
1 minute read
Americana e Sumaré criam protocolos
Projetos voltados à saúde mental são instaurados em ambas
As prefeituras de Americana e Sumaré criaram este mês protocolos humanizados para garantir a segurança nas escolas. Em ambas as cidades, as administrações intensificaram ações voltadas à saúde mental além das medidas protocolares na área de segurança.
Advertisement
Em Americana, o prefeito Chico Sardelli (PV) convocou quatro psicólogos para atuar nas escolas dentro do programa intitulado Núcleo de Segurança Escolar, criado para reforçar e ampliar a segurança nas unidades escolares municipais.
“Essa contratação já estava no nosso radar e agora será realidade. Isso também foi um dos principais pontos discutidos na reunião que fizemos semana passada com as forças de segurança, judiciário, promotoria, enfim, todos destacaram que é primordial contar com os psicólogos nas escolas, então tenho certeza que será muito importante para as crianças e profissionais da educação”, explicou o prefeito.
Em Sumaré, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) criou um Comitê de Combate à Violência nas Escolas no qual já foram iniciadas palestras para profissionais da saúde e educação. “É um trabalho em conjunto, uma espécie de força-tarefa, que envolve várias secretarias e nossa intenção é trazer mais segurança às crianças e, sem dúvida, mais tranquilidade aos pais”, disse o prefeito.
Este mês, profissionais que atuam na rede municipal de educação participaram do ciclo de palestras para enfrentamento de situações de emergência e violência em ambiente escolar, promovido pela Secretaria de Saúde de Sumaré. De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Maria Luiza Sanches Stancato Rodrigues, os profissionais da Educação foram orientados a como identificar problemas que os estudantes podem apresentar. “Esse encontro foi im- portante porque pudemos oferecer ferramentas aos profissionais, diretores, professores e coordenadores pedagógicos para que possam lidar com situações de maneira tranquila e efetiva”, comentou.
Seguran A
Em Americana foi criado o projeto de lei que institui a Diária Especial por Jornada Extraordinária da Guarda Municipal de Americana, a Deje-Gama, que busca ampliar a demanda por ações de segurança, sobretudo nas escolas.
A proposta tem o objetivo de substituir a necessidade de contratação de seguranças particulares, uma das ações propostas pelo Núcleo de Segurança Escolar. Como os membros da Guarda Municipal (vigias e patrulheiros) já possuem larga experiência e contam com a proximidade e confiança da população em geral, a criação da jornada extraordinária foi considerada mais efetiva na solução dessas questões. Já em Sumaré, o prefeito determinou a instalação de câmeras com reconhecimento facial nas 39 escolas municipais e intensificou o controle de acesso nas unidades. Além disso, a prefeitura vai instalar cercas elétricas e detectores de metais. Outra medida importante foi a priorização da ronda escolar e a incorporação de mais nove viaturas na Guarda Municipal, das quais seis já estão em uso pela corporação.

