Revista GCC - Dez/Jan/Fev

Page 1

DEZ/JAN/FEV ANO.2022 / 2023 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB 275 ANO NOVO 22 / 23 VAMOS COMEMORAR CELEBRANDO A BRASILIDADE

São 02 unidade s de atendimento com ambiente s amplos, agradáveis e seguros, com e stacionamento local.

EM BREVE Unidade Centro Cívico

Mais sobre o DAPI:

O DAPI é a única clínica do Brasil que reúne e stas tecnologias exclusivas.

Tomógrafo Revolution CT

G era imagens ultrarrápidas, permitindo a avaliação coronariana em um batimento cardíaco.

CAROS ASSOCIADOS

Encerramos mais um ano e muito temos a comemorar. Para isso, estamos preparando o tradicional Réveillon, com dedicação e carinho, para festejar com toda a família graciosana o encerramento de um ciclo de intenso trabalho com muita inovação.

Este ano abrimos três frentes importantes de obras que trarão mais conforto para os associados. Entregamos, no início do mês de dezembro, a parte civil da reforma do Bar do Tênis, estamos na reta final da obra do novo Centro Administrativo, vamos iniciar a obra de ampliação e modernização do bar e restaurante do golfe, além das quadras cobertas de beach tênis.

Foram grandes desafios, pois tudo isso tem de acontecer sem inviabilizar a rotina do Clube. Depois de um bom tempo sob restrições, a frequência dos sócios voltou ao normal e tem até mesmo superado as nossas expectativas. Mais do que nunca, as famílias têm desfrutado das atividades oferecidas em diversas áreas.

Também conseguimos regularizar o calendário do baile de debutantes, retomamos a realização de eventos tradicionais como o Baile de Aniversário e o Halloween, e estamos criando novas oportunidades para que os associados usufruam na plenitude do nosso amado Graciosa.

Tivemos momentos de muita alegria assistindo aos jogos do Brasil na Copa do Mundo e lamentamos juntos a derrota. Comemoramos o sucesso de nossos atletas em diversas modalidades esportivas, como nos esportes de raquete.

Tivemos torneios super disputados de golfe, pôquer e tranca. Lotamos a sede em diversos eventos culturais. Criamos o tão esperado projeto da memória digital do Graciosa. Encerramos o ano no centro Poliesportivo com um evento lindo e a participação de centenas de associados. Festejamos a chegada do verão com uma festa incrível e a participação massiva das famílias. Enfim, foi um ano de muitos momentos especiais. Iniciamos 2023 com projetos que nos inspiram muito e, embora ainda não sejam perceptíveis para os associados, num primeiro momento, vão permitir uma gestão moderna e estratégica e ainda facilitar o desenvolvimento das atividades do sócio no Clube, o controle e pagamento on-line de suas despesas e o próprio acesso. É o caso do novo sistema que batizamos de "Gestão Graciosa" e do aplicativo, em fase final de desenvolvimento. Estas ferramentas que vem sendo desenvolvidas há muitos meses permitirão à Diretoria e ao Conselho Deliberativo uma visão de futuro mais precisa e focada nas necessidades de uma gestão moderna para os desafios do futuro.

O mesmo acontecerá com a conclusão do novo Centro Administrativo, que dará mais conforto e funcionalidade aos nossos colaboradores e refletirá diretamente na produtividade e no atendimento aos sócios.

Participamos, em novembro, em Foz do Iguaçu, o Encontro Nacional de Clube, promovido pela Federação Nacional de Clube – Fenaclubes e pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, e recebemos dois importantes prêmios. O Graciosa Country Club ganhou o troféu ouro, entre outros dez de todo o Brasil, como um dos clubes mais admirados do País. Além disso, conquistamos o prêmio nacional na categoria Case de Comunicação, pelo conjunto do trabalho desenvolvido nos diversos canais com o quadro associativo. Ainda destacamos o recorde de arrecadação em nosso Bazar de Natal, que possibilitará aumentar o brilhante trabalho de auxilio aos mais necessitados realizado pela Diretoria de Responsabilidade Social. Estas premiações e os significativos resultados da área de Responsabilidade Social refletem o trabalho detida a coesa e dedicada Diretoria, de nossos incansáveis e competentes colaboradores e da importância da participação e do amor dos associados pelo clube. Aproveito esta edição para desejar a todos um abençoado Natal e um Ano Novo de muito amor, saúde e realizações! Saudações graciosanas,

07 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
EDITO
RIAL
Midori Kobiyama

EXPEDIENTE

REDAÇÃO / Camila Almodova, Érika Busani e Giovana Godoi

PROJETO GRÁFICO / Alessandra Nogueira

DIAGRAMAÇÃO / Ideale Design

VENDA DE PUBLICIDADE / Saltori Mídia Estratégica > renato@saltori.com.br 41. 99996.9995 / 99265.9995

IMPRESSÃO / Maxigráfica

12

RÉVEILLON

A essência do réveillon reúne a renovação de energias e as festividades. Diversos países comemoram essa passagem em diferentes datas e de formas distintas. O Graciosa prepara mais uma vez uma belíssima festa para a noite de 31 de dezembro.

responsabilidade social/48

HALLOWEEN

A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.

Evento inova em local, seguindo o exemplo de baladas internacionais em espaços subterrâneos. Com decoração inspirada no mundo invertido da famosa série Stranger Things, evento é sucesso absoluto.

Há muitas formas de ajudar a sociedade e o planeta. Uma delas é cooperar com o meio ambiente. Conheça ONGs que desenvolvem o trabalho de preservação da natureza.

clubinho /52

Tempo livre nas férias escolares é benéfico para a saúde mental e o desenvolvimento infantil. Colônia de Férias do Clubinho é uma opção de ricas experiências fora do espaço escolar.

18
JORNALISTA RESPONSÁVEL / Camila Almodova > MTB 4832

NOVIDADE

26

40

Mais espaço e modernização marcam os investimentos no golfe. Novos tees e plano de reforma do Bar do Golfe prometem melhor utilização dos espaços para os sócios e momentos ainda mais agradáveis.

32

GASTRONOMIA

Nada com um bom drink, leve e refrescante nos dias mais quentes do verão. Aprenda a preparar refinados cocktails que exploram as brasilidades nos sabores.

CULTURA

CP/56

Treinos aeróbicos diversificados e personalizados garantem mais eficiência e interação. Fichas de cardio e Ride Bike são novidades no Centro Poliesportivo.

raquetes/64

Padel ganha força e é um dos esportes que mais crescem no Brasil. Atletas do Clube são destaques nas competições esportivas e promessas no meio esportivo.

Setenta obras de arte de importantes artistas enfeitam as paredes do Graciosa. Conheça algumas delas, suas histórias e inspirações.

09 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
SUMÁ RIO

PARA COLHER O MELHOR 2023

No início, eram as colheitas. Dependíamos do clima para que a produção de alimentos fosse farta e o futuro, favorável. “Frente à incerteza do que viria, pedíamos ajuda para as próximas colheitas aos respectivos deuses e deusas, fazendo oferendas e festas para essas entidades”, diz a antropóloga Ana Laura Gamboggi.

Mais tarde, em 1582, a Igreja instaurou o dia 1º de janeiro como o início do ano nos países católicos. Coube ao papa Gregório XIII instaurar a mudança, que coincidiu com as festas pagãs relacionadas ao solstício de inverno e as festividades de alguns deuses. “Em Roma, por exemplo, as celebrações eram para o deus Saturno”, conta Ana Laura. “As regras eram relaxadas, as instituições públicas fechadas, e se ofereciam grandes banquetes.”

Hoje, em grande parte do mundo já não somos mais tão dependentes da agricultura local, mas as comemorações permanecem. E a essência do pedido costuma ser a mesma: queremos prosperidade, fartura, bonança – de preferência, em todas as áreas da vida! Assim como nossos antepassados, nos reunimos para receber o novo ciclo com esperança.

Para a antropóloga, não é simplesmente uma passagem de ano, mas um ritual para encerrar um período e começar outro. “As incertezas do futuro transformam-se em possibilidades.” Ela cita uma das mais icônicas festas de ano novo como exemplo desse clima de boas expectativas: a descida da grande bola de cristal na Times Square, em Nova Iorque. “Novaiorquinos e turistas se reúnem, enfrentado frio e algumas vezes neve, para desejar que o ano que acaba de começar seja bom”.

12 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
RÉVEILLON 2023 SOCIAL
AO REDOR DO MUNDO AS TRADIÇÕES DE ANO NOVO ENVOLVEM NOS DESFAZER DO VELHO E DESEJAR O MELHOR PARA O NOVO CICLO

Não é simplesmente uma passagem de ano, mas um ritual para encerrar um período e começar outro, quando incertezas do futuro transformam-se em possibilidades

13 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB

desejos para o ano novo

A fé em relação ao que vem pela frente também nos faz olhar para trás. Afinal, uma colheita frutífera depende de um plantio generoso. Avaliar o que não deu certo, o que foi difícil, pode ser um impulso para a mudança. Talvez por isso os meios de comunicação no mundo todo façam as famosas retrospectivas do ano.

“Em vários lugares da América Latina se queima o ano velho. Em Vera Cruz, no México, existe a tradição de confeccionar um boneco de trapo bem grande, recheado de fogos de artifício. Nas ruas, a população canta uma canção pedindo dinheiro para esse pobre velho, que nos deixou um filho para o ano novo. À meia-noite o boneco é queimado”, conta Ana Laura. “Nos desfazemos do velho, e desejamos novas possiblidades, sempre melhores”.

O culto à Iemanjá com oferendas é praticado até por pessoas que não seguem essas religiões

TANTO NOS PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA COMO AQUI NO BRASIL, COSTUMAMOS COMER 12 UVAS AO SOM DAS BADALADAS DOS ÚLTIMOS MOMENTOS DO ANO VELHO, FAZENDO PEDIDOS PARA O ANO QUE ENTRA

No Brasil, o sincretismo religioso nos leva a misturar um pouco de tudo. Comidas europeias como uvas, castanhas e nozes se misturam a tradições herdadas das religiões de matriz africana e afro-brasileira, como o candomblé e a umbanda. O culto à Iemanjá com oferendas é praticado até por pessoas que não seguem essas religiões. A tradição de pular sete ondas fazendo pedidos também está ligada à umbanda. Cada pulo seria o pedido a um orixá diferente.

Fazer desejos, aliás, é uma constante nas simpatias de ano novo. “Tanto nos países de língua espanhola como aqui no Brasil, costumamos comer 12 uvas ao som das badaladas dos últimos momentos do ano velho, fazendo pedidos para o ano que entra”, lembra a antropóloga.

O que nos leva a constatar que o ser humano é um otimista por definição – ou necessidade. Não importa. Bom mesmo é aproveitar que somos brasileiros, que o nosso melhor é acolher todas as possibilidades. E então adotar todas as tradições, mandingas e simpatias favoráveis a um novo ano incrível. Que em 2023 nossos corações sejam férteis e as nossas colheitas, extraordinárias!

14 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
RÉVEILLON 2023 SOCIAL

Conheça quatro povos que comemoram a passagem do ano em outras datas.

CURIO SIDADE

01 CHINESES

A China segue um calendário baseado nas fases da lua, portanto não existe dia fixo para a comemoração – que ocorre entre janeiro e fevereiro do calendário gregoriano. Há grandes celebrações, com muitas tradições para chamar prosperidade e positividade, como decorar as casas com objetos vermelhos e lançar lanternas aos céus com desejos para o novo ciclo.

02 TAILANDESES

Chamado de Songkram (passagem astrológica, do sânscrito), o ano novo na Tailândia é comemorado do dia 13 ao dia 15 de abril, com muita água, elemento que significa purificação. Pessoas de todas as idades vão às ruas para participar de grandes “guerras de água”.

03

JUDEUS

Celebrado entre o final de setembro e o início de outubro, data que data marcava o início do novo ciclo de plantio dos povos antigos. O Rosh Hashaná é uma ocasião de reunião familiar, com refeições especiais que incluem frutas e alimentos com mel, para que o novo ano também seja doce. Uma tradição que se mantém desde a antiguidade é o toque do shofar (instrumento feito com o chifre do carneiro).

04

ETIOPES

“Presente de joias” é a tradução literal de Enkutatash, o ano novo etíope, comemorado no dia 11 de setembro. O nome vem da volta da rainha do Sabá à Etiópia após visitar o rei Salomão. A data marca o fim da estação chuvosa, e os campos se enchem de flores amarelas, que se tornaram símbolo das comemorações, realizadas entre família e amigos.

15 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
A China segue um calendário baseado nas fases da lua, portanto não existe dia fixo para a comemoração

brasi lidade

O Réveillon 2023 do Graciosa Country Club vai seguir a tradição de reunir os associados em um clima familiar, aconchegante e animado. O tema deste ano é tropical, trazendo a brasilidade na produção de João Callas. “Para esta virada, escolhemos um tropical bem sofisticado. O intuito sempre é fazer uma festa em que os convidados se sintam acolhidos, em um ambiente festivo e agradável, com a identidade do Clube”, diz.

O baile será animado pelo som do DJ Fábio França e a ceia será servida pelo Buffet César Monteiro. A tradicional queima de fogos celebrará a entrada no novo ano à meia-noite.

16 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
O
É
UMA
UM
E AGRADÁVEL
INTUITO SEMPRE
FAZER
FESTA EM QUE OS CONVIDADOS SE SINTAM ACOLHIDOS, EM
AMBIENTE FESTIVO
23 20 RÉVEILLON 2023 SOCIAL
18 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO HALLOWEEN SOCIAL
FESTA DE HALLOWEEN INOVA EM LOCAL E É SUCESSO ABSOLUTO Fabio Knoeller e Sofia Barrozo Pedro Henrique Biesuz e Helena Fontana

muita música, um show de luzes e fantasias assustadoras super produzidas garantiram o sucesso da festa de Halloween Upsidedown do Clube, realizada no dia 14 de outubro.

O nome do evento foi inspirado no mundo invertido – uma espécie de outra dimensão sombria – da famosa série Stranger Things, uma das mais assistidas da Netflix.

Para fazer jus ao título, o lugar foi uma surpresa para os participantes: o subsolo do estacionamento. “Achamos genial o local, trouxe uma energia única para a festa. Curtimos muito a noite com bons drinks e uma decoração assustadora”, elogia a associada Helena Fontana.

A escolha seguiu o exemplo de baladas internacionais comuns na Europa, Estados Unidos e Ásia realizadas em estações de metrô, garagens e outros espaços subterrâneos. “Seguindo essa tendência, nos propusemos a oferecer uma festa contemporânea, descolada e segura para o sócio jovem que busca alternativas diferentes de entretenimento”, comenta a diretora Mariana Buffara Volpi. “O Halloween sempre foi uma festa que reuniu muitos associados, de todas as idades, e seus convidados. Em função do espaço limitado e das restrições impostas pelas particularidades do salão social da nossa sede, optamos por fazer a festa em outro local também como forma de preservar o patrimônio do Clube e acomodar o número esperado de participantes”, explica.

O evento reuniu quase 1300 pessoas que curtiram a noite ao som dos DJs Léo Scheidt, Pedro Soares e Ber Grups, 5 of us, Jo Hauer, Nicolas Scotti e ainda a cantora Ella – Marcella Malczeski. Foi um sucesso absoluto, principalmente entre os jovens, público-alvo do evento. “A festa foi ótima e a escolha do lugar não poderia ter sido melhor. O ambiente combinou muito com o tema de Halloween. Espero por mais festas no subsolo”, comenta a associada Maria Eduarda Piccoli.

19 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
José Muggiati, Theo Greca, José Afonso Hauer Schaedler e Bruno Trombini Xulio Henrique
20 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO HALLOWEEN
SOCIAL
Marise Meyer Jamur e Tici Portes Bertazzi João Luiz Andrusko e Priscila Gabrielly O evento reuniu quase 1300 pessoas que curtiram a noite ao som dos DJs Léo Scheidt, Pedro Soares e Ber Grups, 5 of us, Jo Hauer, Nicolas Scotti e ainda a cantora Ella – Marcella Malczewski. Foi um sucesso absoluto, principalmente entre os jovens
21 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Bruna Di Nicolo, Isabella Ambrozewicx, Sofia Garcia Santana, Sofia Chiodini Rudy, Cecilia De Mari Grocoske e Isadora Fenianos Patricia Fregonese, Maria Victoria Beirão, Ana Victoria Sperandio, Nilson Ribas, Adriana Kormann e Mariana Buffara Volpi Otto Nissel e Manuela de Paula Soares
22 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO HALLOWEEN SOCIAL
Livia Malucelli, Gabriela Boabaid, Fabiana Gómez, Maria Victória Ferreira Piccoli e Maria Eduarda Ferreira Piccoli Rodrigo Furtado, Ricardo Clausi, Victor Hugo Lemes, Leonardo Keinert e Leonardo Duarte Gabriella Abage Gomes e Valentina Mello
O GRANDE SUCESSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE CURITIBA ESPERA POR VOCÊ. APARTAMENTOS DE 1 A 4 QUARTOS ALTO PADRÃO INTEGRADO A NATUREZA VISTA DEFINITIVA PARA O LAGO DO PARQUE BARIGUI

LAN Ç AMENT O

A S U A N A TU R E Z A .

O Reserva Barigui está fazendo história. A grande estrela de 2022 não para de vender e os motivos não param de aumentar. Conheça o projeto e conecte-se também com a sua natureza.

R E S E R V A B A R IGU I . C O M A c e s s e e c o n heç a .

reformas no bar do golfe e no campo

Antes ou após uma partida de golfe, nada como se sentar com os amigos para bater um bom papo e compartilhar uma refeição ou uma bebida relaxante. Essa é a essência do Bar do Golfe, que além de promover momentos de encontros para os nossos golfistas e demais associados, homenageia o esporte e a sua cultura no Graciosa.

Visando a melhor utilização do local para atividades de lazer e integração dos sócios, um novo projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Ricardo Amaral Arquitetos Associados, e as obras devem iniciar em janeiro de 2023. “A previsão de uma cobertura permanente permitirá que o Bar do Golfe seja melhor aproveitado, como uma praça de encontro. Afinal, praticamente todos que frequentam o Clube circulam ou passam por essa área”, explica Ricardo Amaral. Não é à toa que o espaço é também conhecido como “bar de passagem”.

26 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO NOVIDADE
REFORMAS
27 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Projeto de Ricardo Amaral Arquitetos Associados Passarela coberta conectará os complexos de golfe e tênis

A coordenadora do projeto, Elaine Spiel, esclarece que o plano foi desenvolvido para ser executado em três fases: a primeira consiste na ampliação da área externa ao Bar do Golfe, a partir de uma sacada em deck de madeira, que comportará mesas para o restaurante e espaços de permanência para os frequentadores do Clube. Em dias de jogos de golfe e demais eventos, a vista deslumbrante do GCC e do campo de golfe poderá ser apreciada de cima do deck. A mesma sacada servirá de cobertura para outras mesas externas, tornando o restaurante mais amplo e agradável em dias quentes.

A segunda fase do projeto conta com a criação de uma passarela coberta com iluminação, que conectará o complexo de golfe ao complexo de tênis, possibilitando o trânsito entre os ambientes de maneira mais cômoda, evitando desconforto nos dias chuvosos.

Por fim, a terceira e última fase, com implementação ainda a ser definida, compreende a construção de uma cobertura que abrangerá por completo a área externa do golfe, onde se localiza o deck de madeira atualmente. “Com essa proposta, será criado um espaço com mesas e poltronas aconchegantes, que poderá ser aproveitado com mais frequência, independentemente das variações climáticas. Além disso, a área poderá comportar eventos do Clube e servir como local de maior permanência para os associados no dia a dia. O objetivo do projeto como um todo é criar espaços cativantes que possam integrar cada vez mais a família graciosana”, pontua o arquiteto Ricardo Amaral.

Ampliação da área externa ao Bar do Golfe trará amplitude ao espaço

28 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO NOVIDADE
REFORMAS
29 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB

novos tees:

MAIOR VISÃO DE CAMPO E TACADAS MAIS DESAFIADORAS

Além do Bar, outro local importante para os golfistas se beneficia de constantes melhorias: o campo de golfe. Próximos aos buracos 5 e 8 foram construídos novos tees, pontos onde os jogadores começam o jogo.

“As áreas passaram por uma extensão, que aumentou o panorama do campo e a dificuldade da jogada, em razão do maior distanciamento dos buracos”, explica a capitã do golfe, Angela Ninno Leite. Atualmente com 182 jardas, o tee do buraco 5 teve significativa ampliação de largura, enquanto o tee do buraco 8, com 143 jardas, foi aumentado em 11 jardas de distância.

Novo tee aumenta o panorama do campo e a dificuldade da jogada

30 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
NOVIDADE REFORMAS
Lucas Lopes

frescor e leveza

AVENTURE-SE COM RECEITAS DE DRINKS REFRESCANTES PARA O VERÃO

O verão vem chegando já vamos sonhando com as suas cores, sabores e aquela energia única que só a estação mais quente do ano tem. Nada como curtir um dia de praia ou piscina, assistir ao pôr do sol e trocar os sapatos por Havaianas, não é mesmo?

A bartender e jornalista Néli Pereira, autora do livro “Da Botica ao Boteco”, explora as brasilidades nos sabores dos seus drinks e releituras. Ela nos apresenta dois cocktails super brasileiros e refrescantes de sua autoria, que casam perfeitamente com a essência dessa época do ano. Confira!

A bartender e jornalista Néli Pereira apresenta em seu livro as raízes medicinais e alquimistas da coquetelaria

“ Uma versão do Negroni tradicional usando a catuaba no lugar do vermute ”

NEGRONI NATIVO

INGREDIENTES

30 ml de gin de sua preferência

30 ml de licor de catuaba

25 ml de Campari

MODO DE PREPARO

Coloque os ingredientes em um mixing glass com gelo. Mexa com cuidado. Coe e sirva em um copo baixo com gelo. Como guarnição, você tem algumas opções:

Molhe metade do copo e polvilhe com casca de catuaba.

Sirva com uma lasca de casca de catuaba.

Sirva com uma casquinha de laranja.

32 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
GASTRONOMIA DELÍCIAS DE VERÃO
01

“O dulçor do Aperol quebra bem o amargor da carqueja sem camuflá-lo, e o resultado é um coquetel equilibrado e refrescante”

CARQUEJA SPRITZ 02

INGREDIENTES

70 ml de Vermute seco infusionado com carqueja 20 ml de Aperol 50 ml de água com gás ou Club Soda

MODO DE PREPARO

Misture com cuidado todos os ingredientes em uma taça com gelo. Sirva com um ramo de carqueja seco.

PARA O VERMUTE INFUSIONADO

Coloque 200 ml de vermute seco em um pote de conserva hermético e previamente higienizado e adicione 10 g de carqueja seca ou 20 g de carqueja fresca. Deixe macerando por 4 dias. Coe a mistura. Engarrafe. Validade indeterminada.

33 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
NÉLI PEREIRA JORNALISTA E BARTENDER
Publi editorial Avantti COMPLEXO IMOBILIÁRIO EM FRENTE AO PARQUE BARIGUI É UM GRANDE SUCESSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE CURITIBA, APRESENTANDO UNIDADES RESIDENCIAIS PARA EXCELÊNCIA DE VIDA.
65%
da fachada do Reserva Colina
Reserva Barigui celebra venda de
das unidades lançadas. Ilustração

PENFOLDS GRANGE o vinho mítico australiano

Considerados exóticos para uns, ainda uma incógnita para outros, os vinhos australianos vêm conquistando apreciadores mundo afora com seus belos vinhos. Dentre vários rótulos surpreendentes, um deles é considerado mítico: o Penfolds Grange. Reconhecido como o vinho mais célebre da Austrália, o Penfolds Grange é um tinto complexo e concentrado, elaborado com uvas Syrah de diversas regiões do sul do país, com um potencial de guarda diferenciado, fato que confere aos seus vinhos um grande reconhecimento, fazendo com que seus preços, em algumas safras, alcancem os níveis dos grandes vinhos de Bordeaux. Como referência, uma garrafa de Penfolds Grange 1951 foi vendida por mais de US$ 80.000 em um leilão on-line realizado pela Langton no final de dezembro de 2018.

Na verdade, desde o início, o Penfolds Grange foi criado para ser como um grande vinho de Bordeaux. Seu criador, o renomado enólogo Max Schubert, um apaixonado pelos grandes tintos bordaleses, voltou para a Austrália determinado a produzir vinhos importantes como esses na vinícola Penfolds, onde trabalhava, em meados de 1949. Naquela época, a produção de Cabernet Sauvignon era muito escassa

na Austrália, o que fez com que Schubert seguisse com seu sonho apenas com a uva Shiraz, já muito conhecida e amplamente difundida no país. A Syrah, conhecida e batizada como Shiraz na Austrália, possui a potência e a profundidade da Cabernet Sauvignon, sem aqueles quase indomáveis taninos, os aromas explosivos e sutis complexidades da Pinot Noir.

A primeira safra comercial foi a de 1952, que chegou ao mercado com o nome de Grange Hermitage. O curioso foi que em 1957, a vinícola determinou que o Grange Hermitage deixasse de ser produzido, pois simplesmente não agradava aos consumidores. Mas Max foi fiel ao seu propósito e desacatou a ordem, continuando sua produção nas safras 57, 58 e 59.

36 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO VINHOS CULTURA
ALÉM DE SUA VINIFICAÇÃO IMPECÁVEL, REPUTAÇÃO E ESCASSEZ, CERTAMENTE, SEUS CALDOS PROFUNDOS, ENCORPADOS, POTENTES E CHEIOS DE VIDA SÃO A RAZÃO PARA TANTO RECONHECIMENTO

Após uma degustação em 1960 das garrafas das primeiras safras – que estavam espetaculares – Penfolds retomou a sua produção.

Mas o que torna o Penfolds Grange um vinho tão especial? Essa pergunta ecoou no universo do vinho quando este ícone australiano catapultou para a fama nos anos 50 e 60. Além de sua vinificação impecável, reputação e escassez, certamente, seus caldos profundos, encorpados, potentes e cheios de vida são a razão para tanto reconhecimento. Mais de meio século depois, Penfolds Grange continua sendo um dos itens colecionáveis mais procurados em todo o mundo! Além de vários reconhecimentos importantes,

o Penfolds Grange 2008 foi o primeiro vinho australiano a receber o “Duplo 100”, ou seja, recebeu na mesma safra 100 pontos da Wine Spectator e de Robert Parker. Premiação que foi concedida a poucos grandes vinhos como: Château D’Yquem Sauternes 1811, Château LaFleur Pomerol 1947, Paul Jaboulet Aine Hermitage La Chapelle 1961, Château Latour Pauillac 1961, E. Guigal Cote-Rôtie La Landonne, Château Haut Brion Pessac-Leognan 1989, Château Petrus Pomerol 1989, Château Margaux 2000, Château D’Yquem Sauternes 2001 e Penfolds Grange 2008.

Os outros vinhos que compõem o portfólio da premiada Penfolds são tão interessantes e surpreendentes como seu ícone. Os varietais de Shiraz e Cabernet Sauvignon da linha Max’s são incríveis, uma expressão única do belo terroir australiano. Assim como seus BIN 28 Kalimna, BIN 389 Cabernet-Shiraz e o BIN 407 Cabernet Sauvignon. Sem deixar de mencionar seu delicioso Chardonnay Koonunga Hill, digno de nota como os belíssimos franceses.

A safra disponível no mercado de Penfolds Grange atualmente é a 2015 (R$ 15.000,00). Para mais informações: www.miseenplace.com.br.

37 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
* imagens meramente ilustrativas
Elis Cabanilhas Glaser Jornalista, especialista em vinhos e associada do GCC
Uma garrafa de Penfolds Grange 1951 foi vendida por mais de US$ 80.000 em um leilão online realizado pela Langton no final de dezembro de 2018

ARTE E CULTURA NO GCC

OBRAS DE ARTE DE IMPORTANTES ARTISTAS ENFEITAM AS PAREDES DO GRACIOSA

Obra “Os Tenistas”, da artista Nádia Nastás Kanawate. Escultura em bronze, localizada na passagem do tênis.

40 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO OBRAS DE ARTE CULTURA

Sala de carteado do GCC em aquarela de Ademir Paixão

distribuídas pelo Graciosa Country Club estão 70 obras de arte feitas por mais de 40 renomados artistas. Entre todas as pinturas e esculturas, é do cartunista e chargista Ademir Paixão o maior acervo.

Ao todo, são 11 aquarelas do artista. Com exceção de um desenho que está na escada do restaurante do golfe, todas as

outras obras de Paixão estão na sala de carteado. O chargista paranaense, que já passou pelos principais veículos de imprensa do estado, retrata em suas aquarelas do GCC partes importantes do Clube, como as quadras de tênis, a fachada da sede, o campo de golfe, os lagos, a sala de TV e outros espaços.

Natural de Joinville, Santa Catarina, Juarez Machado começou sua história em Curitiba em 1959, quando veio estudar na Escola de Belas Artes. Aqui, participou de movimentos artísticos e culturais, trabalhou como desenhista em diversos jornais e fez capas para discos e livros. No Brasil e no exterior, Machado participou de muitas exposições, ganhou prêmios e hoje é um dos mais importantes artistas brasileiros, com obras em diversos museus e galerias. A principal sala da sede social do Clube recebe seu nome e lá está uma obra de sua autoria, que foi pintada especialmente para o Graciosa.

Obra

41 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
de Juarez Machado retrata a sede social e está exposta na sala que leva o nome do artista

Na sala da presidência encontra-se a obra mais antiga do Clube, pintada por Alfredo Andersen (1860 – 1935): um quadro da paisagem do Parque Barigui datada no ano de 1919. Norueguês, Andersen chegou em Curitiba em 1902. Mais tarde, tornouse Cidadão Honorário de Curitiba e foi considerado o pai da pintura paranaense, com um museu que leva seu nome e história.

O artista plástico foi também escultor, cenógrafo, desenhista e professor, tendo ministrado aulas de pintura e desenho em seu ateliê e em algumas instituições da cidade.

Aquarelista e desenhista, o francês Paul Garfunkel (1900 – 1981) retratou o Clube na década de 50: mulheres com seus trajes de banho e seus cabelos belamente arrumados, deitadas em tecidos sob a grama, em frente à sede do Graciosa Country Club. Garfunkel, que também era engenheiro, chegou em 1936 em Curitiba por questões empresariais e nos tempos de folga aproveitava para aquarelar.

O artista fez exposições na capital paranaense e em outras cidades do Brasil e do mundo.

42 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
A obra mais antiga do Clube foi pintada por Alfredo Andersen em 1919 e encontra-se na sala da presidência O Clube na década de 50 sob olhar do artista Paul Garfunkel
CULTURA
OBRAS DE ARTE

CURITIBA destaques na literatura

Muitos são os personagens que ajudaram a escrever a história de Curitiba. Confira algumas obras disponíveis na biblioteca do GCC, que

01

CURITIBA - LUZ DOS PINHAIS RAFAEL GRECA DE MACEDO

Lançado em 2018, o livro mostra a história de Curitiba e sua formação cultural e urbanística, sob ponto de vista do urbanista e prefeito Rafael Greca de Macedo. A trajetória da cidade de certa forma foi reconstruída desde seu início para ser explicada nestas páginas, que reúnem também cerca de duas mil fotografias e ilustrações. “Curitiba - Luz dos Pinhais” promove um passeio pela cidade de ontem e de hoje, com importante destaque para as pessoas que construíram seu passado e presente. No ano do lançamento da obra, Rafael Greca participou de um bate-papo no Graciosa e autografou exemplares de sua obra.

44 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
BIBLIOTECA CULTURA
seu livro no Graciosa Lucas Lopes

02CURITIBANAS E OUTRAS HISTÓRIAS

MARINA AMARAL

Foi com 91 anos que a autora escreveu esta obra que retrata, em forma de contos, diferentes histórias da vida, com riquíssimos detalhes sobre amores, relações, contatos e famílias tradicionais. Marina nasceu em Curitiba e aos 21 anos se mudou para o Rio de Janeiro, mas, por sempre vir para a terra natal, o vínculo com a cidade foi mantido. Sobre as histórias, cheias de personagens característicos, a autora explica que são um compilado de “ficção inspirada livremente na vida”.

A MUSA DOS PARANISTAS

DIDI CAILLET

O livro conta a história de Marie Delfine Caillet, mais conhecida como Didi, na capital do Paraná. De família tradicional, foi a 1ª Miss Brasil paranaense, trazendo destaque para seu estado de origem a partir de 1929. Culta e bela, a escritora e declamadora sabia falar quatro línguas e foi a primeira mulher a gravar um disco de poesia no Brasil. O livro percorre os anos em que a artista esteve no Paraná, o período em que viveu no Rio de Janeiro e o tempo em que voltou a morar no sul, antes de falecer. Uma interessante curiosidade sobre sua história é que quando voltou do concurso de Miss, desfilou em um carro na Rua XV de novembro e foi aplaudida por uma multidão de 30 mil pessoas, algo inédito até então na cidade.

O CIRCO E A CIDADE: HISTÓRIA DO GRUPO CIRCENSE QUEIROLO EM CURITIBA

LUIZ ANDRIOLI

Mais de 150 anos de histórias foram eternizados em um livro que retrata a vida de uma das famílias circenses do Paraná: os Queirolo, que chegaram na década de 1940 em Curitiba. A pesquisa de toda a trajetória dos artistas, desde que chegaram na cidade até o encerramento de suas atividades, foi feita pelo jornalista Luiz Andrioli, apoiada por um edital promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.

45 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
03
329
ANOS COM MUITAS HISTÓRIAS E PERSONAGENS
04

06

três livros sobre história,cultura e arte que você precisa conhecer

05

Nas páginas desse livro, nomes importantes do meio intelectual e artístico brasileiro revisitam as grandes obras de suas vidas para, nesta mistura de memória e emoção, prestar um tributo à força transformadora dos livros.

Organizada por José Roberto de Castro Neves, a obra traz depoimentos em forma de crônicas, de dezenas de nomes destacados nas mais variadas áreas: do ministro Luís Roberto Barroso à atriz Fernanda Torres, do jornalista Merval Pereira ao engenheiro David Zylbersztajn, do editor Rodrigo Lacerda à chef Roberta Sudbrack, da médica Margareth Dalcolmo ao humorista Marcelo Madureir, incluindo, também, a diretora de cultura do Graciosa Country Club Liana Leão.

E A ARTE

A fascinante história das representações de Ofélia nas letras e nas artes conduziu à transfiguração da personagem shakespeariana em modelo arquetípico da condição feminina. Em Ofélia e a arte, Cristiane Busato Smith destaca a onipresença de Ofélia no imaginário cultural da Inglaterra vitoriana, e reflete a respeito das profundas conexões entre a personagem e os universos das edições, do teatro e das artes visuais. A autora discute as especificidades da linguagem poética shakespeariana que inspirou encenadores e pintores, e aborda o trânsito ou transporte de imagens do texto dramático e da cena para a pintura ou vice-versa. (...) Ofélia e a arte é um livro pioneiro que acrescenta visões enriquecedoras a respeito da mítica figura de Ofélia, além de representar um importante acréscimo à bibliografia especializada da critica shakespeariana no Brasil.

SARAMAGOS: 100 ANOS DE JOSÉ

No ano do centenário de José Saramago, único prêmio Nobel de Literatura de Língua Portuguesa, a obra “Saramagos: 100 anos de José” traz muitas vozes que homenageiam o escritor. Atores, diretores de cinema e professores dão seus depoimentos e testemunhos sobre a vida e obra desse escritor tão lido e admirado. Os textos se misturam a fotos de família e imagens que mostram sua trajetória.

46 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
OFÉLIA CRISTIANE BUSATO SMITH KOTTER
BIBLIOTECA CULTURA 07

Vila Marista.

Experiências únicas que constroem o aprendizado.

Com ambientes acolhedores, a Vila Marista coloca os alunos em contato com a natureza, arte e sustentabilidade de forma segura e divertida. Por meio de vivências que desenvolvem a criatividade, as crianças aprendem a colaborar, tornando-se indivíduos sensíveis, com laços para a vida toda.

MATRÍCULAS

ABERTAS

MARISTA SANTA MARIA santamaria.colegiosmaristas.com.br

Use o QR Code e agende uma visita

muito além da atuação

AM BIEN TAL

Pesquisador da MarBrasil faz o censo de peixes nos recifes artificiais instalados em Pontal do Paraná

48 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO RESPONSABILIDADE SOCIAL ONGS AMBIENTAIS
Gabriel Marchi

INCRIVELMENTE

Há muitas formas de ajudar a sociedade e o planeta. Uma delas é cooperar com o meio ambiente, seja por ações do dia a dia, como cuidar do nosso lixo, seja dedicando-se à causa ambiental. É o que faz o diretor de sustentabilidade do Graciosa, o advogado Aristides Athayde Bisneto.

Atuando no Direito da Conservação, Athayde trabalha contra qualquer agressão à natureza e apoiando o terceiro setor na proteção ambiental. Ele faz parte do Hub Verde, um coletivo que promove boas práticas de governança e tecnologia socioambiental, além de ser conselheiro da Associação MarBrasil e atuar em parceria com o Instituto Legado e com a SPVSSociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.

“O terceiro setor atua ao lado da iniciativa privada, da administração pública e do Ministério Público na proteção ambiental, com ferramentas de conservação da natureza e como agente da educação ambiental”, afirma.

as ongs

Entre os projetos desenvolvidos pela MarBrasil, o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) instala recifes artificiais para recompor fauna e flora marinhas. Em Pontal do Paraná há dez anos a comunidade local ajudou na colocação de 3,5 mil blocos de concreto. O que antes era um fundo arenoso ganhou vida.

Os pescadores artesanais da região foram beneficiados. “Os recifes também serviram como barreira para a pesca de arrasto industrial. Antes, as embarcações industriais levavam os recursos embora e deixavam para os pescadores artesanais apenas um ambiente degradado”, conta Juliano Dobis, diretor executivo da MarBrasil. O programa é patrocinado pela Petrobras.

As ONGs ambientais são mecanismos essenciais da sociedade também para a criação de políticas públicas e desenvolvimento das comunidades em que atuam. “Elas entendem a responsabilidade ambiental dos negócios, seus impactos, fontes de matérias-primas e recursos, de forma a garantir que estas variáveis ambientais estejam presentes no processo de gestão de negócios, criando novos sistemas sustentáveis para as pessoas e o planeta”, afirma Gláucia Marins, vice-presidente do Instituto Legado. Essas organizações transformam o mundo em muitos sentidos e estão sempre de portas abertas a quem quer ajudar. “Todos os cidadãos podem colaborar com a agenda da conservação da biodiversidade, apoiando iniciativas de instituições do terceiro setor e cobrando de governos e de corporações um posicionamento para garantir avanços nessa demanda ainda pouco atendida”, convoca Clóvis Borges, Diretor Executivo da SPVS.

49 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
A oceanógrafa da MarBrasil Tawane Yara Nunes com a voluntária Fernanda Fecci
ONGS AMBIENTAIS PRESERVAM, EDUCAM E CRIAM UMA CORRENTE DO BEM NAS COMUNIDADES EM QUE ATUAM. VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR
"TRABALHAR NA MARBRASIL É FAZER PARTE DE UMA EQUIPE
COMPROMETIDA COM A CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS NO PARANÁ"

Associação MarBrasil

O QUE FAZ

Realiza ações de conservação do bioma marinho e sua biodiversidade. Busca soluções para harmonizar o desenvolvimento do litoral paranaense e brasileiro, apoiando as comunidades dessas regiões.

COMO AJUDAR

Fazendo doações financeiras, seguindo as redes sociais, divulgando ações da associação. Empresas podem financiar projetos de conservação marinha. 41. 3455-1419 www.marbrasil.org

SPVS

O QUE FAZ

Desenvolve ações com foco na região Costeira e Serra do Mar, áreas urbanas e no Planalto Sul-brasileiro, com diferentes estratégias. Faz programas de conservação de espécies ameaçadas e restauração de áreas degradadas.

COMO AJUDAR

Visitando a Reserva Natural Guaricica, em Antonina. É necessário agendar a visita, que custa R$ 40. Para as empresas, realiza iniciativas de compensação de emissões de gases de efeito estufa, entre outras possibilidades de parcerias. Também concede a certificação LIFE, ferramenta que reconhece empresas comprometidas com a conservação da biodiversidade.

Instituto Legado

O QUE FAZ

Apoia iniciativas de impacto por meio de programas de aceleração, com o Projeto Legado e o Legado Semente, com capacitação que inclui modelo de negócio, jurídica, marketing, captação de recursos, entre outras. Forma empreendedores sociais com um MBA certificado pelo MEC.

COMO AJUDAR

Reserva Natural Guaricica, em Antonina: visitação é uma das formas de contribuir com o trabalho de conservação da SPVS

Consumindo e compartilhando os conteúdos de blog, livros e vídeos da TV Legado. Inscrevendo-se no MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto. Incentivando as iniciativas a participarem do Projeto Legado e contribuindo de forma voluntária nas áreas de comunicação e marketing. contato@institutolegado.org www.institutolegado.org @instituto.legado

50 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO ONGS AMBIENTAIS RESPONSABILIDADE SOCIAL
Reginaldo Ferreira
@associacaomarbrasil
41. 3094-4600 www.spvs.org.br/ @spvsbrasil

é hora de relaxar e renovar as energias!

inalmente estamos no período tão esperado do ano! Verão, férias escolares, descanso e expectativa de bons momentos com a família e os amigos. E como ficam as crianças durantes esses dias longe da escola, dos livros e da rotina do dia a dia? Há quem se preocupe com essa pausa dos bancos escolares e acredite que o progresso intelectual possa ser comprometido em razão do

distanciamento do ambiente de estudo, mas não é bem assim. De acordo com Juliana de Mello Brito Ferreira do Amaral, psicóloga e associada do Graciosa, a participação em atividades escolares e cursos extracurriculares são sim essenciais à evolução cognitiva e emocional, porém, equilíbrio é tudo. As atividades livres também são imprescindíveis para a saúde mental e o desenvolvimento infantil.

52 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO FÉRIAS ESCOLARES CLUBINHO
Juliana do Amaral e os filhos Francisco e Odim relembram bons momentos no Clubinho da Criança Lucas Lopes
F COLÔNIA DE FÉRIAS TRAZ DIVERSÃO E ATIVIDADES INTERATIVAS PARA AS CRIANÇAS

“O ato de brincar é fundamental, pois contribui com o aprendizado da tomada de decisões, auxilia nas habilidades sociais e no processo de criatividade. Brincar livremente é um instrumento importante até mesmo para geração de um senso de competência e para o estímulo da curiosidade”, explica a psicóloga, enfatizando que aprender não é um processo que ocorre unicamente pelas vias formais.

AS FÉRIAS TÊM UM IMPORTANTE PAPEL NA VIDA INFANTIL, EM ESPECIAL AS DE FIM DE ANO: A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO

As férias possibilitam ricas experiências fora do espaço escolar. “Lições de história, por exemplo, podem ser aprendidas ouvindo histórias na casa dos avós; conteúdos de geografia podem ser adquiridos conhecendo o espaço urbano; e até a matemática é incorporada no dia a dia, vivenciando a administração da casa”, exemplifica. Além disso, as férias têm um importante papel na vida infantil, em especial as de fim de ano: a

sensação de dever cumprido. Juliana explica que a criança, quando cobrada a estudar nesse período ou a realizar atividades não escolhidas por ela, pode se frustrar, uma vez que todo o esforço despendido durante o ano será interpretado como nunca suficiente para alcançar as metas colocadas pelos pais e pela escola. “Então as crianças podem não se sentir merecedoras de momentos prazerosos”, afirma.

53 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Os pequenos Martina e Antonio frequentarão a colônia de férias pela terceira vez

colônia de férias

E é pensando no bem-estar dos pequenos que o Clubinho da Criança mantém há anos o seu espaço. Francisco Brito Ferreira do Amaral, de 12 anos, é um dos associados que já usufruíram dos dias divertidos no Clubinho. “Eu sempre brinquei com o meu irmão aqui e tenho saudades. As atividades com os brinquedos eram a minha parte preferida, e os dinheirinhos também”, conta. Francisco é filho da Juliana e frequentou o Clubinho com seu irmão Odim Ferreira do Amaral, de 10 anos, desde que eram bebês. No período de férias, a colônia é uma ótima alternativa para explorar a inteligência lúdica das crianças, promover experiências e tornar esse período mais agradável e produtivo.

A associada Larissa Rispoli Mendes conta que seus filhos Martina e Antonio Mendes, de 4 e 5 anos, já frequentaram a colônia de férias do Clube duas vezes, e participarão mais uma vez neste ano.

“Acredito que esse é um período de brincadeiras e aprendizado sem ter a obrigação de desenvolver competências com prazos, como na escola. É um momento de descontração em que eles sabem que estão de férias e vão à colônia para ver amiguinhos diferentes, brincar em um ambiente gostoso e seguro. As crianças amam saber do cronograma de brincadeiras do dia e aguardam ansiosas”, comenta, relembrando bons momentos.

“A experiência dos meus filhos sempre foi positiva. Lembro de ter que buscar um deles mais cedo certo dia, e ele saiu triste, pois não queria ir antes de acabar a atividade. Teve também um passeio para o Museu Oscar Niemeyer que foi muito celebrado por eles”, compartilha Larissa.

54 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
TELEFONE 41. 3025-1383
A colônia
de férias do
Clubinho será realizada nos dias 9 a 20 de janeiro MAIS INFORMAÇÕES NO CLUBINHO DA CRIANÇA, PELO
Larissa Rispoli Mendes aproveita um dia de sol com Martina e Antonio no Clubinho

Seu leão pode colorir a vida de muitas crianças

Doe seu Imposto de Renda para o Hospital Pequeno Príncipe

No Brasil, apenas 3,15% do potencial de doação de IR da população foi destinado para instituições filantrópicas em 2020. Isso representa mais de R$ 8 bilhões que poderiam impactar o cenário da saúde no país.

E você, ao destinar até 6% do seu Imposto de Renda para os projetos do maior hospital pediátrico do Brasil, pode contribuir para mudar essa realidade, de forma fácil e sem custos.

Ajude a transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes. Acesse doepequenoprincipe.org.br, simule seu potencial de doação, preencha o formulário e solicite seu boleto.

Contamos com você!

doe pequeno principe .org .br (41) 2108-3886

ATÉ 29/12
(41)
99962-4461
56 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
INOVAÇÕES CP Mariana Menini recebe as instruções do instrutor Gustavo de Carvalho para um treino personalizado FICHAS DE CARDIO E RIDE BIKE GARANTEM TREINO DIVERSIFICADO E CHEIO DE NOVIDADES TREINO MONÓTONO? aqui não!
Marcelo
Elias

Manter uma rotina de exercícios aeróbicos é super benéfico para a saúde. Além de prevenir doenças crônicas como diabetes, pressão alta e problemas cardiovasculares, o hábito melhora a circulação sanguínea, a condição do sistema imunológico e a capacidade respiratória.

Assim como determinam uma série específica de musculação trazem ótimos resultados para toda a musculatura, completar uma sequência individual de exercícios aeróbicos, baseada na particularidade de cada pessoa, também tem seus diferenciais notáveis. Desse fato, nasce um novo projeto no Centro Poliesportivo do GCC: a prescrição do treinamento cardio.

A ideia foi desenvolvida pelos instrutores do CP, Gustavo Santi de Carvalho e Lucas Massoni. Após feita uma anamnese que coleta dados e define as principais necessidades e estado de saúde do sócio, os instrutores montam uma rotina de treino com os aparelhos cardio. “Por meio de um questionário sobre a saúde cardiovascular do aluno, já temos um primeiro parâmetro do que é ideal para ele”, pontua Carvalho.

A permanência livre em um único equipamento escolhido pode não ser o suficiente para cumprir os objetivos idealizados pelos alunos. Sendo assim, os instrutores determinam o tempo e a frequência do treino em cada aparelho definido pela série, visando ajudá-los a alcançar o que desejam.

A sócia Mariana Menini tinha como objetivo a perda de peso, e conta ter ficado impressionada com a eficácia do novo treinamento. “Venho fazendo as fichas de cardio desde setembro, e em um mês apenas eu já tinha perdido três quilos. Antes disso, quando eu treinava por conta própria, quase não obtinha resultados. O instrutor Gustavo foi muito atencioso, compreendendo minhas metas e elaborando uma sequência especial para mim. Além disso, o treino se tornou super dinâmico. O tempo passa rápido!”, compartilha.

