1 minute read

MULTIFAMILIAR II

A principal intecao do projeto foi de potencializar o senso de vizinhanca dentre os moradores, e isso foi feito atraves de uma sucessão de lajes unicas se assemalhando a ruas elevadas. A solucao formal se relaciona diretamente com o conceito de met building, que tem como principais questoes : as pessoas, a participacao e o tempo. A edificação configura uma espacialidade aberta a múltiplos usos e não mais determinada por um funcionalismo restritivo e previamente proposto. Os espaços de circulação, de estar, e de habitar, tem a capacidade de abrigar múltiplas funções e da sua inserção urbana, considerando uma modulação proposta e a necessidade de flexibilidade de alguns espaços.

Dessa forma, o projeto possui o térreo como ponto de encontro da cidade e dos moradores da edificação, traz de volta essa relação urbana, que leva em consideração a flexibilidade de seus usos, sua condição de infra-estrutura habitável com 3 modulações de habitações e a adaptação que os usuários pudessem fazer dela no passar do tempo.

Advertisement

O conceito de Campo de Stan Allen, enfatiza a capacidade que um determinado espaco em se expandir conforme a necessidade dos usuarios daquele meio. Isso associa-se ao ao carater de expansabilidade que um mat-building possui.

LÂMINA 1

1/2 MÓDULO (8X8) 32 m²

LÂMINA 3

1 + 1/2 MÓDULO (8X8) 96 m²

LÂMINA 2

1 MÓDULO (8X8) 64 m²

A disposição dos apartamentos promove a integração de moradores de diferentes estruturas familiares presentes em cada lâmina diferente. Cada pavimento da edificação possui uma planta baixa e disposição diferente das habitações, sob o intuito de criar espaços e experiências diferentes entre si. Isso promove a alternância de cheios e vazios que criam um ritmo em todas as fachadas, ao mesmo tempo que criam praças cobertas em cada andar. Ou seja, os moradores usufruem de espaços de convivência e permanência próprios, além da praça principal do térreo.

ÁREAS COMUNS

APARTAMENTO DE 1 QUARTO

APARTAMENTO DE 2 QUARTOS

DETALHAMENTO JARDINEIRAS E VARANDAS

PLANTA BAIXA - SUBSOLO

O subsolo da edificação dispõe de 100 vagas cobertas - uma por apartamento-, além do sistema ecológico de living machine e cisternas para armazenamento de água coletada da chuva.

No térreo, as lojas existentes foram realocadas e criou-se uma praça pública em que os moradores do bairro e da prórpia edificação podem usufruir de restaurantes, farmácia, mercado, hortifruti, academia, parque infantil e horta.

O coração do projeto abriga atividades que remetem a uma segurança, por ser no ponto central do terreno, mas que ao mesmo tempo tragam para dentro da construção a essência do bairro e a vivência das pessoas locais.

This article is from: