

Iniciamos 2023 com muito gás e a disposição de sempre para enfrentar os desafios que se impõem na condução do nosso Clube. Tivemos um verão movimentado, com inúmeras atividades esportivas e sociais ao ar livre, finalizado com chave de ouro quando da abertura de um novo espaço esperado há muito tempo pelo quadro associativo. O Terraço Graciosa, área nobre entre a piscina, o complexo de tênis e o campo de golfe em poucas semanas de funcionamento já se tornou um dos espaços preferidos dos associados, reunindo várias gerações de graciosanos.
O elegante projeto assinado pelos competentíssimos arquitetos e associados, Christiane Freitas Santos e Paulo Freitas resultou num ambiente aconchegante e acolhedor, um mix de restaurante, bar e lounge. Foi uma grande felicidade constatar, logo nos primeiros dias, a satisfação dos associados mais jovens com a proposta do espaço e o estímulo ao convívio entre as famílias e amigos, num local despojado, e que os sócios muito mereciam.
Estamos finalizando, após 18 meses de trabalho incessante, a substituição do software de gestão do Clube, que se mostrava inapropriado para os dias atuais, e vai facilitar sobremaneira o trabalho de todos os nossos colaboradores e departamentos, em especial as áreas administrativa e financeira.
Após a implementação do novo sistema de gestão, o aplicativo do Graciosa estará disponível a todos os sócios e vai permitir a realização de inúmeras atividades como consultas, agendamentos, ingresso ao Clube, cadastramento de convidados e funcionários, além facilitar os pagamentos realizados e o controle financeiro das despesas.
Estamos na reta final da obra do nosso novo Centro Administrativo, que será entregue aos colaboradores e associados ainda no mês de abril, e num ambiente corporativo dará mais conforto e modernidade para o desempenho das atividades diárias e atendimento.
Também neste início de ano entregamos o sistema de iluminação do complexo de tênis. Os 480 projetores a vapor foram substituídos por 412 projetores de Led, o que gerou um incremento que varia entre 50% e 220% da capacidade de iluminação das quadras, além de uma economia de aproximadamente 60% no consumo de energia. O Led reduz em mais de 80% a emissão de carbono na atmosfera, e ainda gera possíveis créditos ao clube. Com a mudança, as quadras passam a atender o padrão da International Tennis Federation – ITF.
A troca da iluminação faz parte de um projeto maior que substituiu a iluminação do driving range , do putting green e de outros pontos do complexo de golfe. Os próximos pontos a ganharem novos sistemas de iluminação serão as piscinas cobertas e os buracos 7, 8 e 9 do Campo de Golfe.
Muito em breve entrará em funcionamento o sistema captação de energia limpa, a ser realizado através dos painéis solares que já se encontram instalados no telhado das quadras de tênis cobertas e do Centro Poliesportivo.
Ainda falando em sustentabilidade, no dia 16 de março, data em que se comemorou o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, tivemos a honra de receber o professor e climatologista Paulo Nobre, que fez uma emocionante palestra sobre a importância de se buscar ações concretas que colaborem para minimizar os impactos climáticos. Na ocasião pudemos pensar em ampliar ações que fazemos no clube, tais como a compostagem do lixo, a redução do consumo energético e a educação ambiental.
Abrimos o calendário de eventos culturais com uma palestra em comemoração ao mês da mulher com o escritor, pesquisador e historiador Paulo Rezzutti, que falou sobre a vida de D. Leopoldina. Este evento também marcou o anúncio da FLIG – 1ª Festa Literária do Graciosa Country Club, que acontecerá em maio, com três dias de palestras, bate-papos e oficinas de literatura para os mais diversos públicos. A Flig reforça a importância que a programação cultural do Clube ganhou no cenário nacional.
O espaço aqui é pequeno para descrever com o necessário detalhamento todas as ações que neste tempo de gestão trouxeram mais qualidade de vida, bem-estar, sustentabilidade e economia para o Clube, o que destacaremos nas próximas edições de nossa revista e nos diversos canais de comunicação atuais do Clube.
Desejamos a toda a família graciosana um ano de muito amor e generosidade.
TOBIAS DE MACEDO PresidenteSão 2 unidades de atendimento com ambientes amplos, agradáveis e seguros, com estacionamento no local.
Responsável Téc. Dr Ênio Rogacheski CRM 5190 RQE 13905
• PET/CT Digital
• Ressonância Magnética
• Tomografia Computadorizada
• Densitometria Óssea
• Elastografia
• Tomossíntese Mamária
• Mamografia Digital
• Ultrassonografia
• Raios-X Digital
Corpo Médico Especializado Curso de pós residência. Ensino de alta qualificação em radiologia. Coordenação: Prof. Dr. Arnolfo de Carvalho Neto
Unidade Mercês
Rua Brigadeiro Franco, 122 Mercês – Curitiba.PR
Unidade Shopping Palladium
Avenida Presidente Kennedy, 4121
Esquina com República Argentina
Portão – Curitiba.PR
Mais sobre o DAPI:
Atendimento Humanizado Investimentos constantes em tecnologia
Unidade Centro Cívico
Ressonância Magnética das mamas com alta precisão. Coordenação: Dra. Linei Urban
O DAPI atende pacientes de diversas operadoras de saúde, particulares e beneficiários de cartões desconto dos serviços de saúde, adotando princípios ESG.
Equipamentos de tecnologia avançada que permite identificar lesões menores, detectando de forma precoce tumores, doenças neurológicas e cardiológicas.
Gera imagens ultrarrápidas, permitindo a avaliação coronariana em um único batimento cardíaco.
Ressonância Magnética de próstata multiparamétrica indicação precípua.
Agora com Inteligência Artificial
Realiza exame de corpo inteiro num só procedimento, sem a utilização de radiação ionizante.
Maior conforto para o paciente e imagens mais nítidas. Todo o potencial da Ressonância Magnética 1.5T para obter exames ainda mais precisos e rápidos.
JORNALISTA RESPONSÁVEL / Camila Almodova > MTB 4832
REDAÇÃO / Camila Almodova, Érika Busani, Giovana Godoi e Lucas Vasconcelos
PROJETO GRÁFICO / Alessandra Nogueira
DIAGRAMAÇÃO / Ideale Design
VENDA DE PUBLICIDADE / Saltori Mídia Estratégica > renato@saltori.com.br
41. 99996.9995 / 99265.9995
IMPRESSÃO / Maxigráfica
Abertura do verão reuniu mais de mil pessoas em uma festa com banho de piscina, comida de boteco e música ao vivo. Evento teve a participação de duas bandas de rock em parceria com o Hard Rock Café Curitiba, além das bandas 77Seven e O Blokinho.
A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.
Sistema de gestão do Graciosa, instalado há 20 anos, é atualizado. Essa modernização chega às mãos do associado por meio de um aplicativo que promete facilitar sua interação com as diversas áreas.
Doações realizadas pelos sócios por meio do bazar solidário ajudam a transformar vidas graças a parceira que o Clube mantém com a ACRIDAS e AFECE. Conheça mais sobre a iniciativa.
cp /82
Centro Poliesportivo iniciou o desenvolvimento de um protocolo específico para os praticantes de Beach Tennis não sofrerem com lesões e terem prazer sem correr risco.
Renovado e com mais espaço, bar do tênis promete tornar-se um ponto de encontro agradável e aconchegante. O local agora conta com um charmoso terraço em frente à piscina.
Passadas as festas de começo de ano, carnaval e páscoa, 2023 oficialmente começou. Então nada como experimentar receitas leves, detox e antioxidantes para um dia a dia mais saudável.
Primeira Festa Literária do Graciosa acontece entre 19 e 21 de maio com a participação de diversos autores consagrados no cenário nacional. O evento terá encontros literários, oficinas de ilustração, sarau de leitura e contação de histórias.
Projetos de lei de incentivo contribuem para que associados mirins, na faixa etária de três a doze anos, treinem e se profissionalizem com a prática.
golfe/106
Revitalização do campo de golfe traz conforto e sustentabilidade. Conclusão de uma série de mudanças no campo o torna ainda mais seguro, com garantias de economia e conservação de água e energia.
APara a ceia foi servido um banquete de pratos tradicionais com toques autorais do Buffet César Monteiro, além de uma refinada mesa de doces da Peccato Doces Finos e um bar de drinks repleto de opções. À meia noite, todos se direcionaram para a entrada do campo de golfe, onde, após a contagem regressiva, o novo ano foi celebrado com um show de fogos coloridos durante oito minutos. Após a virada, a pista de dança ficou ainda mais animada, ao som do DJ Fabio França, que tocou até o amanhecer.
A associada Ivete Chemin, que frequenta as festas de Réveillon do Clube desde 1990, teceu elogios à organização e à decoração desse ano: “Estava tudo muito lindo e gostoso. Passo quase todas as viradas aqui há mais de 30 anos, e posso dizer que essa chamou minha atenção. A comida estava deliciosa e a energia lá em cima. A música também estava ótima! Vim com o meu marido e dançamos juntos até mais de quatro horas da manhã”, elogia.
o tema brasilidade foi escolhido para mostrar um pouco das riquezas que nosso país oferece, trazendo o prenúncio de um Brasil próspero em 2023
Um domingo de sol com festa para todas as idades tomou conta do Graciosa no dia 11 de dezembro, na Abertura do Verão. Mais de mil pessoas aproveitaram o dia na piscina externa, comemorando a chegada da estação mais quente, com chopp gelado, um requintado cardápio de comidinhas de boteco e
a companhia de familiares e amigos. O evento contou com música ao vivo e a participação de duas bandas de rock em parceria com o Hard Rock Café Curitiba – Rock Daniel’s e Drive True –além das bandas 77Seven, que abriu o evento, e O Blokinho, que encerrou com músicas de carnaval quando o sol já estava se pondo.
verão é celebrado com muito rock , n , roll
“A Abertura do Verão sempre foi muito esperada pelos sócios. Com a pandemia, infelizmente ficamos alguns anos sem poder realizá-la. Por conta disso, nesse esperado retorno nos empenhamos ainda mais”, conta a diretora Mariana Vieira Buffara Volpi.
E na data agendada até o clima colaborou, com céu azul, apesar da previsão do tempo que era desanimadora. ”A energia foi tão positiva que não teve espaço para a chuva”, brinca. “O mais marcante foi ver tantos sócios felizes em uma festa com mais de oito horas, para todas as gerações”, comemora a diretora.
APLICATIVO TRANSPORTAM O CLUBE E SEUS ASSOCIADOS AO PRESENTE, DE OLHO NO FUTURO
se você nasceu antes dos anos 2000, há de concordar: nas últimas duas décadas a vida mudou muito, em vários sentidos. A tecnologia está na base da maioria desses avanços e sofreu uma verdadeira revolução de lá para cá.
O sistema de gestão do Graciosa, instalado há 20 anos, acaba de ser substituído por um novo e moderno, desenhado especificamente para atender as necessidades do Clube. E essa modernização chega às mãos do associado por meio de um aplicativo que promete facilitar sua interação com as diversas áreas de seu interesse.
Por ele vai ser possível, por exemplo, agendar uma partida de golfe, entrar nas dependências com um QR Code, atualizar seus dados, aprovar uma compra e ficar informado sobre tudo o que acontece, democratizando o acesso à informação dentro de cada setor do Clube. Leia mais sobre as funcionalidades do aplicativo na página 32.
“O grande trabalho, que fica escondido, foi a atualização de toda a infraestrutura de tecnologia – isso foi grande parte do tempo, do esforço e do investimento. Foi um salto gigantesco em termos de tecnologia”, completa Schwabe. Para ele, o aplicativo é a “cereja do bolo”, que vai facilitar muito a vida de todos, especialmente das pessoas que querem estar mais conectadas com o Graciosa. “É uma ferramenta muito poderosa que vamos ter na mão para nos comunicarmos com o associado”.
O diretor destaca, no entanto, que todos os processos atuais continuarão existindo para quem não quiser aderir ao aplicativo, especialmente para atender o público de mais idade.
O novo sistema foi criado praticamente do zero, em 12 meses de desenvolvimento e 30 dias de implementação. “Colocamos equipes de designers especializados em fluxo de usuário e em entender rotina de trabalho para acompanhar cada um dos setores do Clube”, conta Pedro Henrique Valente Muniz, proprietário da Notis-Us, empresa terceirizada que desenvolveu o software. Só da empresa de Pedro, participaram do projeto seis desenvolvedores, dois designers e dois gestores de projeto, mais as equipes de TI e de Comunicação do Graciosa.
Todas as funções do sistema antigo foram mapeadas, diretores e alguns sócios foram ouvidos sobre quais funcionalidades eles gostariam de ter no aplicativo. “Foi um processo longo para entender como o Clube funciona e podermos montar o novo software em cima disso”, diz Schwabe. Depois vieram o desenvolvimento, treinamento e implantação.
Um dos trabalhos feitos pela Secretaria dá uma ideia do tamanho e importância da mudança. O software antigo chegava a levar 12 horas processando as informações para fazer o fechamento mensal dos gastos dos associados. O novo faz isso em 3 minutos.
" O que fizemos foi modernizar o Clube em 20 anos em termos de gestão e de tecnologia aplicada ao dia a dia. "
Carlos H. Schwabe Diretor de TI
Os dados de cadastro do associado ficam aqui. É possível consulta-los e atualizá-los diretamente no App.
O trabalho ainda não acabou. O aplicativo que está disponível para os sócios baixarem na Apple Store e na Play Store é apenas a primeira versão. O sistema foi preparado para que novas funções sejam criadas de forma simples e rápida.
Em um futuro próximo será possível, por exemplo, fazer pedidos no restaurante, reserva de mesas, verificar o número de vagas disponíveis no estacionamento, tudo pelo App. Outra possibilidade é a implantação de biometria facial para entrada no Clube, entre outras inovações.
“Buscamos uma visão de futuro. Não adianta administrar para hoje, temos que nos basear sempre no que vai acontecer lá para frente. Estamos preparando o Graciosa para daqui a 20, 30 anos”, afirma o presidente Tobias de Macedo. “Para acompanhar a evolução da tecnologia, o trabalho não pode parar, deve ser sempre contínuo”, completa.
O que acontece no Clube está nesta aba. O sócio pode escolher seus assuntos de interesse e toda vez que houver uma novidade sobre esses temas, ele será notificado. Também serão reportados comunicados como resultados de torneios, mudanças de regras, horários, inscrições, assim como obras e outros avisos importantes.
Novas funções podem ser criadas de forma simples e rápida.
Horários, telefone úteis, termos e regulamentos gerais dos clubes e atividades, estatuto social do clube, termo de responsabilidade para locação de armário, do uso do Golf Cart. Tudo centralizado no mesmo lugar de forma bem simples.
O próprio associado pode gerar o QR Code para acesso ao Clube, seu e de seus convidados. Essa ferramenta torna o processo mais fácil e ágil, já que não será preciso ir presencialmente preencher o formulário. Também ajuda a ter um controle mais apurado da entrada de convidados no Clube.
Aqui estão disponíveis os últimos gastos, previsão de fechamento da conta do mês e o histórico de todas as contas desde que o associado entrou no clube, com valores e descritivo. É possível ajustar seu limite de consumo ou de seus dependentes, copiar o código de barras para pagar contas no app do seu banco, atualizar a forma de recebimento da fatura.
Traz informações relevantes de cada atividade, como horários de funcionamento, regras e lista de instrutores ou professores, com telefones e informações de contato. Dá para marcar partida de golfe e convidar os amigos, que serão notificados e podem aceitar ou recusar. Também é possível pedir para participar de uma partida agendada por outro sócio, otimizando os horários do campo de golfe.
Os espaços do Clube que são abertos à locação (sede social, restaurante do golfe e casa de festas) estão descritos com todas as informações úteis sobre os locais: tamanho, quantas pessoas comporta, horários e mapa virtual para download. Também traz os serviços disponíveis, como buffet e formulário de préagendamento, que envia os dados diretamente para a secretaria elaborar o contrato de locação.
Para acompanhar a evolução da tecnologia, o trabalho não pode parar, deve ser sempre contínuo.
APONTE SEU CELULAR PARA O QR CODE E BAIXE O APP GRACIOSA COUNTRY CLUB
Você entra na sede social do Graciosa, caminha pelas salas e salões. Repara em um detalhe que havia deixado escapar. Talvez um lustre, o desenho de uma janela ou uma particularidade da bela arquitetura alemã. Como pretende em breve fazer uma festa, aproveita para tirar as medidas do salão. Tudo sem levantar do sofá.
Passear virtualmente pela sede do Clube agora é possível graças ao mapeamento digital 3D, que estará disponível no site e no aplicativo do Clube, na página dos salões da sede social. Basta acessar para “caminhar” por todo o prédio, olhar cada detalhe e em qualquer direção, dar zoom.
“É uma tecnologia inovadora, com uma quantidade enorme de possibilidades de uso”, afirma Felix Bochnia Filho, diretor comercial da HUB3D, empresa responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. As imagens são em alta resolução, no formato 3D. O usuário pode assistir ao vídeo disponível ou navegar conforme sua vontade.
A simples navegação pelo espaço já é uma atividade prazerosa. O associado pode mostrar o Clube a alguém a partir do app. Mas a ferramenta é muito mais útil e vai facilitar a vida de associados e funcionários, especialmente no planejamento e execução de eventos.
“Fazemos reserva de salões tanto para sócios como para não sócios. Muitas vezes a pessoa não conhece ou não lembra como é o salão, ou então os produtores querem saber detalhes dos espaços. Nesses casos, vamos enviar o vídeo e a pessoa terá a visualização e melhor compreensão do que foi ou será locado”, diz Viviane G. Cordeiro Ramos, analista de Secretaria. É possível ainda tirar qualquer medida de espaços e móveis, em qualquer eixo. Donos das festas, promoters, decoradores, todos os envolvidos ganham agilidade e facilidade em uma ferramenta que estará sempre à mão para tirar dúvidas a qualquer momento.
A busca de parceiros comerciais ou institucionais também será favorecida. “Será uma ferramenta útil para trazer receita ao Graciosa, enriquecendo as apresentações do nosso departamento comercial na venda dos espaços”, complementa José Carlos Soares, gerente geral do Clube.
Dentro do mapeamento ainda é possível colocar etiquetas virtuais que possibilitam a inclusão de informações como fotos, vídeos e arquivos em PDF. Futuramente, fotos e vídeos das festas podem ser adicionados a essas etiquetas, ficando à disposição dos associados.
Em breve, a casa de festas também será mapeada.
APONTE A CÂMERA DO SEU CELULAR E ACESSE O MAPEAMENTO DIGITAL 3D DA SEDE SOCIAL
O mapeamento digital 3D estará disponível no site e no aplicativo do Clube
BAR DO TÊNIS ESTÁ RENOVADO
O novo bar do tênis promete tornar-se um ponto de encontro agradável e aconchegante. O local está de cara nova e ganhou uma ampliação de 122 m2, criando um charmoso terraço em frente à piscina. “Vai ser um espaço de encontro para todos os associados, um lugar para viver o Graciosa todos os dias como se fosse a sala de estar da nossa casa, um lugar para encontrar os amigos e ter mais motivos para estarmos juntos”, diz a arquiteta Christiane Sell Freitas Santos, responsável pelo projeto ao lado de Paulo Freitas Santos.
O projeto arquitetônico aconteceu naturalmente, uma continuação da concepção já existente, valorizando arquitetura tradicional e bela do Clube, com suas treliças de madeira e pé direito alto.
O mobiliário foi pensado de maneira a valorizar cada mesa, cada cantinho como se fosse uma casa. “Sempre usamos materiais verdadeiros em nossos projetos como madeira, pedra e couro natural, reforçando a atemporalidade do estilo e a perenidade dos materiais”, conta Christiane.
Uma das novidades é a preparação de cafés especiais (leia mais na pg 42). Para isso, foi criado um bar central onde além dos cafés, serão preparados drinks e sucos.
O atendimento acontece tanto nas mesas como em serviço de “grab and go”, em que os associados podem levar os itens em embalagens descartáveis. Este serviço também será facilitado pela exposição de uma série de geladeiras e balcões com saladas de frutas, sanduíches, sorvetes e bebidas.
Para favorecer a integração do espaço interno com as áreas adjacentes, os arquitetos usaram muitas plantas, trazendo privacidade entre as mesas e emoldurando vistas maravilhosas.
No terraço, o espaço totalmente envidraçado vai permitir a adaptação ao clima instável de Curitiba. Em dias quentes as grandes portas de correr permanecem abertas, valorizando a iluminação natural e convidando as pessoas, como se fosse uma continuidade da área da piscina. No frio, o espaço é fechado, tornando-se acolhedor e quentinho com aquecedores acesos e mantas à disposição dos associados.
Para completar o clima “lar doce lar”, a dupla abusou de abajures no projeto luminotécnico. As plantas também ganharam luz, trazendo uma conexão das áreas internas e externas.
A adequação do bar do tênis surgiu como uma continuidade natural de todo o projeto proposto. Usando a mesma estrutura de cozinha que foi totalmente reformulada, funciona como uma área calma destinada aos tenistas e apreciadores do esporte. A retirada do bar e a aquisição de novas geladeiras silenciosas fazem com que o espaço fique mais agradável e tranquilo.
O novo mobiliário substitui a sensação de “passagem” do espaço antigo por uma permanência mais privativa. O projeto luminotécnico acompanha as ideias do terraço e visam valorizar as quadras de tênis com muita luz indireta.
"Um lugar para encontrar os amigos e ter mais motivos para estarmos juntos"O mobiliário do espaço foi pensado de maneira a valorizar cada cantinho como se fosse uma casa
No bar central são preparados cafés especiais, drinks e sucos
Com tudo renovado no bar, na parte da gastronomia não poderia ser diferente. Os associados Carla Galeski e Irineu Galeski Junior assumiram a missão de reformular comes e bebes, mas mantendo o que já funcionava.
“A ideia de assumir o restaurante surgiu da minha necessidade, como sócio, de ter um ótimo atendimento e cozinha, mas dentro dos padrões de preço do Clube. É um restaurante de um sócio feito para os sócios. Vamos ter toda a atenção ao tenista, mas queremos atender a todos os públicos, de todas as idades”, diz Irineu.
Duas chefs desenvolveram o cardápio e comandam a cozinha, as irmãs Renata e Natany Abreu. Renata já trabalhou com Celso Freire e Lênin Palhano e foi a responsável pela criação do cardápio do Bobardi. O nome do novo restaurante, Duah, é uma brincadeira com a ideia de dupla.
O cardápio à la carte reflete essa ideia. Os pratos mais tradicionais permanecem: o “sanduíche ambulante” e os “pratos do tenista”. A eles se somam outros sanduíches, toasts, aperitivos, saladas, pratos do dia a dia, bebidas e drinks.
Duas novidades devem conquistar os associados. A primeira são pratos de brunch, servidos durante todo o funcionamento do restaurante, com salada de frutas, pão de queijo, empanada, bolo e seis diferentes versões de ovos.
Outra são os cafés especiais, quentes e gelados, com a chancela de qualidade do Lucca Café que, por seus donos - e também sócios do clube - Georgia e Luiz Otávio Franco de Souza, deram todo o apoio, fizeram o treinamento e consultoria para a equipe do Duah.
Um novo espaço administrativo está em fase de finalização e logo estará de portas abertas para atendimento aos associados. A reforma teve início no segundo semestre de 2022, com conclusão prevista para março deste ano. A ideia do projeto é criar um ambiente mais moderno, funcional e confortável, que traga bem-estar aos que ali frequentam diariamente.
A arquiteta responsável pela obra, Larissa Pirai, conta que essa foi a preocupação do presidente Tobias de Macedo desde o briefing do projeto. “A intenção é que os colaboradores estejam em um espaço que proporcione conforto, priorizando também o cuidado com o local onde será realizado o atendimento direto ao sócio”, afirma. Com a reforma, os funcionários da secretaria geral, tesouraria, dos departamentos comercial, de marketing, eventos e gastronomia atuarão integrados. O administrativo está totalmente repaginado e em nada lembra a estrutura antiga. “Teremos uma edificação contemporânea e otimizada. Essa melhora vê-se desde a entrada externa - que agora integra melhor a edificação no nível da rua - até a iluminação interna e detalhes decorativos”, explica a arquiteta.
Já o interior da obra contará com estilo corporativo, com piso vinílico amadeirado contrastando com forro e divisórias metálicas na cor preto, paredes claras, móveis neutros e painéis acústicos que trazem o aconchego na medida ideal.
O ambiente também terá uma sala especial para atendimento aos sócios integrada a um jardim envolto em plantas, com fechamento em vidro, painéis acústicos e móveis elegantes. A arquiteta ressalta que o estilo adotado é uma tendência mundial das grandes empresas, com referências e inspirações globais.
Além disso, as salas terão o máximo possível de estações de trabalho compartilhadas e layout otimizado focado na funcionalidade de cada setor. Também haverá divisórias de vidro em todos ambientes, o que vai oferecer sensação de amplitude das salas e também privacidade.
“Essa mudança vai proporcionar um espaço administrativo à altura do GCC, um local onde todos serão atendidos com conforto, inclusive visual”, acredita Larissa.
Sala especial integrada a um jardim será utilizada para atendimento aos sócios
PARCERIA COM
O SHOPPING PÁTIO BATEL
GARANTE BENEFÍCIOS
AOS ASSOCIADOS DO CGG
Quem nunca se preocupou em sair uns minutos antes de casa para buscar uma vaga de estacionamento e não correr o risco de se atrasar para um compromisso? Na correria do dia a dia, é muito especial ter à disposição conforto e segurança na hora de estacionar, garantia que os associados do Graciosa têm ao frequentar o Pátio Batel.
A parceria entre o GCC e o shopping garante aos titulares do Clube o direito a um cartão para estacionamento gratuito e utilização do Valet Parking com serviço de manobrista, benefício exclusivo oferecido desde junho do ano passado. Além disso, os associados têm à disposição entrada privativa ao shopping, concierge, sala de espera e elevador exclusivo com acesso ao Piso L1.
Batel está à disposição dos associados gratuitamente
No concierge, os usuários encontram diversas comodidades, como carregador de bateria para tablet e celular, guardavolumes para bolsas, sacolas e malas de viagem, empréstimo de carrinhos de bebê e cadeiras de rodas, além de informações do shopping.
A associada Priscila Gabrielly dos Santos conta que usufrui bastante da parceria com o shopping. “A comodidade de chegar e não me preocupar em procurar vaga é uma experiência ímpar! Adoro o Pátio Batel que, além de tudo que oferece, é pet friendly”, elogia.
Outra sócia que recorre ao serviço com frequência é Nicole Queiroz Hauer. “Uso semanalmente. O Pátio é o shopping que mais frequento e um dos maiores motivos é exatamente o benefício que temos. Deixo para comprar todos os presentes que preciso lá, mesmo morando perto de outro”, comenta, enfatizando que a maior vantagem é o conforto de não precisar procurar vaga. “Só posso ir ao shopping após as 18 horas ou aos finais de semana. São os horários mais cheios, com estacionamento lotado. Sem dúvida alguma o Pátio se tornou o shopping preferido de muitas pessoas depois dessa parceria com o Graciosa”, acredita.
Além das vantagens da praticidade e rapidez para estacionar, o Valet Parking também garante que o carro não sofrerá nenhum dano no momento de manobrar, uma vez que a equipe é altamente especializada.
E os benefícios da parceria são percebidos também pelo shopping. “Esse acordo é muito importante para nós, pois oferece ao sócio uma comodidade que ultrapassa o limite territorial do Clube e, ao mesmo tempo, permite que a marca Pátio Batel chegue aos clientes fora do shopping também”, afirma Camila Seleme Fleischfresser, coordenadora de marketing do Pátio.
Para usufruir do serviço é fácil: basta ir diretamente ao concierge do Pátio Batel, no piso L1, portando documento com foto, e solicitar seu cartão do estacionamento. Lembrando que apenas os sócios titulares têm direito ao benefício.
RECEITAS DETOX E ANTIOXIDANTES PARA UM DIA A DIA MAIS SAUDÁVEL
Passadas as festas de final de ano e o carnaval, o ano oficialmente começa. E que tal experimentar receitas leves, detox e antioxidadantes? Saborosas e muito ricas em nutrientes e fibras, elas auxiliam na eliminação das toxinas, na redução do inchaço, melhoram o sistema digestivo e reforçam o sistema imunológico.
“Alimentos detox e antioxidantes são muito efetivos como estratégias alimentares para atingirmos bons resultados em curto prazo”, afirma a nutricionista Carolina Cabanilhas.
“Os antioxidantes retardam o processo de envelhecimento do nosso corpo, contribuem com o aumento da imunidade e com a prevenção de doenças”, explica, citando as frutas, os vegetais e as frutas secas.
Já os alimentos detox são diuréticos naturais, que contribuem na eliminação dos resíduos que ficaram no corpo por excessos de um final de semana ou da época de festas, por exemplo.
“Um planejamento detox ajuda a eliminar essas toxinas, principalmente o sódio. São alimentos facilmente encontrados no nosso dia a dia, como espinafre, couve, brócolis, pepino, gengibre e alguns tubérculos, como inhame e mandioca”, exemplifica Carolina.
Confira as sugestões de receitas e aproveite.
INGREDIENTES
Cenoura ralada
Beterraba ralada
Tomate picado
Alface picada
Pepino
Quinoa
Granola da Dinda salgada
MOLHO DE IOGURTE COM ERVAS
Iogurte
Tomilho
Orégano
Manjericão
Limão
Sal
Pimenta
Gergelim negro
MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes do molho e sirva com a salada.
(500ml) 02
INGREDIENTES
300ml de chá verde
2 fatias de abacaxi
1 folha de couve
1 pedaço de gengibre
MODO DE PREPARO
Lave as frutas e verduras, corte em pedaços, coloque na centrífuga e misture ao chá verde.
(500ml) 03
INGREDIENTES
1/2 cenoura
1/2 maçã
1/2 pepino
1/2 limão
1 pedaço de gengibre
MODO DE PREPARO
Lave todas as frutas, corte em pedaços grandes e coloque na centrífuga.
LITERÁRIA TRARÁ O MELHOR DA LITERATURA NACIONAL AO GCC
Aprimeira Festa Literária do Graciosa acontece entre 19 e 21 de maio, na Casa de Festas do Clube. ideia surgiu da necessidade de se expandir as atividades culturais, trazendo o melhor da literatura nacional para os associados, que contarão com uma programação exclusiva e convidados super reconhecidos no cenário nacional e que estão fervilhando na cena cultural.
Sob a batuta da Diretora Cultural Liana Leão, a Festa está sendo organizada com muito carinho por uma comissão de sócios apaixonados por literatura e que dedicam a ela grande parte de sua vida profissional: Isabela França, jornalista e Diretora de Marketing do GCC; Ângela M. Duarte, coordenadora da Freguesia do Livro (OSC) e mediadora de rodas de leitura; Josiane M. Bibas, escritora e ilustradora de livros infantis, coordenadora da Freguesia do Livro (OSC) e do grupo curitibano de autores de literatura infanto-juvenil, o Coletivo Era Uma Vez; Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná e escritor com diversos livros e colunas publicadas, inclusive na revista do GCC; Silviane Scliar Sasson, advogada e escritora com quatro livros infantis publicados, o livro de contos “Indelével” e integrante do Coletivo Era uma Vez; Gabriel Almeida Munhoz de Mello, bacharelando em Letras Alemão e Português na UFPR, tradutor e pesquisador do Centro Austríaco; e Carolina Cavalcanti Pedrosa, escritora com dois livros publicados, cronista de cinema, podcaster e advogada.
Para dar início à Festa, na sexta-feira, João Anzanello Carrascoza, laureado com diversos prêmios, inclusive o Jabuti, prontamente aceitou o convite para falar de sua vasta obra que contempla romances e contos, com ênfase nos temas que a permeiam, como vida, morte, solidão e infância.
O consagrado autor, com mais de 15 livros publicados, vem com exclusividade ao Graciosa em participação inédita que será seguida de autógrafos de suas obras.
No sábado, a escritora Aline Bei, fenômeno literário com seu premiado romance “O Peso do Pássaro Morto”, cujo lançamento mais recente “Pequena Coreografia do Adeus” foi publicado pela Companhia das Letras, conduzirá oficina com exclusividade para a Festa, intitulada “Do Corpo ao Texto”.
Serão três horas de muito conhecimento e trocas, mas atenção! A Oficina tem vagas limitadas.
Muitas atividades estão previstas e convidados incríveis irão comparecer neste lindo evento para celebrar a cultura e a arte junto dos associados!Gabriel Almeida Munhoz de Mello faz parte da comissão organizadora
A programação ainda conta com diversos painéis recheados de grandes nomes da literatura contemporânea incluindo ilustres paranaenses como Luci Colin, ficcionista, poeta, tradutora e professora, escritora com mais de 24 livros publicados e largamente premiada e conhecida no meio literário; Giovana Madalosso, autora com diversos livros publicados que tocam temas pouco explorados na literatura, sempre com humor, um toque de drama e ternura. Sua mais recente obra “Suíte Tóquio” foi um estouro entre os leitores; Luiz Henrique Pellanda cronista, contista e músico, vai passear um pouco sobre os olhares da vida e da literatura em uma conversa muito especial.
Estará presente também Flavio de Souza, escritor, ator, artista plástico e um dos criadores e autores do aclamado programa “Castelo Rá-TimBum”, que compartilhará seu talento em um painel desenhado com letra e arte. Para encerrar a Festa, um Sarau de respeito com o melhor da literatura dos convidados, aberto a quem quiser compartilhar palavras em uma noite linda e cheia de poesia, música e confraternização.
O Sarau, organizado por Luiz Felipe Leprevost, contará com a presença de Paulo Vitola, compositor, poeta e presidente da Academia Paranaense de Letras, além da musicista e poeta Etel Frota e da escritora Luci Colin, ambas membras da Academia, que declamarão trechos de suas obras.
No domingo a programação é voltada às crianças e aos jovens, o evento carinhosamente apelidado de Fliguinha, que reunirá contação de histórias, oficinas, apresentações teatrais e muitas outras surpresas que estão reservadas para esta Festa que já nasce icônica!
A organização da Fliguinha está sendo encabeçada pelas associadas Ângela e Josiane, ambas com vasta experiência no cuidado do público infantil, que pode esperar um dia recheado de eventos imperdíveis!
Para já ir aquecendo para a Festa passe na Biblioteca do Clube onde grande parte dos livros dos convidados já se encontra pronta para ser lida.
Marque na agenda a data e convide todo mundo! Um evento imperdível e único para toda a família. Esperamos vocês!
19 maio
(Sexta)
19 h 30
ABERTURA DO EVENTO E APRESENTAÇÃO
Isabela França
ENCONTRO LITERÁRIO
João A. Carrascoza
Mediação Ângela Duarte
20 maio (Sábado)
9h30 _ 12h30
OFICINA
Aline Bei
Apresentação e apoio . Carolina Pedrosa
10 h 30
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO
Daphne Lambros
14h30 _ 16h
ENCONTRO LITERÁRIO
Aline Bei e Giovana Madalosso
Mediação Silviane Sasson
16h _ 17h
OLHAR A CIDADE
Luiz Henrique Pellanda, Tamara Klink e Rogério Pereira
17h30
ENCONTRO LITERÁRIO
Literatura e outras artes
Luci Collin e Flávio de Souza
Mediação Gabriel
19h
SARAU DE LITERATURA
Récitas de autores e sócios
Autores presentes, autógrafos e música
Condutor Luiz Felipe Leprevost
21 maio (Domingo)
10h30
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Fafá Conta
11h30
MÚSICA E HISTÓRIAS
Rosy Greca
14h
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO
Guggo Rachwal
16h
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Samara Rosa
Também haverá stand de livros do Coletivo Era Uma Vez e arrecadação de obras infantis para a Freguesia do Livro.
Mais informações na biblioteca, pelos telefones 41. 3025-1335 ou 41. 99928-2293
Paulo Rezzutti é um dos principais e mais lidos historiadores e biógrafos brasileiros, ao lado de nomes como Mary del Priore, Laurentino Gomes, Eduardo Bueno, Lyra Netto, Jorge Caldeira e Ruy Castro, que já estiveram presentes no Graciosa Country Club. No dia 30 de março, em comemoração ao mês da mulher, o autor esteve no Clube para a palestra “D. Leopoldina: A história não contada”, tema também de um de seus livros.
O papel de Dona Leopoldina é, em geral, reduzido ao de vítima em um triângulo amoroso que envolvia o marido, D. Pedro I, e Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. Mas Leopoldina foi muito mais que isso. Ela foi fundamental para nossa história.
PAULO REZZUTI FAZ PALESTRA
SOBRE D. LEOPOLDINA, A
Lucia Casillo Malucelli: A sua série de livros
“A história não contada” recupera personagens marcantes da história brasileira. Qual das personagens mais o surpreendeu?
Paulo Rezzutti: Dona Leopoldina é a que mais me surpreendeu. Eu tinha uma ideia preconcebida sobre ela como esposa de Dom Pedro I e mãe de Dom Pedro II. Uma mulher dominada pelo marido, apagada, sem noção da realidade política e social brasileira, alguém que se calava perante o caso público e que aceitava passivamente a presença da amante de D. Pedro, a Marquesa de Santos, no palácio. Na realidade, Leopoldina não só havia sido educada para governar, mas era também uma cientista e alguém muito superior moralmente ao marido.
Lucia: A educação de Leopoldina foi importante para seu papel na história do Brasil?
Rezzutti: Muito! Ela recebeu uma das melhores educações que uma mulher poderia ter na época. A Casa de Habsburg tinha um mote: “Os outros que façam guerra, tu, Áustria feliz, casa-te. O que os outros conquistam por Marte, a ti será dado por Vênus” A estratégia da dinastia consistia em realizar alianças matrimoniais para ampliar o seu poder. As arquiduquesas eram super bem preparadas; Maria Antonieta, tia-avó de Dona Leopoldina, foi uma das raras exceções. Além da educação, ela teve uma vivência da política e dos acontecimentos europeus que Dom Pedro passou ao largo, no Brasil. D. Leopoldina conheceu Goethe, teve contato com o início do Romantismo europeu, ouviu Beethoven e tantos outros. Ela adorava estudar Ciências Naturais, principalmente Mineralogia e Botânica. Essa educação e a sua perspicácia permitiram aconselhar o marido e dar alguns empurrões nas decisões dele. Por exemplo, eu brinco que o Fico dela foi anterior ao dele. Ela já tinha percebido que nada mais eles poderiam esperar de Portugal, enquanto Dom Pedro ainda estava com medo de desobedecer às Cortes portuguesas e ser deserdado do trono por isso. As cartas dela para o secretário são muito reveladoras e mostram o quanto ela estava empenhada na causa autonomista brasileira.
Na entrevista a seguir, concedida por Paulo Rezzutti à diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli, o historiador conta deliciosas e reveladoras histórias não contadas
vemos como ela articulou politicamente os acordos para que isso ocorresse, por exemplo, avisando que, se o marido não tivesse liberdade para escolher os próprios ministros, ele não continuaria no Brasil.
Lucia: Quem foi mais importante para a nossa independência: Dom Pedro ou Dona Leopoldina?
Rezzutti: Ambos foram importantes, cada um à sua maneira. Ela foi fundamental para ajudar Dom Pedro a se decidir a ficar no Brasil e não cumprir as ordens das Cortes de retornar para Portugal. Nos bilhetes ao seu secretário, nós vemos como ela articulou politicamente os acordos para que isso ocorresse, por exemplo, avisando que, se o marido não tivesse liberdade para escolher os próprios ministros, ele não continuaria no Brasil.
Lucia: D. Pedro traía Leopoldina com várias mulheres. Mas talvez tenha havido uma mulher mais importante e que tenha tido papel decisivo na depressão e morte de D Leopoldina. É a Marquesa de Santos uma das responsáveis pela depressão da imperatriz? Ou a culpa foi mesmo de D. Pedro? Será que a princesa Diana e Maria Leopoldina têm algo em comum?
Rezzutti: O que Dona Leopoldina e a princesa Diana têm em comum é que ambos os casamentos foram realizados pelo bem da instituição e da monarquia. A diferença entre elas é que Dona Leopoldina sabia que amor podia ser complementar ao seu papel como dinasta, mas não essencial. Seu papel era de representar o poder, respeitar o seu marido e dar filhos para a perpetuação da dinastia no trono. A princesa Diana já era de outro século, como outra mentalidade,
jamais ela conseguiria se portar como a imperatriz Leopoldina ou mesmo como a sua sogra, a rainha Elisabete II, eram mundos diferentes que não representam mais a realidade atual. Lady Di não aceitou ter que dividir o marido, independente de quem fosse ele, opção inexistente na época de Dona Leopoldina e na posição em que ela se encontrava.
Quanto à Marquesa de Santos, quando Dom Pedro a conheceu em São Paulo, em agosto de 1822, quem era casado era ele. Domitila estava separada do primeiro marido e brigando pela guarda dos filhos. Dom Pedro nunca respeitou a esposa.
O problema é que Domitila, diferentemente de todas as demais mulheres com que ele teve um caso, inclusive a própria irmã da marquesa, soube segurar o relacionamento, inclusive com ajuda de técnicas, como o pompoarismo, por sete longos anos. Isso fez dela a grande vilã, como se na história do mundo nunca nenhum homem tivesse traído a esposa. Ele é o principal culpado, se não pela morte, pois Dona Leopoldina morreu de febre tifoide, pelo estado de depressão em que ela entrou em 1826.
Lucia: Na última carta de Dona Leopoldina à sua irmã Maria Luisa ela escreve: “(...) Ultimamente, [o imperador] acabou de dar-me a última prova de seu total esquecimento a meu respeito, maltratando-me na presença daquela mesma que é a causa de todas as minhas desgraças”.Essa carta é uma falsificação?
Rezzutti: A carta original nunca foi localizada. O que conhecemos é uma cópia em português que está no Museu Imperial, em Petrópolis. Examinando os boletins médicos de Dona Leopoldina, vi que era impossível que ela tenha ditado a carta. Ela estava doente, com febre altíssima, o que a levou a um estado de exaltação e de delírios. Como iria conseguir ditar uma carta às 4 horas da manhã às vésperas da morte? A carta é suspeitíssima, e eu acredito sim
que tenha sido forjada para colocar a culpa da morte em Dom Pedro. Em 1834, quando essa carta surgiu, temia-se que Dom Pedro, depois de ter derrotado o irmão na Europa, retornasse com um exército e invadisse o Brasil para se pôr novamente no trono. Estava acontecendo uma CPI a respeito disso na Assembleia dos Deputados. Ninguém aqui ainda sabia que ele estava com tuberculose. A carta poderia ser uma “fake news” para prejudicar ainda mais a imagem do ex-imperador brasileiro.
Lucia: Como você definiria D. Leopoldina em poucas palavras?
Rezzutti: Dona Leopoldina foi uma das princesas mais bem educadas do seu tempo, uma cientista, culta e muito bem preparada, que adotou o Brasil como sua pátria, os brasileiros como o seu povo e a Independência como sua causa.
Lucia: E quais os próximos projetos?
Rezzutti: Vários! Os literários envolvem a publicação da nova edição da minha biografia da Marquesa de Santos, que sai este semestre pela LeYa Brasil. Nela, eu trago muitas novidades a respeito da Domitila e também sobre as filhas que ela teve com D. Pedro I, a duquesa de Goiás e a condessa de Iguaçu. Tive acesso a novos documentos sobre elas, inclusive o processo de divórcio da condessa de Iguaçu, onde vemos que ela passou o mesmo que a mãe. Sofreu violência doméstica, foi roubada e traída. Domitila e a filha são exemplos do que as mulheres no Brasil tinham que passar naquela época. E que nem é tão diferente nos dias de hoje.
CONFIRA NA ÍNTEGRA A PALESTRA EM YOUTUBE.COM/ GRACIOSACOUNTRYCLUB, OU APONTE A CÂMERA DO SEU CELULAR E ACESSE
TRARÁ RENOMADOS
ESPECIALISTAS AO GCC PARA UM BATE-PAPO SOBRE O GÊNIO DA POESIA E DRAMATURGIA
Em 2023, o mundo comemora 400 anos de publicação do Primeiro Fólio de William Shakespeare, a primeira edição de suas peças de teatro reunidas. Para participar das celebrações, o Graciosa Country Club promove um bate-papo entre dois grandes fãs do bardo, Fernanda Medeiros e Rodrigo Lacerda, acompanhado de leituras da obra pelo ator Walter Lima Torres.
RODRIGO LACERDA é escritor, tradutor, editor e ex-aluno de Barbara Heliodora. Entre seus livros estão O mistério do leão rampante (1995), O fazedor de velhos (2008) e Hamlet ou Amleto? Shakespeare para jovens curiosos e adultos preguiçosos (2015, prêmio Jabuti), todos, de um jeito ou de outro, relativos a Shakespeare. Em 2022, pela editora 34, lançou uma tradução de Rei Lear.
FERNANDA MEDEIROS
é professora associada de Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora de inúmeros artigos e capítulos de livros sobre temas relacionados ao universo shakespeariano, foi também coeditora convidada do número dedicado a Shakespeare do periódico Tradução em Revista (2018) e co-organizadora do livro O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe, com Liana Leão (Nova Fronteia, 2021).
WALTER LIMA TORRES NETO
é professor titular da UFPR, ator e diretor. Formou-se em Artes Cênicas pela UNIRIO em 1989; estudou na Sorbonne e na New York University.
NA ENTREVISTA A SEGUIR, FERNANDA E RODRIGO FALAM SOBRE SHAKESPEARE, CONSIDERADO O MAIOR ESCRITOR
Graciosa Country Club : Por que ler Shakespeare hoje?
Fernanda Medeiros: É relevante ler Shakespeare porque realizamos dois trabalhos de uma só vez: lemos o próprio Shakespeare, autor de obras que ainda nos traduzem politicamente, psiquicamente e poeticamente; e lemos um dos autores mais citados do globo, o autor aludido pelas cabeças que formaram a cultura ocidental moderna –Freud e Marx, por exemplo –; o autor que autores literários como Goethe, Joyce e Machado de Assis idolatram; o autor que a cultura midiática revisita frequentemente em frases proverbiais, videoclipes, web-stories. Shakespeare transcendeu em muito os limites do seu tempo e espaço, e mesmo da linguagem escrita: Shakespeare pode ser visto, escutado. É certo que ao dizermos isso não estamos falando de suas 38 peças, 154 sonetos e de toda a sua poesia, mas estamos falando de uma porção da obra que tem, sim, circulação planetária.
Rodrigo Lacerda: Sempre vale a pena ler os grandes clássicos. Cada um a seu modo, eles conseguem "envelhecer bem". No caso do Shakespeare, acho que há questões humanas e políticas que nunca deixarão de ser pertinentes.
GCC: O cinema ajuda a chegar a Shakespeare? Pode recomendar dois ou três filmes para os iniciantes?
FM: Sim, o cinema é um ótimo canal para chegar a Shakespeare. O cinema nos deu presentes como o Macbeth, de Akira Kurosawa (o título em português é Um trono manchado de sangue), e o Romeu e Julieta, de Zeffirelli, que ainda encanta gente de todas as idades. Para iniciantes, dois filmes imperdíveis são Shakespeare apaixonado (o roteiro de Tom Stoppard é genial e a reconstrução de época primorosa), e Ricardo III - um ensaio um docudrama de Al Pacino, em que ele entrevista especialistas e conversa com o povo da rua sobre Shakespeare, além de interpretar de modo impecável cenas do arquivilão Ricardo de Gloucester, o rei Ricardo III.
RL: A mim, o cinema ajudou muito! Não é fácil, mesmo para quem fala inglês contemporâneo, se acostumar com o inglês dos séculos XVI e XVII, então o cinema pode ser uma boa maneira de você chegar no texto já sabendo as linhas mestras da história de cada peça. Eu recomendo: Rei Lear, dirigido pelo Laurence Olivier, e Romeu e Julieta, dirigido pelo Franco Zefirelli.
GCC: Qual é o seu Hamlet favorito no cinema?
FM: Meu Hamlet favorito no cinema é um Hamlet pouco ortodoxo, nada acadêmico, mas que me parece ter conseguido fazer a escalação perfeita para o papel do Príncipe, e aliás, de todos os personagens. É Hamlet 2000, de Michael Almereyda, com Ethan Hawke fazendo Hamlet e Julia Stiles como Ofélia. O filme atualiza a Dinamarca para uma Nova Iorque do século XXI, transformando o reino que tem algo de podre em uma grande empresa, a Denmark Corporation. O nem tão jovem príncipe, ao invés de teatro, é ligadíssimo em vídeos e imagens, e sua "Ratoeira" é um curta-metragem. Além dessas atualizações espertas, o filme mantém o texto em inglês elisabetano, produzindo uma sobreposição muito viva de tempos e linguagens. Não é uma obra-prima, mas é um filme comercial caprichado, com muitas qualidades. É o meu favorito.
RL: O que eu conheço melhor e vi mais vezes foi o Laurence Olivier. Mas admito que tenha um ar meio antigo. O do Kenneth Branagh é muito bom, mas nunca foi meu preferido. Atualmente, o que gosto mais é o do diretor russo Grigory Kozintsev, de 1964.
GCC: Shakespeare é um universo longínquo histórica, geográfica e culturalmente. Nesse sentido, é útil ter mediação, seja um curso ou livro introdutório? Qual leitura sobre Shakespeare o ajudou?
FM: Shakespeare não é nada longínquo, mas a mediação ajuda muito, sim! A linguagem, de alta densidade poética, ganha muito com os comentários, as notas explicativas, a leitura coletiva e conversada. Além disso, a contextualização histórica sempre ajuda, pois Shakespeare, embora atemporal, foi um homem do seu tempo, educado em uma Grammar School elisabetana, aluno de latim, homem de classe média, vindo da província. Muitas leituras sobre Shakespeare me ajudaram, e temos um bom material em língua portuguesa. O livro organizado por Liana Leão e Marlene Soares dos Santos, por exemplo, Shakespeare, sua época, sua obra, é um ótimo livro de apoio; e o livro que organizei com Liana, O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe também cumpre bem essa função de apresentar o universo shakespeariano a partir de muitas perspectivas. Felizmente, temos excelentes tradutores no Brasil, que colaboram imensamente para a divulgação de Shakespeare sem perda de poeticidade: além da tarefa hercúlea de Barbara Heliodora na tradução da obra completa, temos as contribuições maravilhosas de Lawrence Flores Pereira, José Roberto O'Shea e Geraldo Carneiro, entre outros.
RL: Eu dei sorte ao ter a oportunidade de frequentar o grupo de estudos da Barbara Heliodora, a grande tradutora e crítica de teatro. Para mim, foi crucial, pois me ajudou a entender as linhas mestras do teatro elisabetano e da
obra de Shakespeare em particular. Mas nada teria sido possível sem as edições inglesas anotadas, que permitem que você abra caminho pelo inglês arcaico. Acho que são uma ótima mediação para quem está chegando na "festa".
GCC: O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe?
FM: Precisamos saber de bastante coisa, mas destaco dois pontos: primeiro, que além do Shakespeare "básico" que circula no planeta, como eu mencionei acima, há muitos outros Shakespeares ocultados por esse do mainstream, como o Shakespeare de Péricles, Bom é o que acaba bem, Troilo e Créssida, peças super ricas e pouco comentadas. Em segundo lugar, precisamos conhecer as personagens femininas de Shakespeare, sua galeria completa, de 155 figuras de mulher: em sua maioria fortes, inteligentes, super razoáveis e lúcidas. Há um elogio implícito à inteligência feminina na obra de Shakespeare, que fica muito evidente quando nos colocamos diante da obra completa.
RL: Precisamos saber que ele é um mestre na arte de colocar grandes questões humanas e filosóficas no palco, concebendo as tramas e situações mais adequadas para expressar cada uma dessas questões. E que, como se não bastasse, é um maravilhoso poeta.
BATE-PAPO ENTRE FERNANDA MEDEIROS E RODRIGO LACERDA, COM LEITURAS DA OBRA
PELO ATOR WALTER
LIMA TORRES
Na ocasião haverá também lançamento dos livros O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe (2022), organizado por Fernanda Medeiros e Liana Leão; Rei Lear, edição bilíngue (2023), com tradução de Rodrigo Lacerda; e Hamlet ou Amleto?: Shakespeare para jovens curiosos e adultos preguiçosos, de Rodrigo Lacerda
27 DE ABRIL I 19H
SEDE SOCIAL
EVENTO PARA SÓCIOS E CONVIDADOS DE SÓCIOS, MEDIANTE RETIRADA DE CONVITES NA BIBLIOTECA OU NA
SECRETARIA GERAL DO CLUBE.
SUGESTÃO . doação de 1 kg de alimento não perecível ou 20 reais
MAIS INFORMAÇÕES NA BIBLIOTECA
PELOS TELEFONES 41.3025-1335 E
NA SECRETARIA GERAL 41.3025-1385
PARCERIA:
Solar do Rosário
HAMLET OU AMLETO?
SHAKESPEARE PARA JOVENS
Vencedor do Prêmio Jabuti de adaptação, a obra de Rodrigo Lacerda reconta a história do príncipe Hamlet de acordo com a original. Entretanto, a forma como é escrita desperta a curiosidade dos leitores, pelo fato de mergulhar em todas as referências sobre cada ato e cena da peça, costurando com uma narrativa moderna e em linguagem contemporânea.
GRANDES ESCRITORES E PREMIADOS LIVROS
NA BIBLIOTECA DO GCC
01
ALINE BEI
Em seu romance de estreia, O peso do pássaro morto, livro vencedor do Prêmio de São Paulo de Literatura 2018, Aline Bei conduz o leitor pelo fio da vida de sua personagem, dos 8 aos 52 anos de idade. Nesse trajeto, somos tentados a responder, ou ao menos procurar entender “Quantas perdas cabem na vida de uma mulher?”
02 03
JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA
Em O volume do silêncio, o vencedor do Prêmio Jabuti João Anzanello Carrascoza nos leva a reparar na vida cotidiana do cidadão comum por meio das suas relações com familiares, amigos e até desconhecidos. Ao longo dos 17 contos que compõem a obra, Carrascoza mostra como as epifanias, as coincidências e as recordações podem levar à fusão do eu e do outro.
JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA
Neste livro de contos, João Anzanello Carrascoza apresenta 14 histórias em que os temas centrais são a família e a infância. O autor aborda as relações entre pais e filhos através do cotidiano que nem sempre é fácil e leve, e de situações menos corriqueiras, como viagens e campeonatos de futebol. Com sua linguagem poética característica, Carrascoza nos encanta com seu mundo ficcional, um espaço criado especialmente para a construção do ser dentro e fora do livro.
Levada aos palcos pela primeira vez em Londres, em 1606, a peça Rei Lear é não só uma das maiores criações de William Shakespeare (1564-1616) como também assinala um dos pontos mais altos da dramaturgia mundial. A tragédia do rei majestoso e octogenário, que tem início quando este decide abdicar do trono e partilhar seu reino entre as três filhas, equiparando a herança de cada uma ao afeto que lhe demonstram, lança o protagonista numa espiral vertiginosa em que este passa do ápice do poder à crua indigência. Combinando enredos familiares e questões de Estado, códigos de conduta ancestrais e a emergência de valores mercantis, Rei Lear se situa precisamente na encruzilhada entre modos de vida e de atividade política que estão na raiz do mundo moderno. Tudo isso ganha cor e relevo extraordinários nesta edição bilíngue com a tradução de Rodrigo Lacerda
FERNANDO FONTANA
A obra acompanha a vida de Manoel Ribas, que permaneceu à frente do nosso Estado por 13 anos –ora como interventor, ora como governador. Os textos abordam temas como seu nascimento, em Ponta Grossa, em 1873, e o início na carreira política que teve marcante passagem no Governo do Estado do Paraná, na década de 30. Além disso a contribuição nas transformações realizadas na educação, indústria, saúde, a criação de novos municípios, a fundação da Cooperativa dos Funcionários da Viação Férrea de Santa Maria, o relacionamento com a imprensa, a vida familiar e muito mais.
O livro foi gentilmente doado pelo autor e associado do GCC, Fernando Fontana, à biblioteca do Clube.
A melhor vista da cidade vai ser a sua. O Reserva Barigui
é um complexo de alto padrão pensado para morar e trabalhar bem de frente para o Parque Barigui.
A perfeita sintonia entre vida contemporânea e natureza.
Recentemente voltei de uma viagem incrível pelos belíssimos vinhedos da Nova Zelândia. Por muitas vezes pensei neste país como exótico e muito distante – e creio que muitos também compartilham da mesma opinião – mas foi um dos destinos vinícolas mais incríveis que tive o prazer de conhecer. Reconhecida mundo afora por seus exuberantes e vibrantes Sauvignon Blancs, assim como, seus elegantes Pinot Noirs, a Nova Zelândia mostrou todo o seu potencial produzindo Syrah de personalidade, blends de respeito e brancos incríveis elaborados com as variedades brancas aromáticas.
Chegando pela cosmopolita Auckland, nosso objetivo seria desbravar as principais regiões vinícolas do país de Norte a Sul, em 15 dias. Foi o tempo perfeito para usufruir da estrutura de cidades lindas e impecavelmente limpas, praias espetaculares, uma gastronomia sofisticada e visitas a vinhedos com paisagens inesquecíveis.
Primeira quinzena de janeiro, com influência do La Niña, pode ser um período arriscado para se aventurar pela Oceania. Junto conosco, chegou um ciclone no Norte da ilha que deixou o tempo instável e chuvoso, mas que nem por isso tirou o brilho da viagem.
Waiheke é uma ilha sofisticada, distante de Auckland 40 minutos por ferry, considerada destino perfeito para quem busca belas praias e vinhos incríveis no mesmo lugar. Para ficar uns dois dias ou apenas uma “day trip”, a ilha, conhecida como a “Ilha do Vinho”, que possui mais de 30 vinícolas boutiques com uma estrutura impecável de enoturismo. Minha dica é uma degustação de vinhos seguida de almoço na encantadora vinícola Casita Miro, uma deliciosa lembrança de Barcelona, onde a referência ao Parc Guell não é uma mera coincidência. Após o almoço, um sunset na vinícola Mudbrick garante uma vista incrível do skyline de Auckland no horizonte. Inesquecível ver os contornos dos grandes edifícios e da imponente Sky Tour com a luz dourada da golden hour. Se você tiver a possibilidade de dois dias na ilha, para o dia seguinte, a dica é uma ida a Man O’ War, localizada na ponta oposta da ilha – que não é tão pequena e exige um veículo mais específico para cruzar a estrada de terra –, que produz vinhos incríveis com variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Cabernet Franc.
Voltando a Auckland alugamos um carro para começarmos a aventura pela longa estrada até o sul da ilha Sul. Mas não sem pararmos antes por alguns dias para conhecer as belíssimas praias da Península de Coromandel, que estão entre as mais lindas do mundo.
Nosso próximo destino vinícola foi Hawke’s Bay, distante 420km de carro de Auckland, foi o trecho mais distante e exaustivo de toda a viagem. Bem próximo do mar, foi possível entender porque a mineralidade e o frescor dos vinhos são tão evidentes. Nessa região destaque para os tintos elaborados com Syrah – que tem uma pegada totalmente diferente dos australianos – e os frescos Chardonnay, que em nada lembram os pesados e barricados brancos do Novo Mundo.
Em Hawke’s Bays uma visita a Trinity Hill e a grandiosa Craggy Range, com direito a almoço no ótimo restaurante que levou o prêmio de Melhor Restaurante em Vinícola do Ano, é parada obrigatória. Ficamos apenas dois dias, mas poderia até ter ficado mais um. Ao invés de ficarmos hospedados em Napier, a grande cidade da região, optamos pela bucólica Hastings, muito mais agradável, com opções diversas de hospedagens e distantes poucos quilômetros das vinícolas. Se tivesse mais um dia, ainda teria visitado a Church Road e Te Mata, seria perfeito.
Seguimos em direção ao sul da ilha Norte para Martinborough, apenas 1h30 de Wellington, a capital da Nova Zelândia. Nessa região a Sauvignon Blanc brilha, mas com características um pouco diferentes dos brancos mais crocantes e ácidos de Marlborough. Ali, o Sauvignon é mais exuberante no aroma e mais redondo no paladar, sendo perfeito para quem não aprecia a acidez mais marcante nos exemplares dos Sauvignon Blancs da ilha Sul. Em Martinborough visitamos as vinícolas Ata Rangi e Palliser, na Palliser vale uma parada mais longa para desfrutar de um almoço, a vinícola é linda. Como as vinícolas são pequenas, o ideal é reservar previamente as degustações de vinhos.
Como queríamos conhecer Wellington, optamos por seguir direto a capital, assim teríamos dois dias para conhecer a cidade. A Nova Zelândia é dividida em duas ilhas, a Norte e a Sul, sendo possível cruzar o Estreito de Cook, braço de mar que separa as duas faixas de terra, numa viagem de ferry que dura 3h30. Foi de lá que pegamos o ferry e cruzamos de carro o Estreito. A viagem por essa hidrovia é considerada uma das mais lindas do mundo, a entrada pelos fiordes da ilha Sul é algo surreal de tamanha beleza.
O ferry desembarca em Picton, a porta de entrada para a região vinícola mais conhecida e importante da Nova Zelândia. Foram os brancos de Sauvignon Blanc que colocaram o país no cenário mundial do vinho. Frescos, crocantes, minerais, com aromas exuberantes e elegantes, é de Marlborough que sai 2/3 da produção de vinhos da Nova Zelândia. Foi a região que passamos mais tempo. Com uma estrutura impressionante de enoturismo, as opções são diversas. Desde passeios de bicicletas entre uma vinícola e outra, ou até caminhando, já que são muito próximas uma das outras, quatro dias em Marlborough quase não chegam a ser suficientes. Para os apreciadores das borbulhas, a parada obrigatória é a vinícola N° 1, onde um herdeiro de uma Maison de Champagne deixou a propriedade da família, para escrever sua própria história produzindo excelentes espumantes pelo método tradicional do outro lado mundo. Cloud Bay, propriedade da gigante LVMH, tem um almoço incrível no Jack’s Raw Bar, com vista para os vinhedos. Outra pedida para almoço é na vinícola boutique Allan Scott, que fica na frente da Cloudy Bay. Na verdade, estas duas vinícolas foram as pioneiras na produção de vinhos na região. Outras dicas para degustar ótimos vinhos são as vinícolas Forrest, Nautilus, Villa Maria, Framingham e Te Whare Ra, onde os brancos elaborados com as variedades brancas aromáticas Riesling, Gewürztraminer, Grüner Veltliner e Pinot Gris, são deliciosos. Em Marlborough, se permita ir além da Sauvignon Blanc e deleite-se com vinhos de outras uvas brancas. É um melhor do que o outro. Sugestão para hospedagem: a pequena cidade de Blenheim.
Seguimos com destino a Christchurch, a cidade onde deixamos o carro para pegar um vôo ainda mais para o sul para Queenstown. Mas antes, no caminho, paramos para caçar trufas em Limestone Hills. Com produção de trufas negras no verão e brancas no inverno, é lá que são produzidas as trufas que estão nos melhores restaurantes do país. Nesta região, chamada Canterbury, são produzidos Chardonnays maravilhosamente elegantes e Pinot Noirs que não podem em nada ser comparados aos do Novo Mundo.
Na verdade, acho que os vinhos da Nova Zelândia não podem ser considerados como estilo do Novo Mundo. Eles estão bem no meio do caminho entre o Novo e o Velho. São mais complexos, elegantes e sofisticados, mas ainda precisam de mais tempo para se enquadrar no padrão dos vinhos europeus. Em Canterbury, destaque para as vinícolas Pegasus Bay e Black Estate, seus vinhos são fora de série.
Desembarcamos em Queenstown, cidade que é margeada pelo lago Wakatipu e belíssimas montanhas e que no inverno vira uma movimentada estação de esqui. É ali, a poucos quilômetros da cidade, que estão os sofisticados e elegantes Pinots Noirs de Central Otago que encantam o mundo e os vívidos Chardonnays que ainda vão dar o que falar. Infelizmente, a produção é tão pequena que é difícil termos acesso a esses vinhos por aqui, para você ter uma ideia, a Nova Zelândia condiz com 1% da produção mundial. A beleza exuberante dessa região vinícola é algo surreal. Creio que foi uma das mais lindas que já conheci. As vinícolas de Otago são as mais continentais e ao sul do país, na verdade, lar dos vinhedos mais ao sul do mundo. Vale conhecer as vinícolas Domaine Thomson, que além de Pinots na pegada de Borgonha – os proprietários também possuem uma propriedade em Gevrey-Chambertin –, tem uma paisagem de tirar o fôlego. Peregrine, Gibbston Valley, Chard Farm e Amisfield também valem a visita, esta última, inclusive, é uma boa pedida para almoçar.
Eu poderia ficar horas escrevendo e falando sobre as belezas da Nova Zelândia. É um país perfeito, que tem tudo: de belezas naturais a belas cidades. Foram abençoados por Deus por tanta beleza e pela educação de um povo alegre e hospitaleiro que dão seu melhor para recebê-lo bem e fazer com que sinta-se em casa. Eu me senti! Espero que minha experiência também te anime a atravessar o mundo para conhecer esse precioso país. Eu, já não vejo a hora de voltar!
ma nova esperança para o futuro. É assim que Val Amaral, coordenadora de mobilização de recursos da ACRIDAS, Associação Cristã de Responsabilidade Social, resume a parceria que mantém com o Graciosa Country Club.
Atualmente atendendo 75 crianças vítimas de violência ou vulnerabilidade social, a ACRIDAS necessita de uma alta demanda mensal de alimentos, fraldas e itens de higiene para os acolhidos.
“A parceria com o Graciosa nos encoraja a fazer este trabalho. Todo mês mandamos uma lista de necessidades e o Clube se dispõe a suprir alguns itens ou às vezes até a lista toda”, conta Val.
“É muito importante podermos contar com pessoas que estão ao nosso lado e nos ajudam a fazer essas histórias de transformações acontecerem. Conseguimos ver no rosto das crianças a alegria de uma nova esperança. É transformador e muito inspirador”.
ROUPAS, SAPATOS, ELETRODOMÉSTICOS, BRINQUEDOS E LIVROS DOADOS PELOS SÓCIOS
SE TRANSFORMAM EM SONHOS REALIZADOS
A AFECE, Associação Franciscana de Ensino ao Cidadão Especial, também recebeu apoio do Clube em 2022. Há mais de 50 anos, a instituição atende crianças e adultos com deficiência intelectual severa. “O Graciosa sempre teve um olhar muito atento para as instituições de Curitiba, e a AFECE está entre elas. Tivemos a felicidade de receber do GCC 32 colchões durante o processo de abertura da nossa Casa de Acolhimento Institucional, que hoje abriga dez pessoas em situação de vulnerabilidade social”, conta Michele Alves Faustino, captadora de recursos da instituição, pontuando que essa foi apenas uma das ações do Clube no ano passado, mas talvez a mais emblemática. “O relacionamento com o setor de Responsabilidade Social do GCC foi e será fundamental para isso”.
As doações e apoio são possíveis graças aos recursos que a equipe de Responsabilidade Social do GCC viabiliza por meio dos tradicionais bazares solidários do Clube e outras ações. No ano passado, o total das vendas chegou a cerca de R$200 mil, possibilitando que além da ACRIDAS e da AFECE, inúmeras outras instituições, associações e colaboradores do GCC fossem beneficiados.
O Clube não contribui diretamente com recursos financeiros, mas possibilita que pessoas e lugares de acolhimento, das mais diversas áreas, possam crescer e se desenvolver por meio de doações de móveis, insumos, reformas e atendimento a diversas outras necessidades particulares. As histórias e os pedidos chegam até a equipe, passam por uma avaliação individual e são atendidos assim que possível.
Dentro do GCC, muitas são as histórias com final feliz, de colaboradores que recebem auxílio em tratamentos de saúde, doação de medicamentos prescritos e tratamentos odontológicos
completos que proporcionam mais sorrisos e qualidade de vida. Também são realizadas reformas de casas, como o caso da Mariana Santos Gonzaga Vidal, auxiliar de secretaria no departamento de golfe do Clube, e seu filho, Pedro Miguel Santos Vidal, menor aprendiz no departamento de tênis.
Mariana conta que no dia 23 de novembro do ano passado, uma chuva com granizo furou telhas de sua casa, causando muitas goteiras. “A água escorria pelas paredes, os dias foram passando, não parava de chover e nós não sabíamos mais o que fazer”. Ela então informou ao Clube sobre sua dificuldade e foi prontamente atendida pela Responsabilidade Social. “Graças a Deus a ajuda veio com o valor das telhas e todo o material necessário, além de um empréstimo para a mão-de-obra. Muitos colegas intercederam por nós e o suporte do Clube nos fortaleceu e renovou esperanças”, celebra.
A parceria com o Graciosa nos encoraja a fazer esse trabalhoCartão de agradecimento enviado por Mariana Vidal e família, em agradecimento pela restauração do telhado da casa
Os associados do Clube podem, durante todo o ano, levar suas contribuições, que são organizadas pela equipe de voluntárias para os bazares. São aceitos todos os tipos de objetos, vestuários e eletrodomésticos usados que estejam em boas condições de uso.
A coordenadora de Responsabilidade Social, Sueli Steffen Gossling, explica que o que não for vendido durante o ano é doado para associações e instituições que também realizam bazares. “Assim, garantimos que nada fica sem uso e tudo é destinado para aqueles que precisam”, afirma.
Doação de 32 colchões para a AFECE - Associação Franciscana de Ensino ao Cidadão Especial.
Doação de alimentos, fraldas e itens de higiene mensalmente para a ACRIDAS - Associação Cristã de Responsabilidade Social.
Associação Cristã de Responsabilidade Social recebe mensalmente doações do GCC
Montagem do refeitório equipado com mesas e cadeiras para o Instituto Beija-Flor, organização de Colombo que atende crianças e jovens em contraturno escolar.
Manutenção da biblioteca da Escola de Itaperuçu, com móveis e livros, além de materiais esportivos para as aulas de Educação Física.
Doações mensais de mantimentos, fraldas e leite para os Asilos Tarumã e São Vicente.
Colaboração com o almoço natalino para pessoas em situação de rua, promovido pela Mãos Invisíveis, e doação para a ONG de todos os mantimentos necessários ao café da manhã semanal oferecido a moradores de rua nos meses de janeiro e fevereiro.
O beach tennis tornou-se um verdadeiro fenômeno nas areias do país. Dos mais organizados campeonatos a jogos bem informais nas praias, a “febre” do momento agrada a esportistas e praticantes de todas as idades. O esporte é praticado em duplas, em canchas de areia.
Mas se engana quem acha que é só montar a rede, pegar a raquete e sair jogando. O esporte demanda bastante preparo físico dos praticantes: a resistência da areia exige mais de articulações, músculos e da energia do atleta. Iniciar a prática sem preparo algum pode resultar em lesões e acabar com o prazer de praticá-lo.
“É um esporte que está explodindo, tem uma quantidade grande de gente praticando, de campeonatos. As pessoas começaram a praticar muito e a sentir dor”, conta Juliana Staub, gerente do Centro Poliesportivo do Graciosa.
Preocupada com essa realidade, a equipe do CP iniciou o desenvolvimento de um protocolo específico para os praticantes da modalidade. Para isso, os professores da musculação fizeram uma aula com o objetivo de sentir no corpo as exigências do esporte.
“É muito importante que a pessoa aprenda a técnica correta de movimento, fortaleça e alongue seus músculos, principalmente os que estão mais envolvidos no esporte: pernas, abdômen, músculos escapulares e das costas, além do braço e antebraço”, afirma o professor de musculação Lucas Massoni Pulici.
Para evitar lesões, ele indica que a prática do beach tennis seja feita de forma progressiva. “Pensando em uma pessoa que está iniciando no esporte, uma frequência de duas a três vezes na semana, com duração média de 45 minutos, é suficiente para o aprendizado.”
Além do tempo em quadra, é preciso dedicar-se ao alongamento e fortalecimento. “Nossas articulações dependem de uma boa estabilidade para não receber sobrecarga das atividades esportivas”, diz Lucas. Os alongamentos melhoram a flexibilidade e mantêm o equilíbrio de tensões entre os músculos envolvidos em cada articulação.
Já os músculos têm a função de proteger as articulações contra a sobrecarga. Dependemos da força para evitar possíveis lesões musculares e articulares, devido aos movimentos repetitivos das atividades esportivas. Se os músculos não estiverem fortalecidos e com flexibilidade adequada, existe maior sobrecarga nas articulações. “A soma dos movimentos repetitivos, falta de flexibilidade e fortalecimento muscular é o principal motivo das lesões esportivas”.
Praticante da modalidade há cinco meses, a jornalista Fernanda Rebello é um exemplo de boa conduta no esporte. Ela nunca sofreu uma lesão, mas já fazia musculação e outros exercícios no Centro Poliesportivo, como o treinamento suspenso, que usa fitas suspensas para gerar esforço com o peso do próprio corpo.
Ela faz aulas de beach tennis uma vez por semana e joga com as amigas do Clube. “Eu nunca havia jogado nenhum esporte de raquete. Mas no início do ano passado comecei no padel e me empolguei para iniciar o beach tennis também. Ainda mais quando o clima de Curitiba começou a esquentar. É um esporte superdivertido, não tem como não amar!”, empolga-se.
Além do alongamento e fortalecimento, algumas técnicas podem ajudar na prevenção. Confira as dicas de Renato Vargas, professor de beach tennis do Graciosa, para evitar dores e lesões.
Se estiver muito fino ou muito grosso para a mão da pessoa, exige mais força para manter a ponta da raquete direcionada. Por isso é importante que o atleta aprenda a ajustar o seu grip, pois ele é individual para cada pessoa.
Apertar o cabo da raquete mesmo quando a bola não está em jogo, deixando o braço sempre tensionado, pode causar dores. É importante que se use a outra mão para fazer o relaxamento do braço dominante.
O exagero na prática do esporte é outro motivo de lesões, principalmente para quem era sedentário antes de iniciar. Ter pelo menos um dia de descanso entre as práticas é fundamental.
