1 minute read

II ESTAÇÃO Jesus toma a Cruz

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!

R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo

Advertisement

DO EVANGELHO DE JOÃO (Jo 19, 17)

Eles levaram Jesus. E ele, carregando ele próprio a cruz, saiu em direção a um lugar chamado Caveira, que em língua hebraica se diz Gólgota.

DO EVANGELHO DE MARCOS (Mc 8, 34)

Depois chamou a multidão, juntamente com os discípulos, e disse: «Se alguém quiser acompanhar-me, renuncie-se a si mesmo, pegue na sua cruz e siga-me.

A Solidão das Cidades: Cristo na túnica escarlate é preso na cidade de São Paulo. Os soldados “romanos” estão armados não com espadas, mas com revólveres. Enquanto isso, a maioria das pessoas cuida de seus negócios diários, fechando os olhos e não tomando nenhuma ação sobre a tirania que está acontecendo diante deles. As únicas testemunhas são um jovem engraxador e um casal de idosos – pessoas de baixo status social. A teologia da libertação é “teologia contextual” – as histórias sobre Jesus são contextualizadas em nosso mundo hoje, pois nós os aprisionamos se os prendemos no passado.

Oremos

Senhor, Pai bom, que nos enviastes Jesus, obediente até à morte, dai-nos a força do vosso amor para tomarmos corajosamente a nossa cruz. Dai-nos a vossa esperança e saberemos reconhecer-Vos mesmo nos momentos mais escuros da nossa vida. Por Cristo Senhor nosso. Amen.

This article is from: