Jornal_Gazeta_Alternativa do Bacacheri_março_2025_RDZ

Page 1


MINISTÉRIO DA DEFESA

Esporte e cidadania

O Ministério da Defesa realizou, no dia 20 de março, a cerimônia de início das atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp), na Escola Superior de Defesa (ESD), instituição vinculada à pasta, em Brasília (DF). A iniciativa investe em medidas educativas e esportivas que fortalecem valores como cidadania, inclusão, patriotismo e civismo, além de promover a redução das desigualdades regionais.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo (PJP) são desenvolvidos pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

PUBLICO ALVO

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens

NOVO CONSULTÓRIO PET NO BACACHERI-CONJ SOLAR

contraturno escolar, dentro de organizações militares.

O Projeto João do Pulo (PJP), extensão do PROFESP, é destinado ao atendimento de pessoas com deficiência de ambos os sexos, priorizando crianças e jovens, a partir dos seis (seis) anos de idade, também em situação de vulnerabilidade social.

DESDE 2021

de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. E tem por finalida-

A ESD participa do programa desde 2021. Atualmente, 260 crianças e adolescentes de duas instituições de ensino do Governo do Distrito Federal (GDF) são beneficiadas pela iniciativa. O programa

de promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no

A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda.

Rui Barbosa

oferece atividades esportivas em oito modalidades e atividades escolares, como artes, xadrez, música, civismo, saúde e libras, com o objetivo de promover a integralidade do ensino.

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa

JOSE GULIN Nº 658

A VERDADEIRA PAZ NÃO É APENAS A AUSÊNCIA DE GUERRA. É A PRESENÇA DA JUSTIÇA.

Jane Addams

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PUBLICA DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO

DIGITAL E USO DE CELULAR NA ESCOLA

JORNAL GAZETA

ALTERNATIVA DO BACACHERI

20 ANOS

INFORMANDO

Nunca é tarde para distribuir a justiça e para praticar o bem.

Olavo Bilac

AV.

O SISTEMA

Existem encaminhamentos ou “Modus Operandi” em um país que até então não eram percebidos pelos seus habitantes. Isso em toda a face da terra. Pensem numa imagem: aquele ou aqueles que estão no topo da pirâmide – os líderes - controlam as informações de fatos reais que deveriam chegar para todos. Mudam, modulam, enfeitam e até mentem para que haja um controle e um domínio sobre toda uma população que por desconhecerem as tramas e confiarem nas mídias, se curvam às informações que chegam por rádio, jornais e televisões. Mesmo com a chegada de uma rede de informações mais ampla e acessível, tentou-se manter esse controle, não só internamente em um país mas de forma global onde um ou vários países, que têm mais poder, tentam se manter como dominantes e controladores “ad aeternum” para seus objetivos egoísticos.

Aos poucos, e graças a garra de uns comunicadores independentes e aguerridos, essa farsa vai se desfazendo e assim, vamos, nós simples cidadãos, tendo conhecimento e ampliando a nossa visão do que está mais próximo do real e atual.

Hoje, a possibilidade da verdade estar visível ao conhecimento de uma grande parte dos que estão na base da pirâmide é real cabendo a cada um o saber identificar e interpretar com sabedoria tudo o que se apresenta.

No que tange ao Brasil, podemos visualizar tudo isso na história que se apresenta hoje, de forma mais contundente, arquitetada pela nossa justiça, pelos nossos governantes e pelo nosso congresso.

QUE DEUS NOS AJUDE

Luiz Tadeu Seidel Bernardina luiztadeuseidel@gmail.com 041 - 99198-2817 - whatsApp

A JUSTIÇA CARCOMIDA É O PIOR CÂNCER DE UMA SOCIEDADE.

Em 1971, ganhei uma bolsa para estudar nos USA. Foi um seminário sobre desenvolvimento econômico na Harvard University.

Em um encontro com um professor, eu propus uma simples pergunta a ele: Qual o principal fator (citando apenas um), para explicar a diferença do desenvolvimento americano e o brasileiro, ao longo dos 500 anos de descobrimento de ambos os países?

O então o mestre sentenciou sem titubear: a justiça!!!

Explicou ele em poucas palavras: A sociedade só existe e se desenvolve fundamentada em suas leis e sua igualitária execução. A justiça é o solo onde se edifica uma nação e sua cidadania.

Se pétrea, permitirá o soerguimento de grandes nações. Se pantanosa, nada de grande poderá ser construído.

Passados quase 50 anos deste aprendizado, a explicação continua cristalina e sólida como um diamante.

Sem lei e justiça, não haverá uma grande nação.

Do pântano florescerão os "direitos adquiridos", a impunidades para os poderosos.

Daí se multiplicarão as ervas daninhas da corrupção, que por sua vez sugarão a seiva vital que deveria alimentar todas as folhas que compõem a sociedade.

Como resultado se abrirá o abismo da desigualdade. Este abismo gerará violência e tensão social.

Neste ambiente de pura selvageria, os mais fortes esmagarão os mais fracos.

O resultado final: o pântano se tornará praticamente inabitável.

As riquezas fugirão sob as barbas gosmentas da justiça paquiderme, para outras nações.

Os mais capazes renunciarão a cidadania em busca de terras onde a justiça garanta o mínimo desejado: que a lei seja igual para todos.

Este é o fato presente e a verdade inegável do pântano chamado Brasil!

Minha geração foi se esgotando na idiota discussão entre esquerda e direita. E ainda continua imbecilizada na disputa entre "nós e eles", criada pelo inculto Lula e o séquito lulista.

Não enxergaram um palmo na frente do nariz da essência da democracia. Foram comprados com pixulecos, carros, sítios e apartamentos.

Não sei quantos jovens lerão este texto e terão capacidade de interpretar e aprofundar a discussão.

Aos meus quase 70 anos, faço o que está ao meu pequeno alcance.

Creio que esse texto simplifica todas as críticas necessárias ao nosso momento atual. Espero que a mensagem atinja àqueles que hesitam em pensar neste assunto. Eng. Civil, consultor MKT, pensador, patriota, fotógrafo #marketing, #fotografia, #retrato, #arquitetura, #redator...

A região norte ganha mais uma opção de lazer com a inauguração do novo playground no Parque Atuba. A população dos bairros Bacacheri, Tingui, Boa Vista e vizinhança, além do parque Bacacheri, agora têm mais uma opção para levar a família.

No dia 19 de março, o prefeito Eduardo Pimentel inaugurou o novo playground no Parque Atuba, para a alegria da garotada e famílias. O parquinho recebeu piso emborrachado, balanço para crianças com cadeiras de rodas, jogo da memória com desenhos de animais, gira-gira, jogo da velha colorido, tubos de metal de onde saem sons ao serem batidos e uma casinha feita em tronco de madeiras com escorregador. Redação e SECOM.

FAMÍLIA PARA CONFERIR

MASCOTE DO RIO

PROGRAMA VOUCHER EDUCACIONAL “VALE-CRECHE”

Um apelo a presente geração: “Não faça como a minha, que acreditava que o gênio era louco e o bandido era herói. Quando acordamos, o gênio estava morto e nós éramos reféns dos bandidos.”

Enéias Carneiro

as leis.

Jornal Gazeta Alternativa - Expediente - março/2025. Diretor e Jornalista Luiz Tadeu Seidel Bernardina, DRT: 8817-PR. E-mail: luiztadeuseidel@gmail.com. ME: Luiz T. Seidel Bernardina-Editora Comunitária, CNPJ: 07.770.835/0001-70. End. para correspondência: Rua Timoteo José Ferreira, 167. Cep: 82600-590 - Bacacheri Curitiba-Pr. IMPRESSÃO: Grafinorte, em 31/03/2025. 5.000

A partir de março, a Prefeitura de Curitiba instituiu o Programa Voucher Educacional "Vale-Creche", a título de bolsa de ensino, que é destinado a crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos de idade, em caráter excepcional, e que estejam na fila de espera.

QUEM PODE RECEBER E PRIORIDADES

Receberão os Voucher os pais ou responsáveis que tenham as crianças cadastradas no sistema online da Secretaria Municipal

de Educação, cuja renda mensal total seja de até 3 salários mínimos estadual. Com esses requisitos, terá prioridade a família que estiver em situação de maior vulnerabilidade social, conforme critérios técnicos e regulamento próprio.

MATRÍCULA

O valor do "Vale-Creche" será disponibilizado aos pais e/ou responsáveis, que ficarão responsáveis pela escolha e matrícula na instituição privada.

SECOM

PROJETO AMIRIBA

O RIO BACACHERI AINDA TEM SALVAÇÃO. É SÓ UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃO

A LUTA É CONTÍNUA O CUIDADO É DE TODOS

FAÇAMOS

A NOSSA PARTE

Curitiba 332 anos – A Linha Turismo está com desconto especial para moradores da cidade em comemoração ao aniversário de Curitiba, celebrado no dia 29 de Março. Já em vigor, quem tiver o cartão-transporte Usuário da Urbs, com créditos adquiridos por pessoa física, poderá utilizar o ônibus de turismo pagando R$ 6,00 a cada embarque - um desconto de 88% no preço normal de R$50,00. A promoção é válida de segunda a quinta-feira, em qualquer horário, até 17 de abril.

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba, como

Jardim Botânico, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer. Durante o percurso, é possível vivenciar a cultura, a arquitetura e a história de Curitiba. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo de Curitiba circula a cada 30 minutos, percorrendo 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

CONFIRA AQUI: https://www.curitiba.pr.gov.br/ noticias/a-partir-de-segunda-linha-turismo-tera-tarifa-a-r-6-para-moradores-de-curitiba-desconto-e-de-88/76416. Redação e SECOM

JORNAL
O Juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo
Curitiba 332 anos PLAYGROUND NO PARQUE ATUBA
IMPORTANTE - LEVAR A

DIRETRIZES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE

O Conselho Nacional de Educação (CNE), publicou, no dia 24 de março, as Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em espaços escolares e a integração curricular da educação digital e midiática.

USO DE CELULAR VEDADO

A resolução autoriza o uso dos dispositivos digitais nas escolas por parte dos estudantes para fins pedagógicos e sob mediação dos profissionais de educação, com orientações por etapa de ensino. Para outros fins, essa autorização é vedada, em todos os momentos da rotina escolar, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula.

ATRASOS NA CRIANÇA

Crianças e adolescentes vivem intensas mudanças

do crescimento e desenvolvimento corporal, mental e psicossocial, influenciadas por fatores externos, ambientais e culturais.

O conjunto de evidências científicas disponíveis atualmente aponta que usos problemáticos ou excessivos de dispositivos digitais por crianças e ado-

lescentes estão associados a diversos atrasos no desenvolvimento cognitivo, emocional e da linguagem, bem como a problemas de saúde e sofrimento mental.

PREJUIZOS

O uso não pedagógico de dispositivos digitais no ambiente escolar, em qualquer etapa de ensino, pode

trazer prejuízos para o processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adolescentes;

AVALIAÇÃO CRITERIOSA

Escolas devem avaliar criteriosamente o uso de aparelhos, como celulares ou tablets, para fins pedagógicos na Primeira Infância, evitando seu uso individual pelos estudantes.

Escolas devem evitar tarefas pedagógicas que estimulem a posse de aparelhos celulares próprios, bem como o uso de aplicativos de mensagem, por crianças (antes dos 12 anos).

ADULTOS E A REFERÊNCIA

Um dos fatores que mais contribuem para o uso precoce e excessivo de dispositivos digitais por crianças e adolescentes é o uso,

ALTERNATIVA DO BACACHERI 20 ANOS INFORMANDO

também excessivo por parte dos adultos, que são modelos e referências de comportamento.

RECOMENDAÇÕES

MENOS DE 2 ANOS - Recomenda-se o não uso de telas e aparelhos digitais para crianças com menos de 2 anos, salvo para contato com familiares por videochamada, acompanhada de pessoa adulta; ANTES DOS 12 ANOS - Orienta-se que crianças (antes dos 12 anos) não devem possuir aparelhos celulares do tipo smartphone próprios, sendo que, quanto mais tarde se der a posse ou aquisição de aparelho próprio, melhor. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)

CELULAR - RECOMENDAÇÕES COMPLEMENTARES E A GESTÃO DE CADA ESCOLA

De acordo com a resolução, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado para alunos da educação infantil, podendo ocorrer somente em caráter excepcional e com mediação do professor responsável. O documento orienta que esse uso nos anos iniciais deve ser equilibrado e restrito, garantindo que não haja prejuízo no desenvolvimento de outras habilidades previstas. Para o ensino fundamental e médio, o uso é recomendado, respeitando competências e habilidades, numa perspectiva de progressão gradual alinhada ao desenvolvimento da autonomia do estudante. A permissão para portar os aparelhos fica a critério da gestão de cada escola, que deverá estabelecer, junto com a comunidade escolar, os modelos para guardar os equipamentos durante o período das aulas. (CNE)

Caro leitor, com sua doação voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri

PIX: 07770835000170

MUNDO DAS TELHAS

VEJA NA CAPA

JORNAL GAZETA
CELULAR NA ESCOLA

CIENCIAS E RESPEITO

DO QUE SÃO FEITAS

AS ESTRELAS

“A tese mais brilhante já escrita na astronomia”.

Passamos o mês de março onde temos uma data para comemorarmos o dia da mulher. Esse dia vale muito se fizermos isso todos os dias, a cada momento. E também, que tenhamos coragem de lembrar fatos passados onde a figura principal foi uma mulher e a esta figura o que mais faltou foi o respeito.

É BOM LEMBRAR

FOI ELA A PRIMEIRA

Ela tinha apenas 25 anos quando chegou a uma conclusão que mudaria para sempre a forma que observamos o universo. Cecilia Payne-Gaposchkin foi uma das grandes astrônomas da história e a primeira a dizer do que eram feitas as estrelas.

COM APENAS 20 ANOS Nascida na Inglaterra em 1900, Payne-Gaposchkin completou seus es-

tudos de Física e Química no começo da década de 1920, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A instituição de ensino permitia a presença de mulheres, mas não lhes concedia título universitário oficial.

A GARRA DE UMA MULHER

Mas isso não deteve Payne-Gaposchkin. Em busca de uma carreira na astronomia, ela decidiu estudar nos Estados Unidos, onde imaginava que teria mais oportunidades. Em 1923, chegou ao Observatório de Harvard.

Enquanto Payne-Gaposchkin trabalhava no Observatório, usou seu aprendizado na área de física quântica para fazer uma descoberta revolucionária: determinar a composição das estrelas.

A TESE DE PAYNE

COM 25 ANOS

Durante a pesquisa para seu doutorado, que obteve em 1925, a astrônoma chegou à conclusão de que as estrelas são compostas de hidrogênio e hélio.

No entanto, essa conclusão foi contestada - e até ridicularizada - na época. O motivo é que o resultado entrava em conflito com a crença de que as estrelas

No Jornal Gazeta Alternativa

Fale com o Lourenço tel: 99764-5110

ou com Luiz: 99198-2817

tivessem uma composição química similar à da Terra. Por isso, o famoso astrônomo Henry Norris Russell recomendou que Payne-Gaposchkin retirasse essa ideia de sua tese, dizendo que isso era "claramente impossível".

Porém, a descoberta

A MISOGENIA

Apesar disso, Payne-Gaposchkin teve dificuldade para conquistar um lugar em Harvard. Entre 1927 e 1938, atuou como assistente técnica do então diretor Harlow Shapley, mas só lhe deram um posto oficial em 1938.

acabou sendo confirmada. Em 1929, o próprio Russell reconheceu que Payne-Gaposchkin tinha razão. Os atrônomos Otto Struve e Velta Zebergs classificaram a tese de Payne-Gaposchkin como "a mais brilhante já escrita na astronomia". Mais tarde, foi publicada como um livro: Stellar Atmospheres (Atmosferas Estelares, em tradução livre).

PROFESSORA DE HARVARD

Finalmente, na segunda metade da década de 1950, se tornou professora de Harvard. Depois, foi a primeira mulher a dirigir um departamento na instituição, o de astronomia. Em 1966, se aposentou.

“A tese mais brilhante já escrita na astronomia”

NÃO É FALTA DE TALENTO

"Sua carreira é uma lembrança de que a razão por que não havia mais mulheres cientistas na história não se devia à falta de talento ou de paixão, mas sim à misogenia sistemática da sociedade", escreveu Amy Davy, curadora do museu de ciências de Londres OS LIVROS

DIDATICOS

DE HOJE

Mas quando se trata da composição do nosso universo, os livros didáticos simplesmente dizem que o átomo mais abundante do universo é o hidrogênio. E ninguém se atrela ao fato de que alguém teve que descobrir isso. Esse alguém foi Cecília Payne. Ela foi dona e autora da tese de doutorado mais brilhante já escrita em astronomia.

"O trabalho de Cecilia Payne-Gaposchkin foi inegavelmente importante para nossa compreensão das estrelas e da astronomia. Porém, devido ao seu gênero, teve que trabalhar muito mais para lutar pelo reconhecimento que merecia".

A própria Payne-Gaposchkin descreveu a si mesma como uma "uma rebelde contra o papel feminino" e declarou que sua verdadeira rebelião "era contra ser pensada e tratada como inferior". Informes da Internet e BBC News Mundo.

MARÇO 2025

Na revitalização asfáltica das ruas Nicarágua e Des. Manoel de Lacerda, ambas no Bacacheri, a prefeitura retirou as travessias elevadas mas não implantou novas.

Moradores já fizeram pe-

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO RESIDENCIAL SOLAR - ASSOLAR

TRAVESSIAS ELEVADAS NO BACACHERI

A Associação de Moradores fez esses pedidos via ofícios com o envio de fotos dos locais.

PEDIDO

Oficio nº 01/março/25

Rua desembargador Manoel de Lacerda, no

Rua Des. Manoel de Lacerda duas ruas às margens do rio Bacacheri

didos, pelo 156 mas ainda, até o fechamento desta edição, não foram atendidos.

Conjunto Residencial Solar em ambos os lados do rio Bacacheri.

Solicitado a reimplantação das duas travessias elevadas nessas ruas que estão com um fluxo de veículo acima do normal e os motoristas não estão respeitando os limites de velocidade o que aumentam os riscos de acidentes.

Lembramos que no local haviam já duas travessias, justamente ao lado da passarela por onde também passam alunos da escola

Municipal Jaguariaiva, entrada e saída da escola. Com a revitalização do asfalto, as travessias foram retiradas.

PEDIDO

Oficio nº 02/março/25

Rua Nicaragua, ao lado do acesso ao Parque Bacacheri.

Solicitado a reimplantação de uma nova travessia elevada nesta rua, entre as ruas Silvio Colle e Rodrigo de Freitas, no bairro Bacacheri. Lembramos que no local havia uma que foi retirada na revitalização do asfalto. Esse local é muito utilizado pelos usuários do Parque Bacacheri e devido ao fluxo de veículos nesta rua, são vários os momentos onde esse trajeto apresenta riscos de acidentes pessoais.

End: R. Guilherme Ihlenfeldt, 401 BACACHERI

LIXO TÓXICO - ABRIL DE 2025

Boa Vista - dia 7 Cabral - dia 28 e Santa Cândida - dia 29

A SUA EMPRESA PODERIA TER SIDO VISTA AQUI. ANUNCIE NA GAZETA ALTERNATIVA DO BACACHERI

Rua
Silvio
Colle
Rua Rodrigo de Freitas Rua Nicarágua
Cecilia Payne-Gaposchkin

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.