Geoboletim do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA_Julho a Setembro 2018

Page 1

GEOBOLETIM DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA Julho - Agosto - Setembro 2018

IFBA - CAMPUS SALVADOR


APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, divulga o Geoboletim referente ao período trimestral de Julho a Setembro de 2018. O presente documento congrega o envolvimento de professores(as) e estudantes, tanto na organização quanto na inserção de eventos científicos, a nível local, regional, nacional e internacional compreendendo àqueles relacionados às áreas de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Ciências Políticas, Antropologia, Urbanismo, Ciências ambientais, Educação, Educação Científica e Tecnológica.

Além disso, o documento procura divulgar a realização de visitas técnicas e trabalhos de campo, atividades estas que integram o curso e que são coordenadas pelos docentes que ministram seus componentes curriculares. Além desses momentos formativos, é de interesse do curso publicizar a participação dos estudantes e professores, tanto da área da Geografia quanto das outras que integram o curso, a exemplo, da Pedagogia, Sociologia, Informática, Filosofia, dentre outras, na realização e envolvimento em cursos de extensão, minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e atividades de estágio curricular, dentre outras.

O presente documento reserva também espaço para a publicização da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes e da comunidade envolvida, envolvendo, sobretudo o professor orientador e demais professores(as) convidado(a)s para integrar a banca. Além das defesas dos discentes, o curso tem interesse em divulgar as defesas de Mestrado e Doutorado de todos os docentes de Geografia e das áreas que integram o mesmo.

O Departamento de Geografia apoia a iniciativa, dada à necessidade de fomentar uma cultura de mobilização científica e cultural entre estudantes e professores não apenas do curso de Geografia, mas no âmbito da comunidade acadêmica do IFBA.

1


2

PROFESSORES DOS DEPARTAMENTOS DE GEOGRAFIA, FILOSOFIA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA PARTICIPARAM DE TREINAMENTO EM AMBIENTE OJS (OPEN JOURNAL SYSTEMS) Aconteceu no dia 04 de julho, no laboratório de informática do IFBA, treinamento em Ambiente OJS como etapa de construção da revista Artífices. O Ambiente OJS é um dos ambientes mais utilizados para gerenciamento e armazenamento de conteúdos relacionados a periódicos científicos em âmbitos nacional e internacional.


A revista Artífices é uma iniciativa de um coletivo de professores ligados aos departamentos de humanidade do IFBA, campus Salvador, e está em fase avançada de conclusão. Participaram do treinamento os professores Wagner Vinhas (Sociologia, editor-chefe da revista), André Nunes (Geografia, vice-editor da revista), Erivaldo Nunes (História, membro do conselho científico) e Maria Lucileide (Filosofia, membro do conselho científico), além do professor France Arnaut, membro da PRPGI e instrutor do curso.

3


4

ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DO IFBA E DA USP SE ARTICULAM DURANTE O ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS(AS) PARA A FORMAÇÃO DE UMA REDE DE ESTUDANTES E PESQUISADORES NEGROS Como traz na descrição da sua sigla, o ENG é um espaço onde geógrafos do Brasil e do mundo se encontram para compartilhar conhecimentos, discutir novos caminhos e refletir o pensar e fazer da Geografia. Este ano o evento foi realizado na Paraíba com o tema “Pensar e fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial”, promovendo uma série de atividades no período de 1 a 7 de julho.


E foi justamente nesse espaço de encontros que Tacun Lecy e Edvaldo Silva (discentes de Geografia do IFBA) cruzaram com Tuwilê Jorge, Amanda Lima, Fabiana Luz, Ricardo Santos, Geinne Monteiro e Guilherme Estevão (integrantes do Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras da USP – NEPEN) e, ainda nos corredores da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, iniciaram uma conversa sobre as relações raciais e a Geografia, que fez brotar o desejo de se formar uma rede nacional de pesquisadores negros com o propósito de articular ações conjuntas por todo o Brasil.

Professor da Educação Básica e mestrando em Geografia, Tuwilê conta que “a ideia da criação do núcleo já era discutida entre os estudantes de Geografia da USP desde 2015. Porém, apenas em fevereiro de 2017 o grupo conseguiu criar o NEPEN, trazendo como o seu maior propósito a discussão curricular em Geografia sob a luz das relações étnicas-raciais. Mas a ideia é amplificar o diálogo por todo o Brasil, através de uma rede articulada e organizada”.

Já conhecido por seu trabalho fotográfico sobre a temática da cultura negra, Tacun Lecy considera uma grande oportunidade de instituir um núcleo no IFBA, também: “Essas articulações se fazem necessárias para a implementação de grupos de estudos e pesquisas dentro do IFBA. A instituição precisa avançar no que tange esses caminhos acadêmicos e os estudantes são os principais responsáveis por fazer essa roda girar. Discutir racismo é fundamental em qualquer área da educação.” – finalizou Tacun.

A conexão já foi estabelecida! Agora é aguardar enquanto a rede segue sendo tecida pelos grupos. ------FOTOGRAFIA Em pé: Naira Pita, Cananda Simões, Fabiana Luz, Geinne Monteiro, Amanda Lima, Edvaldo Silva, Verônica Almeida, Ricardo Santos e Renato. Agachados: Tacun Lecy, Mirella Maria, Tuwilê Jorge, Guilherme Estevão, Ana Ligia, Juliana Camacho e Geisy.

5


6

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO XIX ENG - ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS E GEÓGRAFAS Aconteceu nos dias 01 a 07 de julho de 2018, a 19ª edição do Encontro Nacional de Geógrafo(a)s e Geógrafas na cidade de João Pessoa/PB, especialmente na sede oficial do evento na Universidade Federal da Paraíba/Campus I. O evento teve como tema central “Pensar e Fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial” e contou com a participação de discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.


7


Do corpo docente do Curso, estavam presentes a Profa. Me. Sandra Freitas e a Profa. Me. Monise Silva, bem como o Prof. Dr. Joilson Silva. Além do(a)s professores(as), estavam presentes estudantes do Curso que além de participar como ouvintes, integraram os eixos temáticos do evento, a partir da publicização de trabalhos distribuídos em 11 eixos temáticos: 01. A Geografia toma partido: impactos das Reformas Educacionais e a criminalização da prática docente; 02. Raça e Geografia: opressões e resistência; 03. Gênero e Geografia: lutas, conquistas e reflexões; 04. Estado, Capital e Poder: o Brasil e a América Latina no contexto da nova geopolítica mundial; 05. Pensamento Geográfico: reflexões e construções de geografias; 06. A Região do Semiárido e o reconhecimento da Caatinga como um bioma brasileiro: especificidades regionais, territorialidades e políticas pública; 07. A questão agrária e os conflitos decorrentes dos projetos de desenvolvimento; 08. Lutas, Movimentos Sociais e Geografia: reflexões, resistências e novos desafios; 09. Os conflitos socioespacias em curso: urbanização e contradições do espaço; 10. Geografia da Saúde; 11. Cartografia.

Créditos das fotos: Tacun Lecy, Antônia Gonçalves, Edelvaice Suzart e outros.

8


9


10


11


12


13

PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DE MESAREDONDA DO SEMINÁRIO NACIONAL A GEOGRAFIA RENOVADA DE MILTON SANTOS E TERESA CARDOSO DA SILVA Aconteceu no dia 11 de julho o Seminário nacional A Geografia renovada de Milton Santos e Teresa Cardoso da Silva no Auditório da Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia.

O seminário contou, na conferência de abertura, com a participação do professor emérito da Universidade Estadual do Ceará, Luís Cruz Lima. O turno da tarde foi destinado à realização de uma mesa-redonda que apresentou e discutiu a importância da professora


Tereza Cardoso da Silva para o desenvolvimento da Geografia no Brasil, com especial destaque para o subcampo da geomorfologia.

Na ocasião, o professor André Nunes de Sousa, do Departamento de Geografia do IFBA, falou sobre a historiografia do subcampo da geomorfologia no Brasil e as inovações teórico-metodológicas promovidas pela professora Tereza Cardoso da Silva.

14


15

GRUPO DE ESTUDOS OUTRAS BIOGEOGRAFIAS OUTRAS ANTROPOLOGIAS ORGANIZOU PALESTRA SOBRE “VIVÊNCIAS ESTÉTICAS PASSEANTES”

Aconteceu no dia 19 de julho de 2018, a Palestra “Vivências Estéticas Passeantes: o passeio como acontecimento estético” proferido pelo Prof. Dr. Raimundo N. Ribeiro da Silva, docente adjunto da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e integrante do Cecult – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB.


A atividade foi coordenada pela Profa. Dra. Tereza Oliveira, docente do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia e atualmente integrante do corpo docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.

16


A atividade contou com a presença de estudantes e professores do Grupo de Estudos Outras Biogeografias Outras Biogeografias e demais interessados pela temática, envolvendo outros professores que integram o Curso de Geografia, a exemplo de Roberto Melo, Moema Soares, Marcilene Garcia e Miriã Alcântara. Cristiane de Almeida.

O Tecendo Saberes faz parte de um conjunto de ações que envolvem desde palestras, encontros de pesquisa-formação e atividades extra-ifba. A presente proposta parte do pressuposto multirreferencial e tenta compreender, através da pesquisa-ação, as relações entre currículo e caminhar.

17


18

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPOU DA AULA INAUGURAL DO PRÉ-IFBA NA BASE COMUNITÁRIA DO BAIRRO DA PAZ, SALVADOR-BA No dia 19 de julho de 2018, às 19h30min, o Instituto Federal da Bahia (Ifba) em parceria com a Base Comunitária do Bairro da Paz realizou oficialmente o início das atividades da terceira turma do curso preparatório Pré-Ifba com uma aula inaugural.


Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades: a chefe do Departamento de Relações Comunitárias da Pró - Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA e proponente do projeto, Vera Mendes; a coordenadora de seleção de alunos, Iara Barreta, o comandante da 15ª CIPM, Major PM Franco, o comandante da Base Comunitária do Bairro da Paz, Ten PM Aymar Schindler, os professores do curso, Sr. Nilton Santana, Sra. Vera Natalia , Sra. Maria Aparecida, além dos monitores das disciplinas que serão ministradas ao longo do preparatório. Todos enalteceram a importância de uma instituição com qualidade de ensino como o IFBA para assegurar oportunidades positivas de elevação do potencial acadêmico e a formação de profissionais mais competentes.

A turma, composta por 50 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, das escolas municipais e estaduais do bairro, teve início na última semana, no dia 17 de Julho, com aulas de sensibilização, discussões sobre os aspectos pedagógicos das disciplinas e esclarecimentos sobre a metodologia interdisciplinar do curso. Sucesso a todos os alunos!

Fotos: Luis Fernando

19


20


21

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPOU DA 5ª TRILHA ECOLÓGICA NA APA BACIA DO COBRE PARQUE SÃO BARTOLOMEU NA CIDADE DE SALVADORBA Aconteceu no dia 22 de julho de 2018, a 5ª Trilha Ecológica na APA Bacia do Cobre Parque São Bartolomeu na cidade de Salvador. Na ocasião estavam presentes a Profa. Me. Stelina


Vasconcelos e o Prof. Dr. Leonardo Rangel (ambos do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia) e do Prof. Me. Ivan Matos (Departamento Acadêmico de Geografia). Além dos professores, estavam presentes discentes que integram o Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA.

Docente dos componentes curriculares de Biogeografia e Geografia Física do Brasil, o professor Ivan Matos aproveitou a oportunidade para integrar os discentes desses componentes, às atividades da trilha para que possam vivenciar e relacionar conceitos e temas atualmente trabalhados no Curso.

O Curso de Licenciatura em Geografia agradece mais uma vez a acolhida dos organizadores e organizadoras da Trilha, ao mesmo tempo, que apoio a iniciativa tão importante de visibilização de um espaço tão bonito localizado no Subúrbio de Salvador. A Trilha já faz parte da agenda de atividades ecológico-ambientais e culturais de Salvador e busca chamar atenção das autoridades públicas quanto ao cuidado desse patrimônio em nossa cidade.

"O Parque São Bartolomeu está localizado entre o bairro de Pirajá e a Enseada do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com grande biodiversidade, abriga quatro cachoeiras, manguezal e a barragem do Rio do Cobre. No entanto, essa riqueza encontrase vulnerável. A degradação ambiental e social ameaçam a preservação dessa área, na forma de poluição, ocupação irregular e pouca infraestrutura pública.”Um local imenso, cheio de Natureza, lindo, mas infelizmente algumas das cachoeiras estão improprias pra banho ( Informações obtidas do facebook dos organizadores e organizadoras da Trilha Ecológica).

Fotos: Ivan Matos, Leonardo Rangel, Luciano Lopes e Carlos Bispo.

22


23


24


25


26


27


28

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPOU DA I MOSTRA CULTURAL DO IFBA Aconteceu nos dias 23 a 25 de julho de 2018, a 1ª edição da Mostra Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, nas dependências da Reitoria da Instituição. O evento contou com a participação do Curso de Licenciatura em Geografia, representado pela Profa. Dra. Maria Conceição que coordenou o evento e do(a)s discentes Verônica Almeida, Fábio Adrian Teixeira e Rafael Ruvenat, que integraram a equipe de monitores e monitoras do evento.


A Mostra contou com apresentações dos projetos desenvolvidos por professores e alunos da instituição, envolvendo artes cênicas, artes visuais, arte literária, arte digital, dança e música, inspirados pela temática

“Baianidades Possíveis”. O evento teve como proposta

ampliar a valorização da cultura local e do saber popular, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelo IFBA nesse segmento, segundo informações da coordenação do evento,

Fotos: Verônica Almeida

29


30


31


32


33

PROFESSOR DE FILOSOFIA DO IFBA REALIZOU CURSO DE INTRODUÇÃO À FENOMENOLOGIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA Aconteceu nos dias 18 de julho a 01 de agosto de 2018, o curso Introdução à Fenomenologia, no Laboratório de Práticas de Ensino em Geografia/Lapeg (IFBA), organizado pelo grupo de pesquisa do professor André Nunes e ministrado pelo professor Tiago Medeiros Araújo, dos departamentos de Geografia e Filosofia do IFBA, respectivamente.


Participaram do curso estudantes vinculados ao projeto Geopraxis/IFBA e Espaço Livre/UFBA. Na ocasião, foram discutidos temas como: a Fenomenologia Crítica de Kant, a Geografia Física de Kant, a Fenomenologia do Espírito de Hegel, o comportamento dialético, a intencionalidade, Heidegger e a Fenomenologia como condição da ontologia, Merleau-Ponty e a Fenomenologia da percepção, entre outros temas.

34


35

Tiago Medeiros é Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente, é professor (carreira EBTT) do Instituto Federal da Bahia e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA. Tem experiência na área de Filosofia e Teoria Social, com ênfase em Filosofia das


instituições. Publicou "Pragmatismo Romântico e Democracia: Roberto Mangabeira Unger e Richard Rorty" (Edufba, 2016) e "Epifania de Instantes" (FB Publicações, 2018). Atua, além disso, como compositor e instrumentista, trabalhando em peças, trilhas e canções (Informações obtidas do currículo lattes do docente).

36


37

PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA Aconteceu nos dias 30 de julho a 03 de agosto de 2018, a 3ª edição do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, que ocorreu em Uberlândia, trazendo como tema central “Circulação, tramas & Sentidos na Literatura”.


Na ocasião, estava presente a Prof. Dra. Maria Conceição Pinheiro Araújo do Departamento de Línguas Vernáculas e integrante do corpo docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, campus Salvador.

38

A Profa. Maria Conceição é Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado sanduiche na Universidade de Coimbra,


Portugal. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Estudos Literários e Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É líder do grupo de Pesquisa "Linguagem e Representação" e desenvolve projetos de pesquisa voltados para a área de periódicos baianos, nos temas específicos de Literatura feminina baiana e literatura afro-brasileira.

39


40

ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DEFENDEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO IFBA CAMPUS SALVADOR

Aconteceu no dia 09 de Agosto de 2018, às 14h, no IFBA campus Salvador, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da discente Mirna Brito da Costa. O trabalho intitulado “Climatologia na Bahia na transição entre os séculos XIX e XX: a formação de um subcampo disciplinar (1862-1934)” foi orientado pelo Prof. Dr. André Nunes de Sousa,


docente do Departamento Acadêmico de Geografia, contando com a participação da banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Plínio Falcão (DAGEO-IFBA), Paulo Zangalli (UFBA) e Caroline Bulhões Vaz ( Espaço Livre – UFBA). Além dos professores que integraram a banca, estiveram presentes, demais discentes do curso e demais instituições, bem como a Profa. Anízia Cabral, integrante do quadro docente de Geografia da Instituição, bem como a Profa. Soraia Monteiro e Gilma Silva, docentes que acompanham a estudante quando foram professoras do IFBA.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se configura como uma atividade acadêmicopedagógica regular, e como pré-requisito obrigatório para a conclusão final do Curso de Licenciatura em Geografia pelo estudante regularmente matriculado. Será desenvolvido no âmbito das disciplinas de Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II, TCC I e TCC II, e em concordância com as normas adotadas e publicadas no regulamento do curso. 41


42


43


44

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO II ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Aconteceu nos dias 15 a 17 de Agosto de 2018, a 2ª edição Encontro Baiano de Educação do Campo, que se realizou nas dependências do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, na cidade de Salvador, trazendo como tema central " Ataques do conservadorismo e experiências contra-hegemônicas". Na ocasião, estavam presentes a Profa. Aline Araújo e a discente Luciana Silva, do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.


O Encontro Baiano de Educação do Campo é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Educação do campo,Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação humana, e tem como objetivo reunir os sujeitos sociais envolvidos com a discussão da Educação do Campo, com vistas ao aprofundamento da conjutura atual, à socialização das produções acadêmicocientíficas, relatos de experiências em espaços escolares e não-escolares seja no campo do ensino, da pesquisa ou da extensão (Informações obtidas da página do evento).

Fotos: Luciana Silva

45


46

DEPARTAMENTO E CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA ORGANIZARAM RODA DE CONVERSA COM A PROFESSORA MARIA ADÉLIA APARECIDA DE SOUZA Aconteceu no dia 22 de agosto de 2018, as 18:40, a Roda de Conversa "O profissional da Geografia na leitura do espaço geográfico brasileiro" com a Profa. Dra. Maria Adélia


Aparecida de Souza da Universidade de São Paulo. A atividade foi realizada pelo DAGEO (Departamento Acadêmico de Geografia) e do CCGEO (Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia) e contou com a presença de docentes e discentes do Curso, bem como demais professores, professoras e estudantes que integram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Salvador).

Maria Adélia Aparecida de Souza é Professora Titular de Geografia Humana da USP. Bolsista Pesquisadora Visitante do CNPq (2016-2018) na UNILAUniversidade Federal da Integração Latino americana. Foz do Iguaçu e Catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon – França.

47


48


49

PROFESSORA DE GEOGRAFIA DA USP MINISTROU CURSO SOBRE MÉTODO E METODOLOGIA CIENTIFICA: MILTON SANTOS E A GEOGRAFIA NOVA NO IFBA CAMPUS SALVADOR Aconteceu nos dias 20 a 24 de Agosto de 2018, o Curso “Método e metodologia científica: Milton Santos e a geografia nova”, das 13:30 às 18:30, no IFBA campus Salvador. O curso foi ministrado pela Profa. Dra. Maria Adélia Aparecida de Souza. A atividade acadêmica é


uma realização do Departamento Acadêmico de Geografia e do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador.

O curso contou com a presença de professores da Educação Básica e do Ensino Superior e estudantes de várias instituições do Estado da Bahia e teve como objetivo geral aprofundar o conhecimento sobre métodos e metodologia científica, de modo a contribuir para trabalho cientifico dos geógrafos e outros estudiosos do espaço geográfico destacando, portanto, as contribuições epistemológicas da Geografia Nova proposta por Milton Santos e, sua perspectiva libertária e contemporânea.

Maria Adélia Aparecida de Souza é Professora Titular de Geografia Humana da USP. Bolsista Pesquisadora Visitante do CNPq (2016-2018) na UNILAUniversidade Federal da Integração Latino americana. Foz do Iguaçu e Catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon – França.

50


51


52


53


54

PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA TEM TRABALHO LANÇADO EM LIVRO ORGANIZADO POR PROFESSORA DA UNEB A professora Jussara Fraga Portugal da Universidade do Estado da Bahia, organizou livro no campo da geografia intitulado “Educação Geográfica: diversas linguagens”, publicação que será lançada na 19ª edição do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, que ocorrerá nos dias 03 a 06 de setembro de 2018, na cidade de Salvador-BA. Na


oportunidade, o Prof. Dr. Ricardo Bahia Rios teve trabalho lançado na forma de capítulo intitulado “Leituras cartográficas na sala de aula: linguagens, conceitos e temas”.

Jussara Portugal é professora da Universidade do Estado da Bahia – campus Serrinha. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem; praticas avaliativas; concepções de avaliação, práticas discursivas; formação docente; docência, avaliação da aprendizagem e formação docente.

Ricardo Bahia Rios é professor do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Salvador, na área de Cartografia/Geografia. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia . Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Cartografia e Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da cartografia e formação docente, cartografia Escolar e geotecnologias aplicadas ao ensino da geografia.

55


56

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO XIX ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO Aconteceu nos dias 03 a 06 de setembro de 2018, a 19ª edição do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, que ocorreu na cidade de Salvador-BA. Na oportunidade, professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, tanto do Departamento Acadêmico de Geografia e do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia, integraram-se as atividades acadêmicas do evento.


Integrando o corpo docente do Departamento Acadêmico de Geografia, estavam presentes as professoras Anízia Conceição, Ricardo Bahia e Isabela Albuquerque, sendo que esta, integrou o evento no dia 06 de setembro, apresentando o trabalho “Formação docente em Geografia: construções a partir do Estágio Supervisionado”. Na oportunidade, o Prof. Ricardo Bahia teve trabalho lançado na forma de capítulo de livro intitulado “Leituras cartográficas na sala de aula: linguagens, conceitos e temas” sob a organização da Profa. Jussara Portugal da Uneb.

Integrando o eixo 3 - Subeixo 1 – Saberes docentes estruturantes na formação de professores, a Profa. Anízia Conceição Cabral de Assunção Oliveira teve dois trabalhos aprovados, sendo um de sua autoria intitulado “A geografia escolar no tratamento da temática de degradação de espaços costeiros” e o outro em coautoria com a discente Naiara Maria Meireles Ribeiro, intitulado “A geografia escolar e o uso de maquetes como recurso didático”.

Professores do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia que integram o curso de Geografia, participaram do Encontro. Integrando-se ao painel “O lúdico e a formação de professores: caminhos e desconstruções”, a Profa. Moema Ferreira Soares discorreu sobre “A demada do desejo na formação de professores”, integrando-se aos trabalho das professoras Roberta Abreu e Dídima Maria. Integrando o eixo 1, subeixo 2. A didática e as perspectivas pedagógicas na atualidade, a Profa. Stelina apresentou o trabalho intitulado “Práticas educativas no ensino de ciências naturais nas séries iniciais na perspectiva da pedagogia histórico-crítica”.

O ENDIPE trouxe como tema central a discussão sobre “Para onde vai a didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade”, oportunidade em que se debateu sobre a crise paradigmática e a emergência de novos conceitos e

57


valores na contemporaneidade na Universidade, das questões históricas, destacando as reformas educacionais em curso a exemplo do Programa Escola sem partido, a reforma do ensino médio, são exemplares icônicos do grave momento político que caracteriza o país no governo atual.

58


59


60

ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO II CONGRESSO INTERNACIONAL INTERSEXUALIDADES: SABERES E SENTIDOS DO CORPO Aconteceu nos dias 05 a 07 de setembro de 2018, a 2ª edição do Congresso Internacional Intersexualidades: saberes e sentidos do corpo, que se realizou na cidade de Salvador-BA. Na ocasião, a estudante do Curso de Geografia do IFBA, Verônica Santos apresentou o trabalho “A rua, a casa e a comida: corpos e espaços de mulheres na literatura, no cinema e na TV”, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto Andrade, docente do Departamento de Letras Vernáculas do IFBA campus Salvador. foi apresentado pela estudante do curso de


geografia, Verônica Santos, no "II Congresso Internacional Intersexualidades: saberes e sentidos do corpo".

“O Congresso trouxe como tema central “Intersecionalidades: saberes e sentidos do corpo”, sob a justificativa de que quando somos confrontados com cenas reais de indivíduos cujos corpos são violentados cotidianamente por sua raça, por sua etnia, por seu sexo, por seu gênero, por suas sexualidades, por suas religiosidades, por suas nacionalidades - inclusive quando sujeitos do saber de seus próprios corpos e das suas representações.A finalidade da Conferência deste Grupo de Pesquisa é promover debates frutíferos que reverberem em todas as línguas do continente americano e que recaiam co m propriedade sobre os Direitos Humanos. Professoras e Professores, Pesquisadoras e Pesquisadores de diversas nacionalidades vêm buscando (des)organizar estudos ligados aos seus vários campos de atuação com releituras, seja do texto literário, bem como das teorias advindas de áreas de conhecimento afins, como Letras, Linguística, Ciências Humanas e da Natureza e Artes, propondo interpretar lugares de discursos sobre questões feministas, feminismos, gêneros, sexualidades, bem como os seus entrecruzamentos (Informações obtidas da página do evento).

61


62

DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL E DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA INTEGRARAM MESA REDONDA SOBRE O PANORAMA HISTÓRICO E EPISTEMOLÓGICO DA GEOGRAFIA NO BRASIL Aconteceu no dia 14 de setembro de 2018, a mesa redonda intitulada "Panorama Histórico e Epistemológico da Geografia no Brasil". A mesa foi mediada pela Profa. Sandra Freitas


Santos e contará com a presença da Profa. Dirce Maria Antunes Suertegaray (UFRGS) e do Prof. André Nunes de Sousa (IFBA). A atividade acadêmica é uma realização do Departamento Acadêmico de Geografia e do Projeto História da Geografia na Bahia.

O momento acadêmico contou a presença do corpo docente de Geografia do Instituto Federal da Bahia e demais instituições, além de discentes de Geografia e interessantes pelas questões históricas e epistemológicas que abarcam a área da Geografia.

Dirce Maria Antunes Suertegaray é licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo. É professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no campo da Geografia, com ênfase nos estudos da natureza. 63

André Nunes de Sousa é licenciado, Bacharel e Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. É professor do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia, atuando no campo da Epistemologia da Geografia, História do Pensamento Geográfico, Geografia urbana, Geografia regional e Geografia cultural.

Sandra Freitas Santos é licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora substituta no Instituto Federal da Bahia, atuando no ensino integrado, subsequente e superior. Atua nas seguintes temáticas de interesse: Epistemologia e História da Geografia, Dinâmica ambiental e Organização do Espaço Urbano.


64


65


66


67

DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZOU VISITAS TÉCNICAS NO ÂMBITO DAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA DAS REDES E GEOGRAFIA URBANA Aconteceu nos dias 14 a 16 de setembro de 2018, a visita técnica no âmbito das disciplinas Geografia das Redes e Geografia Urbana, ministradas pelo professor Dr. Joilson Cruz, do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. A atividade de campo


envolveu as cidades de Santo Antônio de Jesus, Muniz Ferreira, Nazaré das Farinhas, o distrito de Maragogipinho em Aratuípe, a cidade de Dom Macedo Costa e São Felipe. Dentre outros conteúdos problematizados em sala de aula, a atividade discutiu a questão das centralidades, a urbanização, a circulação das mercadorias, os tipos de comércio, agricultura familiar, etc. Além disso, a atividade contou com a colaboração de Edmare Correia e Marlison Carvalho, durante as aulas, e no final visitamos o projeto Hidropônico na zona rural do Município de São Filipe- Ba.

Fotos: Antônia Gonçalves

68


69


70


71

ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DEFENDEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO IFBA CAMPUS SALVADOR Aconteceu no dia 18 de Setembro de 2018, às 17:30h, no Áudio I do IFBA campus Salvador, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da discente Marcia Tavares Nunes. O trabalho intitulado “Espacialização da violência doméstica contra a mulher na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA" foi orientado pelo Prof. Dr. Joilson Cruz da Silva,


docente do Departamento Acadêmico de Geografia, que contou com a participação da banca examinadora composta pela Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza (DSPP), Profa. Msc. Sandra Freitas Santos (IFBA) e Tânia Maria G. Palma (SPMJ).

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se configura como uma atividade acadêmicopedagógica regular, e como pré-requisito obrigatório para a conclusão final do Curso de Licenciatura em Geografia pelo estudante regularmente matriculado. Será desenvolvido no âmbito das disciplinas de Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II, TCC I e TCC II, e em concordância com as normas adotadas e publicadas no regulamento do curso.

Fotos: Marcilene Garcia

72


73


74


75

ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DEFENDEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO CAMPO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO IFBA CAMPUS SALVADOR Aconteceu no dia 19 de Setembro de 2018, as 15:20h, na Sala E-103 do IFBA campus Salvador, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da discente Maria Conceição dos Santos. O trabalho intitulado “Cartografia Escolar no Ensino Fundamental II: Construção de


Roteiro Didático para o Ensino da Geografia" foi orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Bahia Rios, docente do Departamento Acadêmico de Geografia e contou com a participação da banca examinadora composta pela Profa. Dra. Anízia Conceição de Assunção Oliveira e do Prof. Dr. Plínio Martins Falcão, ambos do Curso de Licenciatura em Geografia.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se configura como uma atividade acadêmicopedagógica regular, e como pré-requisito obrigatório para a conclusão final do Curso de Licenciatura em Geografia pelo estudante regularmente matriculado. Será desenvolvido no âmbito das disciplinas de Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II, TCC I e TCC II, e em concordância com as normas adotadas e publicadas no regulamento do curso.

76


77


78


79

DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA MEDIARAM O CICLO DE DEBATE "AS POPULAÇÕES NEGRAS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO NA BAHIA: DO SERTÃO AO LITORAL" Aconteceu no dia 20 de setembro de 2018, o Ciclo de Debates intitulado “As populações negras e a formação territorial na Bahia: do sertão ao litoral”. A atividade acadêmica foi mediada pelas professoras Sandra Freitas e Monise Pereira, docentes do Curso de


licenciatura em Geografia do IFBA. Contou com a presença da Profa. Msc. Manuela Nascimento, do Prof. Msc Jhonatas Monteiro e do estudante do Curso de Geografia do IFBA e também fotógrafo Tacun Lecy, que aproveitou a oportunidade para realizar uma exposição fotográfica durante o evento. A atividade acadêmica é uma realização do Departamento Acadêmico de Geografia e ocorreu às 18:40h na Sala da Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do IFBA campus Salvador.

80


81


82


83


84

PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA MINISTROU PALESTRA SOBRE RACISMO E SEGREGAÇÃO URBANA NO IFBA CAMPUS CAMAÇARI Aconteceu no dia 25 de setembro de 2018, a palestra “Racismo e Segregação Urbana” que foi ministrada pelo Prof. Joilson Cruz, docente do Curso de Licenciatura em Geografia do


IFBA campus Salvador. A palestra integra o conjunto de atividades acadêmicas do evento palestras em Mídias Dígitais.

O evento que é promovido pelo coletivo formado pelo Prof. Igor Gomes Santos de História do Campus Camaçari e alunos (as) dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica e de Informática que tem a proposta de trabalhar o tema da Cultura e História Negra e Indígena através de uma Webrádio.

A palestra ocorreu às 13h:15 min. no IFBA campus Camaçari, oportunidade em que houve o lançamento da terceira programação da webrádio com o tema: Segregação Urbana."

Joilson Cruz da Silva é docente da UNEB e do IFBA. É Doutor em Geografia - UNESP/ Rio Claro).Mestre em Geografia – UFBA. Especialista em Turismo e Meio Ambiente – FACTUR. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia – UEFS. Integra o Grupo de Pesquisa: A Cidade e o Urbano - UNEB / Campus V e o grupo de pesquisa Cidade, Espaço Urbano e Sustentabilidade Socioespacial - IFBA/Salvador.

85


86

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA MEDIOU PALESTRA SOBRE O PROJETO DE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA BAHIA Aconteceu no dia 25 de setembro de 2018, a palestra "O projeto de militarização das escolas públicas da Bahia e o legado da ditadura militar", que teve como palestrantes o Prof. Dianiel Romero (DSPP - Departamento de Sociologia, psicologia e Pedagogia), da


Prof. Vera Nathália (Departamento de História) e da Profa. Sandra Marinho da Universidade Federal da Bahia. O evento teve como mediadora, a Profa. Stelina Vasconcelos do Departamento de Sociologia, psicologia e Pedagogia e docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA Campus Salvador. A atividade ocorreu às 18:40h, no Auditório I do IFBA e contou com a participação de discentes e docentes da Instituição, bem como professores e discentes de outras instituições.

87


88


89

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA MEDIOU PALESTRA SOBRE O GOLPE DE 2016 E OS ATAQUES À EDUCAÇÃO PÚBLICA Aconteceu no dia 26 de setembro de 2018, a palestra "O golpe de 2016 e os ataques à educação pública", que teve como palestrantes o Prof. Luís Costa (DSPP - Departamento de Sociologia, psicologia e Pedagogia) e da Prof. Sandra Marinho da Universidade Federal


da Bahia. O evento teve como mediadora, a Profa. Stelina Vasconcelos do Departamento de Sociologia, psicologia e Pedagogia e docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA Campus Salvador. A atividade ocorreu às 18:40h, no Auditório de Física do IFBA e contou com a participação de discentes e docentes da Instituição, bem como professores e discentes de outras instituições.

90


91

PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA MINISTROU PALESTRA NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR Aconteceu no dia 26 de setembro de 2018, a palestra “Panorama geográfico dos recursos naturais na África e vetores de desigualdades socioespaciais” que foi ministrada pelo Prof.


Dr. Plínio Falcão, docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. A atividade integra o ciclo de palestra do curso de Geografia da Universidade Católica do Salvador, sob a coordenação do Prof. Dante Giudice em colaboração com o Colegiado do Curso de Geografia da Instituição.

A palestra ocorreu às 19:00, nas dependências do Auditório 42 da UCSal, campus Federação. O evento é aberto ao público. O evento é composto de 5 palestras que ocorrerão entre agosto e dezembro de 2018. As inscrições foram realizadas na entrada do auditório, a partir de 18:45, sendo que a comissão organizadora emitirá certificados àqueles participantes inscritos com 80% de frequência.

Plínio Martins Falcão é graduado em Geografia e Especialista em Desenho Ambiental e Urbano pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo / Área de concentração em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, na área de Geografia Física. Líder do Grupo de Pesquisa Terra&Mar (IFBA / CNPq). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e geomorfologia de zonas costeiras. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Física; Geografia do Litoral; Oceanografia Geral; Hidrografia; Climatologia; Riscos Naturais e Ambientais; Cidades; Planejamento Urbano e Regional.

92


93

DOCENTES DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE GEOGRAFIA TIVERAM TRABALHOS APROVADOS EM EDITAL DE PROGRAMAS UNIVERSAIS DO IFBA Docentes do Departamento Acadêmico de Geografia do IFBA tiveram 5 projetos aprovados no último edital de Programas Universais do IFBA. Integrando o Departamento de Geografia (DAGEO), o docente Ricardo Bahia Rios, do Grupo de Pesquisa GeotecGeotecnologias aplicadas à Geografia, desenvolverá o projeto “Popularização e difusão das geotecnologias no Instituto Federal da Bahia-Campus de Salvador: Elaboração de recusos didáticos pedagógicos”. enquanto o professor Severiano Joseh dos Santos Júnior


coordenará o projeto “Lugar Zeloso, consolidação de um espaço de afeto, convivência e educação ambiental e Tecnológica no IFBA- Campus de Salvador”, no âmbito do Gaia – Grupo de Estudo de InterAção com a Terra, filiado ao grupo de pesquisa Geopráxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia.

A professora Monise Ferreira teve 2 trabalhos aprovados intitulados “Evasão escolar e racismo: O que os ligam?” e “O papel do IFBA na valorização e empoderamento da estética negra, enquanto o professor Plínio Falcão (Grupo de Pesquisa Terra&Mar) desenvolverá o projeto intitulado “Recursos naturais: importante de uma coleção geológica é geográfica na formação do indivíduo comprometido com o ambiente.

“Os programas universais da Política de Assistência Estudantil do IFBA devem atender a todos os estudantes interessados, sendo priorizados, no processo de seleção, os estudantes já selecionados no PAAE (Programa de Atenção e Apoio ao Estudante). Tem como objetivo desenvolver ações que envolvam o acompanhamento estudantil, facilitando reflexões e atividades nas diversas áreas e temáticas contemporâneas. Os projetos têm como principal objetivo desenvolver ações relacionadas às temáticas previstas nos programas: I- Programa de Educação para a Diversidade II- Programa de Incentivo à Educação Física e Lazer; III- Programa de Incentivo à Educação Artística e Cultural; IVPrograma de Incentivo à Formação da Cidadania; V- Programa de Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas; VI- Programa de Assistência à Saúde; VII- Programa de Acompanhamento

Psicológico;

VIII-

Programa

de

Acompanhamento

Pedagógico

(Informações obtidas do Edital nº 12 / 2018 / DEPAE / IFBA/CAMPUS DE SALVADOR).

94


95

DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO IV ENNEABI – ENCONTRO NACIONAL DO NEAB, NEABI e GRUPOS CORRELATOS DA REDE FEDERAL Aconteceu nos dias 26 a 28 de Setembro de 2018, a 4ª edição do Encontro Nacional de Neab, Neabi e grupos correlatos da Rede Federal, que ocorreu na cidade de Salvador. Na ocasião, a Profa. Marcilene Garcia de Souza do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA integrou a mesa "Ações Afirmativas e fraudes nas cotas raciais" com as professoras Ana Carla Portela (IFBA) e Livia Sant Anna Vaz (MP/BA).


O objetivo geral do evento foi reunir pesquisadores, educadores, estudantes e demais interessados na temática da educação para as relações etnicorraciais, alocados no Instituto Federal Baiano e nas demais IES – Instituições de Ensino Superior do Brasil, em parceria com os participantes de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Grupos Correlatos, para a troca de experiências, debate e vivência de momentos formativos e de popularização das ciências relacionadas à implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, oferecendo subsídios didáticos, teóricos e práticos que contribuam para a sua efetivação.

96


97

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA COORDENOU GRUPO DE TRABALHO NA 5ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE COMBATE ÀS DESIGUALDADES ECONOMICAS, RACIAIS E ÉTNICAS Aconteceu nos dias 26 a 29 de setembro de 2018, a 5ª Conferência Mundial de Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas, que ocorreu na cidade de Vitória -Espírito Santo. Na ocasião, a professora Marcilene Garcia de Souza, do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia do IFBA campus Salvador e também do corpo docente


do curso de geografia da mesma instituição, coordenou o Grupo de Trabalho " Ações Afirmativas e cotas raciais nos Serviços Públicos".

“A 5ª Conferência Mundial Sobre Combate às Desigualdades Econômica Racial e Étnicas mantém o compromisso com as diretrizes assumidas por meio da Declaração e Programa de Ação de Durban (2001) e, seguindo a tradição dos demais eventos já realizados (Minneapolis, EUA [1996] / South Austrália, AUS [1998] / Durban, ZA [2001] / Minneapolis, EUA [2012]), pretende propor, ampliar e reafirmar as iniciativas de combate às desigualdades no mundo. Mesmo passados quase 17 anos desde a elaboração do documento base na cidade africana em 2001, as demandas eleitas como urgentes à época continuam atuais. A realidade em diversas partes no mundo tem demostrado como a pobreza, o subdesenvolvimento, a marginalização, a exclusão social e as disparidades econômicas permanecem intimamente associadas ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância correlata.

98


O cenário de recrudescimento do racismo responsável pela reprodução da desigualdade no acesso aos bens públicos e às oportunidades de desenvolvimento humano em países como o Brasil, somado à diversidade de formas de violência contra as minorias étnicas— raciais, reforçam a urgência da realização dessa Conferência. Nessa esteira, a V Conferência, que recebeu delegações da Austrália, de países africanos, sul—americanos, norte—americanos, asiáticos e europeus, pretendeu dar a sua contribuição a esse movimento de enfrentamento às desigualdades e ao racismo por meio da promoção de atividades como Cursos, Oficinas, Seminários e Fóruns” (Informações obtidas da página do evento).

99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.