

A Fundação do Futebol completou quatro anos no dia 18 de julho. É verdade, parece que foi ontem, passou mesmo a correr. Está, assim, de parabéns por esta curta vida a apoiar os clubes para que se tornem cada vez mais conscientes do seu fundamental papel para tornar o mundo um lugar mais sustentável. Podermos assistir de perto ao incrível trabalho que os nossos Clubes têm desenvolvido só nos pode deixar orgulhosos e agradecidos.
Essa é, de facto, a grande missão da Fundação do Futebol: criar condições e abrir caminho para que os Clubes sejam cada vez mais ativos junto das suas comunidades, por isso, muitas das nossas campanhas procuram envolver todos os clubes, deixando de ser ações individuais e colocando, sim, o coletivo como grande foco. Apesar de preferirmos destacar as ações que os clubes fazem dentro das suas comunidades, temos muito orgulho no trabalho que fizemos até aqui e ainda mais no que temos para fazer daqui para a frente!
A Equipa da Fundação
O Presidente da Liga Portugal e da Fundação do Futebol, Pedro Proença, fez questão de deixar os parabéns ao trabalho realizado nestes quatro anos de atividade.
Começou por demonstrar orgulho em relação ao que foram estes primeiros anos de vida da Fundação do Futebol. “São quatro anos deste projeto que é, sem sombra de dúvida, um projeto vencedor. A Liga Portugal soube trazer a si aquele que era o seu bem maior, a Responsabilidade Social.”
Ao falar do futuro da intervenção social através do Futebol, o Presidente deixou o seu principal desejo. “Aquilo que queremos é poder trazer os clubes atrás de nós. Sempre na nossa máxima “um Clube, uma Comunidade, uma Fundação” e, portanto, vamos continuar a trilhar o nosso caminho porque, como eu costumo dizer, o futebol tem muito mais a dar do que apenas os 90 minutos e a responsabilidade social cabe a todos”, finalizou.
A Fundação do Futebol completou em junho quatro anos de atividade, que ficam marcados por muitas iniciativas, com o intuito de conectar o Futebol Profissional com o campo da Responsabilidade Social nas comunidades afetas aos nossos Clubes.
O futebol e a música formaram uma parceria solidária no maior festival do nosso país
Pela primeira vez, a Fundação do Futebol estabeleceu uma parceria solidária com o festival Rock In Rio e as Nações Unidas. Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, fez questão de salientar o orgulho e a satisfação em relação a esta parceria. “É um grande orgulho para a Liga Portugal e a Fundação do Futebol associarem-se a um evento como o Rock in Rio, que é de escala mundial. Este é um momento especial para nós”, afirmou.
Já Roberta Medina, VicePresidente Executiva do Rock In Rio, destacou a importância que estas parcerias entre dois mundos
tão influentes como o futebol e a música possuem na transmissão da mensagem sustentável. “Todos juntos a trabalharmos na mesma direção, algo que nos vai permitir, certamente, conseguir resultados e passar a mensagem de uma forma mais rápida e eficiente”, explicou a responsável do festival.
O Assessor de Comunicação para Portugal das Nações Unidas, António Ferrari, também esteve presente e não teve dúvidas em afirmar que esta é uma “parceria win-win”. “É com muito gosto que as Nações Unidas se aliam ao Rock In Rio e à Fundação do Futebol, sendo parceiros que nos permitem amplificar a mensagem da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, terminou.
A nova bola oficial para a época 2022-2023 desvendada no primeiro dia da edição deste ano do Rock in Rio, no stand da Liga Portugal na “Cidade do Rock”, foi o pontapé de saída para a iniciativa que nos juntou ao Rock in Rio e às Nações Unidas na defesa dos Oceanos.
Essas bolas foram autografadas por muitas caras conhecidas carregadas de muito Talento, e doadas pela Fundação do Futebol para que fossem leiloadas pelo Rock in Rio, a favor das Nações Unidas, para tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável.
Obrigada pelo contributo de todos, os oceanos agradecem.
do futebol
Trabalho realizado pela Fundação Benfica reconhecido no Kick Off da Liga Portugal
A Fundação Benfica foi a grande vencedora do Prémio Mérito Fundação e Santa Casa Misericórdia de Lisboa, referente à época desportiva 2021-2022, graças ao trabalho meritório realizado pela organização no campo da Responsabilidade Social.
Jorge Miranda, Diretor da Fundação Benfica, não escondeu a sua satisfação pelo reconhecimento atribuído, numa cerimónia tão prestigiante como o Kick Off da Liga Portugal. “Perante toda a indústria do futebol e num momento tão importante como o Kick Off da Liga, é uma satisfação redobrada”, afirmou.
Para o responsável pela organização que desenvolve o trabalho de intervenção social do SL Benfica, o Futebol assume-se como “uma indústria fantástica que tem um potencial de transformação social e um potencial de melhorar
os dias difíceis que o mundo nos vai trazendo”.
Por fim, Jorge Miranda apelou à união, relembrando ainda que, a cada dia que passa, as dificuldades continuam a aparecer.
“O mundo desafia-nos cada vez mais, sendo que os desafios são cada vez maiores e mais globais, e nós temos de estar cá todos juntos.”, concluiu.
A Fundação Benfica está em atividade há 13 anos, realizando um trabalho notável no campo da responsabilidade social. Na temporada 2021-2022, destaque para a iniciativa “Juntos Pela Ucrânia”, onde foi prestado apoio a mais de 27 500 necessitados de todas as idades.
O Futebol Solidário, projeto que coloca lado a lado a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação do Futebol, voltou a entrar em campo para proporcionar momentos inesquecíveis a todos que neles participam.
Os mais jovens puderam participar em várias atividades e ainda partilhar bons momentos com O Ligas, no Footlab, enquanto os mais crescidos tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo Estádio da Luz e pelo museu do SL Benfica.
O Futebol Solidário é um projeto que possibilita a miúdos e graúdos, provenientes de várias instituições da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um dia diferente.
do futebol
Fundação do Futebol lançou uma campanha de sensibilização em parceria com os clubes da Liga Portugal
As temperaturas altíssimas vividas no nosso país nesta época do ano contibuem para agravar um flagelo que, infelizmente, tem sido presença habitual no território português. Apesar das Competições Profissionais se encontrarem no seu interregno de verão, os clubes do Futebol Profissional colocaram uma pausa nas suas férias e, em conjunto com a Fundação do Futebol, lançaram a campanha
“Joga à Defesa!”.
Esta iniciativa pretende alertar toda a população par a prática de comportamentos responsáveis, alertando para os comportamentos de risco e, desta forma, prevenir os incêndios que tantos danos têm causado, quer a nível material como humano.
Entre os comportamentos de risco mencionados pela campanha e que devem ser evitados estão:
• Não cozinhar na natureza;
• Não realizar queimadas;
• Não despejar lixo fora dos locais apropriados;
• Evitar fumar na floresta;
• Ser extremamente cauteloso com a utilização de fogos de artifício;
• Fazer uma gestão cuidada da sua vegetação;
Além de todos estes aspetos importantes, a campanha “Joga à Defesa!” deixa ainda um alerta que se assume como fulcral e que todos devem cumprir: seguir sempre as recomendações das autoridades!
Em caso de incêndio, contacta o 112 e evita situações em que te possas colocar a ti ou a outros em risco.
Não te coloques em risco!
Joga à defesa!
O Académico de Viseu foi o grande vencedor do Prémio de Responsabilidade Social, atribuído no mês de junho, com o seu projeto “Um Académico Para Todos!”.
Graças a esta iniciativa, Guilherme, um jovem com Trissomia, teve a oportunidade de estagiar e mostrar todas as suas capacidades trabalhando no clube.
Luís Estrela, Coordenador da Fundação do Futebol, felicitou os viseenses pela ação promovida e evidenciou que este é um exemplo.
“A iniciativa do Ac. Viseu é marcante porque faz aquilo que os clubes também devem fazer, que é jogar fora das quatro linhas. Trazendo o futebol para a sociedade através daquilo tem de mais puro, que são as escolas. O trabalho incansável que os professores fazem na inclusão dos alunos, que é um trabalho gigante, e onde o Ac. Viseu tem sido um exemplo no interior do país”, frisou o Coordenador da Fundação do Futebol.
Esta distinção foi recebida por Mariano Maroto Lopez, Presidente da SAD do Ac. Viseu, que salientou que os valores do clube vão além do futebol.
“O nosso projeto e o nosso compromisso são, não só com a parte desportiva, mas também com integração dos adeptos, da cidade e de pessoas da área social, que para nós são muito importantes também”, destacou o responsável máximo dos Viriatos.
Guilherme, que esteve presente na entrega do prémio, fez questão de agradecer à sua família, à sua professora responsável por organizar este estágio e também ao Ac. Viseu, clube do seu coração.
O CD Nacional foi o grande vencedor do Prémio de Responsabilidade Social referente a maio, com a campanha “Não te deixes Fintar”. Uma iniciativa no âmbito da prevenção de comportamentos aditivos e dependências, com o objetivo de informar e sensibilizar para os malefícios dos comportamentos de risco, com especial foco nas substâncias psicoativas e problemática da internet.
Esta foi uma distinção que foi recebida por Rui Alves, Presidente do CD Nacional, que realçou a importância da dimensão social para o emblema madeirense. “Uma instituição como o CD Nacional, além da componente desportiva, tem várias dimensões e a dimensão social é fundamental para quase justificar a existência do clube, até porque a prática desportiva, só por si, teria pouco significado sem estes valores”, referiu o líder máximo do emblema insular, que deixou ainda vincada a vontade e a responsabilidade de continuar a proliferar no campo da Responsabilidade Social e com a comunidade onde se inserem.
Já Luis Estrela, Coordenador da Fundação do Futebol, foi o responsável pela entrega desta distinção, salientando o empenho dos alvinegros nesta área.
“Este é um culminar do trabalho que o CD Nacional tem feito, agora reconhecido, mas que se tem perpetuado ao longo do tempo. É um clube que historicamente tem responsabilidade social e preocupação. com a comunidade onde estão inseridos.” realçou o Coordenador do Fundação do Futebol.
Este é um agradecimento a todos aqueles que, ao longo destes quatro anos, tornaram possível o trabalho da Fundação do Futebol.
Desde o primeiro dia que este tem sido um trabalho e uma luta coletiva, por isso é fundamental agradecer e reconhecer o esforço de todos aqueles que têm estado ao lado da Fundação do Futebol nesta caminhada.
Começando, obviamente, pelo Presidente da Liga Portugal, por ter idealizado este projeto e percebido a necessidade de a Liga Portugal puxar para si aquele que deve ser o seu bem maior, a Responsabilidade Social. Aos Clubes, que nunca viram a cara à luta e connosco trabalham, afincadamente, a área social e sustentável, para tornar o mundo um lugar mais determinado no bem-estar da comunidade. Aos nossos parceiros que, desde a primeira hora, perceberam a importância do nosso trabalho e o impacto que tem e continuará a ter na vida das pessoas. E claro, por último, mas não menos importante, o meu agradecimento à equipa, que todos os dias trabalha incansavelmente para fazer crescer a Fundação do Futebol e as suas áreas de atuação, aos atuais Diretores Executivos, Helena Pires e Rui Caeiro, com um especial agradecimento aquele que generosamente nos lidera, Tiago Madureira. É igualmente imperativo agradecer aos Diretores e Colaboradores da Liga Portugal, que, sem exceção, de forma solidária e abnegada, tanto nos ajudam e apoiam, com a sua incansável disponibilidade e magistral competência e capacidade de trabalho.
Nenhuma instituição sobrevive sem memória nem gratidão e, por isso, a Fundação do Futebol estará sempre grata à Ana Ribeiro, ao Rúben Ferreira, à Sandra Monteiro, à Margarida Miranda e à Elsa Bicho, que, no dia-a-dia, com a Fundação ainda bebé a ensinaram a andar. Bem como a quem, juntamente com o Presidente, a dirigiu. Obrigado, Dr.ª Susana Rodas e Dr.ª Sónia Carneiro.
Sem todos eles o nosso trabalho não seria possível, por isso, a todos eles, o meu, nosso, Muito Obrigado. A Fundação do Futebol está de parabéns, o aniversário é nosso, mas os Parabéns são para todos aqueles que caminham ao nosso lado para crescermos a cada dia!
Fazemos quatro anos, quatro anos de trabalho, sorrisos, projetos, entreajuda e solidariedade! Quatro anos de luta em prol da Sustentabilidade lado a lado com o Futebol Profissional.
Este dia deixamos uma promessa: Cá continuaremos focados no nosso objetivo maior: Um Clube, uma Comunidade, uma Fundação!
“Não te Deixes Fintar”
fundação do futebol
O Ligas foi partilhar com os meninos das escolas do Colégio de Nossa Senhora da Bonança e do Agrupamento de Escolas José Afonso -Escola Básica da Flamenga os valores com que rege a sua vida e, claro, toda a sua paixão pelo futebol. Acompanhado pela Margarida Ferreira e da Neuza Padrão, da equipa da Fundação do Futebol, levou os seus livros, toda a sua simpatia e a sua preocupação com os outros e com o planeta. Procurando transmitir através desta ação os valores responsáveis para a vida em sociedade como o respeito, a amizade, a entreajuda, o espírito de equipa, a inclusão, e como podemos mudar os nossos hábitos para diminuir a nossa pegada no Mundo.
O livro O Mundo d’O Ligas é um projeto de parceria entre a Fundação do Futebol Liga Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
QUERES TER O LIGAS NA TUA ESCOLA E PARTILHAR COM OS TEUS AMIGOS AS AÇÕES QUE PODEM FAZER DO MUNDO UM LUGAR MELHOR?
Manda um email para fundacao@fundacaodofutebol.pt e diz-nos porque a tua escola merece ser a escolhida.