Page 1

Histórias de Esperança ~ A sua pode ser a próxima ~

Neste livro, reunimos vinte histórias verídicas de jovens, homens, mulheres e famílias as quais transbordam de esperança, apesar das situações mais complexas e desafiantes que viveram, histórias essas que ao longo dos anos temos partilhado na revista Novas de Alegria. Casos em que a doença não ditou a sentença fatal, mas o poder de Deus deu saúde, comprovada pelos médicos. Corações vazios e solitários que descobriram a nova vida com Cristo. A total libertação de vícios destrutivos, por milagre de Deus. Famílias restauradas e felizes com Ele. Estes são os relatos a viva voz daquilo que Deus fez e continua a fazer. Relatos de esperança para hoje e para a eternidade.

Histórias de Esperança

À nossa volta, escasseiam boas notícias. Se a imprensa na sua maioria nos bombardeia hoje com novidades piores que as de ontem a publicidade envolve-nos numa fantasia que Hollywood estende, em poucas horas de sonho. Na vida real, aparentemente, as histórias de esperança são raras. Será que elas realmente existem?

Histórias de Esperança ~ A sua pode ser a próxima ~

Histórias de Esperança – a sua pode ser a próxima!

Categoria: 929 ~ Biografia - Testemunho

Capa HdE E.indd 1

5/8/13 8:22 PM


Hist贸rias de Esperan莽a ~ A sua pode ser a pr贸xima ~


PREFÁCio

À nossa volta, escasseiam boas notícias. É verdade que elas existem, mas são raras e muitas vezes efémeras. Se a imprensa, na sua maioria, nos bombardeia hoje com novidades piores que as de ontem, a publicidade envolve-nos numa fantasia que Hollywood estende, em poucas horas de sonho. Na vida real, aparentemente, as histórias de esperança não abundam. Será que elas realmente existem? Ao longo dos seus 70 anos de existência a revista evangélica Novas de Alegria tem-se oposto a esta tendência. Centenas de histórias de vida, a transbordar de esperança, têm preenchido as páginas deste periódico, ao longo dos anos. Por isso, a escolha das vinte histórias reunidas neste livro foi um desafio. Nesta obra simples, apresentamos testemunhos verídicos de jovens, homens, mulheres e famílias, os quais são um estímulo à esperança, apesar das situações mais complexas e desafiantes que viveram. Casos em que a doença não ditou a sentença fatal, mas o poder de Deus deu saúde, comprovada pelos médicos. Corações vazios e solitários que descobriram a nova vida com Cristo. A total libertação de vícios destrutivos, por milagre de Deus. Famílias restauradas e felizes com Ele. Cada uma das pessoas que aqui partilha a sua história fê-lo com o objetivo de ajudar outros a encontrar a mesma esperança que eles já descobriram. Estes não são meros episódios em que o acaso ou o positivismo fizeram a diferença. São, antes, os relatos de viva voz daquilo que Deus fez e continua a fazer. Relatos de esperança para hoje e para a eternidade. Histórias de Esperança – a sua pode ser a próxima! Edições NA Junho 2013 5


ÍNDICE Prefácio

005

Parte 1 | Esperança de uma nova vida 1.1 ~ Nelson Neves (Porto) 1.2 ~ Daniel Monteiro (Vila Franca de Xira) 1.3 ~ André Simões (Soure) 1.4 ~ Madalena Afonso (Covilhã) 1.5 ~ António Variliano da Costa (Benavente) 1.6 ~ Mário Filipe (Redondo) 1.7 ~ Reginaldo e Alexandra Melo (Mem Martins)

011 015 019 021 025 029 031

Parte 2 | Esperança de cura e saúde 2.1 ~ André Gaspar (Águeda) 2.2 ~ Teresa Ferreira (Vila Nova de Anços) 2.3 ~ José Neves (Lagos) 2.4 ~ Eunice Pocinho (Madeira) 2.5 ~ Rosa Branco (Almada)

037 039 043 045 049

Parte 3 | Esperança de uma vida sem vícios 3.1 ~ Carlos Magalhães (Benfica) 3.2 ~ Cláudio Barreto (Portimão) 3.3 ~ Cristina Pereira (Benfica)

053 057 061

Parte 4 | Esperança para a família 4.1 ~ Casal Maurício (Lisboa) 4.2 ~ Miriam Lagos (Santarém) 4.3 ~ Família Carvalho (Lisboa) 4.4 ~ Família Pacheco (Cantanhede) 4.5 ~ Família Melo (Coimbra)

Desafio | Há esperança

067 071 073 075 079 083

7


Parte 1

Esperanรงa de uma nova vida


1.1

A grande vitória de um lutador Nelson Neves ~ Porto

Nelson Neves é um lutador. Apesar de ter tudo o que precisava, e o que não precisava, Nelson sentia um vazio no seu coração “Não tinha a certeza da vida eterna”. Até que um dia encontrou Alguém que fez a diferença na sua vida. Desde a infância que Nelson seguia a tradição religiosa católica romana e os seus preceitos. “Desde o batismo tradicional, à primeira e à segunda comunhão e à prática das boas obras. (…) Apesar de ser religioso, praticante e devoto, ainda assim sentia-me vazio e não tinha a certeza da vida eterna.” Essa insatisfação levou Nelson a procurar um sentido para a sua vida. Aos 16 anos tornou-se pugilista. “Comecei a ter algum sucesso e a ganhar alguns títulos como campeão nacional e regional. Era convidado para galas internacionais e representava Portugal como pugilista. Era prestigiante, uma honra para mim. Sendo uma ‘vedeta’, comecei a ser mais respeitado e reconhecido.”

“Era convidado

para galas internacionais e representava Portugal, como pugilista.

Entre o pugilismo e o trabalho numa empresa de computadores “também trabalhava como segurança em festas e discotecas. Algumas 11


Histórias de Esperança

vezes, trabalhava como segurança para os jogadores do Boavista. Ganhava muito dinheiro, fama, respeito e todo o tipo de prazeres. Eu pensava que isto me realizava e preenchia”. Nesta altura, Nelson conhece alguém que “se tornou um grande amigo, um amigo inseparável. Compartilhávamos tudo, os mesmos gostos, hábitos de uma infância totalmente idêntica. Por isso entendíamo-nos muito bem”. Mais tarde, esse amigo conheceu e namorou uma jovem que pertencia a uma Igreja. “Ela falou-lhe da pessoa de Jesus Cristo e convidou-o a assistir a um culto. Aí, esse meu amigo entendeu o plano da salvação e teve um encontro real e verdadeiro com Deus. Quis contar-me logo a experiência que tivera com Jesus. Disse-me que agora tinha uma nova vida, que Jesus lhe tinha perdoado os seus pecados e que se sentia feliz e preenchido. Dizia que agora pertencia a Jesus e que Ele tinha um propósito para a sua vida.” Progressivamente, Nelson começou a ver mudanças na vida daquele amigo “Não entendia. Ele parecia diferente quando me dizia que Jesus era o único que podia perdoar os meus pecados e dar-me uma nova vida com propósito, que Ele tinha morrido por mim. Eu ria-me. Pensava que lhe tinham feito uma lavagem ao cérebro. O desejo desse meu amigo era que eu entendesse o amor de Jesus”. E esse desejo viria a ser concretizado.

“Tinha tido um

encontro real com o Deus da vida. Foi a maior experiência que eu já tivera em toda a minha vida.

Aquele amigo convidou Nelson que foi com ele a uma reunião da Igreja. “Ouvi o Evangelho e desafiaram-me a dar a minha vida a Jesus. Quando o fiz, comecei a chorar. Senti uma grande necessidade de perdão dos meus pecados. Tinha tido um encontro real com o Deus da vida. Foi a maior experiência que eu já tivera em toda a minha vida. Senti uma grande paz, amor, alegria. A partir daí sei que, por intermédio de Jesus, Deus fez um milagre na minha vida, transformou-me, preencheu-me. 12


Esperança de uma nova vida

Tornei-me uma nova criatura em Cristo Jesus e um filho de Deus, tendo uma certeza no meu coração: que Ele me salvou da condenação eterna.” Neste processo, Nelson começa a sua caminhada com Deus, conhecendo-O e deixando-se moldar pela Sua Palavra. Deus liberta-o de muitos vícios, mas Nelson percebeu que ainda havia algo que precisava de deixar. “Deus queria dar-me muito mais do que aquilo que tinha recebido, mas eu tinha de largar tudo o que me prendia. Faltava uma coisa, que era deixar o pugilismo. Não que o pugilismo me estivesse a prejudicar fisicamente, mas espiritualmente. Era algo que ainda tomava o lugar de Deus. Sentia que Jesus queria que Lhe entregasse tudo para que Ele fosse realmente meu Senhor em todas as áreas da minha vida.” Depois de uma grande luta, Nelson entregou tudo a Jesus, numa oração: “Senhor, eu fui um campeão no pugilismo, mas agora deixo tudo para ser um campeão em Cristo Jesus”. Convicto da sua decisão e daquilo que Cristo fez na sua vida, Nelson afirma: “Sei agora que sou mais que vencedor e que não há nenhum combate da vida que não possa ser vencido. Antes de começar os combates, eu já venci, porque em Jesus sou mais do que vencedor. Não há adversários para Jesus. Ele venceu a morte e isso é maravilhoso. Nada nos pode separar do amor que há em Cristo Jesus.”

13


2.5

Cura de doença crónica, pelo poder de Deus Rosa Branco ~ Almada

Durante 10 anos, Rosa Branco orava e esperava um milagre no seu corpo. Ano após ano, “parecia que nunca mais chegaria o dia da resposta à minha oração (...), até que Deus realizou um milagre no meu corpo no dia 23 de maio de 2006, no culto à noite na Cova da Piedade.” Rosa passou “muitos anos de sofrimento, exames dolorosos aos intestinos, muita medicação, quando me foi diagnosticado uma colite colagenosa, doença crónica com a qual teria de viver toda a minha vida, segundo as palavras da médica”.

“Muitos anos de

sofrimento, exames dolorosos aos intestinos, muita medicação.

Mas não era isso que Deus tinha planeado para a vida de Rosa. “Depois de ouvir estas palavras desanimadoras da ciência, veio à minha mente e ao meu coração a Palavra de Deus: ‘Aquilo que é impossível aos homens, é possível para Deus’ (Lucas 18:27).” É verdade que naquele processo de 10 anos, Rosa passou “por momentos bem difíceis e dolorosos mas o Senhor estava sempre comigo pois podia sentir a Sua mão Poderosa que me aconchegava! É maravilhoso pertencermos ao nosso Pai Celestial!” 49


Histórias de Esperança

Após aquele culto na igreja em Cova da Piedade, “a médica pediu para eu fazer uma TAC para despiste de mais algum ‘problema’. Tudo tem um propósito e esta TAC seria para comprovar a cura dos meus intestinos”. No mês de setembro, Rosa foi a uma consulta médica “para saber o resultado (nunca esperei com tanta ansiedade uma consulta). A médica perguntou-me como me sentia, respondi-lhe que me sentia bem mas que estava ansiosa por saber o resultado da TAC”. Quando a médica verificou os resultados do exame “ficou espantada e perguntou-me: ‘Rosa o que é que se passou com os seus intestinos? Você tem uns intestinos novos!’” Deus tinha realmente operado um milagre! Aquela foi uma oportunidade de Rosa contar o seu testemunho “e disse-lhe: ‘Não sei se acredita mas esta é a realidade do que se passou’. Ela respondeu: ‘Acredito, e quem me dera ter mais pacientes com esta solução!’”

“Já passaram

mais de seis anos e nunca mais tive necessidade de voltar a qualquer consulta de gastrenterologia.

No trabalho as colegas começaram a perceber “que a dieta tinha terminado, que os comprimidos já não eram tomados, e curiosas começaram a perguntar o que se tinha passado. Dou graças a Deus pela ousadia que Ele sempre me deu para poder testemunhar do Seu poder e misericórdia!”, conta Rosa. Rosa partilha a felicidade de ser tocada pelo poder de Deus. “Já passaram mais de seis anos e nunca mais tive necessidade de voltar a qualquer consulta de gastrenterologia. Toda a Glória para Deus! Caro leitor, seja qual for a sua enfermidade, o nosso Deus é o Médico dos médicos, e aquilo que o homem não pode fazer, DEUS PODE!”

50


Histórias de Esperança ~ A sua pode ser a próxima ~

Neste livro, reunimos vinte histórias verídicas de jovens, homens, mulheres e famílias as quais transbordam de esperança, apesar das situações mais complexas e desafiantes que viveram, histórias essas que ao longo dos anos temos partilhado na revista Novas de Alegria. Casos em que a doença não ditou a sentença fatal, mas o poder de Deus deu saúde, comprovada pelos médicos. Corações vazios e solitários que descobriram a nova vida com Cristo. A total libertação de vícios destrutivos, por milagre de Deus. Famílias restauradas e felizes com Ele. Estes são os relatos a viva voz daquilo que Deus fez e continua a fazer. Relatos de esperança para hoje e para a eternidade.

Histórias de Esperança

À nossa volta, escasseiam boas notícias. Se a imprensa na sua maioria nos bombardeia hoje com novidades piores que as de ontem a publicidade envolve-nos numa fantasia que Hollywood estende, em poucas horas de sonho. Na vida real, aparentemente, as histórias de esperança são raras. Será que elas realmente existem?

Histórias de Esperança ~ A sua pode ser a próxima ~

Histórias de Esperança – a sua pode ser a próxima!

Categoria: 929 ~ Biografia - Testemunho

Capa HdE E.indd 1

5/8/13 8:22 PM

Histórias de Esperança - a sua pode ser a próxima  

Neste livro, reunimos vinte histórias verídicas de jovens, homens, mulheres e famílias as quais transbordam de esperança, apesar das situaçõ...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you