A

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA
A Guarda Municipal de Curitiba registrou 12,7 mil atendimentos à população pelo telefone 153, em 2022. O canal é o contato de emergência da corporação, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana.
OCORRÊNCIAS MAIS FREQUENTES
Entre as solicitações mais registradas estão ocorrências envolvendo o trânsito (913), dano ao patrimônio (755) agressão física ou verbal (709) e a violação de medidas protetivas (667). Outro destaque também é acionamento da corporação pelo 153 para prestar apoio a outros órgãos (2.012). Em números totais, a GM atendeu 12.781 solicitações da população.
PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO
“Ainda que a guarda atue de forma preventiva
em toda a cidade, em casos como pichação e dano ao patrimônio público, por exemplo, é imprescindível a participação da população para que possamos agir no ato e efetuar a prisão em flagrante”, explica o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior.
QUANDO LIGAR
A ligação para o 153
pode ser feita quando o cidadão flagrar alguém pichando um muro, danificando uma estação-tubo ou furtando cabos da iluminação pública. Casos de importunação sexual dentro dos ônibus também podem ser informados à Guarda Municipal, pela vítima ou por testemunhas que tenham presenciado o fato. Redação e SMCS
JORNAL GAZETA ALTERNATIVA DO BACACHERI - 18 ANOS INFORMANDO A COMUNIDADE,
MARCO TÚLIO - ESTADISTA E ORADOR ROMANO
Marco Túlio Cícero (106-43 a.C)

Advogado, Político, Escritor, Orador e Filósofo da Roma Antiga, foi uma figura proeminente da política romana que ocupou vários cargos públicos. Cícero escreveu uma de suas obras mais célebres: A República.
FRASES DE MARCO TÚLIO PRONUNCIADAS NO ANO 55 ANTES DE CRISTO. SÃO ATUAIS COMO NUNCA:
“O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública”.
"Pois de uma população tão desgovernada escolhe-se geralmente como líder alguém ousado e inescrupuloso, que reclama os favores das pessoas dando-lhes a propriedade de outros homens. Para tal homem, a proteção do cargo público é dada continuamente renovada. Ele surge como um tirano sobre as próprias pessoas que o elevaram ao poder".
O novo comandante do Exército, general Tomás Paiva, indicado ao presidente Lula (PT) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante conversas com o alto escalão do governo, defendeu que haja uma pacificação entre o Executivo e as Forças Armadas, de acordo com a CNN.


Caro leitor, com sua doação, você pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri PIX: 07770835000170
Transporte Coletivo PROVA DE VIDA PARA IDOSOS

Distribuição até 10 de fevereiro
JANEIRO 2023
COMPLEXO TARUMÃ OBRAS INICIADAS NO DIA 25/01
Urbs prorroga prazo para prova de vida de idosos até fim de junho de 2023
A Urbanização de Curitiba (Urbs) prorrogou até 30 de junho de 2023 a suspensão da necessidade de idosos (pessoas acima de 65 anos) portadores do cartão isento fazerem a chamada "prova de vida". A medida vale também para pessoas com deficiência ou patologias crônicas e aposentados por invalidez que precisam fazer a revalidação do cartão isento.

A prova de vida será retomada em 1 de julho de 2023.
COMO FAZER O CARTÃO ISENTO
O atendimento deve ser agendado para comparecimento em uma das unidades da Urbs nas nove Ruas da Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.
INFORMAÇÕES
Página do Cartão-Transporte: https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/utilidades/ cartao-transporte




Agenda Online: https://agendaonline. curitiba.pr.gov.br/#!/login

O RIO BACACHERI AINDA TEM
SALVAÇÃO. É SÓ UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃO


A LUTA É CONTÍNUA

A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial. William Shakespeare
JORNAL GAZETA ALTERNATIVA DO BACACHERI 18 ANOS INFORMANDO
UM NOVO GOVERNO Velhas perspectivas

A nova estrutura administrativa do governo federal de 2023, que era de 22 ministérios até 2022, já está composta por 31 ministérios e outros seis órgãos com status de ministério, como Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social e Advocacia Geral da União, por exemplo.
Uma máquina montada para as negociações que sempre foram feitas na desculpa de governança possível.
Para piorar, a nova equipe já fala em empréstimos para outros países sendo que o nosso tem muito trabalho a realizar e os recursos parecem sempre escassos.
Comparando, quando numa canoa que tem furos e rachaduras e que fica constantemente entrando água e com isso, o canoeiro precisa remar e tirar água, remar e tirar água, num trabalho contínuo e extenuante, não pode ajudar outras pessoas que também têm barcos ruins e as colocando no seu barco. Se o fizer, o barco afunda. Esse barco não tem estrutura para isso. O Brasil está assim, com vários problemas a resolver. Ao emprestar recursos para outros países mais a desgovernança à vista podem nos levar ao fracasso em nossas infraestruturas a resolver e em nossas políticas sociais a cumprir.
QUE DEUS NOS AJUDE
POLÍTICA INTRAGAVEL
Utiliza-se um povo indígena para fazer ataques políticos
Começa assim:
1-21/01/2023 - Lula diz que situação do Yanomamis, em Roraima é desumana- Culpa Bolsonaro e diz que acabará com garimpo ilegal.( Jornal o PODER 360);
2- 22/01/2023 – Lula diz que tragédia dos Yanomamis é “genocídio” e “crime” premeditado e que no seu governo, os índios serão tratados com dignidadeFonte Metrópoles - Jornalista Victor Fuzeira;
3 – 05/08/2014 – Família Yanomami, com 19 pessoas, sem comida em aldeia, buscam apoio nas ruas de Boa Vista – Fonte G1;
nunciou o líder yanomami
Davi Kopenawa na ONUFonte MAM
6 – 21/02/2014 – Desnutrição matou 419 crianças indígenas desde 2008 –Fonte BBC News Brasil;
7 – 30/06/2011 - Desnutrição matou 92 crianças indígenas em 2010 informou o conselho indigenista Missionário. Fonte: Por Carolina Freitas - Veja
8 – 21/01/2023 - Lula diz que vai combater o garimpo ilegal após decretar emergência em reserva yanomami. Fonte Estadão.
DEPENDENTES QUÍMICOS Ônibus do Intervidas

ais. Culpar o governo de 2018/2022 de um problema cujas origens tem datas bem anteriores, registradas desde 2010. E as que não foram registradas?
DESVIO QUE SE TOMA CONHECIMENTO
(fonte UOL)
Busca ativa
O atendimento do ônibus Intervidas, que faz abordagens a dependentes químicos em locais públicos da cidade para oferecer serviços especializados, retomou a normalidade após parada temporária.
PESSOAS ATENDIDAS INTERVIDAS
NOVA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ (TCE-PR)
Luiz Tadeu Seidel Bernardina luiztadeuseidel@gmail.com
99198-2817 whatsApp

Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens. FernandoPessoa
PARA ANUNCIAR
No Jornal Gazeta Alternativa
Fale com o Lourenço tel: 99764-5110

ou com Luiz
99198-2817 Lourenço
Jornal Gazeta Alternativa - Expediente - Janeiro/2023
Diretor e Jornalista Luiz Tadeu Seidel Bernardina, DRT: 8817-PR. E-mail: luiztadeuseidel@gmail.com. ME: Luiz T. Seidel Bernardina-Editora Comunitária, CNPJ: 07.770.835/0001-70. End. para correspondência: Rua Timoteo José Ferreira, 167. Cep: 82600-590 - Bacacheri Curitiba-Pr. IMPRESSÃO: Grafinorte, em 30/01/2023. 6.100 mil exemplares. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal


Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri 18 ANOS INFORMANDO
4 – 23/04/2013 – Cerca de 40 Yanomamis acampam em quadra de escola fugindo da malária e da fome – Fonte Notícias agrícolas;
5 – 25/04/2017 – “Estamos tomando água poluída, de mercúrio. O povo yanomami vai sumir”. De-
9 – 21/08/2013 – Até 80% dos garimpeiros expulsos já voltaram, denunciam yanomamis. Fonte DW, por Eliza Farias, de Manaus;
10 – 22/01/2023 – Governo quer adiantar Mais Médicos para atender Yanomamis. Fonte Poder 360;
NARRATIVAS
Perceberam as datas e as notícias? Cabe a você, leitor, tirar suas conclusões sobre as narrativas atu-
Caro leitor, com sua doação, voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri - PIX: 07770835000170
Em 2006, um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrou que a Urihi - Saúde Yanomami, entidade que deveria prestar assistência de saúde aos indígenas de Roraima, foi criada somente para receber recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a partir de três convênios, no valor total de R$ 33,8 milhões, entre 2000 e 2004.
Segundo matéria do jornal O Globo de 9 de março de 2008, depois das denúncias de irregularidades, a Urihi - Saúde Yanomami suspendeu o atendimento e fechou as portas. Os cofres públicos ficaram com o prejuízo. Pessoas sem caráter.
A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.
Marco AurélioSegundo o diretor do Departamento de Política sobre Drogas, Thiago Ferro, somente no ano passado, 8.814 pessoas foram atendidas no Intervidas e 1.040
delas encaminhadas para serviços especializados.
OPORTUNIDADES À DISPOSIÇÃO
“Fazemos uma busca ativa das pessoas que realmente querem ajuda para deixar o vício e auxiliamos em diversas frentes, desde um local para dormir para aqueles que estão em situação de rua, como qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas”, explica o diretor.

COMUNIDADES TERAPEUTICAS
Além de oferecer encaminhamentos para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros Pop, a equipe também atua junto às 13 comunidades terapêuticas cadastradas no Conselho Municipal de Política Sobre Drogas.
Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri
COMO FUNCIONA
O ônibus Intervidas fica estacionado em praças da cidade, todas as semanas.
Sempre nos mesmos horários e locais para facilitar a localização. Uma equipe da Secretaria Municipal da Defesa Social, devidamente capacitada, executa os atendimentos dessa população.
No local são desenvolvidas atividades como escuta qualificada e encaminhamentos.
As ações do projeto são executadas na Praça Rui Barbosa todas às quintas-feiras, das 9h às 12h e no Viaduto da Capanema, junto ao Programa Mesa Solidária, nas segundas-feiras, das 19h às 21h.
Redação e SMCSApós uma parada nos atendimento no final do ano, o onibus Intervida volta a atender Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
CarlosDrummond deAndradeNo dia 18 de janeiro, o Prefeito Rafael Greca, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, da subprocuradora Geral do Município de Curitiba, Rosa Maria Alves Pedroso e do controlador-geral do Município de Curitiba, Daniel Conde Falcão Ribeiro, participou, no Tribunal de Contas do Estado do Paraná
e
(TCE-PR), da posse da nova diretoria. Assumiu como presidente, substituindo o conselheiro Fabio Camargo, o conselheiro Fernando Guimarães, sendo a segunda vez que preside o Tribunal. A primeira foi no biênio 2011-2012 Foto: Ricardo Marajó/SMCS
OBRAS DO COMPLEXO DO TARUMÃ

INÍCIO DAS OBRAS
Duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral serão as principais intervenções previstas no Complexo do Tarumã pela Prefeitura de Curitiba.
A primeira fase da obra começou no dia 25 de janeiro, com o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral.



Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná
e da Concessionária CCV, fica totalmente bloqueada.
ALARGAMENTO
DO VIADUTO
Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta
exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros



das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.
NOVOS ACESSOS
Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira, com novo paisagismo e iluminação no local.

