Livro - 8º Congresso ICLOC de Práticas na sala de aula

Page 322

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: DEVER DE TODOS Instituição: EM Profa Maria Nilza da Silva Romão Autoria: Nadja Ferreira da Silva [nadjafsilva@hotmail.com] Área: Sociologia

595

Esse trabalho possibilitou desenvolver consciência ambiental mediante as ações do homem no mundo contemporâneo. Propondo aos alunos repensarem suas atitudes mediante a realidade que nos envolve, seja no âmbito social ou ambiental, assim, como construir um espaço de diálogo e reflexão sobre as ações humanas que afetam diretamente a natureza, fazendo-os refletir sobre o uso responsável de alguns resíduos sólidos, entre eles: o plástico que leva em média 450 anos para se decompor. A proposta teve como eixo central leituras em textos específicos e reportagens jornalísticas, além de aulas expositivas que os levassem a refletir sobre o uso deste material de forma consciente, buscando despertar reflexão crítica sobre as questões ambientais que envolvem assuntos do cotidiano, além de compreender a temática ambiental como dever de todos. Contudo, o percurso utilizado favoreceu aos alunos serem os protagonistas de ideias inovadoras, que foram surgindo ao longo do percurso para a Mostra Cultural que seria aberta para comunidade. Outro ponto a ser considerado é que ao desenvolverem a proposta melhoraram a leitura e interpretação dos fatos, além de desenvolverem práticas sustentáveis atreladas ao empreendedorismo por produzirem materiais que podem ser comercializados por eles gerando renda, como: sacolas de pão feitas com pano de prato, caixinha de costura e tapete proporcionadas pela “Consciência Ambiental”. Assim, "A capacidade de uma pessoa para se relacionar depende das experiências que vive, e as instituições educacionais são um dos lugares preferenciais, nesta época, para se estabelecer vínculos e relações que condicionam e definem as próprias concepções pessoais sobre si mesmo e sobre os demais (ZABALA, 1998)." Neste sentido buscou-se trabalhar interdisciplinarmente ao relacionar as disciplinas de português, ciências, história e geografia formando uma teia de saberes complementares sob os PCNs – Temas Transversais, sob os eixos: meio ambiente e trabalho e consumo.

PROJETO ACENDER/ “FIOS E MEMÓRIAS” Instituição: Colégio Elvira Brandão Autoria: André Lacreta Aly [andre.aly@elvirabrandao.com.br] Magna Martins [magnamartins26@gmail.com] Katia Campanile [katia.campanile@elvirabrandao.com.br] Áreas: Língua Portuguesa

O Projeto Acender – Fios e Memórias nasceu em set/2015 com o propósito de alfabetizar e oferecer Ensino a Jovens e Adultos que não tiveram a oportunidade de concluir a formação escolar até o Ensino Médio. A partir desse olhar, esse grupo beneficiado pelo projeto tem conquistado e se apropriado de sua voz não somente nos momentos das interações nas aulas e nas oficinas do Fios e Memórias mas principalmente em seu cotidiano. Nessa linha de atuarmos como legítimos agentes de transformação na vida das pessoas, esperamos a continuidade desse e de outros projetos com vista a olhar para o outro.

321

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

596


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.