1 minute read

VI ESTAÇÃO AVerónica limpa o rosto de Jesus

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!

R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo

Advertisement

DO EVANGELHO DE MATEUS (Mc 25, 37-40)

Então os justos hão de replicar: “Senhor, quando é que nós te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando é que nós te vimos como um peregrino e te hospedámos, ou nu e te demos que vestir? Quando é que nós te vimos doente ou na cadeia e te fomos visitar?” E o rei lhes responderá: “Saibam que todas as vezes que fizeram isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizeram.”

Povos Indígenas: Dos 22 milhões de astecas vivos em 1519, quando Fernando Cortez entrou no México, apenas um milhão permaneceu em 1600. Aqui, as mulheres índias representam Santa Verônica. Eles limparam a face de Jesus. Suas feições, agora impressas no pano, são as feições deles. Poderiam ser nossos também?

Antigamente, éramos todos povos indígenas. Talvez hoje devamos redescobrir essa qualidade se quisermos refazer comunidades de lugar e cuidar da Terra em que pisamos. Mas devemos moldar a identidade de forma inclusiva – assim como Jesus foi desafiado a ser inclusivo pela mulher cananeia (Marcos 7, 24-30).

Oremos

Peço-Vos, Jesus: dai-me a força para me aproximar das outras pessoas, de cada pessoa, jovem ou idosa, pobre ou rica, que me é querida ou desconhecida, e para ver naqueles rostos o vosso rosto. Ajudai-me a não me atardar no socorro do próximo, em quem Vós habitais, como Verónica correu ao vosso encontro no caminho do Calvário. Amen.

This article is from: