Geoboletim do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA - Outubro, Novembro e Dezembro de 2018

Page 1

GEOBOLETIM DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA Outubro - Novembro - Dezembro 2018

IFBA - CAMPUS SALVADOR


APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, divulga o Geoboletim referente ao período trimestral de Outubro a Dezembro de 2018. O presente documento congrega o envolvimento de professores(as) e estudantes, tanto na organização quanto na inserção de eventos científicos, a nível local, regional, nacional e internacional compreendendo àqueles relacionados às áreas de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Ciências Políticas, Antropologia, Urbanismo, Ciências ambientais, Educação, Educação Científica e Tecnológica.

Além disso, o documento procura divulgar a realização de visitas técnicas e trabalhos de campo, atividades estas que integram o curso e que são coordenadas pelos docentes que ministram seus componentes curriculares. Além desses momentos formativos, é de interesse do curso publicizar a participação dos estudantes e professores, tanto da área da Geografia quanto das outras que integram o curso, a exemplo, da Pedagogia, Sociologia, Informática, Filosofia, dentre outras, na realização e envolvimento em cursos de extensão, minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e atividades de estágio curricular, dentre outras.

O presente documento reserva também espaço para a publicização da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes e da comunidade envolvida, envolvendo, sobretudo o professor orientador e demais professores(as) convidado(a)s para integrar a banca. Além das defesas dos discentes, o curso tem interesse em divulgar as defesas de Mestrado e Doutorado de todos os docentes de Geografia e das áreas que integram o mesmo.

O Departamento de Geografia apoia a iniciativa, dada à necessidade de fomentar uma cultura de mobilização científica e cultural entre estudantes e professores não apenas do curso de Geografia, mas no âmbito da comunidade acadêmica do IFBA.

1


2

DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPARAM DO IX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Aconteceu entre os dias 01 e 05 de Outubro de 2018, a 9ª edição do Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, que ocorreu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, organizado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias da Infâncias (NEFI - UERJ), que traz como tema central "Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar". Na ocasião, professores do curso do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA Campus Salvador participaram das atividades do evento: Leonardo Rangel (Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia) que realiza Pós-


Doutorado em Educação e Ivan Matos (Departamento Acadêmico de Geografia) que realiza Doutorado Sanduíche, ambos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3

O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias afirma, com a organização do IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, o compromisso da Universidade Pública com a promoção de espaços abertos de pensamento que permitam uma vida mais reflexiva e coloquem coletivamente em questão os problemas de nosso tempo. O evento traz como subtemas, a questão da política, resistência, memória; ocupações, espaços públicos, comunidades; tempos, desidades, porvires; estéticas, poéticas, linguagens; afro, indígena, gênero; corpos, sujeitos, identidades; currículos,


cotidianos, provocações; deslocamentos, viagens, devires; escritas, leituras, atenção; igualdade, diferença, emancipação (Informações obtidas da página do evento).

4


5


6

DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DE EVENTO SOBRE A CAMPANHA NACIONAL DE DEFESA DO CERRADO E DA CAATINGA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Aconteceu no dia 09 de Outubro de 2018, o evento O cerrado em toda parte, que ocorreu no Museu do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do Prof. Ivan Matos do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA.

O evento contou com várias atividades, tais como palestras, debates, atividades para crianças e jovens, bem como exibição de filmes em publicizar o quadro atual do cerrado brasileiro, a partir


de exposições com imagens e infográficos, além de palestras e exibição de vídeos que retrataram o quadro socioambiental, dando enfâse na importância do Cerrado para o Brasil, afirmando a necessidade de diálogo permanente com as comunidades tradicionais que integram o bioma.

7

O evento discutiu questões acerca da visibilização do Cerrado, sua importância, quem são e como vivem seus povos guardiões (Indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, comunidades de fundo e fecho de pasto, pescadores artesanais, ribeirinhos, vazanteiros, geraizeiros e vários outros povos tradicionais. Trouxe também o riscos do desmatamento do Cerrado e de toda uma rede de povos tradicionais que dependem de seu equilíbrio diante do modelo de desenvolvimento em curso. Através de vídeos, o evento dedicou um momento para assinalar as ações da Campanha


Nacional em Defesa do Cerrado para proteger os povos e o bioma, com a participação das pessoas envolvidas nessas ações, convidando-os a todos os participantes a se juntarem à essa campanha aderindo à petição para tornar o Cerrado patrimônio nacional.O evento é uma realização do museu do amanhã com a actionaidbrasil e a Rede Cerrado, que integram a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e da Caatinga.

8

O Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade no mundo. Considerado o berço das águas, o Cerrado abriga três grandes aquíferos e as nascentes de importantes rios que fluem por todo o país. Toda essa riqueza é protegida por povos ancestrais, mas essa preciosidade está sob ameaça. O evento integra uma das mobilizações pelo reconhecimento e defesa do cerrado e da caatinga


como patrimônios culturais e ecológicos do Brasil. Sem cerrado, não há água nem vida. Acesse o site: http://semcerrado.org.br/ e conheça as ações da campanha. Assine a petição que torna o cerrado e a caatinga como patrimônios naturais.

9

Ivan Matos é professor do Departamento Acadêmico de Geografia do IFBA campus Salvador. Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Mestre em Geografia (UFBA), Licenciado em Geografia (UEFS). Atua no campo da Biogeografia, Epistemologias do Sul, Decolonialidade epistêmica, Educação intercultural, O ensino das temáticas físico-naturais na educação geográfica, Educação Socioambiental, Fitocídio, Riscos Socioambientais e Resíduos Sólidos.


10

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO IV SGFNE - SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA FÍSICA DO NORDESTE No período de 09 a 11 de outubro de 2018, ocorreu na cidade de Sobral (Ceará), o IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste (IV SGFNE), no campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O evento, presidido pela Profª. Drª. Isorlanda Caracristi (UVA), tem como objetivo difundir a ciência e aproximar pesquisadores do Nordeste brasileiro que atuam na Geografia Física, tratando dos mais diferentes temas, garantindo a importância da região no cenário da pesquisa e ensino da área.


Na ocasião, estiveram presentes o Prof. Dr. Plínio Martins Falcão, que integrou a Comissão Científica do evento e coordenou a apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa Terra&Mar (IFBA/CNPq). O bolsista Cássio de Jesus Viana (PIBIC-FAPESB) apresentou dois trabalhos, sendo eles: (1) Aspectos socioambientais e índices pluviométricos na análise de risco epidemiológico em Salvador - Bahia; (2) Uso de áreas verdes na expansão de conjuntos habitacionais no Subúrbio de Salvador - Bahia. A bolsista Juliana Pereira Petronilio Santos (PIBIC-CNPq) apresentou o trabalho intitulado: Variações na distribuição pluviométrica e temperaturas no Estado da Bahia (1990-2016).

11


12

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA CAMPUS SALVADOR OBTEVE NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO DO ENADE - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES 2017 O Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, localizado no campus Salvador obteve 5, considerada nota máxima na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) junto com o curso de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz, localizada em Ilhéus. Dentre os 240 cursos de geografia no Brasil, apenas 17 deles tiveram conceito 5.


Em tempo, a chefia do Departamento de Geografia sob a direção do Prof. Ricardo Bahia e a Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia sob a direção da Profa. Isabela Albuquerque, parabenizam o corpo discente, docente e corpo técnico comprometido com a formação de qualidade não apenas dos estudantes, mas também no trabalho colaborativo que é empreendido por meio do Colegiado, Núcleo Docente Estruturante, Coordenação de Estágio, Coordenação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Coordenação de AACC (Atividades Acadêmico Curriculares Complementares), bem como da Coordenação de Comunicação do Curso por meio do site e redes sociais). Estamos de Parabéns!!!! Estamos fazendo o diferencial fora e dentro da Bahia! Esse é um dos resultados de uma equipe jovem, séria e comprometida com a educação pública de qualidade. Que venha novos desafios!!! Sucesso na Bahia!

“O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridos em sua formação. É uma avaliação obrigatória para o estudante, ingressante e concluinte, cuja nota constará no seu histórico escolar e sua participação é requisito para a obtenção do diploma.O Exame funciona como um cartão de visitas da Instituição e de seus estudantes e egressos, pois o bom desempenho gera uma reputação positiva e visibilidade perante a sociedade” (Informações da página do Enade).

13


14

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DA PALESTRA "GESTÃO PÚBLICA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE" Aconteceu no dia 15 de Outubro de 2018, a palestra "Gestão pública e os desafios da educação de jovens e adultos na formação docente", que teve como palestrantes o Prof. Roberto Melo, Thelma Ramos e Stelina Vasconcelos ( docentes do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia e do Curso de Licenciatura em Geografia).


O evento foi organizado pela Profa. Aline Araújo do Departamento Acadêmico de Geografia, que ataua tanto no ensono integrado quanto no Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. A atividade ocorreu às 18:40h, no Salão Nobre da Instituição e contou com a participação de discentes e docentes da Instituição, bem como professores e discentes de outras instituições.

15


16


17

DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA MEDIOU A PALESTRA "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A ATUALIDADE DA OBRA DE PAULO FREIRE" Aconteceu no dia 15 de Outubro de 2018, a palestra "50 anos da pedagogia do oprimido e a atualidade da obra de Paulo Freire", que teve como palestrantes a Professora

e

Historiadora Teresa Vilaça, sob a mediação da Profa. Stelina Vasconcelos do Curso de Licenciatura em Geografia.


O evento foi organizado pelas Profas. Stelina Vasconcelos e Vanessa Mutti do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia. A atividade ocorreu as 18:40h no Auditório do IFBA campus Salvador e contou com a presença de docentes e discentes do Curso de Geografia e demais cursos da Instituição.

18


19

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPOU DO V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Aconteceu nos dias 17 a 20 de Outubro de 2018, a 5ª edição do Congresso Nacional de Educação, que ocorreu na cidade de Olinda, Pernambuco, trazendo como tema central "Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas" Inspirado no pensamento de


Paulo Freire. Na ocasião, esteve presente a Profa. Carolina Corrêa do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.

O evento congregou trabalhos organizados em 19 grupos de trabalho, sendo que a Profa. Carolina apresentou o trabalho "Saídas de campo como estratégia didático-metodológica para a construção de conhecimentos: um estudo de caso a partir do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA - campus Salvador" em coautoria com a Profa. Isabela Santos Albuquerque do mesmo curso da Instituição.

20


21

DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DA 21ª SEMOC - SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR Aconteceu nos dias 22 a 26 de Outubro de 2018, a 21ª edição da Semana de Mobilização Científica na Universidade Católica do Salvador, trazendo como tema central “Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação”. Na ocasião, no dia 24 de Outubro das 19h as 21h, o Prof. Plínio Falcão, do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, integrou a 14ª Jornada de Pesquisa na Mesa de Pesquisa "A geopolítica no continente africano e os direitos


fundametais, que será coordenada pelo Prof. Dante Giudice, docente da UCSal e integrante do GEPOGEO (Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Política e Geopolítica da instituição-sede do evento.

"A Semana de Mobilização Científica - SEMOC - é uma atividade promovida anualmente pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), integrando a programação regular de atividades

do

calendário

acadêmico

desde

1998,

organizada

e

executada

democraticamente pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários), e já é uma tradição na cidade do Salvador.

Dentre seus principais objetivos, a SEMOC pretende estimular e socializar as iniciativas no campo da pesquisa científica, contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da função pesquisa para a Universidade, promover o intercâmbio intra e interinstitucional em torno da produção do conhecimento, e fomentar a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no Estado da Bahia, como também no âmbito nacional e internacional" (Informações obtidas da página do evento).

22


23

DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA REALIZAM ATIVIDADES VINCULADAS AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador, vinculados ao Programa Residência Pedagógica vêm desenvolvendo atividades formativas nas escolas parceiras.


A Residência Pedagógica é programa que visa ampliar o campo da prática nos Cursos de Licenciatura e que se estrutura em várias etapas. As fases de Ambientação, Observação/Planejamento e Regência são algumas fases que compõem os vários Ciclos de Unidade definidos no Subprojeto Geografia.

24

Neste momento, os residentes estão desenvolvendo atividades de Observação Coparticipativa e realizando planejamento das práticas previstas para novembro! São escolas parceiras do Subprojeto Geografia, o Colégio Ypiranga, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira e a Escola Estadual Severino Vieira.


25


26


27

DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA DIVULGAM A 1ª EDIÇÃO DA REVISTA SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

É com imensa alegria que apresentamos o lançamento da revista eletrônica discente Situação Geográfica. Esta se trata de mais um veículo de informação que almeja divulgar novos conhecimentos e construções acadêmicas que perpassem as barreiras institucionais e que provoque a inquietação estudantil sobre a necessidade da veiculação de produções


realizadas para e por discentes da graduação, em seus mais variados aspectos. Portanto, temos o prazer de entregarmos essa 1ª edição.

A Revista Discente Situação Geográfica, uma publicação independente, está sob a responsabilidade administrativa dos discentes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA- Campus Salvador, naqueles constituídos no Conselho Editorial e da Comissão Científica.

A Revista Discente Situação Geográfica, sendo veículo de difusão do conhecimento científico, em sua forma eletrônica, tem como objetivos principais: Divulgar a produção dos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e outras áreas afins; Publicar produções acadêmicas de comprovada relevância científico-profissional nas áreas de competência da educação, sociologia, história, ciência política, filosofia, tendo como eixo central a Geografia; Apoiar e promover, quando possível, eventos que possam resultar em material significativo para a revista; Fomentar o intercâmbio com periódicos e corpos editoriais de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres e Manter uma versão eletrônica com acesso público e gratuito aos textos integrais.

Desejamos que a leitura seja prazerosa e instigante. Aproveitamos a oportunidade para informar que o próximo período para a submissão de artigos e resenhas será entre os dias 01 de Janeiro a 31 de Abril de 2019.

Para acessá-la: https://www.situacaogeografica.com/ ou através do banner acima.

28


29

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO V (IN)FORMACCE - COLÓQUIO DE ESTUDOS, PESQUISAS E INTERVENÇÕES EM CURRÍCULO E FORMAÇÃO Aconteceu entre os dias 07 e 09 de Novembro de 2018, a 5ª edição do Colóquio de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, trazendo como tema central "Etnossaberes: Currículo, Formação e Reexistências". Representando o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador participam discentes Celia Barros e Denis Harmony e docentes do


Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia, o Prof. Leonardo Rangel e a Profa. Moema Soares, integrando coordenação de grupos de trabalho, apresentando trabalhos, oportunidade em foram lançados livros, inclusive do Prof. Leonardo intitulado "Educação dos sentidos e do encontro".

30


31

O V (IN) FORMACCE (Colóquio Nacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação) é organizado pelo Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto, vinculado ao PPGE/UFBA. O evento ocorre bianualmente e foram pensados com o propósito de reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, educadores da rede de ensino do Estado da Bahia e outros interessados em discutir problemas em torno do currículo e da formação. A programação inclui conferências, mesas redondas e minicursos, primando pela criação de cenários de debates sobre pautas curriculares e formativas.


32

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DE PALESTRA SOBRE CRISE HÍDRICA NA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Aconteceu no dia 14 de novembro de 2018, a palestra sobre a crise hídrica, ministrada pelo Prof, Francisco da Silva Costa, na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Na ocasião, estava presente a Profa. Carolina Corrêa do Curso de Licenciatura em Geografia.

"A realização desta palestra é dos Comitês das Bacias dos Rios Araranguá e Urussanga, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) de Santa Catarina, Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) e a parceria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, Luiz Leme, é extremamente necessário debater a gestão de recursos hídricos de forma compartilhada. "O palestrante é geógrafo e tem experiência em riscos naturais, gestão de água, planejamento de bacias hidrográficas e patrimônio ligado à água. Desta forma entendemos que será importante a presença de conselheiros, estudantes, professores e pessoas ligadas a este assunto tão importante, que é a preservação dos nossos rios, da nossa água", argumenta.

Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, a crise hídrica está ligada à falta de gestão das águas. "É uma satisfação receber o este professor catedrático em gestão de água pela sua notória contribuição aos estudos em riscos naturais e planejamento de bacias hidrográficas. Será uma grande oportunidade para refletir a respeito da crise hídrica que está diretamente relacionada à ausência de gestão", frisa" (Informações obtidas da página da UNESC).

33


34


35

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO XIV EBEGEO ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA Aconteceu nos 15 a 18 de Novembro de 2018, a 14ª edição do Encontro Baiano de Estudantes de Geografia, que ocorreu na Universidade do Estado da Bahia, na cidade de Santo Antônio de Jesus. O evento congregou palestras, comunicações orais de trabalhos científicos, trabalhos de campo, atividades culturais e oficinas.


O evento teve como tema "Ocupar e resistir: como as reformas neoliberais atingem a formação em Geografia" congregando trabalhos distribuídos em três eixos temáticos: 1 Atribuições técnicas dos estudos sociais, 2 - Geografia e meio ambiente; 3 - Educação e Geografia. Integrando os trabalhos do eixo temático 1, o estudante Edvaldo Santos Silva apresentou o trabalho intitulado "A contribuição do bairro Santo Antônio Além do Carmo para a diversidade cultural da cidade de Salvador-BA" em coautoria com discente Naíra Santana Pita. Estavam presentes também os estudantes David Francisco Rodrigues e Alisson Santana Alves que integram as atividades do evento.

"O Encontro Baiano Dos Estudantes De Geografia – EBEGEO é realizado uma vez por ano em uma das escolas baianas que possuem o curso de licenciatura ou bacharel em Geografia. Com a realização do evento, é possível articular de forma mais dialógica a universidade e a comunidade externa, trocando experiências, vivenciando momentos de aprendizado, através da comunicação de trabalhos científicos, oficinas, trabalhos de campo e palestras, contribuindo para aquisição de novos conhecimentos de cunho geográfico. Além da promoção de discussões de caráter político formativo, acerca do processo de formação do profissional de Geografia, demonstrando os mecanismos que possibilitam a sua qualificação.

Antecedendo o Evento, a cada dois meses acontecem o Conselho Baiano dos Estudantes de Geografia – COBEGEO, com representante de cada escola, em que planejam o EBEGEO e trocam experiências, informam e propõem de forma articulada as demandas de cada escola, uma vez que se trata de diferentes universidades presentes em diversos territórios de identidade na Bahia"(Informações obtidas da página do evento).

36


37


38

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPOU DA 12ª JORNADA DAS RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS DO IFBA CAMPUS SALVADOR Aconteceu nos dias 20 a 22 de Novembro, a 12ª edição da Jornada das Relações Étnicas e Raciais no IFBA campus Salvador, trazendo como tema “Feminismos Negros e Mulheres Indígenas”. Na oportunidade, participaram docentes e discentes e egressos do Curso de Licenciatura em Geografia da Instituição. Integrando o evento, estavam presentes a Profa. Aline Araújo (Departamento Academico de Geografia) que coordenou o Grupo de trabalho "Violência e feminicídio contra mulheres negras e indígenas" junto com a estudante Marcia


Nunes. Do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia, que integra também o curso de Geografia, estavam presentes, a Profa. Stelina Vasconcelos que integrou a coordenação do GT "Mulheres negras e indígenas na área da saúde e na religião, e da Profa. Marcilene Garcia que integrou a mesa redonda " Mulher negra, educação e ações afirmativas na Bahia)".

"A Jornada consta do Calendário Acadêmico do IFBA, realizado em novembro, para celebrar a data do aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, liderança mais conhecida da luta e da resistência dos povos africanos no Brasil. Sendo relevante ressaltar que há registros do evento com a denominação "Consciência Negra", em 2004 e 2006.

O evento estabeleceu junto à comunidade acadêmica do IFBA e de outras instituições de ensino, diálogos sobre a atualidade do pensamento de mulheres negras e indígenas. A ideia é através do pensamento destas, contribuir para a construção de caminhos que nos ensine a (re)existir e combater as violências que o racismo, o sexismo, a LGBTQ+fobia e o capitalismo nos impõem todos os dias e, que no contexto de retrocessos e ataques que vivemos, possamos construir com as nossas narrativas, alternativas coletivas para uma sociedade mais justa.

Assim, o evento vem sendo realizado ao longo de mais de uma década e sempre propõe um tema atual com as questões étnicas e raciais, para proporcionar momentos de reflexões sobre as desigualdades raciais e sociais, resultado de um histórico de escravização de povos autóctones da América e da África e do racismo estrutural, com a participação de estudantes, técnico-administrativxs e professorxs do IFBA, bem como, da sociedade em geral. O evento contou com a exibições de filme, mesas temáticas, apresentação de trabalhos em GTs, apresentações culturais que trarão importantes contribuições a respeito do tema da jornada este ano" (Informações obtidas do facebook do evento).

39


40


41

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO III COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA Aconteceu nos dias 21 a 24 de Novembro de 2018, a 3ª edição do Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia, que ocorreu na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, trazendo como tema "Geografia Física e Ensino de Geografia: práticas, perspectivas e aprendizagens". Representando o Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, estavam presentes a Profa. Carolina Corrêa e o Prof. Ivan Matos.


O Colóquio é destinado a docentes e estudantes do curso de graduação em Geografia e áreas afins, professores da Educação Básica, professores de IES e pesquisadores da linha de ensino de Geografia, Geografia Física e demais interessados no tema e envolveu pesquisas em torno dos da "Geografia Física e Ensino: o trabalho de campo como possibilidade de formação e atuação docente - Gt1); "Diretrizes Curriculares e as temáticas físicas ambientais no ensino de Geografia - Gt2) e "Propostas teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia Física e temáticas ambientais. Oportunidade em que o Prof. Ivan Matos compartilhou a partir das discussões do grupo, algumas reflexões do trabalho "A biogeografia e a temática da diversidade cultural na educação superior: contribuições da ecologia de saberes na formação de professores(as) de Geografia" em coautoria da Profa. Rosiléia Oliveira de Almeida no âmbito do Grupo de Trabalho 2, sendo que a professora Carolina Corrêa integrou as discussões do Grupo de trabalho 1. 42

O evento fomentou discussões sobre a interface entre Geografia Física e Ensino de Geografia e as perspectivas de formação e atuação docente no cenário atual, político e educacional, bem como estreitou e consolidou a discussão teórica e metodológica da Geografia Física e do Ensino em âmbito nacional, de modo a contribuir com um repertório de práxis para a análise do espaço geográfico. O evento contou também com atividade culturais, oficinas, trabalhos de campo, mesas redondas, palestras e lançamento de livros, além de mesas de abertura e encerramento, oportunidade esta em que foi apresentada e aprovada a 4ª edição do Colóquio para 2010 na Universidade Federal de São João Del Rei, representada pela Profa. Dra. Carla Juscélia de Oiveira Souza.

O Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador parabeniza a organização do coletivo de docentes e discentes da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Foram momentos de muito aprendizado. Agradecemos imensamente por ter participado deste evento que integra um dos fóruns mais importantes da Geografia.


43


44


45


46


47


48

DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA REALIZOU PALESTRA “ EXU NAS ESCOLAS” Aconteceu no dia 26 de novembro de 2018, às 17h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a palestra "Exu nas escolas: 15 anos da Lei 10.639/03 e uma (re) leitura didático-pedagógica de Exu", proferida pelo discente do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, campus Salvador, Denis Harmony da Silva.


Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, modificada pela Lei 11.645, sem revogação da primeira, em 10 de março de 2008, que incluiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todos os currículos escolares, alterou, de forma significativa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN –, promulgada em 1996.

Porém,

é

oportuno

reconhecer

que

ainda

um

‘estranhamento’

e,

concomitantemente, um preconceito nas práticas didático-pedagógicas dentro-e-fora da sala de aula, especialmente, por parte dos professores. Neste sentido, surge a necessidade de questionar/refletir as ações e políticas educacionais utilizadas nas escolas públicas – de Salvador

para

o

pleno

reconhecimento

étnico-sociocultural

e

racial,

e,

consequentemente, propor novas alternativas didáticas e metodológicas para o ambiente escolar, especialmente, no que tange, a visibilidade, o encantamento e reconhecimento da produção de conhecimento e da circularidade dos/de saberes dos negros africanos e seus descendentes. 49


50

DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PREFACIA LIVRO NO CAMPO DA CIBERCULTURA Leonardo Rangel dos Reis, docente do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia e professor do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, prefaciou o livro "Diário de Pesquisa na Cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos", obra organizada pela Profa. Dra. Edméa Santos e pela Profa. Dra. Stela Guedes Caputo (docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ) Intitulado "Diários como


tessituras em/na/da rede", o professor aponta a importância das pesquisas com diários online, evidenciando a pertinência dos estudos sobre as fake news e a compreensão dos fenômenos contemporâneos que tem surgido na/da rede.

O livro integra a coleção Pesquisas Multirreferenciais com os cotidianos" e é fruto de trabalhos do GpDoc (Grupo de Pesquisa em Docência na Cibercultura - UERJ) em parceria com Kekerê. A capa do livro foi idealizada pelo Prof, Mariano Pimentel (UNIRIO) e em breve haverá lançamentos no Brasil e demais países lusófonos.

51


52

PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA TEVE CREDENCIAMENTO DOCENTE APROVADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFBA Leonardo Rangel dos Reis, docente do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia e professor do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, foi credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no IFBA campus Salvador, congregando a linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação


Profissional e Tecnológica (EPT)" que "trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimentocurricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadasà Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Além disso, o Programa congrega a linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)" que "trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos" (Informações obtidas da página do Programa).

53


54

ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU XII CONNEPI - CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO Aconteceu nos dias 27 a 30 de Novembro de 2018, a 12ª edição do Congresso NorteNordeste de Pesquisa e Inovação (PE), sob sob a coordenação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Nesta 12ª edição, o Connepi teve como tema central “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates


sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico.

55


56


O evento reuniu a apresentação de trabalhos e experiências realizadas por estudantes, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de instituições de educação e cadeias produtivas de diferentes setores, além de palestras, oficinas, minicursos, workshops e mostras tecnológicas e culturais. Na ocasião, os discentes Marcos André Viana e Cássio de Jesus Viana, do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA participaram do evento, inclusive apresentando trabalhos em coautoria com o Prof. Plínio Falcão, docente do Departamento de Geografia D docentes do curso. O estudante Marcos divulgou o trabalho intitulado "Implantação de geotecnologia para a classificação de risco a manifestações de arboviroses em sistemas habitacionais planejado" e Cássio apresentou o trabalho "uso de áreas verdes na expansão de conjuntos habitacionais no subúrbio de Salvador, Bahia"e a estudante Mirela Ferreira. que apresentou o trabalho fruto do projeto "Escrita Feminina" no A tarde Cultural, na área de Letras, Linguística e Artes, sob a orientação da Profa. Maria da Conceição Pinheiro Araújo, docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.

57


58

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO I EREA ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS AGROAMBIENTAIS Aconteceu nos dias 03 a 05 de dezembro de 2018, a 1ª edição do Encontro Regional de Estudos Agroambientais, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, trazendo como tema “Responsabilidade socioambiental da pesquisa científica”. Na oportunidade a Profa. Msc Sandra Freitas Santos, do Curso de Licenciatura em


Geografia do IFBA participou do evento, ocasião em que realizou a palestra "Dinâmica Ambiental: Relação sociedade e natureza".

59


O I Encontro Regional de Estudos Agroambientais é um evento multidisciplinar com objetivo de proporcionar o intercâmbio de conhecimento entre as Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais e demais áreas correlatas. O evento possui como público alvo estudantes de todos os níveis (técnico, graduação, pós-graduação), professores, pesquisadores e demais profissionais. Durante o evento ocorrerão palestras, mesas redondas, exposição e concurso de fotografias, mini cursos, oficinas e apresentação de trabalhos técnico científicos, distribuídos nas áreas temáticas de 1. Ciência Animal; 2. Produção Vegetal; 3. Ecologia e Conservação; 4. Impactos Ambientais e 5. Sociedade e Cultura. 60

Sandra Freitas Santos é Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), campus Salvador, atuando no ensino integrado, subsequente e superior. Desenvolve pesquisa sobre as seguintes temáticas de interesse: Epistemologia e História da Geografia, Dinâmica ambiental e Organização do Espaço Urbano.


61


62

CURSO DE LICENCIATURA PARTICIPOU DO VI SIMPÓSIO SOBRE CIDADE MÉDIAS E PEQUENAS DA BAHIA Aconteceu nos dias 04 a 06 de Dezembro de 2018, a 6ª edição do Simpósio sobre cidades médias e pequenas da Bahia”, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus V – Santo Antônio de Jesus, na ocasião, o Prof. Joilson Silva, docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA


integrou o evento, especialmente na coordenação da mesa de comunicação oral dos eixos temáticos 3 e 5 - Planejamento, Gestão Urbana e Relação Cidade-Campo, tendo como mediador o Prof. Antônio Mota. Os trabalhos apresentados envolveram pesquisadores e pesquisadoras da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana e da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

63

O evento reuniu professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de diferentes instituições, configurando-se como evento importante na agenda das discussões sobre a cidade e o urbano no estado da Bahia. Esse evento é organizado por uma comissão local e pela Rede de Pesquisas Cidades Médias e Pequenas da Bahia (Rede CMP), que tem como um dos seus principais objetivos trazer para dimensão reticular, os debates, problematizações, teorizações e estudos de casos acerca das especificidades das cidades médias e pequenas, buscando estimular uma reflexão crítica interinstitucional, com vistas superar o isolacionismo investigativo de diferentes grupos de pesquisa, que se debruçam sobre a temática urbana, analisada a partir de diferentes abordagens e contextos.


64

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA CONTA COM MAIS UMA DOUTORA NO QUADRO DOCENTE Aconteceu no dia 14 de dezembro de 2018, as 09h, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, campus PICI, a defesa pública da doutoranda em Geografia, Profa. Hingryd Inácio Freitas, docente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. A professora apresentou a tese intitulada "Assentamentos Rurais em Terras Sul Baianas: sujeitos em luta, territórios em disputa" no âmbito da área de concentração de Dinâmica Territorial e Ambiental do Programa. A


banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. José Levi Furtado Sampaio - UFC (orientador), Prof. Dr. Francisco Amaro Gomes Alencar – UFC, Profa. Dra. Guiomar Inez Germani – UFBA, Prof. Dr. Marco Antônio Mitidiero Júnior – UFPB e pelo Prof. Dr. Tiago Rodrigues Santos – UFRB.

Resumo da tese: A pesquisa buscou analisar os assentamentos rurais e os processos de territorialização no Litoral Sul da Bahia. Um processo de constituição de territórios e territorialidades que se define na relação e tensão entre as famílias assentadas, os movimentos sociais e o Estado. E que, inserido no movimento histórico, se realiza na conformação dialética de sujeição e resistência à lógica do capital. De forma particular, no atual contexto da mundialização da agricultura e territorialização do capital no campo. Como também, da permanência da questão (da reforma) agrária brasileira e da precarização da política de assentamentos rurais. A escala do Litoral Sul da Bahia se desataca pela concentração de assentamentos rurais: no período de 1986 a 2017, foram criados 73 assentamentos, com 2.345 famílias assentadas e uma área de 39.251,21 hectares (o que equivale a 13,9% do total dos assentamentos criados na Bahia). Uma concretude do processo histórico de luta pela terra no espaço regional que adquiriu novos sentidos e dimensões a partir da crise produtiva da “vassoura de bruxa”, no final da década de 1980. Após a conquista das “terras do cacau” pelos trabalhadores rurais “sem terra” definiram-se novos tempos e espaços de lutas, resistências e conflitos. Na dimensão da luta pelos territórios de reprodução da vida, foram identificados desafios internos, associados à constituição social dos trabalhadores (do cacau) e a fragmentação política dos movimentos sociais; e ameaças externas, associadas à reestruturação produtiva da cacauicultura e ao avanço de novas frentes do capital com destaque para a mineração, através da construção da Ferrovia de Integração Leste Oeste (FIOL) e do Porto Sul, no município de Ilhéus. Frente aos desafios e ameaças identificadas, foram constatadas formas de resistências em rede que articulam sujeitos, ações e escalas diversas, sendo também empunhadas outras bandeiras de luta: defesa do bioma da Mata Atlântica, do patrimônio cultural do sistema cacau-cabruca, soberania alimentar, agroecologia, feminismo popular, educação do campo, juventude rural, entre outras. A pesquisa se fundamentou na observação participante dos sujeitos e espaços pesquisados, através da realização de entrevistas semiestruturadas e realização de oficinas. Como também, na sistematização e análise de dados secundários através dos levantamentos de fontes documentais, cartográficas e bibliográficas. Dados primários e secundários que subsidiaram o mapeamento temático realizado, assim como o acerco iconográfico constituído. Palavras-chave: reforma agrária, assentamentos rurais, processos de territorialização, Litoral Sul da Bahia

65


66

DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA COLARAM GRAU NA REITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA Aconteceu no dia 14 de Dezembro de 2018, às 19h, no espaço cultural Dois de Julho, a solenidade de colação de grau dos estudantes dos cursos superiores do IFBA do Campus Salvador. O evento contou com a presença da Profa. Carolina Corrêa do Departamento de Geografia da Instituição e da Professora Ila Maria Silva, que integrou o corpo docente do Curso de Licenciatura em Geografia da Instituição, além do Diretor Geral do IFBA campus


Salvador, familiares, discentes e demais servidores. Dessa vez, as novas licenciadas em Geografia formadas em nosso curso foram: Marcia Nunes, Mirna Brito, Geisa Andrade, Maria Conceição e Daniela Lessa.

67


68


69

O curso de Licenciatura em Geografia do IFBA parabeniza a todas pelo empenho e dedicação na formação, ao passo que deseja sucesso nas novas itinerâncias acadêmicocientíficas e culturais. Mais uma conquista de muitas que virão!!!! Desejamos sucesso a essas profissionais que reconhecem na Geografia, a possibilidade de mobilização de ideias e práticas para um mundo melhor.


70

DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPOU DO 31º ENCONTRO ESTADUAL DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA Aconteceu nos dias 14 a 17 de Dezembro de 2018, a 31ª edição do Encontro Estadual do Movimento de Sem Terra, que se realizou no Parque de Exposições Exposições Agropecuárias na cidade de Salvador. O evento contou com a participação da estudante Luciana Silva do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.


"O evento debateu as perspectivas da luta pela Reforma Agrária Popular para o próximo período, a educação do campo e o desenvolvimento da agroecologia no estado da Bahia, oportunidade em que prestou homenagem à Márcio Matos, como o tema "Marcinho Vive em nossos corações e mentes”, em homenagem ao dirigente Sem Terra, que foi assassinado no início deste ano.

71


Foram discutidos a atual crise econômica nacional e internacional, os desafios da agricultura camponesa e o papel do trabalhador do campo na organização popular. Além disso, o evento dedicou espaço para a realização de assembleias com mulheres, homens, a juventude e os sujeitos LGBT Sem Terra. O encontro contou com a presença de movimentos populares, organizações sindicais, partidos de esquerda, amigos e parceiros históricos que contribuem na luta contra as desigualdades sociais no estado e no país (Informações obtidas da página do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Fotos: Luciana Silva

72


73

DOCENTES DA ÁREA DE GEOGRAFIA DO IFBA CAMPUS SALVADOR REALIZARAM CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO Em ritmo de despedida deste ano e na esperança de dias melhores para o ano que se inicia, foi assim que iniciou a o almoço de confraternização da área de Geografia no dia 19 de dezembro na Ladeira da Barra, na cidade de Salvador-BA. Docentes que integram o Departamento Acadêmico de Geografia e o Curso de Licenciatura em Geografia realizaram confraternização em Santo Antônio Além do Carmo, um


dos bairros que integra o Centro Histórico da cidade de Salvador-BA. Participaram do momento, Mailana Lessa (estagiária do Departamento de Geografia) as professoras AnÍzia Conceição, Carolina Corrêa, Elaynne França, Monise Silva e Sandra Freitas, bem como os professores André Nunes, Clebson Lourenço e Ricardo Bahia (Chefe do Departamento de Geografia - DAGEO).

74

Mais um ano se encerra, mais um ciclo se fecha e é tempo de fazer uma retrospectiva. É tempo de olhar para trás e rever os planos que foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e os objetivos que foram alcançados. É tempo


também de olhar para a frente, refazer planos, vislumbrar novos horizontes, e abrir o coração para sonhar. Nesse sentido, que o Departamento de Geografia (DAGEO) e o Curso de Licenciatura em Geografia (LICGEO) do IFBA aproveita a oportunidade para agradecer a todos que ajudaram e ajudam a consolidar a Geografia em nossa instituição. Tod@s vocês fazem parte dessa história. Esperamos que esta parceria continue ainda por muitos e muitos anos.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações! Boas Festas, Saúde e Paz!

75


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.