
1 minute read
XI Jesus é pregado na Cruz
V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!
R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo
Advertisement
DO EVANGELHO DE LUCAS (Lc 23, 33-34.38)
Chegaram ao lugar chamado Caveira e ali o pregaram numa cruz, bem como aos dois criminosos: um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus porém dizia: «Pai, perdoa-lhes, que não sabem o que fazem!» Por cima de Jesus estava um letreiro com estes dizeres: «Este é o rei dos judeus.»
A Crise da Dívida: Jesus é pregado na cruz, assim como os pobres são pregados pelos ricos através do monetarismo e do pecado da usura (ganhar dinheiro com dinheiro emprestando apenas a juros). Os investidores podem pensar que estão buscando inocentemente “a melhor taxa de retorno”, mas isso impulsiona um sistema econômico em que os pobres fornecem renda não merecida aos relativamente ricos. Nesse quadro, os pobres carregam recursos nos andaimes, transferindo riqueza do Sul para o Norte. Podem os cristãos considerarem aprender com as tentativas dos bancos islâmicos de superar a usura, bem como promover o “comércio justo”? (Ezequiel 28 e Apocalipse 18,11-18).
Oremos
Senhor, quantas pessoas acabam ainda hoje pregadas numa cruz, vítimas duma exploração desumana, privadas da dignidade, da liberdade, do futuro. O seu grito de ajuda interpela-nos como homens e mulheres, como governos, como sociedade e como Igreja. Como é possível continuarmos a crucificar-Te, tornando-nos cúmplices do tráfico de seres humanos? Dá-nos olhos para ver e um coração para sentir os sofrimentos de tantas pessoas que ainda hoje são pregadas na cruz pelos nossos sistemas de vida e consumo. Amen.