto. E precisa continuar nas escolas, com profissionais preparados, em ambientes que respeitem o desenvolvimento de cada criança e adolescente e trate o assunto por meio de respeito, consentimento, afeto, autocuidado, limites e liberdade.
Em celebração ao Dia das Mães, o Clubinho promoveu um evento muito especial com uma imersão no mundo dos aromas, aguçando a sensibilidade olfativa das convidadas em uma vivência única. Conduzida pela perfumista e botânica Pamela Dalla, a experiência apresentou o perfume exclusivo “Cheiro de Mãe”, criação desenvolvida especialmente para este momento. Com notas olfativas cuidadosamente elaboradas, o perfume traduz a afetividade e o aconchego que envolvem a figura materna.
A programação contou ainda com momentos culturais de grande sensibilidade como a apresentação de ballet clássico com a encantadora Valsa das Flores, interpretada pelas alunas do clube e conduzida pela professora Savanna.
A atmosfera do evento foi enriquecida pela apresentação do músico e flautista Bruno Velasco, que trouxe ainda mais emoção ao ambiente.
A experiência sensorial foi complementada por uma proposta gastronômica que dialogava com o conceito olfativo do evento, oferecendo aos associados sabores que evocavam memórias e despertavam sentimentos, em perfeita harmonia com a temática proposta, combinando arte, cultura, fragrâncias e afeto, a essa importante comemoração.
Na tarde do dia 7 de junho, o Clubinho da Criança, em parceria com a Biblioteca Infantil, proporcionou às famílias uma extraordinária experiência que uniu ciência, imaginação e encantamento.
Com um planetário inflável, instalado no ginásio do CP, crianças e adultos puderam vivenciar uma verdadeira viagem pelo espaço sideral.
Dentro da estrutura, os pequenos exploradores participaram de uma sessão educativa e interativa, aprendendo sobre planetas, estrelas, constelações e outros mistérios do universo. A atmosfera envolvente e o formato lúdico da atividade despertaram fascínio pela astronomia de maneira acessível e divertida.
Mais do que uma ação pedagógica, o evento representou uma oportunidade especial de integração familiar, onde pais e filhos compartilharam momentos de descoberta e admiração, reforçando os vínculos afetivos por meio de uma experiência memorável. Iniciativas como essa demonstram o compromisso do Graciosa com a formação cultural e o desenvolvimento intelectual das crianças, sempre valorizando o convívio familiar e o prazer em aprender.
A etapa de abril do Circuito Embraed de Poker reuniu quase 80 jogadores para uma noite divertida de jogos, que se estendeu madrugada adentro. Além das premiações da mesa final, foram premiados o Chip Leader e Straight Flush para os jogadores José Renato Duarte Filho e Américo Machado da Luz Neto, respectivamente.
O evento, que tem o patrocínio da Embraed, contou nesta etapa com o apoio da GWM Evollux.
Evento para maiores de 18 anos
O frio do outono não foi o suficiente para impedir a presença dos jogadores da 4ª etapa do Circuito Embraed de Poker. O encontro, sempre animado, reuniu novamente associados e convidados na Casa de Festas do GCC para mais uma etapa do campeonato. Entre partidas emocionantes, o associado Germano Paciornik levou o prêmio de Chip Leader da etapa, sendo o jogador com mais fichas no momento da contagem. Além dos jogos, os participantes aproveitaram um churrasco e o sorteio de brindes especiais.
Evento para maiores de 18 anos
1 José Renato 787
Pedro Henrique 658
Edi Rocha 581
Barroso 560
Alexandre Damian 546 6 Arthur Rocha 489 7 José Carlos Maestrelli 487 8 José Maderna Ribas 470
Luciano Campelo 468
Zoca Paraná 468
A10ª edição da Maratona de Montevidéu, realizada no dia 4 de maio, reuniu mais de 3.500 corredores. Com largada e chegada em frente à Intendência Municipal, o percurso de 42 km percorreu os principais pontos turísticos da capital uruguaia.
O Graciosa esteve mais uma vez representado pelo seu Grupo de Corredores (na distância de 21km), formado por Arsênio de Almeida Neto, Carolina Anne S. Scott B. de Almeida, Carmen Gloria Arriagada Berrios, Carolina Artigas Faucz, Simone Furtado Thá, Guilherme Jacques Teixeira de Freitas e os professores Gustavo e Maurício.
A participação em torneios de figuras é uma etapa essencial na formação das atletas de nado artístico. Nessas competições, as nadadoras são avaliadas individualmente por meio da execução técnica de movimentos obrigatórios, o que contribui diretamente para o aperfeiçoamento da precisão, da força, da postura e da consciência corporal, habilidades fundamentais para a performance nas rotinas coreografadas.
Após brilhante participação na primeira etapa, nossas atletas vêm demonstrando muita dedicação e evolução nos treinamentos ministrados pela professora Natasha. Na 2ª etapa, realizada no Santa Mônica Clube de Campo, a atleta Marina Horlle Proença conquistou um excelente 2º lugar, enquanto Beatriz Viecelli Beser Hollanda apresentou uma evolução nos conceitos, recebendo B, B, C e A, mostrando consistência e progresso. Na 3ª etapa, também no Santa Mônica, Marina alcançou o topo do pódio com o 1º lugar da etapa e ainda garantiu o 1º lugar geral entre todas as atletas da sua categoria. Beatriz seguiu evoluindo, conquistando os conceitos B, B, A e B, sendo premiada com o ouro no conceito geral.
O associado Bernardo de Cerjat Pereira da Cunha representou o Graciosa com excelência no XXV Campeonato Brasileiro de Karatê JKA e na Copa do Brasil Governador Ronaldo Caiado, realizados em Goiânia no mês de maio. Além de defender as cores do clube, Bernardo
também integrou a Seleção Paranaense de Karatê, demonstrando talento e dedicação ao conquistar o 3º lugar na modalidade Kata, na categoria 15-16 anos. Além dele, também o Sensei Lauro esteve presente, na qualidade de técnico da equipe paranaense.
Na noite do dia 10 de junho, foi realizada a 4º edição do Festival de Inverno de Ginástica Rítmica. O evento encantou o público ao reunir 52 alunas da escolinha de base em uma apresentação encantadora. As coreografias, criadas pelas próprias ginastas e cuidadosamente ensaiadas sob a orientação das professoras Mariana e Savana, refletiram dedicação, criatividade e paixão pela modalidade. O resultado foi um verdadeiro espetáculo, que emocionou e arrancou aplausos entusiasmados da plateia.
O Festival Infantil de Natação, realizado no dia 17 de maio, reuniu mais de 140 crianças e foi um enorme sucesso. O evento, promovido em homenagem ao Dia das Mães, proporcionou aos pais um momento único para acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos nas atividades da modalidade. Ao final de cada apresentação, os participantes foram agraciados com medalhas comemorativas, simbolizando sua participação e empenho no festival.
Os judocas da escola do clube participaram em maio da Copa Tonieto de Judô, realizada no Paraná Clube. O evento reuniu mais de 500 atletas de importantes agremiações de Curitiba. Nossos atletas tiveram uma excelente desenvoltura e conquistaram as seguintes colocações:
1º lugar Marco Aurélio Fischer
1º lugar Gael Gulin
1º lugar Guilherme Moro
2º lugar Lara Saab Kost
3º lugar Miguel Redwitz
3º lugar Rodrigo Saab Kost
3º lugar Mateus Duarte Muller
Parabenizamos também o Sensei Felipe pelo brilhante trabalho que vem realizando. Sua dedicação e elevado nível técnico têm se refletido em conquistas cada vez mais expressivas
As equipes Sub-08, Sub-10 e Sub-12 entraram em quadra nos meses de maio e junho para as disputas da Copa Integração de Futsal, um dos torneios mais tradicionais da cidade, que reúne algumas das principais equipes da região.
A competição segue até outubro, quando serão realizadas as finais. Nas rodadas iniciais, nossos jovens atletas já mostraram garra, talento e grande potencial, e seguem firmes na luta pelo título em todas as categorias
Inspirado em uma das travessias mais importantes da natação mundial, o desafio foi criado com o objetivo de proporcionar aos associados uma experiência
única, que aliou motivação, saúde e superação pessoal. A iniciativa foi muito bem recebida, e mais de 50 nadadores — de diferentes faixas etárias e níveis de experiência — toparam encarar o percurso simbólico de 33 km em ambiente indoor.
Ao longo dos meses de maio e junho, os atletas se revezaram nas raias, somando metros com empenho e disciplina. Mais do que completar a distância, cada braçada representou um compromisso com o bem-estar, a determinação e o espírito coletivo. A prestigiada atividade reforça o papel da natação como ferramenta de longevidade, qualidade de vida e inclusão, além de promover integração entre os associados em um clima de incentivo mútuo e celebração.
O sucesso foi de todos, mas cabe destacar a participação da associada e atual diretora de natação, Fernanda Schaefer Rivabem, que completou o percurso em um único dia, quando nadou por 9h46min15seg ininterruptamente.
O Desafio Indoor do Canal da Mancha certamente entrará para o calendário como um dos eventos mais desafiadores e motivadores do ano. E as novidades não param por aí: já está prevista para os meses de setembro e outubro mais uma travessia, ampliando ainda mais as oportunidades de superação e envolvimento dos participantes.
Em busca de uma nova era para o voleibol juvenil feminino, a diretoria promoveu um triangular envolvendo equipes da região metropolitana de Curitiba: Graciosa, Nikkei Club e Rede Esportes. O evento, realizado no dia 23 de junho, foi um grande sucesso, destacando a garra e a evolução das nossas atletas, que contaram com apenas dois meses de preparação antes da competição. Os resultados animadores confirmam que estamos trilhando o caminho certo para consolidar mais uma equipe de excelência em nosso clube
A 1ª Semana da Saúde e do Esporte, promovida pelo Centro Poliesportivo foi um grande sucesso e demonstrou o compromisso do clube com o bem-estar de seus associados. Durante cinco dias, uma programação diversificada ofereceu atividades promovidas por empresas parceiras.
Durante o evento foram efetuados exames oftalmológicos, aferição de pressão arterial, temperatura corporal e glicemia, além de orientações sobre saúde e práticas de atividade física.
Os destaques da semana incluíram a inspiradora palestra Ajuste suas velas e supere seus limites, com o velejador Lars Grael, e uma série de painéis temáticos de alto nível:
Qualidade de Vida: o novo essencial, com a Dra. Alessandra Gulin (AG7 Building Wellness);
Beleza e Saúde Mental, com o Dr. Sacha Gulin Crivellaro e convidados (Clínica Nautilus);
“Primeiros Socorros em Emergências Médicas Pediátricas”, com a equipe da ECCO-Salva.
O encerramento, no sábado, foi marcado por uma manhã de atividades físicas na academia, com aulas de Spinning (Prof. Maicon), Dança de Salão (Prof. Guto Zafalon) e Bootcamp (Prof. Eduardo), reunindo associados em movimento e integração em prol da saúde.
O evento contou com patrocínio da AG7
Building Welness e apoio da Clínica Nautilus, ECCO-Salva Emergências Médicas, Oftalmo Curitiba – Hospital da Visão e Anjos da Guarda Home Care.
Neste ano, o evento foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, reunindo os associados em dois dias de disputas. A taça que homenageia o presidente já é tradição no calendário do Graciosa. Mais do que um torneio, ela simboliza o reconhecimento pela dedicação e apoio ao golfe ao longo do mandato.
Como gesto de agradecimento, a capitania presenteou o presidente João Carlos Ribeiro com um troféu em madeira, com a fachada da sede social gravada na peça.
OCircuito Best Golfe Feminino já se consolidou como um dos eventos mais especiais do golfe entre os clubes, promovendo integração e trocas importantes entre as jogadoras do Graciosa, Alphaville, Curitibano e Clubes Associados. Realizado com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, o circuito acontece em quatro etapas ao longo do ano, cada uma sediada por um dos clubes participantes. A primeira etapa do ano aconteceu no dia 29 de maio, em nosso campo, que recebeu as atletas com saídas em shot gun e disputas por equipe e individuais em diversas categorias. Com ótimo desempenho, o clube anfitrião conquistou o 1º lugar por equipes e brilhou também nos resultados individuais.
Durante o jantar de encerramento, que contou com a presença de representantes do Consulado Italiano em Curitiba, a então vice-capitã Neusa Moro celebrou o sucesso da etapa, agradeceu às participantes e reforçou o espírito leve e colaborativo que marca esse circuito entre amigas.
No dia 14 de junho foi realizada a Taça Mensal, válida para o Ranking 2025 do Clube. Golfistas das categorias masculina, feminina e juvenil participaram nas modalidades stroke play e stableford, com saída em shot gun. A edição foi marcada por uma homenagem especial a três personalidades que deixaram um importante legado para o golfe: os ex-capitães Antônio C. Tatau Grein e Gilka M. Castilho, além da golfista Therezinha C. Freitas, que esteve presente e foi calorosamente recebida por todos. Durante o jantar de premiação, os homenageados receberam um troféu e uma placa em reconhecimento à dedicação e contribuição ao esporte e ao clube.
O dia 8 de maio foi marcado por alegria, carinho e celebração em campo com a Taça Aniversariantes, que reuniu as golfistas com uma disputada rodada entre amigas.
Após o jogo, todas seguiram para a casa da golfista, onde o lanche especial, com delicioso bolo, celebrou com afeto as aniversariantes do mês. Um encontro que reafirma os laços de amizade e o espírito leve das tacinhas.
Realizada no dia 15 de maio, a Taça Opala reuniu as golfistas em mais uma tarde leve e divertida no campo. Após a rodada, todas se encontraram na casa da golfista para o tradicional lanche e premiação, encerrando o dia em clima de confraternização.
1º lugar Leslie Bocchino / Solange Arnizaut 81
lugar Ivete Chemin / Simone 81
1º lugar Cristiana Furtado / Ana C. Faraco
lugar Neusa Moro / Liria Amarante
Premiação
No dia 10 de junho, o campo do Graciosa foi cenário de uma tacinha especial, a tradicional Taça Sócias & Caddies, que reúne os caddies e suas patroas para um jogo em duplas, celebrando a parceria que se constrói ao longo de tantos jogos e treinos. A manhã foi marcada por risadas e companheirismo. Ao final, todos se reuniram no starter, onde a confraternização e a premiação encerraram o evento com alegria e reconhecimento.
ÍNDEX 22,1 ATÉ 28,7
Para comemorar seu Hole in One, no dia 12 de junho Cristina Iwersen organizou uma tacinha especial. A tarde foi em clima festivo entre as participantes, que disputaram a rodada em duplas e celebraram juntas a conquista da golfista. Após o jogo, todas se reuniram na casa da golfista, onde Cristina recebeu as amigas para um lanche especial.
Pinto Dias Gonçalves “Marreco”
José Pinto Dias Gonçalves, o “Marreco”, foi Capitão de Golfe no Graciosa na gestão (19701971). Fundador e primeiro presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), ele foi protagonista de um momento decisivo para o esporte. Em 1983, quando apenas três estados brasileiros contavam com federações de golfe, Marreco, representando os golfistas de Curitiba, participou de uma reunião em São Paulo que resultou na criação da FPCG. Um passo corajoso e necessário para fortalecer o esporte no Paraná e em Santa Catarina. Sem estrutura ou recursos, mas com determinação e espírito coletivo, ele reuniu jogadores dos clubes de Curitiba e do recém-fundado clube de Ponta Grossa, tornando o projeto realidade. Mais de quatro décadas depois, o legado de Marreco segue vivo. Sua paixão, coragem e dedicação abriram caminhos e construíram as bases do golfe no Sul do Brasil. A Capitania de golfe presta sua homenagem e agradece à sua dedicação, liderança e contribuição marcante ao golfe, promovendo união, espírito esportivo e o crescimento do nosso clube.
Muita gratidão e admiração.
O Graciosa presta sua homenagem a Antonio Carlos “Tatau” Ribeiro Grein, que nos deixou, mas permanece vivo na memória de todos que conviveram com sua paixão pelo esporte, sua liderança e seu legado.
Ex-tenista e golfista dedicado, Tatau começou no golfe ainda jovem, inspirado pelos dias nas quadras. “Comecei no golfe na década de 80, no entanto já conhecia desde a infância, pois quando jogava tênis, muitas vezes arrisquei algumas tacadas”, recordava com carinho.
Capitão de Golfe em três gestões (1995–1997, 2003–2005 e 2005–2007), foi peça fundamental no desenvolvimento técnico do esporte dentro do clube e da região. Defensor do incentivo aos clubes menores, acreditava que clínicas, palestras e apoio técnico eram caminhos para fortalecer o golfe em todo o estado.
Participante ativo da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Tatau celebrava as conquistas da entidade. “Hoje representamos a 2ª força do golfe brasileiro em número de jogadores”, dizia com orgulho.
Mais que um esportista, Tatau foi um verdadeiro exemplo de dedicação, visão e amor pelo Graciosa. Seu legado seguirá inspirando gerações.
No dia 4 de maio, Edgar Prim protagonizou um momento inesquecível ao realizar um Hole in One no buraco 13, utilizando um ferro 9. A jogada foi testemunhada pelos golfistas Arlindo Brun Jr., Giovani Gionedis Filho e José Carlos Mussi Maestrelli.
No dia 15 de maio, no buraco 17, Cristina Iwersen viveu um momento inesquecível ao embocar seu primeiro Hole in One. A tacada perfeita foi feita com um ferro 7, e teve como testemunha sua amiga Luciana, que celebrava com ela a alegria do feito.
No dia 17 de maio, Luca Bottarelli surpreendeu a todos ao conseguir um Hole in One no buraco 13, usando um ferro A (51 graus). Ele estava acompanhado de Rodrigo Campelo e José Pupo Filho, que vibraram junto com ele neste momento especial.
Com uma madeira 5, Marcelo Seixas embocou seu Hole in One no buraco 3, em uma manhã que certamente ficará na memória. O feito aconteceu no dia 31 de maio, na presença dos amigos golfistas Mauro Guimarães Filho, Carlos Krause e William Weishof.
Foi no buraco 8 que Ricardo Rosa Reis protagonizou seu Hole in One, utilizando um ferro 9 para acertar a tacada perfeita. Ao seu lado estavam Mauro Guimarães Filho, Luiz Geraldo e Pedro Cominese, que acompanharam o momento. O feito aconteceu no dia 30 de maio.
No buraco 12, Tobias de Macedo brilhou com um Hole in One, usando um ferro 6 para acertar a tacada perfeita. O momento, marcado por surpresa e comemoração, foi acompanhado por Carlos Schwabe, Álvaro Rodrigues Jr. e Francisco Braz. A jogada aconteceu no dia 6 de junho.
Chegou ao fim mais uma edição do Torneio de Páscoa de Tênis, com grande adesão dos participantes nas categorias masculino e feminino. Esse já tradicional torneio aconteceu no período de 24 de fevereiro a 18 de abril, com a festividade de encerramento e premiação no dia 19 de abril, no Restaurante do Golfe.
1ª CLASSE “A”
Campeã Bianca Binhara
Vice-campeã Bianca Virmond
3ª Colocada Maria Fernanda Duarte
1ª CLASSE “B” | 2ª CLASSE “A”
Campeã Nicole Melhem
Vice-campeã Angela Castilho
2ª CLASSE “B”
Campeã Luciane Shirai
Vice-campeã Jane Carla Frigotto
3ª CLASSE “A/B”
Campeã Julyana Egito
Vice-campeã Maria Eugênia Kroetz
4ª CLASSE “A”
Campeã Gabriela Lago
Vice-campeã Renata Martins
3ª Colocada Francine Zanin
4ª CLASSE “B”
Campeã Fernanda Athayde
Vice-campeã Marina dos Santos
5ª CLASSE “A/B”
Campeã Maria Eugênia Malucelli
Vice-campeã Caroline V. Luersen
1ª CLASSE “A” DUPLAS
Campeãs Adyone Torres / Maria Fernanda Duarte
Vice-campeãs Ana Paula Alvarez / Ana Victória Foganholi
1ª CLASSE “B” DUPLAS
Campeãs Claudia Dedini / Tatiana Gravina
Vice-campeãs Adyone Torres / Ana Paula Alvarez
2ª CLASSE “A” DUPLAS
Campeãs Adriana Pansieri / Nicole Melhem
Vice-campeãs Luciana Hepp/ Manoela Heineberg
2ª CLASSE “B” DUPLAS
Campeãs Jane Carla Frigotto / Luciane Shirai
Vice-campeãs Maria Elisa Zagonel / Priscila Santos
3ª CLASSE “A” DUPLAS
Campeãs Julyana Egito / Maria Eugênia Kroetz
3ª CLASSE “B” DUPLAS
Campeãs Silvana Poletto / Sueli Gossling
4ª CLASSE “A/B” DUPLAS
Campeãs Kelly Weibel / Silvia Wya Poty
Vice-campeãs Manoela Franco / Maria Cristina Kroetz
Resultados masculino
1ª/2ª CLASSE A (ATÉ 49 ANOS)
Campeão Eduardo Stephanes
Vice-campeão Cosme Bueno Gomn Filho
3ª CLASSE A
Campeão Danilo Strapasson
Vice-campeão Flávio Torres
4ª CLASSE A
Campeão Rodrigo Marques
Vice-campeão Leonardo Ramos
5ª CLASSE A
Campeão Cacibo Buffara
Vice-campeão Cleverson Silveira
6ª CLASSE A
Campeão Marcelo Bufrem Filho
Vice-campeão Lucas Santos
3ª CLASSE B 50+
Campeão João E. Lopes
Vice-campeão Mario Fisben
4ª CLASSE B 50+
Campeão Silvio Luhm
Vice-campeão Reinaldo Andreatta
4ª CLASSE C 65+
Campeão Hamilton Cristo
Vice-campeão Luis Ciruelos
1ª/2ª CLASSE A/B
Campeões Eduardo Stephanes / Gabriel Riskalla
Vice-campeões Cosme Gomm Filho / Henrique Borges
3ª CLASSE A
Campeões Bernado Cavalcanti / Eduardo Camargo
Vice-campeões Marcelo Bufrem / Pedro Borges
4ª CLASSE A
Campeões Leonardo Benato / Luiz Hauer
Vice-campeões Gustavo Tacla / Jefferson Santos
5ª/6ª CLASSE A
Campeões Caio Gulin / Toni Bordin
Vice-campeões Marcelo Bufrem Filho / Luiz Felipe Rocco
3ª CLASSE B
Campeões João E. Lopes / Osiris de Oliveira Jr.
Vice-campeões Gilberto Scherman / Celso Percegona
4ª CLASSE B
Campeões Abdon Uadi / Carlos Iwersen
Vice-campeões Paulo Niebel / Reinaldo Andreatta
No sábado, dia 17 de maio, aconteceu a 2ª etapa do Festival Infantil de Tênis: um dia repleto de diversão e aprendizado para os pequenos atletas da faixa dos 3 aos 9 anos, que puderam demonstrar para suas famílias as novas habilidades conquistadas. Durante o evento, nossos professores deram boas-vindas às crianças com entusiasmo, promovendo atividades dinâmicas e adaptadas para cada faixa etária. Os mais novos continuaram a desenvolver suas habilidades motoras com jogos criativos, enquanto os mais velhos participaram de partidas amistosas, incentivando a prática do esporte de forma saudável e divertida.
Como na etapa anterior, encerramos cada participação com uma cerimônia de premiação especial, onde todas as crianças receberam medalhas, reconhecendo seu esforço e dedicação. Agradecemos a todos os sócios e famílias que prestigiaram mais uma vez, fazendo deste evento um sucesso! Nosso compromisso é continuar promovendo atividades esportivas que incentivem a saúde, o espírito de equipe e a alegria das nossas crianças. Em breve, anunciaremos novas etapas e atividades para continuar estimulando o talento e a diversão dos nossos pequenos atletas.
Nos dias 23 e 24 de maio, nossa Equipe de Competição Infanto Juvenil teve o prazer de receber os Tenistas da Sociedade Harmonia de Tênis de São Paulo, para a realização de um Intercâmbio entre as Equipes.
Este evento nasceu da parceria entre os treinadores do Graciosa, Valter Mori e Eduardo Portal, com os gestores da equipe do Clube Paulista, com o objetivo de oportunizar a vivência e experiência da competição a tenistas que ainda não viajaram para muitas competições regionais e nacionais.
O evento foi um sucesso, com cerca de 40 tenistas ao todo, dezenas de jogos realizados, momentos de confraternização e uma troca positiva para tenistas e treinadores dos dois clubes.
No próximo ano, será a vez de nossos atletas tenistas viajarem a São Paulo para mais uma etapa do intercâmbio, nas quadras do Clube Paulista, criando assim, um ciclo que se espera que seja longo e tradicional entre as equipes, estimulando e motivando-as a buscarem, cada vez mais, o aprimoramento no esporte.
Depois de 10 anos, o Graciosa participou da competição em todas as categorias com uma equipe formada 100% por associados.
Alcançando o 4º lugar, uma posição à frente em relação a 2024 em uma competição realizada com 20 clubes. Parabenizamos nossos atletas pela garra e comprometimento, que resultaram em uma importante colocação.
PATROCÍNIO
A equipe Kids de Tênis de Campo do nosso clube fez uma das melhores campanhas dos últimos anos em uma importante competição por equipe estadual, que reuniu jovens talentos de todo o estado. Com grande espírito esportivo, dedicação e resultados expressivos, nossos pequenos atletas mostraram que o futuro do tênis está sendo construído com força total!
Ao todo, 23 atletas representaram o clube nas categorias 8 a 10 anos, disputando partidas nas modalidades Bola Laranja e Bola Verde, tanto no masculino quanto no feminino. Confira os números que consagraram essa participação histórica:
5 equipes na categoria Bola Laranja Masculino
4 equipes na categoria Bola Verde Masculino
3 equipes na categoria Bola Laranja Feminino
1 equipe na categoria Bola Verde Feminino
Mais do que medalhas e vitórias, o desempenho da nossa equipe Kids refletiu o excelente trabalho de base desenvolvido pelo clube, alinhado ao método Play and Stay da ITF, que proporciona uma evolução pedagógica, divertida e eficaz para o aprendizado do tênis infantil. Parabéns aos nossos atletas, técnicos e famílias! Que essa campanha inspire novos desafios e conquistas ainda maiores. O tênis do futuro começa aqui!
Nossos atletas da equipe e pré-equipe de tênis seguem conquistando importantes colocações nacional e internacionalmente em diversos campeonatos.
Nosso agradecimento especial aos pais e familiares pelo suporte incondicional, apoio e incentivo, pois sem eles seria impossível.
maio
06 a 11 de maio de 2025
Santa Mônica Clube de Campo – Colombo/PR
CATEGORIA 16M SIMPLES E DUPLAS
Campeão Augusto Scheidt
CATEGORIA 16F DUPLAS
Campeã Julia Cauduro
CATEGORIA 14M DUPLAS
Finalista Nicholas Meinerz
FPT - JUNIORS SERIES 1000 - ECOPLAY
15 a 18 de maio de 2025
Ecoplay Academia de Tênis – Maringá/PR
CATEGORIA 08 ML SIMPLES
Finalista Enrico Taglianetti
17 a 27 de maio de 2025
Club de Tenis Cochabamba – Cochabamba, Bolívia
CATEGORIA 16M SIMPLES
Campeão Augusto Scheidt
José Melhem Nina Wawryniuk
PATROCÍNIO
29 de maio a 01 de junho de 2025
Mercês Tênis Clube – Curitiba/PR
CATEGORIA 7MA SIMPLES
Finalista Theo Torres
CATEGORIA 7MA SIMPLES
Campeão Toni Bordin
Valendo Título Curitiba – CC
17 a 22 de junho de 2025
Clube Curitibano - Curitiba/PR
CATEGORIA 16M SIMPLES
Campeão José Melhem
CATEGORIA 11FA SIMPLES
Campeã Nina Wawryniuk
COM COACHES WEYLU CHANG E TIANYU BAO
No dia 27 maio, as quadras do Graciosa receberam os tenistas da IMG Academy (Florida/USA) para uma clínica de tênis exclusiva para os associados.
A IMG é uma escola que promove oportunidades para estudantes-atletas, que buscam uma carreira profissional no esporte, sem abrir mão dos estudos, oferecendo bolsas em universidades, cursos preparatórios, treinamentos, entre outros programas similares. O treinador
Weylu Chang e o tenista aluno da IMG, Tianyu Bao, conversaram com o clube e deixaram um recado para os associados!
Confira:
Na sua opinião, qual é o principal objetivo dessa parceria com o nosso clube? O que você espera que os atletas tenham aprendido hoje?
WEYLU CHANG . Pessoalmente, adoro essas parcerias e sei que a IMG Academy está muito interessada em estabelecer parcerias tanto em nível internacional quanto local, com clubes com o nível do Graciosa. Afinal, são esses clubes que representam o mercado e o público que realmente apoia o que fazemos na IMG Academy — que é ajudar os jovens a se desenvolver e a se preparar para um futuro melhor. Então, vir a clubes como este, em Curitiba, tem sido maravilhoso.
Acho que é o começo de uma parceria incrível, que podemos cultivar a longo prazo.
Sobre o que eles aprenderam hoje, nosso objetivo foi apoiar os treinadores locais, valorizar o trabalho que já fazem, oferecer um pouco da experiência da IMG Academy e mostrar que o aprendizado pode — e deve — ser divertido. Queremos que eles continuem jogando!
A IMG Academy é uma referência e um objetivo para muitos atletas-estudantes. O que você diria para apoiar aqueles que sonham em seguir carreira no esporte e estudar em instituições como a IMG?
TIANYU BAO . Acho que, como estudante internacional, eu sempre busquei oportunidades para dar o meu melhor nos Estados Unidos. E acredito que é exatamente isso que a IMG Academy, especialmente o programa de Tênis, tenta oferecer aos alunos do mundo todo: oportunidade. Na IMG, temos todos os recursos de treinamento e desenvolvimento acadêmico, além de programas de encaminhamento para universidades, entre outras iniciativas — tudo isso voltado para oferecer a oportunidade que tantos jovens procuram.
Eu fui um desses alunos que estudou na IMG e me beneficiei muito disso. Então, estar aqui em Curitiba é uma grande oportunidade para mostrarmos à comunidade local o que podemos fazer para proporcionar essas mesmas oportunidades.
Como foram as aulas hoje aqui no Graciosa? O que acharam do clube, das quadras e dos atletas?
WEYLU CHANG . Simplesmente incrível! Nos Estados Unidos, especialmente na Flórida, não temos muito contato com quadras de saibro e quando temos, raramente são desse nível. Aqui no Graciosa as quadras estão impecáveis. Vocês fizeram um trabalho excelente — a equipe de manutenção é fantástica —, então foi um prazer enorme jogar aqui.
TIANYU BAO . E os jogadores têm muita energia! O nível técnico é muito alto e a equipe de treinadores foi ótima de se trabalhar. É uma grande oportunidade estar aqui, participar dessa cultura e esperamos que todos tenham aprendido a jogar um tênis um pouquinho melhor — e que tenham gostado ainda mais do esporte ao final do dia.
Algum último conselho ou mensagem que gostaria de deixar para os nossos associados?
WEYLU CHANG . Acho que o mais importante é: continuem praticando esportes, continuem jogando tênis: é um esporte para a vida toda e um excelente “professor” — ensina muitas habilidades para a vida. E é exatamente isso que tentamos fazer na IMG Academy: ensinar habilidades para a vida através do tênis, inclusive para adultos — saber lidar com desafios, confrontos, derrotas, com a resolução de problemas. Tudo isso são competências incríveis para desenvolver em qualquer idade. E, além de tudo, é divertido! Então, joguem mais tênis e espalhem o amor por esse esporte por aí!
No último dia 10 de junho o Graciosa recebeu o tenista Bruno Soares, ex número 2 do mundo e campeão de seis Grand Slams para uma clínica de tênis exclusiva, promovida pelo Banco XP. Além de Soares, vieram também seu treinador, Hugo Daibert, e o ex-tenista profissional Thiago Alves.
Confira a conversa exclusiva com Bruno Soares e Hugo Daibert.
BRUNO SOARES
Campeão de 6 Grand Slams e ex-número 2 do mundo
O que você achou do nosso clube, das quadras, atletas e do dia em geral?
BRUNO SOARES . O dia foi muito produtivo! Esse clube é extremamente especial, não só pela beleza, pela tradição, mas pela receptividade de sempre, que é incrível. As turmas estavam muito animadas e engajadas, o que favoreceu muito essa troca de conhecimentos, além do excelente nível de tênis dos participantes. Toda vez que venho, falo que esse é um dos clubes mais bonitos do mundo. É sempre um privilégio enorme estar aqui.
O que você espera que nossos atletas tenham aprendido hoje com vocês?
B. S. . Falamos bastante sobre tática, estratégia, porque muitos nunca escutaram, estão acostumados a entrar em quadra e só bater uma bola. Então tentamos passar um pouco da vivência de um profissional, o treino, a forma de se preparar para um jogo, para que as pessoas possam ter uma experiência parecida e pensar um pouco como um jogador profissional.
Sabemos que passamos muitas informações e que é difícil assimilar tudo em um dia apenas, por isso costumo dar como dica para que foquem naquilo que cada um achou mais importante para o seu jogo.
Qual mensagem inspiracional você deixaria para os nossos atletas?
B. S. . Acredito que o tênis é um esporte para a vida, então, independente do nível ou do que você almeja - seja universitário, profissional ou apenas se divertir no final de semana - que siga jogando e incentive a família e os amigos para conhecerem esse fascinante esporte.
HUGO DAIBERT
Treinador do Bruno Soares
Como foi o dia? A clínica foi produtiva?
E o que achou do clube e dos nossos atletas?
HUGO DAIBERT . Primeiro gostaria de agradecer muito por estarmos aqui neste clube que para mim é o mais bonito do Brasil.
O Graciosa faz parte da minha história, pois comecei a frequentar pequeno, depois vim como treinador e é sempre uma honra voltar.
O dia foi maravilhoso, pela manhã começamos nas quadras indoor, que são as melhores, aquelas de madeira. As pessoas são incríveis, sempre muito receptivas, o que é propício ao desenvolvimento do trabalho, à evolução do jogador. A energia fluí em um ambiente vencedor e aqui, naturalmente, já fica mais fácil fazer a coisa andar.
Como estava o nível dos atletas? O que você espera que eles tenham aprendido hoje e possam levar para seus jogos?
H. D. Nós trazemos a metodologia do profissional para o amador, então falamos que são caixinhas de ferramentas. Hoje focamos bastante na parte estratégica e é importante que eles consigam sair daqui enxergando o jogo de uma forma diferente, seja para assistir na TV ou ao vivo e que se identifiquem com uma ou duas que funcionam bem e aprimorem isso. Logicamente, para quem joga, o principal é que tenha uma leitura mais clara dos pontos fortes e dos pontos fracos e como trazer isso para desenvolver o jogo. Não adianta ficar treinando várias coisas; é pegar uma e focar, porque a clínica tem muita informação.
O tênis é um dos principais esportes do clube, junto com o golfe. O que você diria para quem quer começar a jogar tênis?
H. D. O esporte por si só já é um formador, ele exige rotina, treinos. Isso contribui para a formação de hábitos saudáveis e ajuda a ser resiliente, aprender a ganhar e perder, a trabalhar na pressão. Isso tudo é importante para a vida.
Para os pais, eu diria: tentem colocar seus filhos logo cedo no esporte, até os 10-12 anos, inscrever no máximo de modalidades possíveis para tentar trabalhar isso; porque nessa idade eles são igual esponja, absorvendo tudo, e depois fica mais fácil ir direcionando.
Um ambiente esportivo contribui com os cuidados da nossa saúde, bem-estar e mindset. Atualmente se fala muito da saúde mental e o esporte com certeza contribui muito com ela. Temos diversos atletas, em diferentes níveis de jogo. O que você diria para aqueles que buscam o profissional?
H. D. . Foi um bate papo bem bacana com a turma, e o que vemos muito é essa mania que temos de comparação, de ficar olhando para o lado. Às vezes, estou querendo buscar alguma coisa, mas olho para o lado e já mudo. E uma coisa que é muito legal no esporte é que a vontade de ganhar tem que ser maior do que o medo de perder - isso, para qualquer coisa. Se você está com vontade de fazer algo, vai lá e arrisca, faz o processo acontecer e se não der certo no final, não alcançar o resultado que queria, você vivenciou e valeu a experiência! Depois, já vá em busca de outra coisa; a mensagem que vale é essa.
Oevento de encerramento e premiação realizado no Restaurante do Golfe marcou a consolidação destas duas modalidades reforçando a força e entrosamento entre elas com uma linda festa de união e crescimento.
Foi um período marcado por um desenvolvimento exponencial nas duas modalidades. O número de praticantes dobrou, em ambos os sexos, com muitos jovens aderindo à pratica do Padel e Beach.
A modernização estrutural e logística com quatro novas quadras de Padel, duas quadras cobertas de Beach e a criação de um posto avançado da secretaria contribuiu para dinamizar o processo de atendimento ao associado, favorecendo o atendimento a essa crescente demanda.
CATEGORIA MASCULINO A
Campeões Bruno Milani / Mauricio Pizzatto
Vice-campeões Eduardo Filipin / Felipe Souza
CATEGORIA FEMININA A
Campeãs Larissa Leone / Ana Maria Soares
Vice-campeãs Monica Pires / Ketely Franco
CATEGORIA FEMININA B
Campeãs Paula Prestes / Roberta Atherino
Vice-campeãs Louise Franco / Manuela Gusso
CATEGORIA FEMININA C
Campeãs Camila Fabri / Clarissa Demeterco
Vice-campeãs Gabriela Giaccio / Ana Vitoria Scheinkman
CATEGORIA FEMININA D
Campeãs Carolina Mocelin / Vitoria Ciruelos
Vice-campeãs Patricia Farracha / Tatiane Ranssolin
CATEGORIA FEMININA 40+ A/B
Campeãs Monica Pires / Larissa Leone
Vice-campeãs Michelli Cavali / Isabela Poli
CATEGORIA FEMININA 40+ C/D/E
Campeãs Felicita Sade / Tatiana Maran
Vice-campeãs Marina Canziani / Carolina Lanzoni
CATEGORIA FEMININA 50+
Campeãs Marise Jamur / Ana Paula Alvarez
Vice-campeãs Giovana Lobo / Brenda Schwabe
CATEGORIA FEMININA 60+
Campeãs Claudia Dedini / Cristiane Farhat
Vice-campeãs Karina Bley / Flora Atherino
CATEGORIA MISTA A
Campeãs Rafael Kompatscher / Juliana Ribas
Vice-campeãs João Henrique Cardoso / Ana Maria Soares
CATEGORIA MISTA B
Campeãs Rafael Martinez / Nicole Hauer
Vice-campeãs Leonardo Camargo / Eduarda Leite
CATEGORIA MISTA C
Campeãs Pedro Amaral / Marise Jamur
Vice-campeãs Celso Jacomel / Maria Emilia Jacomel
CATEGORIA MISTA D
Campeãs Thiago Mourão / Thaise Ferreira
Vice-campeãs Felipe Canto / Juliana Canto
1° CLASSE MASCULINO
Campeões Luciano Rosa / Rafael Perry
Vice-campeões André Volpi / Rafael Zagonel
2° CLASSE MASCULINO
Campeões Marcelo Scherer / Leonardo Camargo
Vice-campeões Gabriel Fantin / Henrique Borges
3° CLASSE MASCULINO
Campeões Germano Ehlke / Nabil Vazquez
Vice-campeões Bruno Bewalski / Paulo R. Bertoli
4° CLASSE MASCULINO
Campeões Felipe Leão Cunha / Feltus Santos
Vice-campeões Adolfo Bertoldi / Gustavo Medeiros
5° CLASSE MASCULINO
Campeões Lazlo Siedel / José Lucas
Vice-campeões José Mario Castilho / Marco Tuoto
Giacomazzi,
CLASSE 50+ MASCULINO
Campeões Marcelo Ribeiro / Luciano Rosa
Vice-campeões Daniel Sthalke / Leonardo Hauer
1° CLASSE FEMININA
Campeãs Monica Gulin / Priscila Babinski Garcia
Vice-campeãs Fabiana Amaral / Ana Victoria Sperandio
2° CLASSE FEMININA
Campeãs Sharlene Schwarz / Mariana Guzatti
3° CLASSE FEMININA
Campeãs Gracy Polati / Adyone Torres
4° CLASSE FEMININA
Campeãs Giovanna Maggi / Fabiola Gandolfi
Vice-campeãs Maria Paula Melquiades / Elza Carneiro
O torneio em homenagem ao dia das mães contou com a participação de 55 tenistas, que começaram a manhã recepcionadas pela equipe do Shopping Pátio Batel com um delicioso café da manhã e brindes. Após partidas emocionantes, elas foram recebidas para um almoço no Restaurante do Tênis.
Resultados
1ª CLASSE
Campeãs Flavia Melhem Tatiana Castilho
Vice-campeãs Bianca Virmond Luciane Virmond
3ª Colocadas
2ª CLASSE
Ana Paula Alvarez Maria Cecília Centa
Campeãs Ana Luiza Demeterco Miriam Amaral
Vice-campeãs Carol Faraco Luciane Shirai
3ª Colocadas
3ª CLASSE
Lucia Carla Achy Nicole Melhem
Campeãs Caroline Borges Julyana Egito
Vice-campeãs Maria Eugênia Kroetz Maria Angélica Santos
4ª/5ª CLASSES
Campeãs Maria Cristina Kroetz Maria Carolina Stellfeld
Vice-campeãs Fernanda Athayde Juliana Slaviero
Alphaville Tênis Clube Barueri – SP
Assembléia Paraense Belém – PA
Associação Leopoldina Juvenil Porto Alegre – RS
Belém Novo Golf Club
Porto Alegre – RS
Caxangá Golf & Country Club Recife – PE
Clube de Golf de Brasília Brasília – DF
Clube de Natação e Regatas Cabral Vitória – ES
Clube Internacional do Recife Recife – PE
Fluminense Football Club Rio de Janeiro – RJ
Gávea Golf and Country Club Rio de Janeiro – RJ
Iate Clube de Brasília Brasília – DF
Itanhangá Golf Club
Rio de Janeiro – RJ
Joinville Country Club Joinville – SC
Marina Barra Clube
Rio de Janeiro – RJ
Teresópolis – RJ
Morro do Chapéu Golf Clube Nova Lima – MG
Náutico Atlético Cearense Fortaleza – CE
Pampulha Iate Clube Belo Horizonte – MG
Porto Alegre Country Club
Porto Alegre – RS
Quinta da Baroneza Golf Clube Bragança Paulista – SP
Santos São Vicente Golf Club
São Vicente – SP
São Fernando Golf Club São Paulo – SP
Sociedade Harmonia de Tênis
São Paulo – SP
Tabajara Tênis Club
Blumenau – SC
Teresópolis Golf Club
Teresópolis – RJ
O Graciosa possui intercâmbio social com clubes aqui no Brasil e no exterior.
Veja onde desfrutar de momentos de lazer e esportes, quando estiver em viagens.
O procedimento permanece o mesmo: o associado deverá informar previamente a secretaria geral de sua viagem e interesse por frequentar determinado
Asunción Golf Club
Asunción – Paraguay
Club Centenário
Asunción – Paraguay
Paraná Country Club
Ciudad del Este – Paraguay
Yacht y Golf Club Paraguayo
Asunción – Paraguay
Country Club La Planicie
Lima – Peru
Clube de Viseu
Viseu - Portugal
Union International Club
Frankfurt am Main – Germany
Durban Club
KwaZulu-Natal – South Africa
clube conveniado, e ela por sua vez emitirá uma carta de apresentação e também informará o clube sobre a ida do associado visitante.
Para mais informações, consulte nosso site em www.graciosa.com.br/serviços/convenios e nos acompanhe pelo Instagram.
Nossas parcerias estão no destaque - Clubes Amigos.