Issuu on Google+

MICRO AULA SOBRE O pH DE UMA SOLUÇÃO


Vamos a mais uma micro aula de QuĂ­mica

Hoje vamos usar uma ferramenta interressante para desenvolvermos as nossas atividades

Usaremos o NetLogo


Vis達o Geral do NetLogo


Com o NetLogo vamos aprimorar o nosso conhecimento sobre o pH de uma solução.

Conteúdo este que foi estudado em sala de aula e agora será revisado com auxilio desta ferramenta !


O modelo que vamos usar demonstra como medir o pH de uma solução.

RESUMINHO: O valor de pH, emerge das interações e proporções relativas das moléculas de compostos dentro de uma solução.


COMO FUNCIONA Íons hidrônio são gerados quando uma molécula de ácido doa um próton para uma molécula de água. Bases tem o efeito contrário em água - eles levam um átomo de hidrogénio a partir de uma molécula de água e gerar iões hidróxido.


COMO USAR Decida a quantidade de ácido deve estar presente no início da simulação com a barra deslizante VOL-ÁCIDO e aperte SETUP.

"Tartarugas" serão distribuídos em todo o mundo. Azuis representam as moléculas de água e tartarugas Verdes representam íons hidrônio. Uma quantidade de moléculas de água é adicionado de cada vez para a solução.


Pressione GO. As "tartarugas" movem-se aleatoriamente em todo o mundo. Para observar o efeito da adição de base à solução, ajuste o volume da base a ser adicionada com o deslizador VOL BASE e aperte e BASE-ADD para adicionar as moléculas de bases vermelhas. Enquanto o modelo está rodando, pressione ADD-BASE.

BASE

Isto adicionará VOL-BASE ao ácido em todo o mundo


Aguarde até que o pH estabilizar e então pressionar RECORD-PH. A questão é então traçada na curva com cada adição de base, de modo que o utilizador pode-se observar como o valor de pH está relacionado com a quantidade de base adicionada à solução.

AUMENTAMOS OS ÁCIDOS E DIMINUIMOS AS BASES


Conforme aumentaremos o รกcido e diminuirmos a base, note que no grรกfico a linha vermelha sobre indicando um pH que esta aumentando !

NOTE OS EXEMPLOS.. FAร‡A FICAR IGUAL !!! E BOA AULA.


micro aula