Newsletter lifesaving 2

Page 8

LIFE SAVING

TEMA EM REVISÃO Trauma torácico

NEWSLETTER DAS VMER DE FARO E ALBUFEIRA

Procedimento de descompressão rápida de um pneumotórax O procedimento a ser realizado de imediato na presença de um pneumotorax hipertensivo é a drenagem percutanea com agulha. Esta técnica tem indicação para uma descompressão rápida de pneumotorax a causar deterioração rápida do estado clinico, usualmente pneumotorax hipertensivo. Introduz-se um abocath de calibre 14 (laranja), após desinfecção cutânea, no segundo espaço inter-costal, linha medio-clavicular, rasando o bordo superior da costela inferior.

Imagem 5 - Drenagem torácica com agulha (abocath 14)- Arquivo pessoal (Dr. Carlos Raposo)

Este procedimento, sendo rápido e eficaz, não substitui a colocação de um dreno torácico.

Este dreno pode ficar aberto para o ar, ou ser colocado um mecanismo de válvula que impeça a aspiração de ar, nomeadamente um dedo de luva.

Procedimento de colocação de um dreno torácico Os drenos torácicos devem ser colocados na linha axilar anterior, no quinto espaço inter-costal. É necessário evitar a colocação através do músculo grande peitoral ou de tecido mamário. Pessoalmente, prefiro o método aberto, de acordo com as recomendações da maioria dos manuais sobre trauma. * Deste modo, aumenta a segurança do procedimento, e diminui o posicionamento intraparenquimatoso do dreno, uma das intercorrências mais frequentes. Imagem 6- Local de introdução de dreno torácico. Pequena hemorragia na zona da infiltração com anestesia local. Arquivo pessoal (Dr. Carlos Raposo).

A drenagem torácica, em contexto clinico adequado e com reconhecimento das suas indicações, deve ser realizada de imediato, em ambiente pré-hospitalar, não necessitando de aguardar pela confirmação imagiológica no hospital! Existem situações, bem definidas, com indicação formal para introdução de dispositivos de drenagem torácica em ambiente pré-hospitalar. Em doentes críticos com traumatismo torácico grave e deterioração rápida do estado clinico, a introdução de drenos torácicos bilaterais, no local, deve ser ponderada.

Os dispositivos de drenagem torácica, seja por abocath ou dreno torácico, não devem ser nunca clampados, nem para transporte nem para mudanças de maca ou outras situações. Só após confirmação de expansão completa e resolução da lesão é que podem ser clampados, o que por norma só ocorre após vários dias de internamento.

Medidas individuais de protecção ..As medidas individuais de protecção devem ser mantidas ao longo de todos os procedimentos. Embora os casos de contaminação dos profissionais de saúde sejam em número reduzido, existem vários casos documentados. É necessário não esquecer o aumento da incidência de doenças transmissíveis por contacto com sangue ou outros fluidos na população geral.

Carlos Raposo MÉDICO VMER jcarlosraposo@gmail.com

PÁGINA

LIFESAVING | NOVEMBRO 2016

8

[Voltar Atrás]


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Newsletter lifesaving 2 by LIFESAVING - Issuu