Geoboletim outubro dezembro 2017

Page 1


BOLETIM DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA CAMPUS SALVADOR O Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, divulga o Geoboletim do curso de Licenciatura em Geografia, referente ao período trimestral de Outubro à Dezembro de 2017. O presente documento congrega o envolvimento de professores e estudantes, tanto na organização quanto na inserção de eventos científicos, a níveis locais, regionais, nacionais e internacionais compreendem aqueles relacionados às áreas de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Urbanismo, Ciências ambientais, Educação, Educação Científica e Tecnológica.

Além disso, o documento procura divulgar a realização de visitas técnicas e trabalhos de campo, atividades estas que integram o curso e que são coordenadas pelos docentes que ministram seus componentes curriculares. Além desses momentos formativos, é de interesse do curso publicizar a participação dos estudantes e professores, tanto da área da Geografia quanto das outras que integram o curso, a exemplo, da Pedagogia, Sociologia, Informática, Filosofia, dentre outras, na realização e envolvimento em cursos de extensão, minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e atividades de estágio curricular.

O presente documento reserva espaço para a publicização da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes e da comunidade envolvida, envolvendo, sobretudo professor orientador e demais professores convidados para integrar a banca. Além das defesas dos estudantes do curso, o curso tem interesse em divulgar as defesas de Mestrado e Doutorado de todos os docentes que integram o curso. O Departamento de Geografia e o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, campus Salvador apoiam a iniciativa que participou, por sua vez, da necessidade de fomentar uma cultura de mobilização científica entre estudantes e professores não apenas do curso de geografia, mas no âmbito da comunidade acadêmica do IFBA.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO V CNEA - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL & VII ENBIO - ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA Aconteceu entre os dias 09 e 12 de Outubro, a 5ª edição do Congresso Nacional de Educação Ambiental e a 7ª edição do Encontro Nordestino de Biogeografia, na Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa. Na ocasião, o evento contou com a participação do Prof. Me. Ivan Matos do grupo de pesquisa Geopraxis (A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia) do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador.


O professor Ivan Matos integrou o grupo de pesquisadores de um dos 17 simpósios temáticos do evento, intitulado “Biogeografia e Biodiversidade”, sob a coordenação da bióloga karina Massei. Na ocasião, o professor socializou, na modalidade comunicação oral, o trabalho científico intitulado “Biogeografias do Sul: uma reflexão sobre a biogeografia cultural a partir da ecologia de saberes”. O presente trabalho é fruto das pesquisas em nível de doutoramento e vem sendo orientado pela Profa. Dra. Rosiléia Oliveira de Almeida. Com o tema central “Os quatro elementos da natureza na sustentabilidade dos biomas brasileiros”, o evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação de várias Universidades e demais instituições de pesquisa, bem como professores que atuam na educação básica e no ensino superior e representantes de diferentes setores da sociedade, no intuito de estabelecer interlocuções a partir de experiências de ensino, pesquisa e extensão no campo da Biogeografia e da Educação Ambiental. Além das comunicações orais dos congressistas nos simpósios temáticos, o evento abrangeu conferências, palestras e cursos especiais, reunindo congressistas de várias regiões do Brasil e do exterior. O curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, representado pelo Prof. Ivan Matos agradece imensamente a oportunidade de participar de evento tão importante na seara ambiental e em especial, nas discussões em biogeografia. Parabéns a Giovanni Seabra (coordenador geral), comissão científica e monitores que acolheram com muito cuidado os congressistas de várias partes do país e do exterior. O evento, sem dúvida alguma, configura-se como um dos mais importantes fóruns de discussão acadêmico-cientícia do país na agenda ambiental e biogeográfica.


Ivan Matos é Licenciado em Geografia (UEFS), Especialista em Auditoria e Gestão Ambiental (FACCEBA) e Mestre em Geografia (UFBA). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS. É membro do grupo de pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica da Universidade Federal da Bahia. Atua também no grupo de pesquisa Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia. Atua no campo das Epistemologias do Sul, Biogeografia e educação intercultural, Ensino das temáticas geográficas físico-naturais, Educação Socioambiental, Fitocídio, Riscos Socioambientais e Resíduos Sólidos. Rosiléia Oliveira de Almeida é Licenciada em Ciências Biológicas (UFJF), Mestre em Educação (UNICAMP) e Doutora em Educação (UNICAMP). Atualmente é docente do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da UFBA, atuando tanto em cursos de graduação quanto pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica (UFBA). Atua nas áreas de Educação em Ciência, Ensino de Biologia e Educação Ambiental, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.Geografia, um dos grupos de pesquisas que integram o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA.





PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPA DO SIEJA - SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Aconteceu entre os dias 18 e 19 de outubro, o Seminário “Proeja: (Re)existência e identidade nos IFs da Bahia, no Espaço cultural 2 de julho, na Reitoria do IFBA, na cidade de Salvador. Na ocasião, encontra-se a Profa. Me. Aline Araújo, do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador que vem acompanhando as discussões no seminário.


O evento que é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), tem como objetivo discutir temas relacionados à condição do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) nos Institutos Federais baianos, através da troca de experiências entre servidores e estudantes.

O seminário conta com institutos convidados, visando à reestruturação e fortalecimento do Proeja, em especial para a construção da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando à existência, continuidade e fortalecimento de programas e projetos direcionados a instituição 9Informações obtidas da página do IFBA).

Aline Barbosa Araújo é Mestre em Geografia na Universidade Federal de Sergipe e Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA no Departamento de Geografia, campus de Salvador, onde ministra ministra a disciplina Geografia no ensino básico, técnico e tecnológico, bem como no curso superior da Licenciatura em Geografia com as disciplinas: Metodologia e Prática do Ensino de Geografia II e Geografia da Indústria, 2017. Além disso, participa de projetos nas áreas de: Juventude e a Educação Profissionalizante, Geografia e Educação Popular, Geografia e Identidade Profissional. Também é membro do grupo de pesquisa Transdisciplinares e do grupo de Malhas & Rizomas: grupo de estudos em Deleuze. Possui experiências nas áreas: Geografia Agrária e Educação, Ensino da Geografia e Educação Popular, Geografia Escolar e a Identidade Profissional (Texto informado pela professora).



CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA TRABALHO DE CAMPO DE PEDOLOGIA Aconteceu no dia 21 de outubro, trabalho de campo na cidade de Salvador e Litoral Norte da Bahia com estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA Campus Salvador, sob a orientação da Prof. Me. Carolina da Silva Corrêa. O trabalho compõe o quadro de atividades práticas da disciplina de Pedologia. O objetivo do campo foi realizar observações acerca da participação dos diferentes agentes intempéricos e de transporte e solos costeiros resultantes.


A professora Carolina Corrêa é Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas turmas de Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, do Campus Salvador. No curso de licenciatura compõe o quadro docente na subárea da Geografia Física, nas disciplinas de Geologia e Pedologia. Além disso, a docente atua nos grupos de pesquisa Geopraxis – A Prática do


Ensino e da Pesquisa em Geografia e do grupo de pesquisa Terra & Mar – Estudos da Interface Litorânea-Agrária, tendo experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, geologia costeira e mecânica dos solos.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DELICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO XIV SICTI – SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO DO IFBA Aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, a 14ª edição do Seminário de Iniciação Cientifica, Tecnológica e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no campus de Vitória da Conquista. O seminário integra as atividades dos alunos bolsistas e orientadores, contemplados nos Programas de Iniciação Científica (PIBIC FAPESB/IFBA) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/IFBA) dos editais 2016/2017.


Marcus Henrique Oliveira de Jesus apresentou o trabalho intitulado “Paradigmas de Desenvolvimento e Perspectivas de Planejamento no Espaço Costeiro de Conde-BA” sob a orientação da Profa. Dra. Anízia Conceição Cabral de Assunção. Sob a orientação do Prof. Dr. Plínio Martins Falcão, foram apresentados os trabalhos intitulados “Variações na Distribuição Pluviométrica e Temperaturas no Estado da Bahia (1990-2016)” e “Periferização e Pluviosidade como Impulsores de Risco Epidemiológico no Entorno de Rios em Salvador”, respectivamente por Juliana Pereira Petronílio dos Santos e Cássio de Jesus Viana.

Paula Graziela Cordeiro de Jesus expôs o trabalho “Conhecimento Cartográfico no Contexto do Ensino Superior: Qual Cartografia se sabe ao Entrar no Curso de Licenciatura em Geografia?” sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Bahia Rios. Já sob a orientação do Prof. Dr. André Nunes, a discente Lívia Rita Castro dos Santos comunicou o trabalho “A Expansão dos Cursos de Geografia nas Instituições Públicas Superiores de Ensino da Bahia e os Indicadores de Qualidade”

Os trabalhos de iniciação científica envolveram também professores de outros departamentos que integram o curso de Licenciatura em Geografia, envolvendo, sobretudo discentes do curso. Foi o caso da estudante Jane Mary Lima de Meireles que comunicou o trabalho “A Aprendizagem da Geografia e História no Currículo do Ensino Médio em Uma Escola Pública do Município de Salvador – BA” sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Rangel dos Reis (Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia) e da discente Adriana Andrade Correia Moura que apresentou resultados da pesquisa “Cartografia na Obra de João Ubaldo Ribeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Maria da Conceição Pinheiro Araújo (Departamento Acadêmico de Línguas Vernáculas).


AlĂŠm disso, estiveram presentes outros professores que integram o campo das humanidades do IFBA campus Salvador, a exemplo do Prof. Dr. Erivaldo Sales Nunes (Departamento de HistĂłria) e Naiaranize Pinheiro da Silva (Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia).



PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NA 20ª SEMOC – SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA DA UCSal Aconteceu entre os dias 23 e 28 de outubro, a 20ª edição da Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador, trazendo como tema traz como temática central “Saúde, Tecnologias e Desenvolvimento Humano”. Na ocasião, estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA vem participando do evento, oportunidade em que


publicizaram seus trabalhos de pesquisa. O discente Denis Harmony Santos da Silva apresentou o trabalho intitulado “O beijo gay nas telenovelas e sua contribuição no espaço social” congregando o conjunto de comunicações que integraram o eixo temático Sociedade e seus movimentos: grupos sociais e uso da tecnologia. Integrando a sessão de comunicação do eixo temático Ciência e ciclo da vida, estiveram presentes os estudantes de Juliana Petronílio e Cássio Viana que apresentaram o trabalho intitulado “Rios do subúrbio ferroviário: caracterização e dinâmica”. O presente trabalho de iniciação científica, sob a orientação do Prof. Dr. Plínio Martins Falcão.

“A Semana de Mobilização Científica - SEMOC - é uma atividade promovida anualmente pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), integrando a programação regular de atividades do calendário acadêmico. A série SEMOC tem gerado importantes desdobramentos para o fortalecimento da ambiência acadêmica, dentre os quais se inclui o estímulo à sensibilização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade universitária, com repercussões na produção e socialização da pesquisa científica, no intercâmbio de atividades culturais, na articulação entre os campi e entre diferentes instituições. Neste já tradicional evento anual, docentes, discentes, funcionários, pesquisadores e comunidades realizam atividades diversas em torno das temáticas selecionadas, que inclui conferências, mesas redondas, jornadas de pesquisa, debates, apresentações de trabalho, oficinas e atividades culturais” (Informações obtidas da página do evento).




PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO 19º ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO MST Aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro, a 19ª edição do Encontro Estadual de Educadores e Educadoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na cidade de Salvador-BA. Na ocasião, estavam presentes a Profa. Me. Aline Barbosa de Araújo e os


discentes Luciana Silva e David Rodrigues, do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.

"O evento discutiu os avanços e desafios da educação do campo numa perspectiva pública, popular e socialista. Os debates fazem parte do 19º Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária, que possui uma ampla programação de atividades e estudo em torno do atual momento político que vive o país, com foco no desmonte educacional protagonizado pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB).

Além disso, o espaço fortaleceu a mística em torno dos 30 anos de história do MST na Bahia, completados no último dia 07, com o resgate das experiências e conquistas em torno da escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, assentados e acampados de Reforma Agrária.

Sem perder de vista o caráter da luta, o Encontro denunciou a morosidade do Estado em atender pautas essenciais para garantir uma educação do campo de qualidade, como a reforma de escolas, pagamento salarial dos educadores e transporte escolar; e o fechamento de escolas no campo, tendo em vista que o MST considera o direito à educação como um princípio fundamental na construção da cidadania e dignidade” (Informações baseadas na página do MST).




DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPA DO VI SIMELP – SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LINGUA PORTUGUESA A estudante Mirela Ferreira, do curso de Licenciatura em Geografia participou da 6ª edição do Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A discente que também é bolsista do grupo de pesquisa orientada pela Prof. Dra. Maria da Conceição Pinheiro Araújo, que integra o curso de licenciatura em Geografia, partipando, sobretudo, do simpósio supracitado.


O SIMELP é constituído por vários Simpósios e Mesas-Redondas que pretendem funcionar como espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e, ainda, profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduz num ponto de interesse. Na senda dos pressupostos que são inerentes à criação do Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), a sexta edição ocorreu na cidade de Santarém, em Portugal, nos dias 24 e 28 de outubro de 2017 e à semelhança de edições anteriores – Universidade de São Paulo (2008); Universidade de Évora - Portugal (2009); Universidade de Macau - China (2011); Universidade de Goiás (2013); Università del Salento - Itália (2015)



ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA APRESENTAM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador: Ubiratan Almeida Acácio, Marcus Henrique Oliveira de Jesus e Viviane de Jesus Figueiredo.


No dia 30 de outubro às 17h na Sala L 003, o estudante Ubiratan Almeida Acácio apresentou o trabalho intitulado “A contribuição dos livros didáticos de geografia para efetivação da lei 10.639/03, nas relações étnico raciais e combate às desigualdades socioespaciais” sob a orientação da Profa. Me. Soraia Monteiro e sob a avaliação do professor Plínio Falcão e a professora Isabela Albuquerque, que integraram a banca. No mesmo dia, as 18h40min na sala B108, o estudante Marcus Henrique Oliveira de Jesus defendeu o trabalho intitulado “Theodoro Sampaio e a geografia: esboço de uma história contextual de sua trajetória e produção técnico-científica, pesquisa orientada pelo professor André Nunes integrando a banca de avaliação composta pela professora Caroline Bullhões e Anízia Conceição.

Finalizando as defesas de trabalho de conclusão de curso, a estudante Viviane de Jesus Figueiredo, orientada pela Profa. Me Carolina Corrêa, apresentou o trabalho “Uma análise dos impactos das construções ao longo da orla de Subaúma, Entre Rios-Ba”, que ocorreu no dia 31 de outubro às 17h na sala D 106. Além da professora orientadora, integraram a banca, a professora Anízia Conceição e o professor Ivan Matos.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se configura como uma atividade acadêmicopedagógica regular, e como pré-requisito obrigatório para a conclusão final do Curso de Licenciatura em Geografia pelo estudante regularmente matriculado. O trabalho final de curso é desenvolvido no âmbito das disciplinas de Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II, TCC I e TCC II, e em concordância com as normas adotadas e publicadas no regulamento das normas de TCC.





ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZAM SEMINÁRIOS DE BIOGEOGRAFIA E GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL Aconteceu entre os dias 25 de outubro e 01 de novembro, no Laboratório de Geografia Física Jean Tricart, sob a coordenação do Prof. Ivan Matos, os seminários das disciplinas de Biogeografia e Geografia Física do Brasil do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. Os seminários congregam temáticas no campo da produção científica em Biogeografia e Geografia Física do Brasil relacionadas ao ensino de Geografia na


Educação Básica. A partir de um tema central, são propostos eixos de apresentação, em que os discentes são orientados a desenvolver suas comunicações ao longo do semestre letivo. Nesse semestre, as apresentações foram orientadas a partir das temáticas “A BIOGEOGRAFIA CULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEITOS, ABORDAGENS E POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” e “A GEOGRAFIA FÍSICA E OS DOMÍNIOS DE NATUREZA NO BRASIL: ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.

Como instrumento de apoio, as disciplinas utilizam o Schoology, uma ferramenta inovadora de apoio às aulas presenciais que suporta características que se aproximam à redes sociais como o facebook, de uso simples, intuitivo e dinâmico. Do ponto de vista didático-pedagógico, a ferramenta, a fim de atender

às atividades de ensino e

aprendizagem de conceitos e temas, a partir da interação e troca de informações e conhecimentos de forma colaborativa, permite informar, integralmente, o planejamento da disciplina, formas avaliativas. Além disso, permite compartilhar documentos em várias extensões, promover interações mediante fóruns de discussão temáticos e livres, sincronizar materiais através do GoogleDocs, dentre outros recursos, bem como apresentar seminários a partir da ferramenta, oportunidade em que os discentes são orientados a postar os documentos das referidas comunicações orais.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO O2 ENCONTRO INTERCONTINENTAL SOBRE A NATUREZA Aconteceu entre os dias 04 e 08 de novembro, o Encontro Internacional sobre a Natureza, na cidade de Fortaleza – CE, trazendo como tema central: Governança da Água e Segurança Hídrica para usos Múltiplos. Na ocasião, representando o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, estão presentes o Prof. Dr. Plínio Martins Falcão e os estudantes Cássio de Jesus Viana e Juliana Pereira Petronílio dos Santos.


O evento congrega trabalhos relacionados à água, educação ambiental/ecoalfabetização, biodiversidade, geodiversidade, uso e ocupação do meio físico, o homem e o ambiente natural, resíduos e coletiva seletiva, biotecnologia/tecnologia limpa, alimento natural, sistema de georreferenciamento aplicado – SIG á análise ambiental, gerenciamento costeiro, recuperação de áreas degradadas, construção sustentável, energia renovável, dentre outros. Integrando os trabalhos no eixo. O professor Plínio integrou o eixo "o homem e o ambiente natural", oportunidade em que apresentou o trabalho "Caracterização de agentes envolvidos no contexto das manifestações de arboviroses em localidades no entorno da Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil". Os discentes integraram o eixo temático "Água", ocasião em que o estudante Cássio publicizou o trabalho intitulado "Periferização e Pluviosidade como impulsores de risco epidemiológico no entorno de rios em Salvador-Bahia", bem como o trabalho "Variações da distribuição pluviométrica e temperaturas no Estado da Bahia (1990-2016)", apresentado por Juliana Petronílio.

O O2 é um encontro bianual que tem como objetivo despertar na sociedade o interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da ecoarte cultura, com discussões de questões de desenvolvimento sustentável, ressaltando as atuais condições, os estudos e experiências realizadas e as ações a serem implantadas e implementadas para o manejo geoecológico da natureza no nível local e global. Objetiva congregar líderes, cientistas e pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a proteção da natureza e a sobrevivência do planeta que firma-se como um encontro de referência na disseminação das questões ambientais.



DISCENTE E DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPAM DO IV SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES A discente Mirna Brito Costa e a Profa. Anízia Oliveira tiveram trabalho aprovado no IV SemFep. O trabalho intitulado Avaliação da aprendizagem no ensino da Geografia: considerações sobre a experiência do Estágio Supervisionado em turma de ensino médio, é fruto das atividades realizadas no componente Estágio III do Curso, ministrado pela Profª Anízia.


Submetido no grupo de trabalho Ambiência universitária: ressonâncias na prática docente, o trabalho objetivou refletir sobre questões relativas à formação docente, sobretudo, sobre as práticas de ensino da Geografia voltadas à adoção de abordagens para o tratamento de conteúdos de ensino médio mediante análise das situações didático-pedagógicas vivenciadas no Estágio, em especial das questões relativas aos desafios relacionados à dimensão da avaliação da aprendizagem.

Além da discente, o evento contou com a participação do Prof. Leonardo Rangel do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia, que também integra o corpo docente do curso de Licenciatura em Geografia. O docente participou como debatedor do Grupo de Trabalho Ambiência universitária: ressonâncias no currículo, um dos 05 Gts que compuseram a programação do evento.

O IV SEMFEP realizado entre os dias 08 e 10 de novembro foi promovido pelo Grupo de Formação em Exercício de Professores – FEP e envolveu duas universidades baianas, ocorrendo em dois polos centrais com programação na cidade de Salvador, na Faculdade de Educação-FACED/UFBA e, outra parte, em Conceição do Coité, Campus XIV/UNEB. Neste Seminário aprofundou-se a discussão sobre as relações de interdependência entre a escola e a universidade na produção de fazeres e dizeres, tendo como temática a “Ambiência Universitária e Formação de Professores”.

O objetivo maior desse quarto seminário é avançar na discussão sobre as relações culturais estabelecidas entre ambiência universitária e a formação de professores e, principalmente, o modo como tem influenciado os fazeres e dizeres, tanto no âmbito escolar como no acadêmico. Serão realizadas instalações em grupos de trabalho, conferência e desconferência, exibição de filmes e intervenções artísticas.



MESA REDONDA PAPO AMBIENTAL: VAMOS DISCUTIR O VERDE Aconteceu no dia 16 de novembro, a mesa redonda Papo Ambiental: vamos discutir o verde, no Auditório 2 de Julho, na Reitoria do IFBA, bairro do Canela, Salvador-BA. A atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. Joilson Silva (IFBA/UNEB) com o apoio de monitores do curso de Licenciatura em Geografia: Gleide Aparecida Vieira Pereira, Lúcia Regina Sacramento da Hora Borges, Antonia Crispina da Silva Gonçalves, Carla Santos, Margarida Castro, Vilma Pereira Lima, Edvaldo dos Santos Silva e Romildo Junior.


A atividade acadêmica contou a presença do Reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, que proferiu a solenidade de abertura do evento. Evento que contou com a presença das professores Anízia Conceição e Aline Araújo, bem como dos professores Ricardo Bahia (atual chefe do Departamento Acadêmico de Geografia) e André Nunes. Além dos docentes, a atividade congregou estudantes do curso e de outras instituições de ensino, bem como demais interessados pela temática.

A condução dos trabalhos foi realizada pelo professor Severiano José Junior que além de mediar a atividade, proferiu palestra realacionada à pesquisa de doutorado sobre o ethos zeloso, oportunidade em que apresentou questões que compuserem sua itinerância de pesquisa junto com demais pesquisadores no campo ambiental e biogeográfico. A Profa. Dra. Emília Wanda Rutkwski (UNICAMP) proferiu a palestra " Estruturas Anbientais Urbanas, oportunidade em que trouxe aspectos da história das questões ambientais, relacionando com temática da crise urbana. O Prof. Me. Ivan Matos (IFBA) compartilhou o trabalho "Fitocídio: uma ameaça à biodiversidade", oportunidade em que falou de como o conceito surgiu, as razões que motivam os diversos grupos sociais a empreender práticas de supressão vegetal, além de elencar alguns casos empíricos na cidade Salvador e Feira de Santana.

O Departamento Acadêmico de Geografia e a coordenação do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador, parabeniza todos envolvidos, ouvintes e palestrantes, oportunidade em que ressalta a importância de fomentar atividades dessa natureza, que estimulem à participação e ao debate de temas contemporâneos que perpassam à sociedade e convida a pensar e propor ações socioambientais relevantes.






PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA NO XV SIMPURB – SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA Aconteceu entre os dias 20 e 23 de novembro, a 15ª edição do Simpósio Nacional de Geografia Urbana, na Universidade Federal da Bahia, que traz como temática “Sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?” Na ocasião, o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA foi representado pelo Prof. Dr. André Nunes que integrou a comissão organizadora ao mesmo tempo que coordenou o grupo de trabalho “Cidade e urbano na Bahia”, um dos 15 grupos de trabalhos.


Além do professor, discentes do curso integraram o evento na condição de ouvintes e monitores. Na ocasião, estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA integraram o evento na condição de monitores, mediante aprovação divulgada pela coordenação do Simpósio. Quinze discentes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA monitoraram o evento, a saber: Anderson Castro de Santana, Antonia Crispina da Silva Gonçalves, Cassio de Jesus Viana, Edelvaice Maria Suzart das Neves, Edvaldo dos Santos Silva, Edson Gabriel de Assis Batista Ramos, Francisco David Rodrigues, Guilherme José Pugliese Gomes, Juliana Pereira Petronilio dos Santos, Manuela De Jesus Santos, Marcia Tavares Nunes, Marcus Vinycius Valença de Alcântara, Marisa Conceição dos Santos, Naira Santana Pita e Robson Cerqueira Ferreira.

Os pressupostos definidores da temática do SIMPURB 2017 são os de que nos atuais cenários político e científico do país, e particularmente da Geografia, é muito importante e pertinente discutir qual a potência da análise geográfica para explicar os novos conteúdos da urbanização e o que é específico da/na Geografia para pensar os processos urbanos na contemporaneidade. A ideia é confrontar diferentes perspectivas/correntes teóricometodológicas e analisar os processos em diferentes escalas de abordagem, tendo como pressuposto a noção de totalidade.

Todas as mesas-redondas aconteceram no Auditório da Reitoria da UFBA (sem atividades paralelas), pela manhã ou no final da tarde/início da noite e os Grupos de trabalho (GTs) nas tardes de segunda, terça e quarta na Faculdade de Direito da UFBA; além de atividades culturais e lançamentos de livros, ao longo dos quatro dias do evento.





PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA NO II SEMINÁRIO GRIÔ: CULTURA POPULAR E DESCOLONIZAÇÃO Aconteceu entre os dias 23 e 24 de novembro, a 2ª edição do Seminário Griô: Culturas Populares e Descolonização, na Escola de Dança e Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Na ocasião, esteve presente o professor Ivan Matos e a discente Luciana Silva, ambos representando o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.


O evento congregou círculos de discussão relacionados à “Educação e a Descolonização: desafios da atualidade” e “Saberes em diálogo e descolonização”, bem como apresentação de trabalhos, oficinas com Mestras e Mestres, vivências, intervenções artísticas e a feira da cultura popular.

O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa GRIÔ: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. está de parabéns por proporcionar momentos que reafirmam o comprometimento com um esforço coletivo de trazer ao debate e ao espaço acadêmico os temas referentes às culturas populares historicamente silenciadas e excluídas deste meio, em diálogo com a educação e a produção de conhecimento.

O evento teve um caráter multi, inter e transdisciplinar e proporcionou momentos de debates acerca das culturas populares e de suas interfaces com a educação, dando visibilidade à produção cultural e científica acerca da revitalização e fortalecimento das manifestações das culturas populares no cenário contemporâneo; garantindo no espaço acadêmico a presença de mestres e mestras dos saberes populares com a devida dignidade e reconhecimento que merecem. Além disso, o evento contemplar iniciativas no campo educacional nos espaços não-formais e formais e ampliou as fronteiras do ambiente acadêmico a partir das experiências e vivências no universo das culturas populares; trazendo sobretudo, o aprofundamento do debate sobre políticas públicas no âmbito das culturas populares.





DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPA DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE REVITALIZAÇÃO DE RIOS Aconteceu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 28 e 30 de novembro, a 3ª edição do Encontro Internacional de Revitalização de Rios e a 1ª edição do Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. Na ocasião, representando o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, estava presente o Prof. Dr. Plínio Falcão.

O evento congregou sociedade civil, comitês de bacias hidrográficas, técnicos, agências e pesquisadores, envolvidos em palestras e grupos de discussão, sendo que o professor


integrou o grupo de discussão sobre a bacia do São Francisco, oportunidade em que o pesquisador relata que o fórum sobre o Rio Doce tem sido rico e caloroso em termos de debate e preocupações.

O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais apresentou as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais.

Além disso, o evento trouxe vários temas, tais como; Integridade Biótica e Biomonitoramento; Processos Ecológicos e Mudanças Globais; Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas; Regimes de Vazão, Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas; Gestão de Águas Urbanas; Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais; Políticas de Financiamento; Experiências Exitosas no Brasil e no Mundo de Revitalização de Rios.

Plínio Martins Falcão é Graduado em Geografia e Especialista em Desenho Ambiental e Urbano pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Geografia do IFBA, Campus Salvador, na área de Geografia Física. Líder do Grupo de Pesquisa Terra&Mar (IFBA / CNPq). Além disso, tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e geomorfologia de zonas costeiras. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Física; Geografia do Litoral; Oceanografia Geral; Hidrografia; Climatologia; Riscos Naturais e Ambientais; Cidades; Planejamento Urbano e Regional (Informações obtidas do lattes do pesquisador).



PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA NO SEMINÁRIO BELO MONTE / CANUDOS: 120 ANOS DE MEMÓRIAS E NARRATIVAS Aconteceu no dia 29 e 30 de novembro, o Seminário Belo Monte/Canudos: 120 anos de memórias e narrativas, no prédio da pós-graduação, módulo 2 da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. O evento contou com a participação dos professores Ricardo Bahia e Maria Conceição, bem como estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.


O professor Dr. Ricardo Bahia integrou a sessão 2 que ocorreu no dia 29 de novembro, intitulada “O pêndulo de Euclides – um guia à cidade de Canudos”, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria da Conceição Pinheiro Araujo (IFBA/ Salvador).

Os discentes Aleiton Fonseca, Gabriela de Almeida Lopes e Marco Rocha Junior apresentaram respectivamente os trabalhos “UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBE A OBRA O PÊNDULO DE EUCLIDES: CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE DA PAISAGEM DE CANUDOS – BAHIA”, “MIL E UMA FACES DO SERTÃO” e “MORTICÍNIO: CANUDOS, GOVERNO E POBREZA”.

O evento oportunizou momentos de reflexão sobre as circunstâncias e os fatos e consequências do massacre da comunidade de Belo Monte, em Canudos, numa intervenção militar que ficou na história como um crime da nacionalidade; atendendo à necessidade de atualização, permuta e debate dos estudos do fato histórico e suas representações na História, na arte e na literatura, assim como a releitura dos textos do passado e dos contemporâneos, na interface das narrativas historiográficas e ficcionais, e suas contribuições para a preservação da memória e da consciência crítica das novas gerações.

Nos 120 anos do massacre de Belo Monte/Guerra de Canudos, este seminário reuniu estudiosos, escritores, estudantes, leitores e demais interessados, para promover a discussão de fatos, versões, imagens e representações dos eventos da Guerra de Canudos (1896-97), como forma de compartilhar a memória, adensar o discurso analítico e atualizar informações, pondo em debate os discursos do passado e do presente, para atualização e revisão de conceitos e pontos de vista, confrontando as diversas versões do centro e do sertão, de modo a refletir criticamente sobre o conflito histórico a partir do lugar cultural sertanejo.



PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO CURSO "GEOLOGIA - PARA SABER, BEM VIVER E LIDAR COM A TERRA" NO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA Aconteceu entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro, ao curso "Geologia - para saber, bem viver e lidar com a terra". Sob a coordenação do Mestre em Geologia Rubens Antônio (autor do livro História Geológica da Bahia), o curso foi realizado no auditório do IGHB (Piedade), na cidade de Salvador das 18h às 21h. Na ocasião, a Profa. Me. Aline Araújo, do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA participou do curso de extensão.


"O estudo geológico é fundamental para uma melhor compreensão da Terra, da sua constituição, evolução, grandes perspectivas e detalhes menores. Para ajudar a comunidade, estudantes e profissionais a entender a importância da geologia no nosso dia a dia, oInstituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas para o curso Geologia – para saber, bem viver e lidar com a terra.

De acordo com o professor Rubens Antonio, as noções fundamentais de Geologia são decisivas, educando o olhar e condicionando o agir, moldando as corretas apreciações e ações, no lidar objetivo com o mundo em torno. “Em suma, saber Geologia é ver e entender, do detalhe ao macro, a superfície da Terra, as condicionantes e os frutos das nossas intervenções”, explica.

Durante o curso serão apresentados temas como: minerais, rochas, intemperismo, erosão, deslocamentos, deslizamentos, desmoronamentos, avalanches, Bacias sedimentares, falhas, dobramentos, rochas metamórficas, gravidade, magnetismo, sísmica, terremotos e maremotos, além da estrutura da Terra" (Informações da página do IGHB).



PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO IV SEMINÁRIO DO PIBID Aconteceu nos dias 01 e 02 de dezembro, a 4ª edição do Seminário do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no campus Eunápolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- Eunápolis recebeu o IV Semin O evento reuniu bolsistas, supervisores e coordenadores dos campi de Eunápolis, Barreiras, Camaçari, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Valença, Vitória da Conquista que fazem parte do programa. Na ocasião, representando o curso de Licenciatura em Geografia,


estiveram presentes os discentes Antônia Gonçalves, Gilberto Vieira, Renivaldo Alcântara, Silvia Costa, Edvaldo Santos e Tatiana Bina, dentre outros.

A temática abordada durante a programação foi a "Identidade Docente em Tempos de Crise e Perspectivas do PIBID", como explicou Dielson Pereira Hohenfeld, Coordenador Institucional do PIBID “ temos uma organização colegiada, a cada ano nós fazemos reuniões mensais em que são levantadas as problemáticas. Surgiram três grandes problemas: a identidade docente, a crise e como estamos encerrando um ciclo do edital (2014-2018) as novas perspectivas do PIBID. Essas três coisas estão misturadas, formam um tema que talvez tenha 3 subtemas para discutir, bastante complexo”.

Essa foi a primeira vez que uma edição do seminário foi promovida fora da região metropolitana de Salvador e a escolha visou o número de bolsistas envolvidos no PIBID na área de Eunápolis e Porto Seguro. Para os coordenadores do programa no campus, Celso Eduardo Brito e Josaphat Ricardo Gouveia Junior esse é um momento muito importante para Eunápolis “Essa interação é ímpar para os nossos alunos, esse contato com pessoas de fora, essa maturidade na organização de evento para a nossa licenciatura é algo maravilhoso. Essa divulgação do nosso campus. Essa troca de experiências” afirmou o professor Celso e esclareceu também como foi a organização do evento no campus “Foi um processo árduo, mas contínuo com a ajuda dos bolsistas, eles estão atuando como monitores e dando todo o apoio possível, inclusive alunos que não fazem parte diretamente do PIBID, que são da licenciatura, deram suporte”.

Além de palestras, oficinas e minicursos, sessões de comunicações orais e apresentação dos pôsteres também fizeram parte de uma programação que permitiu a socialização dos


trabalhos desempenhados no programa em diferentes campi, como destacou o professor Josaphat “Cada campus está desenvolvendo projetos nas escolas parceiras, o seminário é um momento para que esses trabalhos possam ser socializados com os outros subprojetos. Por exemplo: aqui no setor de matemática nós apresentamos 4 comunicações orais e 6 pôsteres, foram oficinas e minicursos que realizamos nas escolas” (Informações obtidas da página do IFBA).




PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPA DE AÇÃO SOLIDÁRIA NA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE LAR IRMÃ MARIA LUIZA A professora Carolina Corrêa do Curso de Licenciatura em Geografia participa de ação solidária que envolve a doação de leite em pó para a Casa de Caridade Lar Irmã Maria Luiza, na cidade baixa em Salvador-BA. A iniciativa da professora partiu da necessidade de realizar ações dessa natureza ao longo do ano, dado o fato de que as pessoas lembram dessa triste realidade tão somente ao final do ano, em função do recebimento do 13º


salário e da aproximação do espírito natalino. Desse modo, conclama a todos e todas a exercitar a caridade, a partir da doação de leite em pó para entidades que cuidam de idosos. A professora ressalta que, apesar da importância de doação de alimentos, considera também importante doar material de hygiene e que custa caro.

“A casa de Caridade Lar Irmã Maria Luiza foi fundada por Irmã Cícera logo após a morte a irmã Maria Luiza, no dia 1º de Setembro de 1989 no bairro dos Mares na Cidade Baixa mais exatamente na Rua do Imperador D. Pedro I, sem muitos voluntários e nem mesmo recursos, mas com muita força de vontade e dedicação para com aquelas pessoas que necessitavam do seu carinho e atenção e não tinham nada para lhe oferecer. Atualmente existem três espaços do Lar Irmã Luiza, dois nos Mares que somam 50 idosos e doentes mentais e um no Caminho de Areia com 42 idosos, totalizando 92 pessoas. A missão do Lar Maria Luiza é acolher os idosos de forma mais carinhosa e aconchegante possível. (Informações da blog da instituição).

Parabéns pela iniciativa, professora!


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO I WORKBIO – WORKSHOP DE BIOGEOGRAFIA APLICADA Aconteceu entre os dias 07 e 08 de dezembro, a 1ª edição do Workshop de Biogeografia Aplicada no campus de Caicó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação do Prof. Ivan de Matos e Silva Junior, docente do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. Na ocasião, o pesquisador além de acompanhar as discussões das mesas redondas e participar de minicursos, apresentou trabalho científico. Integrando o grupo de pesquisadores da Bahia, além do professor Ivan,


estiveram presente o Prof. Edcássio Avelino do IFBA campus Eunápolis e o Prof. Luciano Lopes, docente da rede estadual de ensino.

O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Diógenes Félix da Silva Costa (coordenador geral) e pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Cestaro (Coordenador Adjunto), no âmbito do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN, através do Trópikos – Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais. Durante o evento, o grupo de trabalho em Biogeografia Aplicada, presidido pelo organizadores do workshop, reuniu pesquisadores de vários instituições que integraram o evento, oportunidade em que, dentre outras deliberações, foi criada a ABBiogeo - Associação Brasileira de Biogeografia, tendo os seguintes membros: Profa. Dra. Claúdia Câmara do Vale/UFES (Presidenta), Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan/USP (Vice-Presidenta), Prof. Dr. Diógenes Félix da Silva Costa/UFRN (1° Secretário), Prof. Dr. Achilles d'Avila Chirol/UERJ (2° Secretário), Prof. Dr. Eduardo Rodrigues Viana de Lima/UFPB (1° Tesoureiro), Prof. Dr. Bartolomeu Israel de Souza/UFPB (2° Tesoureiro).

O Workshop congregou estudantes, professores e pesquisadores que atuam na área da Biogeografia, com foco na pesquisa e pós-graduação. A programação do evento contou com exposição fotográfica de Ivan Russo Simplicio, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos distribuídos em 6 sessões especiais: 1- Biogeografia ecológica, 2Biogeografia e conservação; 3 - Biogeografia, meio ambiente e ensino; 4 - SIG e sensoriamento remoto aplicado a biogeografia; 5 - Biogeografia da Caatinga; 6 Biogeografia e Serviços Ecossistêmicos. Na ocasião, o pesquisador além de acompanhar as discussões das mesas redondas e participar de minicursos, apresentou o trabalho intitulado “Biogeografias do Sul: visibilizando saberes, conservando biodiversidade” na sessão temática 2. O trabalho é fruto da pesquisa em andamento em nível de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das ciências (UFBA/UEFS),


que vem sendo orientado pela Profa. Dra. Rosiléia Oliveira de Almeida, docente da Universidade Federal da Bahia.

Ivan Matos é Licenciado em Geografia (UEFS), Especialista em Auditoria e Gestão Ambiental (FACCEBA) e Mestre em Geografia (UFBA). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS. É membro do grupo de pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica da Universidade Federal da Bahia. Atua também no grupo de pesquisa Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia. Atua no campo das Epistemologias do Sul, Biogeografia e educação intercultural, Ensino das temáticas geográficas físico-naturais, Educação Socioambiental, Fitocídio, Riscos Socioambientais e Resíduos Sólidos.

Rosiléia Oliveira de Almeida é Licenciada em Ciências Biológicas (UFJF), Mestre em Educação (UNICAMP) e Doutora em Educação (UNICAMP). Atualmente é docente do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da UFBA, atuando tanto em cursos de graduação quanto pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica (UFBA). Atua nas áreas de Educação em Ciência, Ensino de Biologia e Educação Ambiental, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.







DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO DO SISTEMA DE MODELAGEM COSTEIRA – SMC BRASIL No período de 04 a 08 de dezembro, ocorreu no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, a capacitação do Sistema de Modelagem Costeira (SMC Brasil), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituições responsáveis pela implantação e execução do SMC Brasil. A capacitação foi dirigida a pesquisadores e técnicos de planejamento das regiões


Norte e Nordeste do Brasil que atuam com os temas: zona costeira, oceanografia costeira e gerenciamento costeiro.

Em sua segunda edição (a primeira ocorreu em Florianópolis com profissionais das regiões Sul e Sudeste), o Ministério do Meio Ambiente tem por objetivo capacitar os envolvidos com a ferramenta de modelagem, com o intuito de contribuir com o diagnóstico, levantamento, monitoramento e proposições mitigadoras para os problemas ambientais ao longo da costa nacional. Para o curso Norte e Nordeste, a UFRN foi escolhida a sediá-lo devido à atuação de pesquisadores da instituição e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado com uso do SMC.

Representando a Bahia esteve o pesquisador e professor do Departamento de Geografia do IFBA, Plínio Martins Falcão, líder do grupo de pesquisa Terra&Mar (IFBA / CNPq), que recebeu o convite do Departamento de Gestão Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para integrar a equipe a ser capacitada pelo SMC Brasil. O sistema foi criado pelo Instituto de Hidráulica de Cantabria (Espanha) e introduzido pelo governo brasileiro por meio de parceria do MMA com instituições como UFSC e USP, que desenvolveram as adaptações do sistema à realidade costeira do Brasil.

"Os trabalhos foram intensos e proveitosos, inclusive com a realização de um trabalho de campo na costa de Natal, a partir do roteiro Ponta Negra - Via Costeira - Areia Preta Miami - Redinha, sendo possível analisar o comportamento e impactos da erosão costeira, um dos mais preocupantes problemas de toda a costa brasileira. As observações contribuíram com a realização de um estudo de caso com o uso do SMC, com o intuito de compreender o papel da modelagem no comportamento e previsibilidade do problema, provando que se trata de uma ferramenta básica para pesquisas e monitoramento em ambientes praiais", afirmou o docente.




DOCENTES DA ÁREA DE GEOGRAFIA REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO Em ritmo de despedida deste ano e na esperança de dias melhores para o ano que se inicia, foi nesse clima que iniciou o almoço de confraternização da área de Geografia no último dia 12 de dezembro. Docentes que integram o Departamento Acadêmico de Geografia e o Curso de Licenciatura em Geografia realizaram confraternização em Santo Antônio Além do Carmo, um dos bairros que integra o Centro Histórico da cidade de Salvador-BA. Participaram do momento, o Prof. Ricardo Bahia (Chefe do Departamento de


Geografia), a Prof. Isabela Albuquerque (Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia) e os docentes André Nunes, Anízia Conceição, Ivan Matos, Joilson Silva e Sandra Estroges.

Mais um ano se encerra, mais um ciclo se fecha e é tempo de fazer uma retrospectiva. É tempo de olhar para trás e rever os planos que foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e os objetivos que foram alcançados. É tempo também de olhar para a frente, refazer planos, vislumbrar novos horizontes, e abrir o coração para sonhar. Nesse sentido, que o Departamento de Geografia (DAGEO) e o Curso de Licenciatura em Geografia (LICGEO) do IFBA aproveita a oportunidade para agradecer a todos que ajudaram e ajudam a consolidar a Geografia em nossa instituição. Tod@s vocês fazem parte dessa história. Esperamos que esta parceria continue ainda por muitos e muitos anos.

Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero! Boas Festas e Felicidades!



CONFRATERNIZAÇÃO DO PIBID GEOGRAFIA Aconteceu no dia 14 de dezembro, a última reunião conjunta do ano de 2017 do PIBID Geografia. O encontro objetivou realizar uma retrospectiva das etapas de trabalho executadas pelos bolsistas do Subprojeto em 2017 e buscou valorizar as práticas formativas, as vivências e as ações desenvolvidas pelas equipes nas escolas parceiras.


O PIBID/CAPES Geografia, em sua nova etapa, possui como tema “A Geografia Escolar e os caminhos para a consolidação da formação e da prática docente crítica em Geografia para/na educação básica”.

Alguns Banners frutos das últimas produções textuais estão expostos no LAPEG Laboratório de Práticas de Ensino do Curso.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA ORGANIZA O II SIMPÓSIO DA TERRA Aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro, a 2ª edição do Simpósio da Terra no IFBA campus Salvador. A primeira edição aconteceu em 1994, na época com o grupo NAVE do Cefet-BA. O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Severiano José do curso de Licenciatura em Geografia e contou com a colaboração de monitores da modalidade integrada, egresso e discentes do curso superior de Geografia: Lenilson Ferreira, Guilherme Pugliese, David Rodrigues, Elane Santos, Edevaice Suzart, Silvia Rêgo, Naiara Meireles, Gilberto, Emerson Novaes, Ione Merces, Wendel Brito, Taty, Daniela e Edvaldo Santos, dentre outros.


O Simpósio contou com a presença de professores do IFBA tanto da área da Geografia (Profa. Me. Aline Araújo), quanto de outros departamentos, a exemplo do Departamento de Filosofia ( Prof. Me. Jeudy Aragão), Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia (Prof. Dr. Wagner Vinhas), Departamento de História (Profa. Me. Ludmila Guirra) e do Departamento de Letras Vernácula (Prof. Dr. Wesley Correia). bem como do setor pedagógico, dentre outros . Além do IFBA, o simpósio congregou docentes de outras instituições de ensino superior, a exemplo da UFBA, IFBaiano e Uneb. Da UFBA, estava, presentes a Profa. Dra. Caherine Prost e do Prof. Dr. Marco Antônio Tomasoni. Do IFBaiano campus Santa Inês, o Prof. Mestre Silvio Montenegro e da Uneb, o Prof. Dr. Luciano Costa, participando como ouvintes e mediadores das atividades do evento. Além disso, o simpósio contou com a presença de representantes de organizações da sociedade civil, lideranças de matriz indígena e quilombola. O evento é uma realização do Grupo GAIA (Grupo de Afeto e Investigação com a Terra) e do Dageo (Departamento de Geografia) e teve o apoio do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, do NEPEH ( Núcleo de Humanidades do IFBA), do Sinasefe e da Fundação Terra Mirim. O evento envolveu, sobretudo, estudantes da modalidade integrada, do curso de Geografia e demais cursos da instituição que acompanharam as rodas de conversas, oficinas, filmes e atividades culturais, bem como a homenagem realizada à Binho do Quilombo. Essas atividades ao longo dos 3 turnos organizados estavam distribuídas em 2 eixos: 1. Território vivido e conflitos. Terra e a dignidade de sua gente. 2. Terra-planeta e matrizes cosmológicas, ontológicas e cosmogônicas do Humano.







Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.