
2 minute read
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO


Advertisement




A igreja Neopentecostal foi transformada em uma nova praça esportiva para a cidade.








Ficha T Cnica
Localização: Av. das Américas, 17250 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro Área total do lote; 1440 m2
Ano de construção: 2013
Uso original: Igreja Neopentecostal do Recreio Estado: Abandonada Uso com a requalificação: Praça Esportiva Ano do projeto: novembro de 2018



Quadras Poliesportivas
Gin Sticas Lutas Nata O Corrida
O programa engloba esportes não convencionais, como lutas, ginásticas e escalada mas sem deixar de incluir também quadras poliesportivas e uma piscina semi-olímpica. Estes últimos funcionam como um atrativo para as pessoas entrarem no parque e a partir disso conhecerem novos esportes. Todos os espaços possuem um caráter polivalente, porem são organizados de acordo com suas necessidades específicas, como por exemplo, optamos localizar as lutas no subsolo da igreja pré existente pois tais atividades são realizadas em pés direitos não muito altos; as ginásticas, pelo contrário, alcançam uma altura maior, então criamos, para elas, um espaço mais adequado. A área de natação conta com uma piscina semi olímpica, arquibancadas, banheiros e vestiários, e a observação desse espaço e das atividades que ocorrem ali são potencializadas pelas passarelas circundando o espaço parque. As quadras poliesportivas, além de serem um lugar de prática de esportes, podem funcionar também como espaços para eventos, como pequenas apresentações ou atividades promovidas pela prefeitura.


1 6 7
Legenda
1. ÁREA DE LUTAS 2. ÁREA DE NATAÇÃO, NADO SINCRONIZADO E POLO AQUÁTICO 3. QUADRAS POLIESPORTIVAS DE BASQUETE, VOLEI, HANDBALL E FUTSAL 4. PAVILHÃO DE GINÃSTICA OLÍMPICA E GINÁSTICA RÍTIMICA 5. ÁREA MOLHADA DE VESTIÁRIOS 6. PASSARELAS COMO MIRANTES DE OBSERVAÇÃO 7. PISTA DE ATLETISMO EM CONEXÃO COM A CIDADE
A estrutura das passarelas é composta por pilares metálicos distribuídos a partir de uma modulação, criando um vão de dez metros entre cada pilar.
A viga da laje serve também para estruturar a calha, que possui um sistema de captação e reuso de água, e é favorável para a presença de plantas.

1. PRAÇA COBERTA E ESPAÇO DE LUTAS
O térreo funciona como praça coberta, contando com um espaço aberto e livre. A permeabilidade visual permite uma conexão com o exterior e com os desníveis que criamos a partir de mezaninos internos. A pré existência possui mezaninos com diferentes alturas, que se conectam com os mirantes e com o vão aberto para o subsolo.
T Rreo Subsolo
2. PISCINAS
A opção de implantação da piscina e das quadras no nível - 2 metros do nível zero ameniza a verticalidade e desocupa espaços potenciais para reforçar o caráter de praça do terreno. Além de contribuir para enfatizar as áreas livres e as atividades que ocorrem nos espaços.
A opção de manter as torres originais do projeto se deu pelo caráter simbólico e específico que estas possuem. Sua ressignificação ocorre através da criação de passarelas, que interligam as demais construções implantadas no terreno com os mezaninos da praça coberta, que é a edificação original, e também a partir de rasgos para a entrada de luz natural.

7. PISTA DE ATLETISMO
O projeto adquire um caráter urbano quando cria-se uma conexão da pista de atletismo da praça esportiva, com a pista de corrida da orla da praia do Recreio dos Bandeirantes. Isso incentiva o fluxo de chegada e de frequencia da população a nova praça.
A extensão da pista que liga o terreno, tanto com o posto 12 da Praia do Recreio, quanto com o Corredor Verde do Parque Chico Mendes, reconfigura e renaturalizar a área, gerando impactos diretos e benéficos para a cidade ao longo de toda a intervenção.
