Plano de Atividades e Orçamento do Grupo Liga Portugal 2025-26

Page 1


3.1.

1. Mensagem Institucional

A expressiva votação nas eleições da Liga Portugalrepresenta, acima de tudo, um sinalclaro de confiançaedecompromissoparaocaminhoquepropomosparaoFutebolProfissional.Entramos num novo ciclo com renovada ambição e um claro foco estratégico: consolidara valorização do FutebolProfissionaldentroeforadosrelvados.

A resposta que assumimos está espelhada num compromisso coletivo, alicerçado em três eixos fundamentais:osvaloresquenosunem;asustentabilidadedasSociedadesDesportivas;eoreforço dovalordasnossascompetições.

Temospelafrenteummandatoexigente,eomaiordosdesafioséjáconhecido:acentralizaçãodos direitosaudiovisuais.FaltaumanoparaapresentarmosummodeloàAutoridadedaConcorrência. Estamos a sair dos estudos e a entrar no mercado. Sempre com total transparência junto das SociedadesDesportivasedemaisparceiros.

AcreditamosqueacentralizaçãomarcaráummomentoderefundaçãoparaoFutebolProfissional. Uma oportunidade histórica que não podemos desperdiçar. Será também a mais simbólica demonstraçãodeentendimentodentrodosetor.UmexemploclarodequeoFutebolProfissional pode—edeve—serforçamobilizadoraparatodaaSociedade.

Temos,porisso,umapropostaparatodososagentes:dirigentes,jogadores,árbitros,treinadorese adeptos. Uma chamada à responsabilidade coletiva. Uma afirmação de valores e de educação comportamental.

Todo este espírito está já refletido neste Plano de Orçamento e Atividades. Um plano realista, executávelecomfoco:valorizaroproduto,gerarretornoparaasSociedadesDesportivaseacelerar atransformaçãodoFutebolProfissionalemtodasassuasdimensões.

Temos de ser melhores. Temos de fazer mais. Queremos uma Liga Portugal voltada para a criatividadeeparaainovação,tendocomoprincípioaeficiênciaeatomadadedecisãocombase emcritériosobjetivosemensuráveis.Esteéocompromissocomquenosapresentamos.Executar. Comhumanismo,comética,comambição!

UmaLigaparaasSociedadesDesportivas.UmaLigacomfuturo.UmaLigaparaTodos!

2. Grupo Liga Portugal

OBJETODALIGAPORTUGAL

ALigaPortugalasseguraagestãoeregulamentaçãodasatividadesdofutebolprofissionaldeacordo comaleiaplicável.

MISSÃO,VISÃOEVALORES

MISSÃO

Garantir a excelência da organização das competições, em pleno respeito pela sustentabilidade económicaefinanceiradainstituiçãoedosseusassociados.

VISÃO

Assumir-secomoumadasmaisimportantesLigasdaEuropa,estandopermanentementenasenda dasboaspráticasinternacionais,valorizandoeconómicaedesportivamenteoFutebolProfissional Português.

VALORES

Credibilidade:Emtodasasvertentes,tantonascompetiçõescomonagestãodonegócio.

Talento:Quernascompetiçõeseseusintervenientes,quernaindústriacomoumtodo.

Espetáculo: Reunir os ingredientes para que as competições sejam cada vez mais espetaculares dentroeforadosestádios.

Agregação:Criarascondiçõesparadefenderossuperioresinteressesdofutebol.

PROPOSTADEVALOR

UmaLigaparaTodos!

2.1.ORGANIZAÇÃODOGRUPOLIGAPORTUGAL

plano de atividades e orçamento 2025-26

OecossistemaempresarialdaLigaPortugalécompostopor6empresas,organizadaspordiferentes unidadesdenegócio.Estaorganizaçãopermiteumamaiorautonomiaeeficáciaemdiversasáreas deintervenção.

2.1.1. LIGAPORTUGAL

ALigaPortugal,empresa-mãedogrupo,temaseucargoasatividadescentraisdainstituição–a atividadeassociativaeinstitucionaleaorganizaçãodascompetiçõesprofissionais.

Ao nível associativo e institucional, os assuntos fulcrais para o desenvolvimento da indústria do FutebolProfissionalserãodiscutidosentreosPresidentesdasSociedadesDesportivas.Conforme definidoestatutariamente,àDireçãodaLigacabetodasasdecisõesdeadministraçãoegestãoda LigaPortugal,sendoaAssembleiaGeraloórgãosupremodaLigaPortugal.

NocentrodetodasassuasdecisõesestarãosempreasSociedadesDesportivaseodesenvolvimento doFutebolProfissionalPortuguês.

Para além da normal organização dos jogos e sua calendarização, as competições exigem a integração e participação dos diversos departamentos da Liga Portugal em comunicação e articulaçãoconstante,primandopelaqualidadedoEspetáculoedosintervenientesdojogo.

Faceàestruturaempresarialexistente,aLigaPortugalorganiza-seem11departamentos.Paraalém dosdepartamentos core daLigaPortugal,todostrabalhamdeumaformatransversalepartilhada para as diversas empresas do grupo. Estas áreas garantem a execução das ações e permitem alavancaraestratégia,possibilitandoqueosobjetivosdefinidossejamalcançados.

As atividades a desenvolver por cada um dos departamentos serão assim apresentados de uma formamacro,tendoporbaseosobjetivosestratégicosindividuaisdecadaumadasunidadesde

plano de atividades e orçamento 2025-26

negócioquerepresentamatualmenteaestruturaempresarialdaLigaPortugal,quedeumaforma globalestãoalinhadoscomoposicionamentoestratégicodefinidoparaaorganização.

Competições

Recursoshumanos

Controloeconómicoe

Planeamentoestratégico

conteúdos

apoioÀdireçãoexecutiva

DEPARTAMENTODECOMPETIÇÕES

O Departamento de Competições tem presente na sua atividade principal, a organização das competições profissionais de futebol sob alçada da Liga Portugal, Liga 1, Liga 2 e Taça da Liga. Auxílio na marcação e acompanhamento de jornadas, cumprimento regulamentar, logística de delegados e equipas de arbitragem, entre outros, dos 619 jogos que integram esse trio de competições:Liga1,Liga2eTaçadaLiga.

Asubdivisãoemcincograndesáreas,comresponsáveisdefinidos–coordenaçãodaLiga1,daLiga 2edoMatchCenter,bemcomoaassunçãodalogísticadasequipasdearbitragemeagestãodiária dafiguradodelegado(emestreitacolaboraçãocomocoordenadordoprojeto)–,permiteidentificar os principais eixos de atuação deste departamento, aos quais se somam as atribuições de responsabilidade a cada um dos seus principais sublíderes. Simultaneamente, manteremos o desenvolvimentodeáreastransversaiscomoaSaúde,aSegurançaeaDireçãoTécnica,bemcomo continuaremosacooperarnosprojetosanuaisdaLigaPortugal,noqueàrealizaçãodeeventosdiz respeito.

Aos usuais objetivos anuais de cada temporada – contacto diário com Sociedades Desportivas, preparação e acompanhamento da época desportiva (entre os quais, sorteio do calendário de época,marcaçãodejogosepreparaçãodosPlayoff,porexemplo),comrealizaçãode workshops e sessõesdeesclarecimento,liderançadosprojetosdeMatchCenterdeDelegados,manteraaposta na desmaterialização, com a entrada em definitivo do Portal de Clubes e o cumprimento do orçamento aprovado, propomo-nos igualmente a aprofundar a relação com a LALIGA no investimento do intercâmbio de formação de delegados e dos nossos agentes desportivos, fortalecer o grau de importância e intervenção da Direção Técnica no curto e médio prazo dos

plano de atividades e orçamento 2025-26

objetivosdodepartamentoedaLigaemsie,nãomenosimportante,continuaradesenvolvernovas formasdeaproximaçãoàsSociedadesDesportivas,quepromovamumcadavezmaiorsentidode transparência,coesãoeprofissionalismo.

Para 2025-26, o objetivo não será diferente, sendo que existirão atividades e metas complementares, que se revestirão de desafios, mas também de crescimento do próprio departamentoemsi,quernaexponenciaçãodascompetênciasdosprofissionaisqueocompõem, quer nos propósitos esperados, nos quais se almejam novos patamares de desempenho, contribuindoparaumtodobemmaiordoqueasomadaspartes.

DEPARTAMENTOFINANCEIRO

O Departamento Financeiro tem sob a sua responsabilidade as mais diversificadas funções administrativasefinanceirasdaLigaPortugal.Desdelogooacompanhamentofinanceirodetodoo GrupoLigaPortugal,emclarocrescimentodeatividadeemcadaumadassuasempresas,talcomo ocumprimentodasobrigaçõescontabilísticasefiscaisdasdiferentesempresasdoGrupo.

Estedepartamentoestádivididoem3áreas.Contabilidade,áreaqueéresponsávelporassegurar diariamente o tratamento contabilístico de todos os documentos. Acompanhar os processos de comprasedefaturação,permitindoosfechosmensaiscontabilísticosegarantirocumprimentodas obrigaçõescontabilísticasefiscaisdoGrupoLigaPortugal.AáreadeTesourariaeControlo,queé responsávelpeloacompanhamentodetodaaatividadefinanceiradogrupoatravésdeumcontrolo centralizadoerigoroso,porformaa,atempadamenteedeumaformaeficiente,constatardesvios orçamentaisepotenciarmedidascorretivas,aonívelfinanceiro.EtambémaáreadaLogística,que desempenha funções de gestão de compras, serviços externos, e gestão de frota, que adquirem maiorrelevânciaecomplexidadecomoaumentoprogressivodaatividadedasváriasempresasdo Grupo.

ODepartamentoFinanceiroéumaáreadesuportetransversalatodaaorganização,peloqueorigor naexecuçãodasuaatividadeédeterminanteparaquetodooGrupoLigaPortugalconsigaatingir asmetasaquesepropõeemcadaépocadesportiva.

Sendo o Plano de Atividades e Orçamento um instrumento previsional fulcral para toda a organização, o qual define os objetivos, ações e estratégias da organização em cada época desportiva, que depois de aprovado pelos respetivos Conselhos de Administração – no caso das empresas associadas – e pelos associados da Liga Portugal em Assembleia Geral – documento consolidadodoGrupo–omesmoéescrutinadoporestedepartamento.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Para o encerramento anual das contas são preparadas as demonstrações financeiras anuais de acordocomasnormascontabilísticasemvigordesenvolvendooRelatóriodeAtividadeseContas individualdecadaumadasempresas,bemcomoodocumentoconsolidadodetodooGrupoLiga Portugal.

DEPARTAMENTODECONTROLOECONÓMICOELICENCIAMENTO

OdepartamentodeControloEconómicoeLicenciamentodaLigaPortugal,assentenoprincípioda transparência,verificaocumprimentopelasSociedadesDesportivas,paraalémdosregulamentos daLigaPortugal,doManualdeLicenciamentodasCompetiçõesorganizadaspelaLigaPortugal,que reúnediversoscritériosacumprir,paraquemsepretendecandidataràscompetiçõesprofissionais.

EsteDepartamentosubdivide-seem4áreasfundamentais.Económico-financeira,áreadecontrolo económico e acompanhamento das contas anuais e semestrais das Sociedades Desportivas, controlo dos mapas financeiros (modelos J), e dívidas à Liga Portugal. Legal, responsável pela elaboraçãodoManualdoLicenciamento,controlosalarial,critérioslegaisda1ªe2ªfasedoprocesso de Licenciamento, redação do Regulamento de Controlo Económico e Grupos de Trabalho. Infraestrutural, licenciamento dos estádios, tratamento dos fundos de apoio às Sociedades Desportivas, acompanhamento das benfeitorias aos estádios, e auditorias de iluminação. Acompanhamentodosrelvadosdosestádios,ondesedisputamascompetiçõesprofissionaispela LigaPortugal(acompanhamentoregulamentardosrelvadoseavaliaçãorespetiva).

Paraalémdaseventuaisquestõesquesurjam,tantoanívellegal,financeiro,comoinfraestrutural, as várias áreas do departamento realizam reuniões quadrimestrais multidisciplinares com as SociedadesDesportivasdaLigaPortugalBetclic,LigaPortugalMeuSupereLiga3,comoformade aproximaçãocomosagentesdefutebol,analisamtodaadocumentaçãoentreguepelasSociedades Desportivasreferentesaoscritériosfinanceiros,legais,infraestruturaisedesportivos,deentreos quaissedestacaocontrolosalarial,emonitorizamosmaisdiversosmapasaprestaraoescrutínio dacomissãodeauditoriacriadanoâmbitodaPortarian.º50/2013,de05defevereirode2013.Os critérios a cumprir a nível infraestrutural nos estádios são verificados pela Comissão Técnica de Vistorias.

Odepartamentotemassim,sobasuaresponsabilidadeeporobjeto,apreparaçãoeexecuçãode ummodelodecontroloeconómicoqueassenteempilarescriteriososerigorosos,ondetodasas Sociedades Desportivas, devidamente monitorizadas, possam efetivamente participar nas competiçõesprofissionaiscomregrasemetascondizentescomaexcelênciaetransparênciaaque onegóciosepropõe.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Assegura-se,assim,atransparência,conformidadeeintegridadedoProcessodeLicenciamentodas Sociedades Desportivas que participam nas competições organizadas pela Liga Portugal, prestando-lhesoapoiodevido.

DEPARTAMENTODEPLANEAMENTOESTRATÉGICO

OdepartamentodePlaneamentoEstratégicoconstitui-secomoumcentrodeprodução,análisee partilhadeinformaçãorelevanteparaagestão.AresponsabilidadedoPlaneamentoEstratégicoé trabalharoalinhamentoeorientaçãodosváriosdepartamentoscomaestratégiaeobjetivosmacro delineados.

Estedepartamentoestádivididoemduasáreas.OPlaneamentoEstratégicocriaegereumconjunto deferramentasparamonitorizarodesempenhodaorganização,demodoaalcançarosobjetivos macrodaLigaPortugal.AáreadeAnálisedeDadosdotaasdiferentesáreasdaLigaPortugaletodos os stakeholders demaisemelhorinformação,tratandodadosdediferentesfontesedesenvolvendo ferramentasparaacriaçãodeanálises,previsõesesuporteàtomadadedecisão,promovendoe capacitandoaLigaPortugal.

Essencialmente,sãodesenvolvidospelodepartamentodePlaneamentoEstratégicooRelatóriode AtividadeseContaseoPlanodeAtividadeseOrçamentoesãoorganizadososGruposdeTrabalho. Ademais está a ser desenvolvida uma plataforma centralizada de dados, são realizados estudos atravésdoBarómetroeObservatóriodaLigaPortugalesãodesenvolvidaspublicaçõescomooLigateEmNúmeroseoPlanoB.

O departamento de Planeamento Estratégico é responsável pelo acompanhamento e monitorizaçãodoPlanoEstratégico,garantindoalinhamentocomosobjetivosdaorganização.Atua naanálisedaindústria,suporteanovosprojetoseáreasdenegócio,bemcomonaelaboraçãode relatórios e indicadores de desempenho, incluindo reporting de audiências, Advertising Value Equivalency (AVE), assistências e receitas de apostas desportivas. Além disso, desenvolve uma plataforma centralizada de dados, realiza estudos e produz publicações que contribuem para a disseminaçãodeconhecimentoepromoçãodaLigaPortugal.

ODepartamentodeRecursosHumanosdesempenhaumpapelcentralnaestratégiageraldaLiga Portugaleassociadas,alinhandoosobjetivosindividuaisdoscolaboradorescomasmetasdefinidas pelaorganizaçãoparaaépocadesportiva.Realizaagestãodacompensaçãoedosbenefíciosdos colaboradores,quersejapeladefiniçãodeumapolíticaderemuneraçõesebenefíciosextras,assim comopelozelosocumprimentodasregrasedisposiçõeslegais.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Umadasprincipaisresponsabilidadesdodepartamentoéatrair,selecionarecontratarosmelhores talentosdeformaaimpulsionarosobjetivosdaorganização.Nessesentido,aáreadeRecrutamento & Seleçãoenvolve a criação de estratégias de recrutamento eficazes, a realização de entrevistas criteriosas e a implementação de processos transparentes para garantir a seleção dos melhores profissionais. Desenvolver estes processos de forma competente, permite reduzir custos relacionadoscomarotatividadedepessoas.

O processo de onboarding desempenha um papel crucial na integração dos colaboradores na organização. Um processo bem estruturado ajuda o recém-contratado a compreender a cultura organizacionalassimcomoosvalores,asexpectativaseosobjetivosdaLigaPortugal.Osucessodo processodeintegraçãopelodepartamentoaceleraacurvadeaprendizagemereforçaosentimento depertença,fundamentalparaaretençãodetalento.

Além do recrutamento, seleção e integração, o Departamento de Recursos Humanos também é responsável pelo desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Este processo engloba o levantamentodasnecessidadesformativaseaimplementaçãodeumPlanodeFormaçãoajustado àsnecessidadesdoscolaboradores.

Osistemadeavaliaçãodedesempenhoéessencialparaocrescimentosustentáveldaorganização pois permite monitorizar, analisar e melhorar o desempenho dos colaboradores de forma estruturada e contínua. Este processo permite ainda impulsionar o desenvolvimento do capital humanopormeiode feedback construtivoseidentificarnecessidadesformativas.

Aresponsabilidadesocialinternarepresentaaindaumpapelfulcralnapromoçãodobem-estardos colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho ao mesmo tempo que fortalece a cultura organizacional.

Porfim,odepartamentoassumeumpapelrelevantenaconsolidaçãodaculturaorganizacionalda LigaPortugal,contribuindoobjetivamenteparaaatraçãoeretençãodetalento,sendorealizado, periodicamente, um diagnóstico de clima organizacional através do Inquérito de Satisfação de Colaboradores.

DEPARTAMENTOJURÍDICO

O departamento jurídico da Liga Portugal é responsável pelas áreas jurídicas e de registo de contratosdoGrupoLigaPortugal,estando,paratal,divididanestesdoissub-departamentos.

A área Jurídica proprio sensu da Liga Portugal cumula as funções de um departamento jurídico interno de uma pessoa coletiva, de média ou grande dimensão, com as funções jurídicas

plano de atividades e orçamento 2025-26

especificamentedecorrentesdanaturezaquealegislaçãoportuguesareconheceàLigaPortugalde ligaprofissionaledeassociaçãodeentidadesempregadoras.

EstatriplanaturezadaLigaPortugalimplicaqueaáreajurídicaatuenagestãodasrelaçõesjurídicas ordináriasdeumapessoacoletiva,designadamenteemmatérialaboral,contratual,civilepenal.

Talnaturezamúltiplasignifica,também,queaáreajurídicaassessoreourepresenteosórgãosde administração da Liga Portugal, quando esta atua nas suas vestes de associação de entidades empregadoras, relacionando-se com os parceiros sociais (e.g. sindicatos e associações de classe constituídas sob a forma sindical), incluindo na outorga de instrumentos de regulamentação coletivadetrabalho.

Como é natural, porém, é a natureza de liga profissional que mormente ocupa e especializa o trabalhodaáreajurídicadaLigaPortugal,convocando-oàproduçãoregulamentar,emarticulação comasSociedadesDesportivasassociadas,asassociaçõesdeclasseeaFederaçãoPortuguesade Futebol,bemcomoàinterpretaçãoeaplicaçãodosregulamentos.

Nos últimos anos a consolidação do Grupo Liga Portugal criou também a necessidade, cujo suprimentocabeaestaárea,deprestarapoiojurídico,judicial,notarialeadministrativoàsdiversas entidadesempresariaisefundacionalqueocompõem,atravésdaassessoriaaosrespetivosórgãos deadministraçãoegestãoedoapoioàatividadedeumtotaldeseisentidades.

A área de Registo de Contratos concretiza as funções da Liga Portugal em matéria de registo de contratosdetrabalhodesportivodosjogadoresdofutebolprofissionaleoscontratosdetrabalho dostreinadoresqueconduzemasequipasdascompetiçõesorganizadaspelaLigaPortugal.

Compete-lhe,também,registartodososAgentesDesportivosquedesempenhamfunçõesnessas competições,verificarocumprimentodasregrasdecomposiçãodosplantéiseefetuarocontrolo dosimpedimentosdecretadospelaLigaPortugal,pelaFederaçãoPortuguesadeFutebol(FPF)ou pelaFederaçãoInternacionaldeFutebolAssociação(FIFA).

NoâmbitodosProtocoloscelebradoscomaAgênciaparaaIntegração,MigraçõeseAsilo,I.P.(AIMA) e Associação Nacional de Médicos de Futebol (AMEF), respetivamente, processa os pedidos de concessãodeautorizaçãoderesidênciadosjogadoresestrangeirosextracomunitários,dasnossas SociedadesDesportivas,comvistaàregularizaçãodasituaçãolegalemPortugal,epartilhacoma AMEF informação relativa aos médicos inscritos pelas Sociedades Desportivas participantes nas competiçõesprofissionais.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Em coordenaçãocomáreadeControloEconómicoe Licenciamento daLigaPortugal,organizae acompanhaoprocessoquadrianualdeverificaçãoecontrolosalarialprevistonoartigo78.º-Ado RegulamentodasCompetiçõesorganizadaspelaLigaPortugalenoseuManualdeLicenciamento paraascompetiçõesprofissionais.

Compete-lhe,ainda,coligiraspropostasrececionadasparaefeitosdas“ListasdeCompensação”e, nostermosregulamentares,elaborarasrespetivaslistasdosjogadoresrelativamenteaosquaisos clubesouSociedadesDesportivastenhammanifestadoexercerodireitoàcompensaçãoprevista, respetivamente,noContratoColetivodeTrabalhocelebradoentreaLigaPortugaleoSindicatodos JogadoresProfissionaisdeFutebol(SJPF)enoRegulamentoGeraldaLigaPortugal,ecomunicá-las, até15dejunhodecadaépocadesportiva,aoSJPF,àFPFeàsSociedadesDesportivas.

DEPARTAMENTODETECNOLOGIA

ODepartamentodeTecnologiadaLigaPortugaléumalicerceestruturantedetodaainfraestrutura digital da organização, desempenhando um papel absolutamente central e estratégico na sua operação e evolução. A sua missão vai muito além da mera disponibilização de recursos tecnológicos.Éestedepartamentoqueassegura,comrigoreexcelência,agestãointegrada,segura eeficientedesistemas,redeseequipamentosquegarantemofluxocontínuodeinformaçãoentre os diversos intervenientes e entidades — Sociedades Desportivas, parceiros, colaboradores e o públicoemgeral.

Apresentando uma estrutura operacional assente em três áreas estratégicas de intervenção, concebidasparagarantirumaatuaçãointegrada,eficienteeorientadaaosobjetivosglobaisdaLiga Portugal,define-sedestaforma:

Administração de Sistemas, área responsável por toda a administração e gestão de sistemas informáticos,taiscomoredesdetelecomunicaçõeseinternet,cibersegurança,infraestruturafísica e cloud.Osmembrosassociadosaestafunçãotêmaresponsabilidadeadicionaldeasseguraras boas práticas de gestão e otimização, por forma a melhorar a eficiênciae a eficácia de todos os sistemasinformáticosedigitaisutilizadospelaLigaPortugaledemaiscolaboradores,garantindoos maisaltospadrõesdecibersegurançaeproteçãodedados.

Área de Desenvolvimento e Inovação, responsável pelo desenvolvimento de soluções digitais inovadoras,alinhadascomasmelhorespráticasdeengenhariade software ecomasexigênciasdo ecossistema tecnológico atual. Assume um papel estratégico na criação, transformação e modernizaçãodasplataformasdigitaisdaLigaPortugal,assegurandoafiabilidade,escalabilidade eperformancedeferramentasfundamentaisparaaoperaçãoevalorizaçãodascompetições.Entre

plano de atividades e orçamento 2025-26

estas soluções destacam-se o Portal de Clubes, o Transfer, o website institucional e a aplicação móvel,elementos-chavenaligaçãocomasSociedadesDesportivaseosadeptos.

SuporteTécnico,ondeéasseguradaagestãointegraldainfraestruturatecnológicaedigitaldaLiga Portugal,garantindoaoperacionalidadeemanutençãodetodooparqueinformáticoeaudiovisual.

Asuaatuaçãoestende-seàadministraçãoemonitorizaçãodo data center,bemcomoàgestãoe manutençãodetodaainfraestruturaderede,incluindoredesLANeWi-Fi,assegurandoelevados padrões de desempenho, segurança e disponibilidade. Através de uma abordagem proativa e orientada para o suporte contínuo, presta assistência técnica aos colaboradores e assegura o funcionamentoeficazdosequipamentosemdiversaslocalizaçõesestratégicas,comoaArenaLiga Portugal(centrodecongressos,auditório,museu,LigaPortugalLab,LPStore),eosescritóriosde Lisboa e Porto. Esta unidade desempenha ainda um papel fundamental na preparação e apoio técnicoàrealizaçãodeeventosinstitucionaiseexternos.

Reconhecendo o forte potencial de crescimento estratégico e de consolidação tecnológica, o DepartamentodeTecnologiadefiniuumconjuntodeprojetosestruturantescomimpactodiretona disponibilização de serviços às Sociedades Desportivas, eficiência operacional, segurança da informaçãoenavalorizaçãocontínuadamarcaLigaPortugal.

DEPARTAMENTODECONTEÚDOS

O Departamento de Conteúdos da Liga Portugal assume um papel estratégico na promoção das competiçõesenavalorizaçãodosseusprincipaisativos:asSociedadesDesportivas,osjogadorese os parceiros que compõem o ecossistema do Futebol Profissional. Integrando as áreas Comunicação,Digital,DesigneLigaTV,estedepartamentoéresponsávelpeladefiniçãoeexecução de uma estratégia de conteúdos multicanal, com impacto direto na notoriedade, alcance e posicionamentodamarcaLigaPortugal.

A área de Comunicação da Liga Portugal tem como objetivo acompanhar integralmente toda a atividadedoorganismo,tantoanívelinternocomoexterno,promovendoarelaçãocomosmedia de forma a assegurar uma cobertura eficiente e clara das competições, bem como das decisões políticaseoperacionaisdaLigaPortugal,semprecomopropósitodefomentarumacomunicação positiva.

AáreaDigitalasseguraagestãoealimentaçãodasplataformasoficiaiscomfoconaproximidade comosadeptos,naativaçãodecampanhasenaamplificaçãodosmomentos-chavedacompetição, sempre alinhada com as tendências de consumo atuais. A Liga TV está centrada na produção e distribuição de conteúdos de vídeo – como resumos, entrevistas, bastidores, documentários e formatosoriginais–,garantindoumaofertadiversificadaeemocionalmenteenvolvente.Jáaárea

plano de atividades e orçamento 2025-26

deDesignéresponsávelpelaconsistênciavisualdamarca,desenvolvimentodeidentidadesgráficas e materiais de comunicação, assegurando que todos os conteúdos refletem os valores e o posicionamentoestratégicodaLiga.

Numcontextodeevoluçãopermanentedoconsumodeconteúdosedaimportânciadapresença digital,oDepartamentodeConteúdosapostanacriaçãodeum cluster estratégico,quearticulaos diferentesformatos,plataformaseáreasdeatuaçãonumaconstelaçãomediáticaintegrada.Esta abordagem visa garantir uma distribuição coerente e transversal a todos os canais — próprios e parceiros—,promovendoumaexperiênciademarcaunificada,comconsistênciavisualeeditorial. Oobjetivoéconsolidarumapresençarelevante,dinâmicaeadaptadaàsexigênciasdomercadoe àsexpectativasdosadeptos,parceirose stakeholders.

AmissãoprincipaldodepartamentoéreforçarovalormediáticoecomercialdaLigaPortugal,das Sociedades Desportivas e das suas narrativas, criando conteúdos relevantes e consistentes que potenciem o engagement, o reconhecimento das Sociedades Desportivas e o crescimento do "produto Liga". Este trabalho é sustentado por uma visão integrada, orientada por dados, criatividadeeinovação.

O Departamento de Conteúdos é, assim, um pilar fundamental da estratégia global da Liga, contribuindodeformadiretaparaosobjetivosdecrescimento,internacionalizaçãoevalorização doespetáculodoFutebolProfissionalPortuguês.

DEPARTAMENTODEAPOIOÀDIREÇÃOEXECUTIVA

ODepartamentoéresponsávelpeloapoiodiretoaoPresidente,àDireçãoExecutivaeaosÓrgãos SociaisdaLigaPortugal,durantetodaaépocadesportiva,nomeadamente,organizar,coordenare executartodasasatividadesinerentesàassessoria,secretariadoeprotocolo.

O DADE garante a articulação de agenda, e gestão operacional de reuniões administrativas realizadasaolongodaépoca.Alémdasvariadasreuniões,estedepartamentoasseguraonormal funcionamento de atos de posse, assembleias gerais, bem com a preparação e envio de ofícios institucionais, a articulação das representações em eventos e jogos, a gestão de contactos institucionaiseagestãodocumental.

QuantoàáreadeProtocolo,odepartamentocoordenatodaaorganizaçãoinstitucionalinerentesa todos os eventos realizados pela Liga Portugal, garantido o estreitamento das relações da Liga PortugalcomosseusÓrgãosSociais,EntidadesdoDesportoeFutebol,PatrocinadoreseParceiros.

DEPARTAMENTODEAPOIOAOSÓRGÃOSDEJUSTIÇA

plano de atividades e orçamento 2025-26

Este Departamento assegura, durante toda a época desportiva, o expediente do Conselho JurisdicionaledaComissãodeInstrutoresdaLigaPortugal.

Cabe ao DAOJ a gestão de toda a logística e apoio de secretariado às reuniões do Conselho Jurisdicional,bemcomogarantir oexpediente de todosos processos, desdeainstauraçãoaté à decisão final, no âmbito da disciplina interna e arbitragem, conforme previsto nos Estatutos e RegulamentoGeraldaLigaPortugal.

RelativamenteàComissãodeInstrutores,competeaoDAOJassegurartodooapoioadministrativo e operacional a esse órgão, divulgar as deliberações da Secção Profissional do Conselho de DisciplinadaFPF,assegurararealizaçãodeaudiênciasdisciplinaresquandorealizadasnasededa Liga Portugal, proceder ao acompanhamento dos recursos hierárquicos impróprios e decisões judiciais, registar as sanções disciplinares, bem como elaborar as contas de custas nos termos previstosnoRegulamentoDisciplinar.

DEPARTAMENTODESISTEMADEGESTÃOINTEGRADO

ODepartamentodoSistemadeGestãoIntegradotemcomoobjetivogarantiraconformidadecom osrequisitosnormativosdeQualidade,SegurançadaInformação,AnticorrupçãoeBoaGovernação noDesportocertificadosnaorganização,deacordocomaspolíticasdaLigaPortugaleFundação doFutebol-LigaPortugal.

Este departamento promove o compromisso da organização na adoção das melhores práticas internacionais, fomentando o cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e contratuais aplicáveis coordenando interna e externamente os consultores, auditores, DPO, entidades certificadoras,entreelas:

OSistemadeGestãodeSegurançadaInformação,quevisagarantiraconfidencialidade,integridade e disponibilidade da informação através de um processo baseado no risco. Atribui confiança às partesinteressadasdequeosriscossãogeridosadequadamente.

OSistemadeGestãoAnticorrupção,implementadonaLigaPortugaldesde2021,eemconformidade comanormadereferênciaNPISO37001:2018. EsteSistemaestáalinhadocomoRegimeGeralda PrevençãodaCorrupção(RGPC)deacordocomoDLn.º109-E/2021dispondodeumresponsável pelocumprimentodoPlanodeprevençãoderiscosdecorrupçãoeinfraçõesconexas,Códigode conduta,programadeformaçãoecanaldedenúncias.

plano de atividades e orçamento 2025-26

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), com o objetivo de garantir a excelência na gestão profissionaldaorganização,quecredibilizeasSociedadesDesportivas,patrocinadores,adeptose demaispartesinteressadas.Estemecanismoconsidera-sefundamentalnaatualizaçãoemelhoria dosprocessosdenegócioadjacentesaofuncionamentodaestruturaempresarial.

2.1.2. LIGAPORTUGALINFRAESTRUTURAS

ALigaPortugalInfraestruturaséaentidaderesponsávelporpotenciarefazeragestão,promoção, administraçãoeexploraçãodopatrimónioimobiliáriodepertençadaLigaPortugal.

Um dos mais importantes e recentes projetos da Liga Portugal foi a construção da nova sede, denominadaArenaLigaPortugal.Esteempreendimentofoiconcebidoparaatenderàscrescentes necessidadesdaorganização,tantoemtermosderecursoshumanosquantoemrelaçãoàsáreas funcionaiseoperacionaisdaLigaPortugal.

OedifícioArenaLigaPortugaléocentrodereferênciadoFutebolProfissional,proporcionandoum ambientededicadoàreflexãoe aodebatesobre ofutebolnacionale internacional.Esteespaço, resultadodeumsignificativoinvestimentodaLigaPortugal,estáaoserviçododesenvolvimentoe promoçãodoFutebolProfissional.

A Liga Portugal Infraestruturas apresenta como objetivos estratégicos a prossecução da gestão imobiliáriadosimóveissitosnaruaCastilhoemLisboa,noedifícioCapitólionoPortoeanovasede daLigaPortugalnaruaJohnWhitehead,noPorto.

2.3.4. LIGACOMERCIAL

A Liga Comercial incide na sua atividade principal sobre a comercialização, o licenciamento, conceçãoeproduçãodeprodutosalusivosàscompetiçõesdesportivasprofissionais,bemcomoa promoção, ativação e internacionalização da marca Liga Portugal, com o propósito de rentabilização, valorização, reconhecimento e projeção da Liga Portugal e das suas Sociedades Desportivas.TodaagestãodeeventosorganizadosnoâmbitodaatividadedaLigaPortugalédo escopodestaentidade.

A Liga Comercial assenta em cinco (5) áreas de negócio: Comercial e Patrocínios, Ativações e Promoção,BusinessDevelopmenteInternacionalização,MarketingeEventos,eArenaLigaPortugal ExperienceeProdutosOficiais,assumindocadaumadestasáreas,umpapelfundamental,naqueles quesãoosobjetivosdaempresaedogrupo.

ÉobjetivodaLigaComercialarentabilizaçãoeinternacionalizaçãodamarcaecompetiçõesdaLiga Portugal,bemcomogerirarelaçãocomtodosospatrocinadoreseparceirosquecooperamcoma

plano de atividades e orçamento 2025-26

organização. Passa pela também pela atividade da organização a gestão e desenvolvimento de novosmodelosdenegócios.

2.3.5.

LIGACENTRALIZAÇÃO

ALigaCentralizaçãotemporobjetivooestudoeadefiniçãodeumapropostaparaofuturomodelo de comercialização centralizada dos direitos televisivos e multimédia, e demais conteúdos audiovisuais, das competições profissionais de Futebol em Portugal, bem como a posterior comercializaçãodosmesmos.

NoâmbitodasorientaçõestraçadaspeloDecreto-Leinº22-B/2021,de22demarço,noquetocaà comercializaçãocentralizadadosdireitosaudiovisuais,associadosàscompetiçõesprofissionaisde FuteboldaLigaIeLigaII,aLigaCentralizaçãotemvindoadesenvolverasuaatividadetendocomo principalfocoaprossecuçãodaentrega,juntodaAutoridadedaConcorrência(AdC)edoGoverno, de um projeto de modelo de comercialização centralizada até junho de 2026, e do início da comercialização centralizada a partir da época de 2028-29, tendo como desígnio fundamental o crescimentoedesenvolvimentodoFutebolProfissionalPortuguês.

2.3.6. FUNDAÇÃODOFUTEBOL-LIGAPORTUGAL

A Fundação do Futebol – Liga Portugal é uma entidade sem fins lucrativos, pertencente à Liga Portugal, que foi criada para promover o futebol positivo nas competições profissionais, com o objetivoderegular,planear,executaremonitorizararesponsabilidadesocialeambientaldaLiga Portugal.

Enquanto vertente social do Futebol Profissional Português, as ações são voltadas para o desenvolvimento de iniciativas que vão além da competição, criando um impacto positivo nas comunidadesenocrescimentodofutebolemdiferentesníveis.

AFundaçãodoFutebol–LigaPortugaléaindaresponsávelpeloacompanhamentodosclubesque compõeascompetiçõesprofissionaisnasáreassociaiseambientais,potenciandoeamplificando todooseutrabalhonestaárea.

DentrodasuaatividadediáriaaFundaçãodoFutebol–LigaPortugaléresponsávelpelagestãodo seu Grupo de Trabalho, pelas reuniões do Conselho de Administração e por todas as atividades englobadasnoPlanodeAtividadeseoutrasquepossamsurgir.AdestacaroprojetoEstaBataTem Poderes,osFootparkseoacompanhamentoeexecuçãodetodososeventosdaLigaPortugal.

2.3.7.

plano de atividades e orçamento 2025-26

A Liga Portugal Business School (LPBS) pretende desenvolver soluções formativas para criar competênciasedesenvolveroTalentodosagentesdesportivos,promovendosimultaneamente,o conhecimentogeraldoDesporto,edoFutebolemparticular,aopúblicoemgeral.

ALigaPortugalassumiuestecompromissocomaformaçãoeconhecimento,pretendendoquea LPBS contribua para o desenvolvimento e a profissionalização de todos os agentes do Futebol ProfissionalPortuguês.

Nestesentido,aLPBSapresentaumavastaofertaformativa,subdivididaentreaformaçãoinicial, desenvolvendocursosquehabilitemosagentesdesportivosparaodesempenhodassuasfunções; a formação contínua, permitindo a aquisição de novos conhecimentos de todos aqueles que pretendemdesenvolverasuaatividadeprofissional;aformaçãoespecializada,quepretendedotar os formandos de conhecimentos específicos sobre o Futebol Profissional, através de cursos de formação executiva e de duas pós-graduações; a educação, através da aposta em disciplinas optativasrelacionadascomoFutebolProfissional.Ademais,encontram-seemfasedepreparação umMBAe cursosdeaprendizagem, queirãopermitir queaLPBS tenhaumaofertaque agregue tantoosmaisjovens,comoaquelesquepretendemterumaformaçãodiferenciada.

A LPBS tem como objetivo investir ainda mais na promoção do conhecimento, com o intuito de garantirumFutebolcadavezmaisprofissional,eaLigaPortugalassumiuestecompromissocoma formaçãoeconhecimento,contribuindoparaodesenvolvimentoeaprofissionalizaçãodetodosos agentesdoFutebolProfissionalPortuguês.

3. Competições da Liga Portugal

3.1.LIGAPORTUGALBETCLIC

A Liga Portugal Betclic é a principal competição de futebol profissional em Portugal. Disputada anualmente, reúne 18 Sociedades Desportivas que competem pelo título de campeão nacional, além de vagas para as competições europeias e a luta pela permanência na elite do futebol português.

Oformatodaligasegueumsistemadepontoscorridos,comcadaequipaadefrontarasoutrasduas vezes,emjogosemcasaefora,aolongode34jornadas.ASociedadeDesportivacommaispontos ao final da temporada sagra-se campeão, enquanto os dois últimos classificados são despromovidos para a Liga Portugal 2 Meu Super. O antepenúltimo classificado disputa ainda o PlayoffcomoterceiroclassificadodaLigaPortugal2MeuSuper.

306 JOGOS

3.2.

ALigaPortugal2MeuSuperéasegundadivisãodofutebolprofissionalemPortugal,servindocomo um trampolim para as SDs que aspiram a alcançar a elite do futebol português, a Liga Portugal Betclic.

Disputadapor18equipas,segueumformatodepontoscorridos,ondetodasasequipasjogamentre siemduasvoltas,totalizando34jornadas.Nofinaldatemporada,osdoisprimeirosclassificados garantem a promoção direta à Liga Portugal Betclic, enquanto o terceiro colocado disputa um Playoff contra o antepenúltimo classificado da primeira divisão. Por outro lado, os últimos dois classificadossãodespromovidosàLiga3,aterceiradivisãodofutebolportuguês.Oantepenúltimo classificadodaLigaPortugal2MeuSuperjogatambémumPlayoffdemanutenção/promoçãofrente aoterceiroclassificadodaLiga3.

Acompetiçãodestaca-sepelafortecompetitividadeepelopapelfundamentalnodesenvolvimento de jovens talentos. Muitos jogadores emergentes utilizam a Liga Portugal 2 Meu Super como plataformaparasedestacaremantesdedaremosaltoparaequipasdetopo.

306 JOGOS

3.3.ALLIANZCUP

A Allianz CUP é um torneio que junta as Sociedades Desportivas da Liga Portugal Betclic e Liga Portugal 2 Meu Super commelhor performance na época desportiva anterior. Criadaem 2007, a competiçãotemumformatoúnico,poreliminatórias,queculminanaFinalFour,umasemanaque agrega os adeptos do Futebol Profissional Português. A competição, para além de proporcionar jogosemocionantes,éopalcodeestreiasdejovenscraques.

7 JOGOS

3.4.PLAYOFFLIGAPORTUGAL

plano de atividades e orçamento 2025-26

Naépocadesportiva2020-21,aLigaPortugalintroduziu,nassuasligasprofissionais,umconceito competitivojáutilizadoporoutrasgrandesligaseuropeias:oPlayoff.Comaintroduçãodestanova prática, obtivemos uma competição mais atrativa e imprevisível, até ao último suspiro, das competições.

Este Playoff será disputado no mês de maio, após a conclusão da Liga Portugal Betclic e Liga Portugal2MeuSuper,entreoterceiroclassificadodaLigaPortugal2MeuSupereo16.ºclassificado da Liga Portugal Betclic, e entre o antepenúltimo classificado da Liga Portugal 2 Meu Super e o terceiroclassificadodaLiga3.

4. Plano Estratégico 2023-27

EIXO1.COMPROMISSOCOMOADEPTO

Esteeixocolocaoadeptonocentrodatomadadedecisão,demodoacriarumarelaçãomaissólida eacautelaroseucadavezmaiorafastamentodofutebolenquantoindústria.Écriticoconhecero adeptoeaproximá-lodofutebol.

EIXO2.ELEVAÇÃODOPRODUTO

OeixodaelevaçãodoprodutovisaafirmarascompetiçõesdaLigaPortugalcomoumespetáculo de entretenimento, procurando ao mesmo tempo melhorar a sua imagem e perceção junto da sociedade.

EIXO3.CREDIBILIZAÇÃOPELOPROFISSIONALISMO

Oeixocredibilizaçãopeloprofissionalismopromoveareputaçãodaindústriadofutebolatravésdo profissionalismo,contribuindoparaoseucrescimentoeafirmação.

EIXO4.UNIÃODETODOSOSAGENTES

Oeixodeuniãodetodososagentesvisaoalinhamentodeinteressesentreosdiversos stakeholders atravésdapromoçãodeumesforçodevalorizaçãocoletivadoFutebolProfissional.

EIXO5.FUTEBOLCOMRESPONSABILIDADESOCIAL

O eixo de futebol com responsabilidade social promove o Futebol enquanto veículo de responsabilidadesocialdadooseuelevadomediatismoeimpactonasociedade.

5. Prioridades

Estratégicas 2025-26 e 2026-27

REDUÇÃODOSCUSTOSDECONTEXTO

plano de atividades e orçamento 2025-26

Oscustosdecontextoassociadosaofutebolprofissional,afetamdiretamenteacompetitividadedo futebolprofissionalportuguêsfaceaoutrasligaseuropeias.Acargafiscalassociadaeosencargos com seguros são as maiores dimensões de custos, atualmente, inerentes à indústria do futebol profissional.

ÁLCOOLNOSESTÁDIOS

O álcool nos estádios do futebol profissional é neste momento uma preocupação para a Liga Portugal. A permissão de consumo destas bebidas visa melhorar a experiência do adepto nos recintosdesportivospromovendoasocialização,captaçãodemaispessoas,epotenciarasreceitas dasSociedadesDesportivasemdiadejogo.

COMBATEÀPIRATARIA

Apiratariarepresentaumadasprincipaisameaçasaoentretenimento.Oprodutoaudiovisualdeve seroelementodiferenciadorfaceàopçãopormercadosparalelos,ondeoclientepossateruma experiênciaexclusiva,imersivaeincapazdeserreplicada. ÉdointeressedaLigaPortugalmantero ecossistema audiovisual seguro e sustentável, desenvolvendo soluções inovadoras apostando numaestratégiaglobalquecombineainovaçãotecnológica,parceriasestratégicaseregulaçãode proteçãodoprodutoaudiovisualemtodososmercados.

AUMENTODASASSISTÊNCIAS

ALigaPortugaltemcomoprincipalpreocupaçãocolocaroadeptonotopodassuasprioridades.O aumento das assistências nos estádios é fundamental na credibilização da indústria do futebol profissional, e na projeção da Liga Portugal e suas Sociedades Desportivas. Para tal, devem-se adotar estratégias que visem atrair e fidelizar os adeptos a tudo o que envolve o espetáculo desportivo.Estudarocomportamentoeosformatosdeconsumodosadeptoslevaráaoaumento dasafluênciasaosrecintosdesportivos.

APOIOÀSSOCIEDADESDESPORTIVAS

Apoio da Liga Portugal às Sociedades Desportivas, nas várias áreas de atuação, que possibilite apoiar as SDs a tomarem melhores decisões, traçando planos de atuação próprios para cada

plano de atividades e orçamento 2025-26

necessidadeespecífica.ALigaPortugalentendequeapartilhade know-how entreosváriosagentes desportivoséprimordialnaevoluçãodaindústria.

ESTRATÉGIADECONTEÚDOS

ValorizaçãodamarcaLigaPortugaledassuasSociedadesDesportivasatravésdeumaestratégia deconteúdosoriginaisediversificadosvisandoacriaçãodenovosativoscomerciais,euma presençadigitalmaisforte,dinâmicaeenvolvente.

OBJETIVOSECONÓMICOSEFINANCEIROS

ResultadosOperacionais:0,6M€

Rendimentosdeexploraçãodas competições:23,5M€

DistribuiçõesàsSociedadesDesportivas:10,4M€

RendimentosTotais:31,8M€

OBJETIVOSDEPROMOÇÃOECOMUNICAÇÃO

Seguidores:840mil

Reach:90M

Seguidores:535mil

Reach:30M

Seguidores:40mil

Seguidores:500mil

Reach:50M

Visitasaosite:10M

Seguidores:425mil

Reach:80M

ContactosCRM:350mil

Newsletterenviadas:190

Taxadeabertura:20%

UtilizadoresdaAPP:50mi

OBJETIVOSAVEEESPECTADORES

AVE:1.750M€

Espectadoresnoestádio:3.500.000

AVE:575M€

Espectadoresnoestádio:850.000

AVE:330M€

Espectadoresnoestádio:170.000

6. Atividades do grupo Liga Portugal 2025-26

6.1.LIGAPORTUGAL

O

RGANIZAÇÃODASCOMPETIÇÕES

plano de atividades e orçamento 2025-26

AorganizaçãodascompetiçõeséofocoprincipaldaLigaPortugaleenvolveváriasáreasquetêm comoobjetivogarantiroEspetáculo.

A Liga Portugal prepara o Calendário Desportivo, alinhado com a Comissão Permanente de Calendários(CPC)eaFederaçãoPortuguesadeFutebol(FPF)apósreceçãodainformaçãodaUEFA relativaàscompetiçõesinternacionais,marcandodepois,duranteaépoca,osjogosdas34jornadas dasLigas1e2,assimcomoosjogosdos1/4definaldaTaçadaLiga,emcoordenaçãocomaCPC, asSociedadesDesportivaseosoperadoresTV.

OprojetodeDelegados,desdeorecrutamento,avaliaçãoementoria,éumaapostacadavezmais firmeepreponderante,paraaafirmaçãoereconhecimentodestafunçãocomoumgarantedeuma organizaçãocadavezmaistransparenteetransversal.

Hátambémumaforteapostanasáreasdesaúdeesegurança–naprimeiracomaintroduçãode equipascadavezmaiscapacitadasnaemergênciamédicaedotadasdasmelhoresferramentasena segunda com a aproximação às entidades competentes, a aprovação das ZCEAP e o acompanhamentoeimplementaçãodetodasasnormaslegislativasemvigoremarticulaçãocom asautoridadesrelevantes.

A Liga Portugal é também responsável por rececionar os processos de Registo de Contratos e InscriçõesdeJogadoresatravésdaplataformaTRANSFER,analisareaprovarnareferidaplataforma todosos pedidosderegistodecontratos de trabalhodesportivo,de revogações de contratosde trabalho desportivo, de cedências temporárias e revogações de cedências, bem como de aditamentos a contratos de trabalho de jogadores, e garantir que todos os processos de registo/inscrição de jogadores são analisados e aprovados dentro de prazos considerados razoáveis.

APOIOÀSSOCIEDADESDESPORTIVAS

UmdosmandatosdaLigaPortugaléodeapoiarassuasSociedadesDesportivasnasdiversasáreas quecompõemoseufuncionamentonormal.Paratal,seráimplementadaumaestratégiaholística que analisará as 33 Sociedades Desportivas nas suas individualidades e particularidades locais,

plano de atividades e orçamento 2025-26

sociais e históricas e prestará auxílio às mesmas com o intuito de colmatar lacunas que sejam encontradasesuportaroseudesenvolvimentosustentado.

FÓRUNSDEDISCUSSÃOCOMASSOCIEDADESDESPORTIVAS

Durante a época desportiva 2025-26 serão promovidos vários fóruns de discussão com as Sociedades Desportivas, de modo a alinhar estratégias e partilhar conhecimento. Neste âmbito, serãorealizados workshops e webinars dediferentestemáticaseserãoorganizadososGruposde Trabalho 2025-26, um projeto que tem sido fulcral na aproximação entre a Liga Portugal e as Sociedades Desportivas através dodebate edatrocadeideiassobre questões relevantes parao desenvolvimento do Futebol Profissional. Para além disso, as Cimeiras de Presidentes e as AssembleiasGeraisserãomomentosdeagregaçãoentreosrepresentantesmaioresdasSociedades Desportivas.

ESTRATÉGIADECONTEÚDOS

Execuçãoatravésdacriaçãodeconteúdosdeentretenimentointerativo,queeleveo engagement e a notoriedade da Liga Portugal e das Sociedades Desportivas. Estes mesmos conteúdos são difundidosatravésdosvárioscanaisprópriosdaLigaPortugalecomoutrosparceirosexternos.Os conteúdos realizados variam entre reportagens institucionais, reportagens dos eventos Liga Portugal,conteúdostransmitidosnaplataformaLigaTV,coproduçãoeexibiçãodeconteúdoscom outrosparceirosmedia, podcasts,entreoutros.

ESTRATÉGIADIGITAL

A estratégica digital da Liga Portugal assenta na exposição e promoção da notoriedade da Liga PortugaledasSociedadesDesportivas,atravésdoscanaisdigitais.Estaestratégicaabrangetemas como a gamificação, infografia, design, cobertura multimédia, entre outros. Durante a época desportiva é necessária a manutenção das plataformas digitais, e desenvolvimento de novas ferramentas que potenciem a exposição, que impulsionem as interações com os adeptos, e que sejamadequadasaosatuaispadrõesdeconsumodeconteúdosdigitais.

PRODUÇÃOECUMPRIMENTODOSREGULAMENTOS

Duranteaépocadesportivasãoelaboradasalteraçõesregulamentarescomvistaàadaptaçãodos regulamentos da Liga Portugal às necessidades reais das competições profissionais e das SociedadesDesportivas,bemcomoàadaptaçãodaquelesàsmúltiplasalteraçõeslegislativas.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Estesregulamentossãodepoispostosempráticaeescrutinadosatravésdeváriasaçõesdecontrolo e licenciamento, como controlos salariais, acompanhamento dos relvados e auditorias de iluminação,porexemplo.

PROMOÇÃOINSTITUCIONAL

Ao longo desta época serão produzidos um conjunto de conteúdos que visam trabalhar a notoriedadedaLigaPortugaledassuascompetições.Serãopublicadasváriasrevistaseencartes, comoarevistaLiga-te,oLiga-teemNúmeroseoLiga-teàFundaçãoeserãotambémpromovidos encontrosformaiseinformaiscomosdiversosórgãoseagentesdecomunicaçãosocial.Noplano audiovisualserãoproduzidasasMagazinesdaLigaPortugalBetcliceLigaPortugal2MeuSuper, divulgadasnaLigaTVenaSportTV,assimcomooutrosconteúdosparaaLigaTV.

BARÓMETROEOBSERVATÓRIODALIGAPORTUGAL

O Barómetro e Observatório da Liga Portugal é responsável pela investigação e elaboração de estudos sobre o estado e evolução do Futebol Profissional, com o propósito de informação conclusivaeespecializada.EsteprojetotemcomoobjetivoaaproximaçãodoFutebolProfissional PortuguêsàAcademia,demodoaaproximarestaindústriadoconhecimento.Aolongodoanosão publicadosváriosestudossobretemáticasespecíficasderelevoaosvários players daindústria.

GESTÃODEINFRAESTRUTURAINFORMÁTICA

Gestão, monitorização, desenvolvimento e atualização de infraestrutura informática da Liga Portugal. É necessário um acompanhamento permanente desta infraestrutura, sistemas de informação,sistemasdeautomaçãoedesegurança,quepermitamàLigaPortugalotratamento devidodosdadosedainformaçãoprestada,bemcomodoseuarmazenamentoeconfidencialidade.

INFORMAÇÃOEREPORTING INSTITUCIONAL

Aoníveldo reporting serãoproduzidostrêsdocumentos:oRelatóriodeAtividadeseContas2024-25 do Grupo Liga Portugal, que apresentará um resumo detalhado das principais atividades e desempenhofinanceirodoGrupoduranteoperíodode2024-25,oPlanodeAtividadeseOrçamento 2026-27 do Grupo Liga Portugal, no qual serão definidas as principais atividades e iniciativas estratégicas do Grupo para a época de 2026-27, bem como o orçamento necessário para a sua execução,eo9ºAnuáriodoFutebolProfissionalPortuguês2024-25queresumeaépocatransatado FutebolProfissional.

plano de atividades e orçamento 2025-26

ComvistaagarantiramelhorgestãodaLigaPortugal,serãoaindadesenvolvidasumconjuntode melhoriasdeferramentasdegestãoeprocessosinternos,visandoumamaioragilidadeeeficiência daLigaPortugal.Esteprocessopassaráessencialmentepeladigitalizaçãoeautomatizaçãode procedimentosdegestãoepelaimplementaçãodenovasferramentas.

DeformaagarantiromelhorfuncionamentodoGrupoLigaPortugalsãogarantidasumconjuntode tarefas de gestão corrente e de suporte à atividade por parte de todos os departamentos e empresas,permitindoqueogrupofuncionedeformaeficienteeeficaz.

6.2.LIGAPORTUGALINFRAESTRUTURAS

ARENALIGAPORTUGAL–EFICIÊNCIADOEDIFÍCIO

Cabe à organização a gestão, manutenção e instalação das infraestruturas energéticas que suportamtodaaatividadedoedifício.Paratal,énecessáriaaotimizaçãoecontrolocentralizado através da GTC (Gestão Técnica Centralizada). Este sistema de gestão é responsável pela manutençãodeváriosparâmetrosdoedifíciopotenciandoaomáximoaeficiênciaenergética.Serão ainda instalados diversos sensores e contadores que permitam a monitorização e controlo de consumosmuitomaisdetalhada,mitigandoqualquerineficiência.

ARENALIGAPORTUGAL–GESTÃOENERGÉTICA

Aproduçãodeenergiafotovoltaicateráumgrandecontributoparaasustentabilidadedoedifício. Paratal,procedeu-seàinstalaçãodepainéisfotovoltaicosnoedifícioenasáreasenvolventesque permitirão gerar energia para suportar parte dos consumos energéticos da sua operação. Em conjuntocomaempresaparceiranestaárea,serãoaindapromovidasiniciativasquepotenciema implementação de energia solar na comunidade local adjacente. Serão também instalados carregadoreselétricosnoedifício,potenciandoamobilidadeelétrica.

Irá ser dada continuidade ao trabalho de prospeção, negociação e manutenção de contratos de cedência de exploração no Arena Liga Portugal. O edifico dispõe de espaços que possibilitam a exploraçãoporpartedeentidadesexternas,promovendooutrasfontesdereceita.

ARENALIGAPORTUGAL–CONTRATOSDEEXPLORAÇÃODOARENALIGAPORTUGAL

ACILITY MANAGEMENT –ARENALIGAPORTUGAL

plano de atividades e orçamento 2025-26

ParaumagestãoeficazdaArenaLigaPortugal,aLigaPortugalInfraestruturasasseguraráoFacility Management,queincluiamanutençãopreventivaecorretiva de infraestruturas, garantindoque todosossistemas,comoeletricidade,IT,DataCenter,sistemasdeáguas,aquecimento,ventilação e ar condicionado funcionem de forma otimizada. Além disso, envolve a implementação de estratégiasdesustentabilidade,comoautilizaçãodefontesdeenergiarenováveleareduçãodo consumoenergético.

Serátambémasseguradaaadministraçãodocondomínio,atravésdagestãodeespaçoscomuns, comosalasdereuniões,áreasdelazereasdiversasinfraestruturasdesuportegarantindodeum ambienteseguroesaudávelparaosutilizadoresdoedifício.

Através destas práticas de Facility Management procurar-se-á assegurar que o edifício não só suporta as atividades diárias da organização, mas também contribui para o seu crescimento e sucessoalongoprazo.

FACILITY MANAGEMENT –TORREDEMONSANTO–ESCRITÓRIOSLIGAPORTUGALLISBOA

ALigaPortugalInfraestruturas,enquantoarrendatáriodeinstalaçõesnatorredeMonsanto,garante também a gestão de qualquer prestador de serviços, garantindo o bom funcionamento destas instalações e qualquer serviço de manutenção preventiva e corretiva que sejam da sua responsabilidade.CabeàLigaPortugalInfraestruturasgarantiragestãodestesescritórios.

IMÓVELRUACASTILHO:GESTÃOIMOBILIÁRIA

A Liga Portugal Infraestruturas, como responsável pela gestão, promoção, administração, exploraçãoelocaçãodebensimobiliáriosdogrupoLigaPortugal,efetuaagestãodoimóvelsitona RuaCastilho,emLisboa,queseencontraatualmentedisponívelparaarrendamentoaterceiros.

I

MÓVELEDIFÍCIOCAPITÓLIO:GESTÃOIMOBILIÁRIA

Desdejaneirode2009,aLigaPortugaldetémumimóvelsituadonaAvenidadeFrança,noEdifício Capitólio, no Porto. Cabe à Liga Portugal Infraestruturas a gestão, promoção, administração e exploraçãodomesmo.

F

plano de atividades e orçamento 2025-26

ARENALIGAPORTUGAL–GESTÃOEEXPLORAÇÃODOPARQUEDEESTACIONAMENTO

Comdoispisosdeestacionamentosubterrâneo,agestãoecomercializaçãodoparqueamentodo Arena Liga Portugal surge como uma forma de maximizar a utilização eficiente e segura deste espaço,emarticulaçãopermanentecomasdiversasatividadesquesedesenvolverãonoedifício.

Esta atividade envolve a implementação de sistemas automatizados de controlo de acesso, o estabelecimentodepolíticasclarasdeutilizaçãoeamanutençãoregulardasinfraestruturas,como iluminação,limpezaesinalização.

ARENALIGAPORTUGAL–GESTÃOEEXPLORAÇÃODOCENTRODECONGRESSOS

OedifícioalbergaespaçosdedicadosaacolhereventosdaLigaPortugal,bemcomooutroseventos econgressosquesejamorganizadosporentidadesexternas.Ocentrodecongressosévistocomo umaferramentaessencialnasustentabilidadedoArenaLigaPortugal.

IDENTIFICAÇÃOENEGOCIAÇÃOCOMPOTENCIAISPARCEIROS

Durante a época serão desenvolvidas atividades de prospeção e negociação com potenciais parceirosparaodesenvolvimentodenovosprojetos,paraalémdagestãocorrentedefornecedores que colaborem em qualquer atividade associada à Liga Portugal Infraestruturas. Serão ainda realizados esforços no sentido de encontrar os melhores parceiros para a promoção e posicionamentodoedifíciocomoreferênciaparaarealizaçãodeeventos.

6.3.LIGAPORTUGALCOMERCIAL

COMERCIALEPATROCÍNIOS

Esta área é responsável pela gestão corrente dos patrocinadores e parceiros, incluindo,entre as suasatividades,oplaneamentoestratégicoeoperacional,oacompanhamentodospatrocinadores, aanálisedoretorno,ovaloracrescentadodospatrocínioseagarantiadaexecuçãodoscontratos.

A angariação de receitas comerciais é outra das atividades principais desta área que tem a responsabilidade de toda a prospeção de mercado e angariação comercial para potenciar as receitasdaLigaPortugaleviabilizarassuascompetiçõeseeventoscomplementares.

Realiza,também,todaaatividadeconceptualeoperacionalcomvistaaodesenvolvimentodenovas propriedadescomerciais,alargandoeotimizandoasfontesdefinanciamentodaLigaPortugaledas própriasSociedadesDesportivas.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Desenvolvimentodepráticaseestratégiasvoltadasparaestabelecer,desenvolver,acompanhare fortalecerrelaçõescolaborativasentreaLigaPortugal,empresaseparceiros,garantindorelações duradoirasesustentáveis,ampliandooalcanceeaefetividadedasaçõesdecadaparceiro.

ATIVAÇÕES&PROMOÇÃO

O departamento de Ativações & Promoção foca a sua atividade na promoção das competições profissionaisdofutebolportuguêsenasSociedadesDesportivasquenelasparticipam,bemcomo detodasmarcasquecolaboramcomaLigaPortugal.

Estedepartamentodivide-se em três grandes áreasdetrabalho,Ativaçõese Operações,onde se garantemasoperaçõesdeativação,implementaçãode fan zones paraadeptos,reformulaçãode materiaisdeativação,gestãodaativaçãoMultiball,epresençaemeventosexternos.

PromoçãoeRelações-Públicasdedica-seaodesenvolvimentodecampanhaseaçõesdemarketing promocional,digitaledeinfluência,gestãoeangariaçãodeembaixadoresLigaPortugal,trabalho derelaçõespúblicasnaamplificaçãodemensagensnasplataformasdigitaisenosváriosprojetos.

O Fan Experience e Bilhética dedica-se à definição de estratégias que possam melhorar a experiênciadosadeptosnosrecintosdesportivos,articulandoedebatendotemasdemelhoriacom as entidades competentes e envolvidas no espetáculo desportivo, digitalização da bilhética, preparaçãoeorganizaçãode workshops deenvolvimentocomasSociedadesDesportivas.

PotenciaraqualidadedainformaçãoprestadaàsSociedadesDesportivas,potenciaroalcancedas marcasprópriasdaLigaPortugaledasmarcasparceiras,eodesenvolvimentodenovosformatos de entretenimento relacionados com o Futebol Profissional Português são os grandes desígnios destedepartamento,sempreconsiderandooadeptonotopodasprioridades.

BUSINESSDEVELOPMENT&INTERNACIONALIZAÇÃO

O Departamento de Business Development & Internacionalização é responsável pela criação de novas fontes de rendimento para o Universo Liga Portugal e pela expansão da presença e a influênciadaLigaPortugaledosseusclubesnocenárioglobal,promovendoofutebolportuguês além-fronteirasatravésdeestratégiasdevalorizaçãodofuteboledamarcaLigaPortugal.

Estedepartamentoestá,comoopróprionomeindica,subdivididoemduasáreasdenegócio.Aárea de internacionalização da Liga Portugal cuja função é implementar uma estratégia de internacionalização bem estruturada, fundamental para o crescimento do futebol português no cenáriointernacional,trazendobenefíciosparaasSociedadesDesportivaseLigaPortugalatravés

plano de atividades e orçamento 2025-26

daatraçãodenovosinvestidoresedoestabelecimentodeparceriascomosdemais stakeholders e players domercado.

A área de Business Development é responsável pelo desenvolvimento, criação e negociação de novaspropriedades,produtoseserviços,deformaaaumentaraofertadaLigaPortugaleageração denovosrendimentos.

Este departamento, durante a época desportiva, tem por objetivo garantir a presença da Liga Portugalemfeirasinternacionais,auxiliaraLigaCentralizaçãonavendadosDireitosAudiovisuais daAllianzCUP,odesenvolvimentodenovasparceriascom stakeholders internacionais,agestãodo memorandodeentendimentocomaLaLigae,porfim,amanutençãodaparceriadaLigaPortugal comaMatchWornShirt.

MARKETINGEEVENTOS

OMarketingeEventoséresponsávelpelaconsolidaçãoeativaçãodamarcaLigaPortugaledassuas empresas associadas, potenciando-a junto dos diferentes stakeholders, com a finalidade de aumentarareputaçãoevisibilidadedasiniciativasevalorespromovidos.

OdepartamentoorganizaeexecutaeventosquesãoessenciaisparaaproximaraLigaPortugalda comunidade desportiva e criar experiências memoráveis que refletem os valores da Liga. Colaborandocomdiversasáreasdainstituição,garantequecadaeventosejacoeso,impactantee alinhado com os objetivos estratégicos da empresa, promovendo uma imagem positiva e fortalecendoaligaçãocomosadeptoseparceiros.

Essencialmente, são desenvolvidos pelo departamento de Marketing e Eventos o Kick Off das competições, o Liga Portugal Legends, o Liga Portugal Awards, e o Thinking Football Summit. Adicionalmente,odepartamentoestáresponsávelpelaexecuçãodaFinalFourdaAllianzCUPem colaboraçãocomosrestantesdepartamentosenvolvidosepelamanutençãodasativaçõesanuais dascompetiçõestuteladaspelaLigaPortugal–LigaPortugalBetclic,LigaPortugal2MeuSupere AllianzCUP.

ARENALIGAPORTUGALEXPERIENCE&PRODUTOSOFICIAIS

OArenaLigaPortugalExperienceconcentraumaofertalúdicainovadora,permitindoaosadeptos detodasasidadesviveremojogodeformaimersivaeenvolvente.Asuaprincipalresponsabilidade éproporcionarumaexperiênciaúnica,ondeoscincoespaçosdodepartamentosecombinamnuma jornadasingular,interativaeinclusiva,refletindoepromovendoosvaloresdofutebol.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Odepartamentoestádivididoemcincoáreasdenegócios.ALigaPortugalStoreéoespaçoquedá asboas-vindasaosvisitantesdoArenaLPExperience,ofereceumavariedadedeprodutos,incluindo ascamisolasoficiaisdosclubesemerchandisingexclusivodascompetiçõesLigaPortugalBetclic, LigaPortugal2MeuSupereAllianzCUP,eincorporaoQuiosquedoAdepto,quefacilitaaaquisição debilhetesparaosjogos,criandoumaligaçãodiretacomasSociedadesDesportivas.

O Liga Portugal Legacy, museu situado no Arena Liga Portugal, celebra e homenageia o talento criadoeasconquistasdofutebolportuguêsnosúltimosanos,exibindoostroféus,asmemóriaseos feitos alcançados pela Liga Portugal e respetivas Sociedades Desportivas, agentes desportivos e jogadores.

O Liga Portugal Lab é um espaço inovador que combina tecnologia com técnica. Lugar onde os adeptospodemtestaremelhoraroseudesempenhoutilizandoferramentasdeanáliseetreinode últimageração,incluindotambémumespaçodedicadoaofutebolvirtual.

OLigaPortugalKidséumespaçodedicadoaosjovensadeptos,ondepoderãoexperienciarasmais diversasprofissõesdomundodofutebol.OsjovensadeptosdaLigaPortugalirãoteraoportunidade desecolocarnapeledejogadores,treinadores,árbitroseatéjornalistasdesportivos.Estenãose encontraaindaemcondiçõesdesercomercializado.Énecessáriaumaelaboraçãode storytelling e conteúdosparagarantirasuacomercializaçãoeatratividadejuntodospúblicosmaisjovens.

O Liga Portugal Bistro, com capacidade para 108 pessoas, oferece uma oferta gastronómica irresistívelparaaquelesquedesejamdesfrutardeummomentodeconvívioapósumaimersãono Liga Portugal Experience. A decoração do bistrô remete para as emoções do jogo, enquanto os visitantespodemacompanharaspartidasaovivono sportsbar.

OArenaLigaPortugalExperiencetemcomoobjetivoconsolidar-senomercadocomoumespaço inovador e de referência, capaz de proporcionar aos adeptos uma experiência completa e inesquecível, desde a sua história e cultura até às mais modernas tecnologias de treino e de diversão.

Os Produtos Oficiais constituem a área responsável pelo desenvolvimento e comercialização de merchandising de todas as Sociedades Desportivas que compõem a Liga Portugal. É responsabilidadedodepartamentoagestãodetodososespaçosdevendaaopúblico,querfísicos queronlineeagestãodalogísticacomfornecedores,SociedadesDesportivaseparceiros.

6.4.LIGAPORTUGALCENTRALIZAÇÃO

ODELODECOMERCIALIZAÇÃO

plano de atividades e orçamento 2025-26

Omodelodecomercializaçãocentralizadadosdireitosaudiovisuaisassociadosàscompetiçõesde futebol profissional irá revolucionar o atual paradigma do futebol português, facilitando a implementaçãodecritériosmaisequitativosdepartilhadereceitasque,porsuavez,contribuirão paraumamelhoriadacompetitividadedesportivaedaqualidadedosjogosdefuteboleparauma diminuiçãodadiscrepânciaentreasreceitasgeradaspelosdiversosclubes.

No processo de desenvolvimento deste modelo será feita uma reflexão sobre os quadros competitivos subjacentes, com o enfoque específico na calendarização e horários de jogos, cujo impactoédeterminanteparaovalordoprodutoasercomercializado.

Até junho de 2026, a Liga Centralização terá de apresentar à AdC e ao Governo um modelo de comercializaçãocentralizadadosdireitosaudiovisuais,oqualdeveráincluir:

 Delimitaçãodoobjetoacomercializar;

 Atipologiadoslotes;

 O(s)formato(s)dedistribuição;

 Oconteúdodecadalote;

 Asregrasespecíficasdecadalote;

 Oprazodocontratodecomercialização;

 Oregimeexclusividade vs nãoexclusividade;

 Outrosaspetosrevelantes.

ConsiderandoqueosdocumentosaelaborarpelaLigaCentralizaçãoterãodesersujeitosaoparecer vinculativo da AdC, à semelhança do que tem vindo a ser feito em épocas anteriores, a Liga Centralizaçãomanterá,comcarácterderegularidade,reuniõesdetrabalhocomestainstituição,de modoaarticularealinharasexpetativaseospontosdevistasobreotrabalhodesenvolvido,bem comooprodutofinalaapresentar.

REGULAMENTOAUDIOVISUAL

plano de atividades e orçamento 2025-26

ORegulamentoAudiovisualéodocumentoqueestabeleceasnormaseprocedimentosqueregem os direitos de transmissão televisivae multimédia,e demais conteúdos audiovisuais relativos às competiçõesprofissionaisdoFutebolPortuguêsqueserãoobjetodecomercializaçãocentralizada, bemcomoaproduçãoaudiovisualdessesconteúdos.

Na época 2025-26 será feita uma revisão legal do draft deste documento e o mesmo será, posteriormente,submetido à aprovação pelas Sociedades Desportivas, quedeverá acontecer no iníciode2026.

REGULAMENTODECONTROLOECONÓMICO

O Regulamento de Controlo Económico visa estabelecer o conjunto de regras de supervisão e controloeconómico-financeiroaplicáveisaosClubesqueparticipamnascompetiçõesorganizadas pelaLigaPortugal.

O desenvolvimento do draft deste regulamento será continuado no primeiro semestre, sendo depois,àsemelhançadoqueiráocorrercomoRegulamentoAudiovisual,tambémelesubmetidoà aprovaçãoporpartedasSociedadesDesportivas.

CHAVEDEREPARTIÇÃO

Adiscussãosobreachavederepartiçãodosrendimentosobtidosatravésdacomercializaçãodos direitosaudiovisuaiséumdospontosfulcraisnoprocessodecentralizaçãodosmesmos.

Naépoca2025-26,serãodesenvolvidasasseguintesações:

• Definição de critérios e modelos de repartição de receitas que garantam competitividade e sustentabilidadeaosassociadosdaLigaPortugal;

• Desenvolvimentoeestudodediversoscenários,considerandodiferentesvariáveisemodelosde atribuiçãodereceitas.

MITIGAÇÃODAPIRATARIA

O fenómeno da pirataria impacta de forma significativa a indústria audiovisual. Com vista à maximização do valor económico dos direitos Audiovisuais da Liga Portugal, é fulcral a implementação de estratégias de mitigação do impacto negativo da mesma para o Futebol

plano de atividades e orçamento 2025-26

ProfissionalPortuguês.Assim,seráfeitoumacompanhamentoativocomoGovernoportuguêsdos projetosdealteraçãodaLeieexecutadasestratégiasdemitigaçãoecombateàPirataria.

COORDENAÇÃODEESTUDOS/SERVIÇOSESPECIALIZADOS

ALigaCentralizaçãorealizará,naépoca2025-26,diversosestudoscomvistaàaferiçãodasmelhores práticasemmatériadecomercializaçãodedireitosaudiovisuaiserepartiçãodosrendimentosque resultemdessacomercialização.

Serãorealizados:

• um acompanhamento e análise dos modelos implementados noutras Ligas,com o intuito de promoverdiscussõesesustentarumaproposta.

• um benchmark dos critérios de repartição de outras Ligas Europeias, com o propósito de identificarpossíveisvariáveisemétricasaimplementar;

• umacompanhamentoeanálisedetemasconcorrenciaisemoutrospaísesquepermitaantecipar riscos;

• eumaanálisecomparativadasestratégiasdeinternacionalizaçãodoprodutoaudiovisualnas principaisligaseuropeias.

GESTÃOCOMERCIALDOSDIREITOSAUDIOVISUAIS

ÀLigaComercialcompetea comercializaçãodos seus ativosno plano nacional(p.ex. os direitos audiovisuaisdosPlayoffsdaLigaPortugal)enoplanointernacional(p.ex.osdireitosaudiovisuais internacionais da Taça da Liga), sendo para isso necessária a identificação e contacto com potenciaisparceirosparaacedênciadestesdireitos.

ATIVIDADESTRANSVERSAIS

No âmbito dos trabalhos a realizar pela Liga Centralização, decorrerão diversas atividades, tais comoreuniõesdeConselhodeAdministração,reuniõesdosgrupostécnicoseoutrasreuniõesde trabalho.

Os Grupos de Trabalho passam a integrar mais representantes designados pelas Sociedades Desportivas,emconformidadecomasindicaçõesdestas,reforçandoassimarepresentatividadee participação das mesmas nos processosdedecisão. Há um compromisso de transparência no

plano de atividades e orçamento 2025-26

processo com todas as Sociedades Desportivas dopanorama do Futebol Profissional Português, estandotodasconvidadasaparticiparativamentenomesmo.

Será também levado a cabo um roadshow com todas as Sociedades Desportivas do Futebol Profissional Português, visando comunicar e clarificar qualquer questão sobre o processo, bem comodemais stakeholders,desdepotenciaislicitantesdeformaagarantirqueosprocedimentos trabalhadosvãodeencontroàrealidadedomercado,ou players relevantesnaáreadatecnologia salvaguardadooconhecimentosobreoestadodearteemmatériascomoapirataria.

6.5.FUNDAÇÃODOFUTEBOL–LIGAPORTUGAL

POSICIONAMENTOEPROJETOS

INSTITUCIONAIS

A Fundação do Futebol – Liga Portugal (FFLP) posiciona-se, defendendo os seus valores de Tolerância,Agregação,Respeito,EducaçãoeCompromisso,atravésdeiniciativascomooPrémio MensaldeResponsabilidadeSocialeoprojetoUmClube,UmaComunidade,UmaFundação,que incentivaacriaçãodefundaçõesporpartedasSociedadesDesportivas.

AFundaçãodoFutebol–LigaPortugalmarcaaindapresençanoseventosdaLigaPortugal,com iniciativasdeResponsabilidadeSocialeSustentabilidadeAmbientalnaFinalFourdaAllianzCUP,e noLigaPortugalLegends.

PROJETOSAMBIENTAIS

A temática da Sustentabilidade Ambiental é cada dia mais imprescindível de ser trabalhada em todasasesferasdeatuação,devendooFutebolProfissionalserexemplo,talcomooéemtantas outras áreas. Na época desportiva 2025-26 manter-se-á a aposta na defesa das boas práticas ambientais e na melhoria de ativos deimplementação. Numa lógicaevolutiva referente àépoca desportivaanterior,asaçõesplaneadassustentarãoasensibilizaçãodosClubes,dosadeptosedos demais stakeholders.

PROJETOSSOCIAIS

Durante a época desportiva, a FFLP promove várias ações de cariz social como o Esta Bata tem Poderes - projeto que consiste na transformação das camisolas dos equipamentos oficiais dos Clubes embatas hospitalares paracriançasinternadas–ouaintegraçãoprofissionaldepessoas comdeficiêncianoseventosdaFundação.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Estabelecer e fortalecer relações com potenciais parceiros institucionais, empresariais ou comunitários,comvistaaoapoioedesenvolvimentodeatividadesdaFundaçãodoFutebol–Liga Portugal.

6.6.LIGAPORTUGALBUSINESSSCHOOL

SendooconhecimentoabaseparaaprofissionalizaçãodoFutebol,aLigaPortugalBusinessSchool (LPBS) pretende, primordialmente, assegurar uma formação de excelência aos vários agentes desportivos,habilitando-osparaodesempenhodassuasfunções,numsetordeatividadeexigente eempermanentetransformação.

Assim,cumprindocomodefinidonoRegulamentodasCompetiçõesOrganizadaspelaLigaPortugal sobre a obrigatoriedade de os agentes desportivos incluídos na ficha técnica do jogo terem frequentado formações especificas organizadas pela Liga Portugal, foram criadas ações de formaçãocomaduraçãodetrêshorascada,avigorarnoiníciodaépocade2024-25.

Estescursosterãocomopressupostoainscriçãoparaodesempenhodedeterminadasfunçõesno FutebolProfissional.Assim,serãocriadossetecursosdestinadosacandidatosàsfunçõesde:

1. DiretordeSegurança;

2. DiretordeCampo;

3. DiretordeImprensaeOperadorderedessociais;

4. OficialdeLigaçãoaosAdeptos;

5. Speaker;

6. Responsáveisdasaúde;

7. Delegadoaojogo;

8. Analistadejogo;

9. Outrosagentesdesportivos;

Paraalémdestasformações,serálançadaa6ªediçãodoCursodePreparaçãodeDelegados,que contará com um quadro de oradores especializados na área do Futebol Profissional. Este curso permiteaosparticipantesresponderàsexigênciasdoconcursodeDelegadosdaLigaPortugalaque sãocandidatos.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Este curso contará com um quadro de oradores especializados na área do Futebol Profissional. PermitiráaosparticipantesresponderàsexigênciasdoconcursodeDelegadosdaLigaPortugala quesãocandidatos.

FORMAÇÃOCONTÍNUA

AofertaformativadaLPBSpretendefomentaraaquisiçãodenovosconhecimentoseestimulara formaçãocontínuadetodososagentesdesportivos,bemcomodaquelesqueambicionamintegrar omercadodetrabalhodasSociedadesDesportivasedaLigaPortugal,fornecendo-lhesferramentas vitaisparaodesenvolvimentoprofissionalecontribuindoparaaintegraçãonasinstituições.

Destemodo,serálançadaa2ªediçãodoCursodeScoutingeAnalistaaoJogoemparceriacoma QUEST,umcursonaáreadaSaúde,2cursosdementoriaePsicologiadaPerformancevocacionado paraPsicólogosdoDesportoeooutroparaTreinadoresemparceiracomoGAAP(GrupodeAtuação em Psicologia e Performance). Ainda neste âmbito,será dinamizada a 30º Ação de Formação de DelegadosdaLigaPortugal,agoracertificadapelaDGERTepeloIPDJ.

Asformaçõescontínuasirãodecorrerentreosmesesdesetembrode2025ejunho2026,estando emcursoaelaboraçãodocalendárioindividualdecadaformação.

A LPBS lançara em 2025 a 10º Edição da Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional e, a7ª Edição da Pós-GraduaçãoemComunicação no Futebol Profissional. A aposta para este ano letivo será o incrementar de estágios extracurriculares e o desenvolvimento de projetosdeinvestigaçãoquepermitamumaaplicabilidadepráticasejaparaaLigaPortugaloupara as Sociedades Desportivas. Estas Pós-Graduações mantêm a chancela da Universidade Católica Portuguesa.

Na época 2025-26, a LPBS lançará a primeira Pós-Graduação de Diretor de Segurança com Especialização no Futebol Profissional em parceria com a Universidade Fernando Pessoa. Estas formaçõespermitemaosformandosobter,numanoletivo,conhecimentosímparesnoquerespeita às competições profissionais, ao adquirir uma visão única da organização dos campeonatos profissionais de Futebol. Ainda será lecionado um curso executivo direcionado aos diretores de segurançaquepretendamatualizarasuacarteiraprofissional.

Em parceria com a Católica Porto Business School serão lançados três cursos de formação executiva.ÀsegundaediçãodoCursoExecutivodeGestãodeEventosnoFutebolProfissionaleà

plano de atividades e orçamento 2025-26

terceiraediçãodoCursoExecutivodeGestorDesportivonoFutebolProfissionaljuntar-se-á,neste segmentoformativo,umanovaofertaformativa–oCursoExecutivodeDireitoDesportivo.

EDUCAÇÃO

A LPBS mantém a aposta em disciplinas optativas relacionadas com o Futebol Profissional na licenciaturaemGestãodaCatólicaPortoBusinessSchool,ofertadirigidaatodososestudantescom interessenestatemática,cominícioprevistoparaosegundosemestre.

Serápreparadoumplano de estudos noâmbito dos cursosdeaprendizagem, nomeadamente o CursodeTécnicodoDesporto,quevisaobterumacertificaçãoescolareprofissional,privilegiando a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos de nível superior através da parceiracomoInstitutodeEmpregoeFormaçãoProfissional.Oscursosdeaprendizagemtêmcomo objetivos:intervirjuntodosjovensemtransiçãoparaavidaativaoudosquejáintegramomercado detrabalhoequenãotenhamconcluídooensinosecundário,comvistaàmelhoriadosníveisde empregabilidade e de inclusão social e profissional; e maximizar o potencial formativo das empresas, permitindo a aquisição de competências em situação real de trabalho, fundamentais paraocrescimentoeconómico.TendoaLigaPortugalumpapelderesponsabilidadesocial,através da sua associada LPBS pretende dar resposta a esta necessidade de formação e educação das camadas mais jovens da sociedade que pretendam investir num percurso profissional ligado ao desporto. A LPBS é uma entidade formadora externa certificada pelo Instituto de Emprego e FormaçãoProfissional,contudoaaberturadestescursosestásemprecondicionadaàatribuiçãode fundosfinanceirosporpartedesteorganismo.

Adicionalmente,serápreparadooplanodeestudosdoprimeiroMBAdaLPBS,emGestãonoFutebol Profissionalparaseriniciadonaépocaletivade2026-27,emparceriacomentidadesnacionaise internacionais que irão chancelar esta formação. Pretende-se que este plano formativo permita aprimorarcompetênciasdegestãoeadministraçãodenegócios,oferecendoumavisãoestratégica epráticasobrediversasáreas,comofinanças,marketing,liderança,gestãodepessoaseinovação.

TALENT HUB

Emparalelocomaofertaformativa,aLPBS,lançaráparaaépocade2025-26umdepartamentode desenvolvimentodeTalento.O TalentHub iráagregarprojetosdedesenvolvimentodecarreira,no qualteráumgabinetedeapoioaoalunoeex-alunodinamizandosessõesdementoriaindividual com os alunos, um conjunto de workshops sobre a temática das técnicas ativas de emprego, dinamização de um Bootcamp anual de Ativação de Emprego com o envolvimento de todos os nossos parceiros e associados, organização de um Open Day para divulgação de toda a oferta formativa.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Adicionalmente a LPBS irá ficar responsável pelo Observatório da Liga Portugal, no qual será desenvolvidoumcentrodeestudoseinvestigaçãoeumrepositóriodigitalnoâmbitodofutebol profissional,queseráalimentadopelostrabalhosdesenvolvidospelosformandosquefrequentam asnossasformações,pelaspublicaçõesdaLigaPortugalepelosestudospublicadosnoâmbitodos projetosdeinvestigaçãodesenvolvidospeloCentrodeEstudoseInvestigaçãodaLPBSemestreita colaboraçãocomentidadesparceirasdaáreadoensinoeeducação.

EVENTOS

A LPBS organizará, durante a época 2025-26, vários eventos de promoção e agregação dos seus stakeholders,como,porexemplo,aCerimóniadeAbertura,ondeserãoentreguesosdiplomasdas Pós-Graduações,eoOpenDay,iniciativacujoobjetivoincidenaangariaçãodenovosformandos. Serão promovidos também workshops e webinares - fóruns de partilha de temas especializados sobreaindústria,lecionadospororadorescomexperiêncianasáreasrelevantes.ALPBSparticipará tambémemfeirasdeformação,ondeserápromovidaasuaofertaformativa.

PARCERIASEDUCATIVAS

Parcerias educativas da LPBS com outras entidades formadoras certificadas no âmbito da realização de novos cursos e ações formativas, que possamcapacitar os alunos de ferramentas, domíniosobreastemáticase know-how especializadonasváriastemáticasadjacentesàindústria doFutebolProfissional.

7. Orçamento da Liga Portugal 2025-26

plano de atividades e orçamento 2025-26

Na entrada de um novo ciclo no Futebol Profissional,a nova Direção Executiva da Liga Portugal apresentaumdocumentonecessariamentesustentadoemdecisõesestruturantesedevidamente ponderadasparaenfrentar os inúmeros desafios que temospelafrente,num projeto ambicioso, exigenteeprofundamentecomprometido.

A resposta que assumimos está espelhada numa proposta concreta: um Pacto pelo Futebol Profissional,comtrêseixosfundamentais—osvaloresquenosidentificam,asustentabilidadedas SociedadesDesportivaseoreforçodovalordascompetições.

Vivemos um tempo que pede ação e o maior dos desafios está identificado:a centralização dos direitosaudiovisuais.Estamosasairdafasedeestudoeaentrarnomercado.Faltaumanopara apresentarmosàAutoridadedaConcorrênciaomodeloquemoldaráofuturomediáticodasnossas competições.Esteprocessoseráconduzidocomtotaltransparênciaepermanentearticulaçãocom asSociedadesDesportivas.

Acreditamos que a centralização representa uma oportunidade histórica para projetaro Futebol Profissional português com outra escala, outro impacto e outra ambição. Não a podemos desperdiçar. Mais do que uma medida técnica, trata-se de um gesto simbólico e estruturante: o Futebol Profissional pode — e deve — ser força mobilizadora, motor de desenvolvimento económico,socialecultural.

Esteentendimentodeve,naturalmente,alargar-seatodososparceirosenvolvidosnoecossistema desportivoeaLigaPortugalnãoabdicarádasuamissão:mobilizarsoluções,comética,comdiálogo ecomvisãoestratégica.

Essa ambição está refletida no Plano de Atividades e Orçamento para 2025-26, um documento realistaeexecutável,quereforçaonossopropósito:valorizaroproduto,dentroeforadosrelvados, gerar retorno para os clubes, acelerar a transformação digital, estimular o investimento e aprofundaracredibilidadedascompetições.

Nestenovociclo,assumimostambémodesafiodarentabilizaçãodoArenaLigaPortugal,anova sededoFutebolProfissional.Umespaçomagnífico,modernoemultifuncional,concebidoparadar resposta às exigências operacionais da Liga Portugal, mas também para acolher eventos corporativos, ações de formação, ativações de marca e projetos de inovaçãoe responsabilidade social.Asuaplenavalorizaçãoseráestratégica paraafirmaraLigaPortugal como umaentidade aberta,relevanteeeconomicamentesustentável.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Assente numa gestão rigorosa e sustentada, a Liga Portugal apresenta, para esta época, um orçamento comreceitas totais de31.836.842€egastos (incluindoas distribuições àsSociedades Desportivas)de31.256.582€,prevendo-seumresultadooperacionalpositivonaordemde580.260€.

As empresas associadas (Fundação do Futebol – Liga Portugal, Business School, Liga Infraestruturas,LigaComercialeLigaCentralização)continuarãoasermotoresestratégicosdaação daLigaPortugal.

“Uma Liga para Todos” é muito mais do que um lema. É um compromisso com as Sociedades Desportivas,comosadeptos,comosprofissionaisdaindústriaecomosparceiroscomerciais.Éa expressãodeummodeloquevalorizaosconteúdosinovadores,aproximidadecomospúblicos,a atraçãodemarcasdereferênciaeaconstruçãodenovasplataformasderelacionamento.

Este é um tempo de exigência, mas também de oportunidade. Um tempo que exige responsabilidadecoletivadetodososagentes.Umaafirmaçãoclaradevalores,deética,decultura desportivaedeambiçãopartilhada.QueremosumaLigamaiscriativa,maiseficiente,maispróxima, mais transparente. Uma Liga preparada para os desafios da nova economia do desporto. Com decisõessustentadasemdados,comfocoemresultadosmensuráveisecapacidadedeantecipação.

plano de atividades e orçamento 2025-26

EvoluçãodosRendimentos,GastoseResultadosOperacionaisdoGrupoLigaPortugal (valoresemmilharesdeeuros;épocas2022-23a2025-26)

7.1.RESULTADOOPERACIONAL

Paraaépoca2025-26estima-seumresultadooperacionalconsolidadodoGrupoLigaPortugalde 580 milhares de euros, integrando a Liga Portugal e as várias empresas subsidiárias: Liga Infraestruturas, Liga Comercial, Liga Centralização, Fundação do Futebol – Liga Portugal e Liga PortugalBusinessSchool.

Pelo terceiro ano em que é apresentado o orçamento de forma consolidada, verificamos que as váriasempresasapresentamvaloresequilibradoseperspetivamosqueconsigamexecutaroplano deatividadesproposto,limitadopelocumprimentorigorosodesteorçamento. EmrelaçãoàLiga PortugalCentralização,apropostadeorçamentoédeficitária,umavezqueparaaconstruçãodo futuro modelo de comercialização centralizada dos direitos televisivos e multimédia, e demais conteúdos audiovisuais, das competições profissionais de futebol em Portugal, a Liga Portugal continuará a alocar a sua equipa técnica ao desenvolvimento deste projeto, bem como irá ter necessidadederecorreraserviçosdeconsultoria/assessoriaexterna.

Existindodiversasnovasunidadesdenegócio,nomeadamentecomaexploraçãodonovoedifício sede Arena Liga Portugal, em que não existe histórico de exploração de várias das atividades previstas,aorçamentaçãodediversasrúbricasassentounãosóeminformaçãojácontratualizadae conhecida,mastambémempressupostoseindicadoresmédiosestimados.

plano de atividades e orçamento 2025-26

ResultadosOperacionais-GrupoLigaPortugal (valoresemmilharesdeeuros;orçamento2025-26)

7.2.RENDIMENTOS

OsrendimentosconsolidadosdoGrupoLigaPortugalascendemos31,8M€paraaépoca2025-26. Osrendimentosprovenientesdaexploraçãodascompetiçõesprofissionaisassumemnaturalmente um peso significativo, sendo que os rendimentos associativos continuam a ter uma grande relevância,querdevidoàsinscriçõesetransferências,querdevidoàsmultaseprotestos.

Em relação às empresas associadas, destacam-se os rendimentos da empresa Liga Portugal Comercialquenesteperíodoemanáliseirãocingir-sesobretudoaosserviçosderecolhaestatística, àsreceitascomaexploraçãodoLigaPortugalExperienceeProdutosOficiais,bemcomoatodasas receitasrelativasaoseventos.

Outrosrendimentosrelevantesparaaépoca2025-26sãoosprovenientesdaáreadaformaçãoda LigaPortugalBusinessSchool,quercomacontinuidadedaspós-graduações,quercomaapostaem outroscursosdeformaçãoespecializada,deformaçãocontinuaedeeducação.NaLigaPortugal Centralização prevê-se também a obtenção de rendimentos originados pela venda dos direitos audiovisuaisinternacionaisdaAllianzCup.

plano de atividades e orçamento 2025-26

EvoluçãodosRendimentosdoGrupoLigaPortugal (valoresemmilharesdeeuros;épocas2022-23a2025-26)

7.2.1. RENDIMENTOSASSOCIATIVOSEDALIGAPORTUGAL

OsrendimentosassociativosedaLigaPortugalestimadosparaapróximaépocasãodecercade 8,3 M€, representando 26% dos rendimentos totais. Assim, as rubricas correspondentes às inscrições e transferências e às multas e protestos continuam a ter uma grande relevância, representando as mesmas de uma forma agregada cerca de 47% dos rendimentos totais desta natureza.

Poroutro lado,as receitas provenientes dasapostas desportivasassumem igualmente relevona estruturadestesrendimentos.Atendendoàpreponderânciaeàtendênciaatualrelevada,prevê-se paraaépocaemanálisequeasmesmasatinjamcercade26%dosrendimentosassociativoseda LigaPortugalnapróximaépocadesportiva.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Assim, prevê-se para a época desportiva 2025-26 a seguinte distribuição dos rendimentos associativosedaLigaPortugal:

Relativamenteàsapostasonline,importareferirqueestareceitaderivadiretamentedoImposto EspecialdeJogoOnline(IEJO),peloque,emsedefuturadediscussãoeaprovaçãodoOrçamento deEstadoparaoano2026,àsemelhançadaalteraçãoefetuadanoOrçamentodeEstadopara2020, poderão eventualmente surgir alterações no cálculo deste imposto, as quais naturalmente não conseguimosparajápreveroseuimpactoemsededeorçamentodaLigaPortugal.

Assim,mantendoaprudêncianaorçamentaçãodamaioriadestasreceitas,prevê-seumamoderada estabilidadedestesrendimentos.Noentanto,porforçadasuaíndole,aexecuçãodasmesmaspode serbastantevariável.

7.2.2. RENDIMENTOSDAEXPLORAÇÃODASCOMPETIÇÕESPROFISSIONAIS

Os rendimentos provenientes da exploração das competições profissionais assumem, com evidência, uma elevada relevância na estrutura dos rendimentos da Liga, representando para a época em análise um peso significativo de 74% do total de rendimentos. Assim, preveem-se rendimentosdestanaturezanaordemdos23,5M€.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Os contratos de Naming Sponsors continuam a ter uma enorme relevância na estrutura de rendimentosdaLiga,comumpesode32%sobreosrendimentosprovenientesdaexploraçãodas competiçõesprofissionais.

OsrestantescontratosexistentesdePatrocinadoreseParceirosOficiaisfrutododesenvolvimento de novas propriedades comerciais, alargando e otimizando as fontes de financiamento da Liga Portugal,representamcercade38%dosrendimentosprovenientesdaexploraçãodascompetições profissionais.

Relativamente aos Outros Rendimentos, com um peso de 30% nesta tipologia de rendimentos, estãoincluídosaQuotaTV,aatualizaçãojáprevistadovalordoProtocoloVARparaaépoca202526,econsequenterefaturaçãoàsSociedadesDesportivas,bemcomoaexploraçãodenovasáreas denegócio,comoporexemploaArenaLigaExperienceeProdutosOficiais.

Prevê-se,paraestaépocadesportiva,aseguintedistribuiçãodosrendimentosdaexploraçãodas competiçõesprofissionais:

7.3.DISTRIBUIÇÃOÀSSOCIEDADESDESPORTIVAS

AdistribuiçãoéefetuadapelaLigaPortugalquerdeformadireta,comadistribuiçãodeverbasàs SociedadesDesportivas,querdeformaindireta,suportandoosgastosinerentesàorganizaçãodas competições.Paraaépoca2025-26,prevê-seumaumentodestarubricafaceàprevisãodeexecução

plano de atividades e orçamento 2025-26

daépocaemcurso,verificando-seassimomontantede10,3M€.Esteaumentodeve-sesobretudo aoincrementodegastoscomaarbitragem.

EvoluçãodaDistribuiçãodeVerbasàsSociedadesDesportivas (valoresemmilharesdeeuros;épocas2022-23a2025-26)

7.3.1. DISTRIBUIÇÃODIRETA

Noquedizrespeitoàdistribuiçãodireta,para2025-26,estima-seumtotaldeprémiosadistribuirda AllianzCUPde1,5M€,mantendo-seosvaloresdistribuídoscomparativamentea2024-25.

Relativamente aos valores das quotas das equipas B, a distribuir equitativamente pelas equipas participantes na Liga Portugal Meu Super, e mantendo os valores a liquidar por cada equipa B previstosnoregulamentorespetivo,prevê-se,paraestaépoca,umaumentodestarubrica,dadoque haveráemcompetiçãotrêsequipasBem2025-26.

Por outro lado, e como já se verifica desde 2018-19, com a alteração do conceito das quotas TV aprovado, em sede própria pelas Sociedades Desportivas, foi criado um mecanismo de solidariedadenomontantede300.000€deapoiodiretoàsSociedadesDesportivasqueviremoseu direitodesportivorelegadoparaaLigaPortugalMeuSuper.Poroutrolado,peseemborarelevado comodistribuiçãoindiretanestedocumentodegestão,destaca-seummontantede550.000€para a constituição de um fundo, cuja forma de aplicação é aprovada anualmente pelas Sociedades Desportivas.

Outrovalorrelevanteaserdistribuídonaépoca2025-26,resultadavendadebilhetesparaosjogos dascompetiçõesprofissionaisedaexploraçãodaspropriedadesedireitos,cedidospelosclubesà

plano de atividades e orçamento 2025-26

LigaPortugalparaaparceriacomumaentidadequeefetuaacompraerevendaaopúblico,que representacercade25%dovalortotaldistribuídodiretamenteàsSociedadesDesportivas.

Assim, e no que diz respeito à distribuição direta, para além das verbas relativas às apostas desportivas,ondeaLigaPortugalsimplesmenteintermedeiaaoperação,amesmateráaseguinte divisãonaépoca2025-26:

7.3.2. DISTRIBUIÇÃOINDIRETA

A distribuição indireta engloba todos os gastos suportados pela Liga Portugal intrínsecos à organizaçãodasprovasprofissionais.Nessesentido,aLigaPortugalprevêacontinuidadedoapoio àsSociedadesDesportivasemgeral,relativamenteaosgastosinerentesàsoperaçõesdecontrolo deantidopagemnoâmbitodascompetiçõesprofissionaiseaindadosgastoscomaaquisiçãode bolasparaapráticadamodalidade.

Tal como foi referido anteriormente, e como já se verifica desde 2018-19, com a alteração do conceito das quotas TV aprovado em sede própria pelas Sociedades Desportivas, foi deferida a constituição de um fundo no montante de 550.000€, cuja forma de aplicação é aprovada anualmentepelasSociedadesDesportivas.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Os gastossuportadoscomaarbitragem,observadores e delegados assumemamaior relevância destarubrica,representandoemconjuntocercade79%darubricaemanálise.Assim,paraaépoca desportiva2025-26prevê-seaseguintedistribuição:

7.4.GASTOS

plano de atividades e orçamento 2025-26

Alicerçado na aposta constante em novos e essenciais projetos e em novos drivers de receita, e fundamentalmente na procura permanente da melhoria da organização das competições e na prestaçãodeserviçosdeexcelênciaàsSociedadesDesportivasassociadas,osgastosdapróxima épocairãototalizar28,9M€.OorçamentodosgastosdaLigaPortugalparaaépoca2025-26,deuma formaglobal,apresentaaseguintedistribuição:

7.4.1. ORGANISMOSEENTIDADES

Todososprotocoloseacordosemvigorem2024-25irãoprosseguirnaépoca2025-26,visandouma estabilidade e um envolvimento, cada vez maior, entre todos os organismos que intervêm no Futebol Profissional, nomeadamente com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF),AssociaçãoPortuguesadeÁrbitrosdeFutebol(APAF),AssociaçãoNacionaldosTreinadores deFutebol(ANTF),entreoutros.

No orçamento apresentado reflete-se o protoloco em vigor entre a Liga Portugal e a Federação PortuguesadeFutebolparaociclo2024-2028,comumaumentodegastosprevistosparaapróxima época desportiva. A entidade com valores de maior relevância nesta rúbrica é a Federação PortuguesadeFutebol,representandocercade65%dototaldarúbrica.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Assim,prevê-separaapróximaépocadesportivaaseguinterepartiçãonosvaloresadistribuiraos diversosorganismoseentidades:

7.4.2.

EVENTOSEFORMAÇÃO

Os eventos organizados pela Liga Portugal adquirem cada vez maior notoriedade e mediatismo, pelo que, com o objetivo imperioso do aumento de retorno às Sociedades Desportivas e aos patrocinadores, a organização dos mesmos exige um envolvimento e um investimento cada vez maiorporpartedaorganização.AFinalFourdaTaçadaLiga,atépeloseupassadonoqueconcerne à sua organização de excelência, trata-se do evento com maior expressão e impacto financeiro, representandocercade23%destarúbrica.

Osrestanteseventos,incluem,entreoutros,oKickOffdascompetiçõesprofissionais,oLPAwards, ascerimóniasdeentregadostroféusdasduascompetiçõesetambémaapostanacadavezmais prestigiadacompetiçãodoLPLegends.

Umadasvertentesquetambémcontinuaráaassumirumpapelrelevanteseráaáreadaformação daLigaPortugalBusinessSchool.Amanutençãodasatuaispós-graduações,àsquaissejuntaráum investimento reforçado na diversificaçãoda oferta formativa.Esta aposta passará pela criaçãoe dinamizaçãodenovoscursosdeformaçãoespecializada,programasdeformaçãocontínuaeoutras iniciativasnoâmbitodaeducação,comoobjetivodealargaroimpactodaLigaPortugalBusiness School junto de diferentes públicos e consolidar a sua posição como referência no setor da formaçãodesportivaedegestão.

plano de atividades e orçamento 2025-26

O Liga Portugal Experience e Produtos Oficiais, que representa cerca de 28% dos gastos desta rúbrica,englobaaexploraçãodosnovosespaçoseconceitosdoedifícioArenaLigaPortugal,bem comoavendadeprodutosoficiaisnaLPStore.

7.4.3. ESTRUTURAESERVIÇOS

AsolidificaçãodaestruturaedosserviçosdaLigaPortugaléumobjetivoqueaatualDireçãocoloca comoprioridadenoseuplanodeatividades.Oplanoemanálisenãopoderiaserdeoutraforma relevando a aposta na especialidade dos seus recursos, de modo a tornar ainda mais robusto e eficienteoprocessodedesenvolvimentoedemodernizaçãodosseusserviços.Umaequipacoesae deelevadacompetênciasãovalênciasquetodasasorganizaçõespretendematingir.

Importareferirtambémqueesteseráoprimeiroexercíciocompletoemqueoscustosoperacionais edemanutençãodoArenaLigaPortugalsefarãosentiraolongodos12mesesdoano.Aocontrário doanoanterior,emqueestesencargosdoedifícioapenasimpactaramparcialmenteosresultados, a plena utilização da infraestrutura reflete-se agora num acréscimo sustentado das despesas associadasàsuagestãocorrente,manutenção,gastosfinanceiros,depreciaçõeseamortizações,e outrosgastosdeestrutura.

Amanutençãonaapostaemprojetosdecariztecnológicoediretamenteligadoscomaorganização dascompetiçõessãoofocoessencialdesteinstrumentodegestão,tendocomoprincipalobjetivoo aumentodacompetitividadeedacapacidadedevalorizareprojetarasmesmas.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Assim,paraapróximaépoca,aestruturadaLigaPortugal,bemcomotodososserviçosprevistosde acordocomoplanodeatividadesapresentado,prevêaseguintedistribuiçãodegastos:

plano de atividades e orçamento 2025-26

7.5.MAPASUMÁRIODOORÇAMENTODEEXPLORAÇÃOCONSOLIDADO

7.6.TESOURARIA

plano de atividades e orçamento 2025-26

Na época 2025-26 irá ser apresentado um orçamento de tesouraria consolidado do Grupo Liga Portugal integrando a Liga Portugal e as várias empresas subsidiárias: Liga Infraestruturas, Liga Comercial,LigaCentralização,FundaçãodoFutebol–LigaPortugaleLigaPortugalBusinessSchool.

Com as últimas épocas centradas na construção da nova sede da Liga Portugal, e através do escrupuloso cumprimento de todos os acordos e planos de pagamento estabelecidos com os diversosparceiros,juntando-seumagestãodetesourariasempreponderadaecriteriosa,conseguiu cumprir-secomtodososcompromissos.

Paraaépoca2025-26osdesafiosdetesourariasãoexigentesparaoGrupoLigaPortugal,justificado porumladopeloaumentogeneralizadodospreçosverificadosnesteanoeprevistosparaopróximo ano, mas também pelo facto de, pela primeira vez, os encargos associados ao funcionamento e manutençãodaArenaLigaPortugalserefletiremnatotalidadedoexercício.AliadoaistoencontraseaindapendenteumvaloremnegociaçãoparapagamentoadicionalaoempreiteiroCasais,para além do serviço de dívida. Todas estas variáveis tornam os desafios de tesouraria ainda mais exigentesecomplexosparaopróximoexercício.Verificamosaindaqueasempresasassociadasdo GrupoLigaPortugalestãonumafasededesenvolvimentoedeimplementaçãoe,comisto,osseus recebimentos neste início de atividade ainda não têm a expressão necessária para equilibrar a tesouraria própria. Consideramos ainda que, com a finalização da construção na nova sede daLigaPortugal, o pagamento dos contratos de financiamento celebrados com as entidades bancárias terá também um peso significativo quer na época em análise, bem como nas épocas vindouras.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Os fluxos de tesouraria, em termos operacionais, apresentam a seguinte evolução ao longo das últimasépocas:

FluxodasAtividadesOperacionais (valoresemmilharesdeeuros;épocas2022-23a2025-26)

2022-232023-242024-252025-26

Faceaosdesafiosquesepreveemnaépoca2025-26,aLigaPortugaliráenvidartodososesforçose adotar todas as medidas que se mostrarem necessárias ao rigoroso cumprimento dos seus compromissos,nomeadamenteanalisararenegociaçãodosseuscontratosdefinanciamentooua utilizaçãodenovasferramentasdegestãofinanceira,deformaaestabilizaraatividadeoperacional aolongodaépoca.

plano de atividades e orçamento 2025-26

Relativamente aos fluxos das atividades de investimento, na época 2025-26, e considerando a finalização da construção do novo edifício sede da Liga Portugal na época que agora termina, o exfluxo de recursos referente às atividades de investimento será bastante inferior face ao que ocorreunasépocasanteriores:

FluxodasAtividadesdeInvestimento

(valoresemmilharesdeeuros;épocas2022-23a2025-26)

FaceaotérminodaconstruçãodonovoedifícioArenaLigaPortugal,eàutilizaçãodosmontantes totais dos contratos de financiamento aprovados, a próxima época, tal como os períodos subsequentes,serãoperíodosdepagamentodessesmesmoscontratosdefinanciamento.Assim, prevê-sequeospróximosanossejamdefluxosdefinanciamentonegativos,ainiciardesdejána época2025-26:

FluxodasAtividadesdeFinanciamento

(valoresemmilharesdeeuros;épocas2022-23a2025-26)

plano de atividades e orçamento 2025-26

Estima-se assim que o Grupo Liga Portugal, apesar dos desafios a que se propõe, alcance um resultadopositivodetesourariaacumuladanomontantede1.158.485€,numaperspetivacontínua de maturidade financeira, ainda que com desafios ambiciosos pela frente, com capacidade de implementação de todas as atividades e projetos a que se propõe no âmbito deste plano de atividades.

Anexo 1 - CRONOGRAMA MACRO DAS ATIVIDADES 2025-26

plano de atividades e orçamento 2025-26

plano de atividades e orçamento 2025-26

plano de atividades e orçamento 2025-26

plano de atividades e orçamento 2025-26

plano de atividades e orçamento 2025-26

Propõe-seaaprovaçãodoPlanodeAtividadeseOrçamentoConsolidadodoGrupoLigaPortugal paraaépocadesportiva2025-26.

Porto,17dejunhode2025, OPresidentedaDireção,

(ReinaldoManuelBernardoTeixeira)

ESTATUTOSEREGULAMENTOS

Relatório de Atividades e Contas 2024-25 – 1º semestre

OsEstatutosdaLigaeosRegulamentosencontram-sedisponíveisparaconsultanaintegranowebsitedaLigaPortugal: www.ligaportugal.pt

• EstatutosdaLigaPortugal;

• RegulamentoGeral;

• RegulamentodeCompetições;

• RegulamentodeArbitragem;

• RegulamentoDisciplinar.

CONTACTOS

Osserviçosestãodisponíveisnosdiasúteisdas09h00às19h00

SededaLigaPortugal

Morada:RuadeJohnWhitehead,nº69-4250-540Porto

Tel.:227669752

EscritóriodeLisboa

Morada:TorreMonsanto-RuaAfonsoPraça,nº30,Piso10 Miraflores,1495-061Algés

PontosPreferenciaisdeContacto: Geral geral@ligaportugal.pt

DepartamentoCompetições competicoes@ligaportugal.pt

DepartamentoFinanceiro financeiro@ligaportugal.pt

DepartamentoControloEconómicoeLicenciamento licenciamento.financeiro@ligaportugal.pt

DepartamentoPlaneamentoEstratégico planeamentoestrategico@ligaportugal.pt

DepartamentoRecursosHumanos recursos.humanos@ligaportugal.pt

DepartamentoJurídico juridico@ligaportugal.pt

DepartamentodeTecnologia tecnologia@ligaportugal.pt

DepartamentoConteúdos comunicacao@ligaportugal.pt

DADEeProtocolo dade@ligaportugal.pt protocolo@ligaportugal.pt

DepartamentoSistemadeGestãoIntegrado sgi@ligaportugal.pt

LigaPortugalInfraestruturas infraestruturas@ligaportugal.pt

LigaPortugalComercial comercial@ligaportugal.pt

LigaPortugalCentralização geral@ligacentralizacao.pt

FundaçãodoFutebol–LigaPortugal fundacaodofutebol@ligaportugal.pt

LigaPortugalBusinessSchool business.school@ligaportugal.pt

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.