1 minute read

ENSINO FUNDAMENTAL PES Kids, PES Junior & PES Teens

Next Article
Apresentação

Apresentação

Concepção de Ensino

A língua adicional pode desempenhar uma função transdisciplinar no currículo, auxiliando no processo de reflexão sobre a realidade social, política e econômica, contribuindo, assim, para a construção da cidadania. A linguagem e as línguas são fenômenos sociais e os alunos precisam aprender a mobilizar os conhecimentos da língua adicional em contextos determinados a fim de interagirem com outros sujeitos, manifestando-se por meio de um comportamento discursivo consciente. No caso da língua adicional, é preciso promover uma conscientização aprofundada da diversidade de gêneros discursivos, através do contato direto com as mais variadas formas de comunicar textualmente, seja oralmente ou através da escrita, proporcionando estratégias para a compreensão das diferentes situações comunicativas com as quais os alunos têm contato.

Advertisement

Desenvolver maior conscientização e controle dos processos envolvidos na comunicação, tanto na compreensão quanto na produção, é fundamental para que a aprendizagem de língua adicional seja eficaz. Ao reconhecerem o estilo e o conteúdo de diferentes gêneros textuais, os alunos desenvolvem maior conscientização comunicativa, identificando a função e a intenção das mensagens com as quais entram em contato ou produzem. Oportunizar uma ampliação de conhecimento de mundo, através da exposição e discussão de aspectos geográficos e culturais globais, também se inclui como aspecto relevante no ensino de uma língua adicional. Os temas transversais podem ser trabalhados nessa área de conhecimento sempre que houver oportunidade. O fato de a língua inglesa ter papel de língua internacional e ser a língua oficial de vários países justifica toda e qualquer oportunidade de conhecer aspectos culturais e valores diferentes e semelhantes àqueles dos alunos. Os professores têm em mãos a sua experiência e a sua formação para perceberem situações relacionadas aos temas abordados nas unidades de trabalho, nas quais pluralidade cultural, trabalho, consumo, ética, meio ambiente, saúde e educação para a paz possam ser trabalhados.

Por meio de temas transversais, projetos e pesquisas transdisciplinares podem ser

desenvolvidos e ampliar as práticas discursivas e comunicativas dos alunos através de experiências significativas que os coloquem diante de variados temas que transcendem os temas exclusivos da língua adicional (metalinguísticos). Ao oportunizar essas experiências, escola, aluno e professor constroem pontes de relacionamento e de cultura que incidem diretamente na comunicação e na capacidade de se expressar sobre diferentes temas adquiridas ao longo das práticas e das vivências.

This article is from: