O Colégio Estadual Leôncio Correia, com mais de 1.600 alunos, em Curitiba, promoveu nos dias 29 e 30 de novembro, o Festival de Sustentabilidade e Empreendedorismo e inaugurou o Parque Naturalizado, criado a partir do projeto “Cultivando Saberes: educação socioambiental para escolas sustentáveis”, vencedor nacional do prêmio Crianças Mais Saudáveis (Nestlé). Na programação, com início às 9h e encerramento às 15h, contou com visitas aos espaços e aos estandes, cujos expositores foram os próprios alunos.
HÁBITOS MAIS
SAUDÁVEIS
A partir da identificação de problemas de saúde individual (física e mental) e coletiva (socioambientais), que costumam acometer estudantes após longos períodos de estudos, alunos do ensino fundamental tiveram a ideia de propor ações para promover hábitos mais saudáveis e transformar a realidade da instituição em múltiplos aspectos: no currículo, no espaço físico, na gestão e na comunidade escolar como um todo.
“Sonhamos com uma escola que seja acolhedora e incentive o desenvolvimento e a prática de bons hábitos, com mais espaços e momentos dedicados a melhorar a saúde física e mental dos alunos e de seu entorno, como áreas verdes, árvores frutíferas, eventos e feiras”, explica o diretor Marcello Monteiro.
EMPREENDEDORES
Do trabalho de conclusão de curso para a vida real, surgiu um negócio,
COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA
Rua Costa Rica, nº 233 - BACACHERI
um brechó, criado por seis estudantes do Ensino Médio integrado do Leôncio Correia: Ana Luísa Becker kaiser (18), Guilherme Rocha (19), Larissa Conerado Ribeiro (18), Luana Vitoriano dos Santos (19), Maria Eduarda Bini (19) e Mariella Vouk Prestes (19). A microempresa ganhou as redes sociais e um site.
“Nos unimos para construir a empresa para o nosso trabalho e encontramos no brechó a junção entre a sustentabilidade e moda, duas coisas que nos interessam”, conta Larissa.
O mesmo pensamento de Allana Gabrielly Ponte Drebes, microempreendedora de 17 anos e também aluna do Leôncio Correia, que passou a vender pijamas em parceria com a mãe para juntar dinheiro para a faculdade. “Foi assim que surgiu a ideia de abrir uma boutique de pijamas, a Flor de Carambola, para conseguir fazer minha própria renda extra e finalmente poder ajudar os meus pais”, diz. Para ela, a feira pode “abrir portas”.
ESCOLA ECOLÓGICA
Em 2019, o Colégio Estadual Leôncio Correia venceu um concurso sobre escolas sustentáveis, promovido com participação da ONU e que foi disputado por 250 escolas brasileiras. Ele possui sistema de captação de água da chuva, jardim das sensações, auditório ao ar livre feito com bambu, composteira e até banco com gerador de energia solar para carregar equipamentos eletrônicos. Foi com essas práticas que a instituição foi premiada pela Organização das Nações Unidas.
A direção do Leôncio Correia valoriza cada prê-
mio e procura inovar sempre, porque tem consciência da importância do contato com a natureza para os alunos. “Sabemos que crianças que passam mais tempo na natureza desenvolvem uma conexão maior com o ambiente, transformando preocupação em responsabilidade e ação positiva, bem-estar emocional e menos ansiedade, melhor capacidade de atenção, e, assim, construímos uma geração mais resiliente e conectada com a questão ambiental”, reforça o diretor auxiliar, Marcelo Hamasaki.
O JORNAL GAZETA ALTERNATIVA PARABENIZA A DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA PELOS OBJETIVOS PROPOSTOS - SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO - E PELO SUCESSO ALCANÇADO.
AV. JOSE GULIN Nº 658
CONJ. SOLAR BACACHERI
MASCOTE DO RIO
O RIO BACACHERI AINDA TEM SALVAÇÃO. É SÓ UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃO
A LUTA É CONTÍNUA
Caro leitor, com sua doação, voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri
PIX: 07770835000170
A NOSSA LUTA CONTRA NARRATIVAS
Atualmente, no Brasil e no mundo, e não é algo recente, estamos em luta contra narrativas que nos levam diretamente ao declínio de valores e atitudes que sempre mantiveram a sociedade dentro de um “modus operandi” onde temos uma convivência em busca da harmonia e do equilíbrio e de livre ação conforme nossas próprias escolhas, devidamente pautada por diretrizes elencadas por uma representação popular.
A nossa luta é contra um inimigo que está camuflado com frases como lutar pelos “direitos humanos”, lutar pelas “minorias” e lutar pela defesa da “democracia” mas sendo a democracia deles, onde se locupletam com os recursos públicos e o povo fica na “merda”. Isso é um trabalho de guerrilha cujas armas são diferentes das usuais contra o corpo físico. São armas que empregam munições que infiltram narrativas em nossas mentes e, consequentemente, no coletivo mundial e assim nos tentam convencer de suas pautas, as famosas pautas de esquerda, com o objetivo maior de uma ditadura onde estaremos presos mesmo estando fora do calabouço. Não acreditam? É só ir viver na Venezuela, em Cuba, na Coreia do Norte e tantos outros. E os defensores desse modelo não vão para esses países nem de férias. Engraçado não?
Condenam o capitalismo dos países ricos mas é lá que passam férias e onde têm belos imóveis e até moram e fazem suas feiras. Uma primeira dama compra sapatos de R$ 8 mil reais. Outra uma bolsa (Louis Vuitton) de U$17,000 (mil dólares) – E então?
Na via contrária, temos mais um exemplo disponível: foram cortados muitos carros pipas no Nordeste. Motivo? Falta de recursos. E tem pessoas que ainda não enxergam, pois, provavelmente, nunca ficaram sem água em suas residências.
Entendo que devemos lutar por um governo ético e que faz a distribuição de renda através da disponibilização de uma excelente educação, ampla segurança, saúde, liberdade e corte firme em gastanças de recursos públicos. Fora disso, não teremos esperança de uma sociedade onde a diferença entre as classes seja reduzida, seja na riqueza ou na cultura. O nosso país não está num bom caminho. Não desanimemos.
BRASILEIRINHAS GANHAM R$ 10,00 NO BARCO
No ano passado, atravessei toda a transamazônica de carro, dirigindo. Desci pela 163 no Mato Grosso. Aí lá, no Marajó, amigos que trabalham por lá “aqui a prostituição é porque não tem outra atividade”, são os irmãozinhos que levam as meninas, as irmãs para subirem no barco e ganharem 10, 20 reais.
Tem coisas mais graves que eu não quero falar
Fui no porto que o Supremo Tribunal Federal – STF impediu que chegasse uma ferrovia que era a ferrogrão atendendo pedido de uma Ong e do Ministério Público Federal -MPF.
MINISTRO PREOCUPADO?
Agora, o Ministro Barroso chegou em Altamira e depois foi a Porto Velho. Andou por lá. O Ministro Barroso só estava preocupado com as seringueiras e com as castanheiras e mais nada! Não há uma citação sobre os brasileiros que vivem na Amazônia, uma preocupação com a situação social onde prevalece o narcotráfico, a prostituição porque não tem outro meio de vida pra juventude. PERDI O POSTO PARA O NARCOTRÁFICO
PRODUTORES
DEVEMOS MANTER NOSSA LUTA CONSTANTE.
QUE DEUS NOS AJUDE.
Luiz Tadeu Seidel Bernardina luiztadeuseidel@gmail.com 99198-2817 - whatsApp
Jornal Gazeta Alternativa - Expediente - Novembro/2024
Diretor e Jornalista Luiz Tadeu Seidel Bernardina, DRT: 8817-PR. E-mail: luiztadeuseidel@gmail.com. ME: Luiz T. Seidel Bernardina-Editora Comunitária, CNPJ: 07.770.835/0001-70. End. para correspondência: Rua Timoteo José Ferreira, 167. Cep: 82600-590 - Bacacheri Curitiba-Pr. IMPRESSÃO: Grafinorte, em 30/11/2024. 5.000 mil exemplares. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal
Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri 20 ANOS INFORMANDO
E o prefeito de uma cidade importante do amazonas disse: “olhe, não sou mais o maior empregador do município, perdi o posto para o narcotráfico”. Nunca vi uma viatura da Força Nacional operando contra o crime em São Paulo. Na Amazônia, cada cidade tem uma série de galpões gigantescos, galpão da Polícia Federal cheio de viaturas e helicópteros, outra base da Funai, outra base do Ibama, todos lá com seus aparatos. AS AUTORIDADES VÃO ATRAS DOS PEQUENOS
Aí você pergunta: É pra combater esse crime organizado? Não! É para ir atrás do sujeito que está criando uma vaca, que está plantando uma roça de milho onde o governo em cima de quem estava ali já produzindo e ocupando, traçou uma unidade de conservação sem ouvir ninguém e transformou brasileiros que estavam lá sobrevivendo por conta própria em invasores de área pública que foi demarcado em cima deles! Não pessoal, isso é criminoso, isso é inaceitável!
Ex Ministro Aldo Rebelo
UM PANORAMA DE NOSSA REALIDADE DEFICIT BRASILEIRO
“Só países em guerra têm déficit tão alto quanto o Brasil”, diz Luis Stuhlberger, CEO da Verde Asset, um dos principais investidores do País. Estadão.
FUNCIONALISMO
“Com Lula, despesas do governo federal com funcionalismo são as maiores desde 2008”– Vandré Kramer da Gazeta do Povo
Caro leitor, com sua doação voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri PIX: 07770835000170
APROVAÇÃO E
DESAPROVAÇÃO
Desaprovação do governo Lula cresce e supera aprovação, diz Paraná Pesquisas. Avaliação do governo também piorou na comparação com a rodada anterior do levantamento, realizada em julho. Estadão O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(PT) é aprovado por 46,1% da população e reprovado por 51% , segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado no dia 27 de novembro do corrente ano. Cerca de 2,9% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
“Na luta do bem contra o mal, é sempre o povo que morre.” Eduardo Galeano
Após a inauguração da Estação Tubo Solar, novas rotas foram implantadas pela prefeitura para as linhas do Solar, do São João e Augusto Stresser.
LINHA SOLAR/CABRAL
Inicialmente, a linha do Solar não passaria pela Vila Vera lúcia, deixando tanto a Vila como os moradores da região mais próxima do encontro da av Francisco Manoel Albizu com a Des Manoel de Lacerda Pinto sem o acesso ao transporte.
A ASSOLAR, juntamente com a comunidade, fez um abaixo assinado, protocolado junto à Regional Boa Vista, solicitando a permanência do itinerário até então usado. Esse pedido contou também com a ajuda do Conselho de Segurança do Bacacheri. O pedido foi atendido.
LINHA SÃO JOÃO/CABRAL
A linha do São João, teve seu percurso aumentado, agora passando pela av Luiza Gulin, atendendo moradores do entorno da Escola Municipal Jaguariaiva.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO RESIDENCIAL
NOVAS ROTAS DOS ALIMENTADORES SOLAR E SÃO JOÃO
LINHA
AUGUSTO STRESSER
Com relação à linha Augusto Stresser, a mudança do ponto final culminou com a perca de três pontos que ficavam na av Luiza Gulin mas permanecendo os da av Francisco Manoel Albizu. Para os moradores do São João e do Solar (entorno das av Luiza Gulin e José Gulin), para acessarem as linhas Augusto Stresser e Solar/Pinheirinho, a alternativa é ir até a estação Tubo Solar, através dos alimentadores (Solar e São João) e fazer a integração com as linhas desejadas sem pagar uma nova passagem.
RECLAMAÇÕES E NOVOS HORÁRIOS
Após a implantação da Estação Tubo Solar, aconteceram muitas reclamações com relação aos horários dos alimentadores Solar e São João. Pela informações da URBS, um novo horário passa a valer a partir do dia 2 de dezembro, tanto para a linha Solar/Cabral como para a linha São João/Cabral.
ROTA DA AUGUSTO STRESSER
DESASTRE ENCOMENDADO PARA O BRASIL
Eu volto a esta tribuna em mais um momento de crise, da qual não se vê qualquer sinal de atenuação, mas, ao contrário, agrava-se a cada dia.
Farei minhas as palavras do senhor presidente do STF, ministro Barroso, sobre as denúncias apresentadas na semana passada contra políticos e militares, acusados de conspirar para assassinar o presidente e o vice-presidente eleitos, assim como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, após o pleito de 2022, no que seria o ápice sangrento de um bárbaro golpe de Estado jamais visto no Brasil. Desprezando todo o encadeamento processual da justiça brasileira, na qual, por sinal, ele é a maior autoridade em exercício na mais alta instância, o ministro Barroso fulminou peremptório: “O que mais falta saber?”
Como senador da república, em nome dos meus eleitores, e tenho certeza de muitos outros, faço minha a pergunta do ministro Barroso, para respondê-la com o respeito que ele, no exercício de sua elevada função, merece, em prol da confiança na justiça que deve unir os brasileiros.
Há muito o que saber, ministro. Falta saber, ministro Barroso, como o inquérito estourado de ofício há mais de cinco anos, sem término à vista, espraia-se por meandros cada vez mais tortuosos e escabrosos. Que lei, que constituição, que ordenamento legal e processual respaldam esse proceder?
Falta saber, ministro Barroso, como militares acusados de delitos, supostamente cometidos no desempenho de cargos e funções militares, são investigados, acusados, julgados e presos à revelia da justiça militar.
Por acaso, os magistrados que usurpam as competências dos comandantes militares têm ideia do estrago institucional que estão causando nas forças armadas com abalos sistemáticos no seu estamento legal e no sentimento de justiça que anima os soldados em qualquer situação?
Falta saber ministro Barroso, como uma conspiração factualmente fracassada ou simplesmente inexistente, datada de mais de dois anos, explode midiaticamente na cara da nação, sem maiores explicações, além do vazamento direcionado e seletivo de peças investigatórias ditas sigilosas?
A investigação quer realmente apurar os graves fatos denunciados, ou criar mais um factoide político para desnortear o país?
Falta saber ministro Barroso, por que o presidente da república, o procurador-geral da república, três ministros do STF e o diretor da polícia federal se encontraram no Palácio da Alvorada em reunião escamoteada das respectivas agendas públicas? O que justificaria e o que significa o encontro de autoridades de poderes distintos com a direção do braço policial do Estado?
Enfim, ministro Barroso, falta saber como alguns poucos iluminados se arrogam o exercício de um poder extraconstitucional que vai negando direitos elementares aos brasileiros em diversas situações e circunstâncias.
Parafraseando conhecida alegoria do absolutismo na Prússia do século 18, cabe perguntar: ainda há juízes em Brasilia? 26/11/2024 - Na tribuna do Senado
CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DE CURITIBA
CARNE DE ONÇA
A partir do mês de outubro desse ano, o Festival de Carne de Onça, passa a fazer parte do calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba, a ser realizado anualmente no mês de setembro, com duração de três semanas. A lei foi sancionada no dia 25/11/24.
Patrimônio cultural de Curitiba e umas das iguarias mais disputadas em bares e restaurantes da capital,
a carne de onça está no
Top 10 do ranking Melhores pratos com carne crua do mundo, do TasteAtlas, plataforma croata que mapeia artigos e críticas gastronômicas.
BAFO DE ONÇA?
O nome do prato significa Carne de Onça, referindo-se ao felino brasileiro conhecido como onça, porque se diz que depois de comer a iguaria, você terá o bafo da onça, uma referência
PÃO COM BOLINHO
Para completar a lista de eventos, também a partir de outubro, fica instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba, através de lei, o Festival de Pão com Bolinho a ser realizado anualmente no mês de março, com duração de três semanas. aos ingredientes picantes usados para prepará-lo.”
REDAÇÃO E SMCS
Carne de Onça Pão com Bolinho
SUS curitibano
JORNAL GAZETA ALTERNATIVA DO BACACHERI - 20 ANOS INFORMANDO
REAJUSTE SALARIAL EM CURITIBA
4,42% retroativo a 1º de novembro
Servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba terão reajuste de 4,42% de forma retroativa a 1º de novembro deste ano. A recomposição salarial beneficia servidores e agentes públicos da administração direta, autarquias e fundações públicas. Profissionais contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS) também receberão.
O reajuste será válido aos salários, aposentadorias e pensões de cerca de 46,3 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas considerando seus CPF.
CONSELHEIROS
TUTELARES
O valor dos subsídios dos conselheiros tutelares passará a R$ 5.961,02.
SEM REAJUSTE Ficam fora, pelas leis assinadas, o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.
O REAJUSTE
O índice corresponde à inflação medida pelo IPCA/ IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2023 a setembro de 2024.
De acordo com a legislação eleitoral, apenas a recomposição de perdas
inflacionárias é autorizada, nos 180 dias que antecedem a eleição, até a posse dos eleitos. Além disso, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, nos últimos 180 dias do final do mandato, não pode haver aumento de despesas de pessoal.
EMPREGADOS PÚBLICOS
Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que são empregados públicos, não terão a recomposição. Os salários destas duas funções públicas são vinculados ao salário mínimo nacional. Redação e SMCS
Pode haver momentos em que somos impotentes para evitar a injustiça, mas nunca deve haver um momento em que deixemos de protestar. Elie Wiesel
PARA ANUNCIAR
No Jornal Gazeta
Alternativa
Fale com o Lourenço tel: 99764-5110 ou com Luiz 99198-2817
CIRURGIA DE PRÓSTATA
Cuidados masculinos
Curitiba é a única cidade do país a oferecer a técnica de enucleação a laser para tratamento da Hiperplasia Benigna Prostática (HPB) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A HBP é o aumento benigno da próstata, comum em homens com mais de 60 anos. Dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária são os principais sintomas.
PARCERIA
As cirurgias foram viabilizadas a partir de uma parceria da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), em regime de comodato, com a empresa Handle, representante da indústria italiana Quanta,
fabricante do equipamento. De 2020 até este ano, com a consolidação da parceria entre a Feas e a Handle, já foram realizadas 545
cirurgias a laser no hospital substituindo o método tradicional de raspagem da glândula.
"A parceria do poder público com a sociedade e a
iniciativa privada tornou acessível uma tecnologia hoje disponível pelo SUS de Curitiba. É algo que pretendemos ampliar", disse o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz.
Segundo o urologista Thiago Hota, coordenador do serviço de urologia do hospital e organizador do evento, a cirurgia a laser é mais segura, acelera a recuperação e diminui o uso de sonda pós-operatória. "A grande vantagem é a efetividade: o paciente melhora significativamente e o risco de a doença voltar é mínimo. É a técnica mais definitiva que existe", afirmou Hota.
Foto: Glossário de Saúde - Einstein
JORNAL GAZETA ALTERNATIVA DO BACACHERI - 20 ANOS INFORMANDO
A justiça nunca será feita até aqueles que não são afetados se indignarem como os que são.
Benjamin Franklin
O dia em que as leis forem desenvolvidas por pessoas honestas, a justiça será feita.
Ocimar Lucato
A SUA EMPRESA
PODERIA TER SIDO VISTA AQUI. ANUNCIE NA GAZETA ALTERNATIVA DO BACACHERI
A verdadeira paz não é apenas a ausência de guerra, é a presença da justiça.
Jane Addams
End: R. Guilherme Ihlenfeldt, 401 BACACHERI