
1 minute read
Jesus cai pela segunda vez
V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!
R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo
Advertisement
DO LIVRO DOS SALMOS (Sl 22, 8-9. 12)
Os que me veem zombam de mim; fazem troça e abanam a cabeça, dizendo: «Entregou-se ao Senhor, ele que o livre; que o salve, já que o ama.»
Não te afastes de mim, porque a angústia vai chegar e não tenho quem me ajude.
Os Pobres Sem Terra: Jesus cai pela 2ª vez sob o peso da cruz. Cada corda na cruz que pode ser vista entre os manifestantes da Reforma Agrária representa um Campesino assassinado –“Derecho a la tierra”, dizem suas faixas. Jesus ensinou as pessoas a orar por pão, e ele rejeitou a tentação do poder da terra (Lucas 4, 5-8). Hoje, 2,25% da população da Guatemala possui 64% da terra. E proprietários de terras ricos, representando 0,08% da população, afirmam controlar 80% das terras escocesas. Mas estamos aprendendo com o Sul com a Lei de Reforma Agrária (Escócia) de 2003.
Oremos
Também Tu, Senhor, sentiste o peso da condenação, da rejeição, do abandono, do sofrimento infligido por pessoas que Te tinham encontrado, acolhido e seguido. Foi na certeza de que o Pai não Te havia abandonado que encontraste a força para aceitar a sua vontade, perdoando, amando e oferecendo esperança a quem, como Tu, hoje caminha pela mesma estrada da zombaria, do desprezo, do escárnio, do abandono, da traição e da solidão.
Rezemos juntos, dizendo: «Senhor, ajuda-nos a dar conforto»
- A quem se sente ofendido e insultado
- A quem se sente traído e humilhado
- A quem se sente julgado e condenado.