Fortalecimento muscular é essencial para proteger as articulações da sobrecarga e das lesões esportivas
Em breve, o protocolo criado especificamente para as necessidades do beach tennis estará disponível aos associados no Centro Poliesportivo. Enquanto ele não chega, o professor de musculação Lucas Massoni Pulici indica uma série geral de exercícios para fortalecimento e flexibilidade. Qualquer caso específico deve ser avaliado.
DO PUNHO
Suba o peso em 1 segundo, segure em cima por 1 segundo e desça em 2 segundos. Realize entre 2 e 3 séries em cada braço, com um peso suficiente para alcançar entre 12 e 15 repetições.
DO PUNHO
Suba o peso em 1 segundo, segure em cima por 1 segundo e desça em 2 segundos. Realize entre 2 e 3 séries em cada braço, com um peso suficiente para alcançar entre 12 e 15 repetições.
Suba os pesos, com as palmas das mãos para cima, em 2 segundos e desça, com as palmas para baixo, em 3 segundos. Use uma carga suficiente para realizar entre 12 e 15 repetições, podendo variar entre 2 e 3 séries. É fundamental que a carga esteja compatível com a manutenção da boa postura.
1.
PEITORAL DEITADO
Realize de 2 a 3 séries de 20 segundos em alongamento.
2.
EXTENSORES DOS
PUNHOS E DEDOS
Realize de 1 a 3 séries de 15 segundos em alongamento.
3. FLEXORES DOS PUNHOS E DEDOS
Realize de 1 a 3 séries de 15 segundos em alongamento.
Atividades para todas as idades e muita diversão marcaram a Festa do Esporte, que aconteceu no dia 2 de dezembro e reuniu mais de 900 pessoas. Organizado pelo Centro Poliesportivo, o evento começou bem cedo com a Graciosa Fun Race, corrida de 5km em que os sócios puderam trabalhar o seu condicionamento físico desviando de grandes obstáculos infláveis. Os primeiros lugares foram premiados com roupas da Body for Sure e da Astrid, além de ingressos do Parque Vila Velha.
Os exercícios físicos não pararam por aí. No desafio dos cinco espaços, provas envolvendo diferentes esportes foram espalhadas nas áreas da piscina e do CP. Associados de todas as idades participaram e garantiram a chance de participar do sorteio de prêmios incríveis com patrocínio do NH Curitiba The Five, Festval e Keune Hair Cosmetics.
Durante a festa ainda houve apresentações de ballet, ginástica rítmica, nado sincronizado e jazz dance, seguidas de um show da banda 77Seven.
Associados vencedores do sorteio dos brindes durante a festa
GCC INVESTE EM REFORMAS COM PADRÃO
. INTERNACIONAL E NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO COMPLEXO DE BEACH TENNIS
Novo sistema de iluminação e reposição de saibro nas principais quadras de tênis trazem economia e modernidade ao GCC
As quadras de esportes de raquetes do Graciosa estão passando por uma grande reforma, parte do plano de modernização do Clube. O objetivo é tornar os ambientes ainda mais atrativos e oferecer uma experiência única e completa para toda a família. As obras, que iniciaram em 2022, já estão trazendo uma série de melhorias para os sócios que praticam tênis, padel e beach tennis.
Com um investimento em tecnologia de ponta, e seguindo padrões internacionais e profissionais, as quadras do Clube já ganharam novo sistema de iluminação. Segundo Cosme Bueno Gomm Filho, diretor de tênis no GCC, as antigas luminárias não possuíam um sistema muito ágil de acendimento automático e tinham um custo muito alto de consumo e manutenção. “Buscamos melhores alternativas para gerar economia e promover uma melhor experiência aos sócios. Fomos atrás dos melhores fornecedores e chegamos até o líder do segmento que nos apresentou uma solução moderna e com padrões internacionais de torneio para as quadras”, afirma.
Além do novo sistema de iluminação, as melhorias englobam a troca e reposição de saibro nas principais quadras de tênis, mantendo o título de melhores quadras do Brasil para aulas, treinos e torneios.
Já duas quadras de padel receberam troca da grama, proporcionando mais segurança, conforto e beleza para os padelistas.
" Buscamos melhores alternativas para gerar economia e promover uma melhor experiência aos sócios. "COSME BUENO GOMM FILHO DIRETOR DE TÊNIS NO GCC
Pioneiro na prática e ensino de beach tennis no Brasil, o GCC foi um dos primeiros no país a ter quadras profissionais. Marcela Vita, sócia do Clube e jogadora profissional de beach tennis, trouxe a tendência e sugeriu a construção das quadras para que os sócios, que já treinavam em espaços improvisados no Parque Barigui, pudessem jogar em um ambiente profissional e preparado. Hoje, Marcela é tricampeão mundial e Best ITF World Ranking 8º.
Para Ana Victória Sperandio Santos, diretora de tênis e beach tennis, as obras serão bastante benéficas para todos os esportistas, alunos e professores, principalmente quando falamos da construção das duas novas quadras cobertas de beach tennis no GCC. “Praticar o esporte a céu aberto, mesmo à noite, é bastante prazeroso, mas levando em conta o clima de Curitiba e a quantidade de chuvas que acabam atrapalhando os jogos, a construção das quadras cobertas trará uma grande transformação para o Clube”, acredita. Além das novas quadras, a construção de um complexo, com áreas em comum e churrasqueiras interligando os espaços, vai agregar ainda mais na vida dos sócios e equipes do GCC.
Projeto do novo complexo de beach tennis tem áreas comuns que interligam os espaços, oferecendo mais conforto aos associados
O responsável pelo projeto é o arquiteto José Maria Pedrosa, grande parceiro do Clube em obras e reformas. “Estamos todos muito ansiosos para esse novo momento. O projeto já está praticamente finalizado. Ele foi apresentado e estão sendo feitas algumas alterações com as sugestões indicadas pela diretoria e pelos professores. A previsão é que em maio todo o complexo esteja entregue”, conta Ana Victória.
ASSOCIADOS TREINEM E SE PROFISSIONALIZEM COM A PRÁTICA DE TÊNIS
om aproximadamente dois milhões de tenistas no Brasil, o tênis está hoje entre os dez esportes mais praticados em nosso país. Nomes consagrados como Gustavo Kuerten (Guga), Bia Haddad, Luisa Stefani e Rafael Matos contribuíram com a popularização da modalidade nos últimos anos em todo o território nacional.
No Graciosa Country Club, a prática do esporte não é novidade. "O tênis do Graciosa é referência. Sempre estamos em busca de melhorias e desenvolvimento, tanto na área de treino como na parte estrutural das quadras”, afirma Cosme Bueno Gomm Filho, diretor de tênis.
Para que os atletas possam melhorar o desempenho, e até mesmo participar de campeonatos nacionais e internacionais, o Clube investe fundo nas ações. Uma das frentes mais importantes são os dois projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte para 2023: a Escolinha de Tênis e o projeto de Equipe e Pré-Equipe.
O tênis do Graciosa é referência. Sempre estamos em busca de melhorias e desenvolvimento, tanto na área de treino como na parte estrutural das quadras
Pensado exclusivamente para os sócios mirins na faixa etária de três a doze anos, o projeto da Escolinha prevê despertar nas crianças o gosto pelo esporte.
"Aqui os tenistas podem se desenvolver desde cedo. Na Escolinha de Tênis, as crianças têm aulas divertidas e interativas, que motivam os alunos desde o início", comenta Ana Victoria Sperandio Santos, diretora de tênis e beach tennis. "Eles podem fazer aulas e aprender todos os dias da semana ou escolher dias específicos para treinar". Com apoio e incentivo de pessoas físicas e jurídicas, a Escolinha oferece aos pequenos atletas:
Professores especializados na condução de aulas de iniciação ao esporte para o público infantojuvenil;
Aplicação do método Play and Stay, orientando os jovens com atividades lúdicas, educativas e saudáveis;
Promoção de eventos para alunos e familiares, estimulando a prática contínua do esporte na vida das crianças;
Garantia de materiais e uniformes de qualidade para aulas, torneios e práticas dentro e fora do Clube.
com apoio e incentivo, no final todo mundo ganha
Atendendo público infantojuvenil, o Projeto de Equipe e Pré-Equipe visa garantir em 2023 condições de capacitação, preparo e treino para campeonatos regionais, nacionais e internacionais com foco em entrada e melhoramento de pontuação em seus respectivos rankings.
OS TENISTAS CONTEM COM:
Uniformes completos e todo material necessário para treinos e torneios internos e externos; Garantia de profissionais capacitados e especializados para os treinamentos; Participação em eventos regionais, nacionais e internacionais; Torneios internos para promover e divulgar o esporte no GCC.
GCC conta com uma ampla estrutura com 15 quadras de tênis
Contribuir para o fomento do esporte é fazer com que crianças e adultos possam se desenvolver como esportistas e como cidadãos, melhorando, para além do esporte, sua qualidade de vida, saúde mental e física, autoestima e desempenho nos estudos e trabalho.
Os projetos para 2023 do Clube já contam com empresas parceiras, como Paraná Banco Investimentos, GRASP, Plast Pack, Cardio & Saúde, Sentax, Kuenê e Hydraspecma do Brasil Mangueiras Hidráulicas, mas ainda podem somar pessoas físicas e jurídicas que queiram apoiar o esporte e promover sua marca em um espaço nobre e de alto fluxo, associando seu nome a um dos esportes que mais cresce no país.
Os apoiadores garantem, de acordo com suas cotas: participação nos canais do GCC, como redes sociais e Revista Graciosa; naming de uma das 15 quadras; torneio exclusivo com o nome da marca; e presença da logo em uniformes e acessórios dos tenistas do Clube.
A doação pode ser realizada por meio de 2% do Imposto de Renda para pessoas jurídicas (lucro real) e 7% para pessoas físicas (lucro real)
Aconfraternização de final de ano dos esportes de raquetes reuniu mais de 300 associados em dois dias de comemorações no mês de dezembro.
No dia 13, um jantar natalino servido pelo Buffet Marcia Lorenzetti aguardava as esportistas do GCC, no Restaurante do Golfe, ao som da música ao vivo do violinista Rafael Ferreira Sentchuk. Cerca de 200 associadas e convidadas participaram do evento, em que foram premiadas com troféus as campeãs e vice-campeãs do XLIV Torneio de Natal feminino.
Já o encerramento masculino de raquetes foi realizado na casa de festas, em um almoço especial com cardápio japonês. Mais de 120 tenistas, beach tenistas e padelistas estavam presentes e receberam brindes oferecidos pelo Pátio Batel, além de troféus aos campeões e vice-campeões.
OGraciosa Country Club acaba de concluir uma série de mudanças no campo de golfe, tornando-o ainda mais seguro e sustentável, com garantias de economia e conservação de água e energia. Com investimento significativo, as melhorias incluem sistemas de irrigação automatizada e drenagem, novo sistema de iluminação, novos golf carts para os jogadores e ampliação do campo com trajetos 100% interligados.
O gramado irrigado é um elemento fundamental para a prática do golfe, uma vez que oferece condições ideais para a realização dos jogos. Ele precisa ser uniforme, ter densidade e altura específicas, além de estar livre de buracos, pedras e outras imperfeições que possam interferir na trajetória da bola. Essas condições são alcançadas graças ao sistema automatizado de última geração que foi concluído 100% no final de 2022, possibilitando a irrigação em todo o campo e garantindo qualidade de umidade ideal para a grama.
Novo sistema 100% instalado com lâmpadas de
Quando há um período longo de chuvas, o gramado fica muito molhado, gerando áreas com excesso de água e consequentemente a possibilidade de proliferação de fungos. Visando uma melhoria no campo neste sentido, o GCC concluiu também no final de 2022 a revitalização do sistema de drenagem do campo. Mario Cesar Busquete, Green Keeper do campo, explica as vantagens. “Com a drenagem feita de maneira correta, a água umedece o campo, mas não permite a formação de poças e o acúmulo de água. Assim é possível um melhor controle de pragas e fungos”.
Os golf carts se tornaram um item necessário em campos de golfe em todo o mundo, uma maneira conveniente, ágil e eficiente de percorrer o espaço sem perder tempo com deslocamentos. Atualmente com 27 golf carts, a frota do GCC passou por renovação e contará com novos carros para os golfistas, oferecendo mais conforto e agilidade.
Sistema automatizado de última geração possibilita a irrigação em todo o campo e garante umidade ideal para a grama
Além disso, com as obras de ampliação no campo, 100% dos fairways estão interligados com as pistas para golf cart, facilitando os deslocamentos entre os buracos e deixando o jogo mais ágil.
Outro ponto bastante interessante do projeto de revitalização no campo é a troca de todo o sistema de iluminação. Os antigos refletores fluorescentes do driving range geravam alto custo para o GCC e havia formação de sombras no gramado, prejudicando os treinos. O novo sistema 100% instalado com lâmpadas de LED trará economia para o Clube e os golfistas poderão ver o voo da bola com mais perfeição.
“Com essas melhorias, o Graciosa Country Club se consolida como um dos principais destinos para os amantes do golfe. Com um campo moderno, bem cuidado e desafiador, os jogadores certamente terão experiência únicas”, acredita a capitã do golfe Angela Ninno Leite.
Depois de muitas e belas tacadas no campo de golfe ao longo de 2022, os gofistas do GCC celebraram o encerramento do ano durante o Field Day, no dia 10 de dezembro, quando 124 jogadores entraram em campo bem cedo para o torneio na modalidade Texas Scramble.
Além de se divertirem, os sócios tiveram a chance de participar de um ato solidário. Cada quadra pôde comprar um mulligan, adquirindo uma cesta básica, revertida depois ao departamento de responsabilidade social do Clube.
Após o jogo, no início da tarde os golfistas foram recepcionados na Casa de Festas para um almoço especial e a premiação não só do Field Day, mas também do Campeonato do Clube e do Ranking 2022. Durante a confraternização, os sócios ainda foram contemplados com o sorteio de vários presentes. O Shopping Pátio Batel, patrocinador oficial do evento, presenteou com joias da Demetra Jewelry; um presente da New Era Curitiba; vouchers de experiência nos estúdios de Yoga, race e jeb do shopping; kits da Dengo Chocolates e ingressos de cinema. Os apoiadores NH Hotels Brasil e Villa Dozio sortearam diárias nos hotéis; a Bothanical Gin presenteou com uma garrafa do primoroso destilado; e a Avant Viagens e Turismo sorteou uma viagem.
27.
BATE-PAPO “POR QUE LER SHAKESPEARE HOJE?” Sede social
6. TAÇA MENSAL DE GOLFE Campo de golfe
8 a 30. TAÇA PRESIDENTE –TÊNIS / PADEL / BEACH / SQUASH
Nas respectivas quadras
8 a 12. SEMANA DAS MÃES
Centro Poliesportivo – Natação
13. TAÇA MÃES E FILHOS – GOLFE
Campo de golfe
15 a 21. PROFISSIONAL FEMININO DE TÊNIS Quadras de tênis
18. FESTIVAL – ESCOLINHAS DE TÊNIS – 2º ETAPA
Quadras cobertas de tênis
19 a 21. FESTA LITERÁRIA DO GRACIOSA (FLIG)
Casa de festas
25 ou 30. TORNEIO DE TÊNIS DIA DAS MÃES / FILHOS
Quadras de tênis cobertas
3 e 4. TAÇA PRESIDENTE 2023 DE GOLFE
Campo de golfe
17. AULÃO DE INVERNO JUNINO – QUADRILHA
Centro PoliesportivoAcademia
22 a 25.
TORNEIO INTERNO ESCOLINHAS DE TÊNIS
Quadras de tênis
27 ou 29.
FESTIVAL JUNINO DE DUPLAS –FEMININO DE TÊNIS
Quadras cobertas
Abiblioteca do Clube é um ambiente que tenho tido prazer de frequentar. Aos sábados de manhã, quase sempre está vazia, quieta, limpa e linda. Enquanto as crianças estão na natação, aproveito para colocar a leitura da semana em dia.
Desde menino, gostava de passar um tempo sozinho, dando um tempo das tribulações, recarregando as energias. Curiosamente, era na biblioteca da escola que eu me refugiava.
Hoje trabalho na Biblioteca
Pública do Paraná, porém o cargo de diretor que ocupo não permite que eu passe algumas horas apenas lendo naquele espaço tão maravilhoso. O dia a dia é para lá de movimentado, com um sem-número de obrigações, necessárias, aliás, para que as coisas sigam fluindo bem.
Gosto demais que a Biblioteca
Pública fique no centro da cidade. Saio para o almoço sempre com um livro no bolso. Vivenciar a balbúrdia das imediações da Rua XV
é fundamental tanto para a leitura que selecionei no momento ou para a que estou dando sequência, quanto para as anotações que por ventura deseje fazer. Muito do que produzo surge do hábito de tomar notas, coisa que faço à mão ou no bloco do celular. Até certo ponto dos processos, realmente não tenho problema em trabalhar fora do computador. E as ruas sempre foram lugares de grande interesse para mim.
Eis a primeira imagem relacionada à literatura de que me recordo, e com ela como que tive um alumbramento: eu devia ter quatro ou cinco anos de idade, meu pai estava pagando a conta na Confeitaria das Famílias, enquanto eu esperava, sem pestanejar, mirava uma senhora que, na mesa da frente, olhava absorta
para um objeto de papel, o objeto era um livro e a senhora, uma leitora, explicou meu pai, conferindo grande valor àquela mulher.
Talvez por isso me acompanhe a ideia um tanto romântica de que os cafés são bons lugares para leitores e escritores. Porém, cada vez mais tenho estado em busca de quietude. A quietude das bibliotecas. Para minha felicidade, encontro um pouco dessa sensação aos sábados de manhã, quando posso ler por uma ou duas horas na biblioteca do Clube (que, aliás, tem um ótimo acervo).
GESTÃO 2021 . 2023
PRESIDENTE
Tobias de Macedo
VICE-PRESIDENTE
Luiz Affonso Borrelli Costacurta
VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO
Roberta Alencar Comodo
VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO
Nelson Luiz Velloso Filho
DIRETOR DE BIBLIOTECA
Adalberto Scherer Filho
CAPITÃO DO GOLFE
Alvaro de Quadros Neto
DIRETORA DE TÊNIS E BEACH TENNIS
Ana Victoria Sperandio Santos
CAPITÃ DO GOLFE
Angela Ninno Leite
DIRETOR DE SUSTENTABILIDADE
Aristides de Athayde Bisneto
DIRETOR JURÍDICO
Carlos Alberto Farracha de Castro
DIRETOR JURÍDICO ADJUNTO
Carlos Eduardo Maranhão Santana
DIRETOR DE INFORMÁTICA
Carlos Henrique Hupe Schwabe
DIRETOR OUVIDOR
Claudio Calluf
DIRETOR DE TÊNIS
Cosme Bueno Gomm Filho
DIRETOR SECRETÁRIO
Eduardo de Oliveira Franco
DIRETOR DE SAUNA
Guilherme Godinho Zornig
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
Isabela Cabral França Vidal
DIRETOR DE ESPORTES AQUÁTICOS
João Ricardo T. Von Borell du Vernay
DIRETOR DE OBRAS
José Maria de Pedrosa Junior
DIRETOR DE PADEL
Leonardo Costa Hauer
DIRETORA CULTURAL
Liana de Camargo Leão
DIRETOR MÉDICO
Luiz Eduardo de Aguiar Marques
DIRETOR DE SEGURANÇA
Marco Demeterco
DIRETORA DE PADEL
Mariana Vieira Buffara Volpi
DIRETOR DE GOVERNANÇA
Mauro Leitner Guimarães Filho
DIRETOR DE PATRIMÔNIO
Nagib Georges Fattouch
DIRETOR DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Nobile Scandelari Junior
DIRETOR DE PLANEJAMENTO
Octavio Augusto de Leão Buchi
DIRETOR DE POKER
Oscar Dias Pimpão Junior
DIRETORA DO CENTRO POLIESPORTIVO
Rafaela de Oliveira Castro Correa
DIRETOR DE SQUASH
Roberto Teixeira de Freitas
DIRETOR DO CENTRO POLIESPORTIVO
Roger Wolf Pedroso
DIRETOR DE OPERAÇÕES
Saulo Bertoldo
COORDENADORA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sueli Marlene Steffen Gossling
CONSELHO DELIBERATIVO
PRESIDENTE . Guilherme Jacques Teixeira de Freitas
VICE-PRESIDENTE .
Tarcisio Araújo Kroetz
1º SECRETÁRIO .
Angela Negrão Torres Gomes
MEMBROS NATOS
Fernando Antonio Miranda, Geroldo Augusto Hauer, Rubens Pinho, João Carlos Ribeiro, Nelson Menicucci Rezende, João Manoel de Oliveira Franco, Glaucio Fernando Bley Filho, Gustavo Mussi Milani, Antonio Alves de Araújo Filho, Gerson de Sá Tavares Filho, Jorge Nacli Neto, João Candido da Cunha Pereira, Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas, Cleverson Marinho Teixeira, José Candido Muricy, Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk
CONSELHEIROS ELEITOS
Abdon Jorge Uadi, Alberto Accioly Veiga Filho, Alexandre Nelson Ferraz, Ana Luiza Demeterco Santos, Andre Diniz Affonso da Costa, Bernardo Luiz Duarte, Carlos Alberto Santos Pinho, Carlos Andre Monks Schwabe, Carlos Eduardo de Leão Rosenmann, Cassio Fernando de B. Prestes, Cosme Bueno Gomm, Freddy Jacques S. Lima Kesselring, Gilberto Guimarães Monastier, José Aristeu Pereira Neto, José Hillani, Juliana Vellozo Almeida Vosnika, Laudálio Veiga Filho, Luiz Afonso Coelho Hauer, Maria Amélia de C. Kastrup Richter, Omar Camargo Filho, Paula Carneiro Bettega, Paulo Henrique Braz Tha, Renato Wolf Pedroso, Ricardo José Iglesias Teixeira, Ricardo Müeller e Rubens Curi
CONSELHO FISCAL
Alexei Affonso Schrappe Antoniuk, André Luiz Malucelli e João Lucas Odebrecht
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Aureliano Pernetta Caron e Juliano Allegretti Zanoni
SECRETARIA GERAL
De segunda a sexta, das 9h às 19h.
RAMAIS: 1325, 1385 e 1367
CLUBINHO DA CRIANÇA
Segunda das 8h40 às 12h50.
De terça a sábado das 8h40 às 18h20.
Domingo e feriados das 8h40 às 17h20.
RAMAL: 1383
SECRETARIA DO TÊNIS
De segunda a sexta, das 8h às 21h.
Sábado, das 8h às 15h.
Domingo e feriados das 8h às 14h.
RAMAIS: 1337 e 1348
SECRETARIA DO GOLF
De segunda a sexta, das 8h às 19h.
Sábado, das 8h às 16h20.
Domingo, abre apenas em dias de torneio.
RAMAIS: 1361, 1380 e 1387
STARTER
De terça a domingo, das 7h às 9h.
RAMAL: 1360
SEC. DO CENTRO POLIESPORTIVO
De segunda a sexta, das 7h às 20h.
Sábado, das 9h às 13h.
Domingo e feriados, fechado.
RAMAIS: 1352 e 1338
RAVI CAFÉ
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas. Sábado das 9h às 14h.
Domingo e feriados, fechado.
RAMAL: 1354
SAUNA MASCULINA
De segunda a sexta, das 14h às 21h45. Sábado e feriados, das 14h às 21h45.
Domingo, fechado.
RAMAIS: 1353 e 1375
BARBEARIA
De segunda a sábado, das 15h30 às 22h.
Domingo, fechado. RAMAL: 1324
SAUNA FEMININA
Segunda, das 13h às 19h.
De terça a sábado, das 10h às 19h.
Domingo, fechado. RAMAL: 1457
ACQUA SPA E SALÃO DE BELEZA
Segunda das 13h às 19h.
De terça a sábado das 9h às 20h.
Domingo, fechado. RAMAL: 1378
BIBLIOTECA
De segunda a sexta, das 9h às 18h30. Sábado das 9h30 às 13h.
Domingo, fechado. RAMAL: 1335
RESTAURANTE E BAR DA SEDE
De segunda a sábado, das 18h às 22h (exceto terças-feiras). Terça-feira, das 19h às 22h. Domingo, das 11h30 às 17h.
RAMAL: 1322
RESTAURANTE DO GOLF
De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15 horas. Sábado, das 12 às 16 horas. Domingo, fechado. RAMAIS: 1336 e 1330
BAR DE PASSAGEM
Aos sábados buffet de café das manhã das 7h às 9h. De terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábado das 9h às 21h.
Domingo das 11h às 19h. RAMAL: 1347
RESTAURANTE DO TÊNIS
Segunda-feira, das 12h às 20h.
Terça a sábado, das 8h às 20h.
Domingo, das 8h às 19h.
CASA DE FESTAS
RAMAL: 1373
De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
RAMAL: 1333
As melhores marcas e o atendimento que você merece estão aqui.