OBELISCO DA RESISTÊNCIA CRISTÃ
Foi no Nordeste que em 1935, os brasileiros combateram o mau que está sempre a rondar no Brasil e ainda alguns não acreditam que existe.
QUAL CIDADE?
Na serra do doutor, que fica na cidade de Campo Redondo, Rio Grande do Norte OBELISCO

O que está escrito: “Aqui, neste local, no fim da tarde de 25 de novembro de 1935. intrépidos sertanejos das Placas Seridenses, irmanados aos heróicos habitantes da Região do Trairi, salvaram a honra e a dignidade da família Norte Rio Grandense, derrotando contingentes “armados das forças comunistas que se dirigiam ao interior, visando a conquista do nosso estado”.

HISTÓRICO

Junto de alguns soldados e com seus armamentos, civis combateram os comunistas que tomavam todas as cidades da região, gerando desestabilização social e econômica, implantando controle de movimentação dos cidadãos dentro das cidades que precisavam de autorização para sair de um lugar e ir para outro. A fome era real pois os comunistas saqueavam todos os comércios da região e implantavam o caos.
Isto mostra que o brasileiro já precisou de armas para se defender da dominação de ideologias estrangeiras e genocidas.
Civis, de bem, armados no Brasil. Por isso a esquerda quer que você se desarme. O Socialismo é uma armadilha criada para a chegada do comunismo.
UMA CONTABILIDADE

O falecido Rudolph Rummel, o demógrafo perito em contabilizar todos os homicídios em massa causados por governos, estimou o total de vidas humanas dizimadas pelo socialismo do século XX em 61 milhões na União Soviética, 78 milhões na China, e aproximadamente 200 milhões ao redor do mundo. To-
PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA
ANTES UM ATERRO SANITÁRIO


A usina solar instalada sobre o aterro sanitário do Caximba, desativado em 2010, é um novo símbolo de Curitiba, conhecida como capital ecológica já há vários anos. Ela foi inaugurada no dia 29 de março, dia do aniversário de 330 anos da cidade.
PRIMEIRA DA AMÉRICA
LATINA
Com quase 8,6 mil painéis, a Pirâmide Solar do Caximba, instalada no bairro que está recebendo a maior intervenção urbanística recente de Curitiba, é a primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina.
Também faz parte de um conjunto de iniciativas do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, o que também resulta em economia aos cofres públicos.
ECONOMIA ESTIMADA
do município, o que pode representar, por ano, R$ 2,650 milhões, que poderão ser revertidos em benefícios à população.
PROJETO TEM APOIO INTERNACIONAL
Selecionado pela rede de cidades C40 e contemplado com recursos do Cities Finance Facility (CFF) do C40 para elaboração, o projeto segue as regras de Geração Distribuída da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Trata-se de uma concepção do prefeito Rafael Greca que remonta a 2012.
AGORA A PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA ÚNICA DA AMÉRICA LATINA
No total, são 614 bases, com 14 módulos em cada uma.

A usina Solar do Caximba terá potência instalada de 4,55 MWp de geração.


O “socialismo real” já foi tentado. E foi um desastre

das essas vítimas pereceram de inanições causadas pelo estado, coletivizações forçadas, revoluções culturais, expurgos e purificações, campanhas contra a renda não-merecida, e outros experimentos diabólicos envolvendo engenharia social.
-americano
A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos da Pirâmide Solar é injetada na rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e o valor é abatido da conta de energia do município.
A economia estimada mensalmente é de 30% sobre o valor da conta de energia dos prédios públicos
Também é uma colaboração do grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que apoia cidades no desenvolvimento de projetos para reduzir as emissões de gases e frear o aumento da temperatura global. O programa é financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ), pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).SMCS.
A geração de energia toma o lugar do aterro sanitário que foi desativado em 2010, após receber resíduo doméstico domiciliar por 20 anos
Pág 8

O MÊS DE MARÇO É PARA LEMBRAR MAS A NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É DURANTE O ANO TODO. Pág 4

CURITIBA – ESTA CURITIBA
Desde que saí de minha cidade natal em busca de meus desafios e até completar meus 35 anos, nunca imaginei vir morar aqui pois nem conhecia essa linda Curitiba, que outrora foi uma vilinha e hoje se tornou a cidade inteligente, servindo de referência para muitas outras administrações pelo Brasil e pelo mundo a fora.
Quis o destino, como militar, ter sido designado a servir aqui em 1988 e assim fui me adaptando aos costumes do seu povo trabalhador, de sua pronúncia, conhecendo e desfrutando de seu acolhimento e participando, com minha família, de suas quatro estações diárias, alternando frio, calor, chuva e um mais distante sol, o que não deixou de ser uma referência relatada para meus conhecidos e familiares de outros estados e cidades; e nunca deixando de agradecer esse acolhimento recebido, também tive a oportunidade de retribuir à comunidade onde me estabeleci desde então, procurando servir como voluntário por muitos anos em busca das conquistas pelo meio ambiente através do Projeto Amiriba – na despoluição do rio Bacacheri - , pela melhoria dos equipamentos públicos e condições de vida dos moradores através da associação de moradores, pela segurança através do conselho de segurança, pela coeducação através de um grupo escoteiro e por um melhor serviço do SUS, como conselheiro de saúde. Esses maravilhosos desafios foram iniciados um ano após minha chegada à esta cidade. Participei o melhor que pude e hoje me sinto pertencer a esta antes Vilinha e hoje uma bela cidade que como todas, são fomentadas pelos seus habitantes.
Como cidadão, me sinto com um bom sentimento de ter cumprido o que achei ser meu dever, em prol de uma comunidade que me acolheu.
Curitiba fez 330 anos e é muito bom viver e fazer parte dela.
PARABÉNS CURITIBA
Obs: Faria tudo de novo.
UM ALERTA CONTÍNUO SUICÍDIO – ALGO SILENCIOSO
Hoje, os dados que a ONU tem sobre casos no mundo não são muito confiáveis pois há uma impressão que vários países procuram esconder informações relacionados a esse grave problema que está acontecendo como uma avalanche.
Mas basta estarmos em contato com as comunidades para sabermos parte da extensão que o suicídio está atingindo.
DADOS SOBRE SUICÍDIO
No Brasil, os números são preocupantes: de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio — em 2016, a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. De acordo com a publicação do Ministério da Saúde, a intoxicação é responsável por 18% das mortes, enquanto o enforcamento apresenta um índice de 60% dos óbitos. Do total de ocorrências, 70% das tentativas de suicídio por intoxicação aconteceram com mulheres.

trou 49% das ocorrências, seguida da região Sul, com 25%.
TAXA ENTRE OS IDOSOS
Dados do Ministério da Saúde apontam ainda que suicídio é a quarta causa
da Saúde para prevenir o suicídio.
Pelo número, os cidadãos recebem apoio / ajuda para prevenção ao suicídio.
UNIDADES DE SAÚDE:
Além do CVV, as pessoas que precisam de ajuda podem recorrer aos Serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tais como os 2.555 Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, que atendem questões como transtornos psíquicos, dependência de álcool e outras drogas, e se necessário, os pacientes são encaminhados para leitos de Saúde Mental em hospitais gerais.
LINHA VERDE CONTRATO COM OS SERVIÇOS EM ANDAMENTO
O Consórcio TC-Linha Verde, vencedor da licitação, que deu reinício às obras da Linha Verde Norte, compreendendo o trecho do LOTE 4.1, do bairro Bacacheri ao bairro Atuba, está com a execução do projeto em andamento. O foco principal da empresa está sendo o aterro do local, onde será a Estação Solar, no Bacacheri, e a estrutura da trincheira do Atuba.
Esse novo contrato foi assinado no dia 19 de agosto de 2022 e, conforme previsto no edital, as obras devem ser entregues em 18 meses após a assinatura, ou seja, no mês de fevereiro de 2024. Estamos aqui para conferir.
TERRENOS ABANDONADOS MULTA DE R$25,00 POR M²



Sancionada pelo prefeito no dia 16 de dezembro de 2022 e em vigor a partir da segunda quinzena de março deste ano, a lei nº 16.114 dispõe sobre as normas que regulam a aprovação de projetos, o licenciamento de obras e atividades, a execução, manutenção e conservação de obras no município, e dá outras providências, ou seja: o proprietário de terreno, edificado ou não, deverá manter o local, limpo, drenado, roçado e capinado.
TRINTA DIAS
QUE DEUS NOS ABENÇÕE
PARA ANUNCIAR
No Jornal Gazeta
Alternativa
Fale com o Lourenço
tel: 99764-5110
ou com Luiz
Seidel Bernardina luiztadeuseidel@gmail.com 99198-2817 whatsApp

Luiz
Os dados indicam que os casos de intoxicação aumentaram em cinco vezes nos últimos 10 anos: em 2007, 7.735 casos foram registrados, enquanto que em 2017 o número saltou para 36.279 notificações.
A região Sudeste concen-


99198-2817 Lourenço
Jornal Gazeta Alternativa - Expediente - Março/2023
Diretor e Jornalista Luiz Tadeu Seidel Bernardina, DRT: 8817-PR. E-mail: luiztadeuseidel@gmail.com. ME: Luiz T. Seidel Bernardina-Editora Comunitária, CNPJ: 07.770.835/0001-70. End. para correspondência: Rua Timoteo José Ferreira, 167.

Cep: 82600-590 - Bacacheri Curitiba-Pr. IMPRESSÃO: Grafinorte, em 30/03/2023. 6.100 mil exemplares. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal
Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri
18 ANOS INFORMANDO
Caro leitor, com sua doação, voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri - PIX: 07770835000170

de morte entre jovens. Um dos alertas é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. A média nacional é 5,5 por 100 mil. Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas.
MOMENTOS DE CRISE
Discando 188, gratuito, é possível conseguir apoio para superar momentos de crise. Gratuidade da ligação é fruto de parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Ministério
NÃO ESPERE MAIS. PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DE SUA RESIDÊNCIA - TAMBÉM DISQUE 188 – É GRATUITOMinistério da Saúde
Centro de Valorização da Vida
Telefone = 188 está disponível 24h
Por Chat = Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h.
O proprietário, cujo terreno não apresente as condições acima, será notificado, com um prazo de trinta dias, e se após o prazo dado pela prefeitura não limpar o terreno, o Poder Executivo tomará todas as providências cabíveis para garantir a manutenção, conservação e higiene do terreno, inclusive ingressando por seus próprios meios na área afetada, utilizando-se até de força policial se necessário.
Além da multa, de R$ 25,00 por metro quadrado, todos os serviços para a limpeza serão cobrados do responsável, acrescido de todos os custos, inclusive os processuais, se houver.
TRES DIAS
Se o terreno tiver com potenciais focos de transmissão de Dengue, onde sejam constatados resíduos que permitam acúmulo de água, o prazo será reduzido para três dias.
LIXO TÓXICO ABRIL
das 07h30 às 15h00
Terminal Boa Vista – 06
Terminais
Cabral dia 27 e Santa Cândida dia 28
do
UNIDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRADA
Para alunos do Jaguariaiva e do Cerro Azul
GRADATIVA
A expansão do integral é feita de maneira gradativa na rede municipal de ensino, desde 2017, quando a rede somava 86 unidades com integral.

Até o final de 2023, a rede municipal de ensino terá 156 escolas com essa opção. As regionais Cajuru e Portão fecharão este ano com essa opção em todas as suas escolas.



E, até o final de 2024, todas as 185 escolas terão pelo menos parte das turmas com opção de matrícula para o integral na própria escola ou nas UEIs próximas.
ESTUDANTES ATENDIDOS
Como parte das comemorações dos 330 anos da cidade, Curitiba ganhou a Unidade de Educação Integral (UEI) Boa Vista, na Rua Professor Guilherme Butler, 792, bairro Barreirinha. A entrega da UEI, num espaço revitalizado para abrigar estudantes de três escolas municipais, foi feita no dia 28 de março, pelo prefeito Rafael Greca. Na realidade, foi rebatizada pelo prefeito para “UEI Ano 330, mais um espaço para atendimento dos nossos curitibinhas", disse o prefeito.

INVESTIMENTO
O investimento total no espaço foi de R$ 80,8 mil. A capacidade de atendimento, por turno, será de 300 estudantes das escolas municipais Jaguariaíva (Bacacheri), Cerro Azul (Tingui) e Raul Gelbeck (Santa Cândida).
INFRAESTRUTURA
O novo espaço, com
dois prédios, tem 18 salas, além de uma sala de inspetores, um refeitório, banheiros, biblioteca, auditório e cozinha.
A unidade conta com estrutura para atividades de robótica e projeto Mãos na Massa (artesanato, customização, costura e gastronomia).
EDUCAÇÃO INTEGRAL

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que a ampliação da oferta de integral é uma estratégia em andamento na rede municipal de ensino desde o início da gestão. “A Prefeitura de Curitiba segue com o aumento da oferta da educação integral em tempo ampliado para mais 30 unidades ao longo deste ano. Em prédios maiores como este podemos ampliar nosso atendimento com aprendizagem qualificada”, pontuou Maria Sílvia.
Atualmente são atendidos 55 mil estudantes em período integral, em turmas da educação infantil e do Ensino Fundamental. Em 2017, eram 42 mil.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
O integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, educação ambiental, Língua Portuguesa, entre outras.
Os estudantes também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional.

MÃOS NA MASSA
Um dos destaques da rede curitibana nas unidades com integral é o projeto “Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da Rede Municipal de
Ensino”. A iniciativa começou em 2021 para os estudantes das 11 escolas municipais do 6º ao 9º ano. O investimento foi de R$ 37,3 mil por unidade, para viabilizar os espaços maker (faça você mesmo) com propostas de vivências do cotidiano e atividades manuais, que envolvem culinária e costura, de maneira articulada com conteúdos curriculares, como matemática e ciências, por exemplo. SMCS e Redação

Caro leitor, com sua doação voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri
PIX: 07770835000170
MACHISMO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No dia 21 de março do corrente ano, o prefeito Rafael Greca sancionou a Lei nº 16136, instituindo a campanha de combate ao machismo e a violência contra a mulher.
OBJETIVO
Prevenir e combater a reprodução do machismo e da violência contra mulher educando, informando e conscientizando a população em geral. Além disso, integrar a comunidade, as organizações da sociedade e os meios de comunicação nas ações multidisciplinares de combate ao machismo e violência contra a mulher.
Coibir atos de agressão, discriminação, humilhação e qualquer outro comporta-
- MEDIDA PROTETIVAVIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

mento de intimidação, constrangimento ou violência contra as mulheres; Realizar debates e reflexões a respeito do assunto, com ensinamentos que visem à conscientização dos problemas gerados pelas práticas machistas e de violência contra mulher.

ESTA CAMPANHA SERÁ DIVULGADA: Nas Unidades Básicas de Saúde; nas Regionais do Município; na Fundação de Ação Social e nos edifícios da Administração Pública Municipal.
Esta Lei entra em vigor no próximo dia 20 de abril.
MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
No dia 5 de maio de 2021, o então Presidente da República Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 14,149 que Instituiu o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, a ser aplicado à mulher vítima de violência doméstica e familiar.
OBJETIVO
O formulário tem por objetivo identificar os fatores que indicam o risco de a mulher
No dia 13 de maio de 2019, o então Presidente da República Jair Bolsonaro sancionou a lei 13.827, que alterou a Lei Maria da Penha, autorizando, nas hipóteses que especifica, a aplicação de medida protetiva de urgência, pela autoridade judicial ou policial, à mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou a seus dependentes, e para determinar o registro da medida protetiva de urgência em banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.
AFASTAMENTO DO AGRESSOR
Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado.
QUEM AFASTARÁ O AGRESSOR?
A autoridade judicial, o delegado de polícia, quando o município não for sede de comarca, ou o policial, quando o município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia.
SEM LIBERDADE PROVISÓRIA
Importante também que se houver risco à integridade física da ofendida ou à efetividade da medida protetiva de urgência, não será concedida liberdade provisória ao preso.
REFORMA DAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DAS UNIDADES DE SAÚDE FALTA A CLÍNICA DO BACACHERI

regional conta com 266.890 habitantes de acordo com estimativa IBGE/Ippuc de 2020.
MAIS SEGURANÇA
TRANSPORTE ESCOLAR DE CURITIBA - MUDANÇA NO TEMPO DE VIDA ÚTIL

vir a sofrer qualquer forma de violência no âmbito das relações domésticas, para subsidiar a atuação dos órgãos de segurança pública, do Ministério Público, do Poder Judiciário e dos órgãos e das entidades da rede de proteção na gestão do risco identificado, devendo ser preservado, em qualquer hipótese, o sigilo das informações.

POLÍCIA CIVIL
O formulário deve ser preferencialmente aplicado pela Polícia Civil no momento de registro da ocorrência ou, em sua impossibilidade, pelo Ministério Público ou pelo Poder Judiciário, por ocasião do primeiro atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar.
OUTRAS ENTIDADES
É facultada a utilização do modelo de Formulário Nacional de Avaliação de Risco por outros órgãos e entidades públicas ou privadas que atuem na área de prevenção e de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Quase todas ou seja, 12 das 15 clínicas odontológicas que a Prefeitura mantém na Regional Boa vista foram completamente reformadas.
NOVA CONFIGURAÇÃO

Já estão com a nova configuração, as clínicas das unidades de saúde Abaeté, Abranches, Atuba, Barreirinha, Fernando de Noronha, Jardim Aliança, Santa Cândida, Santa Efigênia, Tarumã, Tingui, Vila Esperança e Vila Leonice.
EM FASE FINAL
As clínicas das unidades de saúde Bairro Alto e Vila Diana estão em fase final de obras e a do Bacacheri aguardando licitação, totalizando a reforma de todas as unidades do distrito sanitário do Boa Vista.
REGIONAL BOA VISTA
Formada por 12 bairros, Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui, a



MULTAS COVID
No dia 9 de março do corrente ano, foi sancionada pelo prefeito de Curitiba, a Lei nº 16.130, dispondo sobre as infrações administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao enfrentamento da emer-
gência de saúde pública decorrente do coronavírus, alterando o § 2º do artigo 12 da a Lei 15.799, de 05 de janeiro de 2021. COMO FICOU
Ficam postergados até o dia 30/06/2023, os paga-


O novo modelo de clínica odontológica de Curitiba individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-as por biombos, ofertando mais privacidade aos profissionais e pacientes, além de assegurar mais segurança biológica contra o risco de contágio por vírus respiratórios.
INVESTIMENTO
O investimento para as clínicas das Unidades de Saúde de Curitiba é de R$ 8,7 milhões, considerando infraestrutura, mobiliários e equipamentos, entre recursos municipais (majoritariamente) e estaduais e de emendas de vereadores. É o maior investimento global em saúde bucal na história do município. Até o momento, foram investidos R$ 6 milhões.
No dia 20 de março do corrente ano, foi sancionada a Lei nº 16.135, que alterou o tempo de vida útil dos veículos do Sistema de Transporte Escolar de Curitiba.
A principal mudança foi com acréscimo dos parágrafos 2 e 3 ao artigo 22 da Lei nº 15.460, de 24 de junho de 2019:
MUDANÇAS
§ 2º Fica suspenso o
cômputo do período de vigência, vida útil, de todos os veículos do Serviço de Transporte Escolar que estiverem cadastrados na URBS durante a situação de Emergência em Saúde Pública em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).........
§ 3º A vida útil dos veículos do Serviço de Transporte Escolar cadastrados na URBS será acrescida de tempo idêntico ao período que vigorar a Situação de Emergência no Município de Curitiba, sendo obrigatória a apresentação de Laudo de Inspeção Técnica,.......
mentos das multas pecuniárias aplicadas até o dia 10 de dezembro de 2021, em razão desta Lei, sem a cobrança de juros e de multa moratória, bem como sem inscrição dos referidos débitos em dívida ativa."