
4 minute read
10 DICAS IMPORTANTES PARA
Preservar O Meio Ambiente
Entre as dicas mais importantes para preservar o meio ambiente, destacam-se a economia de água e energia, bem como a reciclagem do lixo.
Advertisement
TODOS NÓS SABEMOS QUE O PLANETA TERRA NÃO ESTÁ BEM!
Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias.
VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO: COMO EU, UMA ÚNICA
PESSOA, POSSO SALVAR O PLANETA?
Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.
VEJA A SEGUIR 10 DICAS IMPORTANTES
PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE:
1-Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas;
2-Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento;
3-Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal;
4-Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção;
5-Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades;
6-Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.
7-Reduza o consumo de água. Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar
8-Reduza o consumo de energia elétrica. Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.
9-Evite andar apenas de carro. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida.
10-Compre apenas o necessário. A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.
Viu só? Com dicas simples, você pode preservar o meio ambiente e ajudar o planeta!!
Apartir Da Pr Xima Edi O A P Gina Tverde Ser Assinada Pela Rpensar

Quem é o Dércio?
Dércio Rodrigues, natural de Maputo, 39 anos, pai de duas filhas. Trabalha como técnico profissional em informática, formado em sistemas e telecomunicações na Universidade Piaget.
O Dércio, depois de formado ou mesmo quando estava se formando, sempre foi viajante e nos seus tempos livres fazia isso como um hobby.
Acabou se tornando um aventureiro nato graças a essas viagens. Como é que surgiu a ideia de criar o Moz Outdoor Adventures? A Moz Outdoor Adventures, a Moa, surge em busca de novos lugares para aventurar. Porque nós crescemos aqui na praia e brincámos muito na praia.
Eu sou um surfista, faço surf, body surf e sempre procurámos lugares novos, spots novos com ondas mais altas, melhores.
Isso criou-nos um motor de busca pessoal, sempre querer conhecer lugares novos, descobrir novas ondas, novas vibes e acabou nos puxando um pouco mais para longe do que a pensavamos, que era o Monte Binga.
O MOA Saiu do papel antes mesmo de ser escrito?
Digamos que sim, como havia sido procurado por amigos pelas redes sociais, criei como se fosse um pacote, dividi os custos todos pelo número de pessoas que iríamos participar e as pessoas acordaram com o valor estipulado na altura, que era só gasto, o carro era emprestado, não tinha carro, pois o meu carro estava avariado.
Fomos num carro de um amigo, onde eramos seis pessoas, num carro de cinco lugares, fomos apertados, pois queríamos aventurar e no meio desse grupo de seis pessoas tinha um Tailandês.
‘‘Voltei e dali começou a surgir a ideia:’’ ‘‘por que eu não crio pacotes e disponibilizo pelas redes?’’
As pessoas, se quiserem ou não quiserem, podem aderir ou não e foi aí que começou a surgir a ideia da Moz OutDoor Adventures.
Em 2017, eu criei a página no Instagram, a empresa começou nas redes sociais. O principal objetivo na altura era só partilhar fotos do nosso belo Moçambique.
Porque é algo que ninguém que eu conheço aqui em Moçambique faz, ninguém fazia. Que era de levar pessoas, guiá-las, subir montanhas, acampar e tudo mais.
‘‘Tu hoje estás a trabalhar com aventura, natureza.’’ Sabemos que o público, em geral, está muito ligado à tecnologia. E para sair de casa, aventurar, colocar tudo em prática está cada vez mais difícil. Como é que tem sido para sí tirar as pessoas de casa para uma aventura, pessoalmente?
As pessoas a partir da tecnologia que usamos, atraem-nos a ir a um lugar, hoje em dia muita gente vai a Dubai, porque Dubai tem muitas promoções, tem muitas fotos. Nós vemos a foto do Burj Khalifa, vemos a foto das dunas do deserto, tudo mais, então, essa foi uma das minhas técnicas para tirar as pessoas de casa.
Qual é o lugar mais bonito que tu já levaste pessoas, que todo mundo ficou encantado?
Às Grutas de Khodzue, na vila de inhaminga e a Ilha de Santa Carolina em Inhambane.
E o nível de perigo nessas excursoes?
Todos os lugares em que a MOA faz as excursões, existe primeiro uma viagem de pesquisa, a viagem de pesquisa serve para limar todos esses assuntos.
Nós viajamos, vamos conhecer as pessoas, vamos conhecer as culturas e a natureza do local, quando chove, quando não vai chover, o tempo que dá para ir e o que não dá para ir, se existe alguma tradição para poder entrar e nós respeitamos todos esses passos, existe tudo isso antes da viagem.