Plano de Atividades e Orçamento 2022-23 da Liga Portugal

Page 1

2022-23 OFFICIAL SPONSORS LIGA PORTUGAL MAIN SPONSOR LIGA PORTUGAL 2 SABSEG MAIN SPONSOR LIGA Portugal BWIN

PÁGINA 05 1. MENSAGEM DO PRESIDENTE PÁGINA 07 2. Posicionamento Estratégico 2019-2023 PÁGINA 19 3. Estrutura empresarial da liga Portugal PÁGINA 25 4. RESUMO DA Época DESPORTIVA 2021-22 PÁGINA 35 5. Objetivos Operacionais 2022-23 ÍNDICE PÁGINA 41 6. Plano de ATIVIDADES 2022-23 PÁGINA 107 7. CRONOGRAMA MACRO DAS ATIVIDADES 2022-23 PÁGINA 113 8. Proposta de Orçamento de Exploração 2022-23 PÁGINA 137 9. Proposta de Orçamento de Tesouraria 2022-23

Temporada marcante!

Um evento que se realiza na antecâmara de um mundial realizado excecionalmente em dezembro, no Qatar, o que leva a Taça da Liga Portugal a realizar-se com novo, mas competitivo modelo, com a realização de 63 jogos - uma fase de grupos (56 jogos) em novembro e dezembro e uma segunda fase (play-off) entre oito vencedores. Fica reservada, assim, a festa da Final Four para janeiro, como é já habitual no calendário desportivo nacional.

A paixão pelo Futebol faz-nos querer lutar, cada vez mais, pela sua valorização, internacionalização, notoriedade e bom nome. Não nos faltarão forças neste caminho, tendo já apresentado ao novo Governo as alterações que consideramos vitais para o desenvolvimento do Futebol Profissional Português: revisão do regime de seguros de acidentes de trabalho, combate a fenómenos de violência, alteração do regime das apostas desportivas, reformulação ao atual regime jurídico das Sociedades Desportivas, o enquadramento fiscal que condiciona a atividade das sociedades desportivas, o reforço do reconhecimento do Futebol Profissional nas Pastas do Desporto, da Economia e das Finanças e a criação do Barómetro e Observatório da Liga Portugal, que permita a recolha e o tratamento de dados que comprovem a importância e contribuição do Futebol na economia nacional, impulsionando o seu investimento e internacionalização.

A Liga Portugal sabe dos enormes desafios que a esperam, das muitas temáticas trabalhosas e morosas em que vai aplicar-se afincadamente, estando, acima de tudo, crente de que os esforços contribuirão para o Futebol Profissional Português que todos desejamos – um Futebol positivo, de família, de respeito, agregação e espetáculo que nos catapulte pelo mundo como Liga de talento que já somos! Um Talento que Não Para!

5 2022-23ÉPOCA |

A nova época não será diferente.

A última temporada, 2021-22, que consagrou o FC Porto como Campeão Nacional da Liga Portugal bwin e o Rio Ave FC como vencedor da Liga Portugal SABSEG, trouxe-nos grandes alegriascomo o regresso do público aos estádios -, mas também enormes desafios.

Os números disponíveis falam por si e legitimam todas as diligências: o Futebol Profissional contribuiu em 2020-21 com mais de 550 milhões de euros para o PIB (0,25 por cento) e com mais de 192 milhões de euros em impostos. Esta realidade dá balanço para mais. A Liga Portugal, bem como todos os seus departamentos, continua ambiciosa e, apesar de tempos marcados pela incerteza da pós-pandemia e de um perigoso conflito na Europa, lança-se em novos desafios e projetos, olhando o futuro com otimismo. Assim, de 18 a 20 de novembro, seremos o centro do Futebol europeu e mundial com a realização do Thinking Football Summit: três dias de intensa reflexão sobre a indústria, com a experiência e know how dos melhores oradores nacionais e internacionais.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

O Futebol Profissional Não Para!

A Liga Portugal prepara-se para fechar o último ano do nosso segundo mandato sob a égide da Centralização dos Direitos Audiovisuais - estando as Sociedades Desportivas do Futebol Profissional cientes de que esta medida se apresenta como parte fundamental da solução para a sustentabilidade financeira dos nossos Clubes.Uma nova época que manterá o veemente combate à violência nos estádios, encontrando na Liga Portugal a maior opositora de fenómenos de violência, racismo, xenofobia, discriminação e intolerância, tendo-se já comprometido a criar, na época 202223, um departamento de segurança.

Não podemos, ainda, esquecer outro relevante legado desta Direção – a Arena Liga Portugal, novo edifício sede e futura incubadora de empresas, de encontros, de negócios e evolução já em construção para dourar o presente mandato e marcar pela positiva o futuro das operações e do desenvolvimento da Liga Portugal, por muitos e bons anos.

1. Mensagem do Presidente

00 LOREM IPSUM DOLOR SIT POSICIONAMENTOAMETESTRATÉGICO2019-2023 2

Este documento anual diz respeito a uma organização que concorre para a sua afirmação enquanto instituição de referência imprescindível do futebol português.Pararesponder com sucesso a estes desafios, a Liga Portugal delineou uma estratégia ambiciosa para o Futebol Profissional como indústria, com o propósito de fortalecer e valorizar comercial, económica e desportivamente o Futebol Profissional Português.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 8 www.ligaportugal.pt

Findo o primeiro mandato da atual Direção da Liga Portugal, foi necessário definir qual a estratégia para a organização nos próximos anos, resultando num plano de negócios para 4 anos, que permitisse alavancar a atual fase de maturidade e projetar a Liga Portugal em território nacional e no resto do mundo. Encontrando-se a Liga Portugal numa fase estável, o dever e obrigação da organização passa por identificar os grandes desafios do Futebol Profissional Português, definindo táticas capazes de valorizar e projetar as competições que organiza. Desta forma, tendo bases no passado e planeando mais quatro anos, foi desenvolvido, pela consultora EY, um Plano Estratégico para a Liga Portugal, assim como um novo modelo de negócios. Usando por base esse documento, e compreendendo o estado atual do sector e para onde deveremos projetar o nosso futebol, foram definidos 5 novos eixos estratégicos de atuação para o ciclo 2019-2023.

2. Posicionamento Estratégico 2019-2023 Internacionalização05daLigaPortugalnoAposta04DigitalIndustrialização03 do Futebol PortuguêsdasValorização02CompetiçõesAFIRMAÇÃO01 DA LIGA PORTUGAL

O Plano de Atividades é então o documento de suporte à execução das atividades para a próxima época, apresentando o posicionamento, estratégia e os projetos que a Liga Portugal se propõe concretizar, alinhados e aprovados pelas Sociedades Desportivas. Este documento pretende concretizar, através da definição de ações concretas e respetiva orçamentação, os objetivos e linhas orientadoras que devem pautar o caminho a trilhar pela instituição, e que foi definido para estes 4 anos. A época que agora iniciamos, corresponde à última época deste ciclo, pelo que todas as ações previstas serão agora inteiramente concluídas, conforme previsto ao longo deste documento.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

9 2022-23ÉPOCA |

www.ligaportugal.ptALigaPortugal

CREDIBILIDADE

2.1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO Garantir a excelência da organização das competições, em pleno respeito pela sustentabilidade económica e financeira da instituição e dos seus associados. VISÃO Assumir-se como uma das mais importantes Ligas da Europa, estando permanentemente na senda das boas práticas internacionais, valorizando económica e desportivamente o Futebol Profissional Portugês.

prima pelos valores da Credibilidade, Agregação, Talento e Espetáculo na organização em cada época desportiva de três grandes competições sustentadas pela excelência do futebol praticado. Uma plataforma de talento que projeta e exporta alguns dos melhores intérpretes da modalidade a nível mundial, na qual participam 36 equipas profissionais. A Missão, Visão e Valores articulam a essência das aspirações da organização, definindo o seu posicionamento perante o Mundo. São a forma como uma organização se posiciona perante os seus stakeholders, indicando para onde quer ir e como vai lá chegar.

TALENTO Quer nas competições e seus intervenientes, quer na indústria como um todo. ESPETÁCULO Reunir os ingredientes para que as competições sejam cada vez mais espetaculares dentro e fora dos estádios. AGREGAÇÃO Criar as condições para defender os superiores interesses do futebol.

Em todas as vertentes, tanto nascomocompetiçõesnagestãodonegócio.

PROPOSTA DE VALOR Cria Talento VALORES

11 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt

A estratégia futura deve igualmente potenciar a industrialização do futebol português, privilegiando a sua valorização comercial. O futebol é um espetáculo que necessita ser vendido enquanto tal. As boas práticas internacionais sugerem que a Liga Portugal deve reforçar todas as dimensões que contribuam para aumentar a sua espetacularidade, tornando-o mais marketable. A este nível, é absolutamente crucial a adoção de uma estratégia concertada entre os clubes que ultrapasse os constrangimentos do paradigma cultural existente e que promova o diálogo social.

Fev 2018 mar

Desta forma, foram desenvolvidos vários documentos, com o intuito de democratizar e aumentar a transparência do setor, destacando-se o Anuário de Futebol Português e o Plano Estratégico da Liga Portugal 2019-2023, que serviu de base à definição das táticas a implementar neste ciclo.

Trabalho alargado de auscultação com o objetivo de conhecer aprofundadamente o futebol português, a Liga Portugal e o seu enquadramento no futebol mundial e europeu. PLANO ESTRATÉGICO E DE AÇÃO 2019-2023

O trabalho constante e contínuo, no âmbito desta parceria, envolveu um levantamento exaustivo de informação, que nos permite compreender a dimensão do sector e o seu posicionamento na economia nacional, assim como os caminhos que terá de percorrer para alcançar os objetivos a que nos propomos. ESTRATÉGIA GLOBAL

Capitalizando a sua forte visão estratégica, uma gestão profissionalizada e qualificada e competências de negociação de contratos, a Liga Portugal tem procurado valorizar as competições profissionais, envolvendo parceiros de elevada notoriedade e qualidade e executando relevantes projetos.

Estratégia e plano de ação para responder aos desafios e constrangimentos existentes, visando posicionar o futebol nacional entre as cinco principais ligas europeias e valorizando-o enquanto negócio. 2019 MAI 2019 JUL 2019 BUSINESS PLAN 2019-2023

2.2.

Documento de natureza operacional e do foro interno da Liga Portugal, com o Plano Financeiro associado à implementação das ações identificadas e apresentadas no Plano Estratégico para o ciclo 2019-2023.

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

É igualmente importante uma mudança de rumo assente na valorização das competições do Futebol Profissional Português, tornando-o mais competitivo, mais sustentável em termos financeiros e mais transparente.

A estratégia futura do Futebol Profissional Português deve ser desenhada para o seu (re)posicionamento no top 5 das ligas europeias e para a promoção da sua valorização económica e desportiva.

O alinhamento do Futebol Profissional nacional com os desenvolvimentos tecnológicos e digitais recentes é também fundamental. A este nível, é fundamental a aposta em parcerias estratégicas (e.g. LaLiga).

Em paralelo, a Liga Portugal precisa de se afirmar mais como o agente promotor da mudança, necessitando para isso de maior notoriedade e protagonismo no contexto nacional e internacional, bem como de um modelo de governação mais adequado aos desafios que enfrenta.

A aposta na internacionalização do futebol português é igualmente um caminho a seguir, capitalizando as vantagens do know-how específico existente, em particular no que respeita ao scouting, à formação de jogadores e treinadores e à organização de competições profissionais de futebol.

O estabelecimento de parcerias e a definição de uma estratégia concertada nos mercados internacionais, sobretudo nos países com uma cultura mais próxima, que falam português, que têm jogadores e treinadores a jogar em Portugal e em países que recebem jogadores e treinadores portugueses, são essenciais para o sucesso desta estratégia.

A parceria de longo prazo estabelecida entre a Liga Portugal e a EY tem sido indispensável para o ciclo de engrandecimento do Futebol Profissional Português.

A Direção da Liga Portugal, considerando os eixos de intervenção e a estratégia global a implementar, definiu cinco eixos estratégicos para o ciclo 2019-2023.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 12 www.ligaportugal.pt

Este Plano de Atividades tem por referência a apresentação das ações concretas a realizar a um ano, tendo por base os grandes objetivos estratégicos macro definidos para o ciclo 2019-2023, e que enquadraram os últimos três planos de atividades e este último que agora conclui o plano estratégico. Desta forma, os objetivos estratégicos para o ciclo 2019-2023 são: 2.3. OBJETIVOS CompetitividadeESTRATÉGICOS

01 Estimular a competitividade das competições, projetando a melhor arquitetura para os seus quadros e modelo competitivos; Internacionalização02 Apostar na procurandointernacionalização,projetaralém-fronteiras o Futebol Profissional Português, bem como diversificar as suas fontes de receita; Sustentabilidade03 Garantir a sustentabilidade financeira das Sociedades Desportivas, através da efetiva implementação de regras, exigentes para participação nas competições; Inovação04 Promover uma política ativa de inovação tecnológica, enquanto alavanca da verdade desportiva e dos laços emocionais e comerciais com os adeptos; Integridade05 Estimular a adoção de uma estratégia conjunta e transversal a todos os intervenientes no futebol de combate à manipulação e corrupção, procurando-se garantir a integridade do desporto; Estratégia06 Desenvolver estratégias comerciais que vão ao encontro do novo perfil do consumidor e das suas necessidades; Valorização07 Contribuir para a qualificação e valorização do espetáculo, estimulando o interesse dos parceiros e potenciando um maior retorno económico; Diálogo08 Contribuir para o diálogo social, fazendo convergir os interesses entre os protagonistas do espetáculo; Negócio09 Contrariar algumas das idiossincrasias culturais que dificultam a implementação de um modelo de negócio mais vantajoso; Governação10 Implementar um novo modelo de governação, simultaneamente democrático, ágil e fiável, que promova uma gestão moderna da Liga Portugal; Reflexão11 Preparar a reflexão dos novos desafios que se colocam às Sociedades Desportivas no que se refere aos seus direitos audiovisuais.

01. Aprovar e implementar um novo modelo de governação credível, democrático e profissional, que facilite a tomada de decisão e garanta maior transparência e responsabilização da gestão, a todos os níveis.

22. Sede Liga Portugal: Implementação/ requalificação de melhores condições infraestruturais para acompanhar a evolução das necessidades que se avizinham nos próximos anos.

23. Criar um observatório integrador, dinâmico e atual sobre o fenómeno do futebol em Portugal.

07. Pós-Graduação de Gestão: capitalizar a pós-graduação atual para atrair referências internacionais para o efeito de formação interna.

24. Brand Equity: desenvolver estratégia de colocação da Liga Portugal junto das grandes marcas para crescimento institucional nos mercados à imagem das ligas europeias de topo.

13. Promover estudo de suporte para avaliação à viabilidade da negociação no futuro dos direitos televisivos.

09. Institucionalizar uma sessão de acompanhamento e monitorização do plano estratégico numa base semestral.

05. Reforçar o grau de profissionalização da gestão nos níveis superior e intermédio e aumentar o grau de qualificação académico e experiência internacional dos quadros.

18. Fomentar uma nova agenda junto dos media, atores políticos e desportivos e das organizações internacionais, adotando uma estratégia mais interventiva nos diversos palcos.

25. Desenvolver uma ferramenta digital que monitorize as contas das Sociedades Desportivas - e.g. rácios financeiros vs. metas definidas pela UEFA, suportada por um sistema de alertas. Os objetivos estratégicos da Liga Portugal para o horizonte temporal 2019-2023 foram claramente definidos, consubstanciando-se em objetivos de caráter operacional e que se transladam em cinco eixos de atuação e desenvolvimento – que resultam em 90 áreas de atuação concreta: ESTRATÉGICOS DE INTERVENÇÃO AFIRMAÇÃO DA LIGA PORTUGAL Estratégia para maior notoriedade e protagonismo da Liga Portugal01

2.4. EIXOS

14. Criar um Centro de Estudos e Investigação sobre o Futebol Profissional Português, em estreita articulação com o meio académico.

15. Think Tank: aprofundar a vertente de laboratórios de ideias, estimulando sinergias e complementaridades com outras entidades.

17. Reformular e redimensionar a estratégia de comunicação da Liga Portugal, procurando distinguir o lado institucional do lado mais operacional.

20. Realizar estudos para implementação de ações coletivas orientadas para a qualificação das Sociedades Desportivas.

21. Ativar a Fundação do Futebol, colocando a responsabilidade social ao serviço da marca. Lançar uma iniciativa de responsabilidade social emblemática por época.

10. Promover uma reunião de quadros com periodicidade semestral.

11. Consolidar a política de reporting e de responsabilização.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 14 www.ligaportugal.pt

06. Adotar uma política de formação contínua, permitindo o fluxo de profissionais entre a Liga Portugal e as várias instituições de futebol no mundo.

02. Promover estudo para aferir como o organismo é percecionado pelos seus principais stakeholders, avaliando o posicionamento da instituição e projetando estratégias que promovam as marcas associadas ao Futebol Profissional Português.

08. Pós-Graduação de Comunicação: realizar Curso de Pós-Graduação de Comunicação no Futebol Profissional, em parceria com a Faculdade de Comunicação Social de Braga da Universidade Católica.

19. Protagonizar uma megacampanha multimédia que evidencie as vantagens da agregação para os intervenientes no Futebol Profissional.

03. Desenvolver um programa de Trainees Liga Portugal - Sociedades Desportivas, para aquisição e retenção de talento. 04. Reforçar a estrutura orgânica da Liga para acompanhar as necessidades crescentes, permitindo desenvolver e implementar as estratégias e projetos no futuro.

12. Alargar e otimizar as fontes de financiamento, com aposta na atividade comercial e, desta forma, reforçar a posição financeira.

16. Utilizar o projeto dos Embaixadores como promoção do futebol pela positiva, da cultura e valores da Liga e das suas competições.

41. Aumentar a criação de conteúdo educativo, festivo, positivo e cívico do futebol enquanto espetáculo desportivo de cariz familiar.

32. Valorizar os prémios de fair-play, adicionando recompensas e aumentando a visibilidade mediática.

37. Criar o conceito de Fan ID para a credenciação de todos os adeptos de futebol que vão aos estádios.

50. Transmissões Televisivas: desenvolver uma proposta de guia de realização que harmonize a captação, produção e transmissão dos jogos e promova o espetáculo.

34. Estudar a possibilidade de implementação da tecnologia linha de golo (GLT) na Liga Portugal Bwin.

47. Violência no Desporto: conceber uma campanha para a irradiação da violência no desporto em articulação com a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto.

51. Promover a qualificação dos estádios e acessibilidades com elaboração de caderno de encargos.

31. Pacto para o Futebol: criar documento sobre valores a promover e conduta a adotar, pelos agentes do futebol.

43. Desenvolver ações de formação e fóruns para vários tipos de agentes do futebol, incluindo jogadores, treinadores, diretores de campo, delegados ao jogo e dirigentes.

45. Pink Fan: fomentar a presença de público feminino com programa de iniciativas orientadas para este segmento.

56. Apostar no incremento das propriedades para o naming sponsor. 57. Elaborar um Business Plan exequível e mensurável.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

33. Promover os Grupos de Trabalho da Liga Portugal, que juntam os técnicos com capacidade de influência na gestão dos clubes.

42. Promover estudo sobre o perfil do consumidor atual, configurando estratégias comerciais diferenciadas para vários perfis de adeptos.

46. Público: Desenvolver mecanismos de engagement com os clubes que contribuam para a obtenção de mais público nos estádios.

52. Fan Zones: desenvolver e promover a sua proliferação. 53. Implementar uma campanha que promova um estatuto de benefícios fiscais para os futebolistas.

Industrialização do Futebol Português Estratégia integrada para maior valorização comercial do espetáculo, gerido como um negócio 03

29. Criar um quadro progressivo de implementação de metas de fair-play financeiro inspirado nos parâmetros de fairplay Financeiro da UEFA 1.0 e de fair-play Financeiro da UEFA 2.0.

28. Criar uma casa de apostas desportivas oficial da Liga Portugal, que seja potenciadora de novas receitas.

44. Estimular a presença de famílias nos estádios com programa de iniciativas orientadas para o efeito.

36. Desenvolver as plataformas existentes com adição de novas funcionalidades.

www.ligaportugal.pt

26. Solidificar o Manual de Licenciamento para participação nas competições nacionais, tendo como base o referencial das competições europeias. 27. Renovar os pressupostos para participação nas competições.

40. Liderar campanhas de estímulo ao fair-play e promoção do espetáculo junto dos adeptos.

35. Implementar uma tecnologia de apoio à análise de jogo (e.g. tactical feed), bem como de análise automática (e.g. tracking disponibilizado a todas as equipas).

48. Criar, em parceria com os operadores televisivos, um programa semanal que se realize nas imediações do estádio, à margem de um jogo das competições.

49. Promover um estudo para a otimização do modelo competitivo e identificação da melhor arquitetura entre competições.

55. Seguros de acidentes de trabalho desportivo: defender uma objetividade clara da lei para diminuir os prémios de seguro pagos pelas Sociedades Desportivas.

30. Análise do Investimento Externo: colaborar com o poder governamental e administrativo em temas estruturantes, com vista a captar investimento internacional no futebol português.

Valorização das Competições Estratégia para maior transparência e melhor regulação do Futebol Profissional Português 02

54. Defender, junto das entidades competentes, a redução do IVA dos bilhetes dos jogos de futebol para 6%.

39. Desenvolver ações de formação para os comentadores desportivos. Disponibilizar informação a fim promover o lado saudável do futebol.

38. Informação Institucional: criar uma ligação de dados dos serviços entre a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol.

15 2022-23ÉPOCA |

90. Adotar a LaLiga como benchmark estratégico.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 16 www.ligaportugal.pt

79. Criação de lojas da Liga Portugal nos principais aeroportos do país. 80. Criar fan zones simultâneas fora do país junto das comunidades portuguesas.

76. Promoção de estudo de suporte para avaliação à viabilidade da negociação no futuro dos direitos televisivos internacionais.

75. Criar, formalmente, o Departamento de "Internacionalização" no organigrama interno da Liga Portugal.

66. Parceiros: buscar sinergias para desenvolvimento de projetos junto de grandes players da área digital.

67. Desenvolver uma plataforma integrada de e-Commerce (com as Sociedades Desportivas) pela via da venda online de merchandising.

58. Criar o Departamento "Digital" (autónomo), com um orçamento e estrutura adequados aos desafios futuros.

73. Operador de Digital Media: implementar estratégia de criação de operador de digital media (sob a forma de plataforma de vídeoon-demand e/ou webTV).

Internacionalização da Liga Portugal Estratégia para obtenção de uma significativa vocação internacional da Liga Portugal 05 Aposta no Digital Estratégia para acelerar a digitalização na Liga Portugal e no futebol português 04

72. Valorizar os conteúdos digitais através do canal LIGA TV (sob a forma de plataforma de vídeo-on-demand e/ou webTV).

74. Elaborar um plano de internacionalização da Liga Portugal, com os adequados recursos humanos, materiais e financeiros.

68. Definir uma estratégia de sponsoring. 69. Reforçar a aposta nos eSports e no gaming 70. Qualificação e valorização internacional do e-Liga. 71. Criar, qualificar e valorizar internacionalmente o conceito do e-Adepto.

82. Estabelecer parceria com player internacional de relevo.

77. Preparar roadshow para colocação de bid internacional.

83. Desenvolver e implementar processo de internacionalização da Taça da Liga.

84. Realizar ações da formação e desenvolver projetos de consultoria e formação junto de países pertencentes aos PALOP.

86. Criar base de dados de jogadores com distintos conteúdos audiovisuais que permita desenvolver conteúdos a veicular nos media internacionais, facilitando interações com parceiros internacionais e enriquecendo o canal Liga TV.

87. Participar em feiras internacionais para promoção da Liga e das competições.

88. Criar competições internacionais (e.g. Torneio Quadrangular, Copa Ibérica).

62. Promover estudo que analise as ferramentas a utilizar (e.g. SEO, CRO, etc.) e o retorno dos investimentos em marketing digital. 63. Incentivar as Sociedades Desportivas a definir e implementar uma estratégia digital, com a criação de um caderno de encargos digital. 64. Produzir conteúdos digitais que estimulem a adição dos adeptos de diferentes geografias aos seus ídolos que militam nas competições nacionais.

60. Implementar um novo modelo de articulação entre a comunicação e o marketing. 61. Capitalizar as plataformas digitais da Liga Portugal para efeitos do branding e buzz para geração de tráfego e conversões (desenvolvimento do CRM/FRM).

65. Utilizar bloggers e youtubers internacionais que promovam a espetacularidade das competições e seus intervenientes.

59. Aprofundar a estratégia de desenvolvimento dos canais, com elaboração de estudo para maximização do seu retorno.

78. Desenho e implementação de ações coletivas e/ou projetos conjuntos para financiamento da internacionalização (e.g. PT2020).

89. Cooperação: definir protocolo que permita a utilização conjunta de escritórios internacionais.

81. Promover uma maior aproximação às agências internacionais.

85. Utilizar os Embaixadores como promotores da Liga, das suas competições e Sociedades Desportivas nos mercados externos.

Todas as ações a executar devem ser medidas em resultados e estar orientadas de forma consistente, por forma a que se alcancem os 5 eixos estratégicos.

Para cada eixo estratégico definido foram identificados um conjunto de objetivos, que se concretizarão em 90 ações e projetos específicos. Apesar de se desenvolver um Plano Estratégico a 4 anos, é no documento que agora se apresenta, o Plano de Atividades, que na prática se concretizam quer material, quer financeiramente as tarefas a implementar.

A Liga Portugal pretende assumir um papel cada vez mais interventivo no que concerne aos serviços que disponibiliza às Sociedades Desportivas e na procura por um modelo de financiamento, que permita maiores níveis de receitas ao Futebol Profissional Português em geral e em específico à Liga Portugal. Ademais, procura desenvolver ações de maior concertação comercial e promocional com as Sociedades Desportivas, como por exemplo: desenvolvimento de um plano de internacionalização que possa ser apoiado por fundos europeus, desenvolvimento de propostas comerciais com maiores níveis de integração, procura de novos drivers de receitas como a consultoria, comercialização de produtos oficiais, formação, produção de informação, entre outras.

www.ligaportugal.pt

Este caminho de diversificação da origem das receitas por parte da Liga Portugal, tem vindo a ser percorrido, contudo novos projetos precisam de tempo para atingirem a maturidade económica. O facto de a Liga Portugal estar a desenvolver ao mesmo tempo todos os projetos de investimento, implica que todos estejam ainda numa fase de desenvolvimento e não de maturidade económica e financeira.

3 ESTRUTURA EMPRESARIAL DA LIGA PORTUGAL

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 20 www.ligaportugal.pt A Liga Portugal reorganizou a sua estrutura empresarial, autonomizando as suas atividades em diferentes entidades, consolidando depois com todas as empresas quer ao nível financeiro, quer ao nível das atividades desenvolvidas. 3. Estrutura empresarial da liga Portugal • Atividade Associativa e da Liga Portugal • Exploração das competições profissonais • Responsabilidade Social • Gestão Imobiliária • Gestão do Novo Edifício • Produtos Oficiais • Organização de Eventos • Centralização dos Direitos Audiovisuais • Educação e Formação • Empreendorismo • DesenvolvimentodeEstudos • Consulturia

Uma das novas unidades empresariais da Liga Portugal, a Liga Portugal Comercial, surge com o intuito de possuir um papel fundamental na comercialização, produção e promoção de vários produtos associados às suas competições, sendo ainda um vetor de receita e rentabilização dos ativos e produtos das suas Sociedades Desportivas.Nessecontexto, a criação da Liga Portugal Store foi um grande avanço rumo à direção pretendida. Inaugurada a 17 de agosto de 2021, no MAR Shopping, em Matosinhos, representa o primeiro passo para vender, não só o merchandising da Liga, mas também implementar um conceito, onde qualquer adepto pode adquirir produtos do seu clube. É a primeira loja oficial da Liga Portugal, mas o futuro, e a pensar no futebol Profissional, poderá trazer novidades nesteOutrocampo.dos propósitos desta sociedade prende-se com a organização dos eventos ao longo da época desportiva. Pretende-se que os eventos organizados pela Liga Portugal sejam geridos e coordenados por esta entidade, 3.1. Liga PORTUGAL Infraestruturas

A Liga Portugal Infraestruturas é um dos mais recentes projetos da Liga Portugal, tendo como principal meta a potencialização do património imobiliário da organização que gere o Futebol Profissional em Portugal. O primeiro grande projeto prende-se com o novo edifício sede da instituição, a Arena Liga tem por missão fazer crescer e exponenciar ao máximo o Futebol Profissional em Portugal, na plena consciência que a sua responsabilidade vai muito além da organização das suas competições. Com o pressuposto de se tornar uma Liga de excelência, mostrou-se necessário e obrigatório inverter um passado menos positivo nas suas contas e criar condições de autossustentabilidade tornando as suas contas, hoje em dia, saudáveis.Combase nesta certeza, a Liga Portugal Infraestruturas permitirá, para além da gestão e potenciação do seu próprio património, explorar a nova casa do Futebol Profissional Português, denominada Arena Liga Portugal, situada no concelho do Porto, bem como dos inúmeros grandes e emblemáticos projetos que esse investimento trará de uma forma positiva para todos os seus intervenientes nomeadamente para as associadas da Liga Portugal.

3.3. Liga PORTUGAL Centralização A Liga Portugal Centralização tem por objetivo o estudo e a definição de uma proposta para o futuro modelo de comercialização centralizada dos direitos televisivos e multimédia, e demais conteúdos audiovisuais, das competições profissionais de futebol em Portugal, bem como a posterior comercialização dos mesmos.

3.2. Liga PORTUGAL Comercial

APortugal.LigaPortugal

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 22 www.ligaportugal.pt

3.4. Talent Business Center - Liga Portugal O posicionamento da Liga Portugal identifica claramente a necessidade de investir na educação das pessoas que trazem o futebol ao público português e internacional, com o intuito de ter, em Portugal, um futebol cada vez mais profissional. O Talent Business Center Liga Portugal pretende assim desenvolver soluções formativas para criar competências e desenvolver o Talento. Outra das áreas da responsabilidade desta entidade será a ligação ao meio empresarial, através de projetos de empreendedorismo, potenciados com através do novo edifício sede da Liga Portugal, onde haverá um espaço exclusivamente dedicado à incubação de empresas. especializando-se, assim, uma equipa dedicada a esta que é uma área com cada vez maior impacto e relevância. Assim, a Liga Portugal Comercial procurará criar sinergias e a partilha de experiências transversais a todos os eventos, tanto para os eventos de maior dimensão, como para os eventos mais pequenos.

Destaca-se nesta primeira época de atividade, um grande desafio: a organização do Thinking Football Summit 2022, que terá a sua primeira edição em novembro de 2022.

O Decreto-Lei de março de 2021 obriga à Centralização dos Direitos de Audiovisuais até 2027-28, sendo necessário desenvolver os trabalhos desdeComjá.base nessa premissa foi criada, como deliberação da Cimeira de Presidentes de 2 de setembro de 2021, a Liga Portugal Centralização, tendo em vista a antecipação deste desígnio fundamental para o crescimento e desenvolvimento do Futebol Profissional Português.

A Liga Portugal, enquanto instituição agregadora das 34 Sociedades Desportivas que compõem o Futebol Profissional, procura a máxima profissionalização, modernização e credibilização de todos os sectores integrados na atividade.

A criação de uma Fundação estruturada era uma ambição da atual Direção Executiva da Liga, com o projeto a avançar com o intuito de ajudar a promover uma Sociedade mais justa, com e para o Futebol. A Fundação do Futebol – Liga Portugal assume a missão, por isso, de ser um elo de ligação entre as Sociedades Desportivas e a Responsabilidade Social, trabalhando por um Futebol e uma Sociedade melhores.

www.ligaportugal.pt 3.5. Fundação do Futebol – Liga Portugal O Futebol e a Responsabilidade Social devem caminhar, definitivamente, na mesma direção e lado a lado. Nesse âmbito, e porque a Liga Portugal tem consciência dos seus deveres neste campo e do alcance que pode ter na Sociedade, tem desenvolvido, através da Fundação do Futebol, algumas ações na Responsabilidade Social, apresentando como principal objetivo a manutenção do contacto entre estes dois mundos.

4 RESUMO DA ÉPOCA DESPORTIVA 2021-22

As três competições da Liga Portugal primam pela qualidade do espetáculo e dos intervenientes do jogo.

Competitividade e emoção continuam a marcar o setor do Futebol Profissional Português.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 26 www.ligaportugal.pt

Emdecisivo.Moreira de Cónegos, os da casa procuraram apagar a desvantagem transportada da primeira mão e o golo de Paulinho, ainda na primeira parte, deu esperança aos comandados de Ricardo Sá Pinto. Porém, o golo do empate não

Pela segunda temporada consecutiva, a disputa pela última vaga da Liga Portugal bwin, referente à próxima época desportiva, deu-se através da disputa de um playoff entre o 16.º classificado da Liga Portugal bwin e o terceiro classificado da Liga Portugal MoreirenseSABSEG.FCeGD

4.1. LIGA PORTUGAL Bwin Após duas temporadas condicionadas pela pandemia da Covid-19, a Liga Portugal bwin regressou à normalidade. Os estádios voltaram à lotação máxima e os adeptos viveram todas as emoções das 34 jornadas do campeonato no seu local favorito: os estádios. Uma temporada que ficou marcada por diversas prestações históricas, estreias impactantes, regressos saudados e muitos golos que fizeram vibrar todos os amantes do Futebol no nosso país.O título de campeão rumou ao norte do território nacional, com o FC Porto a bater a concorrência e a conquistar o 30.º campeonato da sua história. Sporting CP e SL Benfica fecharam o pódio, respetivamente. No extremo oposto da tabela, Belenenses SAD e CD Tondela não conseguiram contrariar o pior desfecho e foram despromovidos à Liga Portugal NotaSABSEG.dedestaque também para o Gil Vicente FC, de Ricardo Soares. Os barcelenses alcançaram o 5.º lugar e qualificaram-se para a UEFA Europa Conference League, pela primeira vez na sua história. O SC Braga, com o 4.º lugar, e o Vitória SC, a fechar o top-6, conquistaram as restantes vagas europeias. Galo estreante na Europa Em Barcelos, Ricardo Soares e os seus atletas devolveram a alegria e a paixão pelo futebol à sua cidade, através de uma temporada que ficará marcada na história do Gil Vicente FC. Pela primeira vez na sua existência, o clube gilista irá marcar presença numa competição europeia, neste caso, a UEFA Europa Conference League. A formação de Barcelos conquistou o 5.º lugar do campeonato e esteve muito perto de bater o seu recorde de pontos na competição. Nota de destaque também para a série de 12 jogos sem perder, entre as jornadas 16 e 27, protagonizada pelos comandados de Ricardo Soares, a mais longa do Gil Vicente FC, desde que há registo. Dragão de Conceição para a história Sérgio Conceição e os seus pupilos foram os principais protagonistas da temporada 2021-2022 da Liga Portugal bwin. Além do título de campeão conquistado, são vários os registos que fazem desta uma prestação digna de memória no reino do Dragão. A armada portista conquistou 91 pontos, recorde absoluto da competição e averbou apenas uma derrota nas 34 jornadas disputadas. Pelo meio, superou o recorde de invencibilidade do SL Benfica de John Mortimore, ao ver a sua equipa alcançar os 58 jogos sem conhecer o sabor da derrota. Roger “rei” dos recordes A passada edição da Liga Portugal bwin terá, para sempre, um lugar especial no coração do jovem bracarense, Roger Fernandes. Na 2.ª jornada da competição, e frente ao Sporting CP, com apenas 15 anos, 8 meses e 23 dias, o avançado tornou-se no jogador mais jovem de sempre a participar numa partida da Liga Portugal bwin. À passagem da jornada 16, o SC Braga goleou em Arouca (6-0), com Roger a bisar na partida e a conquistar o título de marcador mais jovem da história da competição. E para terminar a temporada de sonho do jovem guerreiro, os minutos somados frente ao Sheriff Tiraspol, a contar para o playoff da Liga Europa, fizeram dele, o português mais novo de sempre a participar numa prova europeia. Horta, guerreiro mais letal de sempre Desde que ingressou no SC Braga, em 2016, Ricardo Horta tem conquistado os corações de toda a massa associativa bracarense. O avançado de 27 anos assumiu-se, temporada após temporada, como uma das figuras de proa da equipa e, na derradeira jornada da Liga Portugal bwin, obteve a consagração que tanto merecia. Horta atingiu a marca dos 93 golos e estabeleceu-se no topo da tabela de melhores marcadores de sempre da história dos guerreiros do Minho, ultrapassando Mário Laranjo, histórico ponta de lança das décadas de 40 e 50. Regresso canarinho em força Após três temporadas afastado do escalão máximo do Futebol Profissional, o Estoril Praia assinalou o seu regresso com uma primeira volta fulgurante. Os canarinhos conquistaram 25 pontos nas primeiras 17 jornadas da competição, protagonizando uma das primeiras metades mais bem-sucedidas de sempre, no que toca a formações recémpromovidas. Neste milénio, apenas o Vitória SC, na temporada 2007-2008, e o FC Famalicão, em 2019-2020, fizeram melhor, com os últimos a deterem a melhor marca, com 31 pontos.

Playoff Liga Portugal bwin

Chaves defrontaram-se num duelo a duas mãos, com os flavienses a saírem por cima, ao vencerem por 2-1 no agregado. Uma vitória por duas bolas a zero, no primeiro jogo, disputado no Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, com golos de João Teixeira e João Correia, providenciou uma vantagem importante, que os transmontanos souberam aproveitar no jogo

chegouwww.ligaportugal.pteafestaacabou por ser feita por Vítor Campelos, os seus atletas e os seus adeptos.Desta forma, o GD Chaves irá participar, em 2022-2023, pela 17.ª vez na Liga Portugal bwin, confirmando o seu regresso, quatro temporadas depois. Já o Moreirense FC irá integrar a Liga Portugal SABSEG na próxima temporada, algo que já não sucedia desde 2013-14.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 28 www.ligaportugal.pt

A temporada 2021-2022 da Liga Portugal SABSEG ficará para a história por diversos motivos distintos. Se por um lado, Rio Ave FC e Casa Pia AC alcançaram o tão desejado regresso à Liga Portugal bwin, também é um facto que Varzim SC e A. Académica, dois históricos do futebol português, estiveram no extremo oposto e passaram para os campeonatos não profissionais.Ocampeonato ficou marcado pelo grande equilíbrio demonstrado na perseguição dos vários objetivos desportivos das diferentes equipas.

Na derradeira jornada da competição, a formação de Vila do Conde necessitava apenas de um empate, frente ao GD Chaves, para garantir a promoção e a conquista do título de campeão. Num estádio repleto, o Rio Ave FC deu a maior das alegrias aos seus adeptos, com uma vitória, incontestável, por 3-0. O conjunto de Vila do Conde conquistou o escalão secundário do futebol português pela terceira vez na história - a última vez que o Rio Ave FC tinha conquistado esta competição remonta à temporada 2002-2003. Muitos golos, poucas vitórias Esta temporada da Liga Portugal SABSEG será relembrada por João Carlos, ponta de lança da A. Académica, com um sabor agridoce. Individualmente, assumiu-se como um dos maiores destaques da competição e foi, a par de Bryan Róchez, do CD Nacional, o melhor artilheiro da prova, ao faturar por 15 ocasiões.Obrasileiro deslumbrou ao serviço dos estudantes, mas não conseguiu evitar o pior dos destinos para a sua equipa. A briosa realizou uma temporada muito abaixo das expetativas e foi despromovida, a quatro jornadas do término da competição. Muitos foram os tiros certeiros de João Carlos, mas de pouco serviu, sendo que a A. Académica conseguiu amealhar apenas 17 pontos em 34 jornadas. Hat-trick supersónico Foram vários os momentos que marcaram esta edição da Liga Portugal SABSEG. Um desses momentos tomou conta na 8.ª jornada, no Estádio José Gomes, num encontro que opôs o Estrela da Amadora ao Ac. Viseu. A formação da casa goleou, por 4-0, e Diogo Pinto foi o herói da noite com um hat-trick supersónico, conseguido nos 12 minutos iniciais.Ojogador português fez história e superou Mendy que, em 2015, ao serviço do União da Madeira, marcou por 3 vezes, em 24 minutos, igualmente frente ao Ac.Viseu. O menino de ouro de Mafra Tal como na Liga Portugal bwin, também se bateram recordes relacionados com a juventude na Liga Portugal SABSEG. Decorria a partida entre Leixões SC e CD Mafra, da 16.ª jornada da competição, quando Ricardo Sousa, treinador dos mafrenses, lançou na partida Ricardinho, aos 89 minutos da partida.Ojovem natural da Malveira tornou-se no mais jovem de sempre a participar numa partida da Liga Portugal SABSEG, com apenas 16 anos, um mês e seis dias. O atleta formado no CD Mafra bateu um recorde que, anteriormente, pertencia a Cuco, que se estreou no escalão secundário do Futebol Profissional com 16 anos, dois meses e dois dias, em 2004.

Na luta pela subida, vilacondenses e casapianos superiorizaram-se, mas tal só aconteceu na derradeira jornada, com as vitórias de ambos a fecharem as contas. O GD Chaves também lutou até o último dia da competição, mas a derrota em Vila do Conde atirou a formação transmontana para o playoff. Na luta exatamente oposta, só a A. Académica teve o seu destino traçado de maneira antecipada. Na 30.ª jornada, os conimbricenses empataram no Estádio Cidade de Coimbra, frente ao FC Penafiel, e consumaram a descida às provas não profissionais, pela primeira vez na sua história. À entrada para a jornada 34, a luta recaía em Varzim SC e SC Covilhã e foram os serranos quem fizeram a festa, ao garantir o acesso ao playoff de despromoção. Já os poveiros, foram despromovidos, após sete temporadas consecutivas na Liga Portugal SABSEG. Casapianos de primeira… 83 anos Depois O Casa Pia AC está de regresso ao escalão máximo do Futebol Profissional. 83 anos após a sua última participação, o conjunto de Pina Manique superou, até, as previsões mais otimistas e conquistou a promoção na Liga Portugal SABSEG. Muito consistente, ao longo das 34 jornadas da competição, a equipa de Filipe Martins manteve-se nas posições de subida durante a esmagadora maioria da competição. Os gansos somaram 21 vitórias, cinco empates e oito derrotas, conquistando 68 pontos, o segundo lugar da tabela geral e o tão desejado regresso à Liga Portugal bwin, competição da qual farão parte pela primeira vez desde 1938-1939. Rio Ave confirmou regresso imediato Ao contrário do seu parceiro de subida, o Rio Ave FC regressou ao principal escalão do Futebol Profissional, apenas uma temporada depois de ter sido despromovido. Luís Freire foi o líder escolhido para levar as cores vilacondenses de volta à Liga Portugal bwin e não defraudou as expetativas.

Além da estreia, Ricardinho participou em mais 2 partidas da competição, demonstrando que a idade é apenas um número e que será uma opção válida para a próxima temporada, naquela que será a luta pelos objetivos da sua equipa.

4.2. LIGA PORTUGAL SABSEG

www.ligaportugal.pt Playoff Liga Portugal SABSEG Pela segunda vez foi realizado um playoff que opõe formações da Liga Portugal SABSEG a equipas do escalão não profissional mais alto, depois de em 2016-17 o Leixões SC ter medido forças diante do SC Praiense e o Ac. Viseu frente ao Merelinense, com as equipas da Liga Portugal SABSEG (Leixões SC e Ac. Viseu) a lograrem alcançar a manutenção na altura.Desta feita, estiveram frente a frente SC Covilhã (16.º classificado da Liga Portugal SABSEG) e FC Alverca (Vencedor do playoff da Liga3), num embate que terminou com festejos para as hostes serranas, que, assim, asseguraram a permanência no segundo escalão do Futebol Profissional. Depois de um empate sem golos em Alverca, na primeira mão, a formação beirã entrou a todo o gás no segundo jogo, disputado no Estádio José Santos Pinto, beneficiando do tento madrugador de Felipe Dini, logo no primeiro minuto.

A vantagem acabaria por ser ampliada à passagem do minuto 30, altura em que Rui Gomes rematou certeiro para o fundo das redes ribatejanas.

Deste modo, o SC Covilhã superou o FC Alverca, por 2-0, festejando a permanência diante dos seus adeptos, que encheram por completo as bancadas do Estádio José Santos Pinto. O conjunto orientado por Leonel Pontes segue assim para a 15.ª participação consecutiva na prova, detendo o estatuto de equipa que milita há mais épocas seguidas neste escalão.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

4.3. ALLIANZ CUP

31 2022-23ÉPOCA |

Duas equipas que abrilhantaram, e muito, aquele que já é conhecida como a semana do Futebol e onde acontecem muito mais do que três jogos de Futebol.

A disputa da Final Four da Allianz CUP decorreu, pelo segundo ano consecutivo, na cidade de Leiria e, tal como no ano anterior, foi o Sporting CP quem regressou a casa com motivos para festejar. No já denominado no mundo do futebol como “dérbi eterno”, os leões superiorizaram-se aos rivais lisboetas e venceram por 2-1, com o espanhol Pablo Sarabia a marcar o tento da vitória aos 78 minutos. Um golo que levou à conquista da competição pela segunda vez consecutiva e quarta vez nos últimos cinco anos. Além de Sporting CP e de SL Benfica, a Final Four da Allianz Cup contou com dois emblemas que causaram diversos problemas e muitas dificuldades aos respetivos adversários no acesso à final da competição. O Sporting CP defrontou os açorianos do CD Santa Clara e até esteve em desvantagem. Lincoln colocou os insulares em vantagem aos 30 minutos de jogo, mas um autogolo de Mikel Villanueva e uma grande penalidade concretizada pelo herói da final, Pablo Sarabia, deram o apuramento aos leões. Na outra meia-final, o Boavista FC vendeu a derrota muito cara frente aos recordistas de títulos da competição. Os comandados de Nelson Veríssimo colocaram-se cedo em vantagem, através de um bom golo de Everton, aos 16 minutos. No entanto, os axadrezados recusaram-se a desistir e, devido a uma segunda parte de grande nível, chegaram ao empate e forçaram a ida às grandes penalidades. Ficaram, por isso, na memória duas demonstrações de qualidade por parte de CD Santa Clara e Boavista FC.

A Liga Portugal abre espaço a vários momentos de descontração, com a Fan Zone, que anima o centro da cidade anfitriã e onde os adeptos podem passar várias horas em comunhão perfeita com atividades e momentos ligados ao Futebol.

ÉPOCA 2022-23

Para garantir que, estrategicamente, as ações definidas permitirão atingir os objetivos traçados para o quadriénio, foram identificados objetivos estratégicos de curto prazo, que permitam alcançar as ações de curto e médio prazo definidas.

5 OBJETIVOS OPERACIONAIS2022-23

37 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO Objetivos Operacionais 2022-23 OBjETIVOS FINANCEIROS 1 M€ TARGETOPERACIONAISRESULTADOS 185.900€ TARGETLÍQUIDATESOURARIA 23,7 M€ TARGET RECEITA TOTAL OBjETIVOS COMERCIAIS 9 M€ TARGET DISTRIBUIÇÃO DOS RENDIMENTOS ÀSDESPORTIVASSOCIEDADES 18 M€ TARGET RECEITAS DA EXPLORAÇÃO DASPROFISSIONAISCOMPETIÇÕES

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 38 www.ligaportugal.pt Objetivos de Promoção e Comunicação 45 M REACH 200.000 SEGUIDORES LIGAFACEBOOKPORTUGAL 40 M REACH 600.000 SEGUIDORES LIGAINSTAGRAMPORTUGAL 3 M REACH 30.000 SEGUIDORES eLIGAInstagramPORTUGAL 10 M VISUALIZAÇÕES LIGAWebsitePORTUGAL 160.000 UTILIZADORES 50 M VISUALIZAÇÕES LIGAAPP PORTUGAL 25.000 SEGUIDORES LIGALINKEDINPORTUGAL 30 M REACH 465.000 SEGUIDORES LIGATWITTERPORTUGAL 45.000 SEGUIDORES LIGATWITCHPORTUGAL

www.ligaportugal.ptApesardasituação pandémica estar já mais estável, os objetivos apresentados estão dependentes da evolução do número de espectadores nos estádios, face às regras a definir pelas autoridades de saúde ao longo da época desportiva. Aumentar o AVE (Advertising Value Equivalent) das competições 1.300 M€ LIGA PORTUGAL BWIN 200 M€ LIGA PORTUGAL SABSEG 150 M€ TAÇA DA LIGA PORTUGAL 80 M€ FINAL FOUR DA TAÇA DA LIGA PORTUGAL Espectadores nos estádios 3.7 M LIGA PORTUGAL BWIN 380.000 LIGA PORTUGAL SABSEG 380.000 TAÇA DA LIGA PORTUGAL

A Liga Portugal encontra-se organizada por um conjunto de departamentos que garantem a execução das ações e que permitem alavancar a estratégia definida, possibilitando que os objetivos definidos apresentados anteriormente sejam atingidos.

6 PLANO DE ATIVIDADES2022-23

OS PROJETOS E ATIVIDADES A DESENVOLVER PODEM CLASSIFICAR-SE EM DOIS GRANDES GRUPOS:

PROJETOS E TRANSVERSAISATIVIDADES

Apesar de, em muitas situações, serem lideradas por um dos departamentos, exigem a participação conjunta, organizada e em bloco dos diversos departamentos, sendo por isso transversais a toda a organização.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 42 www.ligaportugal.pt

PROJETOS E ATIVIDADES ESPECÍFICAS DE CADA DEPARTAMENTO Apesar de contribuírem para o todo, são concentrados e desenvolvidos de forma específica por um departamento. Os diversos departamentos desenvolvem, adicionalmente, um conjunto de ações que, não sendo isoladas, são específicas de cada departamento, que se encontram alinhadas com a orientação estratégica e com o objetivo de atingir as metas definidas pela organização.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 44 6.1 PROJETOS E TRANSVERSAISATIVIDADES

45 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt KICK-OFF 2022-23 liga portugalbwin liga portugalSABSEG Taça da PortugalLiga e FinalPlayoffFour Liga Portugal Grupos de Trabalho e JornadasAnuaisCimeira deMatchPresidentesCenter àsConsultoriaSociedadesDesportivas da Liga FootballPortugalThinkingSummitRevisãoGlobalEstatutáriaeRegulamentar

• Criar momentos com os patrocinadores e parceiros, nomeadamente ao nível das experiências e engagement dos seus clientes com a competição;•Darcontinuidade à entrega de prémios oficiais, potenciando o talento da competição e promovendo os melhores profissionais e os diversos stakeholders da Liga Portugal;

De forma articulada, um conjunto de ações serão realizadas na época 2022-23:

• Desenvolver e implementar uma primeira linha de publicidade em todos os jogos da competição;

2. Liga Portugal Bwin

47 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt

A ligação entre as duas instituições pretende contribuir para uma competição cada vez mais emotiva e próxima dos adeptos portugueses, assim como consolidar a afirmação da Liga portuguesa como uma referência em mercados internacionais.

• Desenvolver o Manual da Competição;•Aumentar a integração tecnológica, nomeadamente ao nível das aplicações de gestão e operacionais de competição.

1. Kick-Off 2022-23 Com mais uma época desportiva em perspetiva, o Kick-Off marca o início das competições profissionais organizadas pela Liga Portugal para 2022-23: Liga Portugal bwin, Liga Portugal SABSEG e Taça da Liga Portugal.

3. Liga Portugal SABSEG A Liga Portugal SASBEG, segunda competição profissional, com 34 jornadas, é composta por 18 equipas, das quais duas são equipas B.

Um espetáculo televisivo que assinala o pontapé de saída da nova época do Futebol Profissional em Portugal, dando a conhecer os calendários oficiais das competições a todos os convidados e telespectadores. Temos assim os ingredientes necessários para uma época desportiva de sucesso onde os nossos Talentos irão brilhar e que culminará na consagração de três novos campeões.

• Reformular o modelo de exploração de propriedades que possam ser comercializadas nesta competição, com o suporte das Sociedades Desportivas;

• Continuar a implementação do Plano de Dinamização para a Liga Portugal SABSEG, definido durante a época de 2018-19;•Monitorizar os jogadores formados localmente e Sub-23, através das fichas dos jogos Liga Portugal SABSEG, confirmando se as Sociedades Desportivas incluem o número mínimo de jogadores formados localmente e de categoria Sub-23, exigidos pelos regulamentos de modo a efetivar a formação do jovem jogador português;

• Desenvolver novos momentos e campanhas de forma a promover a competição e os jovens talentos formados na mesma, sendo de destacar a manutenção e suportes de ativação do magazine da Liga Portugal SABSEG, da responsabilidade da Liga Portugal;

Um evento que agrega todas as Sociedades Desportivas participantes, sponsors e instituições, onde são realizados os sorteios das competições profissionais e uma cerimónia de entrega de prémios, premiando e homenageando todos os agentes desportivos que se destacaram na última época desportiva.

• Desenvolver uma campanha de angariação de patrocinadores e/ou parceiros para a entrega de prémios e outras ativações e para as propriedades ainda disponíveis nesta competição, visando a dinamização da competição;

• Monitorização produto TV e consultoria às Sociedades Desportivas;

O foco da Liga Portugal nesta competição prevê a implementação de fatores que visem a requalificação, profissionalização, valorização e promoção da Liga Portugal SABSEG, nomeadamente, através de melhores relvados, infraestruturas e organização.

• Aumentar a motivação junto dos operadores televisivos para melhorar a qualidade de transmissão dos jogos (atualmente todos transmitidos em operação tradicional ou streaming);

A Liga Portugal bwin, a principal competição do futebol profissional, reúne 18 equipas que competem entre si em 34 jornadas.Paraalém da normal organização dos jogos e sua calendarização assegurada pelo Departamento das Competições, esta prova exigirá a integração e participação dos diversos departamentos da Liga Portugal em comunicação e articulação constante.Existirão ao longo da época um conjunto de ações com vista à sua promoção e projeção, a saber:

• Monitorização produto TV e consultoria às Sociedades Desportivas;

Liga Portugal bwin é a denominação da competição do escalão máximo do Futebol Profissional Português.

• Definir o conceito da entrega do troféu ao vencedor para que em abril seja possível uma abordagem às respetivas

• Inovação nos suportes de ativações de marca para a época 2022-23, em conjunto com os patrocinadores e parceiros, e em articulação com as Sociedades Desportivas, operadores televisivos, entre outros agentes desportivos;•Implementar uma cerimónia de abertura, que marque o início do Campeonato;•Garantiruma maior exposição mediática desta competição, com vista a aumentar o AVE da mesma;

• Definir o conceito da entrega do troféu ao vencedor para que em abril, seja possível, uma abordagem às respetivas Sociedades Desportivas, de modo a tomarem conhecimento do evento idealizado;•Promover a competição numa lógica de 360º (adeptos, famílias, patrocinadores, parceiros, comunidade e turistas) com vista a aumentar os espectadores nos estádios da Liga Portugal bwin;

• Garantir a acompanhamentorealização,earticulação dos sorteios ao longo da competição;

• A Taça da Liga Portugal é a competição profissional da Liga Portugal, disputada por todas as Sociedades Desportivas participantes na Liga Portugal bwin e na Liga Portugal SABSEG, à exceção das equipas B.

• Desenvolver e implementar ativações da marca Taça da Liga Portugal, nas diversas fases da competição;

• Garantir uma maior exposição mediática da prova e dos patrocinadores que se associam à mesma, nomeadamente para o novo naming sponsor da prova;

• Criar e implementar o plano de promoção e comunicação integrado para a competição.

5. Playoff Liga Portugal Depois do sucesso com a reformulação no modelo competitivo das competições profissionais, a Liga Portugal mantém o playoff de acesso à Liga Portugal bwin. Esta prática, também utilizada pelas grandes ligas europeias com vários formatos, resulta numa competição mais atrativa e deixa a expetativa de decisão até à última jornada.

• Consolidar formas criativas de envolver os patrocinadores e criar parcerias;•Facultar todas as condições às equipas envolvidas;

Final: 1 jogo (jan) 37 JOGOS 2022-23 (adaptação)

1ª Fase: 14 jogos (jul)

• Articular entre todos os players intervenientes, desde a Cidade anfitriã, forças de segurança, patrocinadores, clubes envolvidos, entre outros;

Um primeiro jogo, disputado a duas mãos, permite ao 16.º classificado da Liga Portugal bwin e ao 3.º classificado da Liga Portugal SABSEG, competirem por um lugar no principal escalão de futebol português.Traz-se, assim, esperança às Sociedades Desportivas que não acedem diretamente à Liga Portugal bwin e uma oportunidade aos antepenúltimos

4. Taça da Liga Portugal e Final Four

• Desenvolver diversas atividades de marketing, comunicação, relações públicas e ferramentas de promoção com o objetivo de criar notoriedade e consolidar atividades já implementadas, como Fan Zone, eSports, Produtos Oficiais, Fan Music, Corrida do Adepto, entre outras atividades não estádio;

2ª Fase: 8 jogos (jul)

Quartos de final: 4 jogos (dez) Meia-Final: 2 jogos (jan) Final: 1 jogo (jan) 63 JOGOS 2023-24 (Formato atual)

• A Taça da Liga Portugal tem-se destacado pela sua espetacularidade e emoção, revelando um retorno muito interessante para todos os stakeholders envolvidos. As últimas edições da competição têm atingido números dignos de serem relevados nas páginas dos melhores momentos do Futebol Profissional em Portugal, consolidando a competição no calendário desportivo nacional.•Para a próxima edição, inicia-se um novo ciclo, com a renovação do patrocinador e também com a implementação de um novo formato da prova.•Perante a realização do Campeonato do Mundo num novo contexto, com paragem a meio do campeonato, tornava-se importante a rentabilização desse período – novembro e dezembro – que representarão “inatividade” para grande parte dos jogadores não convocados para o Mundial. Assim, em Grupo de Trabalho de Competições, os clubes aprovaram um novo formato, adaptado a esta realidade. Em 2023, a Final Four irá decorrer pela terceira vez em Leiria. Uma edição onde a Liga Portugal irá procurar, mais uma vez, ter um papel ativo na inovação, tentando encontrar novas fórmulas para atrair ainda mais adeptos e parceiros para a #semanadofutebol. Desta forma, serão asseguradas ações concretas e integradas pelos diversos departamentos, para se atingirem os objetivos comuns, a destacar nesta época:

• Desenvolver junto dos operadores televisivos e dos media maior interesse por esta competição, podendo passar pela criação de conteúdos mais interativos e de maior interesse para os adeptos;

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 48 www.ligaportugal.pt Sociedades Desportivas, de modo a tomarem conhecimento do evento idealizado; e • Desenvolver um Manual de Infraestruturas para a Liga Portugal SABSEG.

2021-22 (atual)

• Organizar toda a mecânica operacional de estádio visando a realização da Final Four em todas as vertentes nomeadamente bilhética, organização de jogo, transportes, alojamento, catering, credenciação, segurança, sinalética, promoção, comunicação, protocolo, hospitalidade, operações de marketing, cerimónias, entre outros;

1ª Fase (Grupos): 56 jogos (nov-dez)

3ª Fase (grupos): 12 jogos (set- out- dez) Meia-Final: 2 jogos (jan)

1ª Fase: 14 jogos (jul)

2ª Fase: 8 jogos (jul) 3ª Fase(Grupos): 12 jogos (set- out- dez) Meia-final: 2 jogos (jan) Final: 1 jogo (jan) 37 JOGOS

8. Match Center O Match Center – Centro de Monitorização do Futebol Profissional, destina-se a acompanhar os jogos da Liga Portugal bwin, da Liga Portugal SABSEG e da Taça da Liga Portugal, prestando um apoio centralizado aos diferentes agentes envolvidos na organização das partidas, nomeadamente delegados, Sociedades Desportivas, arbitragem, imprensa e patrocinadores. A comunicação com os stakeholders externos é crucial para o sucesso e bom funcionamento do Match CenterAtualmente,. também os jogos de eSports são monitorizados em permanência pela Liga Portugal, nesta competição que tem vindo a ganhar cada vez maior relevância no panorama do Futebol Profissional. Esta ferramenta, implementada já em 2018, corresponde à formalização e sistematização de práticas já existentes, visando o reforço da profissionalização na gestão operacional das competições, bem como maior eficiência e rigor.

• Planeamento

49 2022-23ÉPOCA |

6. Grupos de Trabalho e Jornadas Anuais Criados em 2015, os Grupos de Trabalho visam promover o debate entre os quadros e gestores das Sociedades Desportivas em torno de preocupações comuns relacionadas com diferentes áreas de trabalho: as Competições, o Marketing, os Conteúdos e Media, a Tecnologia, a Prevenção e Segurança, a Responsabilidade Social e, ainda, os grupos Jurídico e Financeiro. Na época desportiva 2021-22 estava inicialmente planeado um novo grupo de trabalho para estudo dos direitos audiovisuais, que acabou por se concretizar no âmbito da criação da Liga Centralização e da participação das Sociedades Desportivas neste projeto. No decorrer da época anterior, foi ainda criado um novo grupo de trabalho no âmbito do planeamento estratégico, que se pretende manter para a próxima época. No início de cada época desportiva iniciam-se as atividades dos Grupos de Trabalho, que consistem em reuniões periódicas com as Sociedades Desportivas, para discutir temáticas de interesse coletivo, nas seguintes áreas: Competições Conteúdos e Media Financeiro Jurídico Marketing Tecnologia Prevenção e Segurança Responsabilidade Social Estratégico No total, entre os nove diferentes grupos de trabalho, serão abordados diversos temas macro, com as conclusões a serem apresentadas durante as Jornadas Anuais da Liga Portugal. Estes grupos têm por objetivo alinhar as diversas temáticas coletivas, com vista a alterações regulamentares ou criação de ferramentas e mecanismos de maior eficiência, valorização e potenciação das competições, em geral, e das Sociedades Desportivas, em particular. Ao longo da sessão inaugural, serão apresentados, pelos coordenadores de cada uma das áreas, os temas a serem desenvolvidos ao longo desta época.

Em 2022-23, à semelhança das épocas anteriores, o Match Center da Liga Portugal irá manter-se em funcionamento durante toda a época desportiva, com o objetivo de monitorizar todas as jornadas das três competições profissionais de futebol.Através de vários elementos de diferentes departamentos da Liga Portugal, nomeadamente das Competições, Tecnologia, Jurídico, Marketing e Conteúdos e Média, a ferramenta do Match Center permitirá analisar e corrigir eventuais anormalidades em diversas áreas do jogo, aperfeiçoando, a cada jornada, o processo de organização dos jogos do Futebol Profissional. Em simultâneo, para cada um dos jogos da época, elementos dos diferentes departamentos realizarão o acompanhamento integral do jogo sob a supervisão dos Diretores Executivos da LigaAPortugal.LigaPortugal pretende a total profissionalização, rigor e eficiência na operacionalização das competições. Assim, estará diretamente ligada, em todos os momentos, aos diversos intervenientes na organização e gestão de jogo, de forma a tornar ainda mais

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt classificados em não serem despromovidos.Talcomonaépoca atual, existirá também um playoff de acesso à Liga Portugal SABSEG, que será disputado entre o clube imediatamente acima dos despromovidos à Liga 3 e o terceiro classificado desta Liga 3, jogo este também disputado a duas mãos. Este formato de playoff permite fomentar uma maior competitividade e integridade das competições.

As Jornadas Anuais rematam o ano de trabalho dos respetivos Grupos de Trabalho com a apresentação das respetivas propostas e conclusões referentes ao trabalho desenvolvido ao longo da temporada, que serão posteriormente vertidas nos diversos regulamentos.Adataprevista para o início dos Grupos de Trabalho de 2022-23 é dia 21 de setembro, com as Jornadas Anuais a realizarem-se a 29 de março de 2023. 7. Cimeira de Presidentes Os assuntos fulcrais para o desenvolvimento da indústria do Futebol Profissional serão discutidos entre os Presidentes das Sociedades Desportivas. Em 2022-23 está prevista a realização de duas Cimeiras de Presidentes, fomentando cada vez mais um dos valores mais fortes da Liga Portugal, a Agregação. Neste fórum, os Presidentes debaterão questões de extrema importância para o Futebol Profissional.

Para a época de 2022-23 desenvolverse-á o projeto de consultoria, de forma

Foi criado um método de diagnóstico em que todos os departamentos efetuam uma avaliação a cada Sociedade Desportiva e apresentam as propostas de melhoria nas áreas que carecem a sua intervenção. A abordagem individual a cada Sociedade Desportiva permite um melhor acompanhamento e maior eficiência, na evolução das estruturas do Futebol Profissional Português. Torna-se, assim, objetivo dos departamentos que compõem a Liga Portugal, transmitirem as suas melhores práticas organizativas para as suas associadas e poderem guiá-las às metas propostas deste projeto.

debate, destaque para temas nucleares da indústria do Futebol Profissional, como modelos de governação, gestão de marcas, transformação digital, marketing e comunicação, aspetos técnicos do jogo e direção desportiva. Contaremos com a presença de alguns dos principais players do mercado, como é o caso da FIFA, UEFA, LaLiga, Premier League, Bundesliga e Serie A. Para o efeito, a Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota tem reservado dois auditórios principais, para receber as principais conferências, e duas salas temáticas para masterclasses e debates relevantes da indústria do Futebol.

O Thinking Football Summit será, assim, a grande montra do futebol, com debates em torno das grandes temáticas deste desporto que tanta paixão gera em muitos milhões de pessoas. Por isso, a Liga Portugal tem por objetivo abrir este evento ao público, tendo também uma vertente mais fun, com muitos momentos dedicados aos apaixonados pelo Futebol, estando prevista a existência de passatempos e outras iniciativas que proporcionarão a criação de engagement com todos os adeptos de Futebol. Além destes pontos importantes, quer no âmbito da discussão, como do entretenimento, o Thinking Football Summit será, também, um espaço privilegiado para fomentar o aparecimento de novos negócios, com zonas especiais criadas para o efeito. Desta forma, a Liga Portugal está a desenvolver um conceito para potenciar a apresentação dos mesmos no mercado, abrindo novas perspetivas para quem ali se fizer representar. a criar análises temporais instantâneas sobre a evolução de cada Sociedade Desportiva e estabelecendo planos a curto, médio e longo prazo, alcançáveis e interdisciplinares, para cada uma. Quanto mais profissionalizadas estiverem todas as nossas Sociedades Desportivas, mais forte coletivamente se tornará a indústria.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 50 www.ligaportugal.pt

Um projeto que teve início na época 2021-22 e que, durante a época, obteve fortes contribuições dos clubes através dos Grupos de Trabalho, é o projeto de consultoria às Sociedades Desportivas.

Se ao nível dos Estatutos e Regulamento Geral, o grande objetivo é a sua condensação e adaptação às melhores práticas de boa governança, o Regulamento Disciplinar da Liga Portugal procurará almejar um equilíbrio entre a celeridade processual e a harmonização com vários preceitos do Regulamento Disciplinar da FPF, ao mesmo tempo que reafirmando as especificidades e molduras sancionatórias que as competições profissionais, por via da auto regulação, sempre deverão garantir, em nome da integridade e credibilidade das competições e dos seus intervenientes.

11. Revisão Global Estatutária e Regulamentar No seu desiderato de proceder a uma revisão global e sistematicamente coerente dos seus Estatutos e Regulamentos, a Liga Portugal definiu como macroprojecto para a época 2022-23, a alteração do seu edifício estatutário e regulamentar.

10. Thinking Football Summit Aquela que será a primeira edição do Thinking Football Summit está agendada para os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2022, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, na cidade do Porto. O Thinking Football Summit será um megaevento destinado à discussão das principais temáticas da indústria do Futebol. Através de uma aposta reforçada na tecnologia, inovação, entretenimento e networking, o Thinking Football Summit pretende agregar adeptos, estudantes, empresas e profissionais do Futebol, naquele que será um certame que irá contar com diversas conferências, espaços de ativações de marca e, inclusivamente, um miniestádio.

9. Consultoria às Sociedades Desportivas da Liga Portugal

Esta iniciativa, de caráter internacional, pretende acolher alguns dos melhores intervenientes nacionais e mundiais do mundo do futebol, ajudando numa melhor compreensão e projeção desta indústria. Pensar, promover e crescer serão os objetivos deste evento, que se espera de grande sucesso para o Futebol Profissional Português. No que toca aos principais assuntos em mediático o espetáculo dentro e fora das quatro linhas.

Por seu turno, o Regulamento das Competições organizadas pela Liga Portugal procurará ser isso mesmo: um Regulamento que rege, de facto, as competições, depurado de todas as matérias que, não deixando de ser transversais às mesmas e parte integrante do Regulamento, merecerão diferente sistematização regulamentar, assim procurando facilitar a sua consulta e aplicação. Na mesma senda, o Regulamento de Arbitragem da Liga Portugal, ainda que cumprindo um papel mais residual, atenta a competência que legalmente se encontra atribuída à FPF em matéria de arbitragem, não deixará de conter um núcleo essencial de normas que, sem descurar a orgânica

Está no plano da Liga Portugal continuar o seu trabalho de colaboração junto das Sociedades Desportivas numa perspetiva de contribuir para métodos organizativos mais qualificados e escalar a sua atuação a mais áreas, tais como o enriquecimento de condições para uma experiência inesquecível do adepto no estádio, o aspeto visual do jogo que é transmitido na TV, as condições da infraestrutura para os agentes desportivos envolvidos no jogo e na sua organização, como também a criação de estratégias de crescimento das receitas das Sociedades Desportivas.

Trata-se, assim, de uma revisão global, que mais do que visar a coerência sistemática (tarefa sempre inacabada) de todo o núcleo estatutário e regulamentar existente, procurará, na sua essência, almejar uma modernização e segurança jurídicas, compatíveis com o grau de exigência das competições profissionais e dos desafios advindos de todo o ecossistema empresarial da Liga Portugal.

ewww.ligaportugal.ptfuncionamento de todo o edifício da arbitragem, tenham o necessário respaldo nas competições profissionais.

Por último, realce para a elaboração de um novo Regulamento de Audiovisuais, que na antecâmara da inevitável centralização dos direitos audiovisuais, não deixará de estabelecer os parâmetros para uma produção de conteúdos de excelência, para que no final, todos possam desfrutar de um espetáculo audiovisual de elevadíssima qualidade.

6.2 PROJETOS E ATIVIDADES ESPECÍFICAS POR DEPARTAMENTO

Este departamento cuja incumbência incide sobre as mais variadas funções administrativas e financeiras da Liga Portugal, inclusive tendo à sua responsabilidade um conjunto de atividades específicas e transversais para a época desportiva 2022-23.

O acompanhamento financeiro e administrativo de toda a organização e Sociedades Desportivas é um dos pilares deste departamento assente sempre na partilha e distribuição de informação relevante.

1

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 54 www.ligaportugal.pt

FINANCEIRODEPARTAMENTO

1.4. Manual de Licenciamento das Competições A Liga Portugal, em agregação com as Sociedades Desportivas participantes nos Grupos de Trabalho das áreas de Competições, Financeiro e Jurídico, elaborou, na época transata, o Manual de Licenciamento para as Competições Profissionais.

Assim, o Departamento Financeiro, com o apoio do Departamento Jurídico, analisará toda a documentação entregue pelas Sociedades Desportivas, no início da época desportiva, referentes ao cumprimento dos diferentes critérios e será responsável pela monitorização de toda a informação e preparação de todos os mapas e análises a prestar à Comissão de Auditoria.Estaráincluída a receção e análise dos relatórios e contas das Sociedades Desportivas, assim como o acompanhamento do programa de sustentabilidade económica e financeira das Sociedades Desportivas.

• Efetuará o controlo orçamental, por centro de custo e projeto, com acompanhamento trimestral da ROC, cujos relatórios serão apresentados semestralmente à Direção da Liga Portugal;•Preparará as demonstrações financeiras anuais de acordo com as normas contabilísticas em vigor, espelhando de uma forma verdadeira e transparente a situação financeira existente, desenvolvendo o Relatório e Contas anual da organização.

Neste sentido, a Liga Portugal retomará o seu programa de apoio às Sociedades Desportivas para uma melhor qualificação das suas infraestruturas em prol da valorização da nossa indústria.

1.1.FINANCEIROPlaneamentode

Este manual reúne diversos critérios de licenciamento e prevê a calendarização para apresentação dos mesmos bem como as medidas administrativas respetivas para quem se pretende candidatar às competições profissionais.

1.3. Fundo de Infraestruturas para a Liga Portugal SABSEG A Liga Portugal, em parceria com as Sociedades Desportivas, no sentido de encontrar soluções para melhorar as infraestruturas desportivas por forma a que o espetáculo intrínseco a esta indústria seja cada vez mais apelativo e valorizado pelos seus diversos agentes, nomeadamente os seus adeptos e intervenientes diretos. A formação do talento, num mercado cada vez mais competitivo, exige a melhoria contínua das infraestruturas.

A fase de planeamento ocorrerá de março a maio 2023, sendo o controlo financeiro realizado no dia 8 de cada mês, ao que se sucede o envio para os restantes departamentos, com alertas ou potenciais desvios, de forma que sejam de imediato ativados planos de contingência/ reorganização.

• Analisará mensalmente as variações das necessidades e recursos de tesouraria, mantendo o orçamento de tesouraria atualizado e alinhado com as necessidades correntes da Liga;

Este apoio financeiro/fundo deriva dos Estatutos da Liga Portugal e decorre dos resultados expetáveis positivos da exploração comercial das competições profissionais da Liga Portugal.

Dando seguimento à requalificação do referido edifício, que se iniciou na época 2018-19, vai continuar a realizar-se, de uma forma muito criteriosa, a reformulação do mesmo, permitindo o acompanhamento, na prossecução

1.2. Acompanhamento Administrativo e Financeiro De uma forma transversal, e através de um elevado conjunto de atividades, o Departamento Financeiro garantirá o normal e bom funcionamento das áreas administrativo-financeiras da Liga, nomeadamente:

• Assegurará diariamente o tratamento contabilístico de todos os documentos, permitindo o fecho mensal da contabilidade ao dia 6 de cada mês;

55 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt

Atividades e Controlo Orçamental O plano de atividades é o instrumento estruturante previsional que engloba todos os princípios, objetivos e estratégias de toda a organização. Num claro sinal de agregação e responsabilidade os diversos departamentos vão desenvolver o seu plano de atividades, refletido no orçamento disponível para a época, que, depois de aprovado, é sujeito a um escrutínio minucioso, rigoroso e interventivo por parte do Departamento Financeiro. Como anteriormente referido, a responsabilização de cada departamento pelo seu orçamento, sob um controlo centralizado permitirá, de forma prudente, eficiente e atempada, verificar desvios orçamentais, identificar potenciais correções e compreender de forma permanente a evolução do orçamento aprovado em Assembleia Geral pelos seus associados.

Este programa tem como objetivo a racionalização dos gastos em relação às receitas obtidas e elencar metas objetivas nos rácios que as Sociedades Desportivas terão de cumprir, com vista a um equilíbrio da indústria, em geral, e das próprias sociedades, em particular. 1.5. Totonegócio Este processo, cujo a antiguidade é reconhecida por todos, remonta a 1997, foi novamente incluído como tema no Grupo de Trabalho Financeiro da época transata.AsSociedades Desportivas tornaram a abordar novamente o mesmo acompanhando a sua evolução no que concerne às suas segundas fases de processo. Esta proximidade de prestação e assimilação de informação aliada à complexidade e valências do tema foi “renovada” a sua análise e acompanhamento em sede de Grupo de Trabalho para a época 2022-23. 1.6. Gestão de Infraestruturas da Liga Portugal Hoje, e perante um novo paradigma, urge a necessidade de se efetuar uma reestruturação e requalificação ao edifício sede atual, construído em 1999, de forma a podermos colmatar as atuais necessidades quer a nível de recursos humanos, quer a nível de áreas funcionais e operacionais.

Com o SGAD é possível identificar os pontos de melhoria do colaborador e desenvolvê-los, uma vez que o mesmo oferece dados precisos e históricos para a Organização, fomentando a comunicação entre o avaliador e o avaliado, da possível melhoria das condições de trabalho dos seus recursos humanos. Resolver a latente exiguidade de espaço e colocar o parque edificável ao serviço das necessidades de crescimento e desenvolvimento orgânico da Liga Portugal é uma prioridade para a Direção da Liga.

RECURSOS HUMANOS 1.7. Portal do Colaborador A comunicação interna desempenha um papel fundamental na garantia da transparência da Organização aos seus colaboradores e o foco será assegurar um ambiente de trabalho agradável, contribuindo assim para a produtividade dos nossos trabalhadores no sentido de melhorar a gestão das pessoas e otimizar a comunicação com as mesmas, quer seja no regime presencial quer seja no regime de teletrabalho. Desta forma, a área de Recursos Humanos pretende, de acordo com os objetivos estratégicos da Liga Portugal, em sede de desmaterialização de processos, implementar uma plataforma que vá ao encontro das necessidades das equipas de todos os Departamentos, através de um perfil pessoal onde será possível aceder a todas as informações, documentos pessoais e institucionais, bem como permitir a automatização de dados e processos, contribuindo desta forma para aumentar a produtividade, a autonomia, a transparência e o employer branding.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 56 aumentando assim a confiança e a parceria entre ambos, fator que influencia diretamente o clima organizacional. A avaliação de desempenho faz parte do quotidiano das organizações de sucesso, permitindo o alinhamento das tarefas diárias em direção ao foco das metas pretendidas.

1.8. Programa de Formação 2022-23 No atual mundo do desporto a inovação, criatividade e necessidade de mudança são uma constante. A Formação é um dos elementos cruciais no desenvolvimento das Organizações, revelando-se de extrema importância nas várias atividades desenvolvidas pela Liga Portugal, uma vez que assume um papel crucial no cumprimento dos objetivos estratégicos. À semelhança das épocas desportivas transatas, a Liga Portugal aposta na qualificação e atualização do seu capital humano, de forma sistemática e continua promovendo a melhoria das competências através da atualização dos conhecimentos, permitindo assim aquisição de novas soft skills, tornando o colaborador num elemento diferenciador que contribui para a sobrevivência da Organização perante as perecíveis economias de mercado.

1.9. Sistema de Gestão e Avaliação de Desempenho (SGAD) A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de recursos humanos que permite avaliar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, relacionando-os com a cultura da empresa. Neste sentido a Liga Portugal, tem atualmente, em vigor, um sistema de gestão de avaliação de desempenho (SGAD), realizado ao longo da época desportiva, em dois momentos distintos.

Este departamento constitui-se como um centro de produção, análise e partilha de informação relevante para a gestão, tendo à sua responsabilidade um conjunto de atividades específicas e transversais para a época desportiva 2022-23.

ESTRATÉGICOPlaneamentoDEPARTAMENTO

www.ligaportugal.pt

Este centro do conhecimento funcionará quer através de toda a informação disponível na Liga Portugal, e trabalhada pelo Data Center da Liga Portugal, quer pelo desenvolvimento de estudos, através do estabelecimento de diversas parcerias com instituições de relevo neste âmbito, como por exemplo a consultora EY, com uma parceria já de longo prazo estabelecida com a Liga Portugal, e o IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing, como instituição de referência no meio académico, com vários estudos e investigações na área do futebol.

59 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt EESTRATÉGICOPLANEAMENTOCONTROLODE GESTÃO

Pretendemos, assim, continuar a desencadear iniciativas que revelem a importância e valor económico do Futebol Profissional Português, através do estudo e produção de conhecimento sobre a atividade económica, evidenciando que essa atividade deve ser encarada pela gestão das entidades desportivas e pelo próprio consumidor, de forma idêntica a outrasNumaindústrias.faseque se perspetiva de grande mudança e evolução do futebol português, é fundamental este conhecimento, antecipando assim maior informação para

2.1. Acompanhamento e Monitorização do Plano Estratégico 2019-23 Perante a definição e implementação de um Plano Estratégico de longo prazo, é necessário o alinhamento entre os planos de atividades de cada época, elaborados numa perspetiva anual, de forma que se consigam atingir todos os objetivos e estratégias definidas para a organização, de acordo com a vontade dos seus Associados.Paralelamente a isso, a Liga Portugal autonomizou algumas das suas atividades, tal como referido no 3º capítulo deste documento. Torna-se, assim, necessária uma supervisão sobre todas as atividades desenvolvidas, por forma a que a consolidação dos resultados e das ações executadas, concorram para a prossecução de objetivos e metas comuns e transversais a toda a atividade.

2.4. Acompanhamento de Incentivos No âmbito dos diversos programas e/ ou incentivos existentes a nível nacional e europeu - nomeadamente destinados à promoção da competitividade, da internacionalização e da sustentabilidade - a equipa é responsável pela prospeção, análise e avaliação dos respetivos apoios.

Adicionalmente, a equipa conduz ainda todo o processo de candidatura aos potenciais apoios, apresentando soluções de desenvolvimento coletivo para as suas Sociedades Desportivas, para as suas diversas Sociedades Comerciais e para a Fundação do Futebol. 2.5. Anuário do Futebol Profissional Português 2021-22 - 6ª Edição

Com o foco no cada vez maior profissionalismo do sector, a Liga Portugal procura organizar e sistematizar a informação, numa perspetiva de indústria geradora de riqueza e de contínuo desenvolvimento. Essa informação é disponibilizada para que todos os players a possam utilizar e incorporar na definição das suas estratégias.

A Liga Portugal atua como promotora de informação de elevado relevo da indústria do Futebol Profissional, assentando esta sua aposta em parcerias estratégicas estabelecidas com entidades de referência no mercado.

2.2. Reunião de Quadros A Liga Portugal promove anualmente duas reuniões com os seus quadros, permitindo criar momentos de balanço, mas também de discussão e partilha de novas ideias, onde participa a Direção Executiva, os diretores de departamento e todos os coordenadores de área.

2.3. Desenvolvimento e acompanhamento de novos projetos e novas áreas de negócio A Liga Portugal, no âmbito do desenvolvimento da sua atividade, procura manter o desenvolvimento conceptual e de negócio das áreas já identificadas. Para além disso, é fundamental alargar e otimizar as suas fontes de receita. Para cada uma das novas áreas estratégicas que são identificadas, serão desenvolvidas estratégias para a sua implementação, acompanhadas da elaboração de um plano de negócios exequível e mensurável, de forma a aferir a capacidade financeira de cada uma dessas novas vertentes de negócio. Desta forma, procuraremos alargar e otimizar as fontes de financiamento e, assim, reforçar a posição financeira da Liga Portugal.

No âmbito da parceria com a consultora EY, prevê-se o desenvolvimento do relatório anual com a elaboração da 6ª Edição do Anuário do Futebol Profissional Português 2021-22.

Estes mesmos apoios provenientes de entidades como o Turismo de Portugal (TdP), a Câmara Municipal do Porto (CMP), a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), materializam-se muitas vezes em programas de grande escala que requerem um acompanhamento regular e contacto próximo com os responsáveis.

A elaboração deste documento representa uma ferramenta vital de medição e de acompanhamento, visando o crescimento e desenvolvimento da indústria do Futebol Profissional. 2.6. Barómetro e Observatório da Liga Portugal Em Grupo de Trabalho de Planeamento Estratégico foi reforçada a importância da criação de um centro de estudos e investigação do Futebol Profissional Português, que permitisse obter informação especializada da indústria, para que pudesse contribuir para o conhecimento e para o desenvolvimento sustentável do Futebol Profissional em Portugal. Com o foco no cada vez maior profissionalismo do sector, a Liga Portugal procura assim organizar e sistematizar a informação, numa perspetiva de indústria geradora de riqueza e de contínuo desenvolvimento. Essa informação é disponibilizada para que todos os players a possam utilizar e incorporar na definição das suas estratégias.

DATA CENTER 2.7. Recolha e Tratamento de Dados Transversais à Organização A área de data adquire cada vez maior relevância nas organizações. Assim, visando um progresso cada vez maior deste projeto, pretende-se continuar a dotar as diferentes áreas da Liga Portugal, parceiros, Sociedades Desportivas e comunicação social de dados que permitem melhorar a informação sobre as competições profissionais.

Desta forma será aprimorada a base disponível para consulta e análise quer pela equipa de análise de dados, quer por qualquer outro departamento da Liga Portugal.

2.9. Desenvolvimento de uma plataforma centralizada de dados interna da Liga Portugal Pretende-se desenvolver uma plataforma onde todos os colaboradores possam consultar dados transversais à organização, bem como dados específicos do seu próprio departamento. Para isso ser implementado, será necessário construir uma plataforma centralizada de dados que irá compilar informação das diversas fontes de dados que existem na Liga Portugal e que seja atualizada e verificada de forma permanente e o mais automaticamente possível. Os dados serão, depois, o desenvolvimento de planos estratégicos conjuntos e alinhados ao mercado e ao consumidor.Éfulcralcontinuar a aposta no desenvolvimento de estudos de suporte à atividade da Liga Portugal e das Sociedades Desportivas.

Esta área irá, assim, procurar o melhoramento constante da base de dados, com a inclusão de dados referentes a épocas anteriores para todas as competições da Liga Portugal e ainda de outras Ligas, de maneira a desenvolvermos relatórios comparativos.

Será feita a busca constante de ideias de estudos estatísticos que possam gerar informações importantes para a Liga Portugal e suas Sociedades Desportivas, de forma a criar uma base com diversidade e complementação da informação referente às competições profissionais.

• Plano B – Publicação anual em formato físico que promove a partição das equipas B na Liga Portugal SABSEG.

organizados e irão permitir a construção de diversas visualizações dinâmicas, que serão feitas com o objetivo de serem informativas e de fácil leitura a qualquer colaborador, numa colaboração permanente entre o Data Center e todos os departamentos, de forma que a informação esteja sempre atualizada, novos dados sejam permanentemente incluídos, e que a plataforma esteja ao dispor de cada área de forma útil e dinâmica, com enormes vantagens para a organização.

Neste momento temos três publicações periódicas cujo conteúdo advém exclusivamente dos dados fornecidos e trabalhados pelo Data Center: • Liga-te em Números – publicação bimestral em formato digital e físico que realça os destaques estatísticos mais relevantes nos últimos dois meses das nossas competições;

2.8. Recolha e Tratamento de dados para Publicações Estatísticas Com base em toda a informação disponível na área de Data Center, serão disponibilizados análises e dados para fazer publicações que promovam os intervenientes no futebol profissional em Portugal e que sejam informativas.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 60

• Liga-te em Números: Balanço da Época – Publicação anual em formato digital e físico que faz o balanço estatístico da época das nossas competições;

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 62 www.ligaportugal.pt

COMPETIÇOESDEPARTAMENTO

Este departamento agrega um conjunto de áreas e trabalha em estreita e plena articulação com todos os demais departamentos da Liga Portugal.

Este departamento trabalha em estrita articulação com as Sociedades Desportivas e demais autoridades intervenientes na organização de jogo, por forma a garantir que as competições e organização de jogos decorre dentro da normalidade e em pleno cumprimento das normas regulamentares aplicáveis. O planeamento, ao longo da época, é tratado numa lógica de 360º, alinhando e agregando as Sociedades Desportivas, forças de segurança, municípios, operadores televisivos, entre outros stakeholders.

3

O core business da Liga Portugal é garantir a organização das competições do Futebol Profissional em Portugal. O acompanhamento e análise constante das competições nacionais e internacionais é uma das bases para tornar quadros competitivos ajustados e integrados na realidade nacional, garantindo e contribuindo para a implementação de modelos competitivos mais sustentáveis.

Na presente época também serão dados novos passos no âmbito da verificação e acompanhamento dos sistemas de iluminação através da realização, por entidade contratada, de auditorias externas de verificação dos vários sistemas e do cumprimento regulamentar.EstaComissão Técnica interveio na elaboração do guia de infraestruturas, onde é disponibilizada informação sobre as melhores práticas e orientações para potenciação e valorização das infraestruturas.

3.3.2. ÁREA DA SEGURANÇA

A preparação de cada época acontece muito antes do término da que está em curso. Os Grupos de Trabalho, que se reúnem ao longo da época, apresentam contributos e orientações que revertem para propostas de alterações regulamentares e melhorias procedimentais a implementar na nova época.

A aposta contínua e cada vez mais alargada na formação é fundamental na preparação de cada época, uma vez que todos os elementos diretamente ligados à organização do jogo (Diretores de Campo, Segurança, Imprensa, Oficiais de Ligação aos Adeptos, entre outros) necessitam de participar em formação específica, de forma a estarem habilitados a efetuar as respetivas inscrições. Com recursos humanos mais preparados conseguiremos ter competições ainda mais organizadas e competentes, de forma a enfrentar os desafios diários que a própria prova reclama. Neste âmbito, revela-se fundamental a articulação com o Talent Business Center. Outro parceiro importante nas nossas atividades é a ANTF, entidade que colabora com a Liga por forma a permitir que os treinadores de futebol se unam e tenham uma voz ativa na defesa do futebol profissional pelo que ao longo da época serão realizadas webinares com o grupo de treinadores.

O Match Center da Liga Portugal é, neste âmbito, em dias de jogo, uma ferramenta muito importante, pois a equipa multidisciplinar que o compõe permite garantir o acompanhamento de todos os agentes desportivos que estão envolvidos na organização de jogo. Por outro lado, é efetuado o acompanhamento de todos os dados estatísticos relacionados com as competições, informação fundamental para suporta as plataformas digitais da Liga Portugal. Sempre que possível, é feito o acompanhamento no terreno para dar um maior apoio às Sociedades Desportivas. 3.3.1. ÁREA DA SAÚDE A interrupção da normalidade, forçada pela pandemia de Covid-19, obrigou a que se alterassem rotinas e enfatizou a importância da promoção da saúde e prevenção da doença, no desporto em geral, e no futebol em particular. Desta feita, iremos proceder à implementação de uma Área de Saúde que terá como principal objetivo a interligação com os departamentos médicos dos clubes e a colaboração com parceiros estratégicos como a AMEF.

Também tem responsabilidade na proposta de elaboração das condicionantes do calendário desportivo, permitindo a defesa dos interesses de todas as Sociedades Desportivas, em particular daquelas que defendem a imagem do futebol português em termos internacionais. 3.2. Ações de Preparação da Nova Época

Outros temas como definição de equipamentos, distribuição de bolas, credenciação e partilha de documentos oficiais são da responsabilidade deste departamento, em estreita articulação com áreas internas e externas necessárias. 3.3. Acompanhamento da Época A organização de jogos carece de um acompanhamento semanal e permanente para gerir situações que vão acontecendo ao longo das jornadas. O contacto diário e permanente com as Sociedades Desportivas levanta o desafio de criar, aperfeiçoar e ajustar documentos que permitam um contacto e intercâmbio de informação de forma rápida, eficaz, clara e profissional.

A segurança dos intervenientes e dos adeptos nas nossas competições continua a ser um grande desafio. Tendo esta preocupação em mente, será criada a Área da Segurança, que terá como principal objetivo o acompanhamento permanente da competição, em estreita ligação com os diretores de segurança dos clubes; pretende-se articular a segurança interna da Liga, estabelecer e intermediar relações com as autoridades, efetuar a monitorização e análise da informação e dados de segurança e estabelecer ligações internacionais nesta matéria.

3.4. Comissão Técnica de Vistorias (CTV) A Liga Portugal tem feito uma grande aposta no desenvolvimento da Comissão Técnica de Vistorias que, entre outras funções, presta acompanhamento aos relvados e infraestruturas das competições profissionais, ao longo da época.

Apenas assim, se consegue garantir que todas as ações, ativações, intercâmbio de modelos de verificação e controlo e todos os demais temas que carecem de articulação são tratados e agilizados de forma assertiva.

A Comissão Permanente de Calendários é uma comissão de carácter consultivo, composta pelas Sociedades Desportivas que integram a Direção da Liga Portugal e conta com a participação, por convite, dos operadores televisivos. A participação ativa da Comissão Permanente de Calendários, ao longo da época, permite uma avaliação prévia integrada das normas regulamentares aplicáveis e, consequentemente, uma proposta mais equilibrada para o calendário de jogos.

63 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt 3.1. Preparação do Calendário Desportivo

A base da organização das competições começa no calendário desportivo, peça fundamental para o enquadramento e planeamento da época desportiva. O calendário desportivo começa a ser preparado e projetado com grande antecedência e tem por base as orientações internacionais, ou seja, o calendário desportivo internacional. Na elaboração do calendário desportivo tem intervenção, numa primeira análise, a Comissão Permanente de Calendários, em estreita articulação com a Federação Portuguesa de Futebol e com todas as Sociedades Desportivas.

Na época desportiva 2022-23 todo o processo de licenciamento de estádios decorre em plataforma digital própria, num módulo de infraestruturas que garante uma total desmaterialização do processo, um arquivo histórico permanente e uma maior facilidade de controlo de prazos ao longo da época desportiva. 3.6. Acompanhamento Regulamentar dos Relvados Os relvados são uma ferramenta fundamental para os artistas do Futebol Profissional Português demonstrarem todo o seu Futebol com Talento.

O relvado é a primeira imagem da nossa competição, devendo, por isso, merecer uma atenção reforçada, o que levou a uma aposta da CTV nesta área específica. No âmbito regulamentar, a Liga Portugal tem a responsabilidade de monitorizar o estado dos relvados, nos termos previstos no documento de relvados, um guia que pretende dar orientações claras sobre as melhores práticas a seguir para manter o terreno de jogo em bom estado.

Todas as ações realizadas na plataforma ficam devidamente registadas e justificadas. No âmbito de preparação destes agentes para um futuro que se avizinha, nomeadamente a centralização dos direitos audiovisuais, a Liga Portugal tem vindo a garantir a presença destes agentes nos jogos internacionais e efetuado intercâmbio com a Liga espanhola. Com este intercâmbio pretende-se uma partilha de experiências de ambos os lados e que, certamente, serão importantes para o crescimento e profissionalização dos Delegados.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 64 www.ligaportugal.pt 3.5. Licenciamento dos Estádios Das funções a desenvolver pela Comissão Técnica de Vistorias (CTV), destacamos o licenciamento dos estádios que, seguindo as melhores práticas internacionais, garante que as infraestruturas desportivas dispõem de todos os requisitos legais e regulamentares necessários para competições profissionais. O desafio da CTV é cada vez maior, porque a proteção da imagem da competição é um valor que temos a obrigação de potenciar.

Também esta área específica da CTV emite pareceres e orientações que são enviados às Sociedades Desportivas no âmbito da manutenção dos seus relvados.OManual de Licenciamento inclui orientações expressas sobre os procedimentos e avaliações aos relvados, por forma a garantir que os estádios das competições profissionais cumprem todos os requisitos regulamentares e dispõem de condições para a prática do futebol, garantindo, desta forma, para a valorização da imagem da competição.

Em cada época desportiva é apresentado um caderno de encargos aos clubes da Liga 3, de modo que tenham conhecimento das normas e orientações de carácter obrigatório no acesso às competições profissionais.

Por forma a garantir uma total transparência no projeto delegados, foi criada uma plataforma informática – SAND (Sistema de Apoio à Nomeação de Delegados) que permite aceder ao histórico dos delegados e garante uma menor intervenção “humana” no processo, permitindo um maior equilíbrio e consistência nas nomeações.

Ao longo da época, é efetuado um acompanhamento permanente aos relvados, que visa dar orientações que permitam diminuir assimetrias entre os terrenos de jogo e proporcionar as melhores condições para o espetáculo desportivo. O objetivo é valorizar a competição e os seus ativos, promovendo a indústria do futebol.

O Match Center procede, em cada jornada, à classificação do relvado, tarefa em que participam as equipas de arbitragem e os delegados da Liga. A classificação visa premiar, no final da época, o relvado melhor classificado, mediante os critérios previstos no guia respetivo.

Ao longo da época, os delegados da Liga Portugal são sujeitos a uma avaliação contínua, seguindo diretrizes emanadas pela Liga Portugal (com base em consultoria externa) de forma a garantir maior qualidade e credibilidade no processo. Visando dar uma maior consistência ao projeto de formação e avaliação, foi criado um

3.7. Workshop com as Sociedades Desportivas da Liga 3

O caderno de encargos apresenta, para além de requisitos infraestruturais, outros muito relevantes como sejam critérios financeiros, legais ou de marketing. Esta formação antecipada, concertada com a Federação Portuguesa de Futebol, permite dar o devido conhecimento sobre o desenrolar das competições profissionais e encetar os primeiros contactos com vista à agilização do processo de licenciamento de estádios. 3.8. Projeto Delegados O projeto dos Delegados tem sido uma grande aposta da Direção da Liga Portugal, uma vez que estes agentes desportivos representam a Liga em cada jogo e são considerados a quarta equipa em Ocampo.desempenho destes agentes é muito importante e em muito contribui para o crescimento cada vez mais profissionalizado do Futebol Profissional, razão pela qual é feito um grande investimento na formação, recrutamento e avaliação destes agentes. O delegado tem como principal responsabilidade facilitar as relações entre os diversos agentes que interagem na organização do jogo: diretor de campo, diretor de segurança, comandante das forças de segurança, equipas, equipa de arbitragem, brigada antidopagem, comunicação social, entre outros; deve garantir as condições legais exigidas por regulamento para a realização do jogo; é responsável por dirigir a reunião preparatória de jogo; deve reportar à Liga toda a informação prevista e relevante, juntamente com a demais documentação do jogo.

Todo o procedimento de licenciamento consta de um manual de licenciamento onde se mostram agregados critérios desportivos, infraestruturais, financeiros e legais para o licenciamento de clubes com a participação em competições profissionais.

O objetivo é garantir uma maior competitividade das equipas portuguesas, defendendo sempre o interesse das competições domésticas. Ao longo da época serão analisadas e acompanhadas as informações e orientações internacionais, de forma a garantir um diagnóstico da situação atual e da evolução nacional e internacional.

3.12. Portal de Clubes Ainda em fase de desenvolvimento, este portal vai permitir um contacto mais eficiente com as Sociedades Desportivas, agentes desportivos, árbitros e delegados. Esta ferramenta irá permitir que a Liga Portugal possa emitir e receber todas as informações e modelos de organização de jogo de forma segura, facilitando o acesso e verificação dos mesmos.Oobjetivo é criar uma plataforma global onde toda a informação seja partilhada e analisada. Pretende-se que seja um portal interativo, de monitorização e de aviso de cumprimento de prazos regulamentares. Esta é uma plataforma que assegurará a continuidade na aposta da desmaterialização que teve o seu início com a implementação do e-Liga.

3.11. Módulo de Infraestruturas O portal de Infraestruturas é uma ferramenta que vai garantir que o licenciamento de estádios passe a ser efetuado com total desmaterialização. Todos os relatórios e documentação passam a ser disponibilizados e avaliados numa plataforma intuitiva e de fácil gestão. Toda a informação recolhida neste portal será importada para a Ficha Técnica de Estádio e demais plataformas digitais da RecordarLiga.que o manual de licenciamento ditará todos os prazos que regem o portal e que as vistorias irão decorrer de forma física, sempre e exclusivamente, com recurso a plataformas digitais.

programawww.ligaportugal.ptdementoria que consiste num acompanhamento permanente entre avaliadores e avaliados. Com este projeto, pretendemos que avaliadores e avaliados sintam que estão a ser permanentemente acompanhados e que o projeto de formação vai de encontro às suas necessidades mais prementes que são sentidas.

No final da época, é gerada uma tabela classificativa dos delegados com a valorização do seu trabalho durante a época, e que permite avançar para o processo de promoção e relegação.

Em cada época são mantidas reuniões de articulação, que visam manter um maior acompanhamento, nos termos regulamentares, do VAR e toda a logística inerente às equipas de arbitragem.

3.10. Análise dos Modelos Competitivos das Competições A análise e evolução dos quadros competitivos nacionais e internacionais é uma matéria que está em permanente acompanhamento, em estreita articulação e concertação com as entidades nacionais e internacionais.

65 2022-23ÉPOCA |

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

Em 2021, integrado no Plano de Recrutamento e Formação, a Liga Portugal abriu o curso de preparação de Delegados da instituição. Este curso permite aos participantes estarem mais aptos a ser candidatos à equipa de Delegados da Liga Portugal. Esta é uma aposta que pretendemos desenvolver e manter através do Talent Business Center, uma vez que o nosso grande desafio continuará a ser na formação. 3.9. Arbitragem e Vídeo-Arbitragem A Liga Portugal articula com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol toda a informação e logística necessária para garantir a operacionalização do vídeo-árbitro.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 66 www.ligaportugal.pt

DEPARTAMENTOJURÍDICO

Com estas funções comuns aos departamentos jurídicos de outras pessoas coletivas, o Departamento Jurídico da Liga Portugal cumula o exercício e o apoio ao exercício de funções próprias da natureza da associação e da atribuição de poderes públicos que lhe é feita pela Desdelei.logo, a natureza de associação de entidades empregadores geneticamente presente desde a constituição da Liga Portugal, importa a assunção, pelo Departamento Jurídico, das funções de negociação, redação, aplicação e interpretação dos IRCT celebrados pela Liga Portugal, nomeadamente, com a ANTF e o SJPF, na operação dos mecanismos por estes instituídos (como o mecanismo de desvinculação de profissionais ao serviço das sociedades desportivas) e o acompanhamento do restolho vestigial da contratação coletiva denunciada pela associação, junto de sindicatos afetos à CGTP e da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho.

4

A área Jurídica exerce, na estrutura cada vez mais complexa da associação e das sociedades comerciais na sua órbita, as funções correspondentes a um departamento jurídico de uma empresa de média ou grande dimensão. Nessa medida, assegura o apoio aos diversos departamentos no apoio à condução de negociações e pela elaboração de contratos, protocolos e outros tipos de acordo, pelo estudo de questões jurídicas suscitadas no decurso da atividade da Liga Portugal e emissão de pareceres, na prática de diversos atos de natureza notarial e registal e no patrocínio de processos administrativos, fiscais arbitrais e das jurisdições administrativa, cível e penal.

67 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANOwww.ligaportugal.ptNoquerespeita ao exercício de poderes públicos, esta área tem uma ação fundamental no acompanhamento da organização das competições, assegurando resposta pronta às diversas solicitações dos demais departamentos e sociedades desportivas quanto à aplicação da lei e dos regulamentos, em áreas tão diversas como a disciplinar, os seguros, as infraestruturas edificadas e os processos de licenciamento para a participação nas competições profissionais, para que estas decorrem dentro dos limites do enquadramento legal e regulamentar que vincula, a Liga Portugal, enquanto organizador, e as sociedades desportivas suas associadas, enquanto promotoras de cada um dos jogos das três principais competições: Liga Portugal bwin, Liga Portugal SABSEG e Taça da Liga Portugal. É, também, no Departamento Jurídico da Liga Portugal que se centra a iniciativa regulamentar, com a elaboração de propostas de revisão tendo por base a experiência do departamento e das demais áreas funcionais da Liga Portugal e os contributos dos grupos de trabalho temáticos anualmente convocados pela Direção, entre os quais, naturalmente, o Jurídico, cujos trabalhos são coordenados por este departamento.

• Consulta e apoio jurídico-legal, ao longo da época, aos órgãos estatutários, aos demais departamentos e aos associados;

• Alterações regulamentares, estatutárias e de outros diplomas como o Comunicado Oficial n.º 1;

Ainda neste processo, cumpre assinalar o trabalho que será desenvolvido nos Grupos de Trabalho criados com propósito de fazer refletir nas alterações regulamentares as reais necessidades da atividade e das Sociedades Desportivas. Caberá a este departamento coordenar os trabalhos e as reuniões dos Grupo de Trabalho Jurídico por forma a assegurar a apresentação, nas Jornadas Anuais, de conclusões úteis para a promoção e crescimento do Futebol Profissional em Portugal.

• Negociação dos contratos coletivos de trabalho, com entidades como o Sindicato dos Jogadores e a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, entre outras;

As principais atividades desta área para a época de 2022-23, serão as seguintes:

• Acompanhamento e aperfeiçoamento dos protocolos celebrados pela Liga Portugal e as várias entidades parceiras;

4.2. Alterações Regulamentares Será realizada a redação das propostas de alteração aos Regulamentos de Competições, Disciplinar e Arbitragem das competições organizadas pela Liga Portugal, em colaboração com os outros departamentos, as Sociedades Desportivas integrantes do Grupo de Trabalho Regulamentar e demais entidades convidadas a participar neste processo com os seus contributos.

• Dar resposta a todo o tipo de notificações e solicitações provenientes de tribunais, agentes de execução, Polícia Judiciária, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Tributária, Segurança Social e outras autoridades e entidades públicas;

O acompanhamento de entidades parceiras da Liga Portugal, como o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, Federação Portuguesa de Futebol e Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, com as quais a Liga Portugal mantém estreitas ligações e temas comuns, ao longo de toda a época desportiva. Para o efeito, concebe e enuncia a posição da Liga Portugal, analisando documentos e projetos e fornecendo propostas de contributos da Liga aos trabalhos dessas entidades. 4.5. Comissão Arbitral PariTÁRIA

• Acompanhamento de Assembleias Gerais da Liga Portugal;

O Departamento Jurídico será responsável pela gestão e apoio administrativo aos membros da Comissão Arbitral Paritária (CAP), designadamente tratamento do

• Patrocínio interno de processos judiciais em que a Liga Portugal seja parte;

• Acompanhamento e intervenção nos processos de alteração legislativa; • Gestão da parceria de cooperação entre entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Federação Portuguesa de Futebol e o Sindicato dos Jogadores, Segurança Social e Autoridade Tributária.

Resta assinalar, neste conspecto, que as propostas que o departamento elabore com o grupo de trabalho de regulamentos serão apresentadas à Direção Executiva, que as levará à consideração da Direção da Liga Portugal, para posterior submissão à votação das Sociedades Desportivas associadas, em sede de Assembleia Geral. 4.3. Acompanhamento da atividade das sociedades comerciais detidas pela Liga Portugal A constituição de três sociedades unipessoais inteiramente detidas pela Liga Portugal determina a extensão das funções do Departamento Jurídico para os serviços de apoio à atividade da Liga Centralização, sociedade unipessoal, Lda., da Liga Comercial LPPO, sociedade unipessoal, Lda., e da Liga Infraestruturas LIALP, sociedade unipessoal, Lda., incluindo a respetiva constituição e a prática de todos os atos registais e notariais necessários ao seu pleno funcionamento, além da assessoria jurídica ao trabalho que estas sociedades desenvolvem. 4.4. Acompanhamento jurídico e participação no processo legislativo Análise sistemática da legislação em vigor e em preparação, sobre a qual emite pareceres e propostas de alteração (contributos) ou emendas, tendo em vista garantir a constante adequação da legislação às competições profissionais.

4.1. Elaboração e acompanhamento de contratos, protocolos e outras questões jurídicas

Acompanhamento, numa perspetiva de direito comparado, da evolução regulamentar das outras Ligas, nomeadamente no contexto da European Leagues, por forma a assegurar que a Liga Portugal adequa os respetivos regulamentos e processos às melhores práticas das suas congéneres.

• Controlo dos processos judiciais, ao longo da época desportiva;

Quanto ao primeiro, continuará a relação com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e outras entidades no sentido de assegurar a proteção dos sinais e marcas da Liga Portugal e das atividades e entidades no seu perímetro de atuação. Como prosseguirão o apoio jurídico pontual e a solicitação interna ou externa, a participação em reuniões e fora relacionada com o fenómeno e o aprofundamento dos procedimentos de articulação, incluindo no que respeita a participações, com o Ministério Público, a ASAE e a Polícia Judiciária e de outras organizações publicas e privadas, nacionais e internacionais de combate à pirataria e à contrafação.

68 expediente recebido e expedido, instrução dos processos e notificações de despacho e decisões. Estará também a cargo deste departamento a organização de todo o arquivo da CAP. 4.6. Outros projetos O Departamento mantém os projetos da proteção da propriedade intelectual da Liga Portugal e das Sociedades Desportivas participantes nas suas competições e de integridade no Futebol Profissional.

De outra banda, a Unidade de Integridade no Futebol irá manter o seu funcionamento em estreita colaboração com as sociedades desportivas, a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, a Federação Portuguesa de Futebol, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, a UEFA, a FIFA e a LaLiga, bem como, com a Polícia Judiciária, o Ministério Público, a Santa Casa da Misericórdia, as casas de apostas, a Interpol e agências mundiais.

O programa de integridade no futebol contempla um conjunto de ações que visam combater eventuais atos de corrupção para a combinação de resultados, com especial destaque para as ações de prevenção junto dos plantéis do futebol profissional, com prioridade para os das sociedades desportivas promovidas à Liga Portugal SABSEG.

2022-23ÉPOCA |

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 70 www.ligaportugal.pt DEPARTAMENTOInscriçõeseRegistodeContratos Esta área é responsável por todos os processos associados ao registo de contratos de trabalho desportivo e inscrições dos diversos Agentes Desportivos do sector do Futebol Profissional em Portugal. 5

5.6. Lista de Compensação

71 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt 5.1. Registo de Contratos e Inscrições de Jogadores, Treinadores e Demais Agentes Desportivos Tem como principal função rececionar, analisar e registar contratos de trabalho de jogadores e treinadores, eventuais alterações ao seu clausulado, e a respetiva cessação, cedências temporárias e revogações de cedências temporárias, bem como a inscrição e licenciamento desses jogadores, treinadores e demais agentes desportivos nas competições profissionais.Naépocadesportiva 2022/2023, e à semelhança das épocas anteriores, as principais fases referentes à atividade de registo de contratos e inscrições de jogadores, que são acompanhadas de perto por este Departamento, ocorrerão nos seguintes períodos: • 1.º Período de inscrições – julho e agosto 2022

Anualmente, a Liga Portugal, de acordo com o estabelecido no seu Regulamento Geral, elabora uma lista dos jogadores a quem os Clubes ou Sociedades Desportivas tenham enviado comunicação a informar a vontade de renovar o contrato de trabalho desportivo, mediante as condições mínimas previstas no aludido regulamento, e dela tenham dado conhecimento à Liga até ao dia 11 de junho.Casoo jogador celebre contrato de trabalho desportivo com outra entidade empregadora após a cessação do anterior, confere ao Clube ou Sociedade Desportiva de procedência direito a receber a compensação pelo montante

• 2.º Período de inscrições – janeiro de Fora2023dos períodos acima mencionados, existem ainda as seguintes exceções regulamentares que, também, permitem o pedido de registo e inscrição de: “Jogadores desempregados” – que podem ocorrer até ao último dia do mês de fevereiro de 2023;

• Jogadores em substituição de outros jogadores inscritos e incluídos no plantel por: falecimento de um jogador, lesão grave do guarda-redes ou do seu substituto, lesão grave de um jogador ao serviço da Seleção Nacional – podem ocorrer ao longo de toda a época desportiva; Jogadores de categoria júnior que tenham representado o clube nas últimas duas épocas – que também podem ocorrer ao longo de toda a época desportiva. Desta forma, as validações a realizar dependerão do envio dos processos pelas Sociedades Desportivas, com toda a documentação exigida regulamentarmente, e dentro dos prazos respetivos, processos esses que são enviadas à FPF para efeitos de homologação definitiva, e serão ainda controlados os limites máximos de jogadores a inscrever em cada plantel, nos termos regulamentares. Esta área realiza ainda o registo das comunicações da FPF relativas a transferências, definitivas ou por empréstimo, de jogadores para clubes estrangeiros.Noquerespeita aos treinadores e demais agentes desportivos, os seus processos de registo e inscrição podem ocorrer ao longo de toda a época desportiva.Todosos processos de registo e inscrição de jogadores, treinadores e demais agentes desportivos são realizadas, exclusivamente, através da plataforma informática TRANSFER. É ainda da sua responsabilidade, depois de aprovadas os processos de inscrição dos diferentes agentes desportivos, a emissão dos respetivos cartões licença para apresentação no dia do jogo. 5.2. Verificação do Cumprimento Salarial a Jogadores e Treinadores Na época desportiva 2022-23, a monitorização da verificação do cumprimento salarial a jogadores e treinadores por parte das Sociedades Desportivas participantes nas competições profissionais, e que ocorre, nos termos regulamentares, em quatro momentos ao longo da época desportiva, continuará a ser monitorizada pelo departamento de Inscrições e Registo de Contratos, em articulação com a área Financeira.Permite aferir se as Sociedades Desportivas estão a cumprir com esta obrigação, de acordo com o exigido no Regulamento das Competições da Liga Portugal, sob pena de penalização/sanção nos termos do previsto no Regulamento Disciplinar da Liga Portugal. 5.3. Manual de Licenciamento das Competições Neste âmbito, o departamento de Inscrições e Registo de Contratos colaborará com o departamento Financeiro na análise da documentação entregue pelas Sociedades Desportivas, designadamente a documentação relacionada com inexistência de dívidas salariais a jogadores e treinadores. O não cumprimento do aludido pressuposto resultará em penalização/sanção. 5.4. Protocolo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) No seguimento do realizado em épocas transatas, a área de Inscrições e Registo de Contratos no âmbito do protocolo celebrado entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Liga Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, e procedimento definido, e sempre que um jogador participante nas competições profissionais careça de autorização de residência, continuará a auxiliar as Sociedades Desportivas, em articulação com o ponto de contacto junto do SEF, com os processos de regularização e obtenção do respetivo título de residência para o jogador. 5.5. Protocolo com a Associação de Médicos de Futebol (AMEF) Atendendo à obrigatoriedade regulamentar de presença de médico no banco de suplentes em todos os jogos organizados pela Liga Portugal, em cada época desportiva, e no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre as duas entidades, é partilhada com a AMEF uma relação com o nome dos médicos inscritos por cada uma das Sociedades Desportivas participante nas competições profissionais.

2022-23ÉPOCA |

Com vista à melhoria contínua da plataforma, a mesma está em constante observação de forma a podermos identificar novas necessidades, e no de correr da época desportiva poderão, ainda, realizar-se, por iniciativa da Liga Portugal ou mediante solicitação das Sociedades Desportivas, ações de formação para apresentação de novas funcionalidades, esclarecimento de

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

72 dúvidas, receção de inputs e envolvência dos diversos responsáveis pela utilização desta ferramenta. estabelecido referida lista.

Até ao dia 15 de junho de cada ano, a referida Lista é preparada pela área de Inscrições e Registo de Contratos e enviada ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e à Federação Portuguesa de Futebol, com conhecimento das Sociedades Desportivas participantes nas Competições Profissionais. 5.7. Plataforma TRANSFERAcompanhamento de necessidades junto das Sociedades Desportivas Desde a época desportiva de 2018-19 que todos os processos de registo e inscrição de jogadores, equipas técnicas, equipas médicas e dos demais agentes desportivos são realizados, exclusivamente, através desta plataforma, a qual se encontra integrada no ecossistema tecnológico da Liga Portugal, e que teve como objetivo principal promover a modernização de todo o processo de inscrição e registo de contratos de trabalho, dos diferentes agentes desportivos na Liga Portugal, permitindo assim, passar de um processo presencial e em suporte físico, para um processo exclusivamente online e em suporte digital, com toda a segurança.

Esta área está dividida em duas grandes subáreas, que evidentemente ou concorrem para os mesmos objetivos, mas que se preocupam com a realização de tarefas de natureza distinta, a saber:

1. ÁREA DE MARKETING, COMERCIAL & BUSINESS DEVELOPMENT – tarefas de cariz mais operacional, garantindo a execução das ações operacionais do marketing, eventos da Liga Portugal, entre outras; ações focadas no financiamento da Liga Portugal; e onde se desenvolvem as tarefas relacionadas com o desenvolvimento de novas áreas de negócio, investigação e informação.

A Liga Portugal tem vindo a assumir-se como um player fundamental na promoção e valorização das competições profissionais que organiza, quer a nível nacional, quer internacional. Mantendo o seu core business - a organização das competições – têm vindo a ser desenvolvidas um conjunto vasto de novas tarefas e funcionalidades, para que a mesma cumpra os desígnios estipulados nos seus estatutos, nomeadamente o que se prende com as orientações gerais com vista à promoção, valorização e rentabilização das competições profissionais.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 74 www.ligaportugal.pt

CREATIVITY BOX

2. CONTEÚDOS & MEDIA – com a responsabilidade da gestão da comunicação e posicionamento da Liga Portugal e das suas competições para o exterior, definindo estrategicamente o seu tom e tons de comunicação, assim como os públicos-alvo a que se destinam; desenvolvimento de toda a estratégia digital, quer em termos de plataforma, quer de comunicações, encontra-se nesta área funcional.

Desta forma, várias novas áreas funcionais, foram desenvolvidas, resultando numa grande área de atuação, a que se decidiu designar - Liga Portugal Creativity Box, com duas áreas muito abrangentes e que acabam por complementar-se, por um lado, e serem transversais a quase todos os projetos da Liga Portugal.

75 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANOwww.ligaportugal.ptOsavançostecnológicos

geraram modificações globais profundas, especialmente no que se relaciona com a área de marketing, forma de organização e a comunicação com os adeptos. O objetivo desta inovação organizacional é aumentar e solidificar a fluidez da comunicação e a partilha de informação entre as equipas. Existe, claramente, uma relação positiva entre a comunicação interna e a eficácia organizacional. Desta forma, a Liga Portugal definiu uma área funcional e organizacional que se entende como basilar, por forma a aumentar a notoriedade da marca Liga Portugal, das suas competições e concentrada em encontrar novas drivers de receitas. O departamento Creativity Box é, assim, uma das áreas de suporte transversal a toda a Liga Portugal e que tem por objetivo desenvolver ações que permitam aumentar a penetração e promoção da Liga Portugal junto dos seus stakeholders, em particular as Sociedades Desportivas e adeptos. Esta área operacional encontra-se, assim, dividida em duas grandes áreas estratégicas, que agregam, cada uma delas, quatro grandes áreas de atuação e foco operacional.

MARKETING, COMERCIAL & BUSINESS DEVELOPMENT MARKETING E EVENTOS • Eventos • Ativações e operações de Marketing • Gestão da Marca • Promoção • Consulturia ECOMERCIALPATROCÍNIOS • Área Comercial • Gestão de Patrocínios PRODUTOS OFICIAIS • Produtos Oficiais DEVELOPMENTBUSINESS INTERNACIONALIZAÇÃOE • Business Development • Business Intelligence • Consultoria (TBC) • Internacionalização ESTRATÉGICACOMUNICAÇÃOE MEDIA • Planeamento • Relações Públicas • Relação com Stakeholders • Gestão de Crise • Produção de Conteúdos • Gestão dos Media e Eventos • Monitorização Media LIGA TV • Estratégia • Produção Interna • Produção Externa • Parcerias Estratégicas DIGITAL 360º • Estratégia Digital • Ecossistema Digital • Gestão das Aplicações Digitais • Gestão do Conteúdo Digital EMBAIXADORES • Plano de Ação • Eventos e Conteúdos • Responsabilidade Social CONTEÚDOS&MEDIA INTERNACIONALIZAÇÃO • Estratégia InternacionalMedia • Tradução ESPORTS • Estratégia Competição • Parcerias • eConteúdosComunicação

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

2022-23ÉPOCA |

76 Nos últimos anos, a Liga Portugal tem pautado a sua atuação, quer na área do marketing operacional, quer na forma como comunica e se posiciona, usando por base campanhas específicas e estrategicamente definidas.

Desta forma, a promoção da Liga Portugal visa aumentar a visibilidade, promover as suas competições e os seus produtos e criar engagement com os adeptos, parceiros e Sociedades Desportivas.Aapostaem campanhas dedicadas e com interesse generalizado para os adeptos fortalece a marca Liga Portugal, reforça o seu posicionamento e as suas competições de forma integrada e consistente com as linhas de orientação definidas para a organização.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 78 www.ligaportugal.pt 6DEPARTAMENTOMarketing,Comercial&BusinessDevelopment

Muitas das atividades geridas e organizadas por esta área estarão nos projetos transversais, pois acaba por intervir como suporte ou departamento coordenador das restantes áreas operacionais cruciais para a implementação das atividades da Liga Portugal.Como aumento da dimensão das equipas na Liga Portugal, devido ao aumento do número de projetos e de funções desempenhadas por cada colaborador, assim como a sua profissionalização, esta área apoia também os recursos humanos na área do marketing interno, no que se relaciona com a comunicação interna e manutenção de elevados níveis motivacionais de equipa.

• Promover uma mudança de mentalidades junto de todos os stakeholders e sociedade em geral, relativamente ao futebol e ao jogo, com um grande foco no tempo útil de jogo;

6.2. Primeira Linha Liga Portugal SABSEG

• Atrair público aos estádios, melhorando a média de assistências através do conceito festa do futebol e a criação de experiências em dia de jogo;

• Reforçar o estatuto da Liga Portugal

• Gerar goodwill e uma maior ligação da Liga Portugal junto dos seus targets;

• Promover a Marca Liga Portugal com uma perspetiva mais emocional e intangível, aproximando a marca aos consumidores;•Reforçaro estatuto da Liga Portugal como um promotor do futebol positivo;

Na época desportiva 2022-23, a Liga Portugal procura trabalhar a passos largos para consolidar a sua marca, as marcas das suas competições e a relação da Liga Portugal e Sociedades Desportivas com a comunidade e adeptos do Futebol Profissional.

Criar um maior impacto e maior fan engagement é um dos focos para a nova época e o projeto de implementação de roadshows da Liga Portugal irá alavancar maior aproximação aos adeptos e a experiência dos adeptos com o Futebol Profissional. 6.4. Programa de Trainees da Liga Portugal Para a época de 2022-23 pretende-se a construção e implementação de um programa de Trainees que posicione a Liga Portugal entre as grandes recrutadoras de talento do panorama nacional. O objetivo será a criação de um sistema de recrutamento e um Assessment Day que reúna os últimos candidatos e que seja um evento com repercussão digital tornando a Liga Portugal numa marca objeto de desejo. O programa de Trainees da Liga Portugal terá entre outros objetivos o de recrutar colaboradores com um excelente custo-benefício, sem vícios e com energia para alcançar resultados; desenvolver e formar novos profissionais e talentos na área, capacitados e com a visão da Liga Portugal; dotar os mentores (atuais profissionais da Liga Portugal) de capacidades de liderança de pessoas e o de reter os talentos com competências técnicas e soft skills para preencher futuras vagas com profissionais que foram treinados ao longo do tempo.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt MARKETING

6.3. Desenvolver Roadshows

6.5. Campanha da Época 360º Desenvolver uma campanha anual 360º marcada pelos vários momentos e campanhas ao longo da época e das competições com vista a promover o dinamismo, a inovação constante da Liga Portugal, o envolvimento crescente com os adeptos, mas acima de tudo, a paixão pelo futebol e pelas competições.

O projeto da Primeira Linha da Liga Portugal SABSEG, iniciado na época 202021, visa uniformizar o produto televisivo do mesmo campeonato apostando num suporte que, simultaneamente, remete para a própria competição e que serve o propósito de garantir aos clubes um novo suporte comercial, com valor acrescido para os seus parceiros nos jogos que disputa em condição de visitado.

6.1. Projetos Transversais às três Competições

Esta linha de publicidade é caracterizada pela colocação de painéis estáticos de 3m de largura por 1m de altura ou, em alternativa, linha digital ao longo de 110m junto das linhas de baliza e central do terreno de jogo, oposta à câmara master de transmissão, cumprindo com o disposto regulamentar quanto às medidas a adotar para cada estádio.

• Procurar mais envolvimento com as Sociedades Desportivas em campanhas conjuntas ao longo da época;

79 2022-23ÉPOCA |

• Promoção das competições e da Liga Portugal – valorizar o produto;

Esta área é responsável pelas operações de marketing, eventos e ativações de marca, entre outras. Tem por responsabilidade garantir a entrega das ações de marketing próprias da Liga Portugal ou definidas com os patrocinadores e parceiros.

Durante a época desportiva e paralelamente às competições profissionais de futebol, existe um trabalho interdepartamental consertado para promoção das competições e gestão de marcas.Valorizando a marca Liga Portugal, competições e parceiros, existe um trabalho de promoção como a amplificação de distinções das Sociedades Desportivas no contexto de Marketing e Comunicação, ou distinções de talentos internacionais, entre outros.

Na perspetiva de valorização do produto televisivo, a Liga Portugal monitoriza e faz gestão proativa e reativa de todos os jogos das competições profissionais.

A área de Marketing realiza, ainda, de forma integrada, a gestão de marca, materiais de marketing, a promoção operacional, a sinalética e outdoor da Liga Portugal, suportando as restantes áreas nas questões operacionais relacionadas.

Pretende-se com este projeto alcançar os seguintes objetivos:

Todos os anos, os melhores clubes juvenis do mundo são convidados para participar no torneio durante todo o mês de junho.Aolongo dos últimos anos, o projeto La Liga Promises tem-se revelado uma aposta ganha provando ser a vitrine perfeita para os mais talentosos jovens jogadores de futebol se exibirem. Os grandes objetivos desta parceria são a internacionalização da marca Liga Portugal, o fortalecimento dos laços com a La Liga e a aposta naquele que é o mote principal da Liga Portugal: Cria Talento. 6.7. Talent Legends Liga Portugal O programa Talent Legends Liga Portugal pretende reconhecer jogadores e treinadores que tiveram impacto nos nossos campeonatos profissionais tendo em conta as suas conquistas e respetivo reconhecimento alcançado em Portugal e, também, em alguns dos maiores palcos internacionais. Nesse sentido, este programa irá contar com a realização de diversos eventos, com destaque para a implementação de um circuito nacional de Legends, que irá culminar com a inédita consagração do primeiro campeão nacional de Legends do nosso país. Com a realização destes eventos, inerentes a este inovador programa, a intenção passa por conseguir aumentar e melhorar a interação dos fãs com as Sociedades Desportivas, através da promoção de valores chave do Futebol e do posicionamento da Liga como uma verdadeira fábrica de talento no panorama mundial. Deste modo, é importante, também, o reconhecimento dos talentos estrangeiros como um verdadeiro veículo para o projeto de internacionalização da Liga Portugal, onde eventos como o Thinking Football Summit e ativações internacionais como o Prémio Talento que Marca o Mundo irão desempenhar igualmente um papel preponderante. 6.8. Materiais de Marketing e Promocionais da Liga Portugal A área de marketing é responsável pela conceptualização de todos os materiais de marketing e promoção de suporte às diversas ações e departamentos da Liga Portugal, nomeadamente, arquitetura de marca, manuais de normas, economato, templates, brochuras, materiais de promoção digital, sinalética e outdoors e decoração.Numarelação interdepartamental, a Liga Portugal estruturou um plano de publicações anuais, que serão impressas ou desenvolvidas em ambiente digital, consoante os targets e a comunicação definida.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO como a impulsionadora de mudança no Futebol Profissional.

O Ligas é presença regular nos estádios do Futebol Profissional Português e já é uma figura reconhecida pelo público geral, um pouco por todo o país.

Em 2022-23, O Ligas será uma cara familiar ao público dos estádios, e cada vez mais popular entre o público mais jovem, participando cada vez mais em ações pontuais da Liga Portugal e ações da Fundação do Futebol – Liga Portugal. A Liga Portugal procura trabalhar a mascote como um todo, num projeto transversal do ponto de vista promocional e de comunicação, e também com a aposta de conteúdos digitais e desenvolvimento de produtos associados à imagem d’O Ligas. 6.10. Outros Eventos Além da organização das competições profissionais de futebol da Liga Portugal, no âmbito de estratégia, posicionamento e promoção da sua marca e das competições, a Liga Portugal planeia marcar presença em alguns eventos, com o devido enquadramento e relevância estratégica.

6.9. O Ligas Desde que foi apresentado na Final Four da Taça da Liga, em janeiro de 2019, O Ligas, a mascote oficial da Liga Portugal, tem vindo a ganhar o seu espaço no futebol português.

6.6. La Liga Promises Será estabelecida uma parceria com a La Liga no projeto La Liga Promises, aquele que é o maior torneio sub-12 no Mundo. Um torneio que foi criado em 2014 com o intuito de promover o futebol de formação e reforçar aqueles que são os valores positivos do futebol.

81 2022-23ÉPOCA |

6.23. Internacionalização da marca Liga Portugal Definição de momentos de ativação da marca Liga Portugal em mercados internacionais reforçando o estatuto da Liga Portugal como uma das melhores ligas europeias.

6.24. Campanha Fair Play Desenvolvimento de uma campanha e ações regulares de promoção do fair play e do futebol positivo, como um dos pilares da Liga Portugal junto das Sociedades Desportivas e dos consumidores.

6.13. Campanha Jornada - Homenagem ao Jogador 12 Pretende-se a criação de momentos de promoção da marca Liga Portugal e das Sociedades Desportivas junto dos adeptos, utilizando a Jornada 12 como mote, envolvendo adeptos em ações, ativações e experiências no momento.

6.11. Lançamento e Promoção da Bola Oficial Na presente época, será realizada uma campanha de promoção da nova bola oficial das competições da Liga Portugal para a época 2022-23, junto dos stakeholders e potenciais consumidores, com o objetivo de não só posicionar estrategicamente a nova bola oficial, de modo a sensibilizar os adeptos e diversos agentes desportivos, como também valorizar as competições e incentivar a venda do produto nas lojas oficiais da Liga Portugal. 6.12. Campanha de Lançamento da Época 2022-23 De modo a alavancar o início da época 2022-23, a área de Promoção ficará responsável pela dinamização da campanha de promoção do início da nova temporada, com o objetivo de valorizar o produto e o talento da Liga Portugal, assim como todos os stakeholders envolvidos (naming sponsors, Sociedades Desportivas e novos jogadores).

6.17. Publicidade em Media Dar sequência à estratégia de presença da Liga Portugal nos media, reforçando os seus momentos de promoção nos meios especializados e direcionados aos públicos-alvo de cada circunstância, produtos ou serviços. 6.18. Plataformas Liga Portugal Definição e implementação de uma estratégia de promoção das plataformas da Liga Portugal de modo a garantir uma maior exposição dos conteúdos gerados pela Liga Portugal. 6.19. Fundação do Futebol

A área da promoção é responsável pelo desenvolvimento e execução de ações promocionais ao longo da época desportiva, integradas na “Campanha de época 360º – #NãoPara. O objetivo desta campanha é promover o dinamismo, a inovação constante da Liga Portugal, o envolvimento crescente com os adeptos, mas acima de tudo, a paixão pelo futebol e pelas competições.

Impulsionar a visibilidade das iniciativas da Fundação do Futebol, potenciando-as junto de diferentes stakeholders e novos públicos, com a finalidade de aumentar a notoriedade da Fundação do Futebol, promovendo assim as ações de Responsabilidade Social no Futebol. 6.20. Influenciadores Promoção da estratégia de colaboração com influenciadores digitais de referência (youtubers, instagrammers, twitchers), com o propósito de produzir conteúdos promocionais da Liga Portugal e das suas competições para novas audiências e alcançar targets específicos, criando uma proximidade com o público mais jovem e com requisitos de conteúdo específico.

6.15. Campanha Nova Coleção Liga Portugal Store Desenvolvimento de campanhas para os produtos oficiais da Liga Portugal e das Sociedades Desportivas, alinhadas com a estratégia de crescimento e aumento de gama a implementar pela área dos Produtos Oficiais. Ao longo da época desportiva 2022-23 procurar-se-á dar um maior foco às camisolas oficiais dos clubes nas campanhas relacionadas com a Liga Portugal Store. 6.16.

OficiaisEventos/Projetos/Publicações Construção de conteúdos promocionais e desenvolvimento de campanhas relacionadas com os eventos, projetos e publicações oficiais da Liga Portugal, de modo a alcançar o públicoalvo pretendido.

6.22. Promoção Liga Portugal Store Desenvolvimento de uma estratégia contínua de notoriedade da Liga Portugal como marketplace das Sociedades Desportivas, bem como a criação de campanhas nos momentos do calendário comercial do retalho. Além disso, potenciar os pontos de venda da Liga Portugal como espaços de promoção da própria marca.

6.21. Campanha de Incentivo ao Público nos Estádios Desenvolvimento de campanhas e ações ao longo da época que visem a angariação de público para os estádios, a promoção da “festa do futebol” e do “jogo dentro do jogo” (entretenimento) com vista a melhorar a experiência dos adeptos e, consequentemente, a atração de novos consumidores.

6.14. Campanha de Natal De modo a aproximar a Liga Portugal e o Futebol português aos consumidores, será desenvolvida, pela área de Promoção, uma campanha na época natalícia com uma perspetiva mais emocional e intangível.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 82 www.ligaportugal.pt PROMOÇÃO

6.25. Team Building Incontestável é o facto de os funcionários passarem mais tempo com os colegas de trabalho do que, propriamente, com as respetivas famílias. Para mais numa indústria tão exigente como é a do Futebol. Para que o jogo de equipa resulte em vitórias, as atividades de Team Building surgem como eficaz meio de garantir melhor comunicação e interatividade entre grupos de trabalho. A descontração por elas proporcionada ajuda ao estreitar de relações entre trabalhadores, cimentando o espírito de equipa e entreajuda, acautelando, em simultâneo, uma rápida e eficaz resolução de problemas internos. Sai, pois, reforçado um dos valores fundamentais da Liga Portugal – a agregação –, do qual os funcionários são o seu mais visível rosto.

83 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt MARKETING INTERNO Os colaboradores são os ativos mais importantes de uma empresa. São eles que desenvolvem o seu produto, que o promovem e que estão presentes em todos os processos. São vitais para o sucesso da equipa e da marca. Neste sentido, é sempre necessário promover a motivação, a satisfação e a competência a nível interno. O conceito de marketing interno surge, precisamente, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a organização.

6.26. Datas comemorativas Há datas e tradições que não devemos perder. Efemérides que, ao assinalarem-se, promovem um saudável ambiente de trabalho. A Liga Portugal vai mais além do que é comum, como acontece no Natal e Páscoa, festejando e promovendo datas como o Dia Mundial da Alimentação, o Dia Internacional do Voluntariado, o Dia da Criança, além, claro, das festividades mais religiosas e ancestrais da nossa sociedade. Também não dispensamos o São Martinho e o imprescindível magusto, sem esquecer os aniversários dos colaboradores, bem como os próprios aniversários da Liga Portugal e da Fundação do Futebol. É também motivo de celebração o encerramento de cada época desportiva com jantar entre funcionários, sempre com o objetivo maior de cimentar a amizade entre todos os trabalhadores e departamentos, que tanto se esforçam pela cada vez melhor realização dos campeonatos profissionais. 6.27. Festas de Natal Natal é tempo de família, respeito, ajuda e entrega. A Liga Portugal vive a época natalícia com fervor e entusiasmo, distribuindo cabazes de Natal, com todas as iguarias e doces que aquecem e adornam mesas da quadra. Cabazes, esses, enviados a todos os órgãos sociais e colaboradores. Sem esquecer os menos graúdos (filhos dos colaboradores) a quem na festa de Natal Kids não faltam lembranças, doces e mimos. Porque as crianças vivem sempre o Natal ainda com mais euforia.

COMERCIAL E PATROCÍNIOS

Esta área é responsável pela gestão constante dos patrocinadores e parceiros, incluindo, entre as suas atividades, o planeamento estratégico e operacional, o acompanhamento dos patrocinadores, análise do retorno e valor acrescentado dos patrocínios e por garantir a execução dosRealiza,contratos.também, toda a atividade conceptual e operacional com vista ao desenvolvimento de novas propriedades comerciais, alargando e otimizando as fontes de financiamento da Liga Portugal, reforçando, através do desenvolvimento da sua atividade comercial, a posição financeira da Liga Portugal. 6.29. Modelo de Governance de Patrocinadores e Parceiros A gestão dos patrocinadores e parceiros é fundamental para o fortalecimento dos laços existentes e para a partilha constante dos valores da organização com os diversos stakeholders. É crucial que o relacionamento com os patrocinadores, que se estende por longos períodos de tempo, seja produtivo, criando uma relação win-win para ambas as partes.Ocontexto atípico que todos vivemos durante as épocas desportivas 2019-20 e 2020-21, colocou-nos desafios nunca antes pensados, no que diz respeito à gestão da relação com os nossos parceiros e patrocinadores. Ultrapassar estes mesmos desafios, mantendo intactas as relações comerciais com os nossos stakeholders, foi apenas possível dada a relação de proximidade existente com os mesmos.

O mês de dezembro é, de resto, intenso e caloroso, cumprindo-se ainda o tradicional jogo do Amigo Secreto, brincadeira em que se trocam pequenos presentes entre trabalhadores, apenas para mais um momento de agregação, partilha e união. 6.28. Festa de Encerramento da Época Após meses intensos de trabalho, de interação entre equipas, percalços e horas e horas de dedicação, o jantar de fim de época assume-se como a altura de libertação.Momento para, em torno da mesa, descontrair, conviver, rir, recordar peripécias e estreitar relações com colegas com os quais habitualmente não convivemos tanto. As surpresas e risos estão sempre garantidas, um jogo de futebol na tarde antes do jantar é também um momento em que sempre se denota intensa competitividade interna, com a noite a coroar a trabalhosa temporada.

A Liga Portugal há muito comunga, pratica e valoriza ações pensadas em prol do bem-estar dos seus funcionários, sendo ponto de honra que se sintam bem e felizes no seu local de trabalho.

É o momento mais esperado do ano, em que sempre se aguarda a presença de todos os colaboradores, Direção da Liga e órgãos sociais para desfrutar de alguma informalidade e, sobretudo, de enorme amizade.

• Arena Liga Portugal - Encontrar metade da época;

• Análises de retorno e performance de competições e propriedades nos Media e Canais Digitais, para todas as competições, incluindo as competições de eSports.

• Thinking Football Summit – Atrair parceiros de relevo, nomeadamente no panorama internacional;

O aumento dos rendimentos da Liga Portugal só é possível se, em conjunto os stakeholders, formos capazes de desenvolver e encontrar novos modelos de exploração das propriedades comerciais existentes e potenciais, para a promoção das competições de forma integrada, incluindo a criação de experiências e ações de engagement de adeptos.Amanutenção de parcerias que gerem maior retorno para o Futebol Profissional e maior visibilidade para as Sociedades Desportivas e a negociação de new business que façam renascer a paixão dos adeptos por esta competição, potenciando, além da sua visibilidade, as ativações e o engagement, são fundamentais para a indústria do futebol.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 84 www.ligaportugal.pt

• Abordagem individualizada consoante a situação de cada Sociedade Desportiva;•Apresentação de proposta de estratégia comercial e modelo de governance a aplicar pelas Sociedades Desportivas;•Acompanhamento periódico da evolução das Sociedades Desportivas. de parceiros eficiente.

Estes encontros acontecerão, previsivelmente, em três momentos distintos:

Durante a época será feito o acompanhamento operacional permanente nos jogos e eventos da Liga Portugal e/ou experiências de marca. Para além deste acompanhamento, está prevista a realização de encontros com os patrocinadores e parceiros, com o objetivo de proporcionar momentos de agregação e envolvimento com estes stakeholders.

É fundamental para o setor a procura de novos drivers de receita e através da diversificação do seu portfolio comercial. Estas são as principais atividades comerciais para 2022-23: • Renegociar os contratos ativos que se encontrem a terminar e/ou encontrar novos patrocinadores e/ou parceiros;

6.32. Consultoria às Sociedades Desportivas da Liga Portugal – Âmbito Comercial

• Partners Day III - Final da Época 2022-23 - Através de um convívio informal e de resumo da época reforçando os laços existentes entre a Liga Portugal e os seus patrocinadores e parceiros.

• Diagnóstico individual da atividade comercial de cada Sociedade Desportiva;

6.33. Atividade Comercial e New Business

• Partners Day II - Final Four da Taça da Liga Portugal – Pretende-se que seja um momento de balanço dos primeiros meses da época desportiva, bem como o lançamento das atividades da segunda No modelo de gestão de patrocinadores estão definidos alguns aspetos fundamentais para o desenvolvimento dessa política de proximidade: o acompanhamento operacional permanente, as reuniões periódicas com todos os parceiros com periodicidade previamente estabelecida e o envio dos reports mensais de exposição e monitorização. 6.30. Monitorização do Retorno do Investimento dos Patrocinadores e Parceiros A monitorização dos impactos da atividade comercial e promocional das competições e dos seus parceiros é uma das prioridades da Liga Portugal. Será feita, durante toda a época desportiva, a gestão da monotorização dos impactos da atividade comercial e promocional das competições e dos seus Patrocinadores, pelos seguintes meios:

• Final Four da Taça da Liga Portugal – Alargar propriedades e conteúdos para potenciais patrocinadores;

De salientar o foco na análise de retorno nomeadamente no que diz respeito às propriedades e conteúdos digitais, desenvolvidos em parceria com os nossos patrocinadores. Esta á uma área com interesse de ativação crescente por parte dos parceiros e potenciais parceiros.

Durante a época desportiva serão agendadas reuniões regulares de forma a partilhar todas estas informações, de acordo com o modelo de governance definido por categoria de patrocinador / parceiro. 6.31. Ações de charme com Patrocinadores e Parceiros

Uma das áreas que merecerá grande foco de atividade da equipa comercial da Liga Portugal para a época 2022-23 é o projeto de consultoria às Sociedades Desportivas. Entendemos que, quanto mais profissionalizadas estiverem todas as nossas Sociedades Desportivas, mais forte coletivamente se tornará a nossa indústria, no que diz respeito à sua atratividade comercial e capacidade de desenvolvimento de uma política comercial ativa, e que contribua para uma situação financeira estável das Sociedades Desportivas. Nesse sentido, estas são as fases da possível intervenção da equipa comercial & patrocínios da Liga Portugal neste projeto:

• Medição dos principais impactos de retorno dos Eventos da Liga Portugal, nomeadamente o Kick Off, o Thinking Football Summit 2022 e a Final Four da Taça da Liga Portugal em 2023. A apresentação dos resultados do investimento de cada parceiro e a demonstração do valor que agregou à marca, assim como a partilha de relatórios detalhados sobre como foram cumpridos os compromissos assumidos, incluindo os principais números, monitorização offline e online é fundamental para uma gestão

• Partners Day I – Thinking Football –Neste encontro será partilhado o Plano de Atividades da Liga Portugal e da Fundação do Futebol, convidando os parceiros a conhecerem o evento e a assistirem às diversas conferências existentes;

• Desenvolver pacotes de ativos comerciais inovadores para apresentar aos potenciais patrocinadores e parceiros, nomeadamente nestes territórios / propriedades:

• Projeto de Internacionalização – Definir um protocolo que permita a utilização conjunta de escritórios internacionais em mercados prioritários e, com isso, aumentar a cadência de propostas comerciais em mercados externos.

• Acordos de Licenciamento Coletivos – Desenvolvimento de acordos de licenciamentos coletivos que beneficiem individualmente as Sociedades Desportivas, pela fonte de receita que podem representar, bem como coletivamente a Liga Portugal pela promoção coletiva das suas competições e do seu produto. O objetivo passa pela definição de um modelo base de repartição de receitas pelas Sociedades Desportivas. Especial foco em novas tecnologias / setores de atividade emergentes.

Toda a dinâmica da atividade comercial está alicerçada numa rede de contactos gerida pelo departamento comercial. As abordagens comerciais são desenvolvidas tendo por base a identificação dos targets a abordar no mercado nacional e/ou internacional. Desta forma, esta área será responsável por gerar o maior número possível, através de diversas estratégias

• Fundação do Futebol – Encontrar novos parceiros com impacto no desenvolvimento dos projetos da Fundação do Futebol;

www.ligaportugal.pt de marketing como ações de charme na Final Four e nos jogos de entrega de Troféu, tours behind the scenes aos estádios, oferta de bilhetes, hospitalidade, convites para os eventos da Liga Portugal, como o Kick-Off e Thinking Football, entre outras atividades de engagement. Um dos grandes focos da atividade comercial será a política ativa de network, tirando o máximo partido do marketing relacional, dando sequência à identificação de potenciais patrocinadores com consequentes abordagens comerciais, com especial foco no mercado internacional. parceiros chave para minimizar o impacto financeiro deste projeto para a Liga Portugal;

• eSports – Cimentar, através de parcerias futuras, o posicionamento deste produto para a Liga Portugal e para as Sociedades Desportivas;

O digital tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma estratégia ou conjunto de estratégias de comunicação que promovem o contacto permanente com adeptos, Sociedades Desportivas e outrosAssim,agentes.serão produzidos e difundidos conteúdos, alinhados com a estratégia de comunicação global da Liga Portugal, que serão customizados para mercados alvo, com o objetivo de criar um relacionamento digital mais próximo com determinadas regiões. 6.36. Desenvolvimento de alianças estratégicas com Ligas, Federações e outras instituições internacionais

O desenvolvimento, criação e negociação de novas propriedades, produtos e serviços, de forma a tentar aumentar a oferta da Liga Portugal disponível para a geração de rendimentos estará sobre a alçada da área Business Development, que irá também liderar uma estratégia de valorização do futebol, produzindo conhecimento e contribuindo para a projeção da marca Liga Portugal. Adicionalmente, a implementação de uma estratégica de internacionalização bem estruturada é fundamental para o crescimento do futebol nacional, assim, a Liga Portugal continuará a desenvolver a mesma em estreita colaboração com clubes, operadores televisivos e demais stakeholders. A Liga Portugal procurará potenciar a presença jogadores estrangeiros que atuem nos clubes da Liga Portugal bwin e Liga Portugal SABSEG. A estratégia passa por um forte investimento na área digital onde, entre outras iniciativas, está prevista a criação de conteúdo nativo que pretende contribuir para a criação de uma base de adeptos pelo mundo mais próximas das competições portuguesas. 6.34. Apoiar detentores de direitos internacionais das competições da Liga Portugal Será novamente aposta para 2022-23 o desenvolvimento e continua implementação de uma política ativa de proximidade com os detentores de direitos internacionais das competições da Liga Portugal, com o objetivo de melhorar e aumentar a penetração da marca Liga Portugal em todo o mundo.

6.37. Promover a representação da Liga Portugal em eventos internacionais Promover a presença da Liga Portugal em eventos internacionais de referência em todo o mundo como expositor e visitante, de forma a aumentar o awareness internacional da Liga e desenvolver contatos e networking relevantes para a instituição. 6.38. Parcerias com agências de comunicação internacionais Desenvolver parcerias com agências de comunicação internacionais para difundir, além-fronteiras, mensagens, conteúdo e marcos relevantes para a Liga Portugal, Sociedades Desportivas e intervenientes.

87 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO BUSINESS DEVELOPMENT & INTERNACIONALIZAÇÃO

Assim, será fomentado um relacionamento de proximidade com broadcasters locais e com media local, em mercados chave para a Liga Portugal. A Liga Portugal disponibilizará ferramentas de trabalho, informação e uma maior proximidade com Sociedades Desportivas, tudo com o objetivo primordial de melhorar o produto. 6.35. Criação de conteúdo customizado para cada mercado internacional e adoção de uma estratégia GLOCAL

Continuação do desenvolvimento de relação com Ligas, Federações e intensificação da criação de relacionamento formal com diferentes stakeholders internacionais ao redor do globo, para apoiar na penetração da Liga Portugal em diferentes mercados.

www.ligaportugal.pt DEPARTAMENTOCONTEÚDOS&MEDIA7

7.1.1. INSTITUCIONALACOMPANHAMENTOEINFORMATIVO Comunicar de forma consistente a atividade Institucional da Liga Portugal, com as Sociedades Desportivas e os Órgãos Sociais, sublinhando os valores de Credibilidade, Agregação, Talento e Espetáculo. Acompanhamento informativo da atividade da Liga Portugal, bem como de todos os stakeholders, dando especial relevância às informações relacionadas com as Sociedades Desportivas. 7.1.2. COMUNICAÇÃO E CONTEÚDOS PROMOCIONAIS Conteúdos pontuais de comunicação, associadas às marcas das nossas competições, que permitem gerar engagement com os adeptos e público em geral; Elaboração de Conteúdos dedicados que servem para promover as Sociedades Desportivas e a marca Liga Portugal.

7.1.7. MILESTONES E E-LIGA STATS

Oferecer aos Órgãos de Comunicação Social informação estatística relevante sobre cada um dos jogos das competições profissionais e, paralelamente, suportar os departamentos de comunicação das Sociedades Desportivas nas suas antevisões de jogo, promovendo, de forma equitativa, todos os jogos das competições da Liga Portugal.

7.1. Produção de Conteúdos A produção de conteúdos terá de seguir a estratégia de comunicação global, como macro mensagens, priorização dos temas-chave em função do posicionamento estratégico e político de cada momento, guidelines dedicados a cada canal de comunicação, identificação de públicos-alvo mais relevantes e estratégia de atuação adaptada para cada um deles. Será necessário garantir e monitorar a integridade e coerência global da comunicação na Liga Portugal a todos os níveis, com todos os púbicos e em todos as plataformas e canais.

A comunicação estratégica planeia e pensa a forma como a Liga Portugal comunica interna e externamente, nas ações enquadradas em toda a estratégia de marketing e comunicação, garantindo maior entrosamento e coerência nas iniciativas desenvolvidas nestas duas áreas. Esta área é responsável pelo planeamento estratégico de comunicação da Liga Portugal, e também das suas competições, e engloba uma política de relações públicas ativa e gestão dosOconteúdos.planodecomunicação global da época 2022-23 visa comunicar de forma consistente a atividade Institucional da Liga, sublinhando os valores da Credibilidade, Agregação, Talento e Espetáculo. Além disso, supõe um acompanhamento informativo da atividade da Liga Portugal e dos seus stakeholders, com especial atenção às informações veiculadas e relacionadas com as Sociedades Desportivas. Assim, será produzida e sistematizada informação sobre as atividades da Liga Portugal em função do seu posicionamento: Cria Talento. Nomeadamente, será feito um acompanhamento em tempo real das incidências/informações relacionadas com a atividade das Sociedades Desportivas e a atividade desportiva no geral. Continuará a ser realizada uma revista de imprensa diária e monitorização constante da informação publicada nos órgãos de comunicação socialAdicionalmente,(OCS). será mantido um contacto próximo e constante com os OCS, de forma a assessorar os mesmos sobre os assuntos e temáticas associados à Liga Portugal e às suas competições.

7.1.3. REVISTA LIGA-TE Publicação bimestral dedicada às atividades da indústria do Futebol Profissional, promotora das competições: Liga Portugal bwin, Liga Portugal SABSEG e Taça da Liga Portugal, ações de Responsabilidade Social e dos stakeholders, conteúdos específicos com os nossos Embaixadores e conteúdos de Futebol "puro". 7.1.4. REVISTA LIGA-TE EM NÚMEROS Publicação bimestral que se apresenta como uma excelente ferramenta para as Sociedades Desportivas, nomeadamente no estudo estatístico das questões relacionadas com o Futebol Profissional Português e as suas competições. Uma revista que aprofunda dados relevantes e que, em julho, abre espaço à Liga-te em Números Season Report, que serve para fazer um balanço de toda a época, com um ano desportivo a ser minuciosamente analisado. 7.1.5. MATCHBOOK DA FINAL FOUR Publicação destinada a esmiuçar os quatro finalistas daquela que é a semana do Futebol. Ali é feita uma análise profunda às quatro equipas que vão marcar presença em Leiria, com conteúdos dedicados e exclusivos. 7.1.6. LIGA TV Cobertura sistematizada, em vídeo, das atividades da Liga Portugal, nomeadamente as relacionadas com as competições profissionais, os seus protagonistas, iniciativas institucionais, ações de Responsabilidade Social e ações com stakeholders.

Assinalar os marcos de desempenho desportivo de jogadores, treinadores, árbitros e delegados nas competições profissionais, com conteúdos nas redes sociais e entrega de gifts que assinalem a efeméride pessoal. Realizar uma análise qualitativa das estatísticas e milestones oficiais das competições da Liga Portugal, de forma a produzir informação com relevante interesse para os adeptos, órgãos de comunicação social e Sociedades Desportivas; 7.1.8. MEDIA KITS

7.1.9. PLANO B Publicação anual que permite avaliar a importância dos jogadores que passaram pelas equipas B do Futebol Profissional. Um guia para todos os que querem pormenorizar informações e dados estatísticos sobre este tipo de equipas, que permitem um crescimento mais maduro e consistente a jovens jogadores a quem é dada a oportunidade de defrontarem, no segundo escalão do nosso Futebol, atletas mais velhos e, indiscutivelmente, mais experientes. As equipas B integram uma prova particularmente competitiva e têm sido vários os talentos que ali despontam rumo ao mais alto nível, não só ao nível

A estratégia de comunicação global da Liga Portugal para a época 2022-23 prevê a criação dos seguintes conteúdos:

89 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 90 www.ligaportugal.pt institucional, colocando a Liga Portugal num patamar de agregação de pensamento crítico e desafiador dos constrangimentos que impendem sobre a indústria. 7.7. Estabelecer Parcerias com Imprensa Internacional Apostar em mercados-chave, nos quais a Liga Portugal pretende posicionar-se, face aos jogadores que estão nos campeonatos profissionais e cuja imagem e carreira no nosso país suscita imensa procura e curiosidade. Este posicionamento permitirá um aumento de notoriedade da Liga Portugal em vários locais do mundo e, também, a um acréscimo da ligação entre os adeptos, os jogadores e a própria Liga Portugal. 7.8. Monitorizar Audiências TV Projeto que permitirá reunir informação que possibilite potenciar o aumento de espectadores nos estádios. Este é um barómetro importante para o Futebol Profissional e uma ferramenta de trabalho que a Liga Portugal poderá usar em temas transversais à organização. seja também a do público interessado e que recebe as nossas newsletters. Este será um espaço noticioso, institucional e desportivo, mas também um local onde as Sociedades Desportivas, parceiros e outros stakeholders passarão a ver como ponto de encontro privilegiado. Uma forma de conseguirem, através de um único meio, difundirem algumas das suas mensagens. 7.5. Portal de Acreditação Centralizar a acreditação é um dos grandes objetivos deste portal, que permitirá maior facilidade de acesso aos Órgãos de Comunicação Social. Ao reunir todas as informações dos profissionais de imprensa num só local, a Liga Portugal possibilita um acesso único e simplificado às Sociedades Desportivas. Este portal, que já entrou em fase piloto na época 2021-22, facilitará o trabalho dos envolvidos na organização de um jogo. 7.6. Conselho Estratégico da Liga Criação de um Conselho Estratégico composto por um conjunto de personalidades de reconhecida credibilidade técnica e evidente notoriedade social e profissional.

7.3. Workshops/Ações de Formação

A Liga Portugal pretende ter, cada vez mais, profissionais capacitados nas Sociedades Desportivas que competem no Futebol Profissional e, neste âmbito, quer apostar em workshops temáticos sobre a área da Comunicação. Esta é uma vertente muito importante nos dias atuais, tanto no Futebol como na Sociedade. Abordar questões transversais de comunicação junto dos Diretores de Comunicação dos Clubes fará com que o crescimento seja grande, mas que a uniformização possa ser, cada vez mais, uma realidade. 7.4. Newsletter Diária Abordar a atualidade do Futebol Profissional e da Liga Portugal, de forma constante, fazendo que a nossa realidade de jogadores, como também de treinadores, que adquirem, no comando destas formações, apetências importantes para conseguirem aplicar nas equipas principais do clube ou em outras do mesmo calibre. Este é um documento importante de reflexão, não só no que acontece no relvado, mas também em outros fatores como os espectadores que se deslocam aos estádios ou os impactos que os jogos destas equipas têm na visibilidade televisiva.

Este Conselho Estratégico será lançado no início de setembro e reunirá periodicamente, constituindo-se como um órgão de aconselhamento da Liga Portugal.Acomposição deste órgão levará em consideração as medidas estruturais definidas como prioritárias para o Futebol Profissional em Portugal e pretende-se que seja gerador de relevante visibilidade

7.2.3. ROADSHOW SOCIEDADES DESPORTIVAS Promover uma política ativa de proximidade com todas as Sociedades Desportivas, de forma a potenciar a utilização de mensagens positivas e receber inputs de melhoria por parte das Sociedades Desportivas e que irá contribuir para uma melhor clarificação de temas associados às nossas competições.

7.2. Relações Públicas Esta área é responsável pela definição e operacionalização do plano de ações de charme e network junto do conjunto de opinion makers identificados no plano estratégico de comunicação e dos diversos stakeholders. Está definido um conjunto de ações para a época 2022-23: 7.2.1. FUTECOM Evento estratégico anual promovido pela Liga Portugal, que terá como públicoalvo as direções e profissionais que trabalham, diariamente, nos gabinetes de comunicação, marketing e imprensa das Sociedades Desportivas.

7.2.4. REPRESENTAÇÕES OFICIAIS EM EVENTOS, ENTREGAS DE PRÉMIOS, GALAS E JOGOS Ações que permitem um maior contacto com as Sociedades Desportivas e com entidades em geral, criando momentos de comunicação e maior ligação aos diversos intervenientes no futebol.

7.2.2. ENCONTROS COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL E OPINION MAKERS Colaboração estreita com os representantes dos órgãos de comunicação social e opinion makers. Prevê o debate de temas da atualidade da Liga Portugal e das competições com vista a uma melhoria do esclarecimento da opinião pública e aumento de proximidade e da relação entre os jornais e a Liga Portugal.

Será responsável pela gestão diária com os órgãos de comunicação social e deve garantir todas as suas atividades operacionais, como acreditações e coletes e fazer a monitorização diária da revista de imprensa, assim como o acompanhamento permanente da atividade informática dos órgãos de comunicação social e a monitorização de conteúdo relevante em canais alternativos, como blogs e canais sociais.Agestão de Media também tem um papel revelante em todos os eventos, sendo da sua responsabilidade a convocatória dos órgãos de comunicação social, receção e acompanhamento dos mesmos no dia do evento, gestão dos momentos de comunicação, definição e desenvolvimento dos conteúdos e apresentação do evento.

•momento;Conteúdo informativo para canais;

Esta área irá manter o contacto próximo e constante com os órgãos de comunicação social, de forma a assessorar os mesmos sobre os assuntos/temáticas associados à Liga Portugal e às suas competições, com o objetivo de manter, e aumentar, a relação e articulação operacional com estes profissionais.

7.9. Gestão de Media

• Recolha de informação diversa para os órgãos de comunicação social.

7.10. Produção de Conteúdos para Imprensa Todos os conteúdos para imprensa estão sobre alçada deste departamento, destacando-se:

www.ligaportugal.pt MEDIA A Liga Portugal deve assumir-se como player cada vez mais relevante e incontornável nos media nacionais, possibilitado pela via da crescente credibilização e qualificação do sector.

• Notas de imprensa alinhadas com a estratégia de comunicação global definida, assim como as campanhas/ações desenvolvidas pela Liga Portugal a cada

• Produção de conteúdos diversos e dedicados para amplificar eventos e projetos da Liga Portugal;

• Conteúdos de apoio aos órgãos de comunicação social, como os media kits, entre outros;

www.ligaportugal.pt

EMBAIXADORES

A Liga Portugal iniciou este projeto em 2019, convidando nomes com história nos nossos campeonatos que visam a promoção e valorização do futebol. A lista de Embaixadores é constituída por 22 jogadores e treinadores que brilharam nos relvados nacionais e internacionais, desempenhando um papel de promoção do Futebol Profissional Português através das presenças em eventos realizados pela Liga Portugal e atividades de Responsabilidade Social, designadamente da Fundação do Futebol. Nuno Gomes, Quim, Helton, João Pinto, Jorge Andrade, Chainho, Alan, Manuel Fernandes, Paulo Futre, Ricardo Rocha, Simão Sabrosa, André Villas-Boas, Nuno Valente, Beto, Domingos Paciência, Nuno Capucho, Fernando Meira, Marco Caneira, Oceano, Nelson Pereira, Luis Boa-Morte e Neno, compõem o lote dos ilustres nomes do projeto. O antigo guarda-redes, por motivos conhecidos, deixou de integrar a lista oficial, mas continuará imortalizado como Embaixador da Liga Portugal. 7.11. Ações de Responsabilidade Social O Embaixador da Liga Portugal é uma estratégia de comunicação que utiliza a credibilidade e confiança de profissionais para promover e dar maior visibilidade ao setor do Futebol Profissional. O objetivo deste programa é reforçar o posicionamento dos Embaixadores enquanto veículos de comunicação da Liga Portugal, aliançando antigos jogadores das competições profissionais como promotores da indústria do futebol, em diversos eventos e iniciativas da Liga Portugal e atividades de Responsabilidade Social, da Fundação do Futebol, proporcionando, desta forma, uma maior exposição mediática e visibilidade às ações de cariz solidário. 7.12. Presença de Embaixadores em eventos A presença dos Embaixadores em eventos permite socializar as mensagens e torná-las mais positivas e consistentes junto dos adeptos do futebol, criando engagement e proximidade com todos os fãs. Pretende-se que estes sejam a imagem da Liga Portugal e que desenvolvam o orgulho profissional, o sentido de pertença, a responsabilidade partilhada: em suma, os valores da organização. 7.13. Cerimónia de Tomada de Posse dos Embaixadores da Liga Portugal Adicionalmente, à participação em eventos, foram delineados projetos específicos para o programa de Embaixadores, nomeadamente a cerimónia de Tomada de Posse Embaixadores. A cerimónia tem como objetivo marcar mais uma época como Embaixadores Liga Portugal, com a presença do Presidente da Liga Portugal. Este evento marca mais um ano de compromisso com os valores e mensagem da instituição Liga Portugal. Ser um Embaixador da Liga Portugal é algo prestigiante e apenas acessível a uma pequena elite de figuras ligadas ao meio desportivo.

93 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt DIGITAL O digital tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma estratégia ou conjunto de estratégias de comunicação, que promovem o contacto permanente com os adeptos, Sociedades Desportivas e outros agentes. Foi necessário conceder ao domínio digital a importância que ele no futuro terá nas operações da gestão do futebol, bem como no consumo e relação do adepto com outros intervenientes no sector do Futebol Profissional. Para o efeito, foi criado um departamento funcional na organização da Liga Portugal apetrechado com os meios necessários à prossecução da estratégia definida pela mesma neste domínio. O core business da Liga Portugal permite-nos produzir um grande volume de conteúdos com elevado poder de atração para milhões de utilizadores em todo o mundo. É objetivo da Liga Portugal reforçar o ecossistema digital desenvolvido na época passada, permitindo aumentar o engagement com o público pela facilidade e rapidez com que a informação chega ao adepto. app sociaisredes Fantasyliga facebook instagram twitter youtube linkedin twitch tiktok fundaçãoportugalliga portugalliga E portugalliga portugalliga jpsiteliga portugal loja onlinesite Esports recolharedeswebsitescrmssoappssociaisnewslettersdeleads single sign on crm campanhas

Esta estratégia de branding organizacional, através da geração de conteúdos relevantes, aumenta exponencialmente a notoriedade da marca. A criação destes conteúdos gera engagement junto dos adeptos, aumentando a notoriedade das competições da Liga Portugal, no mercado nacional e internacional. A publicação de conteúdos ao longo da época desportiva pode gerar um tráfego orgânico perdurável ao longo do tempo, o que significa atrair potenciais parceiros e patrocinadores para a indústria.

Serão desenvolvidas campanhas mediáticas e outras de natureza mais restrita que tornem evidente as vantagens da agregação dos vários intervenientes no Futebol Profissional que, em paralelo, permita uma maior e mais efetiva concertação social em torno do Futebol Profissional. Aumentar o conteúdo educativo, festivo, positivo e cívico do futebol enquanto espetáculo desportivo com cariz familiar é fundamental para a promoção do setor e captação de novos targets. A gestão das aplicações digitais irá incidir sobre:

7.17. Desenvolvimento de Conteúdo Digital A criação de conteúdos objetivos, precisos e originais é essencial para promover a marca Liga Portugal, as suas competições e as Sociedades Desportivas. No seu conceito geral, esta área visa produzir conteúdos altamente relevantes para os adeptos e consiste, essencialmente, em produzir conteúdos significativos ou de impacto extremamente positivo para os utilizadores, sejam conteúdos institucionais, informativos ou simplesmente conteúdos de entretenimento.Aproduçãode conteúdo é fundamental não só pelo tráfego orgânico que gera, mas principalmente pela perceção que cria junto dos adeptos.

• Copywriting;

A era mantém a mudança do consumo de informação e do perfil do consumidor de futebol. Tornou-se necessário dar continuidade à estratégia de comunicação, branding e buzz para a geração de tráfego e conversações para os meios digitais, com ações pensadas e coerentes com os vários segmentos de perfis de consumidores de Futebol Profissional, utilizando, para o efeito, as ferramentas disponíveis mais adequadas. O aumento da segmentação do públicoalvo das ações de comunicação tenderá a aumentar o interesse de diversos stakeholders. A Liga Portugal irá manter a aposta no desenvolvimento de ferramentas digitais nas suas operações e na sua relação com as Sociedades Desportivas, como forma de credibilização do futebol e da valorização das competições e potenciar esse know-how acumulado alémfronteiras.Durante a época 2022-23, a Liga Portugal irá dar continuidade à implementação da atual estrutura aplicacional, nomeadamente, ao nível da interação com os públicos. O plano de desenvolvimento aplicacional é ambicioso, como se pode ver pela multidisciplinaridade de aplicações desenvolvidas e em desenvolvimento.

• Conteúdo direcionado a mercados internacionais específicos;

A estratégia continua a ser a potencialização das ferramentas de comunicação digitais para aproximar adeptos, jogadores, clubes e patrocinadores, para tornar a presença nos estádios mais atrativa e desafiadora e fazer com que o acompanhamento da competição fora do estádio seja mais emocionante e Manutençãoviral.edesenvolvimento de novas plataformas digitais: Integração das Bases de Dados globais da Liga Portugal; Plataforma de gestão de públicos; • Recolha e análise de DATA; Manutenção, upgrade e desenvolvimento em termos de Funcionalidades e Design; Website; Redes Sociais; APP Liga Portugal; • Liga Virtual; Plataforma de prémios.

• Desenvolvimento conceptual das campanhas operacionais digitais que decorram da operação e da estratégia definida;

• Criação estratégica de conteúdo para todas as plataformas.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 94 www.ligaportugal.pt 7.14. Arquitetura Aplicacional e Gestão de Públicos Manutenção e desenvolvimento do CRM, seja interno como externo, com integração em todas as plataformas. Continuação do diagnóstico à atual estrutura aplicacional da Liga Portugal, nomeadamente ao nível da integração com os públicos. Aplicação da estrutura aplicacional pensada para a Liga Portugal. Aplicação do Módulo B&B, focado na área comercial. 7.15. Ecossistema Digital

Existem vários tipos de conteúdo que iremos dar foco na próxima época e que englobam uma gestão global dos canais sociais da Liga Portugal, nomeadamente:

A monitorização da estratégia será efetuada ao longo da época desportiva através de ferramentas como: Dashboard e outras métricas de monitorização/avaliação de toda a atividade digital;

• Alinhamento operacional com as restantes áreas funcionais da Liga Portugal; Fiscalização da integridade estratégica definida para toda o ecossistema digital da Liga Portugal. 7.16. Gestão das Aplicações e do Conteúdo Digital Conhecer melhor o consumidor do produto futebol como ponto de partida é fundamental para o desenvolvimento de campanhas de comunicação assertivas e mais eficazes. Em 2022-23 pretende-se que os conteúdos de cada plataforma sejam segmentados e mais ajustados ao seu perfil de consumidores, promovendo a criação de valor.

2022-23ÉPOCA |

• Plano de publicação multicanal alinhadas com as campanhas definidas;

Este projeto tem como objetivo organizar as diversas plataformas da Liga Portugal existentes e a integração de novas, quer ao nível da gestão de negócios, quer ao nível da gestão de públicos, permitindo definir o projeto de integração das bases de dados da Liga Portugal, de acordo com os objetivos para a época.

• Fotografia e vídeo;

• Conteúdo multilingue;

7.18. Website Liga Portugal Continua manutenção do website atual com a colocação de conteúdos, informação e entretenimento, para além do acompanhamento das competições profissionais em tempo real. 7.19. App Liga Portugal Desenvolvimento de uma nova App, integrada no ecossistema digital existente, bem como a manutenção da App existente. Projeto será focado na personalização da experiência do utilizador, sendo que terá, como base, os dados dos utilizadores.

7.21. Canais Sociais da Liga Portugal Garantir a criação, em parceria, de uma rede social própria, totalmente inovadora e que permitirá potenciar a base de dados da Liga Portugal.

7.20. Fantasy Liga Portugal Bwin A Fantasy continua a afirmar-se como uma fonte de dados muito específica, com um público-alvo muito específico e fiel. Nesse sentido, será mantida a parceria existente, garantindo o acesso aos dados dos utilizadores. A experiência irá manter-se, garantindo um jogo justo e baseado no mérito desportivo, salvaguardando as propriedades comerciais da Liga e das Sociedades Desportivas.

•www.ligaportugal.ptConteúdomultimédia

95 2022-23ÉPOCA |

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO interno; • Articulação de todo o conteúdo multicanal.

7.23. Parceria vSports Manutenção da parceria com a vSports, empresa detentora dos direitos audiovisuais digitais, com vista à obtenção de conteúdo de vídeo da Liga Portugal bwin, Liga Portugal SABSEG e Taça da Liga Portugal. Ao longo da época serão estudados e implementados novos conteúdos de vídeo, explorando o trabalho já realizado pelo fornecedor.

Garantir a cobertura e o arquivo de fotografia de todos os jogos das competições profissionais. Ser, sempre que possível, um "provider" para as Sociedades Desportivas, entregando, em tempo real, as fotografias dos jogos. 7.27. Liga Portugal Store –Desenvolver Projeto para uma Nova Loja Online Desenvolver um projeto de uma nova loja online, integrada no ecossistema da Liga Portugal, e quê dê resposta a todas as Sociedades Desportivas, nomeadamente através da facilitação das vendas. Permitirá, paralelamente, reforçar a base de dados da Liga Portugal e potenciar os produtos oficiais próprios.

7.22. Estatísticas Oficiais A recolha de estatísticas oficiais nas competições organizadas pela Liga Portugal irá manter-se, seja para alimentação dos canais digitais como o website ou a APP, como também como suporte para a produção de conteúdos e divulgação de informação para os media. A estatística continuará a ser um pilar nos novos projetos digitais previstos.

7.24. Plataforma OTT – Liga TV Estudo sobre a possibilidade de desenvolvimento de Plataforma OTT para agregação dos conteúdos desenvolvidos pela Liga Portugal (Liga TV). 7.25. Infografias TV Manter e a atualizar as infografias das competições profissionais da Liga Portugal, adaptando-as à constante evolução dos canais digitais. 7.26. Cobertura Fotográfica das Competições Profissionais

O emparelhamento, previamente definido, potencia uma final entre os vencedores de ambas as competições, sendo o modelo de realização e transmissão igual ao da eLiga Portugal. 7.31. Dinamização Canal Twitch Por ser a principal plataforma de transmissão de desportos eletrónicos, a dimensão do canal da Liga Portugal na Twitch é um fator crítico de sucesso das competições organizadas. Assim, a Liga Portugal investe semanalmente na dinamização do canal, através de conteúdos que primem pela inovação e diferenciação. A rubrica Pré Match transporta os seguidores do canal até aos mais variados estádios do futebol português, oferecendo uma visão exclusiva dos momentos que antecedem os encontros. Já as rubricas Off the Pitch e Meet the Pro transmitem, em direto, entrevistas com jogadores de futebol e de futebol virtual, fomentando a identificação dos adeptos com os protagonistas do jogo. 7.32. eCopa Ibérica Pretende-se a criação de uma nova competição, a ser desenvolvida em conjunto com a La Liga, envolvendo os melhores clubes dos eSports nos dois países.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

Pela crescente popularização, alavancada pelas alterações nos hábitos de consumo e pelo aumento da preponderância das áreas digitais, os eSports são, hoje, uma área-chave para o alcance do público mais jovem. A sua mediatização tem, consequentemente, suscitado a profissionalização das competições, num fenómeno que se tem revelado transversal a todo o globo. Atualmente, as maiores competições de desportos eletrónicos do mundo atingem audiências médias na ordem dos milhões de espectadores, contando com prémios monetários ao nível de algumas das maiores competições desportivas mundiais.ALigaPortugal cinge a sua presença nos eSports ao Futebol Virtual, através de competições disputadas apenas pelos clubes que pertencem ao Futebol Profissional, nomeadamente: 7.28. eLiga Portugal A eLiga Portugal é uma competição englobada no circuito internacional FIFA GLOBAL SERIES da FIFA/EA Sports. Depois de consolidada a sua posição como a maior competição de FIFA em Portugal na época 2021-22, a Liga Portugal propõe-se a fazer crescer ainda mais a sua competição, envolvendo as Sociedades Desportivas e promovendo o contacto com os fãs, através de eventos presenciais.Comum Prize Pool de 50.000€, o maior da história do Futebol Virtual português, a competição é disputada semanalmente, em estúdio, e transmitida em direto no canal da Liga Portugal na Twitch. A eLiga Portugal pode ainda ser acompanhada pela televisão, na Sport TV, onde é transmitido um programa-resumo de cada jornada. 7.29. Taça eLiga Portugal

Disputada pelos mesmos clubes que jogam a eLiga Portugal, mas em formato eliminatório, a Taça eLiga Portugal é o primeiro título da época a ser atribuído. Numa primeira fase, a competição é disputada exclusivamente online, para que sejam apurados os quatro emblemas finalistas.

Englobados na Final Four da Taça da Liga Portugal, os encontros decisivos são disputados presencialmente, constituindo mais uma proposição de valor para a semana que coroa o Campeão de Inverno. 7.30. Supertaça eLiga Portugal É a competição que encerra o calendário da eLiga Portugal, sendo disputada pelas quatro equipas que alcançaram mais sucesso desportivo durante toda a época: os dois finalistas da Taça eLiga Portugal e os dois finalistas da eLiga Portugal.

2022-23ÉPOCA |

96 ESPORTS

O conceito de inovação aliado à responsabilidade da manutenção de uma identidade própria caracterizada pela transparência e credibilidade, são pressupostos com que a nossa equipa se rege para implementar cada projeto.

8

DEPARTAMENTOTECNOLOGIA

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 98 www.ligaportugal.pt

Responsável por criar, inovar e gerir toda a infraestrutura tecnológica da Liga Portugal, este departamento dá suporte à organização das competições profissionais de futebol e a todos os eventos a si inerentes.

Com especial foco na condução da operação de transformação digital, construímos soluções de otimização de processos com visão estratégica e índices de desempenho e produtividade elevados, objetivando sempre o rendimento e resultados de excelência.

Com o crescimento sustentado de toda a estrutura da Liga Portugal, a gestão do parque informático físico da Liga, o help desk/suporte técnico, o suporte na recolha e gestão de bases de dados, o suporte na gestão de aplicações móveis e a gestão de dispositivos, são algumas das temáticas que merecerão especial atenção deste departamento.

Pretende-se dar continuidade ao processo de análise e desenvolvimento da plataforma de credenciação já iniciado, que permitirá informatizar o acesso a zonas críticas de estádios, nomeadamente zonas técnicas, com a inclusão de códigos QR nas credenciais geradas.

Na próxima época procurar-se-á a melhoria contínua e a uniformização da plataforma responsável pelas notificações via email e sms.

8.1. Evolução Tecnológica da IntraLiga A IntraLiga, como ferramenta de gestão central de toda a informação da Liga Portugal, tem módulos que permitem a integração entre as diversas plataformas. À semelhança do ano anterior, continuaremos a consolidar, modernizar e otimizar todos os seus processos, de forma a garantir uma eficácia superior cada vez mais vincada na gestão do modelo de dados.

Conscientes da urgência e sensibilidade deste tema, ambicionamos dar uma resposta rápida com garantias de cumprimento de todos os requisitos de segurança e estabilidade, estando definido um projeto com alocação de recursos, exclusivo para todas as operações que serão realizadas.

Para este portal, estão previstos os desenvolvimentos nos seguintes módulos:

• Módulo Licenciamento Financeiro: Atualmente em fase de testes funcionais, será dado seguimento ao seu processo de desenvolvimento e posterior implementação.

8.3.6. SISTEMA DE NOTIFICAÇÕES

8.3.4. TRANSFER A nossa plataforma de gestão de todo o processo de inscrições e registo de contratos encontra-se num estado de maturidade estável, que permitirá a dedicação de um período de desenvolvimento de novas funcionalidades e de melhoria de desempenho de alguns fluxos processuais.

8.3. Ecossistema e-Liga O processo de consolidação do e-Liga será também assente na contínua implementação e evolução de vários módulos. A dimensão destas soluções e o circuito funcional que irão abranger terão um impacto assinalável na dinamização do processo digital que tem vindo a ser desenvolvido.

Esta atividade visa a continuidade na implementação dos mecanismos automatizados de transferência de dados entre a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol. A implementação desta ligação entre as duas organizações continuará dedicada aos dados referentes a inscrições, relatórios de jogo e disciplina. 8.3.2. SAND V4 - SISTEMA DE APOIO À NOMEAÇÃO DE DELEGADOS

• Módulo Acreditação dos Media: A gestão de pedidos de acreditação dos Media tem neste momento, de forma centralizada, um circuito que serve todo o processo de comunicação entre a Liga Portugal, os Clubes, os Órgãos de Comunicação Social e os profissionais desta área. Continuaremos o seu processo de desenvolvimento para a tornar mais completa e capaz de dar resposta a todas as necessidades.

Serão ainda disponibilizadas algumas listagens de dados de suporte a esta atividade. 8.3.5. SISTEMA DE CREDENCIAÇÃO

99 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt

8.2. Consolidação e Manutenção da Aplicação e-Liga O e-Liga, posicionado na vanguarda tecnológica desportiva, teve como primordial objetivo facilitar o processamento de informação e eliminar, o mais possível, a possibilidade de erro, desmaterializando a documentação dos jogos profissionais de futebol. Sendo um ecossistema alimentado por várias plataformas, com ligação direta e harmoniosa à Intraliga, esta estrutura está bem consolidada e tem sido uma ferramenta fulcral no registo e transferência segura de dados entre os agentes desportivos e os repositórios da LigaAPortugal.evolução tecnológica e o incremento de funcionalidades que dinamizam e suportam a atividade desses mesmos agentes desportivos, tem sido uma contínua preocupação por parte do departamento de tecnologia da Liga Portugal. Um bom exemplo disso são as constantes solicitações recebidas por parte das Sociedades Desportivas que culminam em desenvolvimentos técnicos, contribuindo para a evolução referida. Contudo, e apesar desta evolução funcional ser uma constante, iremo-nos propor a uma reformulação profunda de toda a aplicação. Com o incremento sucessivo das versões do sistema operativo android e o envelhecimento dos equipamentos utilizados, teremos de nos antecipar à modernização da nossa aplicação de forma que a sua compatibilidade não seja comprometida neste sistema e em futuros equipamentos.

Para a próxima época está prevista a implementação das presenças de delegados estagiários para o acompanhamento e formação em ambiente de competição, bem como a disponibilização de listagens de suporte à gestão de nomeações e abordagem ao modelo de avaliação individual 8.3.3. PORTAL DE CLUBES

Após o anúncio público, por parte da Microsoft, do fim de suporte a algumas soluções que alicerçam a nossa plataforma, foi iniciado um processo de restruturação que implica a migração e subida da versão da base de dados utilizada, bem como da solução de armazenamento de documentos.

8.3.1. DATA BRIDGE LIGA PORTUGAL-FPF

• Módulo Licenciamento de Infraestruturas: Na passada temporada implementamos este novo módulo que desmaterializou todo o processo de licenciamento desta área, permitindo aos clubes o registo digital dos pedidos de requerimento, inserção e consulta de documentação, receção de resultados das vistorias, etc. Após a recolha e análise do primeiro ano, serão melhoradas as funcionalidades que assim o justifiquem, tendo por base a experiência desta primeira época de utilização.

8.6. Ambiente de Qualidade e Desenvolvimento A Liga Portugal dará continuidade à evolução do já criado Ambiente de Qualidade e Desenvolvimento, profissionalizando e dando cada vez mais robustez ao processo de disponibilização em produção das soluções desenvolvidas. Minimizar o risco de erros e constrangimentos no acesso e manutenção das plataformas existentes continuará a ser o objetivo da utilização deste ambiente.

Este projeto permitirá garantir que a Liga tenha ferramentas para promover ativamente as suas campanhas e/ou negociar contrapartidas digitais com os patrocinadores e parceiros;

A revolução digital aumentou exponencialmente a exposição aos ciberriscos. Os ciberataques não só podem travar o acesso à informação confidencial, como também podem causar danos às organizações e aos seus colaboradores. Podem estar em causa, por exemplo, infrações de direitos de autor, divulgação de dados sensíveis e de ativos das empresas ou mesmo as exigências do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) em relação à proteção de dados.

• Manutenção e atualização constante dos websites da Liga Portugal;

• Desenvolvimento de mecanismos de segurança nas plataformas da Liga •Portugal;Desenvolvimento de barreiras físicas e lógicas nas instalações da Liga Portugal;

A segurança nos ambientes digitais apresenta-se como um desafio complexo. Podemos pensar em diferentes tipos e níveis de segurança. Na sociedade da informação, proteger e cuidar desses dados é uma tarefa para todos.

• Continuação da implementação de uma plataforma de CRM, e gestão de bases de dados de contactos, públicos e audiências no ecossistema da Liga Portugal;

• Acompanhamento do processo de utilização do Portal de Infraestruturas, que para além do mencionado anteriormente irá também agrupar as fichas técnicas de todos os estádios, de forma a ficarem disponíveis no tablet do delegado e nos relatórios de segurança, otimizando desta forma o reporte de situações irregulares. Projeto em coordenação com o Departamento de •Competições;Instalaremtodas as plataformas web-based da Liga Portugal, espaços de promoção institucional e/ou publicitários, com capacidades de definir cotas e medir impressões e cliques.

8.7. Segurança Digital A segurança da informação, nomeadamente ao nível da proteção de dados e da informação qualificada, é vital na relação entre a Liga Portugal, as Sociedades Desportivas e as restantes entidades envolvidas.

• Garantir que a Liga Portugal e as suas plataformas cumpram todas as normas da ISO27001; • Apoio tecnológico na monotorização do RGPD. Por fim, e porque acreditamos que na formação está a base de uma utilização segura das ferramentas digitais, iremos propor a realização de formações especializadas em cibersegurança para utilizadores de nível avançado. Estas formações serão destinadas aos membros dos departamentos de IT das nossas Sociedades Desportivas, que por sua vez poderão desenvolver competências e implementar planos de intervenção nas suas estruturas.

Também no sentido de proteger a Liga Portugal de possíveis ameaças de segurança, o departamento de tecnologia irá desenvolver as seguintes atividades:

• Manutenção da APP da Liga Portugal e das plataformas que a suportam;

•Competições;Acompanhamento do processo de inicialização de utilização do módulo de acreditação dos media, nos jogos das competições profissionais.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 100 www.ligaportugal.pt 8.4. Outros Projetos Digitais 8.4.1. GESTÃO DE DADOS É incontornável a valorização dos dados e a sua utilização na tomada de decisões e no posicionamento estratégico das instituições. Neste sentido, faremos a ponte entre fornecedores externos e o departamento de planeamento estratégico, servindo de apoio aos projetos que advenham destas ligações. 8.4.2. CRM É objetivo do departamento de tecnologia garantir que as plataformas da Liga Portugal são continuamente alteradas para cumprir os objetivos mutáveis, que surgem durante a época na área de CRM/FRM. 8.5. Atividades Diversas de Suporte a outros Departamentos Existe um conjunto de projetos onde este departamento intervém amplamente e que apesar de já se encontrarem apresentados, importa referir as seguintes ações a que nos propomos:

• Suporte e apoio à Monitorização do Manual de Licenciamento das

O desafio é grande, mas a Liga Portugal está empenhada a trabalhar na construção de plataformas de informações para despertar a consciência de todos os colaboradores e stakeholders, sobre a importância de seguir as boas práticas de segurança digital.

Este departamento implementará, no decorrer desta época, um "Security Operational Center" (SOC) externo, o que irá permitir reagir em tempo real a eventos de tentativas de ataque cibernético e monitorizar constantemente toda a atividade com um sistema de alertas.Continuamente, iremos proceder com a análise de vulnerabilidades às plataformas internas e externas, de forma a inviabilizar o acesso indevido às mesmas.

• Certificação do Sistema de Gestão Anticorrupção – NP ISO 37001:2018

9

O Departamento de Sistema de Gestão Integrado pretende garantir a conformidade dos requisitos normativos de Qualidade, Segurança de Informação e Anticorrupção implementados e certificados na Liga Portugal e Fundação do Futebol.

• Certificação do Sistema de Gestão da Segurança da Informação – NP ISO/IEC 27001:2013

• Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade – NP EN 9001:2015

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 102 www.ligaportugal.pt

A organização considera fundamental a constante atualização e melhoria dos processos de suporte às atividades de negócio com a finalidade de garantir a excelência, de acordo com os objetivos definidos nas suas Políticas de Gestão.

DEPARTAMENTOSISTEMADEGESTÃOINTEGRADO

Num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo, satisfazer continuadamente os requisitos constitui um desafio para as organizações e é com este objetivo que adotamos diversas formas de melhoria contínua. 9.2. Certificação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação A segurança da informação, que visa preservar a confidencialidade, integridade e a disponibilidade da informação relevante, tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Esta continua a ser uma das diretrizes mais importantes para a Liga Portugal e Fundação do Futebol por forma a transmitir confiança às partes interessadas de que os riscos de segurança da informação são geridos adequadamente. Esta norma obriga a organização ao cumprimento de 114 controlos, de acordo com a declaração de aplicabilidade e que se traduz numa série de políticas e procedimentos de segurança que este departamento acompanha em Apermanência.organização irá continuar a promover as boas práticas de Segurança da Informação nos processos da organização, tendo como referência as normas e regulamentação aplicáveis. 9.3. Certificação do Sistema de Gestão Anticorrupção A norma ISO 37001, Sistema de Gestão Anticorrupção, especifica requisitos e fornece orientações para estabelecer, implementar, manter, rever e melhorar as boas práticas internacionais de anticorrupção.Comopropósito de garantir a transparência e prevenir a corrupção na organização, a Liga Portugal submeteu-se, na última época, a um processo de implementação desta norma que foi concluído com sucesso, tornando-se assim a primeira organização desportiva com esta certificação. Atendendo à recente aprovação de legislação que vai obrigar as organizações a ter um plano de prevenção anticorrupção, a manutenção e melhoria deste Sistema continuará a potenciar a transparência no desporto, em geral, e no futebol, em particular.AComissão de Transparência da Liga Portugal é responsável pela manutenção e gestão do Sistema de Gestão Anticorrupção e procede à organização e suporte das reuniões do Órgão de Governação nomeado para supervisionar este Sistema.

9.4. RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados A Liga Portugal e a Fundação do Futebol estão empenhadas em respeitar as melhores práticas no âmbito da segurança e de privacidade dos dados pessoais, de acordo com o regulamento em vigor. Neste sentido, os seus profissionais devem garantir a confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação da organização assim como estar conscientes da importância de proteger os seus dados pessoais, bem como os dos seus associados, colaboradores, clientes e parceiros.

9.5. SIGA – Sports Integrity Global Alliance Apreciação e enquadramento do SIGA Independent Rating and Verification System (SIRVS) por forma a implementar uma melhor governação no desporto e no futebol.

Este Departamento tem como missão, apoiado nos pareceres e recomendações do DPO, promover a consciencialização sobre a importância do cumprimento legal do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

É neste pressuposto que a Liga Portugal e a Fundação do Futebol definem as suas diretrizes, metas, indicadores e planos de ação necessários para alcançar os resultados esperados, utilizando a gestão por processos para desenvolvimento das suas atividades operacionais. O SGI agiliza, com os nove departamentos, os respetivos processos que identificam as várias atividades desenvolvidas na organização.

103 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt 9.1. Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade A adoção de um sistema de gestão da qualidade tem como objetivo melhorar o desempenho global, melhorar a aptidão para fornecer produtos e serviços que satisfaçam os requisitos das partes interessadas, assim como aumentar a sua satisfação.

DADEDEPARTAMENTO DE APOIO À DIREÇÃO EXECUTIVA

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 104 www.ligaportugal.pt

Este departamento assegura o apoio direto ao Presidente, à Direção Executiva e aos Órgãos Sociais da Liga Portugal. Compete a este departamento organizar, coordenar e executar todas as atividades inerentes à assessoria, secretariado e protocolo da Direção Executiva, assim como assessorar a interligação entre os diversos stakeholders da Liga, entidades públicas e privadas.Estedepartamento gere a logística relativa a reuniões, atos de representação, visitas, convites, entre outros. Assegura, igualmente, a correta implementação das normas protocolares nos eventos organizados pela Liga Portugal, e apoia em diversos processos organizacionais.

10

Destacam-se os seguintes eventos ao longo da época: Kick-Off, Final Four, Jornadas Anuais, Cimeira de Presidentes, Thinking Football Summit, Tomada de Posse os Embaixadores e Partner's Day, entre outras que sejam implementadas. Quando se trata de eventos fora da organização, este departamento gere as respetivas representações. 10.4. Atualização de Bases de Dados O departamento tem a responsabilidade da gestão de todos os dados individuais que são comunicados à Liga Portugal, por via do Modelo R, e que se destinam ao normal desenrolar da atividade. Relativamente à plataforma de gestão de eventos e convidados, a mesma continuará a ser permanentemente atualizada em função das alterações introduzidas nas nossas bases de dados durante a época 2022-23. Esta época prevê-se a contínua integração e atualização das bases de dados do DADE na plataforma CRM.

105 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt 10.1. Acompanhamento Secretariado e Gestão Documental Este departamento, durante a época 2022-23, irá realizar a gestão e controlo da agenda e dos compromissos do Presidente, da Direção, da Direção Executiva e dos Órgãos Sociais, dando ainda suporte às Assembleias Gerais, Conselho Jurisdicional, entre outros. Irá também elaborar, registar e promover a divulgação dos despachos, ofícios circulares, comunicados, comunicações internas e outras decisões do Presidente, Direção Executiva e da Mesa da Assembleia Geral. Manterá o apoio em questões práticas do expediente de trabalho, na elaboração de documentos diversos, tais como apresentações, cartas, ofícios, comunicações internas e externas e outros. Será implementada uma plataforma de gestão documental, com vista à melhoria da organização dos arquivos físicos e digitais da informação. Será também da competência deste departamento o acompanhamento do secretariado de diversas reuniões, nomeadamente: 1) Reuniões Direção Liga Portugal, 2) Reuniões Direção Executiva, 3) Reuniões Open Week, 4) Reuniões Conselho de Administração Liga Centralização, e ainda as reuniões de articulação de grandes eventos, tais como as reuniões da Final Four e Thinking Football Summit. Este secretariado passará, pela convocação, gestão e organização das reuniões através da elaboração da documentação de suporte prévia às mesmas, acompanhamento da reunião e elaboração da respetiva ata.

Este departamento dará também o seu apoio a outras reuniões onde participam Presidente e Direção Executiva, a saber: Comissão Diálogo Social, Conselho de Administração da Fundação o Futebol, Delegados da Liga à Assembleia Geral da FPF, e outras que requeiram intervenção da Liga Portugal. É competência do DADE efetuar o acompanhamento de todas as comunicações recebidas por parte da European Leagues e agilizar todo o procedimento decorrente das reuniões e intervenções neste âmbito. 10.2. Assembleias Gerais O DADE é responsável pela gestão e organização das Assembleias Gerais, colaborando com a Mesa da Assembleia Geral em todas as atividades relacionadas com este evento, a saber: envio de convocatórias, envio dos documentos de suporte, verificação das credenciais, preparação da apresentação e acompanhamento de todo o evento. Estão previstas entre 3 a 5 reuniões magnas para a época desportiva 2022-23. 10.3. Suporte à Gestão de Eventos e Gestão Protocolar Este departamento procede à Gestão do Protocolo em diversos eventos organizados pela Liga Portugal (desportivos ou institucionais) e em Representações efetuadas pela Liga. A destacar que o Protocolo emite os convites, coordena as confirmações, elabora o seating e efetua o acolhimento dos convidados no dia do evento.

7 CRONOGRAMA MACRO ATIVIDADES 2022-23

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 108 www.ligaportugal.pt ÁREA / TAREFAS JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO PROJETOS E ATIVIDADES TRANSVERSAIS 1. Kick-Off 2022-23 2. Liga Portugal bwin 3. Liga Portugal SABSEG 4. Taça da Liga Portugal 5. Playoff Liga Portugal 6. Grupos de Trabalho e Jornadas Anuais 7. Cimeira de Presidentes 8. Match Center 9. Consultoria às Sociedades Desportivas da Liga Portugal 10. Thinking Football Summit 11. Revisão Global Estatutária e Regulamentar PROJETOS E ATIVIDADES ESPECÍFICAS POR DEPARTAMENTO 1. DEPARTAMENTO FINANCEIRO 1.1.FINANCEIROPlaneamento de Atividades e Controlo Orçamental 1.2. Acompanhamento Administrativo e Financeiro 1.3. Fundo de Infraestruturas para a Liga Portugal SABSEG 1.4. Manual de Licenciamento das Competições 1.4. Totonegócio 1.5. Gestão de Infraestruturas da Liga Portugal RECURSOS HUMANOS 1.6. Portal do Colaborador 1.7. Programa de Formação 2022-23 1.8. Avaliação de Desempenho (SGAD) 2. DEPARTAMENTO DE PLANEAMENTO ESTRATÉGICO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E CONTROLO DE GESTÃO 2.1. Acompanhamento e Monitorização do Plano Estratégico 2019-2023 2.2. Reuniões de Quadros 2.3. Desenvolvomento e acompanhamento de novos projetos e novas áreas de negócio 2.4. Acompanhamento de Incentivos 2.5. Anuário do Futebol Profissional Português 2021-22 - 6ª edição 2.6. Barómetro e Observatório da Liga Portugal DATA CENTER 2.7. Recolha e Tratamento de Dados Transversais à Organização 2.8. Recolha e Tratamento de Dados para publicações Estatísticas 2.9. Desenvolvimento de uma plataforma centralizada de dados Interna da Liga Portugal 3. DEPARTAMENTO DE COMPETIÇÕES 3.1. Preparação do Calendário Desportivo 3.2. Ações de preparação da Época Desportiva 3.3. Acompanhamento da época desportiva 3.3.1 Área da Saúde 3.3.2 Área da Segurança 3.4. Comissão Técnica de Vistorias (CTV) 3.5. Licenciamento dos Estádios 3.6. Acompanhamento Regulamentar dos Relvados 3.7. Workshop com as Sociedades Desportivas da Liga 3 3.8. Projeto Delegados 3.9. Arbitragem e Vídeo-Árbritragem 3.10. Análise dos Modelos Competitivos das Competições 3.11. Módulo de Infraestruturas 3.12. Portal de clubes

109 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt ÁREA / TAREFAS JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO 4. DEPARTAMENTO JURÍDICO 4.1. Elaboração e acompanhamento de contratos, protocolos e outras questões jurídicas 4.2. Alterações Regulamentares 4.3. Acompanhamento da atividade das sociedades comerciais detidas pela Liga Portugal 4.4. Acompanhamento jurídico e participação no processo legislativo 4.5. Comissão Arbitral Paritária 4.6. Outros projetos 5. DEPARTAMENTO DE INSCRIÇÕES E REGISTO DE CONTRATOS 5.1. Registo de Contratos e Inscrições de Jogadores, Treinadores e Demais Agentes Desportivos 5.2. Verificação do Cumprimento Salarial a Jogadores e Treinadores 5.3. Manual de Licenciamento das Competições 5.4. Protocolo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) 5.5. Protocolo com a Associação de Médicos de Futebol (AMEF) 5.6. Lista de Compensação 5.7. Plataforma TRANSFER - Acompanhamento de necessidades junto das Sociedades Desportivas 6. DEPARTAMENTO DE MARKETING, COMERCIAL & BUSINESS DEVELOPMENT MARKETING E EVENTOS 6.1. Projetos Transversais às três Competições 6.2. Primeira Linha Liga Portugal SABSEG 6.3. Desenvolver Roadshows 6.4. Programa de Trainees da Liga Portugal 6.5. Campanha da Época 360º 6.6. La Liga Promises 6.7. Talent Legends Liga Portugal 6.8. Materiais de Marketing e Promocionais da Liga Portugal 6.9. O Ligas 6.10. Outros Everntos 6.11.PROMOÇÃOLançamento e Promoção da Bola Oficial 6.12. Campanha de Lançamento da Época 2022-23 6.13. Campanha Jornada - Homenagem ao Jogador 12 6.14. Campanha de Natal 6.15. Campanha nova Coleção Liga Portugal Store 6.16. Eventos/Projetos/Publicações Oficiais 6.17. Publicidade em Media 6.18. Plataformas Liga Portugal 6.19. Fundação do Futebol 6.20. Influenciadores 6.21. Campanha de Incentivo ao Público nos Estádios 6.22. Promoção Liga Portugal Store 6.23. Internacionalização da marca Liga Portugal 6.24. Campanha Fair Play MARKETING INTERNO 6.25. Team Building 6.26. Datas Comemorativas 6.27. Festas de Natal 6.28. Festa de Encerramento de Época

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 110 www.ligaportugal.pt ÁREA / TAREFAS JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO COMERCIAL E PATROCÍNIOS 6.29. Modelo de Governance de Patrocinadores e Parceiros 6.30. Monitorização do Retorno do Investimento dos Patrocinadores e Parceiros 6.31. Ações de Charme com Patrocinadores e Parceiros 6.32. Consultoria às Sociedades Desportivas da Liga Portugal - Âmbito Comercial 6.33. Atividade Comercial e New Business BUSINESS DEVELOPMENT & INTERNACIONALIZAÇÃO 6.34. Apoiar detentores de direitos internacionais das competições da Liga Portugal 6.35. Criação de conteúdo customizado para cada mercado internacional e adoção de uma estratégia GLOCAL 6.36. Desenvolvimento de alianças estratégicas com Ligas, Federações e outras instituições internacionais 6.37. Promover a representação da Liga Portugal em eventos internacionais 6.38. Parcerias com agências de comunicação internacionais 7. DEPARTAMENTO DE CONTEÚDOS & MEDIA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA 7.1. Produção de Conteúdos 7.1.1 Acompanhamento Institucional e Informativo 7.1.2. Comunicação e conteúdos promocionais 7.1.3. Revista Liga-te 7.1.4. Revista Liga-te em Números 7.1.5. Matchbook da Final Four 7.1.6. Liga TV 7.1.7. Milestones e Liga Portugal STATS 7.1.8. Media Kits 7.1.9. Plano B 7.2. Relações Públicas 7.2.1. FuteCOM 7.2.2. Encontros com a Comunicação Social e Opinion Makers 7.2.3. Roadshow Sociedades Desportivas 7.2.4. Representações oficiais em eventos, entregas de prémios, galas e jogos 7.3. Workshops/Ações de Formação 7.4. Newsletter Diária 7.5. Portal de Acreditação 7.6. Conselho Estratégico da Liga 7.7. Estabelecer Parcerias com Imprensa Internacional 7.8. Monitorizar Audiências TV 7.9.MEDIAGestão de Media 7.10. Produção de Conteúdos para Imprensa 7.11.EMBAIXADORES Ações de Responsabilidade Social 7.12. Presença de Embaixadores em eventos 7.13. Cerimónia de Tomada de Posse dos Embaixadores da Liga Portugal

111 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt ÁREA / TAREFAS JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO 7.14.DIGITALArquitetura Aplicacional de Gestão de Públicos 7.15. Ecossistema Digital 7.16. Gestão das Aplicações e do Conteúdo Digital 7.17. Desenvolvimento de Conteúdo Digital 7.18. Website Liga Portugal 7.19. App Liga Portugal 7.20. Fantasy Liga Portugal bwin 7.21. Canais Sociais da Liga Portugal 7.22. Estatísticas Oficiais 7.23. Parceria vSports 7.24. Plataforma OTT - Liga TV 7.25. Infografias TV 7.26. Cobertura Fotográfica das Competições Profissionais 7.27. Liga Portugal Store - Desenvolver Projeto para uma Nova Loja Online 7.28.eSPORTSeLiga Portugal 7.29. Taça eLiga Portugal 7.30. Supertaça eLiga Portugal 7.31. Dinamização Canal Twitch 7.32. eCopa Ibérica 8. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA 8.1. Evolução Tecnológica da IntraLiga 8.2. Consolidação e Manutenção da Aplicação e-Liga 8.3. Ecossistema e-Liga 8.3.1. Data Bridge Liga Portugal-FPF 8.3.2. SAND V4 - Sistema de apoio à nomeação de Delegados 8.3.3. Portal de Clubes 8.3.4. Transfer 8.3.5. Sistema de Credenciação 8.3.6. Sistema de Notificações 8.4. Outros Projetos Digitais 8.4.1. Gestão de Dados 8.4.2. CRM 8.5. Atividades Diversas de Suporte a outros Departamentos 8.6. Ambiente de Qualidade e Desenvolvimento 8.7. Segurança Digital 9. DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO 9.1. Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade - NP EN ISO 9001:2015 9.2. Certificação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação - NP ISO/IEC 27001:2013 9.3. Certificação do Sistema de Gestão Anticorrupção - NP ISO 37001:2018 9.4. RGPD - Regulamento Geral de Proteção de Dados 9.5. SIGA - Sport Integrity Global Alliance 10. DEPARTAMENTO DE APOIO À DIREÇÃO EXECUTIVA (DADE) 10.1. Acompanhamento Secretariado e Gestao Documental 10.2. Assembleias Gerais 10.3. Suporte à Gestão de Eventos e Gestão Protocolar 10.4. Atualização de Bases de Dados

8 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE EXPLORAÇÃO 2022-23

Tendo sempre presente na memória o nosso ponto de partida, a 30 de julho de 2015, momento da tomada de posse da Direção liderada por Pedro Proença – já no seu segundo mandato, para o quadriénio 2019-23 -, salientemos que, na altura, a instituição deparava-se com um panorama completamente caótico e desestruturado, na clara iminência da insolvência económico-financeira.

No seguimento do trabalho organizacional realizado nas últimas épocas pela Liga Portugal, foram constituídas novas empresas associadas, nomeadamente a Fundação do Futebol. No decurso desta época foi também aprovada, em sede de direção, a criação de novas empresas associadas, como são os casos da Liga Portugal Talent Business Center, a Liga Portugal Centralização, a Liga Portugal Comercial e Liga Portugal Infraestruturas.Osresultados destas empresas esperam-se positivos em todas as empresas, com natural exceção para a Liga Portugal Centralização, pelos motivos intrinsecamente ligados ao investimento futuro desta matéria. Os resultados da Fundação do Futebol, da Liga Portugal Infraestruturas e da Liga Portugal Talent Business Center serão integrados nos resultados associativos, enquanto a Liga Portugal Centralização e a Liga Portugal Comercial devido à natureza das respetivas atividades serão refletidas nos resultados comerciais.Osgastos da Liga Portugal continuarão a ser escrutinados de uma forma extremamente rigorosa, não só pelos diversos mecanismos eficientes de controlo interno introduzidos e melhorados aos longos dos anos, mas também pelo prudente investimento na estrutura, que deve ser organizada, eficiente, comprometida, profissional, competente e ajustada à realidade. Esta é a fórmula que permitirá a concretização dos diversos objetivos propostos, atendendo à natural satisfação dos nossos Associados e indústria do futebol. Na premissa da manutenção da execução do trabalho organizado e profissional por esta Direção, e na solidificação da estabilidade financeira da Instituição, o orçamento para a época 2022-23 prevê receitas totais de €23,5M e gastos de €22,4M. Conforme se afere antecipamos mais um resultado operacional positivo de cerca de €1,1M, significando uma meticulosa gestão dos seus gastos e rendimentos. O gráfico abaixo demonstra a evolução dos rendimentos, gastos e respetivos resultados operacionais nos últimos anos.

O esforço efetuado permitiu, desde logo, alavancar um processo célere de aprendizagem relativamente ao presente e consequentemente ao futuro. Credibilizar a Liga Portugal nunca saiu dos objetivos destaNaDireção.antecâmera de mais um Kick-Off, onde formalmente se iniciará a próxima época, e tendo como base este orçamento, um relevante instrumento de gestão, reiteramos que o mesmo pauta pela manutenção dos princípios de Credibilidade, Talento, Espetáculo e Agregação. Valores aos quais se juntam a estabilização das melhores práticas internacionais, alicerçadas em objetivos e atividades previstas e planeadas, com o foco em diversos pilares/metas e posicionamentos da Liga Portugal. No exercício em análise, a proposta de orçamento é naturalmente equilibrada no sentido de permitir à Liga Portugal continuar na inequívoca necessidade de obtenção/execução dos seus resultados positivos. Recordemos que, desde o exercício 2015-2016, os resultados operacionais têm sido sempre positivos, cumprindo-se na sua plenitude as diversas metas/planos/decisões preconizadas e aprovadas nas diversas Assembleias Gerais de prestação de contas da organização.

Para a época em curso, as metas e anseios da Liga Portugal eram enormes e de dificuldade elevada, atendendo à clara necessidade de manutenção da sua organização de excelência dos seus quadros competitivos, com todas as variáveis que estamos habituados a possuir, bem como as diversas contrariedades que tivemos de esbater resultantes da atual situação global. Mais do que nunca, e neste exercício, constatamos que o trabalho efetuado no passado foi bem traçado e implementado baseado na união e na procura incessante de melhores e maiores oportunidades para a indústria do futebol. Assim, o orçamento que apresentamos para 2022-23 traduz-se, conforme anteriormente referido, num orçamento com natural evolução, solidificando a maturidade e a total estabilização financeira da Liga Portugal. Esta Direção preconizará a continuidade, alicerçada no rigor de gestão e operação de épocas anteriores, não deixando, por outro lado, de investir e

O Plano de Atividades em análise releva como fio condutor a continuidade da reconhecida organização de excelência das competições profissionais, em pleno contributo e respeito pela primordial sustentabilidade económica da Instituição e naturalmente dos seus Associados.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 114 www.ligaportugal.pt 8.1. INTRODUÇÃO | SUMÁRIO EXECUTIVO

Com atenção a todas as dificuldades e, também, às metas planeadas para o caminho a percorrer, o trabalho efetuado até aos dias de hoje foi possível devido ao eficaz levantamento de problemas e preocupações, levando a uma reestruturação financeira, assente em diversos pilares como o Rigor e Profissionalismo, tendo sempre, como objetivo principal, a manutenção, angariação e potenciação de novos patrocinadores. Este caminho permitiu um crescimento sustentável das receitas da Liga, conforme se tem assistindo em cada instrumento de gestão. As prioridades planeadas anualmente foram inequivocamente executadas com todo o Rigor, nunca colocando em causa a necessidade do equilíbrio sustentado da Liga Portugal nos seus mais diversos quadrantes, mas, naturalmente, e em primeiro lugar, na sua vertente financeira –pilar essencial de estabilidade em todas as estruturas organizadas. Assim, os primeiros quatro anos desta Direção foram de profunda reorganização e reabilitação, contando, como não poderia deixar de ser, com a colaboração, empenho e esforço de todos. Apenas desta forma, e numa ótica de sinergias de trabalho comum, levaram a que o objetivo preconizado da cobertura da totalidade dos resultados transitados negativos, acumulados nos anos anteriores a 2015, e que ascendiam a cinco milhões de euros, se tenha tornado uma realidade. Poucos antecipavam este favorável desfecho, mas a gestão rigorosa e profissional que era urgente implementar, foi conseguida.

115 2022-23ÉPOCA |

www.ligaportugal.pt executar projetos específicos e relevantes, proporcionando uma robustez profissional e estrutural à organização e às suas competições, para desenvolver atividades estratégicas importantes de forma sustentável.Aconsolidação da maturidade da Liga Portugal, surge como uma meta. Urge a necessidade de dar, igualmente, continuidade à criação de uma maior competitividade, investimento, novas ferramentas de apoio e organização, nunca esquecendo a essencial e inviolável manutenção dos seus resultados positivos, de forma contínua e consistente.

O espaço temporal atual é, mais do que nunca, de desafios para o Futebol Profissional, na procura incessante de mais e melhores serviços, e de novos modelos de negócio e fontes de financiamento.

A Liga Portugal continuará a manter-se particularmente atenta a novos desafios e alvos específicos. Reitera novamente esta Direção que o Futebol Profissional Português necessita, urgentemente, de medidas de apoio que relevem a igualdade relativamente a outros sectores, temas esses que se aguardam de resolução premente e urgente.

Evolução dos Rendimentos, Gastos e Resultados Operacionais da Liga Portugal (valores em milhares de euro; épocas 2013-14 a 2022-23)

Nesta perspetiva, e apesar dos gastos em orçamento serem em valor superior aos gastos orçamentados no período homólogo os mesmos devem-se sobretudo a uma elevada distribuição pelas Sociedades Desportivas no que alude aos valores de participação na Taça da Liga Portugal, relevando ainda todos os gastos associados com a organização de mais jogos da referida competição, bem como do valor das ativações dos novos patrocínios associados às competições.

A Liga Portugal tudo fará para que as concretizações dessas metas se concluam com a urgência que as necessidades imperam, num futuro próximo. A atual Direção não desvirtuará o seu foco, a sua visão e planeamento, tão ponderadamente delineados na procura da execução das suas metas traçadas.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

tendo como base as últimas quatro épocas, para a época 2022-23, prevê-se a seguinte estrutura de financiamento:

117 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt Executado 2018-19 Executado 2019-20 Executado 2020-21 Previsão 2021-22 Orçamento 2022-23 RENDIMENTOS 18 651 507 17 984 385 16 941 213 21 099 746 23 497 650 Associativos e da Liga Portugal 5 218 021 5 306 082 5 489 482 6 114 000 6 135 630 Exploração das Competições Profissionais 13 433 486 12 678 303 11 451 731 14 985 746 17 362 020 GASTOS 9 496 924 8 960 563 9 553 988 11 846 352 13 330 450 Organismos e Entidades 863 671 882 268 894 629 862 280 910 280 Eventos, Formação e Produtos Oficiais 1 732 173 1 690 597 807 401 1 764 239 1 500 850 Estrutura, Serviços e Outros 6 901 080 6 387 698 7 851 959 9 219 833 10 919 320 DISTRIBUIÇÃO 7 131 062 7 762 932 6 228 824 8 149 828 9 059 140 Distribuição Direta 3 187 317 3 460 683 981 874 2 700 000 2 857 000 Distribuição Indireta 3 943 745 4 302 248 5 246 950 5 449 828 6 202 140 RESULTADO OPERACIONAL 2 023 521 1 260 890 1 158 402 1 103 566 1 108 060 A estrutura de financiamento da Liga Portugal divide-se em rendimentos, gastos e distribuição de verbas às Sociedades Desportivas. De forma simples e esquemática, a Liga apresenta o seguinte Modelo de Financiamento. FINANCIAMENTOMODELODE2.RENDIMENTOSAssociativoseda Liga Portugal 1) Inscrições e Transferências 2) Multas e Protestos 3) Quotas Associativas 4) Quotas Equipas B 5) Apostas Desportivas 6) Produtos Oficiais 7) Outros Rendimentos 1) Naming Sponsors 2) Patrocinadores 3) Parceiros Oficiais 4) Quota TV 5) Bilhética e Hospitalidade 6) Outros Rendimentos 1. Exploração das Competições Profissionais GASTOS 1. Organismos e Entidades 2. Eventos e Produtos Oficiais 3. Estrutura e Serviços DISTRIBUIÇÃO ÀS SD 1) Prémios Taça da Liga 2) Direitos Comerciais 3) Quotas Equipas B 4) Apostas Desportivas 5) Mecanismos solidariedade equipas 6)despromovidasServiçodeVigilância nos Estádios 1. Distribuição Direta 1) Controlo Anti-Doping 2) Distribuição de Bolas 3) Distribuição de Equipamentos 4) Arbitragem 5) Observadores 6) Delegados 7) Fundo AG Dez 17 2.Distribuição Indireta (custos suportados) A proposta do orçamento de exploração, como em épocas anteriores, está disponível no final desta secção, de uma forma exaustiva e detalhada. Atendo à prestação de informação na sua plenitude os próximos capítulos farão uma breve análise sobre as diversas projeções, quer dos rendimentos, quer dos gastos e naturalmente dos respetivos resultados.

Assim, e

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 118 www.ligaportugal.pt 8.2. RENDIMENTOS

Os rendimentos subdividem-se em rendimentos provenientes da exploração das competições profissionais e em rendimentos associativos e da Liga Portugal.Osrendimentos provenientes da exploração das competições profissionais, anteriormente designados por rendimentos comerciais, referem-se à atividade da Liga desenvolvida por mandato das Sociedades Desportivas, e incluem todos os rendimentos relacionados com a organização e prática do Futebol Profissional e das suas competições. Por seu lado, os rendimentos associativos e da Liga Portugal são todos os rendimentos consagrados nos estatutos, cujo objetivo é contribuir para as despesas de funcionamento da organização, bem como os rendimentos provenientes de novos drivers de receitas, como consultoria, comercialização de produtos oficiais, formação, produção de estudos e relatórios de informação, entre outros. Comparando com as épocas anteriores, tem-se verificado uma linha de continuidade, quer nos rendimentos associativos, quer nos rendimentos da exploração das competições profissionais. No entanto, importa referir que para a próxima época prevê-se um aumento dos rendimentos da exploração das competições profissionais em cerca de 16%, originado substancialmente pela angariação de novos patrocínios, que possibilitarão dar mais notoriedade às competições profissionais. No que respeita aos rendimentos associativos e da Liga Portugal, fruto de alguns projetos serem transferidos para as novas empresas associadas da Liga Portugal, prevê-se um aumento menos acentuado, de cerca de 0,4%.

Evolução dos Rendimentos da Liga Portugal (valores em milhares de euro; épocas 2013-14 a 2022-23)

www.ligaportugal.pt

8.2.1. Rendimentos Associativos e da Liga Portugal Os rendimentos associativos e da Liga Portugal estimados para a próxima época são de cerca de €6,1M, representando 26% dos rendimentos totais. Assim, as rubricas com maior relevância correspondem às inscrições e transferências e às multas e protestos, representando as mesmas cerca de 60% dos rendimentos totais destaPornatureza.outrolado, as receitas provenientes das apostas desportivas (Placard e Apostas Online) assumem igualmente relevo na estrutura destes rendimentos. Atendendo à preponderância e a tendência atual relevada prevê-se, para a época em análise, que as mesmas atinjam 35% dos rendimentos associativos e da Liga Portugal.

Esta rubrica contempla ainda e por força da imputação às associadas da Liga Portugal todos os gastos diretos e indiretos assumidos pela Liga.

Relativamente às apostas online importa referir que esta receita deriva diretamente do Imposto Especial de Jogo Online (IEJO), pelo que, em sede futura de discussão e aprovação do Orçamento de Estado para o ano 2023, à semelhança da alteração efetuada no Orçamento de Estado para 2020, poderão eventualmente surgir alterações no cálculo deste imposto, as quais naturalmente não conseguimos para já prever o seu impacto em sede de orçamento da Liga Portugal.

Os rendimentos provenientes da exploração das competições profissionais assumem, com evidência, uma elevada relevância na estrutura dos rendimentos totais da Liga, assumindo para a época em análise um peso significativo de 76%. Assim, prevêem-se rendimentos desta natureza na ordem dos €17M. Com a manutenção do naming sponsor para a Liga Portugal 1, o patrocinador Bwin, e a renegociação para o naming sponsor da Liga Portugal 2, a SABSEG, bem como a renegociação, na época em análise, de alguns dos contratos existentes, projeta-se o aumento do valor dos patrocínios derivados da exploração das competições profissionais. Prevê-se, para esta época desportiva, a seguinte distribuição dos rendimentos da exploração das competições profissionais:

8.2.2. Rendimentos da Exploração das Competições Profissionais

www.ligaportugal.ptAssim,prevê-se,

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO para a época desportiva 2022-23, a seguinte distribuição dos rendimentos associativos e da Liga Portugal:

Comparativamente à previsão de execução relativa à época transata, apesar da prudência na orçamentação da maioria destas receitas, prevê-se um crescimento destes rendimentos na ordem dos 10%. No entanto, por força da sua índole a execução das mesmas pode ser bastante variável.

121 2022-23ÉPOCA |

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 122 www.ligaportugal.pt 8.3. DISTRIBUIÇÃO ÀS SOCIEDADES DESPORTIVAS A distribuição é efetuada pela Liga Portugal quer de forma direta, com a distribuição de verbas às Sociedades Desportivas, quer de forma indireta, suportando os gastos inerentes à organização das competições. Conforme se pode constatar através da análise do gráfico abaixo, esta rúbrica tem tido uma evolução positiva ao longo do tempo, com exceção da época 2020-21, que devido à diminuição do quadro competitivo, levou também uma menor distribuição de verbas às Sociedades Desportivas. Para a época 2022-23, prevê-se o aumento desta rubrica de cerca de 9% face à previsão de execução da época em curso, atingindo assim o montante de € 9M. Evolução da Distribuição de Verbas às Sociedades Desportivas (valores em milhares de euro; épocas 2013-14 a 2022-23)

Por outro lado, e como já se verifica desde 2018-19, com a alteração do conceito das quotas TV aprovado, em sede própria, pelas Sociedades Desportivas, foi criado um mecanismo de solidariedade no montante de €300 000, de apoio direto às Sociedades Desportivas que virem o seu direito desportivo relegado para a Liga Portugal 2. Por outro lado, pese embora relevado como distribuição indireta neste documento de gestão, destaca-se um montante de €550 000 para a constituição de um fundo, de modo a fazer face a imprevistos que possam eventualmente surgir. Os gastos com a vigilância nos estádios das Sociedades Desportivas participantes na Liga Portugal 2, constituem, tal como já ocorreu na época transata, uma comparticipação direta às Sociedades Desportivas.Assim,eno que diz respeito, à distribuição direta, para além das verbas relativas às apostas desportivas, onde a Liga Portugal simplesmente intermedeia a operação, a mesma terá a seguinte divisão na época 2022-23:

das quotas das Equipas B, a distribuir equitativamente pelas equipas participantes na Liga Portugal 2, e mantendo os valores a liquidar por cada equipa B previstos no regulamento respetivo, prevê-se, para esta época, a manutenção desta rubrica, dado que se irão manter em competição duas Equipas B em 2022-23.

www.ligaportugal.pt 8.3.1. Distribuição Direta No que diz respeito à distribuição direta, para 2022-23, estima-se um total de prémios da Taça da Liga Portugal de €2,3 milhares face aos €2,1 milhares previstos distribuídos em 2021-22. Este aumento advém da renegociação do contrato de patrocínio inerente à Relativamentecompetição.aosvalores

Tal como foi referido anteriormente, e como já se verifica desde 2018-19, com a alteração do conceito das quotas TV aprovado em sede própria pelas Sociedades Desportivas, foi deferida a constituição de um fundo para fazer face a imprevistos que possam eventualmente surgir, no montante de €550 000. Os gastos suportados com a arbitragem, observadores e delegados assumem a maior relevância desta rubrica, representando em conjunto cerca de 78% no orçamento em análise. Assim, para a época desportiva 2022-23 prevê-se a seguinte distribuição:

125 2022-23ÉPOCA |

8.3.2. Distribuição Indireta A distribuição indireta engloba todos os gastos suportados pela Liga Portugal intrínsecos à organização das provas profissionais. Nesse sentido, a Liga Portugal prevê a continuidade do apoio às Sociedades Desportivas em geral, relativamente aos gastos inerentes às operações de controlo de antidopagem no âmbito das competições profissionais e ainda dos gastos com a aquisição de bolas para a prática da modalidade.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO

O orçamento dos gastos da Liga Portugal para a época 2022-23, de uma forma global, apresenta a seguinte distribuição:

www.ligaportugal.pt 8.4. GASTOS Alicerçado na aposta constante em novos e essenciais projetos e em novos drivers de receita, e fundamentalmente na procura permanente da melhoria da organização das competições e na prestação de serviços de excelência às Sociedades Desportivas associadas, prevê-se um aumento de gastos para a próxima época na ordem dos 12%. Este aumento resulta, sobretudo, da continuação da aposta da Liga Portugal na internacionalização e na organização de novos eventos que continuem a potenciar a relevância, excelência e a notoriedade da Instituição.

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt 8.4.1. ORGANISMOS E ENTIDADES

Todos os protocolos e acordos em vigor em 2021-22 mantêm-se para a época 2022-23, visando um envolvimento, cada vez maior, entre todos os organismos que intervêm no futebol profissional. A entidade com valores de maior relevância nesta rúbrica é a Federação Portuguesa de Futebol, representando cerca de 64% do total da rúbrica. Assim, prevê-se para a próxima época desportiva a seguinte repartição nos valores a distribuir aos diversos organismos e entidades: 8.4.2. EVENTOS Os eventos organizados pela Liga Portugal adquirem cada vez maior notoriedade e mediatismo, pelo que, com o objetivo imperioso do aumento de retorno às Sociedades Desportivas e aos patrocinadores, a organização dos mesmos exige um envolvimento e um investimento cada vez maior por parte da organização. A Final Four da Taça da Liga, até pelo seu passado no que concerne à sua organização de excelência, trata-se do evento com maior expressão e impacto financeiro, representando cerca de 29% destaOsrúbrica.restantes eventos, incluem, entre outros, o Kick-Off das competições profissionais, as Jornadas Anuais, as cerimónias de entrega dos troféus das duas competições e também a aposta na cada vez mais participada competição de eSports.

127 2022-23ÉPOCA |

A manutenção na aposta em projetos de cariz tecnológico e diretamente ligados com a organização das competições são o foco essencial deste instrumento de gestão, tendo como principal objetivo o aumento da competitividade e da capacidade de valorizar e projetar as mesmas.

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 128 8.4.3. ESTRUTURA E SERVIÇOS

A solidificação da estrutura e dos serviços da Liga Portugal sempre foi um objetivo que a atual Direção colocou como prioridade nos seus diversos planos de atividades. O plano em análise não poderia ser de outra forma relevando a continuidade da aposta na especialidade dos seus recursos, de modo a tornar ainda mais robusto e eficiente o processo de desenvolvimento e de modernização dos seus serviços. Uma equipa coesa e de elevada competência são valências que todas as organizações pretendem atingir.

Assim, para a próxima época, a estrutura da Liga Portugal, bem como todos os serviços previstos de acordo com o plano de atividades apresentado, prevê a seguinte distribuição de gastos:

Sempre atentos às mudanças e aos desafios que o sector está e continuará a atravessar, o momento atual é de persistência, atenção, igualdade, rigor e profissionalismo para o Futebol Profissional.

• Aumento dos gastos em cerca de 12%, relacionados com a aposta na organização de novos eventos procurando a manutenção da excelência do nosso produto potenciando, assim, maior retorno e investimento futuro.

131 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt 8.5. RESULTADO OPERACIONAL E COMENTÁRIOS FINAIS

• Aumento dos rendimentos em 11% face à previsão de execução da época desportiva em curso, atendendo essencialmente à concretização e à obtenção de novos acordos/contratos •comerciais;Aumento da distribuição de verbas às Sociedades Desportivas, na ordem dos 11%;

O orçamento em análise está vincado pela continuidade da afirmação da forte e credível marca Liga Portugal e pela organização de excelência das competições profissionais. O impacto da visibilidade e exterioridade das mesmas é um pilar na satisfação dos associados da Liga Portugal - daí a clara aposta no apoio às mesmas no na vertente tecnológica da estrutura da Organização.

O resultado previsto para a época desportiva de 2022-23 ascende a €1,1M, refletindo assim uma solidificação da maturidade e estabilidade da Liga Portugal e uma incessante, mas precavida, aposta nos serviços prestados pela Liga Portugal. A satisfação dos seus associados continuará a ser uma clara prioridade.Estaevolução, tendo por base as últimas épocas desportivas, está detalhada no seguinte gráfico: A proposta de orçamento apresentada é equilibrada, dando continuidade à senda de resultados positivos da Liga Portugal.Osfatores de maior realce nesta proposta de orçamento são:

A Direção da Liga Portugal continuará a executar o seu trabalho assente no elevado acompanhamento e profissionalismo aos novos desafios e alvos específicos. O Futebol Profissional Português obrigatoriamente deverá continuar a posicionar-se na linha da frente em todos os temas de valorização e crescimento de toda a sua indústria. Assim, propõe-se a aprovação superior deste orçamento de forma que os serviços da Liga Portugal o possam executar na sua plenitude, no decorrer da época desportiva 2022-23.

www.ligaportugal.pt Executado 2019-20 Executado 2020-21 Previsão 2021-22 Orçamento 2022-23 RENDIMENTOS Associativos e da Liga Portugal 5 306 082 5 489 482 6 114 000 6 135 630 Exploraçao das Competições Profissionais 12 678 303 11 451 731 14 985 746 17 362 020 TOTAL DOS RENDIMENTOS 17 984 385 16 941 213 21 099 746 23 497 650 DISTRIBUIÇÃO ÀS SOCIEDADES DESPORTIVAS DISTRIBUIÇÃO DIRETA Prémios da Taça da Liga 1 950 000 421 874 2 100 000 2 250 000 Quotas Equipas B 100 000 100 000 100 000 100 000 Direitos Comerciais 60 000 55 000 63 000 63 000 Mecanismo solidariedade equipas despromovidas 300 000 300 000 300 000 300 000 Serviço de vigilância nos estádios - 80 000 80 000 80 000 Outros 1 050 683 25 000 57 000 64 000 3 460 683 981 874 2 700 000 2 857 000 DISTRIBUIÇÃO INDIRETA Serviço de vigilância nos estádios 66 765Fornecimento Oficial de Bilhética 31 329 806 18 130 18 730 Controlo anti-doping 115 201 113 000 113 000 113 000 Distribuição de bolas 699 840 759 780 699 840 699 840 Fundo AG Dez 17 - 550 000 550 000 550 000 Arbitragem 2 659 307 3 044 990 3 215 149 3 909 160 Observadores 316 568 358 865 416 959 435 360 Delegados 366 625 419 509 436 750 476 050 Outros 46 613 -4 302 248 5 246 950 5 449 828 6 202 140 TOTAL DISTRIBUIÇÃO ÀS SOCIEDADES DESPORTIVAS 7 762 932 6 228 824 8 149 828 9 059 140 GASTOS ORGANISMOS E ENTIDADES Federação Portuguesa de Futebol 549 927 534 979 532 000 580 000 Sindicato de Jogadores 219 731 254 128Outras Entidades Nacionais 34 665 37 673 240 280 240 280 Entidades Internacionais 77 945 67 848 90 000 90 000 882 268 894 629 862 280 910 280 EVENTOS, FORMAÇÃO E PRODUTOS OFICIAIS Final da Taça da Liga 526 819 326 813 714 172 500 000 Copa Ibérica 308 278 -Outros Eventos 769 963 345 585 739 908 1 000 850 Pós-Graduação 85 537 -Produtos Oficiais - 135 003 310 1591 690 597 807 401 1 764 239 1 500 850 ESTRUTURA E SERVIÇOS Orgãos Sociais e Apoio à Direção Executiva 590 262 649 586 693 192 793 720 Administrativo e Financeiro 576 895 548 351 567 291 678 890 Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão 221 032 387 710 Tecnologia 521 066 860 183 1 056 301 1 219 340 Competições 641 895 652 482 815 012 987 960 Marketing e Patrocínios 1 319 152 1 803 497 3 246 438 3 561 840 Conteúdos e Media 717 321 1 572 014 1 183 232 1 682 530 Serviços Disciplinares, Jurídicos e de Registo 663 471 903 372 838 816 812 540 Sistema de Gestão Integrado - 85 177 126 721 221 980 5 030 062 7 074 662 8 747 469 10 346 510 OUTROS GASTOS OPERACIONAIS 384 312 596 367 503 809 373 360 DEPRECIAÇÕES E AMORTIZAÇÕES 131 035 153 669 227 890 167 000 GASTOS FINANCEIROS 33 433 26 183 32 450 32 450 PROVISÕES 808 856 1 078 (291 785)TOTAL DOS GASTOS 8 960 563 9 553 988 11 846 352 13 330 450 RESULTADO OPERACIONAL 1 260 890 1 158 402 1 103 566 1 108 060 8.6. MAPA SUMÁRIO DO ORÇAMENTO DE EXPLORAÇÃO

133 2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt 8.7. ORÇAMENTO DE EXPLORAÇÃO POR COMPETIÇÃO ORÇAMENTO ANUAL LIGA PORTUGAL Montante € Montante € Associativos e da Liga Portugal 6 135 630 Exploração das Competições Profissionais 17 362 020 RENDIMENTOS ANUAIS Total de Rendimentos Anuais 23 497 650 Total de Despesas Anuais 22 389 590 RESUMO 95% PERCENTAGEM DE RENDIMENTO GASTO 1 108 060SALDO Montante € Distribuição às Sociedades Desportivas 9 059 140 Gastos 13 330 450 DESPESAS ANUAIS RESULTADO ANUAL LIGA PORTUGAL Bwin Montante € Montante € Associativos e da Liga Portugal 4 043 270 Exploração das Competições Profissionais 11 675 185 RENDIMENTOS ANUAIS Total de Rendimentos Anuais 15 718 455 Total de Despesas Anuais 13 004 856 PERCENTAGEMRESUMO DE RENDIMENTO GASTO 2 713 598SALDO Montante € Distribuição às Soiedades Desportivas 3 536 269 Gastos 9 468 587 DESPESAS ANUAIS 83%

2022-23ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 134 www.ligaportugal.pt RESULTADO ANUAL LIGA PORTUGAL SABSEG Montante € Montante € Associativos e da Liga Portugal 1 967 360 Exploração das Competições Profissionais 2 185 835 RENDIMENTOS ANUAIS Total de Rendimentos Anuais 4 153 195 Total de Despesas Anuais 5 788 422 RESUMO 139% PERCENTAGEM DE RENDIMENTO GASTO 1 635 227SALDO Montante € Distribuição às Soiedades Desportivas 2 692 802 Gastos 3 095 620 DESPESAS ANUAIS RESULTADO ANUAL TAÇA DA LIGA PORTUGAL Montante € Montante € Associativos e da Liga Portugal 125 000 Exploração das Competições Profissionais 3 501 000 RENDIMENTOS ANUAIS Total de Rendimentos Anuais 3 626 000 Total de Despesas Anuais 3 596 311 PERCENTAGEMRESUMO DE RENDIMENTO GASTO 29 689SALDO Montante € Distribuição às Soiedades Desportivas 2 830 068 Gastos 766 243 DESPESAS ANUAIS 99%

9 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE TESOURARIA 2022-23

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO Com as últimas épocas desportivas dedicadas à reestruturação financeira da Liga Portugal, e através do escrupuloso cumprimento de todos os acordos e planos de pagamento estabelecidos com os diversos parceiros, e com uma gestão de tesouraria sempre ponderada e criteriosa, conseguiu-se cumprir com todos os compromissos, gerar liquidez para a atividade corrente da Liga Portugal, entrando a Liga num claro rumo de resultados de tesouraria positivos. Os fluxos de tesouraria, em termos operacionais, apresentam a seguinte evolução ao longo das últimas épocas: Fluxo das Atividades Operacionais (valores em milhares de euro; épocas 2015-16 a 2022-23)

138

2022-23ÉPOCA |

Fluxo das Atividades de Financiamento (valores em milhares de euro; épocas 2015-16 a 2022-23) Para a época 2022-23, o orçamento de tesouraria da Liga Portugal resultante do Plano de Atividades aqui apresentado, releva um aumento dos recebimentos em 12% e de pagamentos em 9%. Assim, para a época 2022-23, espera-se que a Liga Portugal alcance um resultado de tesouraria líquida de €185 983, numa perspetiva clara de maturidade e de estabilização financeira, e com capacidade de implementação de todos os projetos a que se propõe.

A execução de um projeto desta dimensão, levará à meticulosa continuação de uma gestão rigorosa da nossa tesouraria, pois os compromissos futuros serão desafiantes e rigorosos, mas certamente com grande retorno para o negócio, com benefícios económicos e financeiros futuros para a Liga Portugal e para os seus Associados. Assim, com maior impacto na próxima época desportiva vindoura, prevê-se a seguinte evolução dos fluxos de investimento:

141 2022-23ÉPOCA |

ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO www.ligaportugal.pt Relativamente aos fluxos das atividades de investimento, na época 2021-22 e considerando o arranque da construção do novo edifício sede da Liga Portugal, aprovado em Assembleia Geral em setembro de 2020, e com o início do investimento previsto para a próxima época, foi igualmente considerado o financiamento associado a este grande e marcante projeto.

Fluxo das Atividades de Investimento (valores em milhares de euro; épocas 2015-16 a 2022-23)

2021-22ÉPOCA | ORÇAMENTOEATIVIDADESDEPLANO 142 www.ligaportugal.pt ESTATUTOS E REGULAMENTOS Os Estatutos da Liga e os Regulamentos encon tram-se disponíveis para consulta na integra no website da Liga Portugal: •••••www.ligaportugal.ptEstatutosdaLigaPortugal;RegulamentoGeral;RegulamentodeCompetições;RegulamentodeArbitragem;RegulamentoDisciplinar. CONTACTOS Os serviços estão disponíveis nos dias úteis das 09h00 às 19h00 SEDE DA LIGA PORTUGAL Morada: Rua da Constituição, nº 2555 4250-173, Porto Tel.: 22 834 87 40 | Fax: 22 834 87 56 ESCRITÓRIO DE LISBOA Torre Monsanto - Rua Afonso Praça, nº 30, Piso 10 Miraflores, 1495-061 Algés PONTOS PREFERENCIAIS DE CONTACTO: Geral geral@ligaportugal.pt Departamento Financeiro financeiro@ligaportugal.pt recursos.humanos@ligaportugal.pt Departamento Competiçõe competicoes@ligaportugal.pts Departamento Jurídico e Registo de Contratos registo.contratos@ligaportugal.ptjuridico@ligaportugal.pt Departamento de Marketing, Comercial & Business Development marketing@ligaportugal.pt Departamento Conteúdos & Media comunicacao@ligaportugal.pt Departamento de Tecnologia tecnologia@ligaportugal.pt DADE e Protocolo protocolo@ligaportugal.ptdade@ligaportugal.pt

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.