A LICITAÇÃO
O edital, publicado em setembro de 2022, teve a
Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra. Para mais informações, ligue no serviço de whatsapp da Prefeitura, pelo tel 4199876-2903, e siga as instruções do atendimento automático.
Redação e SMCS
JORNAL GAZETA ALTERNATIVA DO BACACHERI 18 ANOS INFORMANDO
INÍCIO DAS AULAS EM 2023 CURITIBA
O ano letivo de 2023 começará no dia 14 de fevereiro para as 140 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba.
QUE DEUS NOS ABENÇÕE SEMPRE
Caro leitor, com sua doação voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri

PIX: 07770835000170
também Bloqueado.
IPTU 2023 COM NOVA DATA DE VENCIMENTO
CONTRA CHEIAS - SOLOS PERMEÁVEIS
Chuvas fortes, intensas e constantes têm se abatido sobre Curitiba nos últimos anos e o surgimento de alagamentos pontuais durante a ocorrência de temporais chama a atenção para a permeabilidade do solo.
LOMBADAS ELETRÔNICAS - BACACHERI

Recentemente, o Setran instalou duas lombadas eletrônicas na av Prefeito Erasto Gaertner, ambas próximas à rua Alvaro Botelho, no Bacacheri.
STF É AMEAÇA PIOR QUE ATOS NO DF
SETRAN

O DESCONTO E O PARCELAMENTO
Esse ano, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá vencimento a partir de abril. O desconto para pagamento à vista foi aumentado de 4% para 10%. O imposto também poderá ser parcelado em dez vezes, de abril/23 a janeiro/24.
PELA INTERNET
Na carta enviada pelos Correios, o contribuinte receberá o boleto para pagamento à vista e também da primeira parcela. As demais parcelas deverão ser geradas pelo próprio pagador pela internet ou pelo apli-
cativo “Curitiba App”mas também é possível imprimir os boletos nas Ruas da Cidadania nos horário das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
INFORMAÇÕES DETALHADAS
Na carta enviada aos contribuintes estão todas as informações detalhadas do imóvel além da inscrição imobiliária e indicação fiscal. Estes números são necessários para gerar as novas parcelas. Os contribuintes também receberão informações sobre a nova Planta Genérica de Valores (PGV).
Redação e SMCS
Proprietários de imóveis podem colaborar para minimizar os riscos de alagamentos tomando as medidas necessárias para manter o solo permeável. Imóveis em Curitiba devem ter área mínima de 25% de permeabilidade do solo.
PAVER NÃO É PERMEÁVEL
A legislação estabelece também que são consideradas permeáveis áreas com jardins e paisagismo. Locais com calçadas de paver, mesmo que estes sejam vazados, não são consideradas áreas permeáveis.

GARAGENS DESCOBERTAS
Garagens descobertas, mesmo que sejam com piso primário (terra), ou com uma camada de brita, também não são consideráveis permeáveis porque o trânsito de veículos compacta
o solo e impede a absorção de água.
Nesses casos, é indicado ao proprietário instalar um reservatório de contenção na residência. Este dispositivo armazena a água da chuva e vai liberando aos poucos, amenizando o risco de alagamentos.
RESERVATÓRIO DE CONTENÇÃO
É obrigatório reservatórios nos imóveis sem área permeável.
A função deste dispositivo é coletar toda a água de chuva que cai sobre as
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA
opção. As regionais Cajuru e Portão fecharão este ano com essa oferta em todas as suas escolas.
Neste ano de 2023, a Prefeitura de Curitiba segue com o aumento da oferta da educação integral em tempo ampliado para mais 30 unidades. Até o final do ano, a rede municipal de ensino terá 156 escolas com essa
Hoje são 126. E até o final de 2024, todas as 185 escolas terão pelo menos parte das turmas com opção de matrícula para o integral na própria escola ou nas Unidades de Educação Integral-UEIs próximas, conforme anunciado pelo prefeito Rafael Greca.
GRADATIVA
A expansão do integral é feita de maneira gradativa na rede municipal de ensino, desde 2017, quando a rede somava 86 unidades com integral.
Atualmente são atendidos 55 mil estudantes em período integral, em turmas da educação infantil e do Ensino Fundamental.
Em 2017, eram 42 mil.
ALIMENTAÇÃO
Os estudantes também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional.
META CUMPRIDA
Em março de 2018, a capital do Paraná já havia atingido, antes do prazo previsto, a meta do Plano Municipal de Educação de oferecer tempo integral em metade das escolas
Esta avenida, cuja velocidade era de 60km/h, teve sua velocidade reduzida para 50km/h.


Na continuidade, o Setran também instalou, nesta avenida, duas lombadas eletrônicas, ambas de 40km/h. Uma que sobe, em direção ao Cabral e outra que desce, em direção ao Atuba.
áreas impermeabilizadas do imóvel (telhados, calçadas, acessos veículos, etc) e reservar por um certo período a saída desta água em volume lento para não sobrecarregar a rede de drenagem.
REDUÇÃO DA TAXA DE PERMEABILIDADE
O termo estabelece que é permitida a redução da taxa de permeabilidade mínima de 25% nos lotes particulares, desde que seja implantado o mecanismo de contenção de cheias.

Redação e SMCS
A que sobe, fica um pouco antes da entrada da rua Alvaro Botelho.
Já na descida, também foi instalada uma lombada de 40 nas duas pistas da direita que seguem para o Atuba, o que é questionável pois se essa lombada for regulada para 50, a mesma velocidade da avenida, o fluxo será mantido e nesta velocidade, a atenção do motorista já estará maior.
PROCEDE
Uma lombada na subida, com entrada em duas pistas para a rua Alvaro Botelho, procede pois realmente muitos motoristas sempre tentaram passar por cima da ilha existente, mas na descida da avenida, não é o mesmo caso.
Segundo o Setran, o histórico do local é de muitos acidentes, por isso optou em colocar lombadas eletrônicas, para trazer maior segurança.
Colunista do Wall Street Journal: Para Mary O'Grady, Supremo brasileiro "está amordaçando seus críticos" sem o devido processo legal.
A colunista Mary Anastasia O’Grady, do jornal norte-americano The Wall Street Journal, defendeu, em artigo publicado no dia 22 de janeiro, que o Supremo Tribunal Federal (STF) representa uma ameaça ainda maior à democracia que a invasão às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. No texto, a jornalista versa sobre seu receio com a “repressão do Brasil à liberdade de expressão”.
De acordo com O’Grady, o mundo parece não perceber o “perigo iminente à liberdade que agora espreita no Brasil: uma Suprema Corte que está amordaçando seus críticos, congelando seus bens e até mesmo prendendo alguns, tudo sem o devido processo”.
EVENTOS MERECEM CONDENAÇÃO



A jornalista reconhece que os eventos de 8 de Janeiro “merecem condenação inequívoca” e que “levar os responsáveis pela destruição de propriedade do governo à Justiça é uma responsabilidade fundamental do Estado”. Entretanto, enxerga “moralização seletiva” no caso.
SUGESTÃO
Fica aqui nossa sugestão para que a lombada de descida fique regulada para a velocidade de 50km/h, além de ser logo após um sinaleiro. Se não for possível essa regulagem nesse tipo de lombada, que ela seja retirada.
MORALIZAÇÃO SELETIVA
– A afirmação de que o motim de Brasília é fruto do dia 6 de janeiro de 2021 [data da invasão ao Capitólio, nos EUA] cheira a moralização seletiva. Quando a extrema esquerda vandalizou a Colômbia por meses em 2021, não me lembro dos militantes de Washington, D.C. culpando-a pelos tumultos do verão de 2020 ligados ao Black Lives Matter nos EUA – escreveu.
A jornalista finaliza sua avaliação citando casos de autoritarismo no judiciário em outros países:
Caro leitor, com sua doação, voce pode ajudar a manter a circulação do Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri - PIX: 07770835000170

da rede. Eram 92 escolas integrais, o equivalente a 50,2% da meta proposta. Redação e SMCS
“Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler.”
Darcy Ribeiro
– A Venezuela era uma democracia no início dos anos 2000, quando o homem forte Hugo Chávez assumiu o controle do judiciário, eliminando os direitos das minorias e as proteções legais. Jimmy Carter aplaudiu o chavismo. Tiranos na Bolívia e na Nicarágua copiaram o manual político de Chávez. Hoje, a separação de poderes necessária para a sobrevivência da democracia é incerta em muitos países da região, incluindo Colômbia, Honduras, El Salvador e México – concluiu.
FontePlenoNewsporPortalNovoNorte