57 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
Treino diversificado garante bons resultados à Mariana

RIDE BIKE

58 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO MODALIDADES CP
Rogério Augusto Camargo pedala com a sensação de estar na rua

RIDE BIKE : a mais tecnológica bicicleta ergométrica

Desde outubro, o CP conta com duas Ride Bikes. Desenvolvida com uma tela interativa e um simulador de troca de marchas que funciona como uma sofisticada bike de rua, o usuário pode aproveitar essa tecnologia de ponta descobrindo vários recursos interessantes, como desbravar as ruas de diferentes cidades e países sem sair do lugar.

É possível ainda conectar-se com outras pessoas ao redor de todo o mundo, por meio do sistema on-line que viabiliza a interação com outros ciclistas. Caso prefira curtir o exercício sozinho, outros aplicativos são uma opção. Que tal assistir à sua série preferida na Netflix enquanto pedala? Além disso, para os mais experientes, a bicicleta disponibiliza um instrutor on-line, que pré-define o trajeto, intercalando subidas, descidas, intensidade e velocidade, baseando-se no interesse do aluno.

O associado e educador físico Rogério Augusto Camargo vem utilizando a bike há um mês. “A tecnologia da Ride permitiu que eu conectasse o meu treino prescrito na plataforma com o aplicativo da Techno Gym, um recurso que a bicicleta proporciona. No momento em que eu faço o login, o sistema já personaliza meu treino estabelecido para aquele dia. Sou meu próprio treinador e todo o processo é bastante eficiente”, comenta. “Acho ótimo ter a sensação de estar pedalando na rua, porém com toda a segurança que a academia proporciona. A sensação é muito parecida, mas sem as exposições do trânsito, ou de algum imprevisto como furar o pneu ou sofrer uma queda”, comemora.

59 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
MAIS INFORMAÇÕES NO CENTRO POLIESPORTIVO OU PELOS TELEFONES (41) 3025-1404 OU 99915-1759
Ride Bike: tela interativa, diferentes aplicativos e instrutor on-line tornam a bicicleta um sucesso

a estratégia do

COMO ESTUDAR PARA GANHAR

60 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO APERFEIÇOAMENTO POKER

Entre as cartas recebidas e as jogadas a serem feitas, existe um espaço de tempo para que os jogadores planejem e executem diferentes reações e estratégias. Muitas horas de dedicação são necessárias para compreender a lógica por trás de cada jogada. Odilon Gonçalves de Jesus, instrutor e organizador de eventos de poker, afirma que é muito importante estudar para se destacar no esporte. “Não devemos parar de estudar nunca. Existem materiais interessantes e gratuitos disponíveis na internet, mas para evoluir e aprender é importante ir a fundo nos conceitos básicos, nas posições da mesa e nas estratégias. É importante também praticar e avaliar seus jogos depois”, afirma.

Um dos tópicos do curso que o instrutor ministra é a equidade, que permite saber a probabilidade de ganho de suas cartas em um determinado jogo. De acordo com Rafael Moraes, jogador de poker profissional e youtuber, a matemática ajuda a entender o esporte e a aceitálo como ele é. “É praticando e estudando que as jogadas fluem de forma natural”, pondera.

As formas de estudar poker são variadas e cada um se adapta a um tipo de aprendizagem e rotina. Confira algumas:

01 assistir a vídeos

É de graça e acessível. Do nível iniciante ao avançado, há vídeos ensinando conceitos, jogadores explicando suas jogadas e análises de grandes torneios.

02 ler livros de profissionais

Com as obras, é possível aprender a pensar como os grandes jogadores e entender o raciocínio por trás de estratégias consagradas.

03 analisar suas próprias jogadas

Entender o que você está fazendo de errado é uma ótima estratégia para aprender. Anote e faça seu próprio relatório dos jogos em que participa. Dessa forma, poderá analisar depois suas jogadas e saber onde errou e onde acertou. No poker on-line é fácil ter acesso ao Hand History das mesas, que permite entender ação por ação, percebendo exatamente onde cometeu erros.

04 jogar com frequência

O treinamento contínuo traz sempre novas experiências e aprendizados.

61 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB

circuito de poker do graciosa

Durante o ano, dez etapas do Circuito de Poker movimentaram o Clube, de março a dezembro. Os jogos reuniram cerca de 60 pessoas a cada último domingo do mês. Em disputa apertada até a última etapa, Germano Paciornik ultrapassou em três pontos José Modena, consagrando-se bicampeão, repetindo o feito de 2021. No mês de dezembro, a décima etapa fechou o ano de 2022, em uma edição especial com premiação.

dica de leitura

O JOGO MENTAL DO POKER:

Estratégias comprovadas para melhorar o “tilt”, controle, confiança, motivação, liderar com as variâncias e muito mais.

Escrito por dois reconhecidos nomes no meio, Jared Tendler. M. S. e Barry Carter, este livro traz instruções simples, passo-a-passo e técnicas comprovadas para corrigir os problemas com algumas questões do poker, como o controle emocional, a variância, a motivação e o medo. Também apresenta histórias de oito jogadores que aperfeiçoaram seus jogos com as técnicas de Jared.

62 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO APERFEIÇOAMENTO RANKING FINAL 01. GERMANO PACIORNIK 02. JOSÉ MADERNA RIBAS 03. JOSÉ RENATO DUARTE 04. OSNI MANERA 05. OSCAR PIMPÃO 06. JULIANO SCHERMAN 07. ROBERTO BARRINUEVO 08. PEDRO HENRIQUE MACHADO DA LUZ 09. NAMUR PARANÁ JUNIOR 10. LUIZ GERALDO DALCANALE
JARED TENDLER. M. S. E BARRY CARTER
POKER 1192 1189 956 890 846 840 834 786 767 756

Fundada em 2011 por Marcel Malczewski, cofundador da Bematech, a gestora cresceu nos últimos dez anos com foco em ativos de tecnologia e alcançou o posto de maior empresa de investimentos em Venture Capital do sul do Brasil

A área de Real Estate, o braço de investimentos imobiliários da TM3 Capital, vem trazendo novidades e oportunidades para os investidores mais antenados ao mercado.

Focados em projetos inovadores, modernos, sustentáveis e com grandes assimetrias de riscoretorno, os fundos buscam trazer acesso a investimentos diferenciados e com elevado potencial de retorno no longo prazo.

Com a expertise de profissionais os empreendimentos e projetos são analisados em todos os estágios de desenvolvimento, e assim estruturando produtos que atendam múltiplas estratégias de investimentos.

diferente você também nos fundos da TM3

Invista
tm3.capital www tm3 capital TM3 Capital TM3 Capital
O portfólio conta com uma gama diversificada de produtos divididos nas estratégias de:
Fique por dentro das novidades e oportunidades! R$500 milhões +50 operações +R$1 bilhão de ativos sob gestão realizadas em Venture Capital de VGV em investimentos imobiliários Venture Capital Multimercado Long Biased Ações Small Caps Real Estate Private Equity Fundo Global em REITs relacionamento@tm3.capital +55 41 99245-0988 | +55 41 3121-0800 Neo Corporate - Sala 801 foto: Theo Marques uma gestora especializada em investimentos disruptivos

PADEL

ganha força e tem crescimento recorde

Você já escutou falar de padel? Se essa pergunta fosse feita há cinco anos, haveria grandes chances da resposta ser não. Hoje, o padel é um dos esportes que mais cresce no Brasil e, muito provavelmente, se você não joga, já escutou falar.

O padel encanta cada vez mais e ganha rapidamente adeptos de todas as faixas etárias e classes sociais, por ser altamente acessível, dinâmico e inclusivo. O esporte é muito procurado por ex-tenistas ou, simplesmente, por pessoas que procuram uma atividade física para lazer que seja leve, divertida e intensa. O padel possibilita que pessoas de níveis diferentes possam jogar juntos e, principalmente, possui curva de aprendizagem mais acentuada do que o tênis, tornando o “vício” quase imediato.

O esporte chegou no Brasil há aproximadamente 35 anos, pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, trazido pelos argentinos e uruguaios. Atualmente, são cerca de 60 mil atletas, crescendo em média 20% por ano, e mais de 400 quadras específicas para a

prática do esporte. A maioria dos atletas são dos estados do sul, mas São Paulo e Rio de Janeiro vêm crescendo muito significativamente nos últimos anos.

Pesquisas feitas pela Federação Gaúcha estimam que R$200 milhões em investimentos anuais com o padel circulam somente no estado do Rio Grande do Sul. No mundo, o crescimento é recorde nos últimos cinco anos e o esporte está presente em mais de 40 países, de acordo com dados da Federação Internacional de Padel. No Clube, temos um grande nome do esporte no Brasil, o sócio Bruno Nakid, número 1 do Paraná desde 2002, Top 10 Brasil desde 2007 e recentemente campeão brasileiro da etapa de Santa Maria do Circuito Brasil Padel Tour, entre outros títulos. O amor do atleta pelo padel começou em 1999, quando ele tinha 15 anos e começou a jogar com seu pai. O talento nato do jogador chamou a atenção desde o início. Ao participar de uma etapa do Campeonato Brasileiro, sagrou-se campeão da categoria iniciantes e nunca mais parou.

64 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO RAQUETES
PADEL
Marcelo Elias
ATLETAS
CLUBE SÃO DESTAQUES
DO
NAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

promessas de sucesso

Jovens promessas do padel também circulam pelas quadras do Graciosa. Aos 14 anos, Arthur Pires Omairy e Leonardo Camargo dedicam-se intensamente ao esporte e já vêm colhendo bons resultados. Membros da Seleção Brasileira de Padel Sub-14, entre as conquistas dos adolescentes estão o Campeonato Paranaense de Padel de 2022, em que foram campeões em uma das etapas, e a participação no Pan-Americano deste ano, realizado em Camboriú. As viagens e as novas amizades conquistadas são pontos que empolgam os meninos, em meio à seriedade das competições. O entusiasmo pelo esporte é tão grande que as famílias acabaram aderindo às quadras. Luiza Camargo, mãe de Leonardo, e Hussein Omairy Neto, pai de Arthur, também começaram a treinar no Graciosa. “O Leo só falava do padel e resolvi jogar também. O esporte tem sido muito importante para o desenvolvimento dele. Nesses dois anos nas quadras, ele amadureceu muito em todos os sentidos”, comenta Luiza.

65
REVISTA
DO
GRACIOSA COUNTRY CLUB Arthur Pires Omairy e Leonardo Camargo são promessas de sucesso. Com exemplar dedicação, os jovens vêm conquistando muitos títulos

RAQUETES

Disciplina, autocontrole e condicionamento físico são algumas das vantagens que a prática esportiva proporciona. O professor Luciano Rosa enfatiza ainda a importância do ambiente saudável para os jovens. “No Clube, focamos primeiro na formação dos atletas como pessoas e depois como jogadores. É um trampolim para novas oportunidades”, acredita.

O campeão Bruno Nakid deixa um conselho aos jovens atletas. “É preciso muito treino, resiliência e dedicação. Perder faz parte do esporte, mas quando a vitória vem – e acreditem, ela virá –, faz tudo valer a pena!”, incentiva.

escolinha de padel

A Escolinha de padel é uma novidade no Graciosa. Desde fevereiro, crianças de 5 a 10 anos participam das aulas, com conteúdo lúdico e brincadeiras que incentivam a iniciação esportiva. As inscrições estão abertas na secretaria do tênis.

66 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
PADEL
Bruno Nakid, campeão brasileiro da etapa de Santa Maria do Circuito Brasil Padel Tour, terminou o ano como 7º colocado do ranking brasileiro

Cetac Diagnóstico por Imagem e Centro de Medicina Nuclear do Paraná desejam a todos os graciosanos um e um próspero

Feliz Natal Ano Novo

RUA MANOEL EUFRÁSIO N0 131 (41) 98786-1454 WWW.TERRASSE.COM.BR APTOS. DE 127 A 249 M2 PRIVATIVOS

lançamento

JUVEVÊ

do campo de golfe para

Anualmente, os sócios André Fauth, Oilson Negrelle, Carlos Alberto Santos Pinho e Álvaro de Quadros Neto viajam para os Estados Unidos para assistir ao The Players Championship, um torneio de golfe organizado pelo PGA Tour, em Jacksonville. Além disso, o grupo de amigos se reúne semanalmente para degustar um bom vinho no jantar e jogar golfe no Clube. As esposas dos associados também são amigas e, acredite se quiser, eles têm a própria mesa no Bar do Golfe. “Essa mesa do cantinho é nossa, ninguém pega”, brinca André.

O horário das 7h18 da manhã de sábado ou domingo também é exclusivo. O encontro matinal para jogar já é tão tradicional que nenhum outro associado agenda seu lugar no campo nesta hora. Uma amizade de respeito, no mínimo! O melhor de tudo são os apelidos pelos quais eles se chamam: Alemão (André), Vavá (Álvaro), Cabeto (Carlos Alberto) e Compadre (Oilson). Outros amigos integram o grupo e também têm seus apelidos, mas os quatro são os golfistas oficiais.

72 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
AMIZADES GOLFE
Sempre juntos, Carlos Alberto Santos Pinho, Oilson Negrelle e Álvaro de Quadros Neto comemoram o hole in one de André Fauth GRUPO COMPLETA DOZE ANOS DE AMIZADE FORTALECIDA PELO GRACIOSA

A amizade começou no campo do Graciosa, doze anos atrás. “O golfe é um esporte de muito cavalheirismo, respeito e honestidade. Jogando, você relaxa, esquece os problemas e o estresse cotidiano. Trabalhamos a semana inteira, então é sagrado esse momento quase terapêutico. Entre uma tacada e outra, papo vai, papo vem, e por aí vai. É muito fácil fazer amigos”, comenta André. E não são só papos do dia a dia que rolam entre uma tacada e outra. “Um fato curioso é que fora do Brasil o networking é muito comum em campo. Muitos colegas de trabalho marcam conversas profissionais importantes enquanto jogam”, explica Carlos Alberto, presidente da comissão pró-memória do Clube.

Com o tempo, os laços se tornaram mais fortes. Além das viagens que giram em torno de muitas partidas de golfe e torneios mundiais, os amigos já viajaram com as famílias para o Nordeste do Brasil Pelos outros golfistas do Clube, são carinhosamente chamados de “Turma da Madrugada”, porque jogam no primeiro horário aos finais de semana, e “Corrida Maluca”, em razão da velocidade de suas partidas. “Há outro perfil de golfistas que preferem o silêncio total e uma grande concentração. Já a nossa quadra tem um perfil mais descontraído, jogamos muito rápido”, diz Carlos Alberto.

73 REVISTA DO GRACIOSA COUNTRY CLUB
A “mesa do cantinho" no Bar do Golfe, reservada especialmente para a “Turma da Madrugada” André e Oilson em uma das viagens anuais da turma para Jacksonville, nos Estados Unidos
" Entre uma tacada e outra, papo vai, papo vem, e por aí vai. É muito fácil fazer amigos"

laços pelo mundo

As amizades construídas no campo começam como uma família, numa perspectiva micro, dentro do Clube, e depois as relações vão se ampliando. É nisso que acredita a diretora de golfe Angela Ninno Leite. “Jogando golfe conhecemos muitas pessoas e construímos um hall grande de amigos. Os jogadores fortalecem os vínculos de amizade e fazem novos grupos de amigos. Em cada lugar do mundo há novos golfistas e novas oportunidades de se criar laços”, comenta.

As histórias de viagens da Turma da Madrugada são diversas. “A atração principal do The Players Championship é o buraco 17, uma ilha onde, do green ao tee, há 150 jardas e se define quem será o campeão do torneio. Nossa turma já presenciou mais de um hole in one”, compartilha Oilson. “Essas viagens anuais a Jacksonville passam muito rápido, pois vivemos ótimos momentos juntos. Lá, dividimos tudo o que mais gostamos: golfe e vinho! Além disso, a questão da independência e liberdade de cada um é outro ponto bacana. Cada um faz o que quer. Uns jogam golfe, outros vão às compras, outros vão pescar. Reservamos uma mesa num restaurante ao anoitecer e, quem quiser, vai, quem não quiser, não tem problema. Respeitamos o espaço do outro e nos divertimos muito”, diz.

O esporte é, sem dúvidas, uma dádiva para unir pessoas. “A consolidação de uma amizade tão especial, unida pelo golfe, mostra que estamos cumprindo com o nosso papel social de construir e manter os amigos”, comenta Álvaro, diretor de golfe e integrante do grupo.

74 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
AMIZADES GOLFE
André e Carlos Alberto curtem um dos torneios de golfe no Clube

Buscando inovar em formula≈”es farmac»uticas, apresentamos produtos que agregam saÿde, bem estar e praticidade æ sua vida, atendendo æ sua individualidade.

>> Conhe≈a alguns dos nossos servi≈os:

Dermatologia

Cirurgia Geral Cirurgia Pløstica Cirurgia Vascular Endocrinologia e Metabologia Gastroenterologia Geriatria Ginecologia Medicina Esportiva

Medicina Integrativa Neurologia Nutrologia Ortopedia e Traumatologia Pediatria Psiquiatria Reumatologia Urologia

Loja BATEL

R. Buenos Aires, 77 | 41 3324 1053

Loja JUVEV®

SOLU•≥ES FARMAC®UTICAS INTELIGENTES PRA SUA

SOLU•≥ES FARMAC®UTICAS INTELIGENTES PRA SUA

As tecnologias atuais permitem que um mesmo princÀpio ativo seja apresentado de diferentes formas, a fim de facilitar a sua administra≈¡o.

>> As f—rmulas preparadas em nosso laborat—rio s¡o:

Comprimidos sublinguais Cøpsulas gelatinosas Filme orodispersÀvel P— (shake e refresco) Chocolates Gomas Xarope Spray Nasal

G«is transd«rmicos

Cremes, G«is, S«rum, Lo≈”es e Pomadas

Xampu, sabonete, espuma facial, t“nico facial e capilar Suposit—rios e —vulos Adesivos transd«rmicos Entre outros

| @hidrattafarma | hidrattafarma .com.br
R. Almirante Tamandar«, 1682 | 41 3042 8208 Pe≈a pelo WHATSAPP 41 99117 5350
SA∏DE!
SA∏DE!

DESCUBRA O LADO DOCE DA VIDA

78 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO PRÓXIMOS EVENTOS AGENDE-SE 9 a 20. COLÔNIA DE FÉRIAS Clubinho da Criança 25. RELÂMPAGO RAQUETINHA DE PRAIA Quadras abertas 31 / 01 a 16 / 02. GRACIOSA SUMMER FIT Piscinas externas aneiro J 1. RODA DE LEITURA Biblioteca 8. RELÂMPAGO DE PADEL Quadras 1 e 2 de padel 9. PALESTRA MINDFULNESS Sede social 11. AULA ESPECIAL MÉTODO SOUL Centro Poliesportivo 16. CARNAVAL SUMMER FIT Piscinas externas evereiro F s 4. RELÂMPAGO DE BEACH TENNIS Quadras de beach tennis 4. TORNEIO INÍCIO DE TEMPORADA GRACIOSA Campo de golfe 06 / 03 a 28 / 04. TORNEIO DE PÁSCOA Quadras de tênis, padel, beach tennis e squash 18. FESTIVAL ESCOLINHAS 1ª etapa Pub e quadras cobertas BIKE AND BEER Piscinas externas 25. TROFÉU DESAFIO DA NATAÇÃO Piscina externa 25 e 26. 73º CAMPEONATO ABERTO DE GOLFE CIDADE DE CURITIBA Campo de golfe 28 ou 30. TORNEIO DE TÊNIS DIA INTERNACIONAL DA MULHER Quadras cobertas e pub arço M HISTÓRIA DO BRASIL Em parceria com a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e com o Solar do Rosário, o Graciosa Country Club realizará em 2023 uma série sobre história do Brasil, que se inicia em abril com a palestra Os Bragança no Brasil, com Paulo Rezzutti. 2023

roteiro lírico e sentimental para a chegada do verão

Há muitos anos tomei conhecimento de um livro de Vinicius de Moraes chamado Roteiro Lírico e Sentimental da Cidade do Rio de Janeiro. Adorava aquela edição com capa amarela, fotos e poemas do autor.

Pensei então, por que não fazer um singelo roteiro para a chegada do verão em Curitiba, quando as flores estão com seus odores abertos e as abelhas zanzando por aí.

Quantas bênçãos este acontecimento traz todos os anos, quando o sol envia lâminas de luz mais que finíssimas para os nossos poros. E ficamos mais corados e, dependendo, bronzeados. E as cores sobressaem. E há tanta vida a celebrar.

Durante a semana, começo pelo café da manhã em casa, ao lado das crianças e da Lívia. Haverá muito trabalho a ser feito na Biblioteca Pública. Mas também não vou deixar de reservar finais de tarde para um mate com amigos na livraria. Depois, cinema.

Aos sábados bem cedo gosto de dar um mergulho

na piscina do clube. Quando os banhistas começam a chegar, levanto acampamento, faço a barba no vestiário, tomo um banhão e vou ler um pouco. Ali por volta das 13:30, almoço na casa da mãe. Nos finais de semana seguintes haverá espaço para curtir o Passeio Público ou fazer uma caminhada leve no Barigui, com direito a água de coco. E o pôr do sol no Museu do Olho, com a cachorrada correndo solta no Parcão.

Aos domingos de manhã, delícia é o Pastel do Hélio na Feirinha da Praça 29 de Março. Depois, subir para o Largo da Ordem, passar no Belvedere para um abraço no Paulo Vitola. Dali vamos comer uma carninha no Ervin ou no Armazém do Pepino. De sobremesa, sorvete n’A Formiga.

Agora anoiteceu. Que tal dar um pulo no Don Max ou nos presentear com um jantar na Taberna do Eliseu? Ou já estamos em casa. Num lugar ou em outro, chamo você para perto e leio a frase de Clarice Lispector: “amor é quando nos é permitido participar”. Estrelas acendem seu cabelo. Seus olhos são os planetas mais reluzentes da galáxia.

A noite está abafada. O vento chacoalha as copas. As cigarras cantam. Nuvens adensam e a chuva vem. Seguimos com a nossa conversa imorredoura. Você deita em meu peito. Meu braço te enlaça. A noite embalança igual rede.

80 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO CRÔNICA
Escritor e associado do GCC
Kraw
Luiz Felipe Leprevost
Penas

C R I A N D O M E M Ó R I A S PA R A S UA

V I DA D E F O R M A E XC L U S I VA .

PRESIDENTE

Tobias de Macedo

VICE-PRESIDENTE

Luiz Affonso Borrelli Costacurta

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Roberta Alencar Comodo

VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO Nelson Luiz Velloso Filho

DIRETOR DE BIBLIOTECA Adalberto Scherer Filho

CAPITÃO DO GOLFE

Alvaro de Quadros Neto

DIRETORA DE TÊNIS E BEACH TENNIS Ana Victoria Sperandio Santos

CAPITÃ DO GOLFE

Angela Ninno Leite

DIRETOR DE SUSTENTABILIDADE Aristides de Athayde Bisneto

DIRETOR JURÍDICO

Carlos Alberto Farracha de Castro

DIRETOR JURÍDICO ADJUNTO Carlos Eduardo Maranhão Santana

DIRETOR DE INFORMÁTICA

Carlos Henrique Hupe Schwabe

DIRETOR OUVIDOR Claudio Calluf

DIRETOR DE TÊNIS Cosme Bueno Gomm Filho

DIRETORA SOCIAL

Cristiane Moro Keinert

DIRETOR SECRETÁRIO Eduardo de Oliveira Franco

DIRETOR DE SAUNA Guilherme Godinho Zornig

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO Isabela Cabral França Vidal

DIRETOR DE ESPORTES AQUÁTICOS João Ricardo T. Von Borell du Vernay

DIRETOR DE OBRAS José Maria de Pedrosa Junior DIRETOR DE PADEL

Leonardo Costa Hauer

DIRETORA CULTURAL Liana de Camargo Leão DIRETOR MÉDICO

Luiz Eduardo de Aguiar Marques DIRETOR DE SEGURANÇA Marco Demeterco

DIRETOR DE GASTRONOMIA Marcos Natel Muller

DIRETORA DE PADEL Mariana Vieira Buffara Volpi

DIRETOR DE GOVERNANÇA Mauro Leitner Guimarães Filho

DIRETOR DE PATRIMÔNIO Nagib Georges Fattouch

DIRETOR DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nobile Scandelari Junior

DIRETOR DE PLANEJAMENTO

Octavio Augusto de Leão Buchi

DIRETOR DE POKER

Oscar Dias Pimpão Junior DIRETORA DO CENTRO POLIESPORTIVO

Rafaela de Oliveira Castro Correa

DIRETOR DE SQUASH

Roberto Teixeira de Freitas

DIRETOR DO CENTRO POLIESPORTIVO Roger Wolf Pedroso

DIRETOR DE OPERAÇÕES

Saulo Bertoldo

COORDENADORA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Sueli Marlene Steffen Gossling

CONSELHO DELIBERATIVO

PRESIDENTE . Guilherme Jacques Teixeira de Freitas

VICE-PRESIDENTE .

Tarcisio Araújo Kroetz 1º SECRETÁRIO . Angela Negrão Torres Gomes

MEMBROS NATOS

Fernando Antonio Miranda, Geroldo Augusto Hauer, Rubens Pinho, João Carlos Ribeiro, Nelson Menicucci Rezende, João Manoel de Oliveira Franco, Glaucio Fernando Bley Filho, Gustavo Mussi Milani, Antonio Alves de Araújo Filho, Gerson de Sá Tavares Filho, Jorge Nacli Neto, João Candido da Cunha Pereira, Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas, Cleverson Marinho Teixeira, José Candido Muricy, Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk

CONSELHEIROS ELEITOS

Abdon Jorge Uadi, Alberto Accioly Veiga Filho, Alexandre Nelson Ferraz, Ana Luiza Demeterco Santos, Andre Diniz Affonso da Costa, Bernardo Luiz Duarte, Carlos Alberto Santos Pinho, Carlos Andre Monks Schwabe, Carlos Eduardo de Leão Rosenmann, Cassio Fernando de B. Prestes, Cosme Bueno Gomm, Freddy Jacques S. Lima Kesselring, Gilberto Guimarães Monastier, José Aristeu Pereira Neto, José Hillani, Juliana Vellozo Almeida Vosnika, Laudálio Veiga Filho, Luiz Afonso Coelho Hauer, Maria Amélia de C. Kastrup Richter, Omar Camargo Filho, Paula Carneiro Bettega, Paulo Henrique Braz Tha, Renato Wolf Pedroso, Ricardo José Iglesias Teixeira, Ricardo Müeller e Rubens Curi

CONSELHO FISCAL

Alexei Affonso Schrappe Antoniuk, André Luiz Malucelli e João Lucas Odebrecht

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Aureliano Pernetta Caron e Juliano Allegretti Zanoni

GRACIOSA COUNTRY CLUB / Av. Munhoz da Rocha, 1146 tel. 41 3015.5005

SECRETARIA GERAL

De segunda a sexta, das 9h às 19h. RAMAIS: 1325, 1385 e 1367

CLUBINHO DA CRIANÇA Segunda das 8h40 às 12h50.

De terça a sábado das 8h40 às 18h20. Domingo e feriados das 8h40 às 17h20.

RAMAL: 1383

SECRETARIA DO TÊNIS

De segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábado, das 8h às 15h. Domingo e feriados das 8h às 14h. RAMAIS: 1337 e 1348

SECRETARIA DO GOLF De segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 8h às 16h20. Domingo, abre apenas em dias de torneio. RAMAIS: 1361, 1380 e 1387

STARTER

De terça a domingo, das 7h às 9h. RAMAL: 1360

SEC. DO CENTRO POLIESPORTIVO

De segunda a sexta, das 7h às 20h. Sábado, das 9h às 13h. Domingo e feriados, fechado. RAMAIS: 1352 e 1338

RAVI CAFÉ

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas. Sábado das 9h às 14h. Domingo e feriados, fechado. RAMAL: 1354

SAUNA MASCULINA

De segunda a sexta, das 14h às 21h45. Sábado e feriados, das 14h às 21h45. Domingo, fechado. RAMAIS: 1353 e 1375

BARBEARIA

De segunda a sábado, das 15h30 às 22h. Domingo, fechado. RAMAL: 1324

SAUNA FEMININA Segunda, das 13h às 19h. De terça a sábado, das 10h às 19h. Domingo, fechado. RAMAL: 1457

ACQUA SPA E SALÃO DE BELEZA Segunda das 13h às 19h. De terça a sábado das 9h às 20h. Domingo, fechado. RAMAL: 1378

BIBLIOTECA De segunda a sexta, das 9h às 18h30. Sábado das 9h30 às 13h. Domingo, fechado. RAMAL: 1335

RESTAURANTE E BAR DA SEDE De segunda a sábado, das 18h às 22h (exceto terças-feiras). Terça-feira, das 19h às 22h. Domingo, das 11h30 às 17h. RAMAL: 1322

RESTAURANTE DO GOLF

De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15 horas. Sábado, das 12 às 16 horas. Domingo, fechado. RAMAIS: 1336 e 1330

BAR DE PASSAGEM

Aos sábados buffet de café das manhã das 7h às 9h. De terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábado das 9h às 21h. Domingo das 11h às 19h. RAMAL: 1347

RESTAURANTE DO TÊNIS

Segunda-feira, das 12h às 20h. Terça a sábado, das 8h às 20h. Domingo, das 8h às 19h. RAMAL: 1373

CASA DE FESTAS De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. RAMAL: 1333

82 DEZEMBRO / JANEIRO / FEVEREIRO
GESTÃO
DIRETORIA
2021 . 2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.