1 minute read

CENTRO DE ARTES CÊNICAS

Ficha T Cnica

Local: Av. Treze de Maio 40, Centro Ano: maio de 2018W

Advertisement

O programa inclui todos os processos que englobam as artes cênicas, não só as aulas propriamente ditas, mas também toda a produção por trás, trazendo essa interação do “’backstage’’ para com o público. A partir disso, cria-se diferentes categorias de espaço, que seriam os espaços de formação, apresentação e criação, além do lazer e das atividades corporais.

Segundo Jan Gehl, o princípio mais eficaz para garantir uma construção viva e ligada a cidade é convidar as pessoas a passarem mais tempo no espaço público, e a gente faz isso com esse térreo democrático.

A fachada vitrine permite uma observação das dinâmicas da construcao por quem passa pela rua, ou seja, dessa forma é possivel observar os fluxos de subida e descida vertical assim como também as atividades que ocorrem em cada andar. Com essa permeabilidade visual, é convidativo entrar e conhecer o centro de artes cênicas e participar de suas atividades.

O exercício da arquitetura e da arte corporal de forma associativa promove a expansão de um campo para o outro.

A transitividade entre os campos de dança/cinema/teatro proporciona o encontro entre eles, ou seja, os andares representam essa transição e interação em diversos âmbitos.

A criação de espaços específicos e espaços polivalentes se deu ao fato de que determinadas atividades demandam um equipamento e um espaço especifico, enquanto outras se encaixam em espaços reversíveis. A partir disso se deu a criação de salas com diferentes formatos que atendem diferentes dinâmicas.

Dentre algumas das atividades propostas estão: Praças elevadas e espaços de livre performance, livre interpretação para apresentações e eventos, projeção de filmes, ensaios abertos Oficinas livres e oficinas de experimentação Oficinas de confecção de fantasias, roupas e cenários Realização de cursos livres, cursos profissionalizantes, direção teatral Workshops para cursos e oficinas Espaços de coworking Exposições das apresentações Aulas de ballet, aulas livres, alongamento

O térreo democrático e livre permite quem passa na Avenida Treze de Maio tenha uma prévia do que acontece ao longo da construção. Com isso, ele adquire uma função de novo ponto de encontro que se volta para a própria cidade. A escada implantada é implantada estrategicamente para que seja convidativo a subida na construção, e esta é potencializada com o vão aberto no primeiro pavimento, que permite que as pessoas que estejam no térreo consigam observar as dinâmicas que acontecem no primeiro pavimento

Os pavimentos de uso comum distribuidos em alturas diferentes ao longo da construção permitem diferentes tipos de visadas e observação de vista da cidade. Por exemplo, o primeiro ponto de encontro comum permite uma vista improvavel do teatro municipal, promovendo assim diferentes experiencias do meio urbano conforme a circulação vertical da edificação.

This article is from: