Brasilzinho o Menino Brasil

Page 1

PR

l

A l

GA

l

ET

TA

A

E

DI TOR


Este Portal nasceu para divertir nossas crianças, servindo também como material de apoio a pais, professores e pedagogos de todo o Brasil. Através da agilidade de informações da Internet, o Brasilzinho pretende se tornar um elo de ligação entre todos os alunos do ensino fundamental e escolas brasileiras. O futuro do Brasil são nossas crianças. E esse futuro só será melhor se fizermos, juntos, uma

cruzada nacional pela educação. Esperamos, através deste projeto, contribuir para a construção de um País melhor e mais justo. Para isso, contamos não apenas com a participação das crianças, mas também dos pais e educadores. Naveguem com seus alunos e seus filhos. Depois, nos mandem suas mensagens, sugestões e críticas. O Brasil e o Brasilzinho agradecem!


Copyright © 2004 /2007 Marcos Vaz Produções Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta edição pode ser utilizada ou reproduzida em qualquer meio ou forma, seja mecânico ou eletrônico, fotocópia, gravação etc., nem apropriada ou estocada em sistema de banco de dados, sem a expressa autorização dos detentores dos direitos autorais desta edição.

personagem Brasilzinho originou-se em 1997, da criatividade de um paranaense que começou a desenhar histórias em quadrinhos antes mesmo de aprender a V393 Vaz,primeiro Marcos escrever. E nasceu como um indiozinho, o Brazilzinho, Brasil / história e desenhos Umuaraminha, criado pelo cartunistao menino para homenagear a sua : Vaz . – Curitiba : Marcos Vaz Produções, 2004. “cidade natal”. Depois ele seMarcos transformou em Curitibinha, o piá p. :vem il. ; 18alegrando cm. ecológico da terra das araucárias,[48] que e educando as crianças de Curitiba há muitos anos. Daí ele cresceu mais um ISBN 85-98715-01-8 pouquinho, tornou-se o Paranazinho, ensinou muitas coisas boas às crianças do Paraná, até finalmente se tornar o Brasilzinho, que você vai 1. Literatura infanto-juvenil. I . Título. conhecer — ou já conheceu — através das páginas deste primeiro livro de Marcos Vaz. O Brasilzinho é assim, um personagem tão cidadão que CDD 028.5 nasceu primeiro como personificação de cidade do interior, virou personagem de capital, transformou-se em personagem de estado Publicação: Correspondência: Tiragem desta Edição: paraEditora só Salomão depois no Brasil criança. Ltda se transformar Caixa Postal 1611 — 80011 970 10.000 exemplares Curitiba — Paraná — Brasil Lançado oficialmente no ano 2000, no Rio de Janeiro, durante as Diretor Administrativo: Realização e Produção: João Francisco Aragão Informação Importante: Marcos Vaz Produções Ltda comemorações alusivas aos 500 anos do descobrimento,Estao revista Brasilzinho foi originalmente Contatos: publicada como um livro na Textos e Desenhos: surgiu para0XX41 se 30130103 tornar um verdadeiro embaixador da alegria, primavera deda 2004, lançado no Marcos Vaz www.editorasalomao.com.br dia 22 de abril de 2005. Cor digital e efeitos: educação econtato@editorasalomao.com.br da cidadania para milhares de crianças brasileiras. Thiago Brayner Novas Edições: Os interessados em reproduzir a Cartilha Brasilzinho, o menino Brasil devem entrar em contato com a Editora Salomão.

Michele Brayner Revisão Ortográfica: Ana Marques Revisão Pedagógica: Norma Araújo

Os Editores

Umuaraminha

Curitibinha

Contatos: www.marcosvaz.com.br contato@marcosvaz.com.br

Paranazinho

©2004/2007 — Marcos Vaz Produções — Os personagens da Turma do Brasilzinho são criações do cartunista Marcos Vaz, titular dos direitos autorais.

Brasilzinho


Meus sinceros agradecimentos A Deus pelo meu dom. À minha mãe, Juracy Rita, que cedo teve a sensibilidade de perceber e incentivar meus dotes artísticos. À minha avó Rita Maria (in memorian) e a meu pai José Francisco. Às minhas irmãs Aparecida de Fátima (Preta), Salete das Graças e Adriana, aos meus sobrinhos Fernanda, Talita, Thaíse, Henrique, Tatielen e Júlia, aos meus cunhados Leandro Baer Gazzi e Roberto Rogoni e meu primo Sandro Alves dos Santos. À Judith Barbisan, minha professora da adolescência, que cedo me estimulou a dar continuidade à minha arte. Aos incentivadores do início de carreira, em Umuarama, Cléa Larsen, Ilídio Coelho Sobrinho, Alexandre Ceranto, Aragão Filho, Dona Neiva (Unipar), Célia Gastaldin, Juliano Turetta e Roberto Portugal Bacellar. Aos companheiros de jornada família Guerra (Henrique, Gérson e Regina), Silvana Fcanchenco, Irmãos Queirollo (beijo especial para a Lígia), Norma Elisabete Araújo (pelos conselhos), Eduardo Jr. Moreira (pelo que sei de informática), Dona Santina (pelo amor que tem em seu coração), Liete Blume e Rafael Greca de Macedo (por terem apostado no trabalho daquele menino vindo do interior do Paraná). À População de Umuarama e à de Curitiba, que há mais de 21 anos acompanham o meu trabalho. Aos meus colaboradores de ontem e de hoje: Thiago Brayner, George Brayner, Felipe Natividade, Zézo, Aparecida Fuzie, Ana Marques, Luciano Kaspchack (Projetuall), Dra. Eni Moreira, Dr. Sebastião Mendonça (in memorian), Marivergi Fernandes, Alexander Baer e Dona Luzia. À Editora Salomão, atravé de seu diretor João Francisco Aragão, por acreditar na educação e nos quadrinhos como veículo de promoção da cidadania. Ao mestre Mauricio de Sousa, por ter me ensinado a ler e a amar as histórias em quadrinhos, através de seus personagens. Em especial a todos os que, de uma forma ou de outra, me ajudaram a chegar até aqui. A caminhada foi longa, muitos foram os contratempos, muitas foram as alegrias, mas certamente o mais importante foi o que aprendi durante essa jornada. Aos ausentes, meus pedidos de desculpas e toda a minha gratidão. Este livro não existiria sem vocês.

Para todas as crianças do Brasil que, com o Brasilzinho, farão deste grande país uma grande nação.


O Brasilzinho adora saltar da Bandeira Nacional nas diferentes regiões

Das longínquas terraselelusas do Brasil. Enquanto sobrevoa o Rio de Janeiro, encontre a única 8 Uma caravela partiu parte igual à parte em destaque. Veio cá um português Tomar posse do Brasil

9

A

B

C

D

E

F

Que susto o Brasilzinho levou quando se deparou pela primeira vez com o Saci! Enquanto ele se recupera do susto, encontre sete erros entre as duas cenas.

1. A) Brasilzinho, B) Iara, C) Brasucão, D) Iracema, E) Gil, F) Zezé, G) Donana , H) Fosco 2. 1 — C, 2 — A, 3 — D, 4 — B 3. 1 — C, 2 — D, 3 — A, 4 — B; a sombra diferente é a D 4. POLUIÇÃO AMBIENTAL 5. MARIA JOSÉ 6. A — Iracema, B — Fosco, C — Menina Azul, D — Maçaroca, E — Brasilzinho, F — Donana 7. A (3 — 6), B (5 — 8), C (2 — 7), D (1 — 4) 8. E 9. 1.Nuvem, 2.lago atrás do Brasilzinho, 3.porta da casa, 4.estrelas da camiseta do Brasilzinho, 5.folhas sobre a pedra, 6.onomatopéia PUFT!, 7.cordão do calção do saci.


Ao chegar na terra nova Ficou muito espantado Com tamanha natureza E tanto Ă­ndio ao seu lado


2

Ligue cada personagem da galera do Brasilzinho ao seu respectivo animal de estimação.

Relacione as sombras aos personagens abaixo e diga qual está diferente.

3

1 GRACINHA

CURITIBINHA

O português, muito esperto Logo começou a conquistar FOSCO ComCURITICÃO presentes e especiarias Os índios de todo o lugar

BRASUCÃO

FOSCÃO

4

2

3

4

A

B

C

D

GRACIOSA

BRASILZINHO

Decifre o enigma abaixo e descubra uma coisa que o Brasilzinho não pode nem ver.


Quando ele olhou nos olhos Viu a alma nos amendoados Cor de mel na morena pele De cabelos pretos azulados Foi paixão à primeira vista E ele não acreditava Como podia ser tão linda A índia que ali estava


Então fez-se uma só alma Num momento eternizado E a morena e a branca pele Um só corpo livre do pecado Dois corações num só pulsar Um amor inesperado Eis que um fruto veio a nascer Desse encontro inusitado

Cada uma dessas crianças foi selecionada, em seu estado de origem, por apresentar virtudes que os tornaram meus grande aliados na grande missão de proteger o nosso imenso e querido Brasil.

Brasilzinho


E a Ă­ndia pariu um bebĂŞ Fruto de um amor sutil Com sangue verde-e-amarelo Nasceu o menino Brasil


Mas quis o destino Os rumos da vida escolher E fez com que o pai do menino Fosse em outras terras viver

Baraton XFoi-se o desbravador

Baraton X é o líder do esquadrão de Pele branca na mata fechada reconhecimento dos Baratons, seres Sumiu meio da floresta extraterrestres queno têm um plano para dominar A silhueta que a índia jápelo amava nosso planeta, iniciando sua missão Brasil. É mal-humorado, brigão e mandão. Seus assessores fazem tudo sempre errado, o que o deixa muito irritado… castigá-los, sempre Então oPara menino Brasil que fazem umaebesteira, Baraton X usa seu Índia português misturados superchinelo. Sujeitinho ruim, né?

Percebeu nos olhos da mãe Alma e ego angustiados

Maçaroca A Maçaroca é uma bruxa muito especial. Ela vive numa torre de cristal, no meio da lha da Magia, um lugar místico! Não sei dizer se ela é do mal, porque eu gosto muito dela. Mas o Sábio vive dizendo para não confiar nela, então sempre fico com um pé atrás! Ela é uma bruxa moderna e muito esperta e possui alguns poderes mágicos.

Brasuquinha Eu coloquei o Brasuquinha entre os vilões, mas acho que ele nem merece esse título, porque ele não tem poderes! É um menino comum, que não se conforma com o fato de eu ter sido o escolhido para liderar os Guardiães do Brasil. O pior é que ele e seus comparsas estão sempre tramando um plano para me desmoralizar. Além de ser arteiro, bocudo, invejoso e querer sempre levar vantagem em tudo… Ei, vou parar de dar ibope para esse tipinho!


Do nascer ao pôr do sol A índia só procurava Distante no horizonte Sua metade separada


A nativa não suportou A saudade que a angustiava E mesmo amando o fruto Não podia ter a alma aprisionada

Menina Azul

A Menina Azul tem a cor do céu e das praias brasileiras. Ela é um ser elemental da água e escolheu a bandeira brasileira como morada. Seu maior desejo é ver todos os rios e praias do Brasil despoluídos. É uma garota sensível, Então partiu livremente meiga, muito pois muda de Emmas busca datemperamental, felicidade de outrora humor facilmente.

Deixou o coração para o filho Não mais demorou e foi embora

Menino Branco O Menino Branco tem a cor da paz e da harmonia. Também é um ser elemental e vive em outra dimensão. Seu elemento é o ar. Por isso ele quer ver todo brasileiro respirando ar puro. É o mais pacífico da turma. Muito avoado, parece viver no mundo da lua.

Menino Natureza O Menino Natureza reúne em si todos os elementais… é o quinto elemento. É filho da Mãe Natureza, e o mais poderoso de todos os Guardiães. Sua missão é despertar a consciência ambiental em todos os seres humanos. Por isso ele vive ora na dimensão da Mãe Natureza, ora na nossa dimensão. Estou aprendendo muito com ele.


Sua alma sumia agora E o menino não acreditou no que viu Sua mãe indo embora Muito chorou o menino Brasil Agora ele estava sozinho Naquela terra de ninguém Tornou-se, então, um órfão Menor abandonado também


Mas eis que surgiu uma luz Um fenômeno como não se viu Muito verde e amarelo Também branco e azul anil

Zezé A Zezé é uma menina meiga e delicada, mas muito decidida. É uma grande companheira, sempre disposta a ajudar. Ela morre de ciúmes da minha amizade com a Iara, a arara, e eu desconfio que é porque ela gosta de mim…

Fosco O Fosco é um caso sério. Ele é o mais velho entre as crianças (sem contar comigo, que sou um menino de 500 anos, é claro!). Ele já reprovou de ano porque não gosta muito de estudar. Vive aprontando com todos, mas no fundo ele é um bom camarada. Adora esportes radicais, jogos eletrônicos e internet.

Iracema A Iracema é uma índia tupi-guarani. Ela é muito especial para mim, pois me traz lembranças de mamãe. Vive na Amazônia, mas de vez em quando se mete em aventuras com a minha galerinha por todo o Brasil.


O menino ficou confuso Sozinho já não mais estava Haviam mais quatro crianças Coisa que ele não esperava Quem são vocês? O que querem comigo? Não tenho pai nem mãe Também não tenho amigo…

E as crianças foram falando Para se apresentar Ao menor abandonado Que ainda estava a chorar


Somos os elementais Seres da natureza Somos seus amigos Disso tenha certeza

Sei que ele pode estar aí Escondidinho na bandeira É só chegar bem pertinho E procurá-lo numa estrela


Sou a menina verde Da cor da mata e da floresta Sou elemental da terra E deixo a natureza em festa Sou o menino amarelo Da cor do relâmpago e do sol Sou elemental do fogo Luz como a minha não se viu igual


Depois primeiro Sou ado menina azulpulo Quecor eledo deu Da céudae bandeira do mar Ninguém pôde nunca mais Sou elemental da água Vir afirmar certeza Pora isso vivocom a cantar Onde estava o menino Que já sentia tanto carinho Por um gigante Brasil Sendo ele um Brasilzinho

Só seus quatro novos amigos As cores elementais Sabiam do seu paradeiro Pois não o deixavam jamais

Sou o menino branco Da cor da paz e da harmonia Sou o elemental do ar E também sou sua companhia


Viemos do futuro Com uma missão genial Pois lá estamos precisando De um menino especial

Não chore, menino Acorde e a cabeça levante O que passou, passou A esperança está adiante


Um país de 500 e poucos anos Jovem com certeza Mas com tanta criança na rua Isso lhe deu uma tristeza Enquanto enxugava as lágrimas E não resistiu o menino Prestou mais Ao ver uma nação tãoatenção carente Nas crianças que ali estavam Que carecia de heróis Coloridas com precisão Sendo heroína a própria gente É ainda muito novo GenteE muito corajosa isso é uma beleza Com um dom sem igual Possui o seu destino Alegria, garra Que,solidariedade se quiser, seráe grandeza E um carisma especial


Agora levante desse berço esplêndido Onde por tanto tempo está deitado É um gigante com certeza Então por que está parado? Ande, mexa-se já Pois é novo, mas inteligente Para saber que a alegria Brota é do coração da gente


Estou sozinho no mundo E isso não se faz É muito simples, menino Vocês aí me gozando Por que não me deixam em paz? Você sempre vai estar Onde houver uma bandeira Brasileira a tremular Aí é que está o paraíso A terra prometida Quando você encontrar a paz Sua missão estará cumprida


E o que devo fazer? Perguntou o menino assustado Responderam as cores no uníssono: Vai ter que trabalhar dobrado

Agora menino Brasil Você vai falar para a garotada De um imenso país Qual será a nossa parada

Que país é esse? Onde é que ele fica? Posso saber seu nome? Vamos, alguém me diga!


É que elas não podem nos ver Pois vivemos em outra dimensão Mas você foi o escolhido Para realizar essa missão Esse país tem o seu nome Estamos falando do Brasil Tudo bem, E ele ficavocês aqui venceram mesmo Aceito tarefa Disse essa a azul anil Agora digam o que faço Pois já estou com pressa


Mas a sua missão Não está aqui no passado Nós o levaremos ao futuro Lá você é esperado

Para ensinar à criançada Falando com seu coração Que somente da união do povo Surgirá uma grande nação


Isso ainda não é tudo Completaram as cores agitadas Enquanto houver crianças fora da escola A paz lhe será negada

Enquanto houverem crianças com fome E pela sociedade desprezadas Terá muito o que fazer Para que a paz lhe seja enviada


Vamos, não perca tempo Sua sorte só lhe será favorável Quando todo brasileiro souber Que também é responsável Um Brasil potência e orgulho Justo para toda gente Só será uma realidade Com uma nação consciente Sei que você quer saber Por que nós, cores tão falantes Não falamos às crianças Do país de doravante


É que elas não podem nos ver Pois vivemos em outra dimensão Mas você foi o escolhido Para realizar essa missão Esse país tem o seu nome Estamos falando do Brasil Tudo bem, E ele ficavocês aqui venceram mesmo Aceito tarefa Disse essa a azul anil Agora digam o que faço Pois já estou com pressa



Estou sozinho no mundo E isso não se faz É muito simples, menino Vocês aí me gozando Por que não me deixam em paz? Você sempre vai estar Onde houver uma bandeira Brasileira a tremular Aí é que está o paraíso A terra prometida Quando você encontrar a paz Sua missão estará cumprida


O menino fez a experiência E à beira da bandeira chegou Foi só olhar pela estrela E o Brasil do futuro avistou


Um país de 500 e poucos anos Jovem com certeza Mas com tanta criança na rua Isso lhe deu uma tristeza Enquanto enxugava as lágrimas E não resistiu o menino Prestou mais Ao ver uma nação tãoatenção carente Nas crianças que ali estavam Que carecia de heróis Coloridas com precisão Sendo heroína a própria gente É ainda muito novo GenteE muito corajosa isso é uma beleza Com um dom sem igual Possui o seu destino Alegria, garra Que,solidariedade se quiser, seráegrandeza E um carisma especial


Foi paixão à primeira vista E o menino ficou fascinado Ao ver um caldeirão de raças E ele, ali, misturado


Depois primeiro Sou a do menina azulpulo Que eledodeu bandeira Da cor céuda e do mar Ninguém pôde nunca mais Sou elemental da água Vir afirmar certeza Pora isso vivocom a cantar Onde estava o menino Que já sentia tanto carinho Por um gigante Brasil Sendo ele um Brasilzinho

Só seus quatro novos amigos As cores elementais Sabiam do seu paradeiro Pois não o deixavam jamais

Sou o menino branco Da cor da paz e da harmonia Sou o elemental do ar E também sou sua companhia



Somos os elementais Seres da natureza Somos seus amigos Disso tenha certeza

Sei que ele pode estar aí Escondidinho na bandeira É só chegar bem pertinho E procurá-lo numa estrela


Brasilzinho Oi galerinha! Agora vocês vão me conhecer um pouco mais. Como vocês viram neste livro, sou o menino Brasil, o primeiro brasileiro, e nasci há 500 anos atrás, na época do “descobrimento” do Brasil. Fui trazido ao futuro pelos meus amigos Menina Verde, Menino Amarelo, Menina Azul e Menino Branco. Eles são seres elementais da natureza e vivem dentro da Bandeira Nacional com o Sábio. Agora eu estou morando dentro da Bandeira com eles, e juntos somos os Guardiães do Brasil. Como vocês devem ter reparado, meu cabelo é uma folha. Ele representa a nossa Amazônia, pulmão verde do planeta. Minha camiseta representa a nossa bandeira nacional e as três estrelas, o terceiro milênio. Tenho outros amigos, como a Zezé, o Fosco, a indiazinha Iracema… Também tenho meu cãozinho, o Brasucão. Ele mora na bandeira comigo. Ah, e tem ainda a Iara, uma arara muito legal! Sem contar o Gil, um pau Brasil que vive contando histórias. Todos eles são meus companheiros inseparáveis na defesa do Brasil. Mas eu também tenho muitos outros amigos… alguns vocês vão conhecer agora. Os outros vocês vão conhecer na seção Álbum de Família do meu Portal na Internet: www.brasilzinho.com.br. Ei... vocês querem ser meus amigos também?


Mas eis que surgiu uma luz Um fenômeno como não se viu Muito verde e amarelo Também branco e azul anil

Zezé A Zezé é uma menina meiga e delicada, mas muito decidida. É uma grande companheira, sempre disposta a ajudar. Ela morre de ciúmes da minha amizade com a Iara, a arara, e eu desconfio que é porque ela gosta de mim…

Fosco O Fosco é um caso sério. Ele é o mais velho entre as crianças (sem contar comigo, que sou um menino de 500 anos, é claro!). Ele já reprovou de ano porque não gosta muito de estudar. Vive aprontando com todos, mas no fundo ele é um bom camarada. Adora esportes radicais, jogos eletrônicos e internet.

Iracema A Iracema é uma índia tupi-guarani. Ela é muito especial para mim, pois me traz lembranças de mamãe. Vive na Amazônia, mas de vez em quando se mete em aventuras com a minha galerinha por todo o Brasil.


Sábio Há um lugar, dentro da Bandeira, que é um verdadeiro santuário da natureza, onde vive o Sábio. Ele sempre me passa lições que usarei, não apenas para cumprir minha missão como líder dos Guardiães do Brasil, mas para a minha vida inteira!

Menina Verde A Menina Verde tem a cor das florestas brasileiras e vive em outra dimensão. Ela é um ser elemental da terra, um espírito da natureza, e espera que todo mundo a ajude a proteger o verde de norte a sul do Brasil. É uma garota pé no chão e bem sapeca também.

Menino Amarelo O Menino Amarelo tem a cor do sol, que faz do Brasil um país tropical, e também vive em outra dimensão. Ele é um ser elemental do fogo e mora dentro da Bandeira Nacional. Seu sonho: ver nosso país transformando todo este sol em energia. É um garoto muito arteiro e hiperativo.


A nativa não suportou A saudade que a angustiava E mesmo amando o fruto Não podia ter a alma aprisionada

Menina Azul

A Menina Azul tem a cor do céu e das praias brasileiras. Ela é um ser elemental da água e escolheu a bandeira brasileira como morada. Seu maior desejo é ver todos os rios e praias do Brasil despoluídos. É uma garota sensível, Então partiu livremente meiga, muito pois muda de Emmas busca datemperamental, felicidade de outrora humor facilmente.

Deixou o coração para o filho Não mais demorou e foi embora

Menino Branco O Menino Branco tem a cor da paz e da harmonia. Também é um ser elemental e vive em outra dimensão. Seu elemento é o ar. Por isso ele quer ver todo brasileiro respirando ar puro. É o mais pacífico da turma. Muito avoado, parece viver no mundo da lua.

Menino Natureza O Menino Natureza reúne em si todos os elementais… é o quinto elemento. É filho da Mãe Natureza, e o mais poderoso de todos os Guardiães. Sua missão é despertar a consciência ambiental em todos os seres humanos. Por isso ele vive ora na dimensão da Mãe Natureza, ora na nossa dimensão. Estou aprendendo muito com ele.


Donana A Donana é uma baiana muito querida e uma quituteira de primeira grandeza! Adoro saltar da bandeira nacional na Bahia para comer os doces que ela faz… São tantos… um mais gostoso que o outro: pé-de-moleque, cocada, paçoca, tapioca… Huuuuummm! Só de falar, já dá água na boca! Ela tem mania de agir como se fosse uma mãezona minha… e eu gosto muito da minha mãe preta!

Mestre Salvador O companheiro de Donana é o mestre Salvador. Tenho aulas de capoeira três vezes por semana com o mestre, que me ensina muita coisa legal. Mais que lutar, ele me passa ensinamentos que me ajudam a encarar com coragem a minha missão, que é fazer deste nosso Brasil um país melhor e mais justo.

Professora Piti A professora de que a nossa turma mais gosta é a Piti. Nós estudamos numa escola pública do Sul e a tia Piti está sempre sorrindo. Por isso as aulas dela são muito legais, porque a gente aprende se divertindo. Se bem que às vezes ela sofre com as bagunças do Fosco e da turma do Brasuquinha…


Mas quis o destino Os rumos da vida escolher E fez com que o pai do menino Fosse em outras terras viver

Baraton XFoi-se o desbravador

Baraton X é o líder do esquadrão de Pele branca na mata fechada reconhecimento dos Baratons, seres Sumiu meio da floresta extraterrestres queno têm um plano para dominar A silhueta que a índia já pelo amava nosso planeta, iniciando sua missão Brasil. É mal-humorado, brigão e mandão. Seus assessores fazem tudo sempre errado, o que o deixa muito irritado… castigá-los, Então oPara menino Brasilsempre que fazem umaebesteira, Baraton X usa seu Índia português misturados superchinelo. Sujeitinho ruim, né?

Percebeu nos olhos da mãe Alma e ego angustiados

Maçaroca A Maçaroca é uma bruxa muito especial. Ela vive numa torre de cristal, no meio da lha da Magia, um lugar místico! Não sei dizer se ela é do mal, porque eu gosto muito dela. Mas o Sábio vive dizendo para não confiar nela, então sempre fico com um pé atrás! Ela é uma bruxa moderna e muito esperta e possui alguns poderes mágicos.

Brasuquinha Eu coloquei o Brasuquinha entre os vilões, mas acho que ele nem merece esse título, porque ele não tem poderes! É um menino comum, que não se conforma com o fato de eu ter sido o escolhido para liderar os Guardiães do Brasil. O pior é que ele e seus comparsas estão sempre tramando um plano para me desmoralizar. Além de ser arteiro, bocudo, invejoso e querer sempre levar vantagem em tudo… Ei, vou parar de dar ibope para esse tipinho!


Quando ele olhou nos olhos Viu a alma nos amendoados Cor de mel na morena pele De cabelos pretos azulados

Brasucão

Foi paixão à primeira vista

Meu cachorrinho de estimação E ele nãochama-se acreditava Brasucão. Ele é de uma raça especial, é Como podia ser tão linda vegetariano e foi presente dos Guardiães do índiavêque ali estava Brasil. Vira uma fera A quando alguém depredando o meio ambiente.

Iara A arara Iara é a minha amiga inseparável. Vive na Amazônia com a Iracema e adora bater um papo. Tem um temperamento muito forte, principalmente quando precisa lutar contra a extinção de seus semelhantes.

Gil O Gil é uma árvore típica do nosso país: o pau-brasil. Ele é muito especial, pois sabe tudo sobre a flora nacional. Adora contar histórias que dão asas à nossa imaginação. Todos nós gostamos muito dele.


Então fez-se uma só alma Num momento eternizado E a morena e a branca pele Um só corpo livre do pecado Dois corações num só pulsar Um amor inesperado Eis que um fruto veio a nascer Desse encontro inusitado

Cada uma dessas crianças foi selecionada, em seu estado de origem, por apresentar virtudes que os tornaram meus grande aliados na grande missão de proteger o nosso imenso e querido Brasil.

Brasilzinho


1

Agora que você conheceu um pouco do universo do Brasilzinho, descobriu que a galera é mesmo muito unida. Tanto que entrelaçaram seus nomes nessa cruzadinha. Você consegue lembrar o nome destes personagens?

C A D

E

F

G

H

B


2

Ligue cada personagem da galera do Brasilzinho ao seu respectivo animal de estimação.

Relacione as sombras aos personagens abaixo e diga qual está diferente.

3

1 GRACINHA

CURITICÃO

BRASUCÃO

FOSCÃO

4

2

CURITIBINHA

FOSCO

3

4

A

B

C

D

GRACIOSA

BRASILZINHO

Decifre o enigma abaixo e descubra uma coisa que o Brasilzinho não pode nem ver.


5

7

Zezé é o apelido desta querida amiga do Brasilzinho. Elimine as letras G, F, N e P do círculo abaixo e descubra seu verdadeiro nome.

Você já é um conhecedor da galera do Brasilzinho? Então diga de que personagens são estes detalhes.

6 A

B

C

D

E

F

A Menina Verde, o Menino Amarelo, a Menina Azul e o Menino Branco, quando se apresentaram ao Brasilzinho, revelaram a ele que representam elementos da natureza. Vamos fazer a relação?

A

B

D

C

3

4

2

1

7

5

8 6


O Brasilzinho adora saltar da Bandeira Nacional nas diferentes regiões

Das longínquas terraselelusas do Brasil. Enquanto sobrevoa o Rio de Janeiro, encontre a única 8 Uma caravela partiu parte igual à parte em destaque. Veio cá um português Tomar posse do Brasil

9

A

B

C

D

E

F

Que susto o Brasilzinho levou quando se deparou pela primeira vez com o Saci! Enquanto ele se recupera do susto, encontre sete erros entre as duas cenas.

1. A) Brasilzinho, B) Iara, C) Brasucão, D) Iracema, E) Gil, F) Zezé, G) Donana , H) Fosco 2. 1 — C, 2 — A, 3 — D, 4 — B 3. 1 — C, 2 — D, 3 — A, 4 — B; a sombra diferente é a D 4. POLUIÇÃO AMBIENTAL 5. MARIA JOSÉ 6. A — Iracema, B — Fosco, C — Menina Azul, D — Maçaroca, E — Brasilzinho, F — Donana 7. A (3 — 6), B (5 — 8), C (2 — 7), D (1 — 4) 8. E 9. 1.Nuvem, 2.lago atrás do Brasilzinho, 3.porta da casa, 4.estrelas da camiseta do Brasilzinho, 5.folhas sobre a pedra, 6.onomatopéia PUFT!, 7.cordão do calção do saci.



personagem Brasilzinho originou-se em 1997, da criatividade de um paranaense que começou a desenhar histórias em quadrinhos antes mesmo de aprender a escrever. E nasceu primeiro como um indiozinho, o Umuaraminha, criado pelo cartunista para homenagear a sua “cidade natal”. Depois ele se transformou em Curitibinha, o piá ecológico da terra das araucárias, que vem alegrando e educando as crianças de Curitiba há muitos anos. Daí ele cresceu mais um pouquinho, tornou-se o Paranazinho, ensinou muitas coisas boas às crianças do Paraná, até finalmente se tornar o Brasilzinho, que você vai conhecer — ou já conheceu — através das páginas deste primeiro livro de Marcos Vaz. O Brasilzinho é assim, um personagem tão cidadão que nasceu primeiro como personificação de cidade do interior, virou personagem de capital, transformou-se em personagem de estado para só depois se transformar no Brasil criança. Lançado oficialmente no ano 2000, no Rio de Janeiro, durante as comemorações alusivas aos 500 anos do descobrimento, o Brasilzinho surgiu para se tornar um verdadeiro embaixador da alegria, da educação e da cidadania para milhares de crianças brasileiras.

Os Editores

Umuaraminha

Curitibinha

Paranazinho

Brasilzinho


Realização:

Publicação:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.