PRINCÍPIOS COGNITIVOS

Page 1

PRINCÍPIOS COGNITIVOS Acadêmicas: Fernanda Lubini e Liziane Dauek

Turma: A Ciências - 4ª Fase

RECURSOS INFORMÁTICOS

PROJETADOS PARA O ENSINO DE

CIÊNCIAS


Este trabalho apresenta e discute como são analisados os aspectos epistemológicos que subjazem à construção e ao desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem no ensino de Ciências.


Inicialmente

procuramos

apresentar,

as

tendências

epistemológicas que podem ser assumidas no processo de construção, desenvolvimento e utilização de materiais didáticopedagógicos via recursos informáticos.


Em seguida, apresentamos o

contexto de anรกlise dos

Objetos de Aprendizagem!


Preocupando-se em não apenas retomar estudos e reflexões já realizadas sobre aspectos epistemológicos no ensino de Ciências, mas em explicitar dimensões na elaboração do design pedagógico e do roteiro.


É fundamental analisar que não se trata apenas de saber quais conhecimentos transmitir e como repassá-los, mas de determinar qual visão de ciência subjaz à atividade proposta.


A problemática sobre concepções e imagens da ciência e dos cientistas nos diferentes níveis de escolaridade, tem gerado inúmeras discussões no ensino de Ciências.


De acordo com Lemke (1997), pensar cientificamente envolve habilidades como a observação, descrição, comparação, análise, discussão, teorização, questionamento, julgamento, avaliação, decisão, conclusão e generalização.


O

conhecimento

descrição

positiva

científico dos

consiste

fenômenos

na da

natureza, ideias que apoiam a transmissão e não a construção do conhecimento.


Essas quest천es s찾o fundamentais quando se pensa no desenvolvimento de materiais de ensino, nomeadamente, os Objetos de Aprendizagem.


É importante analisar as tendências epistemológicas empirista racionalista contemporânea, onde a a ciência é revelada a partir do observável.


Desse modo, as aprendizagens em ciências têm base na vivência do método científico, que é visto como certo.

- Portanto, tal tendência contempla o pensamento convergente.


Assim, na tendência empirista - indutivista, as proposições recomendam que os alunos observem.

Argumentamos que aprender não é reproduzir, nem copiar. Aprender é reelaborar, pensar e compreender.


As atividades experimentais são uma metodologia que incentiva o aluno a questionar, a problematizar e a sugerir explicações provisórias.


Construir, desenvolver e utilizar os materiais em uma perspectiva de construção do conhecimento é valorizar a ação, a reflexão crítica, a curiosidade entre outros valores.


O Projeto RIVED tem como propósito a produção de conteúdos pedagógicos digitais.

No

intuito

de

melhorar

as

condições

de

ensino/aprendizagem e incentivar a utilização de novas tecnologias nas escolas.


Além disso, quer criar nos licenciandos envolvidos no projeto uma postura ativa que os leve a abandonar aquela que os faz serem simples consumidores de tecnologia, trazendo assim um diferencial na sua formação acadêmica.


A criação das atividades de cada módulo e/ou objeto de aprendizagem é orientada pelo projeto para apresentar três características:

-estimular o raciocínio e pensamento crítico (minds-on);

-trazer questões relevantes aos alunos do ensino médio (reality-on);

-oferecer oportunidade de exploração(hands-on);


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.