
3 minute read
CAMBRIDGE LIFE COMPETENCIES FRAMEWORK - CLCF
Além do conhecimento de mundo, é necessário envolver os estudantes de forma
afetiva e lúdica, proporcionando desafios e lhes trazendo algum retorno emocional; assim, eles passam a utilizar os dois lados do cérebro, acionando compreensão linguística e emoção, o que torna a aprendizagem mais eficaz. Nas coleções PES Kids e PES Junior, por exemplo, as personagens são parte importante do material didático: os alunos se identificam com elas. Além disso, a exposição à diversidade étnica e cultural expande os horizontes dos aprendizes e os faz estarem mais disponíveis para as diferenças existentes.
Advertisement
Nesse sentido, deve-se oportunizar as quatro habilidades receptivas (R) e produtivas (P): R: listening (compreensão auditiva), reading (leitura) P: speaking (fala), writing (escrita)
com atividades que envolvam aprendizagem de língua e do mundo real, com assuntos de interesse dos alunos e que toquem temas atuais e busquem a inclusão de forma abrangente e diversificada. Os alunos devem perceber que fazem parte de um universo global e, portanto, são agentes de transformação.
Partindo dos questionamentos “como preparamos nossos alunos para terem sucesso
em um mundo em rápida mudança? Colaborar com pessoas de todo o mundo? Criar inovação à medida que a tecnologia assume cada vez mais o trabalho de rotina? Usar habilidades avançadas de pensamento diante de desafios mais complexos?
Demonstrar resiliência diante de mudanças constantes?” educadores e pesquisadores da Cambridge Press criaram, em 2019, o Cambridge Life Competencies Framework (CLCF) – Estrutura Cambridge de Competências para a Vida, documento que busca auxiliar docentes ao redor do mundo a entender melhor as habilidades e competências necessárias aos cidadãos do século XXI. A partir de práticas educacionais e de ensino, as proposições têm o intuito de promover a aprendizagem do inglês como língua adicional dentro do contexto mundial atual.
Sabe-se que o período entre o final do século XX e o início do século XXI trouxe mudanças significativas para a sociedade mundial. O desenvolvimento incessante de novas tecnologias, principalmente aquelas relacionadas às trocas de informações, trouxe consigo mudanças muito rápidas no dia a dia das mais variadas sociedades e culturas. Dentro desse contexto, a educação precisa também acompanhar as mudanças que acontecem rapidamente e preparar os alunos para a vivência em um mundo cada vez mais globalizado e multicultural. É preciso, então, que as formas de ensino e a expectativa dos resultados da aprendizagem acompanhem as transformações que acontecem no mundo. A era da informação e as novas práticas sociais advindas das novas tecnologias requerem cidadãos que sejam capazes de aprender mais que apenas conteúdos isolados e sem relações. Nesse sentido, os materiais utilizados no programa PES English também se adequam às propostas de Cambridge Press, pois auxiliam os alunos a tornarem-se cidadãos preparados para o futuro. As competências assinaladas pelo CLCF em tudo se aproximam das diretrizes norteadoras do ensino básico propostas pela BNCC. Isso corrobora, de fato, com a necessidade de um olhar aguçado para o contexto atual e a busca por mudanças dos paradigmas da educação em contexto mundial. A seguir, apresentamos as seis habilidades e/ou competências encontradas no CLCF, baseadas em três eixos centrais10 . Os três eixos centrais, ou camadas de base, indicam os pontos de partida para as habilidades mais específicas que os estudantes devem desenvolver ao longo de seus estudos. O
desenvolvimento emocional, as habilidades digitais e o conhecimento acadêmico
concentram, em si, as bases fundantes para um ensino que visa o futuro da sociedade, das relações e do próprio conhecimento. Segundo o próprio CLFC: “Entendemos que a natureza colaborativa e participativa da sala de aula de línguas é o espaço perfeito para desenvolver e incorporar essas qualidades-chave e o Cambridge Life Competencies Framework apoia os professores nessa área desafiadora” (CLFC, 2019). A partir desses eixos centrais, desenvolvem-se, então, as seis competências específicas que, por sua vez, são subdivididas em áreas centrais, as quais descrevem as competências detalhadamente. As áreas centrais, por sua vez, são analisadas a partir dos componentes que, juntamente das frases sobre aptidão, descrevem as práticas observáveis que os estudantes são esperados a demonstrar.
10 Para mais informações sobre o Cambridge Life Competencies Framework, visite a página: <http://www.cambridge.org/clcf>.