Resistir, (Re)existir e Reinventar II - Capítulo 2

Page 1

DOI: doi.org/10.29327/565971.1-2

A Plataforma YouTube Edu na Educação em Ciências e Tecnologia: colonialidade do ver The YouTube Edu platform in Science and technology education: coloniality of seeing Marinilde Tadeu Karat1 Patricia Montanari Giraldi2 1 Graduada em Ciências Biológicas, com licenciatura e bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra e doutora em Educação Científica e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Mídias na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Aprendizagem. Seus interesses de estudo e pesquisa estão voltados para mídia e educação, audiovisuais no Ensino de Ciências e Linguagem, no Ensino de Ciências e Tecnologia. Atua como pesquisadora junto aos grupos de estudos e pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação e Literatura e Educação em Ciências, ambos vinculados ao PPGECT/UFSC. Email: mtkarat@gmail.com / ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9444-9241. 2 Docente do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação, licenciatura plena em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Atua na área de pesquisa em ensino em Educação em Ciência e Biologia, com foco nos seguintes temas: linguagem do/no/ensino de Ciências e Biologia, relações entre Literatura e Educação em Ciências. Tem experiência em projetos de cooperação e mobilidade acadêmica internacional, tendo coordenado o Programa de Pró-Mobilidade Acadêmica Internacional UFSC e Universidade Nacional de Timor Leste, entre 2015 e 2017. Atualmente, coordena o projeto de “Internacionalização Repositório de Práticas Interculturais: proposições para pedagogias decoloniais” (PRINT/CAPES, vinculado ao PPGECT/ UFSC). Está credenciada junto ao PPGECT/UFSC, orientando mestrados e doutorados. Atua como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação-DICITE. É líder do grupo de pesquisa em LITERACIÊNCIAS, em Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: patriciamgiraldi@gmail.com / ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4283-1967.

F

UNDADO em 2005, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, e, mais tarde, adquirido pela Google, o YouTube é, hoje, o maior site de armazenamento e compartilhamento de vídeos da web. Além de poder hospedar e compartilhar vídeos, os usuários do site podem também fazer recomendações de vídeos, escrever comentários


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.