Issuu on Google+

3 Capítulo

ANEXOS Este terceiro capítulo do livro do Projeto Eco-Escolas, constará do material de apoio mais relevante, às diferentes atividades. Tivemos a colaboração da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, da GNR e Centro de Saúde, que elaboraram material pedagógico para as atividades em que participaram.


14 S E C Ç Ã O

Com a colaboração da arquiteta paisagista Joana Grilo, que construiu um guião com a identificação de todas as árvores do nosso recreio, foi possível ficarmos a saber, nome, características e localização de todas estas árvores lindíssimas. Foi também ela que orientou as sessões, por turmas, com os alunos, no espaço exterior.

Identificação das Árvores do Recinto Escolar
 27

Existem 36 árvores adultas, sem contar com as árvores plantadas este ano, um pinheiro e uma laranjeira, plantadas no ano letivo anterior.


Planta do Recreio e identificação do nome e localização 
 das árvores:

28


Observações:

No nosso recreio:

O plátano é uma árvore de crescimento rápido e de grande porte, chegando a atingir os 40 m de altura, têm uma copa larga e densa.

15

O tronco é muito caraterístico devido às manchas verdes, esbranquiçadas e acinzentadas que exibe. Este facto deve-se ao desprendimento da sua casca lisa em placas. As folhas são caducas com 12 a 15 cm de comprimento, tendo geralmente 5 lobos profundos. As flores são masculinas e femininas. As masculinas são verdes e mais pequenas, as femininas são vermelhas e maiores. Os frutos desintegram-se no fim do Inverno libertando as sementes. Os pêlos dos seus frutos são conhecidos como irritantes das mucosas.

IDENTIFICAÇÂO:

Curiosidades:

Espécie (nome da árvore): Plátano Nome Científico: Platanus hybrida

O plátano é muito utilizado como árvore ornamental em parques e jardins e plantada nas bermas das estradas, avenidas e alamedas devido à sua elevada resistência à poluição.

Família: Platanaceae Altura: 30 m.
 Diâmetro: 12 m. Origem: América do Norte
 Propagação: 
 Persistência das folhas: Caduca

A sua madeira é de boa qualidade para marcenaria. Deve evitar-se plantar plátanos junto a edifícios, porque esta árvore apresenta grandes dimensões quando atinge a maturidade.

Época de Floração: Abril a Junho
 Frutos: Em forma esférica

O plátano é uma árvore que pode viver até aos 300 anos.

29


Observações:

No nosso

As folhas são compostas com 3-7 folíolos de forma ovada-oblonga, imparipinuladas e com as margens ligeiramente serradas; Têm cerca de 5-10 cm de comprimento e 3-7 cm de largura; Com uma coloração verde clara na margem superior e pálida na inferior.

recreio:

2

As flores encontram-se dispostas em ramos (1020cm de comprimento) e têm uma cor amarelo-esverdeada, contudo não têm pétalas. Os frutos, as sâmaras dispõem pendentes em aglomerados. As sâmaras têm asas arqueadas e divergindo em ângulo agudo; Castanhas na maturação; Caem no Outono, contudo persistem para além da queda das folhas.

IDENTIFICAÇÂO: Espécie (nome da árvore): Acer Nome Científico: Acer negundo Família: Aceraceae Altura: 8 m.
 Diâmetro: 6 m.

Curiosidades:

Origem: América do Norte
 Propagação: 
 Persistência das folhas: Caduca

O Acer é uma planta dioica. As flores aparecem antes das folhas.

Época de Floração: Março - Abril
 Frutos: Sâmaras 30


Eco-Escolas - Parte III_Anexos1