1 minute read

TAURINA, O NUTRIENTE QUE PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE

Imagine se fosse possível ter uma vida longa, passando dos 100 anos com a mente sã e o corpo saudável e activo ?

Advertisement

A taurina é um nutriente produzido no nosso organismo, nomeadamente pelo fígado, importante para o funcionamento do sistema nervoso central, da imunidade, da visão e da fertilidade.

A deficiência de taurina, um nutriente produzido no nosso organismo, leva ao envelhecimento os suplementos de taurina podem retardar o processo de envelhecimento e podem até prolongar a expectativa de vida saudável, Pode também ser ingerida através de alimentos como peixe, frango, peru, carne vermelha e frutos do mar.

A taurina pode ser um elixir da vida que está dentro de nós e que nos ajuda a viver vidas mais longas e saudáveis Nas pessoas, o nível de taurina aos 60 anos é de um terço em relação a uma pessoa aos 5 anos de idade.

O uso de suplementos desempenha um papel importante entre os praticantes de actividade física, no sentido de manter a saúde e a forma física, aumentar a força e a massa muscular e melhorar a performance;

Suplementos alimentares podem conter vitaminas, minerais, ervas, aminoácidos ou outras substâncias.

O seu uso é explicado pela reposição dos nutrientes gastos durante a prática de exercícios físicos, aumentando a quantidade de macronutrientes como as proteínas e aminoácidos para suportar os níveis ideais devido ao gasto de energia e a supercompensação que ocorre após o exercício.

Os suplementos alimentares são disponibilizados na forma de comprimidos, cápsulas, pós, tabletes de gel, extractos ou líquidos.

Nos últimos tempos o consumo de suplementos tem se tornando abusivo por parte dos praticantes de actividade física.

Esse consumo ocorre na maioria das vezes, sem a prescrição e recomendação de um profissional capacitado.

É preciso ficar atento ao consumo adequado de proteínas, pois quando ingerida em excesso, pode causar danos aos rins. Portanto, tanto a quantidade a ser consumida, quanto a frequência e quando consumir devem ser orientados por um profissional de saúde de acordo com as condições de saúde, os objetivos e os hábitos da pessoa em questão.

O seu uso irracional pode trazer risco para a saúde do indivíduo, dentre eles: Desencadear problemas na tireoide, bem como, ocasionar doenças hepáticas, cardíacas, renais e até levar a morte.

Dessa forma, fica evidente a importância do profissional de saúde: Nutricionista ou farmacêutico ou Medico na orientação ao usuário de suplementos alimentares, pois além de trazer informações corretas sobre o uso racional irá orientar quanto à dosagem correta e as possíveis interações com outros tipos de medicamentos

This article is from: