
3 minute read
Produtora de eventos

Quem é a Marysool?
Advertisement
Maria Solange, ou Marisol, hoje é uma Mulher que carrega dentro dela muita coragem pra sonhar e ousadia para fazer acontecer. Esposa, mãe, jovem empreendedora moçambicana, fundadora da empresa de Assessoria, Planeamento e Decoração de eventos privados e corporativos: Laços eternos. É também formadora em cursos de capacitação no ramo de eventos e mentora do projecto de ação socal sem fins lucrauvos denominado Faz Acontecer, que visa dotar os jovens de capacidade motivacional em busca dos seus sonhos.
Qual é a sua área de formação?
Fiz o curso de Arquitetura e Urbanismo até ao 4° ano, e trabalhei como desenhadora e assistente de arquitetos por 6 anos no departamento de engenharia de uma grande empresa nacional.
Como surge a necessidade de empreender?
Quando a minha paixão pelas artes começou a ser tão grande que começou a gritar dentro de mim e a fazer-me querer largar tudo para fazer o que amo e transformar a minha paixão no meu auto-sustento. Mais para frente, comecei a identificar várias lacunas no ramo que escolhi abraçar e além de criar soluções comecei a ver oportunidades em cada uma delas.
Quais foram os desafios para alcançar os resultados que hoje vemos?
O primeiro desafio foi o dilema de largar o emprego fixo para me tornar empreendedora, uma decisão difícil na altura e depois mais para frente os outros desafios foram consequências dessa decisão. Ter que lutar dia e noite para garantir o auto-sustento e para o crescimento da Laços acreditamos muito no potencial um do outro, então isso já facilitou bastante. Criei a Laços Eternos com a ajuda dele e mais para frente ele criou a Penumbra com a minha ajuda. Hoje as empresas se fundiram e são um só grupo que oferece vários serviços para eventos. Claro que nesse processo todo, nem sempre tudo foram flores…somos humanos e é claro que divergimos em alguns pontos, então não diria que existe uma fórmula mágica para que não hajam divergências, mas havendo sabedoria e bom senso das duas partes, é fácil encontrar equilíbrio chegar a um meio termo.
Eternos, num mercado de eventos de muita concorrência e também com muitas lacunas, falta de material e pessoal qualificado. Foi um grande desafio tornar a Laços Eternos uma referência no mercado.

Reconhecida a nível nacional e internacional, qual é a repercussão do seu trabalho?
Acho que a repercussão vem naturalmente quando se faz um bom trabalho. Sempre trabalhei com muito amor ao que faço e sempre e com muita gratidão a Deus porque acredito que toda a honra e toda a glória é para Ele, sou sempre grata por Ele falar através do meu trabalho. Então os resultados não teriam como ser diferentes. Veio o reconhecimento nacional e mais para frente a nível internacional. Hoje a Laços Eternos é conhecida na África do Sul, Portugal, Brasil e Angola. E se for da vontade de Deus, a decoração em Moçambique será reconhecida em muitos outros lugares.


Qual é o segredo para dar vida a um evento?
Produzir um evento é sempre realizar um sonho, uma vontade, um desejo. Então diria que para dar vida a um evento o segredo é conhecer esse sonho, essa vontade, esse desejo. Pesquisar, aprender, buscar todas as referências necessárias para materializar o que foi pedido pelo cliente, para assim dar vida ao evento.
Achas que o empreendedorismo pode ser um gatilho para uma mudança significativa no custo de vida?
Muitos olham para o empreendedorismo como algo muito simples e fácil. Já muitas vezes ouvi “ah mas para ti é mais fácil porque trabalhas por conta própria.” Não imaginam o quão desafiador é o caminho do empreendedorismo. Isso para dizer que considero sim um gatilho que pode gerar uma mudança no custo de vida, mas é preciso ter em mente que é um processo desafiador, que requer muito trabalho para que de forma honesta possa gerar uma mudança significativa no custo de vida.
Como avalias o desenvolvimento do empreendimento sobretudo nas mulheres?
A cada dia tenho visto mais mulheres a lutarem pelos seus sonhos e a fazerem acontecer. Acho muito positivo por acreditar na força das pessoas que fazem acontecer. Especialmente nas mulheres, porque elas tem um grande papel na sociedade e sem dúvidas que mulheres melhores, serão mães melhores, que educarão filhos melhores e consequentemente teremos um mundo melhor.
Quais são as tuas ambições?
Como mulher sonhadora que sou, ambiciono em geral ser próspera, impactar vidas e proporcionar o melhor para as pessoas que amo. A nível profissional, ambiciono crescer mais e levar a Laços Eternos para outros patamares. Actualmente uma das minhas maiores ambições é transformar o mercado de eventos em Moçambique, fazer com que seja mais valorizado, respeitado e que as pessoas que trabalham no ramo tenham mais amor e comprometimento com o trabalho que fazem. Por isso tenho trabalhado muito para formações de capacitação neste ramo. Acredito que só vamos longe se percebermos que precisamos uns dos outros e o ramo só vai evoluir se estivermos alinhados.


